Vous êtes sur la page 1sur 13

Reproduo animal

Os animais, assim como todos os seres vivos, so capazes de se reproduzir. Isso significa que eles podem dar origem a novos indivduos de sua espcie, permitindo que elas continuem a existir. A reproduo dos animais pode ser: ASSEXUADA Na reproduo assexuada, uma clula (ou mais) se desprende do corpo do animal e se desenvolve, formando um novo ser vivo.

Tipos de reproduo assexuada:


- Fragmentao ou regenerao: um novo indivduo formado por fragmentao a partir de um pedao que se desprendeu acidentalmente do corpo de um indivduo adulto. Ela ocorre em esponjas; em alguns platelmintos, como as planrias; e em alguns equinodermos, como a estrela-do-mar.

Regenerao das planrias.

- Brotamento: formam-se, no corpo de indivduos adultos, brotos que depois se desprendem e do origem a novos indivduos. Ocorre em esponjas.

Brotamento nas esponjas.

- Gemulao: ocorre a formao de estruturas chamadas gmulas, quando o ambiente est muito alterado. Dessa forma, quando o ambiente volta ao normal, elas se desenvolvem e formam novos seres vivos. Ocorre em esponjas e celenterados.

SEXUADA: Na reproduo sexuada h a unio de duas clulas, uma masculina e outra feminina, chamadas gametas.

Ela ocorre em todos os grupos de animais, at mesmo entre aqueles que se reproduzem de forma assexuada, como as esponjas, celenterados e equinodermos.

Tipos de reproduo sexuada


A reproduo sexuada pode acontecer entre indivduos de sexos diferentes, ou seja: machos e fmeas, que o caso da maioria dos animais que conhecemos. Ela tambm pode ocorrer entre indivduos que possuem os dois sexos, chamados hermafroditos. A minhoca um exemplo de animal hermafrodito.

A fecundao, ou seja, o encontro entre os gametas, pode ocorrer no ambiente (fecundao externa), ou a partir do contato corporal entre os dois indivduos, geralmente dentro do corpo da fmea (fecundao interna).

Alm disso, na reproduo sexuada, os novos animais podem se desenvolver e nascer a partir de ovos (animais ovparos), ou dentro do corpo de um dos pais, geralmente da fmea (animais vivparos).

Tartaruga nascendo a partir do ovo: animal ovparo.

Mulher gestante: exemplo de viviparidade.

Depois de nascidos, se os filhotes so bem parecidos com os adultos de sua espcie, s que de tamanho pequeno, dizemos que eles tm desenvolvimento direto. Falamos que uma espcie animal tem desenvolvimento indireto quando os filhotes no se parecem nem um pouco com os adultos de sua espcie, e passam por mudanas corporais grandes at se tornarem adultos. Esse o caso de alguns anfbios, e tambm das borboletas e mariposas que, de lagartas, passam por algumas etapas at se tornarem animais com asas.

Desenvolvimento indireto: girino imago anfbio adulto.

Curiosidade: A partir do que foi explicado, podemos concluir que a reproduo dos seres humanos sexuada, com fecundao interna, os filhos se desenvolvem e nascem de dentro do corpo da me (viviparidade), e o desenvolvimento direto. Por Mariana Araguaia Biloga, especialista em Educao Ambiental Equipe Escola Kids

Desenvolvimento embrionrio

Gstrula

O ovo, ou zigoto, formado a partir da fecundao de espermatozoide e vulo, sofrendo diversas mitoses at se tornar um indivduo propriamente dito. Esses eventos de diviso celular so acompanhados, tambm, por diferenciaes nessas estruturas, permitindo a formao de tecidos especficos e, a partir deles, rgos e tambm sistemas. De forma geral, existem trs fases que compreendem esse processo: segmentao, gastrulao e organognese. Segmentao Na segmentao h uma primeira etapa, chamada mrula, na qual h um aumento significativo de clulas, decorrente das mitoses. Nesta, o volume total do embrio no se aumenta de forma considervel, j que tais divises, denominadas clivagens, ocorrem de forma bastante rpida. Assim, no permite que as clulas, agora chamadas de blastmeros, tenham tempo para se desenvolverem. Na segunda etapa, blstula, o nmero de clulas aumenta ainda mais, formando internamente uma cavidade cheia de lquido denominada blastocele.

Vale ressaltar que a quantidade de vitelo presente altera a velocidade da segmentao: quanto mais vitelo, menor a taxa de divises. Quando todo o zigoto sofre segmentao, denominamos esta como do tipo holoblstica. Quando no ocorre desta forma, temos a chamada segmentao meroblstica. Gastrulao Nesta etapa, h a diferenciao de blastmeros em folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Tal evento ocorre a partir da invaginao de blastmeros na regio da blastocele, por meio de dobras e movimentos celulares. H a delimitao de uma cavidade chamada arquntero, que se comunica com o exterior por um orifcio denominado blastporo. Arquntero dar origem, mais tarde, ao tubo digestrio; blastporo ao nus (animais deuterostmios) ou boca (animais protostmios); e os folhetos, em tecidos e rgos. Organognese Os folhetos embrionrios, formados na fase anterior, se diferenciam em tecidos e rgos. O ectoderma d origem epiderme e anexos, sistema nervoso e epitlios de revestimento das cavidades da boca, nus e nariz; j o mesoderma, em derme, msculos, tecidos conjuntivos, tecido sanguneo, tecido linftico e rgos do sistema genital; alm de delimitar o celoma. Finalmente, o endoderma, epitlios de revestimento do sistema digestrio, fgado, pncreas e sistema respiratrio. A crista neural, formada a partir do ectoderma, migra pelo corpo, dando origem a diversos tipos celulares distintos, como clulas pigmentares e neurnios. Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia

EMBRIOGENESE NO HOMEM
1. O relacionamento corporal 1.1. Fase do desejo - Ocorre a ativao de complexos mecanismos neuronais que fazem o indivduo sentir desejo sexual. 1.2. Fase de excitao - Alteraes fisiolgicas preparam o homem e a mulher para o ato sexual. A respirao torna-se mais ofegante e aumentam as pulsaes e a presso arterial. No homem ocorre a ereo do pnis e os testculos elevam-se ficando mais perto da pelve. Na mulher, ocorre a lubrificao vaginal e os seios ficam mais enrijecidos, tornando os mamilos mais eretos. H congesto dos vasos do clitris, o tero aumenta de volume e a vagina dilata para acomodar o pnis. Segundo a pesquisadora, a sensibilidade feminina est mais concentrada na entrada da vagina e no no fundo, sendo estimulada pelo atrito com o pnis, independentemente de seu tamanho; desse modo, o comprimento do pnis tem pouca influncia na satisfao da mulher. 1.3. Fase de orgasmo - considerada a etapa de prazer mais intenso do ato sexual. No homem, os msculos dos rgos reprodutores internos canal ejaculador, canais deferentes, prstata e vesculas seminais se contraem e lanam o smen para a uretra. A seguir, se d a ejaculao provocada pela contrao dos msculos localizados na base do pnis. Na mulher, o orgasmo se d pela contrao dos msculos genitais externos, que esto localizados em torno da vagina, sendo que o prazer do orgasmo experimentado pela mulher varia de acordo com as contraes locais. 1.4. Fase de resoluo - a etapa de relaxamento em que o corpo volta ao seu estado normal. Observa-se no homem um perodo

refratrio que acontece logo aps o orgasmo e que consiste em um tempo no qual ele no consegue ter nova excitao sexual. A mulher no tem esse perodo refratrio, por isso, ela pode ter mais de um orgasmo durante o mesmo ato sexual. 2. Fecundao - Durante o ato sexual, o pnis lana o esperma na vagina, bem prximo ao tero. Os cerca de 500 milhes de espermatozides contidos no esperma penetram no tero e nadam at a tuba. A caso a ovulao tenha ocorrido no mximo at um dia antes os espermatozides encontram-se com o vulo e aglomeram-se em torno dele. Apenas um espermatozide consegue penetrar o vulo. Os outros acabam morrendo passados dois ou trs dias. 2.1. Percurso do espermatozide no sistema reprodutor feminino Travessia do muco cervical (secreo do colo uterino). Longo trajeto sobre a mucosa do tero. Diviso dos espermatozides em dois grupos que penetram nas tubas. Subida pelas tubas. Encontro dos espermatozides com o vulo. Eliminao da hialuronidase para decompor a corona radiata. Penetrao de um espermatozide no ovcito. Segunda diviso meitica do ovcito, que, assim, se transforma em vulo. Fuso dos proncleos masculino e feminino (anfimixia). Formao da clula-ovo ou zigoto. 2.2. Barreiras encontradas pelos espermatozides no sistema reprodutor feminino Acidez da vagina.

Travessia do muco cervical (secreo do colo uterino). Mucosa franjada do tero. Correnteza do peristaltismo e movimento ciliar das tubas. Corona radiata. 3. Etapas do desenvolvimento humano 3.1. Fase Embrionrio 3.1.1. Segmentao 1 semana 1 dia Fecundao. 2 dia As sucessivas mitoses originam um embrio esfrico e compacto com 16 clulas. 3 dia A mrula com 32 clulas penetra no tero e acumula lquido absorvido da parede uterina. 4 dia A mrula origina o blastocisto (blstula) 5 dia O blastocisto perde a zona pelcida. 6 dia O blastocisto inicia a nidao ou fixao na mucosa do tero. 7 dia O embrio est totalmente implantado na mucosa uterina (endomtrio). Aps a nidao, o embrio produz o hormnio gonadotrofinia corinica humana (HCG), que sinaliza para o corpo lteo ovariano continuar a produzir estrgeno e progesterona, os hormnios que mantm o espessamento do endomtrio, sem o qual no h desenvolvimento da gravidez. BIOLOGIA NETWBIO www.malhador.com/netwbio 2 semana

8 dia O embrio e envolvido significativamente e comea a formar as vilosidades corinicas. Enquanto a nidao se completa, forma-se a cavidade amnitica entre o embrioblasto e o trofoblasto. Logo a seguir as clulas trofoblsticas diferenciam-se, originando o mnio. O embrioblasto achatase e forma o disco embrionrio bilaminar, que apresenta duas camadas celulares, uma superior (epiblasto) e outra inferior (hipoblasto). As clulas do hipoblasto multiplicam-se e forram o saco vitelino. No final a 2 semana, o sincciotrofoblasto origina as vilosidades do crion (ou crio) e da placenta. 9 dia 10 dia 11 dia 12 dia 3.1.2. Gastrulao (3 semana): Inicialmente, as clulas do ectoderma (epiblasto) proliferam e originam a linha primitiva, uma faixa linear de clulas que forma o tecido embrionrio denominado mesnquima,que se diferencia em mesoderma. Clulas do ectoderma (epiblasto) linha primitiva (mesnquima) mesoderma 3.1.3. Neurulao (3 semana): Algumas clulas mesodrmicas originam um basto entre o ectoderma e o endoderma, a notocorda. As clulas ectodrmicas proliferam e forma, sucessivamente, a placa neural, o sulco neural e, finalmente, o tubo neural. Clulas mesodrmicas placa neural sulco neural tubo neural

Entre as membranas do mesoderma surgem espaos que formaro o celoma, que constituir as cavidades corporais como peritnio, pericrdio e pleuras, onde sero alojados os rgos. A partir das clulas do mesoderma, surgem os somitos, estruturas que formaro as vrtebras, as costelas e os msculos. 3.1.4. Organognese 4 semana Formao dos brotos dos membros superior e inferior. Inicio dos batimentos cardacos. 5 semana Formao dos olhos, da fosseta nasal, da boca primitiva, das placas das mos e dos ps. 6 semana Formao do lbio superior, das cavidades nasal e oral. Os membros superiores dobram-se nos cotovelos. 7 semana Formao das plpebras, do tubrculo genital e das membranas urogenital e anal. 8 semana Identificao das gnadas. Comea a diferenciao da genitlia externa. 3.2. Fase Fetal (a partir da nona semana) 3 ms Completa o desenvolvimento do sistema urogenital. A me comea a sentir os movimentos do feto. 4 ms Surgem as unhas, os clios e as sobrancelhas. 5 ms O feto mede 30 cm e pesa aproximadamente 500g. 6 ms O feto cresce e engorda bastante. 7 ms O mdico j pode registrar a atividade cerebral fetal atravs de instrumentos colocados sobre o ventre materno. 8 ms O feto cresce e amadurecem alguns sistemas orgnicos. 9 ms A placenta acumula gordura e endurece, sinalizando que est chegando a hora do parto.

4. Gravidez ectpica: aquela em que o embrio se desenvolve fora do tero, seja nas tubas uterinas ou na cavidade abdominal. Quando na tuba uterina, o avano da gravidez leva ao aumento do tamanho deste rgo, podendo causar o seu rompimento com conseqente hemorragia interna que, se no operada a tempo, pode levar ao bito. Esse tipo de gravidez pode ocorrer em qualquer idade, embora seja comum em adolescentes sexualmente ativas. Quando a gravidez se rompe h uma intensa dor no abdome, sangramento vaginal, sintomas que explicam por que adolescente no menstruava havia meses. Somente o mdico poder diagnosticar a presena de uma gravidez ectpica. O profissional analisar o nvel do hormnio HCG e de progesterona no sangue, o que poder ou no sugerir a existncia de uma gravidez ectpica, e, se necessrio, ele confirmar pelo exame do ultra-som por via abdominal. 5. Parto 5.1.Tipos de parto Parto normal: o feto j se encontra com a cabea voltada para baixo expe lido do tero por movimentos naturais desse rgo e ajudado por movimentos da me: atravs da vagina, o beb chega ao mundo externo. Perto cesariano: consiste num corte no abdmen da gestante, por meio do qual a criana retirada. Parto com frceps: o parto onde os mdicos obstetras retiram o beb do tero usando um aparelho chamado frceps. 5.2. Etapas do parto:

Perodo de contrao e dilatao: Durante 7 a 12 horas h contraes rtmicas do msculo uterino, provocadas pela ao da ocitocina, um hormnio liberado pela hipfise. Ao mesmo tempo, o colo do tero e o orifcio vaginal se dilatam at atingir o dimetro de 10 cm, adequados passagem do beb. Perodo de expulso fetal: Aps o perodo de dilatao, o corpo do tero continua contraindo do fundo em direo ao colo, favorecendo a expulso do beb . Perodo de expulso da placenta: cinco minutos aps a expulso fetal, o tero reinicia suas contraes para expulsar a placenta e outras membranas anexas. Essa contrao diminui a hemorragia dos vasos rompidos durante o trabalho de parto.

Vous aimerez peut-être aussi