Vous êtes sur la page 1sur 6

Objetivos Os principais objetivos das empresas so, normalmente, reduo de custos, qualidade do produto, aumento de produo, preservao do meio

ambiente, aumento da vida til dos equipamentos e reduo de acidentes do trabalho. a) Reduo de custos - Em sua grande maioria, as empresas buscam reduzir os custos incidentes nos produtos que fabricam. A manuteno preventiva pode colaborar atuando nas peas sobressalentes, nas paradas de emergncia etc., aplicando o mnimo necessrio, ou seja, sobressalente X compra direta; horas ociosas X horas planejadas; material novo X material recuperado. b) Qualidade do produto - A concorrncia no mercado nem sempre ganha com o menor custo. Muitas vezes ela ganha com um produto de melhor qualidade. Para atingir a meta qualidade do produto, a manuteno preventiva dever ser aplicada com maior rigor, ou seja: mquinas deficientes X mquinas eficientes; abastecimento deficiente X abastecimento otimizado. c) Aumento de produo - O aumento de produo de uma empresa se resume em atender demanda crescente do mercado. preciso manter a fidelidade dos clientes j cadastrados e conquistar outros, mantendo os prazos de entrega dos produtos em dia. A manuteno preventiva colabora para o alcance dessa meta atuando no binmio produo atrasada X produo em dia. d) Efeitos no meio ambiente - Em determinadas empresas, o ponto mais crtico a poluio causada pelo processo industrial. Se a meta da empresa for a diminuio ou eliminao da poluio, a manuteno preventiva, como primeiro passo, dever estar voltada para os equipamentos antipoluio, ou seja, equipamentos sem acompanhamento X equipamentos revisados; poluio X ambiente normal. e) Aumento da vida til dos equipamentos - O aumento da vida til dos equipamentos um fator que, na maioria das vezes, no pode ser considerado de forma isolada. Esse fator, geralmente, consequncia de: Reduo de custos; Qualidade do produto; Aumento de produo; Efeitos do meio ambiente. A manuteno preventiva, atuando nesses itens, contribui para o aumento da vida til dos equipamentos. f) Reduo de acidentes do trabalho - No so raros os casos de empresas cujo maior problema a grande quantidade de acidentes. Os acidentes no trabalho causam: Aumento de custos; Diminuio do fator qualidade; Efeitos prejudiciais ao meio ambiente; Diminuio de produo; Diminuio da vida til dos equipamentos. A manuteno preventiva pode colaborar para a melhoria dos programas de segurana e preveno de acidentes. (Apostila SENAI Telecurso 2000)

Importncia da manuteno preventiva http://rsval.com.br/importancia.php A importncia da Manuteno determinada pelas razes que a justificam. Faz-se manuteno preventiva por trs ordens de razes: Econmicas - Para obter o mximo rendimento dos investimentos feitos em instalaes e equipamentos, prolongando ao mximo a sua vida til e mantendo-os em operao o mximo de tempo possvel; para reduzir ao mnimo os desperdcios, rejeies e reclamaes de produtos; para apoiar o esforo de vendas da empresa evitando atrasos ou interrupes da produo; para reduzir os custos dos consumos em energia e fluidos; para conseguir o melhor aproveitamento dos recursos humanos da empresa. Legais - A legislao obriga a prevenir situaes que possam constituir fator de insegurana (risco de acidente, individual ou coletivo), de incmodo (rudo, fumos, cheiros), de poluio (emisses gasosas, descargas lquidas, resduos slidos) ou de insalubridade (temperatura, umidade). Algumas atividades econmicas so abrangidas por legislao especial cuja aplicao verificada por organismos prprios. Sociais - Os grupos sociais afetados pela operao dos equipamentos ou instalaes podem exercer presses para que sejam reduzidos ou anulados os efeitos incmodos ou nocivos dessa operao. Mesmo que no haja uma imposio legal, a preservao da imagem da empresa pode justificar a adoo de medidas de manuteno adequadas.

Checklist de manuteno preventiva


http://www.mecanicaindustrial.com.br/conteudo/35-checklist-de-manutencao-preventiva

O checklist de manuteno preventiva um formulrio essencial para que o pessoal de manuteno verifique a condio de um equipamento ou dispositivo mecnico. Carros, computadores, mquinas de fabricao, equipamentos para casa e outros tm uma lista de manuteno preventiva disponvel a partir do fabricante. A realizao de uma manuteno preventiva impede ou identifica os problemas antes que se transformem em grandes danos. Edifcios comerciais e residncias Incorporar uma lista de verificao de manuteno preventiva para edifcios comerciais e residncias evita que danos maiores ocorram. Verificar os extintores de incndio dos edifcios, inspeo visual de calhas, janelas, caixilhos, tapume e coberturas identificam possveis reas desgastadas ou com possveis danos. O interior dos prdios tambm precisa de inspees peridicas. Tomadas, interruptores de luz, tetos, paredes, rodaps e cho lentamente se deterioram com o tempo. Aquecimento, ventilao e ar condicionado Todos os aparelhos de aquecimento, ventilao e condicionadores de ar requerem uma lista de verificao de manuteno preventiva semestral ou anual. O fabricante de cada unidade fornece uma lista de verificao especfica no manual do proprietrio. Em grandes edifcios comerciais onde existe o pessoal de manuteno, eles so responsveis em executar as inspees e mant-las em arquivo. Limpeza das unidades periodicamente, verificar as conexes, escovar a sujeira das aberturas e filtros de mudana so atividades que fazem parte da lista de verificao da manuteno preventiva para sistemas de ar condicionado. Automveis Automveis tambm tm listas de verificao de manuteno preventiva disponibilizadas pelo fabricante. Olhando no manual do proprietrio, o dono do carro vai encontrar uma lista de verificao preventiva para cada parte do automvel. Verificar o fludo do leo da transmisso, e presso de ar do pneu, e filtros de leo faz parte desta lista de verificao. Outros aspectos de um checklist de manuteno preventiva em um automvel incluem quando se deve mudar os fluidos, lubrificar determinadas peas, inspecionar o radiador e seus fluidos, limpar e inspecionar a bateria, inspecionar as correias e checar as mangueiras para identificar possveis desgastes. A maior parte do checklist feita pelo proprietrio, mas os tcnicos automotivos tambm seguem uma mesma lista preventiva. Equipamentos Industriais Cada pea de equipamento industrial, como mquinas, equipamentos pesados e equipamentos mveis requerem uma lista de verificao de manuteno preventiva. Incorporar e manter uma lista de verificao responsabilidade do gerente de manuteno e do pessoal de manuteno. Eletricistas devem verificar os equipamentos eltricos, operadores de equipamentos pesados inspecionam os equipamentos pesados, bem como uma grande lista de manuteno preventiva deve ser feita pelos tcnicos de manuteno. Limpeza e lubrificao das mquinas fazem parte do trabalho dos operadores de mquinas, enquanto o departamento de manuteno faz uma lista de verificao mais aprofundada, periodicamente.

Software de manuteno preventiva http://www.manutencaopreventiva.com.br/conteudos/22-software-de-manutencaopreventiva/ Software de manuteno preventiva trabalha em diversas maneiras, dependendo do que est sendo mantido, mas a maioria dos tipos de software de manuteno preventiva opera nos mesmos princpios. A principal diferena entre os modelos de software de manuteno preventiva para diferentes indstrias o bem ou o equipamento que est sendo submetido manuteno. O conceito bsico por trs da manuteno preventiva para um automvel e uma mquina industrial geralmente o mesmo. A faixa de preo para o software de manuteno preventiva varia de acordo com seu uso. Os programas podem custar cerca de R$ 400,00 para alguns ativos de software pessoal at R$ 100.000,00 ou mais para softwares utilizados em instituies e empresas de grande porte, bem como em indstrias. Embora grande parte da programao de manuteno preventiva seja automtica e computadorizada, ainda importante que as pessoas estejam interadas sobre os aspectos fsicos da manuteno, como substituio de peas antigas, sempre seguindo as recomendaes do software. A manuteno preventiva (MP) definida como o trabalho planejado feito em um sistema para identificar e corrigir quaisquer avarias que ocorram antes que se tornem grandes problemas. O conceito de manuteno preventiva se aplica a muitos setores diferentes. A manuteno preventiva feita muitas vezes em prdios, vrios tipos de mquinas, computadores e demais bens. Um exemplo comum de manuteno preventiva um carro que precisa ter seu leo trocado. Normalmente, isso feito quando o carro est em boas condies de funcionamento para evitar quaisquer problemas futuros decorrentes do uso de leo j velho e contaminado. No passado, a manuteno preventiva era realizada exclusivamente por equipes especializadas e com uso de instrumentos especficos, mas a tecnologia recente propiciou que os computadores pudessem gerenciar grande parte do processo. Programas de computador podem agendar a manuteno e enviar alertas para os funcionrios, avisando sobre quando o trabalho necessrio. Outro nome para software de manuteno preventiva de software de gesto de manuteno (CMMS). Estes so programas de software que permitem aos usurios identificar e corrigir problemas potenciais. Algumas aplicaes comuns para a manuteno preventiva envolvem equipamentos mdicos, equipamentos de informtica, mquinas industriais, instalaes correcionais e bens pessoais.

Instrumentos/Aparelhos Eletrnicos Utilizados na Manuteno Preventiva Hormetros Hormetros so instrumentos utilizados para totalizar tempos de funcionamento de mquinas e equipamentos, suas principais aplicaes so: - Amplamente utilizado no controle de manuteno preventiva de mquinas e equipamentos; - Aplicvel na definio e controle de custos e tempo uso de equipamentos locados; - Totalizao de horas em mquinas operatrizes; - Totalizao de horas em equipamentos de secagem, aquecedores, fornos e estufas. Modelos de hormetros

Vous aimerez peut-être aussi