Vous êtes sur la page 1sur 28

1

Oramento Empresarial
Uma Ferramenta para Tomada de Deciso
Dbora Feltrin Natasha Young Buesa 2
1

Resumo Este trabalho procurou estudar o oramento empresarial como uma ferramenta para tomada de deciso. O objetivo geral foi identificar se algumas empresas de mdio e grande porte das cidades de Jandira, Vargem Grande, Osasco, So Roque, So Paulo, Barueri e Araariguama utilizam o oramento para a tomada de deciso e o objetivo especfico foi analisar quais as vantagens e limitaes do uso do oramento para as empresas em estudo. Foi desenvolvido atravs de uma pesquisa exploratrio-descritiva com aplicao de questionrio com perguntas fechadas e escala Likert. Pde-se constatar com o desenvolvimento do trabalho que, de fato, as empresas procuram usar o oramento para tomada de deciso, realizando controles da melhor maneira possvel.

Palavras-chave: Oramento Empresarial, Tomada de Deciso, Planejar, Controlar, Organizar, Empresas. INTRODUO Este trabalho procurar verificar se algumas empresas de mdio e grande porte utilizam o oramento empresarial para a tomada de deciso mais eficiente, bem como quais as vantagens e limitaes de seu uso. Como estudante de Cincias Contbeis de grande relevncia conhecer como desenvolver as funes ligadas ao oramento empresarial para a tomada de decises. Os oramentos so a expresso, em termos financeiros, dos planos da administrao para a operao da empresa durante um perodo especfico de tempo e funcionam como um instrumento de controle administrativo (CATELLI, 2001).

1 2

Bacharel em Cincias Contbeis pela FAC So Roque, 2012.

Ps-graduada em Controladoria pela Associao Educacional Nove de Julho (Uninove) e graduada em Cincias Contbeis pela Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis de So Roque. Autora do livro Usted! Curso de Espanhol para Brasileiros, professora de castelhano e lngua portuguesa e professora de Ensino Superior. Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

2 O oramento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenao das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhoria dos resultados. Ao longo deste trabalho procurar-se- responder seguinte pergunta: as empresas utilizam o oramento empresarial para a tomada de deciso? Provavelmente ser constatado que, de fato as empresas usam o oramento para a tomada de deciso, prevendo eventos futuros, aproveitando oportunidades de negcios e minimizando riscos. O objetivo geral do trabalho identificar se algumas empresas de mdio e grande porte das cidades de Jandira, Vargem Grande, Osasco, So Roque, So Paulo, Barueri e Araariguama utilizam o oramento para a tomada de deciso e o objetivo especfico analisar quais as vantagens e limitaes do uso do oramento para as empresas em estudo. Neste trabalho ser desenvolvida uma pesquisa exploratria e qualitativa, que tem como propsito proporcionar maior familiaridade com o problema, torn-lo mais explcito ou construir hipteses, mediante pesquisa bibliogrfica, elaborada com base em material j publicado como livros, revistas, internet, teses e outras fontes. Para finalizar ser utilizada pesquisa descritiva e quantitativa de forma a colher as opinies dos pesquisados, mediante aplicao de questionrio no estudo de caso (GIL, 2010). 1. REFERENCIAL TERICO 1.1 CONCEITO DE ORAMENTO Catelli (2001) afirma que os oramentos devem expressar quantitativamente os planos de ao, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as polticas estabelecidas para a empresa, para determinado perodo, que servem tambm para a coordenao e implantao desses planos. Funcionam como um instrumento de controle administrativo de trs maneiras:
1- Como meio de organizao e direo de um grande segmento do processo de planejamento administrativo; 2- Como uma contnua advertncia em procurar desenvolver os planos e programas guiando a administrao no dia a dia; 3- Como avaliador de performance real. (CATELLI, 2001. p. 250)

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

3 Para o autor, os oramentos devem manter-se atualizados para atender a seus propsitos, por ocasio do planejamento estratgico e operacional, dos replanejamentos peridicos, dos ajustes efetuados nos planos, garantindo-se bases realistas para a avaliao de desempenhos, que se alcanados conduziro a empresa aos nveis planejados de eficcia. Os oramentos tambm prevem meios para comunicar as metas a curto prazo da empresa a seus membros. Orar as atividades das organizaes tambm refletir aos gerentes que entendem as metas da empresa e proporcionar oportunidade para seus planejadores seniores corrigirem distores nas metas da organizao. Tambm serve para coordenar muitas atividades de uma empresa, mostra o efeito dos nveis de vendas sobre as atividades de compras, de produo e administrativas e sobre o nmero de funcionrios que precisam ser contratados para atender aos clientes, ento o oramento uma ferramenta que fora a coordenao das atividades da organizao e ajuda a identificar problemas de coordenao. (ATKINSON, 2000). Para o autor os oramentos so preparados para perodos especficos, o que permite aos gerentes comparar os resultados efetivos para o perodo com os resultados planejados. Requer trs tipos de recursos para perodos diferentes:

1- Recursos flexveis, que resultam em custos variveis. Estes podem ser obtidos ou podem ser descartados no curto prazo; 2- Recursos comprometidos a mdio prazo, que resultam em custos fixos; 3- Recursos comprometidos a longo prazo, que resultam em custos fixos. (ATKINSON, 2000, p. 467).

Os oramentos garantem uma estrutura dentro da qual funcionrios, departamentos e a empresa toda podem trabalhar. Estimulam as pessoas a pensar no futuro e planejar com antecedncia. Comparar diferentes oramentos pode ajudar a coordenar e motivar os funcionrios. Tambm fornece uma maneira de avaliar detalhadamente diferentes aspectos da empresa. (BROOKSON, 2000) O oramento obedece rigidamente estrutura informacional contbil, seja do plano de contas, seja do plano de departamentalizao (PADOVEZE, 2005, p.189). Em uma empresa, o oramento pode ser global, no sentido de abranger todas as suas unidades e atividades em um perodo. Tambm possvel que uma
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

4 empresa faa uso de oramentos parciais, previses e programas apenas para certos aspectos das suas atividades, como por exemplo, vendas por produto, regio ou cliente. (SANVICENTE,1977). 1.2 FUNES DO ORAMENTO Uma das principais funes dos oramentos consiste na coordenao dos esforos que sero desenvolvidos pelas diversas reas e gestores, para a realizao dos objetivos da empresa em sua totalidade, que tornam obrigatria uma coordenao entre eles, conciliando os seus resultados ao interesse maior da empresa. (CATELLI, 2001). Para Oliveira, Perez Jr e Silva (2002) o papel do oramento na gesto de uma empresa bem compreendido se for relacionado s funes administrativas, que podem ser resumidas em trs funes bsicas: planejamento, organizao e controle.
Planejar: representa a forma como ele e sua empresa pretendem atingir os objetivos propostos; Organizar: representa a melhor disposio dos recursos da empresa. Suas atividades, as de seus subordinados e todos os recursos disponveis devero estar dispostos de maneira a alcanar os objetivos propostos de forma mais eficiente e eficaz; Controlar: representa a segurana de que sua prpria energia e aes, bem como a de seus subordinados, estejam coordenadas com a implementao dos objetivos da organizao. (OLIVEIRA, PEREZ JR e SILVA, 2002, p. 116).

1.3 AS VANTAGENS DO ORAMENTO Para Oliveira, Perez Jr e Silva, (2002) as vantagens do desenvolvimento de um planejamento oramentrio esto principalmente no estabelecimento de metas claras a serem atingidas, e na definio de responsabilidade dos diversos departamentos. Essa ferramenta gerencial obriga os envolvidos a trabalharem em sintonia, comprometidos com o resultado global e no individual. Para os autores o oramento tem como objetivo controlar o patrimnio de qualquer entidade, independente do seu porte e de suas incertezas. Os principais benefcios so:

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

5
a- Formaliza as responsabilidades pelo planejamento, obrigando os administradores a pensar frente e encorajando o estabelecimento de objetivos de lucros; b- Estabelece expectativas definidas, o que o torna a melhor base de avaliao do desempenho superior; c- Auxilia os administradores a coordenar seus esforos, de forma que os objetivos da organizao em sua totalidade se harmonizem com os objetivos de suas partes, permitindo a integrao das atividades, departamentos e funes dentro da empresa; d- Formaliza um instrumento de comunicao. Cada funcionrio deve observar como suas atividades contribuem para as metas internas dirias e para o objetivo global da empresa; e- Dota a organizao de um instrumento de controle operacional, permitindo a comparao dos resultados alcanados com as metas preestabelecidas. (OLIVEIRA, PERES JR e SILVA, 2002, p. 122-123).

Segundo Padoveze (2005, p. 191) as maiores vantagens do oramento so resumidas em:


1- A oramentao compele os administradores a pensar frente pela formalizao de suas responsabilidades para planejamento; 2- A oramentao fornece expectativas definidas que representam a melhor estrutura para julgamento de desempenho subsequente. 3- A oramentao ajuda os administradores na coordenao de seus esforos, de tal forma que os objetivos da organizao como um todo sejam confrontados com os objetivos de suas partes.

1.4 OBSTCULOS E LIMITAES DO PROCESSO ORAMENTRIO Como qualquer outra ferramenta gerencial e administrativa, o sistema oramentrio tambm apresenta suas limitaes que devem ser consideradas pelo controller. Para os autores Oliveira, Perez Jr e Silva (2002, p.126) entre essas restries, podem ser elencadas as seguintes:
a- Os dados contidos no oramento so estimados, sujeitos, portanto a erros conforme a sofisticao do processo de estimativa e a prpria incerteza inerente ao ramo em que a empresa atua; b- O custo do sistema cresce medida que aumenta a sofisticao em seu processo. preciso estabelecer um ponto em que o sistema apresente vantagens na relao custo x benefcio; c- O oramento no deve tomar o lugar da Administrao. Ele deve ser um instrumento de apoio tomada de decises e no deve substituir a flexibilidade, a criatividade e o bom senso dos gestores.

Oramentos trazem numerosos benefcios para a empresa, mas tambm podem apresentar inconvenientes. Oramentos aumentam a papelada e podem drenar muita fora de trabalho em seus estgios iniciais. Os resultados do
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

6 oramento aparecem lentamente, j que os benefcios sero vistos no ano seguinte, exigem certa padronizao o que pode levar falta de flexibilidade. (BROOKSON, 2000). um instrumento que se presta a mltiplas funes, e vrias dessas funes podem ser conflitantes. Os conflitos so inerentes a qualquer sistema de gesto que envolve delegao de responsabilidades. Cabe ao controller e aos executivos principais da empresa a administrao e coordenao das mltiplas funes do oramento e seus conflitos. (PADOVEZE, 2005). Segundo o autor um consrcio britnico de 20 grandes empresas investiga a vida empresarial sem o plano oramentrio. As limitaes centram-se basicamente nos seguintes pontos:
Ferramental ineficiente para o processo de gesto e frustrao com os resultados obtidos no processo; O oramento engessa em demasia a empresa, impedindo a criatividade e o empreendimento dos gestores setoriais, provocando conformismo, medo ou insatisfao; Impossibilidade de utilizao deste ferramental em situaes de crnica variao de preos; Extrema dificuldade de obteno dos dados quantitativos para as previses e volatilidade do futuro; Altamente consumidor de tempo e recursos e criador em excesso de rotinas contbeis; Falta de cultura oramentria; Utilizao de tecnologias de informao inadequadas. (PADOVEZE, 2010, p. 520).

O plano oramentrio, como qualquer outra ferramenta de controladoria, um exerccio de aprendizado permanente e s pode ser desenvolvido e atingir um grau de utilizao eficaz se praticado. Os problemas ou as dificuldades que surgem do processo devem ser analisados e encontradas as solues, ainda que sejam em curto prazo (PADOVEZE, 2010). 1.5 TIPOS DE ORAMENTO 1.5.1 ORAMENTO ESTTICO Padoveze (2010) afirma que o oramento mais comum. Elaboram-se todas as peas oramentrias a partir da fixao de determinado volume de produo ou vendas. Os volumes tambm determinaro o volume das demais atividades e setores da empresa.
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

7 O oramento considerado esttico quando a administrao do sistema no permite nenhuma alterao nas peas oramentrias. Se no decorrer do perodo a empresa constatar que tais volumes no sero atingidos, o controle tender a perder o valor no processo de acompanhamento e anlise das variaes. Apesar de conter um elemento crtico que sua estaticidade, portanto sem flexibilidade, esse tipo de oramento muito utilizado nas empresas de grandes corporaes que operam principalmente em vrios pases. Para o autor o motivo bsico dessa utilizao a grande necessidade de consolidao dos oramentos de todas as suas unidades em um oramento mestre da organizao, tendo a viso geral dos negcios e resultados econmicos estipulados para o prximo exerccio com aprovao da diretoria. 1.5.2 ORAMENTO FLEXVEL Para Padoveze (2010), para solucionar o problema do oramento esttico, surgiu o conceito de oramento flexvel, Nesse caso em vez de um nico nmero determinado de volume de produo ou vendas, ou volume de atividade setorial a empresa admite uma faixa de nvel de atividades, onde tendencialmente se situaro tais volumes de produo ou vendas. Oramento Flexvel um conjunto de oramentos que podem ser ajustados a qualquer nvel de atividades (PADOVEZE, 2010, p.523). Para Marion e Ribeiro (2011) oramentos flexveis so aqueles que, uma vez elaborados, permitem modificaes ou ajustes de suas previses em decorrncia dos desvios observados durante a sua execuo entre o que foi fixado e o que foi realizado. A base para a elaborao do oramento flexvel a perfeita diferenciao entre custos fixos e variveis. Os custos variveis seguiro o volume de atividade, enquanto os custos fixos tero o tratamento tradicional. O enfoque do oramento flexvel possvel, com os eventos que tm a possibilidade de uma mensurao unitria, que correspondem aos dados variveis. Associando-se aos volumes possveis, podem-se fazer quantos oramentos flexveis forem necessrios ou desejados. Os gastos fixos continuam sendo apresentados dentro do enfoque tradicional do oramento, que o oramento esttico.
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

8 Outro enfoque do oramento flexvel no assumir nenhuma faixa de quantidades ou nvel de atividade esperado. Faz-se apenas o oramento dos dados unitrios, e as quantidades a serem assumidas seriam as realmente realizadas, medida que acontecem. Para Padoveze (2010) apesar de ser um conceito com alguma aplicao, foge ao fundamento do oramento que prever o que vai acontecer. Esse conceito dificulta bastante a continuidade do processo oramentrio, que so as projees dos demonstrativos contbeis. 1.6 ORGANIZAO E PROCESSO DE ELABORAO Padoveze (2005) afirma que o sistema oramentrio compreende o conjunto de pessoas, tecnologia administrativa, sistemas de informao, recursos materiais disponibilizados e a administrao do sistema para execuo dos planos oramentrios. Cabe ao controler, a administrao do sistema oramentrio, que recebe essa delegao dos proprietrios, ou da diretoria administrativa e financeira. 1.6.1 ORGANIZAO DO ORAMENTO Compreende o conjunto de medidas e estrutura, como o processo oramentrio e sua implantao anual e execuo. Sua organizao divide-se em sete partes: Comit Oramentrio: composto pelos diretores da organizao que tem a viso maior do oramento anual, sendo o controller o responsvel pelo processo do oramento. Premissas oramentrias: cabe ao comit definir regras que vigoraro no prximo ano. Modelo do processo oramentrio: o comit responsvel por definir modelos de conduo do processo oramentrio, decorrentes de suas crenas e valores. Estrutura contbil: est baseada na misso e objetivos da empresa tendo em vista o monitoramento do sistema de informao contbil que est ligado ao controller. Sistema e apoio: cabe ao controler a definio das tecnologias de informao e sistemas de apoio para execuo dos clculos e lanamentos oramentrios no sistema de informao contbil
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

9 Relatrios: cabe ao controler a definio dos relatrios oramentrios para preparao, acompanhamento e controle. Cronograma: o controller responsvel pela liderana da execuo do cronograma oramentrio em todas as suas etapas. (PADOVEZE, 2005). 1.6.2 PROCESSOS DE ELABORAO Em linhas gerais, o processo de elaborao consta de trs grandes etapas: previso, projeo e controle. A fase de previso comporta todo o trabalho de clculo, em que se coloca no papel aquilo que a empresa espera e prev que ir acontecer para o prximo exerccio na elaborao dos quadros oramentrios. Essa primeira fase deve ser iniciada aproximadamente seis meses antes do exerccio a ser orado, e onde se verificam as condies atuais da conjuntura econmica, das polticas de controle de preos, das estimativas de inflao. Em geral, nessa etapa que so desenhados os cenrios econmicos imaginveis ou possveis, considerados sempre dentro de condies probabilsticas. Informaes como tamanho e variao do PIB, tamanho do mercado, participao da empresa no mercado, devem ser consideradas para o processo de previso. Na segunda etapa os dados orados so submetidos aos setores responsveis. Aps o retorno das peas oramentrias e respectivas crticas, ser feito o acerto das previses iniciais. Esses dados devero estar prontos at um ou dois meses antes do incio do exerccio, de forma que os responsveis por todas as reas da empresa j se programem para o ano que se iniciar. A ltima etapa a do controle onde se verifica se os objetivos previstos foram atingidos, atravs da anlise das variaes, em que ser analisado o desempenho das reas de responsabilidade e eventuais correes necessrias a serem feitas. (PADOVEZE, 2005) 1.7 Estrutura do Plano Oramentrio Segundo Padoveze (2005), o plano oramentrio contempla trs grandes segmentos: o oramento operacional, o oramento de investimentos e financiamentos e a projeo dos demonstrativos contbeis (tambm chamado de oramento de caixa).
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

10

1.7.1 ORAMENTO OPERACIONAL O Oramento Operacional compreende as seguintes peas oramentrias: Oramento de vendas: o ponto de partida de todo o processo de elaborao das peas oramentrias. Para a maioria das empresas, todo o processo decorre da percepo da demanda de seus produtos para o perodo a ser orado. O volume de vendas torna-se o fator limitante para todo o processo oramentrio. Em alguns casos esse oramento decorrente do oramento de produo, ou seja, o fator limitante da empresa no a demanda, Nesse caso o mercado estaria disposto a comprar todo o volume que a empresa produzir. Oramento de produo: esse oramento totalmente decorrente do oramento de vendas. O oramento de produo em quantidade dos produtos a serem fabricados importante para a programao operacional da empresa. dele que decorre o oramento de consumo de compra de materiais diretos e indiretos. Oramento de compras de materiais e estoques: a oramentao dos gastos determinados pelos volumes pretendidos e os gastos necessrios para operacionalizar os programas de produo de vendas; Oramento de despesas departamentais: so as demais despesas do consumo dos centros de custos ou atividades, conforme o plano de contas utilizado pela empresa. Cada uma das despesas deve ser orada considerando suas caractersticas e seu comportamento em relao a alguma atividade estruturada. (PADOVEZE, 2010). 1.7.2 ORAMENTO DE INVESTIMENTOS E FINANCIAMENTOS Segundo Padoveze (2005) o segmento do plano oramentrio contm as seguintes peas oramentrias: oramento de investimentos, oramento de financiamento e amortizao e oramento de despesas financeiras. Tem por finalidade fazer o oramento dos demais componentes do balano patrimonial e da demonstrao de resultados, que no foram contemplados no oramento operacional. 1.7.3 PROJEO DOS DEMONSTRATIVOS CONTBEIS o segmento do plano oramentrio que consolida todos os oramentos. a parte do balano patrimonial inicial que incorpora o oramento operacional e o
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

11 oramento de investimentos e financiamentos, projeta as demais contas e conclui com um balano patrimonial. (PADOVEZE, 2010). 2. ESTUDO DE CASO 2.1 TIPO DE PESQUISA Ser realizada no estudo de caso, uma pesquisa descritiva e quantitativa, com aplicao de questionrio, pois como qualquer pesquisa o estudo de caso inicia-se com a formulao de um problema. (GIL, 2010) Para responder s afirmativas, ser adotada a escala Likert contendo cinco opes, da seguinte maneira: 1) no concordo plenamente 2) no concordo em partes 3) indiferente 4) concordo em partes e 5) concordo plenamente. 2.2 AMOSTRA E COLETA DE DADOS Foi elaborado um questionrio contendo 14 perguntas sobre o oramento empresarial. O questionrio composto por questes fechadas possuindo cinco opes, todas baseadas na escala Likert, conforme descrito no subitem anterior. Foram enviados por e-mail 20 questionrios, obtendo retorno de 13 respondentes. Foram encontradas dificuldades com relao ao prazo de reenvio do questionrio por parte de algumas empresas. As empresas respondentes so de diversas localidades e ramos. De So Roque foram trs Indstrias, Qumica, Distribuio de Energia Eltrica e Artigos Esportivos e Confeces, de Barueri foram duas empresas, Laboratrio de Medicina Diagnostica e Solues de Meios Eletrnicos, de Vargem Grande Paulista foram quatro empresas, Construo Civil, Automotiva, Cintas Modeladoras e Laboratrio de Sade Animal, de Araariguama uma Indstria Qumica, de So Paulo uma de Aviao, de Osasco uma de Metalrgica e de Jandira uma Indstria Qumica. 2.3 ANLISES DOS RESULTADOS A seguir, esto apresentadas as anlises dos resultados obtidos com a pesquisa realizada nas empresas selecionadas, a respeito do oramento empresarial, como uma ferramenta para tomada de deciso.

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

12

Grfico 1- Oramento para deciso

. Observa-se nesse grfico que todos os respondentes afirmam que concordam plenamente com o fato de que o oramento empresarial importante para a tomada de deciso. Grfico 2- Oramento no dia-a-dia

Observa-se no segundo grfico que dos treze respondentes, oito concordam plenamente, e cinco concordam em partes, ou seja, todos utilizam o oramento no dia-a-dia da organizao.
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

13 Grfico 3- Desempenho da Empresa

Analisando o terceiro grfico, observa-se que nove respondentes concordam plenamente e quatro concordam em partes, ou seja, todas as empresas checam/atualizam o oramento com frequncia.

Grfico 4- Resultado Efetivo x Orado

O grfico 4 mostra que dos treze respondentes, doze concordam plenamente com a afirmao de nmero 4, e um concorda em partes, ou seja, todas as empresas comparam os resultados ocorridos de fato com aqueles planejados.
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

14

Grfico 5- Organizao, Planejamento e Controle.

Observa-se no quinto grfico que nove dos respondentes concordam plenamente com a afirmativa, dois concordam em partes e dois so indiferentes sobre o oramento ter o papel de organizar, planejar e controlar as atividades. Isso significa que praticamente todos consideram que o oramento tem o papel de organizar, planejar e controlar as atividades da entidade. Provavelmente, esses dois respondentes indiferentes no compreenderam a pergunta ou no souberam responder. Grfico 6- Vantagens

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

15 A questo 6 disponibiliza oito afirmativas, portanto cada opo est relacionada com uma letra do alfabeto e sua devida resposta em cada coluna. A coluna A representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento permite a integrao das atividades, departamentos e funes da empresa. As respostas foram s seguintes: um indiferente, seis concordam em partes e seis concordam plenamente. A coluna B representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento ajuda a avaliar o desempenho da organizao. As respostas foram s seguintes: trs concordam em partes e dez concordam plenamente. A coluna C representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento ajuda os administradores na coordenao dos esforos e objetivos da organizao como um todo. As respostas foram s seguintes: trs indiferentes, trs concordam em partes e sete concordam plenamente. A coluna D representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento estabelece metas claras a serem cumpridas. As respostas foram s seguintes: dois indiferentes, dois concordam em partes e nove concordam plenamente. A coluna E representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento ajuda a estabelecer objetivos de lucro. As respostas foram as seguintes: cinco concordam em partes e oito concordam plenamente. A coluna F representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento define as responsabilidades dos diversos departamentos. As respostas foram as seguintes: dois indiferentes, quatro concordam em partes e sete concordam plenamente. A coluna G representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento possibilita enxergar o desempenho futuro. As respostas foram as seguintes: dois indiferentes, dois concordam em partes e nove concordam plenamente. A coluna H representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento permite a comparao dos resultados alcanados com as metas pr-estabelecidas. As respostas foram s seguintes: um indiferente e doze concordam plenamente. Todas essas respostas indicam, em linhas gerais, que todas as vantagens do oramento empresarial so obtidas pelas empresas em estudo.
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

16 Grfico 7- Limitaes no Oramento

A questo 7 disponibiliza sete opes de perguntas, portanto cada opo est relacionada com uma letra do alfabeto e sua devida resposta em cada coluna. A coluna A representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento aumenta a papelada e pode requerer muita fora de trabalho no estgio inicial. As respostas foram s seguintes: dois no concordam plenamente, um no concorda em partes, dois so indiferentes, cinco concordam em partes e trs concordam plenamente. Verifica-se que a maioria (8) concorda com essa limitao. A coluna B representa as respostas para a seguinte afirmativa: o uso do oramento aumenta o custo para a organizao. As respostas foram s seguintes: seis no concordam plenamente, dois no concordam em partes, um indiferente, trs concordam em partes e um concorda plenamente. Neste caso a maioria dos respondentes (8) no concorda com essa limitao. A coluna C representa as respostas para a seguinte afirmativa: a padronizao do oramento pode levar falta de flexibilidade organizacional (engessar a empresa). As respostas foram s seguintes: dois no concordam plenamente, dois no concordam em partes, dois so indiferentes, cinco concordam em partes e dois concordam plenamente. Aqui a maioria (7) concorda com a limitao do oramento. A coluna D representa as respostas para a seguinte afirmativa: os resultados aparecem lentamente j que os benefcios sero vistos no ano seguinte. As
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

17 respostas foram s seguintes: cinco no concordam plenamente, dois no concordam em partes, dois so indiferentes, trs concordam em partes e um concorda plenamente. Aqui mais uma vez a maioria (7) no concorda com essa limitao. A coluna E representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento um instrumento que engloba mltiplas funes que podem ser conflitantes. As respostas foram s seguintes: dois no concordam plenamente, um no concorda em partes, trs so indiferentes, seis concordam em partes e um concorda plenamente. Verifica-se que a maioria (7) concorda com essa limitao. A coluna F representa as respostas para a seguinte afirmativa: os dados contidos no oramento esto sujeitos a erros porque so estimados. As respostas foram s seguintes: dois no concordam plenamente, dois no concordam em partes, um indiferente, seis concordam em partes e dois concordam plenamente, ou seja, a maioria (8) concorda com essa limitao ao oramento. A coluna G representa as respostas para a seguinte afirmativa: o oramento no deve tomar o lugar da administrao, deve ser um instrumento de apoio tomada de deciso. As respostas foram s seguintes: um no concorda plenamente, um indiferente, dois concordam em partes e nove concordam plenamente. Aqui a grande maioria concorda com a limitao. No caso dos obstculos e das limitaes, diferente das vantagens, nem sempre a maioria concorda com as afirmativas. H concordncias e discordncias em todas as opes, o que significa que algumas limitaes atrapalham a execuo do oramento.

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

18 Grfico 8- Planos e Programas

Feito o grfico 8, observa-se que oito respondentes concordam plenamente com a afirmativa, trs concordam em partes, um indiferente e um no concorda em partes, ou seja, a maioria utiliza o oramento como guia na administrao para desenvolver planos e programas.

Grfico 9- Evoluo do Oramento

Observa-se no 9 grfico que oito dos respondentes concordam plenamente com a afirmativa, dois concordam em partes e um indiferente, um respondente no concorda em partes e um no concorda plenamente, ou seja a maioria compara o
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

19 oramento e assim verifica ao longo do tempo se a empresa evoluiu ou declinou, podendo utilizar essa informao para a tomada de deciso. Grfico 10- Controle Interno

Observa-se no grfico 10 que todos os respondentes afirmam usar na organizao o oramento global. Nenhuma empresa utiliza o oramento parcial e todos conhecem essa resposta, ou seja, ningum respondeu no sei. Grfico 11- Mtodo de Oramento

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

20 Feito o grfico 11, observa-se que oito respondentes disseram que a empresa usa o oramento flexvel e cinco que usa o oramento esttico que aquele que no aceita alterao ao longo do exerccio social. Grfico 12- Avaliao do Oramento

Analisando o grafico 12, cinco dos respondentes avaliaram o oramento para tomada de deciso na organizao com a nota 9 e cinco com a nota 8, dois com a nota 7 e um com a nota 10, ou seja, todas as empresas avaliam a utilidade do oramento com notas bastante aceitveis, sendo, de fato, empregado por elas para a tomada de deciso. Grfico 13 - Avaliao do Oramento

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

21

Feito o grfico 13, observa-se que nove respondentes avaliaram a eficcia do oramento na organizao como alta, e quatro como baixa, portanto maioria acredita na eficcia do oramento, porm aproximadamente 1/3 dos respondentes avalia sua eficcia como baixa, apesar das notas altas vistas no grfico anterior. CONSIDERAES FINAIS Este trabalho procurou verificar se algumas empresas de mdio e grande porte das cidades de Jandira, Vargem Grande, Osasco, So Roque, So Paulo, Barueri e Araariguama utilizam o oramento para a tomada de deciso e o objetivo especfico foi analisar quais as vantagens e limitaes do uso do oramento para as empresas em estudo. Todos os respondentes afirmaram que o oramento empresarial importante para a tomada de deciso empresarial. A maioria tambm utiliza o oramento no diaa-dia, checa e atualiza com frequncia comparando os resultados ocorridos de fato com aqueles planejados. Quanto ao oramento ter o papel de organizar, planejar e controlar as atividades, praticamente todos consideraram que o oramento tem esse papel, assim permitindo a integrao das atividades, departamentos e funes da empresa, avaliando o desempenho, ajudando os administradores na coordenao dos esforos e objetivos da organizao como um todo. Quanto s vantagens do oramento, como permitir a integrao das atividades, departamentos e funes da empresa, ajudar a avaliar o desempenho da organizao, ajudar os administradores na coordenao dos esforos e objetivos da empresa como um todo, estabelecer metas claras a serem cumpridas, ajudar a estabelecer objetivos de lucro, ajudar a definir as responsabilidades dos diversos departamentos, enxergar o desempenho futuro e permitir a comparao dos resultados alcanados com as metas pr-estabelecidas, a maioria dos respondentes ou concordou em partes ou concordou totalmente com elas. Sendo assim, pode-se dizer que os pesquisados acreditam em todas as vantagens que o oramento apresenta para a organizao.

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

22 No caso dos obstculos e das limitaes, diferente das vantagens, nem sempre a maioria concorda com as afirmativas. H concordncias e discordncias em todas as opes, o que significa que algumas limitaes atrapalham a execuo do oramento. Quanto a aumentar a papelada e requerer muita fora de trabalho no estgio inicial, quanto a sua padronizao levar falta de flexibilidade organizacional (engessar a empresa), quanto a ele ser um instrumento que engloba mltiplas funes que podem ser conflitantes, quanto os dados contidos no oramento estarem sujeitos a erros porque so estimados e quanto ao oramento no dever tomar o lugar da administrao, e sim ser um instrumento de apoio tomada de deciso, a maioria dos respondentes considera que so limitaes sim. J quanto ao uso aumentar o custo para a organizao e os resultados aparecerem lentamente, pois os benefcios sero vistos apenas no ano seguinte, a maioria dos respondentes no considera uma limitao ao oramento. Voltando s questes individuais, a maioria dos respondentes utiliza o oramento como guia na administrao para desenvolver planos e programas, bem como compara o oramento e assim verifica ao longo do tempo se a empresa evoluiu ou declinou, podendo utilizar essa informao para a tomada de deciso. Todos os respondentes afirmam usar na organizao o oramento global, sendo que algumas empresas usam o oramento esttico e a maioria o flexvel. Tambm todos os respondentes avaliam a utilidade do oramento com notas bastante aceitveis, e a maioria acredita na eficcia do oramento para a organizao. Sendo assim, este trabalho atingiu seus objetivos e constatou a sua hiptese de que as empresas usam o oramento para a tomada de deciso independente das vantagens e limitaes. Referncias Bibliogrficas ATKINSON, A. Anthony. Contabilidade gerencial. So Paulo: Atlas, 2000. p. 465, p. 467. BROOKSON, Stephen. Como elaborar oramentos: srie sucesso profissional. 2 ed. So Paulo: Publifolha, 2000. p. 8-9. CATELLI, Armando. Controladoria: uma abordagem da gesto econmica Gecon. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2001. p. 249-250.
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

23 GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2010. p. 25-31, p. 37-38, p. 45-63, p. 65-69, p. 117-125. MARION, Jos Carlos; RIBEIRO, Osni Moura. Introduo contabilidade gerencial. So Paulo: Saraiva, 2011. p. 200. OLIVEIRA, Lus Martins; PEREZ JNIOR, Jos Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratgica. So Paulo: Atlas, 2002. p. 116, p. 122-123. PADOVEZE, Clvis Lus. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil. So Paulo: Atlas, 2010. p. 520, p. 522-523. p. 530-533. p. 538539. p.553. p.556. ______ Controladoria estratgica e operacional: conceitos, estrutura, aplicao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. p. 189-191-192. S, Nvea Vasconcelos de Almeida; MAEDA, Ernesto Kenshi Carvalho; FARIA, Moacir Alves de. Diretrizes para elaborao de trabalhos acadmicos. 2009, 90 p. Disponvel em: <http://www.facsaoroque.com.br/novo/downloads/pdf/diretrizesfac050410.pdf>. Acesso em: 17 Nov. 2011. SANVICENTE, Antonio Zoratto. Administrao financeira. So Paulo: Atlas, 1977. p. 255.

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

24 APNDICE A

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Voc est sendo convidado (a) a participar, como voluntrio, da pesquisa: Oramento Empresarial Uma Ferramenta para tomada de deciso. Caso aceite participar, favor assinar ao final do documento. Sua participao no obrigatria, e, a qualquer momento, voc poder desistir de participar e retirar seu consentimento. Sua recusa no trar nenhum prejuzo em sua relao com o pesquisador (a) ou com a instituio. Voc receber uma cpia deste termo onde consta o telefone e endereo do pesquisador (a) principal, podendo tirar dvidas do projeto e de sua participao. NOME DA PESQUISA: Oramento Empresarial Uma Ferramenta para tomada de deciso. PESQUISADOR RESPONSVEL: Dbora Feltrin ENDEREO: Rua So Jos n59 Santo Antonio TELEFONE: (11) 999535833 OBJETIVOS: Entrevistar uma amostragem de vinte Empresas para verificar se existe empenho no Oramento Empresarial como uma ferramenta para tomada de deciso CONFIDENCIALIDADE DA PESQUISA: ( ) sim ( ) no

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

25

Entrevistado:___________________________________________________ Cargo:_________________________________________________________ Tempo que trabalha na empresa: __________________________________ Data: __________________________________________________________

Assinatura do Pesquisador Responsvel: ___________________________

Assinatura do Entrevistado: _______________________________________

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

26 APNDICE B

Questionrio Pesquisa fundamental para a realizao do Artigo exigido para concluso do curso pela FAC- Faculdade de Administrao e Cincias Contbeis de So Roque Direcionado para as Empresas que exercem o Oramento Empresarial. Tema: Oramento Empresarial Uma Ferramenta para tomada de deciso. Esse questionrio possui aspecto sigiloso em relao a nomes tanto da pessoa fsica como jurdica. Podendo conter apenas siglas dos nomes para tornar autntica a pesquisa se desejado.

PORTE DA EMPRESA: ( ) PEQUENA ( ) MDIA ( ) GRANDE ATIVIDADE DA EMPRESA: ____________________________________________

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

27

Para as afirmativas abaixo responda: (1) No concordo plenamente; (2) No concordo em partes; (3) Indiferente; (4) Concordo em partes; (5) Concordo plenamente.
Questes 1) O Oramento Empresarial importante para a tomada de deciso da organizao. 2) A organizao utiliza o oramento no dia-a-dia. 3) O oramento checado/atualizado com frequncia de forma a avaliar a performance da empresa. 4) A organizao compara os resultados efetivos para o perodo com os resultados planejados. 5) Na organizao o oramento tem o papel de organizar, planejar e controlar as atividades. 6) As vantagens do oramento para a organizao so: a) Permite a integrao das atividades, departamentos e funes da empresa; b) Ajuda a avaliar o desempenho da organizao; c) Ajuda os administradores na coordenao dos esforos e objetivos da organizao como um todo: d) Estabelece metas claras a serem cumpridas; e) Ajuda a estabelecer objetivos de lucro. f) Define as responsabilidades dos diversos departamentos; 1 2 3 4 5

g) Possibilita enxergar o desempenho futuro: h) Permite a comparao dos resultados alcanados com as metas pr-estabelecidas; 7) Existem obstculos ou limitaes no processo oramentrio como: a) Aumenta a papelada e pode requerer muita fora de trabalho no estgio inicial; b) Seu uso aumenta o custo para a organizao; c) Sua padronizao pode levar organizacional (engessar a empresa); falta de flexibilidade

d) Os resultados aparecem lentamente j que os benefcios sero vistos no ano seguinte; e) um instrumento que engloba mltiplas funes que podem ser conflitantes; f) Os dados contidos no oramento esto sujeitos a erros porque so estimados;
Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

28
g) O oramento no deve tomar o lugar da Administrao, deve ser um instrumento de apoio tomada de deciso; 8) O oramento utilizado como um guia para a administrao da empresa para desenvolver planos e programas. 9) O oramento comparado ao longo do tempo para identificar se a empresa evoluiu ou declinou nos ltimos exerccios sociais.

Para as questes abaixo assinale a alternativa que melhor se encaixe a organizao: 10) A organizao usa oramento: ( ) Global - no sentido de abranger todas as suas unidades e atividades em um perodo. ( ) Parcial - com previses e programas apenas para certos aspectos de suas atividades como oramento de vendas por produtos, regio ou cliente. Qual?__________________________ ( ) No sabe

11) A Organizao usa oramento: ( ) Esttico / sem alterao ( ) Flexvel ( ) No sabe

12) Que nota daria para a utilidade do oramento da empresa para a tomada de deciso: ( )1 ( )6 ( )2 ( )7 ( ) 3 ( ) 8 ( )4 ( )9 ( )5 ( ) 10

13) Qual a eficcia do oramento da organizao: ( ) Baixa ( ) Mdia ( ) Alta

14) O que poderia ser melhorado no Oramento da empresa? (Opcional) ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Revista Eletrnica Gesto e Negcios Volume 4 n 1 - 2013

Vous aimerez peut-être aussi