Vous êtes sur la page 1sur 2

AULA PRTICA N 01

ASSUNTO:

Hidrognio

Introduo:
O hidrognio o mais leve dos elementos naturais. Na sua forma estvel, ele existe sob a forma de molculas diatmicas, H2 , que a mais leve das molculas conhecidas. Como s existem em quantidades mnimas na natureza, o hidrognio deve ser preparao por reaes qumicas dos compostos que o contenham, como gua, alguns cidos, algumas bases, alm dos hidrocarbonetos. Para a preparao de Hidrognio a partir de cidos em laboratrio, inicialmente requer a escolha correta dos cidos, onde os mais convenientes so os cidos no-oxidantes como o H2SO4 diludo e o HCI diludo ou concentrado, que reagem rpida e calmamente com muitos metais sem oxidar o hidrognio formado. A escolha do metal importante e deve-se levar em considerao a relao de eletropositividade do metal (Srie Eletromotriz dos metais), onde a eletropositividade dos metal deve ser inversamente proporcional a concentrao do cido. , Para a preparao de hidrognio a partir de bases, ou seja, solues aquosas de bases fortes (bases de metais alcalinos), apenas os metais como zinco, alumnio e estanho reagem produzindo hidrognio gasoso, H2 e hidroxo-complexo do metal. A energia interna de dois tomos de hidrognio, H, maior do que o de uma molcula deste elemento, H2 por esta razo 0 hidrognio atmico muitas vezes utilizado nas reaes de reduo(hidrognio "nascente" ). Por regra geral, as reaes em que o hidrognio molecular toma parte realizam-se a temperaturas elevadas.

Material e Reagentes:
Material Reagentes
2 erlenmeyer de 500ml Mg (p) 1 funil de separao Al (granulado) 1 tubo secante H2SO4 2M 5 tubos de ensaio CaCl2 2 suportes universal NaOH 2M 2 garras para balo Soluo KMnO4 Tubos de vidros para sada de gs Bico de gs Rolhas Esptula

Procedimentos:
Parte I Obteno de Hidrognio a partir de cidos com metais.
1 Em um frasco erlenmeyer coloque 2,0g de magnsio granulado 2 Prepare um tubo secante, colocando: algodo agente desidratante algodo 3 Coloque 20ml de H2SO4 a 2M num funil de separao, montando no aparelho segundo a figura 4 Deixe gotejar o H2SO4 a 2M lentamente sobre o magnsio e recolha o gs desprendido com um tubo de ensaio (mantenha sempre o tubo de ensaio sempre com a abertura para baixo, devido o fato do hidrognio ser menos denso que o ar) 5 Aproxime da abertura do tubo um fsforo acesso. Se o hidrognio no estiver misturado com o ar, inflama-se com um pequeno estalido, o grito do hidrognio.

Parte II Obteno de Hidrognio a partir de bases com metais.


1 Repita os procedimentos 1, 2, 3, 4 da Parte I, substituindo o magnsio por alumnio e o cido sulfrico diludo por hidrxido de sdio 2M. 2 O hidrognio produzido dever ser usado na Parte III.

Parte III Diferenciao do hidrognio atmico nascente, H, e o H2.

1 Colocar num tubo de ensaio 15ml de soluo de cido sulfrico 2M e adicionar 5 gotas de soluo diludo de permanganato de potssio. 2 Agitar a soluo e dividi-la em trs tubos de ensaio: Tubo 1 adicionar o zinco. Tubo 2 borbulhar o H2 produzido na Parte II Tubo 3 padro 3 Observar e anotar os resultados.

Questionrio:
1. Que metais podem ser usados para obteno de hidrognio pelo deslocamento de cidos ? 2. Que cidos no podem ser usados na obteno de hidrognio ? Por que? 3. Escreva e classifique as equaes qumicas correspondentes as reaes de obteno do hidrognio. 4. Interprete a afirmativa: O hidrognio menos denso que o ar. 5. Qual a funo do cloreto clcio ? 6. Qual o peso de magnsio deve ser empregado para reagir totalmente 20,0 ml de cido sulfrico 2M ? 7. Qual o volume de HCl, d = 1,18g/ml, 37% em massa, que dever ser empregado para reagir totalmente 500,0g do minrio de zinco que apresenta 85% do metal puro ? 8. Qual a massa de alumnio necessria reagir totalmente com 20,0 ml de hidrxido de sdio 2M ? Qual o volume de hidrognio obtido nas CNTO, nesta reao ? 9. Escreva equaes que ilustrem o modo de reao de trs metais com gua fria, gerando hidrognio, em cada caso calcule o nmero de gramas de gua necessrio para produzir__________g de hidrognio. 10. Descreva, em detalhes, dois mtodos de preparao de hidrognio em escala de laboratrio. 11. Calcule a energia calorfica requerida para separar 1lb de gs hidrognio em tomos de hidrognio. (1 lb = 453.6g

Vous aimerez peut-être aussi