Vous êtes sur la page 1sur 5

A LEI

DEUS ESCREVE A SUA LEI E EXIGE OBEDINCIA DEUTRERONMIO 5.1 O homem no foi criado autnomo, ou seja, livre para servir de lei a si mesmo, mas tenomo, isto , compelido a guardar a lei de seu Feitor. Isto no era sacrifcio, algum, porquanto Deus o havia construdo de tal modo que a obedincia grata lhe daria a maior felicidade;dever e deleite seriam coincidentes, como o foram em Jesus (Jo 4.34; cf Sl 112,1; 119.14,16,47,48,97-113,127,128,163-167). O corao humano degradado no aprecia a lei de Deus, tanto por ser lei como por ser de Deus; aqueles, porm, que conhecem a Cristo descobrem no somente que amam a lei e desejam observ-la, agradecidos pela graa (R.M. 7.18-22; 12.1,2), mas tambm que o Esprito Santo os leva a um grau de obedincia, iniciando no corao, obedincia esta que antes no tinham (R.M. 7.6;8.;4-6; Hb10.16). A lei moral de Deus foi abundantemente anunciada na Escritura - O Declago (os Dez Mandamentos) -, outros estatutos mosaicos, os sermes dos profetas, o ensino de Jesus, e as cartas do Novo Testamento. Ela reflete seu carter santo e seus propsitos para seres humanos criados. Deus recomenda a conduta que Ele tem prazer de ver e probe aquela que o ofende. Jesus resume a lei moral em dois grandes mandamentos: ame a seu Deus e ame a seu prximo (Mt 22.37-40) dos quais dependem todas as instrues morais do Velho Testamento .O ensino moral de Cristo e de seus apstolos a velha lei aprofundada e reaplicada a novas circunstncias- vida no reino de Deus, onde reina o Salvador, e na era ps-Pentecostes do Esprito, em que o povo de Deus conclamado a viver em seu meio a vida do cu, e a ser a contracultura de Deus no mundo.

A lei bblica de vrios tipos:


1- As leis morais: determinam o comportamento, que temos sempre o dever de observar. 2- As leis polticas e civis: do Velho Testamento aplicam princpios da lei moral situao nacional de Israel, quando o povo era uma igreja-estado, o povo de Deus na terra. 3- As leis do Velho Testamento acerca dos cerimoniais de purificao, dieta e sacrifcio eram decretos temporrios para fins instrutivos, os quais o Novo Testamento aboliu (Hb 10.1-14. 13.9,10), porque seu sentido simblico tinha sido preenchido. A justaposio da lei moral, judicial e ritual nos livros mosaicos continha a mensagem de que a vida sob Deus deve ser vista e vivida no compartimentalmente, mas como uma unidade multifacetada, e tambm de que a autoridade de Deus como legislador deu fora igual a todo o cdigo.Entretanto as leis eram de diferentes espcies, com diferentes propsitos, e as leis polticas e cerimoniais eram de aplicao limitada, e isto parece claro tanto pelo contexto imediato como pelo restante do ensino de Jesus, cuja afirmao de uma fora universal imutvel da lei de Deus diz respeito lei moral como tal (Mt. 5.17-19; cf Lc 16,16,17). Deus requer a total obedincia da pessoa total s totais implicaes de sua lei como foram dadas. Ela obriga o homem todo... a uma inteira obedincia para sempre, espiritual, e assim alcana a compreenso, vontade, afeies e todos os outros poderes da alma, como tambm as palavras, obras e gestos( em outras palavras, o desejo deve ser justo, assim como as aes ; e a exterioridade farisaica no suficiente: (Mt 15.7,8; 23.251

28); e os corolrios da lei so parte de seu contedo - onde em dever prescrito, o pecado contrrio proibido; e onde um pecado proibido, o dever contrrio prescrito(Catecismo Maior de Westminster, P.99).

A LEI EM AO
A LEI MORAL DE DEUS TEM TRS PROPSITOS ROMANOS 7.7 A Escritura mostra que Deus destinou sua lei para funcionar de trs modos, que Calvino cristalizou em uma forma clssica para os benefcio da igreja como o trplice uso da lei. Veja quais so esta triplice funo da Lei: 1- Sua primeira funo ser um espelho que reflete para ns tanto a justia perfeita de Deus como nossa prpria pecaminosidade e deficincias. Assim, a lei nos obriga, medida que tentamos atender a sua exigncias, e nos torna fatigados em nossa fraqueza debaixo dela para sabermos como pedir a ajuda da graa(Agostinho). A lei destina-se a dar-nos conhecimento do pecado (R.M. 3.20; 4,15; 5,13; 7.7-11) pois nos mostra o perigo da condenao e nossa necessidade de perdo. A lei destina-se tambm a conduzir-nos em arrependimento e f a Cristo (Gl 3.19-24). 2-Sua segunda funo restringir o mal. Embora no possa mudar o corao, a lei pode, em certa extenso inibir a ilegalidade, por sua ameaas de julgamento, especialmente quando amparada por um cdigo civil que aplica no presente punies por violaes provadas (Dt. 13.6-11; 19.16-21; R.M. 13.3,4) . Assim, ela garante alguma ordem civil e, de certo modo, protege o justo do injusto. 3-Sua terceira funo guiar os regenerados s boas obras que Deus planejou para ele(Ef 2.10). A lei diz aos filhos de Deus o que agrada ao Pai celestial. Ela pode ser chamada cdigo de famlia. Cristo estava falando deste terceiro uso da lei quando disse que os que se tornam seus discpulos devem ser ensinados a guardar a lei e a fazer tudo o que ela ordena ( Mt 5.18-20; 28.20 ), e que sua obedincia a seus mandamentos que prova a realidade de seu amor por Ele (Jo 14.15). O cristo livre da lei como um suposto sistema de salvao (R.M. 6.14; 7.4.6; 1 Co 9.20; Gl 2.15-19; 3.25), mas est sob a lei de Cristo , como uma regra de vida.(1 Co 9.21; Gl 6.2).

LEGALISMO
AS OBRAS FEITAS EM FAVOR DE DEUS NO TM VALOR ROM. 2:12-16 / GAL. 2:16 O Novo Testamento v a obedincia crist como a prtica de boas aes (obras). Os cristo devem ser ricos em boas obras (l Tm 6.18 ;cf. Mt 5.16; Ef 2.10; Tm 3.17; Tt 2.7,14; 3.8,14). A boa obra a que feita: a) segundo o modelo justo (a vontade revelada de Deus, isto , sua lei moral); b) de um motivo justo( o amor a Deus, e aos outros, que marca o corao regenerado); c) com um propsito justo (agradar e glorificar a Deus, honrar a Cristo, promover seu reino e beneficiar o prximo). O legalismo uma distoro da obedincia que jamais pode verdadeiramente produzir boas obras. 1- Sua primeira falha que ele distorce motivos e propsitos, vendo as boas obras essencialmente como meios para obter mais do favor de Deus do que se obtm no momento. 2- Sua segunda falha a arrogncia. A crena de que o trabalho de algum conquista o favor de Deus provoca desrespeito queles que no trabalham da mesma forma. 3- Sua terceira falha o desamor no sentido que seu propsito de autopromoo oprime a bondade humilde e a compaixo criativa que emanam do corao. No Novo Testamento encontramos o legalismo farsaico e o judaizante: 1- Os fariseus pensavam que sua condio de filhos de Abrao tornara possvel queDeus se agradasse deles, e que sua observncia diria formal da lei, levada aos mais perfeitos detalhes, tornaria isso real . 2- Os judaizantes viam a evangelizao dos gentios como uma forma de proselitismo em favor do Judasmo; eles acreditavam que o gentio crente em Cristo devia continuar a se tornar judeu pela circunciso e observncia do calendrio das festas e da lei cerimonial, e que, assim ele obteria crescente favor de Deus . 3- Cristo atacou os fariseus Paulo, os judaizantes. Os fariseus eram formalistas, focalizando fundamentalmente a aparncia da ao, negligenciando motivos e propsitos, e reduzindo a vida guarda mecnica de regras. Eles se imaginavam guardies fiis da lei, embora: a) realassem as coisas mnimas, esquecendo-se do que mais importava (Mt 23.23,24); b) sua casustica negava o esprito e alvo da lei (Mt 15.3-9; 23.16-24) ; c)eles tratavam as tradies da prtica como parte da lei impositiva de Deus, obrigando, assim as conscincias naquilo que Deus os deixara livres (Mc 2.16-3.6;7.1-8); d) eram hipcritas, buscando em todo o tempo a aprovao dos homens (Lc. 20.45-47; Mt 6.1-8; 23.2-7) . Jesus foi muito severo com eles sobre estes pontos .
3

Em Glatas, Paulo condena a mensagem Cristo insuficiente sem a lei pregada pelos judaizantes, a qual obscurece e, na verdade, nega a toda suficiente graa revelada em Jesus (Gl 3.1-3; 4.21; 5.2-6). Em Colossenses ele tratava uma polmica semelhante contra a frmula Cristo mais a lei para a plenitude(isto , a completitude espiritual: Cl 2.823).Qualquer mais que requeira de ns uma tomada de ao para acrescentar algo ao que Cristo nos deu um retorno ao legalismo e, de fato, um insulto a Cristo. At agora, pois antes de enriquecer nossa relao com Deus, como procura fazer, o legalismo em todas suas formas faz o oposto. Ele coloca essa relao em risco e, impedindo-nos de focalizar Cristo, ele enfraquece nossas almas enquanto alimenta nosso orgulho. A religio legalista em todas as suas formas deve ser evitada como uma praga. ANTINOMIANISMO NO SOMOS LIVRES PARA PECAR I JOO 3.7 Antinomianismo , que significa ser antilei , um nome aplicvel a diversas opinies que tm negado que a lei de Deus na Escritura deve controlar diretamente a vida do cristo. 1)O antinomianismo dualstico aparece nos gnsticos hirticos, contra os quais Judas e Pedro escrevem (Jd 4-19;2 Pe 2). Esta corrente considera que salvao somente da alma, e o comportamento do corpo irrelevante seja no interesse de Deus ou da sade da alma , de modo que podemos agir dissolutamente sem qualquer implicao negativa. 2)O antinomianismo centrado no Esprito coloca tal confiana na ao inspiradora do Esprito Santo a ponto de rejeitar qualquer necessidade de ensino da lei sobre como viver. A libertao da lei como meio de salvao admitido para trazer consigo a libertao da lei como guia de conduta. Nos primeiros 150 anos da Reforma, esta espcie de antinomianismo ameaava freqentemente, e a insistncia de Paulo de que uma pessoa verdadeiramente espiritual reconhece a autoridade da Palavra de Deus por meio dos apstolos de Cristo (1 Co 14.37; cf 7.40) sugere que a igreja de Corinto obcecada pelo Esprito estava sob domnio da mesma obstinao. 3)O antinomianismo centrado em Cristo argumenta que Deus no v pecado nos crentes, porque eles esto em Cristo, que cumpriu a lei por eles, e, portanto, o que eles fazem realmente no faz nenhuma diferena, contanto que continuem crendo. Mas 1 Joo 1.8-2.1 (explanando 1.7) e 3.4-10 apontam para uma direo diferente, mostrando que no possvel estar em Cristo e, ao mesmo tempo, admitir o pecado como meio de vida. 4)O antinomianismo dispensacional sustenta que no necessrio em nvel algum que os crentes guardam a lei moral, considerando que j vivemos sob a disposio da graa, no da lei. Mas Romanos 3.31 e 1 Corntios 6.9-11, mostram claramente que a observncia da lei uma obrigao contnua dos cristos. No (estou) sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, diz Paulo (l Co 9.21).

5)O antinomianismo dialtico, como em Barth e Brunner, nega que a lei bblica seja mandamento direto de Deus e afirma que as declaraes imperativas da Bblia ensejam a Palavra do Esprito, a qual, quando vem, pode ou no corresponder exatamente ao que est escrito. evidente aqui a inadequabilidade da viso neo-ortodoxa da autoridade bblica, que explica a inspirao da Escritura em termos da instrumentalidade da Bblia como canal para os pronunciamentos de Deus a seu povo na atualidade. 6)O antinomianismo situacionista diz que um motivo e inteno do amor tudo o que Deus requer agora dos cristos, e os mandamentos do Declogo e outras partes ticas da Escritura, por mais que sejam atribudas diretamente a Deus, so meras regras e mtodos da amar, regras que o amor pode a qualquer momento rejeitar. Porm Romanos 13.8-10, texto ao qual esta viso recorre, ensina que, sem o amor como motivo, estes mandamentos especficos no podem ser cumpridos. Vem tona, mais uma vez , uma viso inaceitavelmente fraca da Escritura. Deve ser ressaltado que a lei moral, cristalizada no Declogo e reiterada no ensino tico de ambos. Testamentos, uma lei coerente, dada para ser um cdigo de prtica para o povo de Deus em todas as epcas. Alm disto, o arrependimento significa a deciso de, doravante, buscar a ajuda de Deus ao guardar essa lei. O Esprito dado para capacitar a obedincia lei e tornar-nos cada vez mais semelhantes a Cristo, o arqutipo cumpridor da lei (Mt 5.17) . Esta observncia da lei , de fato, o cumprimento de nossa natureza humana, e a Escritura no oferece nenhuma esperana de salvao para qualquer um que, seja qual for sua profisso de f, no procura mudar do pecado para a justia (l Co 6.9-11; Ap 21.8).

Vous aimerez peut-être aussi