Vous êtes sur la page 1sur 19

5

Custos logsticos: um estudo de caso sobre a participao da contabilidade na sua identificao

Resumo O presente artigo busca discutir os custos totais com logstica sob a tica da teoria de custos. Foi, ento desenvolvida pesquisa em uma empresa considerada em Gois de mdio porte, com trs unidades fabris e mais seis lojas, adotando-se o estudo de caso, com o objetivo de levantar como a contabilidade participa no processo de identificao e mensurao dos custos logsticos. Deste modo, a pesquisa foi realizada no departamento de contabilidade da empresa, mediante entrevista estruturada, com o objetivo de direcionar a pesquisa aos mecanismos de controles dos custos totais de logstica. Como resultado, observou-se que a contabilidade pouco contribui na identificao, mensurao e comunicao dos custos logsticos para fins de tomada de deciso. Alm disso, percebeu-se que um dos principais entraves gira em torno da falta de integrao entre os demais departamentos e a rea contbil, fazendo com que as informaes sejam geradas de forma tardia, prejudicando assim a gesto da empresa. Como provvel soluo para um maior e melhor tratamento dos custos logsticos sugeriu-se a formatao de um dos demonstrativos contbeis, a demonstrao de resultados do exerccio, na qual o gestor identificar de forma clara os custos logsticos, contribuindo desta forma para a formao da tomada de deciso. Palavras chave: Logsticas. Custo total de logstica. Contabilidade.

Abtract The present article intends to discuss the total cost with logistic according to the vision of the cost theory. There has been developed a research in a technology enterprise, which is regarded as medium size in Gois, with three factories and six shops, having been employed the case study, with the aim to finding out how accounting participates in the processes of identification and measurement of logistic costs.

Therefore, the research has been carried out in the accounting department of the business, by means of structured interview with the goal to direct the research towards the mechanisms of control of the logistic total costs. As a result, we have observed that accounting has little contribution in the identification, measurement and communication of logistic costs for decision making. Besides, there has been perceived that one of the main pullbacks has been the lack of integration among the other departments and the accounting sector, causing the delay of information generation, and so handicapping the business management. As a probable solution for a better and greater dealing of logistic costs, it has been suggested the building up of one of the accounting demonstratives, the demonstration of annual results, in which the manager will identify clearly the logistic costs, therefore, contributing to decision making. Keywords: Logistics. Logistic total cost. Accounting. Decision making.

1 Introduo A logstica vem ganhando ateno especial no contexto de gerenciamento de atividades. Embora as guerras mundiais ocorridas no sculo passado trouxessem uma contribuio, pois se discutiam o resultado das operaes segundo a eficincia dos sistemas de abastecimento de materiais humanos e materiais, as empresas no atentaram para esse fato. Posteriormente com o avano das tcnicas de planejamento e controle, e estudos continuados buscando tornar as organizaes mais competitivas, que se iniciaram estudos para trazer a logstica como parte importante no sucesso das empresas, passando a ser um instrumento de constante anlise. Outro ponto um tanto quanto obscuro, no incio dos estudos de logstica, eram as formas de mensurao de seus custos. Devido a isto, se passou a discutir tambm as possveis formas de identificar, controlar e analisar os gastos financeiros incorridos no decorrer das atividades de aquisio, transporte, movimentao interna, fabricao e distribuio ao destinatrio final. Este assunto de extrema importncia, devido praticamente nenhum livro de custo trazer como capitulo independente o custo de logstica, o que torna ainda mais susceptvel de estudos para integrar os mesmos aos servios prestados pela contabilidade, bem como a sua

apresentao a quem faz uso destas informaes para tomada de deciso. Assim, este artigo visa, oferecer uma contribuio ao entendimento acerca da participao da contabilidade na identificao, registro e apresentao dos custos logsticos aos gestores para fins decisrios. Como sabido, os elementos que integram o custo logstico, tratado pela contabilidade de custo como elemento componente de outros elementos de custos, que no a logstica. Exemplificando, tm-se os custos de fretes agregados ao custo da mercadoria adquirida; os custos de armazenagem registrados como despesas administrativas e vrios outros exemplos. A pesquisa busca clarificar as seguintes indagaes: Sob a tica da teoria de custos, possibilitado ao gestor conhecer os custos totais de logstica de modo que estes o auxiliem em sua tomada de deciso? E qual o papel da contabilidade neste sentido? O objetivo central deste estudo evidenciar os conceitos bsicos de logstica e estudar o custo total da logstica sob a tica da teoria de custos. Nesta linha, ser estudada uma empresa, cujo ramo de atuao e a fabricao e comercializao de defensivos e fertilizantes na regio centro-oeste, que ser melhor detalhada na parte especfica da pesquisa. 2 A Logstica Segundo Christopher (1997:1):
No incio de 1991, o mundo presenciou um exemplo dramtico da importncia da logstica. Como precedente para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados tiveram que deslocar grandes quantidades de materiais a grandes distncias, o que se pensava ser em um tempo impossivelmente curto.

A logstica teve o seu desenvolvimento calcada nas guerras, que por sinal foram ganhas ou perdidas em algumas situaes devido, sobretudo, a capacidade de logstica empregada pelos combatentes.
Enquanto generais e marechais dos tempos remotos compreenderam o papel crtico da logstica, estranhamente, somente num passado recente que as organizaes empresariais reconheceram o impacto vital que o gerenciamento logstico pode ter na obteno da vantagem competitiva. (CHRISTOPHER, 1997:1-2)

Aps breve conceito sobre a evoluo da importncia da logstica, passe-se, ento, a conceituao do termo. Na viso de Christopher (1997) a logstica o processo que permite gerenciar estrategicamente a aquisio, movimentao e armazenagem de materiais, peas e produtos acabados, por intermdio de seus canais de marketing, objetivando maximizar a lucratividade presente e futura, por intermdio do atendimento dos pedidos a baixo custo. Faria (2003, p. 25), por sua vez, afirma ser a logstica um gerenciamento do fluxo de itens, informaes, dinheiro e idias, atravs da coordenao dos processos da cadeia de suprimentos, e atravs da utilidade de lugar, tempo e forma.

2.1 Vantagem competitiva As empresas de modo geral esto buscando cada vez mais obter melhores resultados em cada uma de suas rea operacionais. Isto acontece na produo, nas compras, nas vendas, na controladoria e tambm na logstica. Devido, sobretudo, a crescente concorrncia existente entre as empresas nacionais e estas com outras internacionais faz com que todos os recursos gerenciais sejam trabalhados a exausto, e, obviamente, que as atividades ligadas obteno de materiais, sua utilizao na planta, bem como a distribuio dos produtos aos consumidores finais que tambm fazem parte deste rol. Deste modo Christopher (1997:2) afirma que o gerenciamento logstico pode proporcionar uma fonte de vantagem competitiva (...) Seguindo a linha de pensamento do autor, as bases do sucesso no mercado so muitas, mas um modelo simples baseado na trilogia: companhia, seus clientes e seus concorrentes. O sucesso comercial conquistado atravs da vantagem de custo ou da vantagem de valor ou, de maneira ideal, de ambas. Na prtica no fcil separar estes fatores para trabalh-los individualmente, mas as organizaes vm trabalhando incansavelmente no sentido de minimizar seus custos e obter uma imagem cada vez mais atraente aos olhos dos consumidores. 2.2 A misso do gerenciamento de custos Para Christopher (1997:10) A misso do gerenciamento logstico planejar e coordenar todas as atividades necessrias para alcanar nveis desejveis dos servios e qualidade ao custo mais baixo possvel. Desta forma o raio da logstica estende-se nas organizaes desde a compra da matria-prima at a elaborao, venda e entrega do produto final. Assim, a importncia de um estudo dos custos de logstica se torna cada vez mais evidente, porm, no encontrado nas literaturas da teoria de custos nenhuma referncia explcita quanto ao gerenciamento de custos logsticos, ou mesmo uma forma de mensur-los, isto , no encontrado uma proposta de contempl-los nas demonstraes contbeis, sobretudo na demonstrao de resultado do exerccio. 2.3 Cadeia de suprimento A cadeia de suprimento representa uma rede de organizao, atravs de ligao nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e servios que so colocados nas mos do consumidor final. (CHRISTOPHER 1997:13)

As empresas, todavia, no tem trabalhado de forma a gerenciar este elo, permanecendo distantes uma das outras, o que representa perda no processo envolvendo a distribuio dos produtos fabricados at o consumidor final. Nesta linha podem-se destacar algumas situaes importantes para explicar a importncia de se ater cadeia de suprimentos para fins de gerenciamento. H um tempo atrs as empresas montadoras de automveis fabricavam boa parte de suas peas, todavia, no atual estgio, esto apenas montando o veculo, obtendo boa parte das peas fora de seu cho de fbrica. Diante aos fatos, percebe-se que a tendncia haver uma crescente cooperao entre as empresas que integram um processo de venda, iniciando-se no fornecedor primrio e finalizando com a transferncia dos produtos ao consumidor, acabando com a viso de que toda empresa apenas um concorrente. Nesta linha de pensamento esta se buscando implementar medidas de fortalecimento da cadeia de suprimentos, tendo em vista que os principais concorrentes so outras cadeias de suprimentos e no os prprios componentes. 3 Os custos logsticos Na teoria de custos, o profissional da contabilidade deve num primeiro instante separar o que seja custo daquilo que despesa. No entanto, na separao de custos e despesas, os custos logsticos so confundidos com os demais, no sendo possvel identific-los claramente, assim sendo, estes no so trabalhados como um centro de custos da rea logstica. Os custos so elementos essenciais, considerados nas estratgias competitivas de uma empresa. Os custos logsticos segundo Institute of Management Accoutants IMA (1992) apud Faria (2003), em um statement sobre o gerenciamento de custos logstico so os custos de planejar, implementar e controlar todo o inventrio de entrada (inbound), em processo e de sada (outbound), desde o ponto origem at o ponto de consumo. 3.1 Alguns conceitos de custos Antes de se adentrar aos custos de logsticas, bem como na sua classificao, importante rever alguns conceitos de custos, considerando a teoria de custos, aplicados s vrias organizaes, sejam industriais e de servios, que sero inseridos no contexto do estudo dos custos logsticos. Quanto ao relacionamento com o objeto (cliente, produto, regies ou canais de distribuio), os custos podem ser classificados em:

10

Custos diretos aqueles que podem ser diretamente apropriados a cada tipo de objeto, no

momento de sua ocorrncia, tal como os custos de transportes de processo de entrega, para determinado cliente;

Custos indiretos so os que no se podem apropriar diretamente a cada tipo de objeto, no

momento de sua ocorrncia, tal como os custos com a tecnologia de informao utilizada em um processo logstico que atenda diversos clientes. Alm dessa classificao outra que merece ateno especial neste contexto de anlise ocorre em funo de seu comportamento diante o volume de atividade. Nesta vertente os custos so assim classificados:

Custos fixos so os de estrutura que ocorrem perodo aps perodo, sem alteraes, ou

cujas alteraes no se verificam como conseqncia de variao no volume de atividade em iguais perodos. Na logstica, podem ser citados os custos com armazenagem prpria, contemplando a depreciao dos ativos logsticos, os gastos com a mo-de-obra mensalista e outros gastos gerais.

Custos variveis so custos que variam em funo do volume da atividade. Conhecer os

custos variveis auxiliam em muitas decises de curto prazo, tais como, o ajuste do mix de produtos em face das condies operacionais e de mercado existente. Em logstica seguindo os ensinamentos de Faria (2003) o volume um fator preponderante, pois se trabalha muito com volumes produzidos, movimentados, transportados, vendidos, distribudos, etc. 3.2 Custos logsticos: elementos fsicos e macroprocessos Estudos e discusses sobre custos logsticos so escassos. A mensurao dos mesmos deve iniciar pelo abastecimento, se estendendo at a entrega definitiva do produto/mercadoria aos clientes. Depreende-se da, a insero no conceito de cadeia de suprimentos. No entanto, na pouca literatura sobre custo logstico corriqueiro encontrar os custos logsticos tratados como elementos ou operaes especficas, tais como: transporte areo, transporte rodovirio, armazenagem, embalagens. Faria (2003, p. 70) afirma que os custos dos elementos e operaes fsicas logsticas, propriamente ditas, referem-se a: (1) embalagens e dispositivos de movimentao; (2) manuseio e movimentao de materiais no suporte s fbricas; (3) armazenagem e, (4) transporte. Esses so elementos comuns a qualquer processo logstico, quer se trate, por exemplo, da importao de componentes do abastecimento inter-plantas, da distribuio nacional de produtos ou de uma cadeia logstica de exportao.

11

Neste sentido, o desafio juntar todos os componentes citados numa perspectiva de logstica integrada, para buscar gerenciar os custos totais com logstica, promovendo ganhos financeiros as organizaes. Numa outra abordagem, os custos sero associados s logsticas de abastecimento, planta e distribuio. Segundo Faria (2003, p. 72)
cada um destes macroprocessos (abastecimento, planta e distribuio) constituem-se, na pratica, de diferentes cadeias logsticas. Uma cadeia logstica, no sentido de aqui empregado, uma seqncia de eventos e operaes fsicas que cumprem como uma tarefa logstica completa; por exemplo, uma importao de componentes eletrnicos da sia at entrega na fbrica em So Paulo.

3.3 Custos dos elementos/operaes fsicas de logstica A seguir ser trabalhado os principais componentes da formao de uma cadeia logstica, do abastecimento a distribuio: embalagens e dispositivo de movimentao, manuseio e movimentao de materiais no suporte fabricao, armazenagem e transportes. 3.3.1 Embalagens e dispositivos de movimentao So normalmente classificados em dois tipos: embalagem para consumidor, com nfase em marketing e a embalagem industrial, com nfase na logstica. Um dos objetivos da logstica movimentar bens sem danific-los. As embalagens e os dispositivos de movimentao (pallets, racks, etc.) tm como principais objetivos facilitar o manuseio e a movimentao, bem como a armazenagem, garantir a utilizao adequada do equipamento de transporte, proteger o produto, promover a venda do produto (mercadolgico), facilitar o uso do produto e prover o valor de reutilizao para o consumidor. Assim sendo, todos os produtos transportados devem estar bem protegidos, pois a mercadoria deve chegar ao destinatrio nos prazos aprazados e com total segurana. 3.3.2 Custos com manuseio/movimentao de materiais e outras operaes logsticas de No processo de produo tambm se exige bastante gerenciamento, fazendo parte do escopo da logstica. O fato da transferncia do materiais do almoxarifado para a esteira de produo requer estudos e anlises para que as operaes ocorram com bastante eficincia, bem como na prpria esteira e na conduo ao estoque final. Dentre as atividades envolvendo o manuseio de materiais /produtos destacam-se as seguintes:

suporte fabricao

12

reas, condies e equipamentos e mtodos operativos; Inspeo e devoluo de materiais; Rotas de movimentao e manuseio; Tempo de ciclo e, Ativos logsticos envolvidos. Segundo faria (2003, p. 77) o manuseio e a movimentao no agregam valor ao

produto, portanto, essas operaes devem ser mantidas em nvel mnimo. Para itens de baixo valor unitrio, a proporo dos custos de manuseio e movimentao, em relao ao custo total pode ser significativa e devem ser minimizadas. 3.3.3 Custos de armazenagem Com relao ao custo de armazenagem na opinio de Cometti (2003) so considerados os custos das instalaes e manuteno do armazm utilizado para guardar a mercadoria, incluindo: aluguis, depreciaes, manutenes, mo-de-obra de armazm, luz, gua, seguro do estoque e do prdio, impostos e custo do capital do capital investido em estoque. Na concepo de Ballou (1995) existem quatro razes para uma organizao utilizar espao fsico de armazenagem. Como segue: (1) reduzir custos de transporte e produo, (2) coordenar suprimento e demanda, (3) auxiliar o processo de produo e (4) auxiliar o processo de marketing. Segundo Institute of management of accoutants IMA (1989) apud Faria (2003, p. 82) h numerosas atividades e outros fatores que contribuem para a determinao dos custos de armazenagem, tais como:

Caractersticas de recebimento contemplam volumes por grupo de produto, modo de Caractersticas de estocagem (quantidade por pallet, empilhamento de pallet, temperatura Caractersticas de seleo de pedido ou embarque volume por grupo de produto,

transporte, caractersticas da carga, etc.;

requerida, etc.;

quantidade de lote de pedido, modo de transporte, taxa de atendimento de pedido e tempo de atendimento;

Necessidades de etiquetagem; Caractersticas de re-embalagem (bens danificados e especiais); Necessidade de mo-de-obra direta e equipamentos; e

13

Necessidade de recursos indiretos (superviso, manuteno de equipamentos, limpeza,

segurana, suprimentos, etc. 3.3.4 Transportes Os custos inerentes aos transportes so aqueles que mais tem sido estudado pelas empresas, devido a sua importncia. Os custos envolvem a movimentao de produtos do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente. Os fatores econmicos de transportes so afetados por sete aspectos especficos: distncia, volume, densidade, facilidade de acondicionamento, facilidade de manuseio, responsabilidade e fatores de mercado, tais como intensidade e facilidade de trfego. Os custos de transportes, caso a frota seja prpria, englobam:

Depreciao dos veculos; Remunerao do capital ou retorno financeiro; Mo-de-obra; Seguro e IPVA; Pedgios; Devem ser considerados carros extras, caso haja necessidade.

3.4 Custos logsticos nos processos/cadeias logsticas de abastecimento, planta e distribuio Torna-se necessrio a apresentao dos principais custos logsticos nos processos, ou seja, os custos das cadeias logsticas de abastecimento, planta e distribuio, sendo eles: 3.4.1 Custos de logstica de abastecimento A logstica de abastecimento engloba os custos para colocar materiais (nacionais e importados) disponveis aos sistemas logsticos e de produo, ou seja, traz-los dos fornecedores planta, utilizando tcnicas de estocagem, fluxo dentro dos canais de informaes, controle dos custos e produtividade. 3.4.2 Custo de logstica de planta Estes custos envolvem as atividades desde o recebimento das matrias-primas, todo o suporte logstico fabricao e a entrega dos produtos acabados para a expedio. Contempla os custos relativos ao recebimento e os custos com planejamento, programao e controles de produo.

14

3.4.3

Custos da logstica de distribuio Na viso de Faria (2003) os custos de distribuio englobam, entre outras atividades:

previso de demanda, quantificao e localizao de estoques de produtos e administrao de recursos. 3.4.4 Custo de manuteno de inventrios A manuteno de estoques representa para empresa vrios riscos como roubo, incndio, obsolescncia etc., alm do custo de oportunidade vinculado aos estoques, pois a empresa poderia investir seus recursos em outras oportunidades. Quanto se fala em manter estoques, quer dizer matrias-primas, materiais secundrio, produtos em processo e produtos acabados para venda. Faria (2003, p. 109) afirma que,
os custos de manuteno so associados ao investimento (custo de capital) que est sendo realizado para manter o inventrio disponvel aos usurios ou clientes. Podem ser divididos em: custo financeiro, de propriedade e de riscos. Os custos financeiros reconhecem que o capital requerido para financiar os investimentos.; os custos de propriedade so associados obteno dos materiais e os custos de riscos so associados manuteno do material por algum tempo.

importante frisar que os custos de manuteno de estoques no so contemplados nas demonstraes contbeis, nem tampouco referenciado na literatura de teoria de custos. Assim sendo, o custo de manuteno carece de um sistema de informao que gere dados para o gerenciamento dos custos logsticos. 3.4.5 Custo de tecnologia de informao e processamento de pedidos Segundo Bowersox e Closs (2001, p. 53) a tecnologia de informao o recursochave para se obter integrao. No entanto, da mesma forma que a avaliao de desempenho, os aplicativos de sistema de informao costumam ser criados tomando como base a estrutura organizacional. Dentre deste contexto encontram-se os ERPs (Enterprice Resourch Planning), por exemplo, que so sistemas integrados, que buscam sincronizar o fluxo das informaes, considerado elemento de grande importncia em todas as operaes. Os sistemas de informaes logsticas facilitam o processo de medio, controle e gerenciamento das operaes logsticas que ocorrem em uma empresa especfica, bem como ao longo de toda cadeia de suprimento. Segundo Faria (2003, p. 115) os

15

investimentos em tecnologia podem levar a ganhos significativos em produtividade com a melhoria do nvel de servio ao cliente, reduo de custos pela eliminao de erros e re-trabalhos (custo das falhas), bem como podem integrar as informaes entre fornecedores e clientes, oferecendo melhorias de resultados para a cadeia de suprimentos envolvida.

3.4.6

Custos tributrios Os impostos incidem sobre uma mercadoria toda vez que ela se movimenta de um

ponto ao outro, inclusive sobre o prprio transporte, armazenagem e servios prestados por terceiros. A forma de tributao tambm contribui decisivamente no gerenciamento dos custos logsticos envolvendo a parte tributria. Pois o governo editou normas que fizeram com que o PIS e COFINS, se tornassem no cumulativos, cujo controle semelhante ao empregado para o ICMS. Porm, caso a empresa opte pelo lucro presumido no h a necessidade de se implantar controles adicionais, uma vez que o PIS e COFINS incidem sobre o faturamento. No obstante os custos tributrios serem essencialmente considerados pelos empresrios quando da busca de novos mercados, nos livros de logstica no traz contribuies satisfatria e extensiva a despeito do estudo, registro e evidenciao dos custos tributrios aplicados logstica, seguindo o conceito de cadeia de suprimentos. 4 Da pesquisa 4.1 Informaes obtidas da empresa pesquisada A empresa sob anlise foi constituda em 1987, com o foco unicamente comercial. Atualmente, seu foco esta direcionado na industrializao, comercializao, importao e exportao de fertilizantes e na comercializao de produtos agrcolas. A mesma possui um total de trs fabricas e seis lojas distribudas em Gois e no Distrito Federal. O faturamento da empresa vem crescendo vertiginosamente, chegando em 2005 ao total aproximado de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhes de reais) mensal. Seus clientes ativos perfazem entre mais de 30.000 (trinta mil) cadastrados na empresa. Para abastecer tanto as unidades fabris bem como todas as lojas, a empresa negocia com aproximadamente 150 (cento e cinqenta) fornecedores, sendo estes nacionais e internacionais. A sociedade devido, sobretudo, ao seu crescimento na ltima dcada, somado ao fato da existncia real de crescimento tanto de fbrica como de loja, vem tambm buscando melhorias em suas prticas internas de controles, sobretudo nas reas de contabilidade e

16

controladoria.

Em Funo disso optou-se por estudar a referida empresa, no tocante a

participao da contabilidade na identificao e registros dos custos totais de logstica. 4.2 Proceder metodolgico Optou-se por fazer um estudo de caso, explorando ao mximo a varivel ligada aos custos totais de logstica. A presente pesquisa tem por objetivo estudar de forma exploratria, como a empresa enxerga importncia dos custos de logsticas para fins gerenciais. Todo o levantamento de dados se deu no departamento de contabilidade, por ser aquele que lida diretamente com os nmeros inerentes aos eventos organizacionais praticados pela empresa. Para obteno dos dados para anlise empregou-se como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada. Na viso de Marconi e Lakatos (2003) a entrevista o encontro entre duas pessoas, para que uma delas obtenha dados inerentes a determinado problema, mediante conversao de natureza profissional. Por entrevista estrutura as mesmas autoras (2003, p.197) entendem ser aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas aos indivduos so predeterminada. Assim foi utilizado um roteiro tratando sobre dois tpicos definidos:

Entendimento sobre a logstica; Identificao, acumulao e evidenciao dos custos logsticos a luz da teoria de

custos.

4.3 Resultados obtidos 4.3.1 Transporte e logstica O transporte predominante na empresa o terrestre. Segundo informado existem, algumas transportadoras que prestam servios quase que exclusivamente, h bastante tempo. Porm, existe na empresa um setor denominado transporte, que desenvolve as seguintes atividades:

Acompanhamento de transporte de matrias-primas, embora no execute Gerencia a movimentao de carga e descarga nos chamados canais de Cotao de preos com transportadoras locais para entrega de produtos aos Monitoramento emprico da entrega dos produtos.

negociao;

distribuio;

clientes. Isto feito tambm pelos gestores de cada canal.

17

A existncia conforme descrito pela empresa de um departamento de logstica, no se configura, considerando as atividades listadas acima. O papel de um departamento de logstica vai deste o estudo de variveis mercadolgica, passando por negociaes envolvendo a cadeia de suprimento, at o controle de todos os gastos ligados a estas atividades. Observou-se na empresa apenas o cuidado com a segurana do transporte, como tambm a alguns pequenos indcios de gerenciamento dessa rea. Frisa-se que o setor tem apenas um encarregado, que preocupa-se unicamente com o operacional. Pouco, ou nenhuma importncia, dada ao estudo da cadeia de suprimento, solicitao de relatrios de anlise dos gastos com logstica. Conclui-se assim, que a empresa no conta com um setor especializado, atento as evolues tcnicas e cientficas no estudo dos custos logsticos. 4.3.3 Logstica e contabilidade A empresa no possui integrao entre os vrios mdulos operacionais, o que retarda a apresentao de informaes fidedignas aos gestores. Tambm, identificou-se que a contabilidade ocupa-se mais com os aspectos burocrticos, destacando-se a parte tributria e societria, do que estudar e analisar os nmeros constantes dos registros contbeis, bem como efetuar projees futuras. O plano de contas da entidade no est concebido de forma a prever os custos totais com logstica, separadamente, como, por exemplo, via centro de custo, que permitisse listar relatrios contendo os gastos com transporte, armazenagem, embalagens, movimentao interna, bem como gastos com a distribuio dos produtos vendidos aos clientes e a qualidade da prestao de servios. Neste plano de contas apenas so caracterizadas as principais, onde as contas de custos logsticos no so agrupadas de forma que beneficie a rpida visualizao e identificao por parte dos gestores, estes custos em parte so caracterizados como custos de fabricao. Assim este conjunto de informaes preciosas, torna-se incompleta ao gerenciamento dos custos logsticos. A informao mais clara verificada refere-se aos custos de transportes ligados aos chamados canais de venda que na verdade so os custos de transportes registrados por unidades fabris e lojas do entorno. Assim sendo, no se pode considerar que so mtricas eficazes de registros, mas apenas um controle bsico de transporte.

18

Os gestores estudam medidas de melhoramento com base neste relatrio que podem s vezes gerar informaes incompletas, podendo distorcer a natureza da deciso e provocar prejuzos financeiros, econmicos e at mesmo operacionais. Ressalta-se que o tipo de contabilizao efetuada ocorre em virtude do mtodo empregado para controle de estoque, qual seja o inventrio peridico. Por esse sistema a empresa somente apura seu custo quando da contagem de estoque, efetuando o controle dos custos no grupo de resultado. A empresa adota tambm a prtica de arbitramento de seus produtos acabados, assim como daqueles em elaborao, tendo em vista no utilizar um sistema de custeio integrado e coordenado com a contabilidade. Essa prtica dificulta ainda mais o controle dos custos de logstica para fins de deciso. Quanto elaborao de relatrio de custos em logstica, no existe nenhum documento interno com essas caractersticas, existindo to-somente controles de transportes por canais conforme dito anteriormente, feito pela contabilidade com bastante atraso, cerca de quatro meses depois do levantamento de dados. Existem alguns controles extra-contbeis em planilhas fora do sistema de informtica, poucos utilizados pelos principais gestores. As razes listadas para a pouca ou nenhuma participao da contabilidade no processo de registro e controle de custos logsticos so aquelas inerentes falta de comunicao entre reas e assuntos ligados ao sistema de informao utilizado pela empresa, no registro das operaes. Foi lembrado ainda a diviso setorial existente na empresa entre a contabilidade e produo. Frisa-se que este empecilho diz respeito a um dos principais mecanismos de controle interno, a comunicao entre reas. A contabilidade fica rf dos dados e informaes processadas no setor de produo e transporte. No entanto, pode-se afirmar que as condies para implantao de um prottipo contbil para a identificao, mensurao e divulgao de custos com logstica deveria partir do prprio setor. Conforme Iudcibus e Marion (2000, p.42
A contabilidade , objetivamente, um sistema de informao e avaliao destinado a prover seus usurios com demonstraes e anlises de natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade, com relao entidade objeto de contabilizao.

Assim, a nica rea capaz de mensurar os custos logsticos e rea apta ao repasse informaes a contabilidade, pois nesta que se concentram todos os dados necessrios para auxiliar os gestores em sua tomada de deciso. 4.2.4 Contribuies

19

Por intermdio da pesquisa foi possvel detectar falhas que no possibilitam evidenciar os dados logsticos aos gestores, e dado a importncia destes custos na formao da tomada de deciso, verificou-se assim que os gestores no esto sendo subsidiados de maneira suficiente para o eficaz gerenciamento da empresa. Entende-se a contabilidade, como um centro de informao, cujo papel primordial o de subsidiar os gestores em suas decises. ntida a urgente necessidade de relatrios, sucintos e claros, que possibilitem aos gestores identificarem todos os custos logsticos, permitindo, assim uma rpida visualizao das reas com maior concentrao dos mesmos. Atravs destes dados os gestores podero buscar a otimizao destes custos. Entende-se que, para que o gestor busque a otimizao dos custos logsticos, ele precisa ter uma viso global em relao a estes custos e sua representao no resultado da empresa. E somente com relatrios precisos ele poder ter acesso a essas informaes valiosssimas. Assim, poder-se-ia adotar na empresa em estudo, a organizao de seu plano de contas reestruturando e criando um grupo distinto para custos logsticos. Facilitando, desta forma, os registros contbeis. Alm da reestruturao do plano de contas, poder-se-ia adotar uma demonstrao de resultados gerenciais, abordando de forma separada os custos logsticos, fornecendo assim para os gestores a viso global, citada anteriormente, e a anlise dos dados em relao ao resultado empresarial.
DEMONTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO RECEITA OPERACIONAL BRUTA Venda de produtos Servios prestados DEDUES DA RECEITA BRUTA Impostos incidentes sobre vendas Devolues e abatimentos RECEITA OPERACIONAL LQUIDA CUSTOS DOS PROD VEND E DOS SERV PRESTADOS LUCRO BRUTO DESPESAS OPERACIONAIS Com vendas LEI 6.404/76

20

Gerais e administrativas Despesas financeiras (deduzidas das de X em X2 e X em X1) OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS Resultado de participaes em outras sociedades Participaes nos resultados de coligadas e controladas pelo MEP Dividendos e rendimentos de outros investimentos Outras (indicar natureza) LUCRO OPERACIONAL RESULTADOS NO OPERACIONAIS RESULTADO DO EXERCCIO ANTES DOS IMPOSTOS, CONTRIBUIES E PARTICIPAES PROVISO PAR IMPOSTO DE RENDA CONTRIBUIO SOCIAL PARTICIPAES E CONTRIBUIES LUCRO DO EXERCCIO Fonte: Adaptado de Iudcibus, Gelbcke e Martins (2003) Quadro 1 Demonstrao de resultados de exerccios conforme Lei 6.404/76

A demonstrao de resultados de exerccio conforme a legislao societria, no permite, de forma clara, a identificao dos custos logsticos por parte dos gestores, deixando assim de alcanar o grande objetivo da contabilidade, subsidiar os mesmos e outros usurios da informao contbil na tomada de deciso. Assim, a exemplo do quadro 1, verifica-se que a demonstrao de resultados de exerccio tradicional no permite discutir o impacto dos custos logsticos no resultado empresarial, como os trabalhados no referencial bibliogrfico. Deste modo, sugere-se no quadro 2 a formatao de uma demonstrao de resultados de exerccios gerencial. Nesta nova formatao, o gestor visualiza de forma clara e precisa estes impactos, contribuindo assim para a formao de sua tomada de deciso.
DEMONTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO GERENCIAL- FOCO EM LOGSTICA RECEITA OPERACIONAL BRUTA Venda de produtos Servios prestados DEDUES DA RECEITA BRUTA Devolues e abatimentos CUSTOS LOGSTICOS NOS PROCESSOS Custos tributrios Pis Cofins Icms

21

Custos de logstica de abastecimento Materiais Nacionais Fretes Outros Materiais Importados Fretes Custos de logstica de planta Custos dos produtos fabricados Custos de manuteno de inventrio Custos financeiros Custos de propriedade Custos de riscos Perdas com obsolescncia Produtos defeituosos Perdas no processo de logstica Outros Custo de TI e processamento de pedidos Custo de logstica de distribuio Custos decorrentes da movimentao de estoques Custos decorrentes da entrega de mercadorias a clientes Despesas com embalagem (vendas) Transporte LUCRO BRUTO DESPESAS OPERACIONAIS Com vendas (descontos) Gerais e administrativas Despesas financeiras (deduzidas das de X em X2 e X em X1) OUTRAS RECEITAS E DESPESAS OPERACIONAIS Resultado de participaes em outras sociedades Participaes nos resultados de coligadas e controladas pelo MEP Dividendos e rendimentos de outros investimentos Outras (indicar natureza) LUCRO OPERACIONAL RESULTADOS NO OPERACIONAIS RESULTADO DO EXERCCIO ANTES DOS IMPOSTOS, CONTRIBUIES E PARTICIPAES PROVISO PAR IMPOSTO DE RENDA CONTRIBUIO SOCIAL PARTICIPAES E CONTRIBUIES LUCRO DO EXERCCIO Fonte: Elaborado pelos autores Quadro 2 Demonstrao de resultados de exerccios gerencial com foco em logstica

Como proposta empresa sob anlise opta-se pela adaptao da demonstrao de resultados prescrita pela legislao societria, num demonstrativo gerencial. Desta forma

22

importante reforar, que o profissional contbil, elaborar uma demonstrao de resultados pela tica da legislao societria e uma para fins gerenciais. 5 Consideraes finais A pesquisa retratou o estudo em uma empresa considerada de mdio porte no estado de Gois. Onde se observou a no integrao da contabilidade na apurao dos custos logsticos, e uma ineficcia na teoria de custos, quanto ao fato de no haver estudos explcitos sobre os custos totais dos mesmos, onde estes dados se confundem em meio a demonstraes contbeis no permitindo ao gestor a sua rpida identificao e levando o mesmo ao uso de planilhas e relatrios extra-contbeis ou mesmo ao erro em sua tomada de deciso. Para que os gestores da empresa em estudo possam obter dados logsticos claros e tempestivos, esta dever adotar uma posio diferente com o seu departamento contbil, integrando o mesmo aos outros diferentes departamentos. Tendo a contabilidade que assumir o seu papel como sistema de informao, reestruturando seu plano de contas e demonstrao de resultados para identificao dos custos logsticos, divergindo assim da teoria de custos, pois nesta os mesmos so esparsos. A demonstrao de resultados gerencial resultar em uma importante ferramenta ao gestor onde este ver com clareza as reas logsticas que demandam maior custo, podendo o mesmo analisar e tomar medidas cabveis reduo de custos, como tambm medidas para alcanar melhores resultados empresariais. Referncias BABBIE, Earl (traduo de Guilherme Cezarino). Mtodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999. BALLOU, Ronald H. Logstica empresarial: transportes, administrao de materiais e distribuio fsica; traduo hugo T. Y. Yoshizaki. So Paulo: Atlas, 1995. BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logstica e gerenciamento da cadeia de abastecimento. So Paulo: Saraiva, 2003. BOWERSOX, Donald J., CLOSS, David J. Logstica empresarial: o processo de integrao da cadeia de suprimentos. traduo Equipe do Centro de Estudos em Logstica, Adalberto Pereira das Neves. So Paulo: Atlas, 2001. CHRISTOPHEN, Martin. Logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratgias para a reduo de custos e melhorias dos servios. Traduo Francisco Roque Monteiro Leite. So Paulo: Pioneira, 1997. COMMETI, Gerson. Um modelo de identificao, mensurao e informao dos custos com a logstica em indstria de mdio porte. Dissertao (mestrado) Centro Universitrio

23

lvares Penteado, mestrado em controladoria e contabilidade estratgica, So Paulo, 203, p. 180. CORONADO, Osmar. Contribuio para o estudo de formao de preos e planejamento de resultado com a logstica integrada, no setor atacadista/distribuidor, sob a tica da gesto econmica. Tese ( Doutorado em Controladoria e Contabilidade ), Universidade de Economia, Administrao e Contabilidade, So Paulo,2000. FARIA, Ana Cristina de. Custos logsticos: uma abordagem na adequao das informaes da controladoria gesto da logstica empresarial. Tese ( Doutorado em Controladoria e Contabilidade ), Universidade de Economia, Administrao e Contabilidade, So Paulo,2003. FLEURY, Paulo Fernando, WANKE, Peter, FIGUEIREDO, Kleber Fossati (Organizadores). Coleo COPPEAD de administrao: centro de estudo de logstica. So Paulo: Atlas, 2000. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2003. NOVAES, Antnio Galvo. Logstica e gerenciamento da cadeia de distribuio. Rio de Janeiro: Campus, 2001. IUDICIBUS, Srgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por aes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2000. KOBAYASHI, Shunichi. Renovao da logstica, como definir estratgias de distribuio fsica global. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2000. ( Traduo de Valria Custdio dos Santos )

Vous aimerez peut-être aussi