Vous êtes sur la page 1sur 62

ADMINISTRAO DE MOODLE

APOSTILA DO CURSO

MOODLE: Por uma viso melhor da EAD

Reorganizao Joo Rocha Outubro de 2012

O Ensino a Distncia
A formao em educao distncia implica em vrias mudanas de paradigmas. Do uso de materiais didticos mediao pedaggica, essa modalidade nos faz assumir diferentes papis e centrar ainda mais esforos na construo dos autos. Promover o aprender a aprender uma tarefa desafiadora para discentes e certamente, para muitos docentes. Considera-se como mediao pedaggica o tratamento de contedos e das formas de apresentao os temas, o que facilita o processo educativo e possibilita uma educao mais reflexiva, mais interativa(Gutierrez e Prieto -(1994). Na sua concepo a mediao pedaggica procura abrir caminhos para novas relaes do estudante: com os materiais, com o prprio contexto, outros textos, com seus colegas de aprendizagem, incluindo o docente, consigo mesmo e com o futuro. H tambm uma caracterstica bsica, porm importantssima, denominada aprendizagem colaborativa, ou seja, desenvolver um ambiente que incentive o trabalho em grupo, respeitando as diferenas individuais. Todos os integrantes possuem um objetivo em comum e interagem entre si em um processo em que o aluno um sujeito ativo na construo do conhecimento e o educador um mediador, orientador e condutor do processo educativo. Todos ganham com isso. Todos aprendem. Por se constiturem em meios intermedirios entre o professor e o aluno a produo de materiais didticos para o ensino distncia deve obedecer a parmetros pr-estabelecidos levandose em considerao: o tempo e os recursos disponveis, as caractersticas objetivos e particularidades das disciplinas, efetividade dos diversos meios e estratgias institucionais. A aprendizagem dever estar pautada em uma nova forma de se pensar e de se fazer educao, partindo-se de uma conscincia crtica coletiva para aes individuais que produzam respostas coletivas no processo de produo do saber. Evidentemente, essa produo poder ser originada em aes ou experimentos empricos, porm haver de se conservar o compromisso de responsabilidade e de tica em tudo que se pretenda criar, desenvolver ou inovar. 1 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E DA COMUNICAO Poderamos iniciar este assunto abordando muitos conceitos sobre as tecnologias da informao e da comunicao e sua grande importncia para o apoio ao aprendizado, porm, para no perdermos o foco principal do curso, que administrar o LMS-Moodle, levantaremos e conceituaremos algumas questes elementares sobre as TICs no contexto educacional, para termos alguns subsdios desejveis de conhecimento e para melhor entender o papel do profissional que atuar como responsvel por administrar um Sistema de Gerenciamento de Curso, como o LMSMoodle. dos alunos, os

os resultados e as investigaes feitas sobre a

Observe o modelo que conceitua a TI (tecnologia da informao):

TECNOLOGIA DA INFORMAO

TECNOLOGIA
o conhecimento adquirido e organizado relativo a uma determinada rea de interveno.

INFORMAO
Ato ou efeito de informar. Conjunto de dados articulados de forma a terem um significado.

Ao fazermos uma juno dos conceitos e de entendimentos podemos ter outro conceito: a Tecnologia da Informao consiste em processos de tratamento, controle e comunicao da informao, fundamentalmente por meio de meios eletrnicos. Esse processo de tratamento da informao poder ser essencialmente ligado informtica, utilizando-se, portanto, computadores ou sistemas de computao. Ao associarmos a Comunicao neste contexto, teremos um imenso campo de teorias e assuntos decorrentes at mesmo das novas descobertas na rea tecnolgica, como o exemplo dos aperfeioamentos dos dispositivos mveis, mas este um assunto parte. Podemos aproveitar alguns aspectos bsicos da comunicao:

TELECOMUNICAO

Consiste em um servio de comunicao a distncia que envolve a integrao de sistemas, tais como: televiso, vdeo, linhas telefnicas, satlites, etc.

TELEMTICA

Caracteriza-se pela conjugao de meios informticos, tais como: computadores, modems, etc., com meios de comunicao a distncia: linhas telefnicas, satlites, etc.

Em um contexto de Educao a Distncia (EaD), os servios telemticos mais utilizados so:

WWW (World Wide Web) Teia de alcance mundial; E-mail (correio eletrnico) e V-mail (Video mail); Listas de correio (mailing lists); Transferncia de arquivos ou ficheiros (FTP); Videoconferncia; Grupos de discusses.

Neste momento, podemos dizer que mais confortvel falarmos nas TICs de forma que fique bem clara a sua importncia e aplicabilidade nos dias atuais. Um dos pontos fortes deste contedo justamente a linguagem utilizada e de fcil entendimento, desta forma, podemos seguir mais longe. Podemos dizer que, hoje, torna-se inegvel a influncia das tecnologias da informao e da comunicao em nossa rotina, sejam em nveis profissionais em geral e em nveis educacionais. Com toda a velocidade que a tecnologia evolui e de certa forma com a complexidade com que ela avana, esbarrando em diversos outros nveis da sociedade, causa modificaes no trabalho, em casa, na sala de aula, entre outras. As novas formas de conhecer e de se comunicar criam processos de virtualizao, transformando de forma radical os conceitos de espao e tempo. Assim: Essa reconstituio dos espaos tem uma substncia cientfico-tecnolgica informacional. No nem meio natural, nem tcnico. A cincia, a tecnologia e a informao esto na mesma base de todas as formas de utilizao e funcionamento do espao (...) (SANTOS, 1996, p. 51). Entendemos que as TICs constituem uma esfera dinmica no que podemos dizer Sociedade do Conhecimento ou Sociedade da Informao, como sugerem alguns autores, em que o acmulo de informaes no faz diferena, mas a diferena se faz no como redimensionar, dinamizar essas informaes. Pois essas Tecnologias, longe de ser o exemplar material de uma ideia platnica, uma intensa rede de interfaces aberta a novas conexes de processos imprevisveis que podem transformar radicalmente seu significado e seu uso. Desse modo, massa de dados digitais disponveis se infla o tempo todo. E quanto mais ela cresce, mais preciso estrutur-la, cartograf-la, criar uma matriz com estradas expressas e avenidas lgicas; mas as interfaces para a caa eficaz ao garimpo furioso devem ser aperfeioadas. (LVY, 1996, p. 108). De acordo com Belloni (1998), uma nova pedagogia necessita ser inventada, concebendo as tecnologias como meios, linguagens ou fundamentos das metodologias e tcnicas de ensino, sem esquecer-se de consider-las como objeto de estudo e reflexo, assegurando sua integrao crtica e reflexiva aos processos educacionais. Alguns pesquisadores chegam a considerar a tecnologia como o fundamento dessa nova pedagogia (PRETTO e PINTO, 1996). Assim, o uso da TIC na educao caminha no sentido da produo compartilhada de conhecimento, favorecida pela resoluo de problemas ou desenvolvimento de projetos, nos quais a escrita, por meio da TIC, induz liberdade de expressar e comunicar sentimentos, registrar percepes, ideias, crenas e conceitos, refletir sobre o pensamento representado e reelabor-lo.

A WORLD WIDE WEB COMO DISSEMINADORA DE CONHECIMENTOS

A World Wide Web (que em significa, Rede de alcance mundial; tambm conhecida como Web e WWW) um sistema de documentos em hipermdia que so interligados e executados na internet. Os documentos podem estar na forma de vdeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informao, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informaes (chamadas documentos ou pginas) de servidores web (ou stios) e mostr-los na tela do usurio. O usurio pode ento seguir as hiperligaes na pgina para outros documentos ou mesmo enviar informaes de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligaes , comumente, chamado de navegar ou surfar na web. Web 2.0 um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda gerao de comunidades e servios, tendo como conceito a Web como plataforma, envolvendo wikis, aplicativos

baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informao. Embora o termo tenha uma conotao de uma nova verso para a web, ele no se refere atualizao nas suas especificaes tcnicas, mas a uma mudana na forma como ela encarada por usurios e desenvolvedores, ou seja, o ambiente de interao que hoje engloba inmeras linguagens e motivaes. Alguns especialistas em tecnologia, como Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web (WWW), alegam que o termo carece de sentido, pois a Web 2.0 utiliza muitos componentes tecnolgicos criados antes mesmo do surgimento da Web. Alguns crticos do termo afirmam tambm que esta apenas uma jogada de marketing (buzzword). A Web diferente de internet, uma vez em que a internet a rede mundial de computadores e toda a infraestrutura, a Web um dos servios da internet. Saber diferenciar estas tecnologias de fundamental importncia para quem ir atuar como administrador de um sistema de gerenciamento de cursos como o LMS- Moodle. O modelo de pginas inteligadas na internet e os inmeros recursos embutidos nas pginas e interconectados com outros recursos de outras pginas, ampliam as possibilidades de disseminao de conhecimentos e tornam a Web um caminho sem volta, quando mais se envolve, mais se aprende, isto uma realidade. O crescente avano tecnolgico das redes de computadores associado necessidade inerente ao ser humano de se comunicar motivou o desenvolvimento de inmeras ferramentas de software destinadas a atender esta nova demanda. As pessoas passaram a utilizar os computadores conectados rede mundial para se comunicarem com outras pessoas, formar grupos de trabalho ou para se divertir. Este fenmeno nos remete a um novo conceito de interao do humano com o humano por intermdio do computador, conhecido como Human-Human Interaction (HHI) (ISHII, 1993).

Poderamos dedicar muitos e muitos tpicos deste curso quando o assunto Web, porm um dos entendimentos que devemos ter neste momento sobre a Web que a dinamicidade das pginas e a interatividade com o contedo e o meio, aliados aos recursos, abrem a cada dia novos horizontes e possibilidades de desenvolvimento de sistemas mais inteligentes e sofisticados, ento junta-se alguns ingredientes de diferentes eras do conhecimento e a surgem novas metodologias de ensinar a distncia. Os autores Bottentuit Junior e Coutinho (2008, p. 4) complementam afirmando que A filosofia da Web 2.0 prima pela facilidade na publicao e rapidez no armazenamento de textos e arquivos, ou seja, tem como principal objetivo tornar a Web um ambiente social e acessvel a todos os utilizadores, um espao onde cada um seleciona e controla a informao de acordo com suas necessidades e interesses. 2.1 A W3C

um consrcio internacional que mantm uma cultura global no desenvolvimento da Web. Quem membro do W3C ganha um papel importante de liderana no futuro da Web, promove a sua imagem como uma empresa inovadora por participar da misso e do impacto de um organismo internacional de padres e sabe de forma antecipada as tendncias do mercado. Os membros do W3C so oriundos da indstria de servios e produtos de tecnologia, provedores de contedo, usurios corporativos, laboratrios de pesquisas, oranismos de padres e rgos governamentais, todos trabalhando para alcanar consensos em torno do futuro da Web. A W3C o local onde o futuro da Web construdo. Nossos afiliados trabalham juntos para projetar e padronizar tecnologias que constroem a universalidade da Web. O W3C cria o poder de comunicar, trocar informaes e programar aplicaes dinmicas para qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer tempo e usando qualquer dispositivo. (TIM BENERS LEE, diretor e Inventor da WWW). 3 ACESSO AO PORTAL MOODLE.ORG

Antes de iniciar o estudo deste item sobre o acesso ao portal moodle.org, alguns esclarecimentos:

Devido intensa participao de usurios na comunidade moodle.org e dinamicidade de novos recursos na Web, os procedimentos apresentados neste item podem, ao longo do tempo, ficar desatualizados, cabendo ao usurio estar em constante acesso aos links e demais procedimentos operacionais do portal moodle.org, a fim de atualiza-se e estar ciente de possveis modificaes.

fundamental, ao longo dos estudos aqui apresentados, procurar realizar a busca de fontes de pesquisas para o complemento das informaes e melhor entendimento de conceitos. Ao longo dos estudos sobre o portal moodle.org, alguns procedimentos operacionais dentro do prprio portal devero ser cumpridos possibilitando o avano dos contedos abordados. O Portal moodle.org poder ser acessado pelo seguinte endereo:

www.moodle.org Ser apresentada a seguinte pgina: FIGURA 1 - PGINA PRINCIPAL DO PORTAL MOODLE.ORG

Ao acessar a pgina pela primeira vez, voc observar que o seu idioma oficial a lngua inglesa, portanto, as informaes contidas nesta pgina aparecero neste idioma. importante ressaltar neste momento que ao longo dos estudos a lngua inglesa ser predominante em algumas situaes, ter alguma noo da lngua torna-se essencial para at mesmo aproveitar o curso e conhecer com mais facilidade as ferramentas aqui apresentadas. Antes de qualquer avano nos estudos das funcionalidades do portal moodle.org, devemos efetuar um cadastro de usurio. Podemos proceder da seguinte forma: - Clique no link de Acesso localizado no canto superior esquerdo da pgina. FIGURA 2 - PGINA PRINCIPAL DO PORTAL MOODLE.ORG FONTE: Arquivo pessoal do autor. Ser apresentada a seguinte pgina:

FIGURA 3 - PGINA DE ACESSO DE USURIO

- Clique no boto cadastramento de usurios. FIGURA 4 - PGINA DE ACESSO DE USURIO

Ser apresentada a seguinte pgina para o seu cadastro no portal:

FIGURA 5 - PGINA PARA CADASTRO DE USURIO

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Preencha os dados solicitados no formulrio. Estes dados devem ser vlidos para que o sistema possa efetivar o cadastro. No final do preenchimento do formulrio, d um clique no boto Cadastrar este novo usurio. Uma vez cadastrado no portal moodle.org, voc poder acess-lo pela pgina de entrada para que informe o seu nome de usurio e senha. FIGURA 6 - PGINA DE ACESSO DE USURIO

Ao efetuar o acesso, a pgina principal do portal ser apresentada. Observe que no canto superior esquerdo da pgina ser informado o nome do usurio que fez o acesso. FIGURA 7 - PGINA PRICIPAL DO PORTAL MOODLE.ORG ACESSADA PELO USURIO

Fonte: Arquivo pessoal do autor.

3.1

A ORGANIZAO DO PORTAL MOODLE.ORG

Aps realizar todos os procedimentos de cadastro para ter acesso s funcionalidades do portal moodle.org, podemos desfrutar de alguns aspectos importantes disponveis. Vamos lembrar que o nosso foco termos subsdios para atuar como administrador do LMS-Moodle, portanto neste contedo, vamos atuar nos aspectos mais necessrios ao administrador Moodle, mesmo assim, procure explorar por meio de leitura os demais links e menus existentes dentro do portal, lembre-se que o seu aperfeioamento no se resume somente aos assuntos tratados aqui, ento explore, pesquise, discuta e participe por meio de outras fontes de informao. Vamos comear acionando o menu Meus cursos, localizado na barra de menus do portal, observe:

FIGURA 8 - PGINA DO PORTAL MOODLE.ORG

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Neste menu devemos escolher a opo Brasil para visualizarmos todos os aspectos relativos ao portal do moodle.org no Brasil. Esta alternativa s possvel a usurios

previamente cadastrados.

FIGURA 9 - PGINA DO PORTAL MOODLE.ORG - CURSO BRASIL

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Para efetuarmos uma anlise nos diversos aspectos da pgina do Curso Brasil (portal moodle.org no Brasil), vamos segmentar os assuntos, acompanhe:

3.1.1 Programao: Avisos e Novidades Observe:

Este link o levar para o frum de discusses sobre os diversos acontecimentos e novidades que envolvem os usurios do LMS-Moodle. interessante observar o tipo de assunto que tratado neste frum, pois um dos princpios fundamentais dos usurios ativos do portal moodle.org a coerncia nos assuntos postados, no sendo aconselhvel postar assuntos que no tenham um fundamento ou que fazem propagandas a servios, etc. Tenha o cuidado de no postar assuntos sem uma contextualidade, isso faz com que o frum seja mais direcionado e til aos demais usurios. 3.1.2 Programao: Documentao Moodle Este link o levar para a pgina principal sobre a documentao do Moodle. Este espao possui como objetivo a colaborao dos usurios em aprimorar a documentao do Moodle para o Brasil. Neste espao, podemos encontrar uma vasta documentao sobre o o temz para diferentes tipos de usurios que iro manipular o programa. D um clique no link Documentao para administradores e observe a vasta documentao existente. FIGURA 10 - PGINA PRINCIPAL DE DOCUMENTAO DO MOODLE

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

Observe os assuntos dispostos na pgina e que so teis aos usurios administradores do Moodle. Os tpicos abordados so muito interessantes para que o administrador possa se aprofundar na administrao do LMS-Moodle. Podemos destacar: Instalao; Atualizao; Configurao; Qualidade; Desempenho. 3.1.3 Programao: Grupos de Discusso por meio dos grupos de discusses que podemos crescer cada vez mais nos estudos de diversos assuntos sobre o LMS-Moodle. Observe que o Grupo de discusso est dividido por segmentos diferenciados, tais como: Resoluo de problemas tcnicos: assuntos de carter tcnico do Moodle. Pedagogia e atividades em Moodle: assuntos relativos didtica utilizada nas atividades . Desenvolvedores: assuntos para desenvolvedores (programadores) em Moodle, uma vez em que o cdigo padro a linguagem programao PHP.

3.1.4 Programao: Tutoriais e Documentos Estes links apresentam as documentaes do Moodle que so apresentadas em congressos e eventos. Observe que at o momento da produo deste contedo, o link Demo em Portugus est incompleto, cabendo ao usurio e estudante deste curso estar ciente de que em breve o mesmo link poder estar completo para a consulta.

3.1.5 Programao: Sites Moodle e Servios Comerciais

Nesta parte, temos um link que direciona para um frum diversas informaes de carter comercial, tais como: hosting para o Moodle, assessoria, treinamentos. Tambm apresenta dispositivos para insero de sites em listas de sites Moodle da comunidade, etc.

3.1.6 Programao: Tradutores e Traduo Os links apresentados nesta parte so relativos aos diversos aspectos sobre a traduo do Moodle, download e glossrio.

claro que para fazer um melhor uso da documentao do Moodle e participar dos fruns de discusses do portal moodle.org, o usurio precisa interagir com outros participantes e estar bem informado em acontecimentos do mundo Moodle. Para que isto possa acontecer, torna-se necessrio o acesso ao portal e se possvel, a sua colaborao com a comunidade, sendo em forma de participao nas dicas mais tcnicas ou na forma de traduo de documentos. O interessante dar a sua parcela de contribuio.

AS DIFERENTES VERSES DO LMS-MOODLE

Para falarmos a respeito das diferentes verses do LMS-Moodle, faremos um regaste em um breve momento da histria do programa. O LMS-Moodle um projeto em andamento. O responsvel pelo desenvolvimento foi Martin Dougiamas, que continua a lider-lo:

Venho trabalhando nele, de uma forma ou outra, h vrios anos. Comeou nos anos 1990, quando era webmaster na Curtin University of Technology e administrador de sistemas da instalao deles do WebCT. Encontrei muitas frustraes com esse bicho do WebCT e fui adquirindo uma coceira que precisava aliviar tinha que ter uma forma melhor (no, no Blackboard). Tambm conheo muita gente em escolas e pequenas instituies (e algumas grandes!) que querem fazer um melhor uso da internet, mas no sabem por onde comear, no labirinto de tecnologias e pedagogias que andam por a. Sempre tive a esperana de que houvesse uma alternativa aberta (free) que estas pessoas pudessem usar para lhes ajudar a disponibilizar suas capacidades tecnolgicas no ambiente da rede. Vrios prottipos iniciais foram desenvolvidos e descartados, antes que ele lanasse a verso 1.0 para um mundo surpreso, no dia 20 de agosto de 2002. Esta verso estava dirigida a pequenas turmas, mais ntimas, em nvel universitrio, e era sujeita a pesquisas de estudo de casos que analisavam de perto a natureza da colaborao e da reflexo que aconteciam entre pequenos grupos de participantes adultos.

Desde ento, tem havido uma disponibilizao constante de uma srie de novas verses, que acrescentam novos recursos, melhor escalabilidade e melhor desempenho. medida que o Moodle se espalhou e a comunidade cresceu, mais sugestes e comentrios foram recebidos de uma gama mais ampla de pessoas em diversas situaes de ensino. Por exemplo, o Moodle no s usado em universidades, mas tambm em escolas secundrias e primrias, organizaes sem fins de lucro, empresas privadas, por professores independentes e mesmo por pais que ensinam em casa. Um nmero cada vez maior de pessoas pelo mundo afora vem contribuindo com o Moodle de diversas maneiras. Uma importante caracterstica do projeto o site moodle.org, que prov um ponto central para informao, discusso e colaborao entre os usurios, o que inclui administradores de sistemas, professores, pesquisadores, desenhistas instrucionais e, claro, desenvolvedores. Como o Moodle, este site est sempre evoluindo para se adequar s necessidades da comunidade e ser sempre aberto e gratuito. Em 2003, foi criada a empresa moodle.com, para dar suporte adicional, em termos comerciais, para queles que precisarem, e para oferecer hospedagem gerenciada, consultoria e outros servios. Destacamos as diferentes verses j lanadas do LMS-Moodle: Moodle 2.3.1; Moodle 2.2; Moodle 2.0; Moodle 1.9.9; Moodle 1.7; Moodle 1.6.2; Moodle 1.6.1; Moodle 1.6; Moodle 1.5.4; Moodle 1.5.3; Moodle 1.5.2; Moodle 1.5.1; Moodle 1.5; Moodle 1.5 e anteriores.

A cada diferente verso lanada do LMS-Moodle, novos implementos so apresentados e muitas novas melhorias so lanadas por desenvolvedores engajados no projeto. Cabe ao usurio administrador Moodle estar em constante atualizao dos assuntos e demais aspectos que podem potencializar as atividades de gerenciamentos de cursos.

VISO GERAL DO LMS-MOODLE

O desenho e desenvolvimento do Moodle guiado por uma filosofia de aprendizagem especial, um modo de pensar sobre o qual so encontradas referncias, em poucas palavras, como uma "pedagogia socioconstrucionista". O LMS-Moodle um produto ativo e em evoluo. Apresentamos alguns aspectos fundamentais do Moodle, dentre muitas outras caractersticas que ele possui: 5.1 O LMS-MOODLE EM LINHAS GERAIS

Em linhas gerais, podemos destacar: Pedagogia socioconstrucionista: isto quer dizer que o Moodle adota uma metodologia de colaborao, atividades, reflexo, crticas, etc. Aulas 100% on-line: O Moodle adequado execuo de aulas 100% on- line. Simplicidade: O Moodle simples de manipular, leve, eficiente, compatvel, utiliza interface baseada em navegadores de tecnologia simples. Fcil instalao: A instalao do Moodle fcil em qualquer plataforma que suporte o PHP. Independncia de base de dados: O Moodle completamente independente

de base de dados, suporta a grande maioria das bases de dados existentes. Descries dos cursos: a lista de cursos utilizada pelo Moodle mostra as descries de cada curso existentes no servidor. Categorizao de cursos: O Moodle pode suportar milhares de cursos. Segurana: O Moodle d nfase em segurana o tempo todo, os formulrios so todos checados, os dados validados, os cookies codificados, etc.

Estas linhas gerais apresentadas so caractersticas bem amplas do LMS- Moodle, mesmo assim j podemos ter uma ideia dos recursos que podem ser gerenciados adotando-se critrios e planejamento. 5.2 A ADMINISTRAO DO SITE DO MOODLE com a administrao total do Moodle, neste item so

Ateno! No confunda

apresentados os aspectos do site Moodle, so eles: O site administrado por um usurio administrador, definido durante a instalao. A extenso (plug-in) permite que o administrador ajuste as cores, fontes, aparncia, etc. do site, para atender as preferncias de cada um. Extenses (plug-in) com mdulos de atividade podem ser adicionadas a instalaes existentes do Moodle. Extenses (plug-in) com pacotes de idioma permitem total compatibilidade com qualquer idioma. Estes podem ser editados usando um editor embutido baseado em web. Atualmente existem pacotes de idioma para mais de 60 idiomas. O cdigo PHP escrito de forma clara sob licena GPL fcil de modificar para se ajustar s suas necessidades.

5.3

A ADMINISTRAO DOS USURIOS

Alguns aspectos so importantes quanto administrao de usurios: Os objetivos so de reduzir o envolvimento do administrador ao mnimo, ao mesmo tempo em que assegura alta segurana. Suporta uma variedade de mecanismos de autenticao por meio de extenses

(plug-in) com mdulos de autenticao, permitindo fcil integrao com sistemas existentes. Mtodo padro de e-mail: os alunos podem criar suas prprias contas de acesso. Os endereos de e-mail so verificados por confirmao. IMAP, POP3, NNTP: os acessos s contas so checados por intermdio de um de correio ou de notcias. SSL, certificados e TLS so suportados. Base de dados externa: qualquer base de dados externa contendo pelo menos dois campos pode ser usada como fonte de autenticao externa. Cada pessoa necessita apenas de uma conta para todo o servidor cada conta pode ter diferentes acessos. Uma conta de administrador controla a criao de cursos e cria professores por meio da inscrio de usurios aos cursos. A uma conta de criador de cursos somente permitida criar e dar aula nos cursos. Os professores podem ter os privilgios de edio removidos de modo que no possam modificar o curso (por exemplo os tutores de tempo parcial). Segurana os professores podem acrescentar uma chave de inscrio a seus cursos para manter fora os no inscritos. Eles podem fornecer essa chave diretamente ou por intermdio do e-mail particular de cada um, etc.. Os professores podem incluir alunos manualmente, se desejarem. Os professores podem excluir alunos manualmente, se desejarem, ou eles sero automaticamente administrador). Os alunos so encorajados a colocar um perfil on-line, incluindo fotos e descrio. Os endereos de e-mail podem ser protegidos contra exposio, se solicitados. Cada usurio pode especificar faixas de horrio e cada compromisso no Moodle ajustado a esses horrios (por exemplo, datas de postagem, datas de cumprimento de tarefas, etc.) Cada usurio pode escolher o idioma a ser usado na interface do Moodle (Ingls, Francs, Alemo, Espanhol, Portugus, etc.) Percebam que estes pontos s se referem a algumas tarefas realizadas com a administrao de usurios no Moodle e no a administrao em si. excludos aps certo tempo de inatividade (estabelecido pelo servidor

5.4

A ADMINISTRAO DOS CURSOS

Consideremos alguns aspectos: Um professor pleno tem total controle sobre todos os parmetros de um curso, incluindo restringir outros professores. Escolha de formatos de cursos, tais como semanal, por tpico ou um formato social centrado na discusso. Composio flexvel das atividades do curso Fruns, Jornais, Questionrios, Recursos, Pesquisas de opinio, Pesquisas, Tarefas, Chats, etc. Mudanas recentes no curso desde o ltimo acesso podem ser mostradas na pgina principal do curso ajuda a dar um sentido de comunidade. A maioria das reas de entrada de texto (recursos, postagens no frum, etc.) pode ser editada usando um editor HTML WYSIWG embutido. Todas as notas para os Fruns, Jornais, Questionrios e Tarefas podem ser vistas em uma pgina (e baixadas como um arquivo de planilha eletrnica). Total acompanhamento e rastreamento dos usurios relatrios de atividade para cada aluno esto disponveis com grficos e detalhes sobre cada mdulo (ltimo acesso, nmero de vezes que leu), bem como uma histria detalhada do envolvimento de cada aluno, incluindo postagens, etc. em uma pgina. Integrao de correio cpias de postagens no frum, feedback do professor, etc. podem ser postados em HTML ou texto simples. Escalas personalizadas os professores podem definir suas prprias escalas a serem usadas para dar nota aos fruns e tarefas. Os cursos podem ser agrupados como um nico arquivo zip usando a funo backup. Este arquivo pode ser restaurado em qualquer servidor Moodle.

O USURIO ADMINISTRADOR DO LMS-MOODLE O perfil do usurio que ir fazer a administrao do Moodle de um profissional com slido

conhecimento em sistemas operacionais, linguagens de programao para a web, em especial o PHP, redes de computadores e servidores. claro que este nvel profissional o que as empresas exigem atualmente no mercado, porm o que iremos tentar abordar neste curso um direcionamento dos procedimentos tcnicos para fazer um gerenciamento mnimo e correto do LMS- Moodle, utilizando-se de algumas ferramentas pedaggicas disponveis no ambiente virtual de aprendizagem e que serviro de apoio, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Utilize outras fontes de pesquisas para complementar os seus estudos, participe dos fruns de discusses em moodle.org, leia artigos e procure fazer um link com os conceitos aqui abordados.

O usurio que far a administrao do LMS-Moodle dever ter noo desta atividade.

Ol a todos, Preciso fazer uma pesquisa de Salrio para profissionais com Perfil de Administrador no Moodle. Dentro do perfil, o Administrador dever desenvolver as seguintes tarefas: - Gerenciar Cursos (Cadastramento, Limpeza, Manuteno) - Gerenciar Usurios (Cadastramento, Limpeza, Manuteno) - Suporte Operacional (Para docentes e discentes no uso de ferramentas, problemas de acesso, etc.) - Desenvolver Oficinas para uso das ferramentas do Ambiente Moodle.

Ol Miguel, Ol Miguel, Para a realizao destas funes, somente comcom carga-horria de 6 horas, o salrio Para a realizao destas funes, somente carga-horria de 6 horas, o gira em torno de R$ 700 reais. Mas, caso essas funes envolvam customizao salrio gira em torno de R$ 700 reais. Mas, caso essas funes envolvam e desenvolvimento de solues (blocosde e plugins) variar entre R$ 900variar e R$ entre 1200 R$ reais. customizao e desenvolvimento soluespode (blocos e plugins) pode Isso, na realidade, conheo (regio Centro-Oeste) 900 e R$ 1200 reais. Isso, na realidade, conheo (regio Centro-Oeste)

Este tipo de assunto tambm discutido nos fruns. 7 PROPRIEDADES ADMINISTRATIVAS DO LMS-MOODLE Antes de abrir o assunto para este tpico, algumas informaes devem ser apresentadas:

Apesar de se apresentarem de forma tcnica, as instrues de instalao do Moodle tambm podem ser encontradas no portal moodle.org, por meio da documentao para administradores.

No deixe acumular dvidas, procure fazer a leitura de todo o contedo na medida em que voc progredir nos estudos, procure sempre que possvel o auxlio do seu tutor. Lembre-se que voc no est sozinho neste processo.

Para fins didticos vamos considerar neste momento que o Moodle j est devidamente instalado localmente em seu sistema e em perfeito funcionamento. Iniciaremos os nossos estudos fazendo uma abordagem detalhada do box Administrao do site.

A ver A verso do LMS-Moodle utilizada em nossos estudos a 1.9.9+, ltima disponvel para download em moodle.org. Esta verso poder ser superada por outras novas. importante fazer o acesso ao portal regularmente para conhecer as ltimas verses lanadas.

FIGURA 11 - BOX ADMINISTRAO DO SITE

Pelo box administrao do site, alm de podermos gerenciar o site do Moodle, por ele que faremos todos os outros servios de gerenciamento do LMS-Moodle. Neste box existem 14 opes para que o administrador possa realizar vrias operaes de gerenciamento. Observe que o ambiente operacional do

Moodle composto de vrios hiperlinks que submetem a outros links dentro do ambiente. como se estivssemos navegando na web, isto uma caracterstica muito forte no programa. Vamos fazer as abordagens mais importantes quanto ao gerenciamento do Moodle, percorrendo por meio dos principais links, sem perder o foco principal dos estudos.

7.1

AVISOS

Esta opo tem carter informativo ao administrador. Traz informaes das ltimas alteraes realizadas em arquivos de configurao do Moodle. Veja um exemplo do tipo de informaes apresentadas aps o procedimento de recomposio de senha de administrador. FIGURA 12 - PGINA DE INFORMAES DA OPO ADMINISTRATIVA AVISOS

F O N T E :

7.2

USURIOS

uma opo muito importante no sistema Moodle. Por intermdio desta opo, temos os seguintes links:

Observe

ramificao dos

links.

Vamos

tentar

explorar

os

principais aspectos

funcionais desta opo. A opo usurios atua diretamente nos aspectos relativos aos usurios do sistema Moodle. 7.3 CONTAS

uma opo muito importante no sistema Moodle. Por meio dela temos os seguintes links:

Abordaremos os principais mtodos. 7.3.1 Mostrar Lista de Usurios Apresenta a listagem completa de todos os usurios do sistema.

FIGURA 17 - PGINA DE MOSTRAR LISTA DE USURIOS 7.3.2 Aes em Lote sobre Usurios Realiza uma operao que poder afetar um ou muitos usurios cadastrados no sistema. As operaes so as seguintes: FIGURA 19 - PGINA DE AES EM LOTE SOBRE USURIO

7.3.3 Acrescentar Novo Usurio Esta opo muito importante para a realizao do cadastro de usurios no Moodle. O administrador dever cadastrar com ateno os usurios, pois os dados sero armazenados em um banco de dados para posterior inscrio em determinado curso.

FIGURA 20 - PGINA DE CADASTRO DE USURIO NO SISTEMA MOODLE

7.3.4 Carregar Lista de Usurios Utiliza-se esta opo para importar registros de usurios que estejam em determinado arquivo. Primeiro, note que geralmente no necessrio importar usurios em massa para continuar o processo de manuteno voc deveria tentar explorar formas de autenticao que no requerem trabalho manual, como conectar a bancos de dados externos ou permitir que os usurios criem suas prprias contas. Veja a seo Autenticao, na aba de Usurios do menu de administrao. Se voc quiser importar contas mltiplas de um arquivo de texto, ento voc precisa obedecer ao seguinte formato: Cada linha contm um registro; Cada registro uma sequncia de dados separados por vrgulas; O primeiro registro do arquivo especial e contm uma lista de campos. Isso define o formato do resto do arquivo. Campos Obrigatrios: esses campos precisam ser includos na primeira linha e definidos para cada usurio firstname, lastname quando for inserir ou username quando for atualizar.

As opes Carregar imagens de usurios e Campos de perfil do usurio no so relevantes neste momento.

7.4

PERMISSES As permisses afetam diretamente o nvel de operacionalidade dos usurios no sistema.

7.4.1 Definir Funes Uma Funo uma coleo de permisses que voc pode designar em nvel de sistema ou em contextos especficos. Por exemplo, voc pode definir uma funo chamada "Professor" que configurada para permitir aos professores que faam certas coisas (e no faam outras). Uma vez que esta funo exista, voc pode design-la para algum em um curso para torn-lo um "Professor" dentro deste curso. Voc pode tambm design-lo para a funo na categoria do curso para torn-lo "Professor" em todos os cursos dentro desta categoria, ou designar a funo para um usurio somente dentro de um nico frum, dando a este usurio aquelas capacidades s neste frum. FIGURA 21 - PGINA DE DESIGNAR FUNO

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Para que possamos definir uma determinada funo a um usurio Moodle, devemos atentar para o tipo de funo que ser definido a este usurio de acordo com a necessidade. Destacamos os nomes das funes e suas descries:

O nome de cada funo no Moodle um link que levar ao modo de visualizao de detalhes das funes e todos os nveis de permisses.

Devemos tomar cuidado para no modificar as configuraes dos nveis de permisso de forma equivocada, pois qualquer alterao em um destes nveis afetar diretamente a funo a eles relacionada. A lista de nveis de permisso por funo extensa, o modelo abaixo apresenta parte da lista de permisso da funo Administrador. Para alterar os nveis de permisses de uma funo, clique no boto editar. FIGURA 22 - PGINA DE DETALHES DAS FUNES

7.4.2 Designar Funes Globais do Sistema Esta opo permite a configurao de uma funo a um usurio dentro do sistema. Por exemplo, o usurio X poder atuar no sistema com as funes de estudante e tutor. Isto deve ser bem definido pelo administrador Moodle. Para designar uma determinada funo dentro do Moodle, clique no link correspondente ao nome da funo e atribua o nome do usurio a esta funo.

FIGURA 23 - PGINA DESIGNAR FUNES EM SISTEMA CENTRAL

Acesse a opo Poltica para usurio e realize uma leitura detalhada das informaes, tomando o cuidado de no alterar as configuraes padres. 7.5 CURSOS

uma das opes mais importantes no sistema Moodle. por esta opo que podemos fazer a criao das categorias dos cursos. interessante que o administrador realize um

planejamento junto aos outros usurios que iro se envolver com a execuo dos cursos on-line e discutir com clareza a definio de nomes de categorias de cursos para que, no futuro, estes mesmos nomes no possam causar confuses com nomes de cursos semelhantes. Por exemplo, ficaria muito inconveniente para o administrador nomear um nome de uma categoria de cursos para Cursos e dentro desta categoria ter cursos de diversas reas. FIGURA 24 - PGINA DE ACRESCETAR/MODIFICAR CURSOS

Os botes Criar um novo curso e Acrescentar uma nova categoria , permitem a criao de novos cursos e novas categorias. Tais aes podem ser gerenciadas por meio da propriedade Editar. FIGURA 25 - PROPRIEDADE EDITAR

7.5.1 Inscries As inscries em Moodle permitem validar a participao de um determinado usurio em um curso. Suas propriedades de configuraes devem ser discutidas com profissionais que prestam os servios de provimento de servidor. Para fins de estudos, podemos manter as configuraes padres existentes.

FIGURA 26 - PLUGINS DE INSCRIES

A inscrio interna definida como padro fora a utilizao de um cdigo para ter acesso ao curso, esse cdigo definido nas propriedades internas de um curso.

7.5.2 Configurao Padro dos Cursos Permitem a realizao de forma padronizada dos cursos a serem criados. Estas configuraes consistem em:

Formato: A pgina principal do curso poder ser mostrada em diferentes formatos. Nmero de dias ou tpicos: Nmero de semanas/tpicos mostrado na pgina principal do curso. Sees escondidas: Como as sees escondidas no curso sero mostradas aos estudantes. Quantas notcias mostrar: Nmero de itens recentes que aparecero na pgina inicial do curso, em uma caixa de notcias no lado direito (0 faz com que a caixa de

notcias no aparea). Mostrar notas: Habilita a apresentao de notas. Isto no evita que notas sejam mostradas individualmente em cada atividade. Mostrar relatrio de atividades: utilizar o padro No. Tamanho mximo de upload: Define o tamanho mximo dos arquivos que podem ser enviados para este curso, limitado pela configurao do site. Utilize o padro de 2 MB. Metacurso: Define o curso como um metacurso. Um metacurso pega as inscries (e outras atribuies de funes) de um ou mais cursos filho. Utilize como padro No. A opo de Solicitao de curso no relevante neste momento, mesmo assim faa uma leitura em suas configuraes e procure manter o padro do Moodle. 7.5.3 Backups Muito importante para a realizao de cpias de todas as informaes geradas por um curso dentro do Moodle. Esta opo dever ser discutida com o administrador do servidor para que, se necessrio, fazer alguma configurao adicional. Para fins de estudos, vamos manter as configuraes padres existentes. Chegamos ao fim deste primeiro mdulo de nossos estudos. Seria interessante neste momento fazer uma pequena reviso nos conceitos aqui apresentados e ao mesmo tempo comparaes com o Moodle, que se encontra devidamente instalado no seu computador.

Navegue pelas opes, leia as informaes existentes em cada uma. Observe que em algumas ocasies, no ambiente Moodle (viso do administrador) aparece um sinal que ativar as definies com detalhes para aquele dispositivo. Investigue, estude, faa a sua explorao individualizada. 7.6 A NOTAS opo Notas do box Administrao do site do Moodle permite configurar

parmetros das notas dos participantes de um curso que est sendo gerenciado pelo Moodle.

O link de Configuraes gerais apresenta a grade de configuraes dos parmetros. Sugere-se que se mantenha o padro. O link de Configuraes de categoria de nota permite fazer agregaes especficas de notas. Sugere-se que se mantenha o padro. Em Configurao de item de nota, apresenta-se o complemento de configurao de item das notas que sero utilizadas em um curso. As opes Escalas e Letras abrem configuraes para que o administrador possa parametrizar as notas com nveis (pesos de notas) em porcentagens. 7.6.1 Configuraes dos Relatrios de Notas De fundamental importncia para a visualizao precisa das notas dos participantes de um curso. O administrador poder configurar diferentes aspectos relativos visualizao das notas.

Em Relatrio geral podemos optar por mostrar a classificao do participante de um curso com relao ao resto da turma ou sala de aula, mas devemos tomar o cuidado de no expor o

participante, portanto considere o padro do Moodle. Na opo Relatrio do usurio obtemos a possibilidade de configurar aspectos complementares das notas de participantes dos usurios. As configuraes relativas s notas devem ser discutidas no projeto pedaggico do curso que ser lanado. 7.7 LOCAL Esta opo configura diversos parmetros relativos a: Fuso horrio padro para mostrar datas. Qualquer usurio pode definir sua opo de fuso em seu perfil. "Hora do Servidor" far com que o Moodle escolha como padro a hora do sistema operacional, mas "Hora do Servidor" no perfil do usurio far com que seja usado o fuso horrio padro. Usurios selecionem seus fusos horrios ou deseja forar um nico fuso horrio para todos. Atualizao de fuso horrio. Entre outros.

7.8

IDIOMA

A opo Idioma configura diversos parmetros relativos : Linguagem a ser usada a partir da configurao do browser, se desabilitada usar o idioma predefinido. Idioma padro para todo o site. Permitir que os usurios escolham qualquer idioma disponvel em sua instalao do Moodle. Escolha da codificao dos relatrios em Excel. Edio de idiomas. Pacotes de idiomas. Continue mantendo as configuraes padro para estas opes internas do Moodle. 7.9 MDULOS

Os mdulos so a essncia das operaes em que os participantes de um curso podem obter do Moodle na realizao das atividades.

7.9.1 Atividades So os dispositivos (mdulos) que podem ser programados para uma determinada sala de aula e servem de instrumentos de explorao de conhecimentos, artefatos que exploram o conhecimento do participante de um curso. Na opo Mdulos de atividades temos:

FIGURA 27 - PGINA DE GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES

FONTE: Arquivo pessoal do autor. As principais atividades que podemos inserir em um curso no Moodle so: As inseres destas atividades dependem de um amplo planejamento entre o

administrador, gestores educacionais e professores envolvidos com o projeto.

Os cones

representam ocultar e mostrar respectivamente a atividade no

ambiente. Cabe ao administrador Moodle saber adicionar as atividades e configur-las de forma que elas possam funcionar adequadamente dentro do curso. Devemos tomar o cuidado de no excluir inadvertidamente uma atividade, pois o Moodle no faz a recuperao da mesma, tendo que instal-la novamente. Base de dados, chat, frum, glossrio, questionrio, recurso, SCORM/AICC e tarefa, correspondem s atividades ativas e configurveis ao administrador e nem todas as atividades so utilizadas.

7.9.2 Blocos Os blocos (tambm conhecidos como boxes) so dispositivos programveis pelo administrador para a insero em salas de aula. Podem ser adicionados dependendo das necessidades existentes em cada projeto. Na pgina de configurao de blocos no Moodle observamos a existncia de muitos blocos que podem ser adicionados. FIGURA 28 - PGINA DE CONFIGURAO DE BLOCOS NO MOODLE

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

Os Blocos adesivos aplicam uma espcie de duplicao de mdulos existentes em um curso. Em Alimentador RSS remoto podemos configurar os RSS em ambiente Moodle. A tecnologia do RSS permite aos usurios da internet se inscreverem em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes so tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu contedo regularmente. Para isso, so utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizaes, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizaes em diversos sites sem precisar visit-los um a um. A opo Cursos que est dentro da opo Blocos (no confundir com a outra opo Cursos que uma outra propriedade do Moodle) permite que possamos estipular o que o administrador deve ver no bloco da lista de cursos. As opes Link para Sees, Pesquisa Global e Usurios On-line, complementam as configuraes com as sesses, critrios de pesquisas e usurios on-line. Faa uma leitura nestas opes e, caso haja alguma dvida, procure auxlio de seu tutor ou poste sua dvida no frum do portal moodle.org. 7.9.3 Filtros A opo Filtros, em seguida Gerenciar filtros possibilita adicionarmos restries de contedo ao sistema Moodle. Observe as configuraes desta opo e procure manter os padres. Observe os tipos de filtros que podemos aplicar no sistema: FIGURA 29 - PGINA DE CONFIGURAO DE FILTROS

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Ateno: o modo Desabilitar/Ativar para os filtros classificados acima devem estar desabilitados como padro, a menos que realmente necessite. Veja o modelo abaixo proposto.

7.10 SEGURANA O assunto segurana um assunto que devemos, enquanto administradores Moodle, levar muito a srio. Esta opo apresenta algumas caractersticas elementares de segurana ao sistema, mas o ideal discutir configuraes de segurana com o administrador do servidor web (local onde o Moodle ser hospedado), que um profissional com noes mais aprofundadas de segurana. No hesite em reunir os profissionais envolvidos com a segurana do servidor neste processo, pois pequenas estratgias podem fazer uma grande diferena quando todos os cursos estiverem sendo executados e gerenciados pelo Moodle.

7.10.1 Polticas do Site

Leia Leia atentamente as funes existentes para cada configurao. Procure manter as configuraes padres existentes, a menos que saiba o que est fazendo.

7.10.2 Segurana HTTP Dispositivos que podem ser configurados para aumentar os nveis de segurana para conexes http. Tome cuidado com estas configuraes, leia atentamente todas as informaes existentes e considere as principais:

Use HTTPS para logins: utilizar como padro No.

7.10.4 Notificaes Esta uma opo muito interessante ao administrador Moodle, pois permite a monitorao de usurios que possuem dificuldades de realizao de login no Moodle. Caso o usurio no consiga o acesso, o sistema automaticamente emitir uma notificao ao administrador. Veja as caractersticas de configurao:

FIGURA 30 - Notificao

A opo Antivrus dever ser mantida com as configuraes padres do Moodle. Faa uma leitura e discuta com o administrador do servidor quanto ao software antivrus utilizado.

7.11 APARNCIA A opo Aparncia apresenta os links relativos ao comportamento visual e estrutural dos mdulos, blocos (tambm chamados de boxes), layout de pginas. Algumas destas opes so muito simples e autoexplicativas, portanto, faremos um breve comentrio sobre as configuraes.

7.11.1 Temas: Os temas so os diferentes layouts que podem ser instalados e modificados para um determinado propsito em cursos no Moodle. de fcil aplicao e pode ser modificado pelos gestores do projeto. 7.11.2 Calendrio Apresenta as caractersticas de configuraes do calendrio do sistema, muito

importante quando se inicia um projeto educacional em que os cursos devem cumprir um cronograma temporal de execuo.

7.11.3 Editor HTML Podemos configurar a utilizao do editor HTML para as salas de aulas de um curso. Os editores HTML possuem caractersticas simples de configurao e podem servir para insero de textos e imagens dentro de uma sala de aula.

FIGURA 31 - MODELO DE EDITOR HTML

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

7.11.4 Configuraes HTML Apresenta configurao sobre a utilizao das tags de HTML nos nomes das atividades e dos recursos. O padro para esta configurao Sim para a remoo das tags de todos os nomes das atividades.

7.11.5 Moodle docs Define o percurso de acesso at o Moodle Docs (documentao do Moodle). Voc pode modificar este endereo se quer usar outro conjunto de documentos. Neste caso, mantenha a mesma estrutura e formato dos percursos utilizada em http://docs.moodle.org. 7.11.6 Meu Moodle Opo que permite um redirecionamento na hora do login para quem no administrador, substituindo o aspecto do site por outro aspecto existente no arquivo index.php que est dentro da pasta /my. O padro a ser utilizado No. 7.11.7 Curso Administradores Esta opo permite que voc controle quem aparece na descrio do curso. Usurios precisaro ter pelo menos um desses papis em um curso para serem mostrados na descrio.

7.11.8 Ajax e Javascript Antes de comentarmos sobre esta opo, vamos fazer as seguintes definies:

Ajax: AJAX (acrnimo em lngua inglesa de Asynchronous Javascript AndXML) o uso metodolgico de tecnologias como JavaScript e XML, providas por navegadores, para tornar pginas web mais interativas com o usurio, utilizando-se de solicitaes assncronas de informaes. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jess James Garret e mais tarde por diversas associaes.

JavaScript: uma linguagem de programao criada por Brendan Eich para a Netscape em 1995, que a princpio se chamava LiveScript. Esta configurao permite a voc controlar o uso de Ajax (interfaces cliente/servidor avanadas utilizando JavaScript) por todo o site. Com esta configurao ativada os usurios ainda podem fazer uma escolha nos seus perfis, se no, o Ajax desativado para todos. A opo Gerenciar tags ainda sofrer melhoramentos pelos desenvolvedores Moodle.

7.12 PGINA INICIAL As opes contidas neste link em Moodle so diretamente relacionadas s configuraes da pgina principal do sistema. Opo muito importante para o administrador no sentido de configurar os dispositivos da pgina principal. As configuraes destacadas em setas podem sofrer alteraes pelo administrador Moodle quando necessrias.

7.12.1 Configuraes da Pgina Principal Podem configurar aspectos da pgina principal do sistema Moodle. FIGURA 32 - PGINA DE CONFIGURAO DA PGINA PRINCIPAL

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

7.12.2 Funes da Pgina Principal Designar uma funo a um usurio em um determinado contexto significa dar as permisses que configuram esta funo, neste contexto especfico e em todos os contextos inferiores. Contextos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Sistema (a instalao completa); Pgina inicial (o "curso do site"); Categorias de curso; Subcategorias de curso; Cursos; Blocos e Atividades.

Assim, por exemplo, se um usurio tem a funo de estudante em um curso, ele ter a mesma funo em todos os blocos e atividades. As permisses dependem tambm de outras funes atribudas ao mesmo usurio e de configuraes que ignoram as permisses. 7.12.3 Backup da Pgina Principal Importante opo para o administrador configurar os aspectos de configuraes de backup de curso, observe as principais configuraes indicadas pelas setas: FIGURA 33 - PGINA DE CONFIGURAO DO BACKUP

Procure manter as opes padres para estas configuraes a menos que realmente necessite.

7.12.4 Restaurar Pgina Principal Esta opo apresenta dispositivos de gerenciamento de arquivos de backup no sistema. Muito importante para o administrador Moodle, ao acessar o link Diretrio pai ser apresentado uma pgina com a pasta backupdata e um aviso. Observe os modelos abaixo: A pasta backupdata protegida por padro pelo sistema Moodle. Tome cuidado ao gerenciar as pastas de backup neste processo. Mantenha as configuraes padres para a opo Questes da pgina principal, uma vez que as propriedades de inseres de atividades e recursos nos remetem a outro momento no universo de estudos do Moodle. A opo Arquivos do site possui a mesma funcionalidade da opo Restaurar pgina principal, uma vez em que os mesmos dispositivos de configurao esto

disponveis, cabendo ao administrador gerenciar a manipulao dos arquivos a serem armazenados na pasta backupdata. 7.13 SERVIDOR Opo que apresenta inmeras configuraes relativas aos mdulos de servidor Moodle. Discuta com o administrador do servidor sobre do

as caractersticas de algumas

configuraes dentro desta opo.

7.13.1 Caminhos do Sistema Define caminhos de pastas na estrutura Moodle para o complemento de operaes. Pouca relevncia para o administrador, procure manter estas configuraes padro.

7.13.2 E-mail Apresenta parmetros para a configurao de servidores de e-mail, inclusive cabe ao administrador checar as seguintes configuraes:

Nome de suporte: neste campo dever aparecer o nome do administrador do sistema Moodle. Esse o nome de uma pessoa ou outra entidade que oferece ajuda em geral por intermdio do e-mail de suporte ou de um endereo web.

Email de suporte: neste campo dever aparecer o e-mail de suporte do administrador Moodle. Este endereo de e-mail ser publicado para que os usurios deste site possam recorrer quando precisarem de ajuda em geral (por exemplo, quando novos usurios criam suas prprias contas). Se este e- mail for deixado em branco, ento nenhum endereo de ajuda ser fornecido. O interessante ter um e-mail padro de suporte aos usurios.

FIGURA 34 CONTATO COM SUPORTE TCNICO

7.13.3 Manipulao de Sesso

So configuraes para o controle de sesses de usurios no sistema Moodle. Manter o padro do sistema.

7.13.4 RSS Habilita alimentadores RSS em todo o site. Os alimentadores RSS tm que ser habilitados tambm no painel de configurao de cada mdulo que voc pode acessar na pgina de administrao do site. 7.13.5 Debugging So as configuraes de mensagens de erros no sistema, estas opes no devem ser alteradas no momento, manter o padro do sistema Moodle.

7.13.6 Estatsticas Esta opo permite ativar ou no o processamento dos logs e as estatsticas internas do sistema, dependendo do trfego do site, isso pode ser uma operao demorada. Manter o padro. 7.13.7 HTTP Complemento de configurao de protocolo para o acesso de pginas e proxy web. S poder ser modificado, caso exista necessidade. Manter o padro. 7.13.8 Modo de Manuteno uma opo que permite ao administrador Moodle, ao longo da manuteno

do sistema, deixar a pgina principal com uma mensagem aos usurios. Poder ser utilizada geralmente quando estiver fazendo backup de todo o sistema. 7.13.9 Limpeza Opo de grande importncia ao administrador para a realizao da otimizao do sistema Moodle. Existem dispositivos fundamentais para garantir a performance do sistema, observe: FIGURA 35 - PGINA PARA A OTIMIZAO DO SISTEMA

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

7.13.10 Ambiente

Apresenta todas as informaes do ambiente operacional. Verses de mdulos instalados no Moodle. Nesta opo podemos confirmar a verso que estamos utilizando.

Verso do Moodle

FIGURA 38 - PGINA COM INFORMAES DO AMBIENTE MOODLE Fonte: Arquivo pessoal do autor. 7.13.11 PHP Info

Apresenta todas as informaes sobre os requisitos da instalao do PHP, arquivos de configuraes de mdulos, estruturas das pastas, etc. Destacamos algumas informaes importantes ao administrador:

FIGURA 39 PHP INFORMAES

7.13.12 Performance Apresenta dispositivos de configuraes da performance de memria do sistema. O administrador dever manter os padres do sistema e menos que realmente necessite modificar algum parmetro.

7.14 REDE Em rede no h necessidade de modificaes por parte do administrador. Consulte o administrador do servidor web e veja se h a possibilidade de se realizar configuraes relativas criptografia. O OpenSSL uma implementao de cdigo aberto dos protocolos SSL e TLS. A biblioteca (escrita na linguagem C) implementa as funes bsicas de criptografia e disponibiliza vrias funes utilitrias.

7.15 RELATRIOS De grande importncia ao administrador, a opo relatrios dispe dos seguintes aspectos:

7.15.1 Backups Se no houver nenhum tipo de configurao definida na opo Cursos Backups (leia o item 7.5.3 do mdulo I), ser apresentada a seguinte pgina: Embora seja recomendado que se mantenha o padro para as configuraes de

backups pela opo Cursos, se houver necessidade de se program-los, os registros de logs dos usurios do sistema so gravados, e esta operao poder sobrecarregar o servidor web.

7.5.2 Sumrio do Curso Nesta opo, o sistema ir redirecionar automaticamente ao link Servidor Estatsticas (leia o item 7.13.6 do mdulo II) para que seja configurado o dispositivo Habilitar estatsticas do Moodle, porm devemos considerar como padro a no configurao de estatstica, a menos que seja necessrio.

7.5.3 Logs Apresenta dispositivos de configurao de logs de todos os usurios do sistema Moodle, disponibilizando diferentes tipos de dados para que se possa obter informaes detalhadas. De grande importncia ao administrador, pois disponibiliza registros dos acessos e demais atividades realizadas. Ao clicar no boto Obter estes logs, sero apresentadas as seguintes informaes:

FIGURA 40 - DISPOSITIVOS PARA A OBTEO DE LOGS

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Curso: no modelo, PED o nome breve do site que foi em configurado na opo Configuraes da pgina principal; Hora: hora em que o usurio realizou o acesso; Endereo IP: endereo de rede pelo qual partiu o acesso; Nome completo: nome do usurio que fez o acesso; Ao: tipo de operao que foi requisitada dentro do Moodle; Informao: pgina do sistema que foi acessada.

7.5.4 Logs Ativos Apresenta os logs da ltima hora registrados no sistema. Para fins de aproveitamento de tempo dos nossos estudos e visando a otimizao da administrao dos principais recursos do sistema Moodle, as opes: Questo, Viso geral da segurana, Spam Cleaner, Estatsticas, Testes de unidade, Miscelnea, Experimental e Editor XMLDB podem ser discutidas junto ao administrador do servidor web. Leia as configuraes existentes para estas opes, faa as pesquisas necessrias, troque ideias com os profissionais pelos fruns em moodle.org. 8 AULAS Na condio de administrador do sistema Moodle h a necessidade de manter a maior organizao possvel da estrutura dos cursos dentro do ambiente. Um Sistema Gerenciador de Cursos SGC, como o LMS-Moodle, permite ter um grande controle e aumentar o nvel organizacional de categorias de cursos. Para melhor exemplificar o gerenciamento das CRIANDO E GERENCIANDO AS CATEGORIAS DE CURSOS E SALAS DE

categorias, devemos considerar a estrutura apresentada a seguir:

TEGORIA

Observe que em Moodle podemos ter diferentes categorias que, por sua vez, possuem diferentes cursos e alunos (participantes), podem realizar cursos de diferentes categorias, desde que estejam devidamente inscritos no curso. Podemos considerar um curso com sendo uma sala de aula dentro do sistema Moodle. Vamos praticar? De acordo com os diagramas apresentados, criaremos as categorias e seus respectivos cursos. Passo 1: Crie as categorias utilizando o dispositivo do modelo apresentado abaixo: FIGURA 41 CRIAO DE CATEGORIAS

Nomeie as categorias FIGURA 41 CRIAO DE CATEGORIAS

Observe que as duas categorias foram criadas.

FIGURA 42 - CATEGORIAS CRIADAS

Passo 2: Agora crie os cursos apresentados nos diagramas em suas respectivas categorias. Clique no boto Criar um novo curso. Ser apresentada a pgina de edio de configurao de curso, observe os

dispositivos que podem ser configurados: FIGURA 42 - CRIAO DE CURSOS - CONFIGURAO

Campos

com

asterisco so de preenchimento obrigatrio, para ativar a

ajuda basta clicar no cone de

Para fins de treinamento, vamos manter as configuraes abaixo identificadas.

Explore as

demais configuraes e

no

final da

pgina clique no

boto Salvar

mudanas. A seguinte pgina ser apresentada, observe: Como ainda estamos na fase de criao das salas de aulas (cursos), ento no h participantes cadastrados e muito menos inscritos no curso. Porm eles podem ser inscritos automaticamente, com a insero do csv ou manualmente. Quando inserimos utilizando o csv o usurio inscrito como aluno.

Repita os procedimentos para a criao do curso de Sistema de Informao. A seguinte pgina ser apresentada:

No h mistrio na criao das categorias e dos cursos. O que devemos atentar para o correto gerenciamento dessas aes, uma vez em que o sistema Moodle capaz de gerenciar inmeras categorias e cursos, ento dependendo do projeto, a previso do aumento de aes educativas no Moodle.

9 CADASTRANDO USURIOS E FAZENDO INSCRIES DE ALUNOS EM CURSOS Para podermos operacionalizar alguns aspectos essenciais do Moodle, devemos considerar os cursos e as categorias previamente criadas. Daremos incio ao processo de cadastro de usurios no sistema, observe: Passo 1: Acessar a opo Contas em seguida a opo Acrescentar novo usurio. FIGURA 44 - PGINA DE ACRESCENTAR NOVO USURIO

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Os campos que possuem o asterisco (*) so de preenchimento obrigatrio. Nesta mesma pgina tambm podemos inserir demais configuraes, tais como: imagem, lista de interesses, pgina web, ID Skype, ID MSN, etc. Procure efetuar o cadastro de pelo menos dois participantes. Aps o cadastro, o Moodle apresenta a lista dos participantes. Atente para um dispositivo de configurao que se chama: Forar mudana de senha, pois este dispositivo permite que o usurio possa alterar a sua senha quando for fazer o seu primeiro acesso. aconselhvel que o administrador mantenha selecionado esse dispositivo.

Ao clicar no nome do participante, ser apresentada a seguinte pgina:

Observe as guias que detalham as informaes do participante . FIGURA 45 - PGINA DE CONFIGURAES DO PARTICIPANTE

FIGURA 46 - PGINA DE CONFIGURAES DO PARTICIPANTE

Percebe a flexibilidade que podemos obter quanto s informaes de um determinado participante. Passo 2: Devemos agora dizer ao Moodle que os dois participantes cadastrados possuem a funo de estudantes no sistema, ento v at a opo Usurios, em seguida Permisses e em seguida Designar funes globais do sistema.

FIGURA 47 - PGINA DE DESIGNAR FUNO

[ Passo 3: Clique no link que representa a funo Estudante, em seguida observe a pgina que permite dizer ao Moodle que um determinado participante possui a funo de estudante. Selecione os participantes e clique no boto Acrescentar.

FIGURA 48 PGINA DE ACRESCENTAR claro que o papel do administrador ser o de cadastrar os inmeros participantes e posteriormente definir suas funes e em seguida fazer a inscrio de todos. No um trabalho muito fcil no mesmo? Passo 4: Vamos fazer a inscrio dos participantes cadastrados. V at a pgina principal do sistema Moodle que permita visualizar os cursos criados e d um clique no curso de Administrando o LMS-Moodle.

FIGURA 49 - PGINA PRINCIPAL DO SISTEMA

FONTE: Arquivo pessoal do autor. A sala de aula do curso ser apresentada. FIGURA 50 - PGINA PRINCIPAL DO CURSO (SALA DE AULA)

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

Uma vez dentro da sala de aula do curso de Administrando o LMS-Moodle, podemos fazer a inscrio do participante do curso clicando na opo Designar funes do box

Administrao.

Observe a pgina que apresentada, semelhante pgina de Designar funo apresentada anteriormente, porm estamos configurando a inscrio do participante dentro de um curso (sala de aula) e nesse momento estamos atuando no box Administrao especfico do curso. No confunda as operaes de designar funo e inscrio. Clique no link Estudante.

FIGURA 51 - PGINA DE DESIGNAR FUNES EM CURSO

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

Selecione e acrescente o nome do participante. FIGURA 52 SEQUENCIA DA PGINA DE DESIGNAR FUNES

FONTE: Arquivo pessoal do autor. Um participante poder estar inscrito em um ou mais cursos no sistema. Tome cuidado para no inscrever um participante em um curso errado, do qual ele no faa parte.

10

METODOLOGIA OPERACIONAL DO ADMINISTRADOR LMS-MOODLE

As rotinas operacionais no qual o administrador do sistema Moodle dever desenvolver dependem de inmeros aspectos, tanto especficos, relativos exclusivamente ao Moodle, quanto pedaggicos, requerendo um embasamento de projetos educacionais, regras de negcio, mercado, etc. O importante que o administrador esteja sincronizado com as ideias, estratgias e o foco dos projetos pedaggicos. O administrador no poder se afastar dos estudos e pesquisas relativos ao LMS-Moodle, dever estar atualizado em diversos assuntos relativos ao mundo participar de fruns de discusses tcnicas com outros profissionais. Moodle e

10.1 ALGUNS PROCEDIMENTOS TCNICOS DO ADMINISTRADOR MOODLE Alguns procedimentos podem ser importantes e constantes para o administrador Moodle, dentre eles: acrescentar novo usurio, definio de funes de usurios, designao das funes.

Acrescentar/modificar cursos

Temas

Pgina inicial

Lembre-se que podem ser aes rotineiras ao administrador. A manipulao dessas operaes depende do perfil de trabalho e organizao do administrador. Outro tipo de atividade que poder ser comum quanto ativao de edio do ambiente operacional Moodle. FIGURA 53 - PGINA DE UM CURSO

Fonte: Arquivo pessoal do autor.

Ao editar a pgina de um curso, o administrador poder definir a disposio dos boxes quanto localizao no layout da pgina, incluso e excluso de novos boxes e demais boxes existentes.

11

ASPECTOS AVANADOS DO LMS-MOODLE

Existem algumas operaes avanadas no Moodle que exigem maior habilidade por parte do administrador. Afinidade com estruturas de pastas, sistemas operacionais e instalao de programas so atividades indispensveis ao administrador. Abordaremos algumas operaes tcnicas que podem melhorar o papel do administrador do sistema em determinado projeto.

11.1 DOWNLOAD DE MDULOS E TEMAS O sistema Moodle possui a seguinte estrutura: FIGURA 54 ESTRUTURA DO SISTEMA MOODLE

FONTE: Arquivo pessoal do autor.

Todas as pastas e arquivos apresentados no modelo acima so exclusivamente do sistema Moodle. No processo de instalao, os arquivos de instalao devem ser inseridos dentro de uma pasta especfica do servidor web utilizado, em seguida realizada uma chamada do arquivo install.php, que far a instalao do Moodle no servidor, que ao longo do processo de instalao montar a estrutura apresentada. No modifique, em hiptese alguma, qualquer localidade de arquivo ou pasta dentro do servidor. Como a estrutura lgica do Moodle foi desenvolvida em linguagem PHP, alguns arquivos esto dispostos fora de pastas, isso compe a estrutura organizacional do sistema uma vez em que tambm podemos editar os arquivos em PHP para fazer pequenos ajustes, mas esta operao dever ser realizada por desenvolvedores e programadores em Moodle. Vamos dar nfase em algumas pastas e apresentar a importncia dessas pastas para o administrador:

12

O FUTURO DO LMS-MOODLE

Com o Moodle ganhando maturidade, seus caminhos so influenciados fortemente pela comunidade de colaboradores e usurios. Uma base de dados dinmica de caractersticas propostas e seu status podem ser encontrados em moodle.org/bugs. Suas contribuies em forma das ideias, de cdigo, de avaliao e de promoo so todas muito bem vindas veja o Manual para Desenvolvedores e os fruns da comunidade para mais detalhes. Voc pode, tambm, pagar para ter determinadas caractersticas desenvolvidas

rapidamente. Veja em moodle.com/development para informaes. O futuro do LMS-Moodle depende de um esforo conjunto de todos aqueles especialistas de diversas reas, para manter as contribuies do projeto desenvolvendo novas formas de manter o Moodle sempre estvel e com inmeros recursos aos usurios. Para todos os simpatizantes, considerem o Moodle como um avano no sentido de romper fronteiras e agregar valores, contribuindo para uma sociedade mais justa, levando conhecimento para diversos povos. Para obter dados oficiais do programa, acesse o portal moodle.org, participe dos fruns e interaja com demais usurios e profissionais.

Referncias Bibliogrficas MINISTRIO DA EDUCAO. Referenciais de qualidade para cursos a distncia. In: NEVES, Carmen Moreira de Castro. Referenciais de qualidade para cursos a distncia. Braslia: Secretaria de Educao a Distncia (SEED), 2003. MOODLE. Disponvel em: <http://docs.moodle.org/pt/Futuro_do_Moodle>. Acesso em: 4 out. 2012. MOODLE. Disponvel em: <http://docs.moodle.org/pt/Caracter%C3%ADsticas_do_Moodle>. Acesso em: 4 out. 2012. NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino a Distncia. So Paulo: Farol do Forte, 2011. PRESIDNCIA DA REPBLICA. Centro de Difuso de Tecnologia e Conhecimento. Disponvel em: <http://cursos.cdtc.org.br>. Acesso em: 15 outubro. 2012. SCRIBD. Disponvel em: <http://www.scribd.com/doc/4605923/Estudando-o- moodle>. Acesso em: 4 out. 2012. SLIDESHARE. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/aislan/o-uso-de-servios- web-naeducao>. Acesso em: 4 out. 2012. UNIVERSIDADE DE BRASLIA. Disponvel em: <http://aprender.unb.br>. Acesso em: 15 outubro. 2012 DELORS, J., Mufti, A., Amagi, I., Carneiro, R., Chung, F., Geremek, B., Gorham, W., Kornhauser, A., Manley, M., Quero, M., Savan, M., Singh, K., Stavenhagen, R., Suhr, M., Nanzhao, Z. Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI. So Paulo:Cortez Editora, 1998. NUNES, Ivnio Barros. A histria de EaD no mundo. In: Educao a Distncia Estado da Arte. Vrios autores. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. FILATRO, A. Design Educacional Contextualizado: educao e tecnologia. So Paulo: Editora SENAC, 2004. ____________. Design Educacional na prtica. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. PINHEIRO, Marco Antonio. Estratgias para o Design Educacional de Cursos pela Internet: Um Estudo de Caso. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2002, pp. 42-44. INSTRUCTION DESIGN Home page. Disponvel em:

http://www.plasticdesign.eti.br/instructionaldesign/index.html Acesso em outubro 2012. CAMPOS, Gilda. O design Educacional. Disponvel em:

http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=359&pag=1 Acesso em 12 outubro 2012.

Vous aimerez peut-être aussi