Vous êtes sur la page 1sur 9

MATERIAL DE AULA CURSO DE PORTUGUS APLICADO PROF.

EDUARDO SABBAG REDE LFG

1. BIBLIOGRAFIA:
1. GRAMTICA E DICIONRIO 1. a) Uma Gramtica da Lngua Portuguesa; (A escolher: Cegalla; Celso Cunha; Evanildo Bechara; Faraco &Moura) 1. b) AURLIO ou HOUIAISS (grandes) VOLP Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa (www.academia.org.br) 2. Um "Dicionrio de Dificuldades"; Sugesto: DICIONRIO DE DIFICULDADES DA LNGUA PORTUGUESA, Domingos Paschoal Cegalla, Edio de Bolso, Editora L&PM Pocket.

3. LIVROS ESPECFICOS PARA REDAO:

3. a) REDAO LINHA A LINHA, Thas Nicoleti de Camargo, Editora Publifolha; 3. b) TCNICA DE REDAO - O que preciso saber para escrever bem, Luclia H. do Carmo Garcez, Editora Martins Fontes; 3. c) CURSO DE REDAO, Antnio Surez Abreu, Editora tica; 3. d) Enciclopdia do Estudante vendida pelo Estado. VOLUME 8 - REDAO E COMUNICAO. 3. e) A ARTE DE ESCREVER BEM - Um guia para jornalistas e profissionais do texto - Dad Squarisi e Arlete Salvador. Editora Contexto. 3. f) Revista Lngua Portuguesa Especial - REDAO - O seu futuro em 30 linhas. Editora Segmento.

4. Bibliografia Avanada (APRIMORAR ESCRITA): 4. a) COMUNICAO EM PROSA MODERNA. Othon M. Garcia. Editora FGV, 520 pginas.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

5. COLEO PRIMEIROS PASSOS 1. O que ALIENAO; 2. O que CAPITALISMO; 3. O que CONTRACULTURA (esgotado) 4. O que CULTURA; 5. O que DIALTICA; 6. O que FILOSOFIA; 7. O que IDEOLOGIA; 8. O que INDSTRIA CULTURAL; 9. O que MATERIALISMO DIALTICO (esgotado) 10. O que PODER; 11. O que VIOLNCIA; 12. O que VIOLNCIA URBANA; 13. O que REALIDADE; 14. O que PROPAGANDA IDEOLGICA (esgotado) 15. O que PENA DE MORTE; 16. O que MITO; 17. O que MARXISMO; 18. O que MAIS-VALIA;

CONTATO: WWW. EDITORABRASILIENSE.COM.BR

6. Material / Indicao do Professor: 6.a) Redao Forense e Elementos da Gramtica Eduardo de Moraes Sabbag 3 edio (prevista para fim de janeiro) (nfase no captulo 3, pp. 41 a 80)

6.b) A Redao em Concursos Eduardo de Moraes Sabbag Lanamento (fim de fevereiro)

6.c) Material de Apoio (artigos, dicas, instrues extras...) www.professorsabbag.com.br (cone com o nome TURMA DE PORTUGUS APLICADO; acessar a pgina, cadastrar-se, gratuitamente, e acessar)

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

PARA ATIVIDADES EM SALA:

- FRASES QUE INDICAM A FALTA DE CORREO GRAMATICAL: 1. Haviam inmeras pessoas que queriam obedecer a regra. Correo: Havia inmeras pessoas que queriam obedecer regra.

- FRASES QUE INDICAM A FALTA DE CLAREZA: 1. O presidente receber o cardeal fortalecido. Correo: Fortalecido, o presidente receber o cardeal. 2. Mando-lhe um co pelo meu motorista que tem as orelhas cortadas e marcas nas patas Correo: Pelo meu motorista, mando-lhe um co que tem orelhas cortadas e marcas nas patas. 3. Apesar da irritao com a excluso do ministrio das discusses, o contedo da medida no foi mal recebida no Ministrio. (JB, 30-03-19950) Correo: Apesar da irritao das discusses com a excluso do Ministrio, o contedo da medida no foi mal recebidO no Ministrio. 4. O ministro da Fazenda, Ciro Gomes, qualificou os compradores de carros que pagavam gio aos revendedores de ignorantes. (JB, 13-02-1996) Correo: O ministro da Fazenda, Ciro Gomes, qualificou de ignorantes os compradores de carros que pagavam gio aos revendedores.

- FRASES QUE INDICAM A FALTA DE PRECISO: 1. O relevante fundamento do pedido apresenta-se cristalino, devendo ser concedida a liminar, que vir retificar a pujana da argumentao expendida nos autos. Correo: troque retificar por ratificar. 2. Nossas idias so afins: seus pensamentos vm de encontro aos meus. Correo: troque de encontro aos por ao encontro dos.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

CLICHS QUE INDICAM A FALTA DE NOBREZA NO TEXTO: Segue, abaixo, uma lista de lugares-comuns ou clichs que retiram a robustez argumentativa da idia a ser transmitida:

A cada dia que passa A todo vapor A toque de caixa Antes de mais nada Ao apagar das luzes Cair como uma luva Chover no molhado De mo beijada Do Oiapoque ao Chu Divisor de guas Erro gritante Efeito domin Em s conscincia Estar no preo Faca de dois gumes Fazer das tripas corao Fez por merecer Fugir da raia Gerar polmica Hora da verdade Lavar a alma Leque de opes Lugar ao sol Luz no fim do tnel Menina-dos-olhos Na ordem do dia No fundo do poo Ovelha-negra

Isto bvio e ululante Pelo andar da carruagem Em petio de misria Requinte de crueldade Saraivada de golpes Sentir na pele Separar o joio do trigo Trazer tona Trocar farpas Via de regra Voltar estaca zero Parece que foi ontem A vida uma luta A escalada da violncia A ciranda de preos A corrida armamentista Apostar todas as fichas Tecer comentrios A nvel de Administrar a vantagem Reverter a situao Agradar a gregos e troianos Pgina virada A pressa inimiga da perfeio Passar em brancas nuvens Botar a boca no trombone Pode tirar o cavalo da chuva Deu o tiro de misericrdia

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

PROBLEMAS GERAIS DA LNGUA CULTA: Erros mais comuns I. Julgue as frases abaixo com C (Certo) e E (Errado) :
1. ( C ) Estas so as reivindicaes por que estamos lutando. 2. ( C ) Creio que os verdadeiros porqus no vieram luz. 3. ( C ) importante manter-se a par das decises parlamentares. 4. ( C ) As chuvas, a par dos ventos, prejudicam as plantaes. 5. ( C ) Suas opinies sempre vieram de encontro s minhas: pertencemos a mundos diferentes. 6. ( C ) Tais fatos aconteceram h dez anos. 7. ( C ) Trouxe algumas flores a fim de nos agradar. 8. ( C ) Na medida em que os projetos foram abandonados, a populao carente ficou entregue prpria sorte. 9. ( C ) A ansiedade aumentava medida que o prazo ia chegando ao fim. 10. ( C ) Em princpio, toda deciso precipitada malfica. 11. ( C ) O excesso de dinheiro , a princpio, excitante. Todavia, parafraseando o mestre Paulinho da Viola, como o dinheiro na mo vendaval, tudo se esvai com rapidez.
12. ( C ) Por que vens, pois, pedir-me adoraes quando entre mim e ti est a cruz ensangentada do Calvrio? (Alexandre Herculano)

13. ( C ) Pode seguir a tua estrela / O teu brinquedo de star / Fantasiando em segredos / O ponto aonde quer chegar (...) (Cano Bete Balano, de Cazuza e Frejat)

II. Analise seu conhecimento global de Lngua Portuguesa, assinalando entre as frases abaixo, quais delas tm erro de escrita e justifique-os: 1 - As razes de apelao foram deixadas a apreciao de Vossa Excelncia. 2 - Essas razes devem ser quase idnticas aquelas que voc redigiu na semana passada. 3 - Redigi todos os prazos hoje afim de que possa viajar tranqilo no feriado. 4 - Com essa alegao, o ru pretende criar nova figura jurdica.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

5 - Esse acrdo no tem nada haver com o caso em tela. 6 - Prefiro ter de trabalhar hoje do que perder o prazo. 7 - Sei que o procurador de justia no quis dar parecer, mas por que? 8 - No seu dia a dia, a apelante tinha de lidar com transporte de dinheiro, por isso andava armada. 9 - Faa recurso adesivo ao invs de apelao. 10 - Na sentena, rechaou-se todos os nossos argumentos. 11 - Para aquela construo, precisam-se de mais tijolos. 12 - Voc no respondeu tudo o que perguntei. 13 - Devemos protocolar a contestao hoje, independente da intimao do co-ru. 14 - O ato onde foi cerceada a defesa do seu cliente foi declarado nulo pelo Tribunal. 15 - O recurso que o Tribunal negou provimento merece ser levado adiante. 16 - H bastante advogados nesta causa. 17 - Se assim for, cometer-se um novo crime. 18 - Vo anexo as cpias dos documentos citados. 19 A teor do dispositivo tal, obtido atravs de testemunhas, entendeu-se que a empresa estava sediada Rua das Palmeiras.

GABARITO 1- As razes de apelao foram deixadas apreciao de Vossa Excelncia. 2 - Essas razes devem ser quase idnticas quelas que voc redigiu na semana passada. 3 - Redigi todos os prazos hoje a fim de que possa viajar tranqilo no feriado. 4 - Com essa alegao, o ru pretende criar figura jurdica. 5 - Esse acrdo no tem nada a ver com o caso em tela. 6 - Prefiro ter de trabalhar hoje a perder o prazo. 7 - Sei que o procurador de justia no quis dar parecer, mas por qu? 8 - No seu dia-a-dia, a apelante tinha de lidar com transporte de dinheiro, por isso andava armada. 9 - Faa recurso adesivo em vez de apelao. 10 - Na sentena, rechaaram-se todos os nossos argumentos. 11 - Para aquela construo, precisa- se de mais tijolos. 12 - Voc no respondeu a tudo o que perguntei.
WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

13 - Devemos protocolizar / protocolar a contestao hoje, independentemente da intimao do co-ru. 14 - O ato em que foi cerceada a defesa do seu cliente foi declarado nulo pelo Tribunal. 15 - O recurso a que o Tribunal negou provimento merece ser levado adiante. 16 - H bastantes advogados nesta causa. 17 - Se assim for, cometer-se- um novo crime. 18 - Vo anexas / em anexo as cpias dos documentos citados. 19 Conforme o dispositivo tal, obtido por meio de testemunhas, entendeu-se que a empresa estava sediada na Rua das Palmeiras.

III. Reestruture os perodos abaixo para que possam ter uma redao clara e precisa:
1. Os homens modernos nesta situao de incerteza, gerada pela inflao altssima, salrios sem o devido reajuste e uma indefinio poltica. Faz com que gere nas pessoas uma certa angstia e insegurana. (texto extrado de uma redao feita em concurso pblico) Correo: Esta situao de incerteza dos homens modernos, gerada pela inflao altssima, salrios sem o devido reajuste e uma indefinio poltica, cria/provoca nas pessoas uma certa angstia e insegurana.

2. Os pases subdesenvolvidos por se basearem numa economia praticamete agrria e sendo eles o palco da fome, uma reforma agrria seria imprescindvel para diminuir a fome nesses pases. (texto extrado de uma redao feita em concurso pblico) Correo: Os pases subdesenvolvidos, por se basearem numa economia praticamete agrcola, so o palco da fome. Uma reforma agrria seria imprescindvel para diminu-la.

3. O campons nordestino vive num regime no qual ele altamente explorado e sua produo agrcola mnima, devido a isto urge uma modernizao na estrutura agrria. Que s poder ser feito atravs da Reforma Agrria. Na qual dever haver distribuio de terras a camponeses e condies de fixar o homem ao campo e destes produzirem adequadamente. (texto extrado de trabalho universitrio) Correo: O campons nordestino vive num regime no qual ele altamente explorado, e sua produo agrcola mnima. Da a necessidade de uma Reforma Agrria, que trar a modernizao na estrutura agrcola, permitindo a distribuio de terras a camponeses e a fixao do homem ao campo, a fim de que possa produzir adequadamente.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

INTERPRETAO DE TEXTO
HABEAS CORPUS Orestes Barbosa e Noel Rosa No tribunal da minha conscincia, (1) O teu crime no tem apelao. Debalde tu alegas inocncia, E no ters minha absolvio.(4) Os autos do processo da agonia, Que me causaste em troca ao bem que eu te fiz, Chegaram l daquela pretoria (7) Na qual o corao foi o juiz. Tu tens as agravantes da surpresa E tambm as da premeditao.(10) Mas na minhalma tu no ficas presa Porque o teu caso caso de expulso. Tu vais ser deportada do meu peito (13) Porque o teu crime encheu-me de pavor. Talvez o habeas corpus da saudade Consinta o teu regresso ao meu amor. (16)

1. Com relao estrutura e s idias do texto, julgue os itens abaixo: 1. O texto constitui uma parfrase potica de um julgamento. 2. O texto caracteriza-se pelo uso predominante da linguagem figurada. 3. Infere-se do texto que os dois autores contam uma histria real acontecida com eles. 4. No texto, um dos autores o juiz, e o outro o advogado de defesa. 5. No final do poema, os autores descriminam a r, isentando-a de culpa por meio do habeas corpus. 2. Acerca da compreenso e da interpretao das idias do texto, julgue os itens a seguir: 1. Pelo uso dos pronomes "eu" e "tu", infere-se que o texto foi estruturado a partir de dilogo ocorrido entre namorados. 2. Alega-se que a r agia premeditada e surpreendentemente; por isso, seu castigo ser a priso. 3. O habeas corpus apresentado, no final, como possibilidade de reconciliao. 4. No poema, a conscincia representa, metaforicamente, o tribunal, e o corao, o juiz da causa. 5. No poema, no est explcito que foi o "crime" praticado.

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

3. Quanto aos aspectos coesivos de referncia no texto, julgue os itens que se seguem. 1. A conjuno "E" (linha 4) pode ser corretamente substituda por "MAS" sem prejuzo da coeso textual. 2. O pronome relativo "Que" (linha 6) tem como referente semntico "autos do processo" (linha 5). 3. Na expresso "as da premeditao" (linha 10), o pronome demonstrativo na forma plural "as" exerce a mesma funo sinttica que no verso da linha 9. 4. Nos versos 12 e 14, o sentido de causalidade expresso pelo termo "Porque" vem explcito nas respectivas frases. 5. O advrbio "Talvez" (linha 15) admite que a forma verbal "Consinta" (linha 16) seja alterada para "Consente", no modo indicativo. 4. Considerando a hiptese de se alterar a forma de tratamento no texto, de "tu" para "voc", sem prejuzo do sentido original, julgue os itens seguintes. 1. No verso 3, a forma verbal passaria a ser "alega". 2. O verso 4 assim seria reescrito: "E no ter sua absolvio." 3. O verso 6 poderia assim ser reescrito: "Que me causaram em troca do bem que eu lhe fiz." 4. Os versos 11 e 12 seriam assim reescritos: "Mas na minha alma voc no fica presa / Porque o seu caso caso de expulso." 5. O verso 14 poderia ser alterado para: "Porque o crime dela encheu-me de pavor.

1)

1. C 2. C 3. E 4. E 5. E 1. E 2. E 3. C 4. C 5. C 1. C 2. E 3. E 4. C 5. E 1. C 2. E 3. E 4. C 5. E

2)

3)

4)

WWW.PROFESSORSABBAG.COM.BR

Vous aimerez peut-être aussi