Vous êtes sur la page 1sur 2

O Esprito Santo e a salvao no Antigo Testamento

Rev. Josivaldo de Frana Pereira O Antigo Testamento o bero de toda doutrina bblica. E no existe nada revelado a respeito do Esprito Santo no Novo testamento que no tenha sido sugerido antes no Velho. Com toda a evidncia se depreende do Antigo Testamento que a origem da vida depende da ao soberana do Esprito Santo. Retirar o Esprito significa morte! Como realidade presente O Esprito Santo atuava como vivificador no Antigo Testamento. Mas de que maneira o Esprito regenerava os crentes no Antigo Testamento? Como ele aplicaria a obra redentora de Cristo se o prprio Cristo no tinha vindo? Ser que os crentes do Antigo Testamento foram igualmente regenerados e salvos como os crentes do Novo Testamento? Um dos motivos que nos levaria a fazer tais perguntas seria, a priori, o fato de que o Antigo Testamento no apresenta o Esprito Santo atuando de maneira to proeminente na salvao de indivduos como o Novo Testamento. A palavra "regenerao" que aparece no Novo Testamento no encontrada em nenhum livro do Velho Testamento. O termo grego que designa a regenerao pelo Esprito no tem nenhum equivalente no hebraico. Nem mesmo na Septuaginta, a verso grega pr-crist do Antigo Testamento, aparece as palavras palingenesi/a ou genna/w que traduzem a idia bblica de regenerao e novo nascimento, respectivamente. O que mais se aproxima a forma verbal e(/wj pa/lin ge/nwmai, que uma traduo livre de J 14.4: "Morrendo o homem, porventura tornar a viver?". No entanto, aqui no existe nenhum pensamento do renascimento espiritual do indivduo como h no Novo Testamento. O que temos no Velho Testamento so promessas claras de uma renovao futura (cf. Jr 31.31-33; Ez 11.29; 36.26,27). Mas apesar da obra regeneradora do indivduo no ser enfatizada no AT, no significa que o Esprito Santo no tenha atuado salvificamente. Mesmo assim, a possibilidade de algum ser regenerado no Antigo Testamento foi totalmente descartada pelo telogo alemo Friedrich Daniel Ernest Schleiermacher (1768-1834). Para ele era impossvel que algum tivesse sido regenerado na antiga dispensao, uma vez que Cristo no se fez Verbo encarnado e Sua obra, portanto, no podia ser aplicada queles crentes. Evidenciada pela f no Messias No h dvida que os crentes do Velho Testamento foram regenerados. Seria contradio de termos falar de "crentes no regenerados". Eles eram crentes de fato e o autor da carta aos Hebreus no captulo 11 de sua epstola atesta esta veracidade. Ele no os nomearia como heris da f se no fossem regenerados e salvos. E como o Esprito Santo os regenerava e os salvava em Cristo Jesus? Simplesmente aplicando a obra redentora do Messias no qual eles criam (cf. J 19.25). A explicao desta aplicao no Antigo Testamento entendida quando vamos ao Novo e lemos sobre o "Cordeiro que foi morto, desde a fundao do mundo" (Ap 13.8). Desta maravilhosa declarao aprendemos que:

1. A expiao de Cristo referida como algo determinado por Deus; 2. O princpio de sacrifcio e redeno por parte de Cristo mais antigo que o mundo; 3. Os decretos e propsitos de Deus so to concretos e reais como o prprio acontecimento.
Quando a Trindade vivia na solido da eternidade, a morte de Cristo j estava declarada como ocorrida antes que tudo existisse. Simbolizado no sistema sacrificial A ausncia do fato histrico da expiao de Cristo no Antigo Testamento no anula, de forma alguma, o seu valor para os crentes daquela poca; e muito menos a aplicao da mesma pelo Esprito Santo. Isto fcil de ser percebido quando vemos os santos do Antigo Testamento oferecendo sacrifcios de animais a Deus e sendo perdoados e salvos. No por causa dos sacrifcios em si, "porque impossvel que sangue de touros e bodes remova pecado" (Hb 10.4), mas eram perdoados e salvos porque criam na promessa simbolizada no sistema sacrificial. O Novo Testamento nos d claras indicaes, e declaraes explcitas, que os sacrifcios de animais no Velho Testamento foram smbolos do mais excelente sacrifcio de Cristo (Cl 2.17; Hb 9.23,24; 10.1; 13.11,12). Donald Guthrie verdadeiro quando diz que o "sistema sacrificial do Antigo Testamento tinha validez somente porque prenunciava o sacrifcio supremo e definitivo de Cristo" (D. Guthrie, Hebreus: Introduo e Comentrio, p. 191). David Martin Lloyd-Jones ainda mais preciso quando declara que eles "faziam essas ofertas pela f. Criam na palavra de Deus, que Ele um dia no porvir proveria um sacrifcio, e pela f se mantiveram firmes nisso.

Foi a f em Cristo que os salvou..." (D. M. Lloyd-Jones, A Cruz: A Justificao de Deus, p. 10). E era somente por causa da obra regeneradora do Esprito Santo que eles podiam "olhar" para Cristo e exercer f nEle, pois, no conceito bblico, onde h f salvadora, houve regenerao pelo Esprito. Rev. Josivaldo de Frana Pereira - Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (I.P.B.) em Santo Andr - SP. Bacharel em teologia pelo Seminrio Presbiteriano Rev. Jos Manoel da Conceio (J.M.C. - SP), Licenciado em filosofia pela F.A.I. (Faculdades Associadas Ipiranga - SP) e mestrando em missiologia pelo Seminrio Teolgico Sul Americano (S.T.S.A.) em Londrina - PR.

Vous aimerez peut-être aussi