Vous êtes sur la page 1sur 23

APELAO

2.1. Conceito O Professor Fernando Capez9 ensina que apelao : recurso interposto da sentena definitiva ou com fora de definitiva, para a segunda instncia, com o fim de que se proceda ao reexame da matria, com a consequente modificao parcial ou total da deciso.

2.2. Classificao

2.2.1. Quanto extenso

Ampla ou plena: devolve o conhecimento pleno de toda a matria decidida.

Restrita, limitada ou parcial: impugna tpicos da sentena; pede-se apenas o reexame de parte da deciso.

O que fixa a extenso da apelao o ato de interposio. Caso isso no ocorra entende-se que a apelao foi total.

2.2.2. Quanto ao procedimento

Ordinria: ocorre nos casos de apelao de crimes punidos com recluso (artigo 613 do Cdigo de Processo Penal).

Sumria: ocorre nas contravenes e nos crimes punidos com deteno.

2.3. Hipteses de Cabimento da Apelao

2.3.1. Decises proferidas por juiz singular

So hipteses em que cabe a apelao:

decises definitivas de condenao ou absolvio;

decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no artigo 581 do Cdigo de Processo Penal, pois a apelao tem carter subsidirio;

P.: Todas as decises condenatrias e absolutrias so apelveis?

R: O fato de serem apelveis no significa que so sinnimos de recorrveis. Todas as decises condenatrias e absolutrias so recorrveis, mas nem todas apelveis. A deciso de absolvio sumria no jri recorrvel mediante recurso em sentido estrito e no apelao (artigo 581, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal).

2.3.2. Decises proferidas pelo jri (artigo 593, inciso III, 1. a 3., do Cdigo de Processo Penal)

Nas decises proferidas pelo jri, a apelao cabvel se prevista em uma das hipteses do inciso III do artigo 593 do Cdigo de Processo Penal:

Nulidade posterior pronncia: a nulidade posterior, se relativa, o momento de arguio imediatamente depois de anunciado o julgamento e apregoada as partes. Se o tribunal reconhecer a nulidade anula o ato e todos os demais dele decorrente (artigo 571, inciso VI, do Cdigo de Processo Penal). Se a nulidade relativa tiver ocorrido durante o julgamento, o protesto deve ser feito logo aps a sua ocorrncia, sob pena de ser convalidada (artigo 571, inciso VIII, do Cdigo de Processo Penal).

Deciso contrria letra expressa da lei ou deciso dos jurados.

Quando houver erro ou injustia na aplicao da pena ou medida de segurana.

Deciso dos jurados manifestamente contrria a prova dos autos: deciso arbitrria. Essa apelao s cabvel uma vez.

2.4. Artigo 593, 4., do Cdigo de Processo Penal

Quando de parte da deciso for cabvel apelao e de outra parte for cabvel recurso em sentido estrito, o nico recurso cabvel ser a apelao, ainda que se recorra somente de parte da deciso. A apelao absorve o recurso em sentido estrito.

2.5. Apelao na Lei n. 9.099/95

Hipteses de cabimento:

sentena do procedimento sumarssimo;

sentena homologatria da transao penal;

rejeio da denncia ou da queixa no procedimento sumarssimo.

O prazo dessa apelao de 10 dias para a interposio e apresentao das razes de apelao.

2.6. Efeitos da Apelao no Cdigo de Processo Penal

Os efeitos da apelao no Cdigo de Processo Penal so:

Devolutivo (tantum devolutum quantum appellatum): o Judicirio ir reexaminar a deciso; devolve-se o conhecimento da matria instncia superior.

Suspensivo: efeito que impede que a deciso proferida produza efeitos, que seja eficaz. Obsta os efeitos da sentena.

Regressivo: efeito que permite ao prprio rgo prolator da deciso reexaminlo. Permite o juzo de retratao. A apelao do Cdigo de Processo Penal no tem efeito regressivo.

Extensivo: todos os recursos nos processos penais tm esse efeito (artigo 580 do Cdigo de Processo Penal). A deciso proferida no recurso interposto por um co-ru beneficia os demais que no recorreram, salvo se o recurso for fundado em motivos de ordem pessoal.

2.7. Reformatio in Pejus

A reformatio in pejus a situao na qual o ru tem a sua situao prejudicada em razo de recurso exclusivo da defesa. A reformatio in pejus proibida com base no princpio do tantum devolutum quantum appellatum, segundo o qual s devolvido ao tribunal o pedido recursal. O tribunal s pode reexaminar o que foi pedido. Ex.: a defesa recorre pedindo a absolvio. O tribunal nega a absolvio e coloca uma agravante.

O artigo 617 do Cdigo de Processo Penal probe expressamente a reformatio in pejus.

2.7.1. Reformatio in pejus indireta Segundo ensinamento do Professor Fernando Capez10: anulada sentena condenatria em recurso exclusivo da defesa, no pode ser prolatada nova deciso mais gravosa do que a anulada. Por exemplo: ru condenado a um ano de recluso apela e obtm a nulidade da sentena; a nova deciso poder impor-lhe, no mximo, a pena de um ano, pois do contrrio o ru estaria sendo prejudicado indiretamente pelo seu recurso. Este o entendimento pacfico do STF (RTJ 88/1018 e 95/1081).

(...)

Obs.: No caso de a sentena condenatria ter sido anulada em virtude de recurso da defesa, mas, pelo vcio da incompetncia absoluta, a jurisprudncia no tem aceitado a regra da proibio da reformatio in pejus indireta (...).

2.7.2. Reformatio in pejus no jri

A lei que probe a reformatio in pejus (artigo 617 do Cdigo de Processo Penal) no pode prevalecer sobre o princpio constitucional da soberania dos veredictos.

Anulado o jri, em novo julgamento, os jurados podero proferir qualquer deciso.

Se o ru foi pronunciado e condenado por homicdio simples, a defesa interpe apelao. O tribunal d provimento e anula o primeiro julgamento. No segundo julgamento o jri condena por homicdio qualificado. Houve reformatio in pejus, a pena aumentou s por recurso da defesa, e, no caso, reformatio in pejus indireta.

2.8. Reformatio in Mellius

A reformatio in mellius ocorre quando o tribunal melhora a situao do ru em recurso exclusivo da acusao.

Parte da doutrina sustenta que possvel a reformatio in mellius, com base no prprio artigo 617 do Cdigo de Processo Penal, que apenas probe a reformatio in pejus.

2.9. Processamento da Apelao

O prazo para a interposio da apelao, segundo o Cdigo de Processo Penal, como regra de cinco dias, salvo para o assistente de acusao no-habilitado, pois o Supremo Tribunal Federal manteve posicionamento no sentido de que o prazo de cinco dias, a contar da intimao, para assistente habilitado, e 15 dias, aps o vencimento do prazo para o Ministrio Pblico apelar, para o nohabilitado.

A apelao interposta por termo ou petio, no juzo que proferiu a deciso. Ele far o exame do preenchimento dos pressupostos recursais. Se o juiz denegar a apelao ou a julgar deserta, caber recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso XV, do Cdigo de Processo Penal).

Interposta a apelao, o apelante e, depois dele, o apelado tero o prazo de oito dias cada um para oferecer razes (exceto nos processos de contraveno em que o prazo ser de trs dias).

Aps a apresentao das razes ou contra-razes do Ministrio Pblico, se houver assistente, este arrazoar, no prazo de trs dias.

Se a ao penal for movida pelo ofendido, o Ministrio Pblico oferecer suas razes, em seguida, pelo prazo de trs dias.

Com as razes ou contra-razes, podem ser juntados documentos novos. O artigo 576 do Cdigo de Processo Penal estabelece que: O Ministrio Pblico no poder desistir de recurso que haja interposto.

Inexiste juzo de retratao na apelao.

praticamente pacfico que a apresentao tardia das razes de apelao no impede o conhecimento do recurso.

2.10. Artigo 600, 4., do Cdigo de Processo Penal O 6. do artigo 600 do Cdigo de Processo Penal estabelece que: Se o apelante declarar, na petio ou no termo, ao interpor a apelao, que deseja arrazoar na superior instncia sero os autos remetidos ao tribunal ad quem onde ser aberta vista s partes, observados os prazos legais, notificadas as partes pela publicao oficial.

O apelante pode requerer a apresentao das razes no tribunal.

1.1. Recurso em Sentido Estrito (art. 581 e ss. do CPP)

O recurso em sentido estrito interposto em primeira instncia e classifica-se em:

Recurso em sentido estrito pro et contra: o recurso cabvel em ambas as hipteses de sucumbncia. Exemplos: artigo 581, inciso IV, do Cdigo de Processo Penal - da pronncia ou impronncia; artigo 581, inciso X, do Cdigo de Processo Penal - da deciso que concede ou nega habeas corpus.

Recurso em sentido estritosecundum eventum litis: o recurso s admitido em uma das hipteses de sucumbncia. Ex.: artigo 581, inciso I, do Cdigo de Processo Penal - da deciso que rejeita a denncia ou a queixa (se houver recebimento, no cabe recurso).

1.1.1. Hipteses de cabimento

O artigo 581 traz o rol de cabimento do recurso em sentido estrito. Esse rol taxativo?

A doutrina e a jurisprudncia tradicionais consideram esse rol como taxativo. De uns tempos para c est ocorrendo uma leve flexibilizao na interpretao do rol do artigo 581 do Cdigo de Processo Penal. Isso porque esse diploma de 1941, e o rol

do recurso em sentido estrito no acompanhou as mudanas por ele sofridas. Tal fato vem motivando o entendimento de que, ainda que o rol seja taxativo, admite-se a interpretao extensiva e a aplicao analgica.

Ex.: A jurisprudncia majoritria entende ser cabvel recurso em sentido estrito da deciso que suspende o processo nos termos do artigo 366 por analogia ao inciso XVI do artigo 581, ambos do Cdigo de Processo Penal.

Segundo o rol do artigo 581 do referido diploma, caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena:

I) Que no receber a denncia ou a queixa

Se o juiz recebe a denncia, cabe habeas corpus. Se rejeita, cabe recurso em sentido estrito.

Rejeitada denncia de crime previsto na Lei n. 9099/95 cabe apelao no prazo de dez dias.

Tratando-se de crime previsto na Lei n. 5.250/67, se o juiz recebe a denncia ou a queixa, cabe recurso em sentido estrito; se rejeita, cabe apelao no prazo de cinco dias.

necessrio intimao do acusado para apresentar contra-razes, no caso do recurso em sentido estrito, pelo fato do juiz no receber a denncia?

O Cdigo de Processo Penal no exige essa providncia. Houve quem sustentasse a aplicao do Cdigo de Processo Civil subsidiariamente, pois, antes da reforma do Cdigo de Processo Civil em 1994, o acusado era intimado para contra-razoar. Hoje, com a reforma do Cdigo de Processo Civil, no se aplica mais essa regra.

II) Que concluir pela incompetncia do juzo

Nesse caso, o juiz reconhece de ofcio a incompetncia. Para parte da doutrina, da sentena que desclassifica o crime de competncia do Jri, para crime no doloso contra a vida, cabe recurso em sentido estrito com base nesse fundamento, pois o juiz est, na verdade, concluindo pela incompetncia do Jri.11

III) Que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio

A deciso a respeito da exceo de suspeio irrecorrvel. As excees podem ser de: litispendncia, coisa julgada e ilegitimidade de parte.

Esse inciso trata de recurso em sentido estrito secundum eventum litis. S so recorrveis as decises que julgarem procedentes as excees.

IV) Que pronunciar ou impronunciar o ru

V) Que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante

A cassao ocorre quando se verifica que a fiana anteriormente concedida no era cabvel. Fiana inidnea aquela prestada por engano em quantia insuficiente ou cujo valor se depreciou com o tempo, havendo necessidade de ser reforada, sob pena de ficar sem efeito.

Ateno: lembre-se que em 90% dos casos referentes fiana o recurso cabvel o recurso em sentido estrito. E, nos casos de priso e liberdade provisria, lembre-se que s cabe o recurso em sentido estrito quando a acusao for sucumbente; se a defesa for sucumbente no cabe.

VI) Que absolver o ru sumariamente

Trata-se da nica sentena absolutria que no apelvel.

VII) Que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor

A quebra da fiana ocorre quando (arts. 328 e 341 do CPP):

o ru descumpre as obrigaes s quais se submete;

pratica outra infrao penal na vigncia do benefcio. Artigo 343 do Cdigo de Processo Penal: O quebramento da fiana importar a perda de metade do seu valor e a obrigao, por parte do ru, de recolher-se priso, prosseguindo-se, entretanto, sua revelia, no processo e julgamento, enquanto no for preso.

A perda do valor se d quando o ru condenado no se recolhe priso (art. 344 do CPP).

VIII) Que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade

IX) Que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade

Exceo: durante a fase de execuo, o recurso cabvel ser o agravo (art. 197 da LEP).

X) Que conceder ou negar a ordem de habeas corpus

Ateno: o dispositivo refere-se somente deciso do juiz de primeirainstncia. Normalmente, o habeas corpus julgado no tribunal. Do acrdo denegatrio de

habeas corpus proferido pelos Tribunais Regionais Federais e pelos tribunais dos Estados cabe recurso ordinrio para o Superior Tribunal de Justia. Se a sentena concede o habeas corpus, h o reexame necessrio.

XI) Revogado pela Lei de Execuo Penal

XII) Revogado pela Lei de Execuo Penal

XIII) Que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte

XIV) Que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir

Ateno: nesse caso, o prazo para interposio do recurso em sentido estrito de 20 dias. A legitimidade de qualquer do povo. O rgo competente para o julgamento o presidente do Tribunal de Justia.

XV) Que denegar a apelao ou julgar deserta

XVI) Que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial

XVII) Revogado pela Lei de Execuo Penal

XVIII) Que decidir o incidente de falsidade a deciso definitiva que julga o incidente de falsidade documental.

O recurso em sentido estrito disposto nesse inciso pro et contra.

XIX ao XXIII) Revogados pela Lei de Execuo Penal

XXIV) Esse inciso j estava revogado pela Lei de Execuo Penal. Atualmente, em virtude da Lei n. 9.268/96, nem o juiz das execues pode proferir deciso convertendo a multa em priso.

Efeito do recurso em sentido estrito

a) Devolutivo: todos os recursos tm esse efeito; a deciso reapreciada.

b) Suspensivo: como regra, o recurso em sentido estrito no possui efeito suspensivo, salvo o artigo 584 do Cdigo de Processo Penal. Assim, o recurso em sentido estrito ter efeito suspensivo se interposto contra:

deciso que denegue conhecimento apelao ou a julgue deserta;

deciso que declare perdido o valor da fiana;

deciso de pronncia apenas no tocante ao julgamento do ru pelo jri;

deciso que determine quebra da fiana somente no tocante a perda da metade de seu valor.

c) Regressivo: o recurso em sentido estrito permite ao rgo prolator da deciso que se retrate.

d) Extensivo: o recurso em sentido estrito possui esse efeito (art. 580).

Processamento do recurso em sentido estrito

O prazo para interposio do recurso em sentido estrito, em regra, de cinco dias (art. 586 do CPP). Excees:

15 dias, no caso de recurso contra impronncia interposto pelo assistente de acusao no-habilitado nos autos;

20 dias, contra a deciso que inclui ou exclui jurado da lista-geral (art. 586, par. n., do CPP).

Se o recurso em sentido estrito no for recebido, contra essa deciso cabvel a carta testemunhal.

Se o recurso em sentido estrito for recebido, intima-se o recorrente para apresentar as razes e o recorrido para apresentar as contra-razes.

O juiz vai ento reexaminar sua deciso podendo mant-la ou se retratar. Caso ele mantenha a sua deciso, o recurso sobe para o tribunal competente; caso ele se retrate, intima as partes da nova deciso.

O prazo para a apresentao das razes, contra-razes e retratao sempre de dois dias.

Em segunda instncia o recurso em sentido estrito segue o rito da apelao sumria.

O prejudicado com a retrao pode interpor recurso cabvel no prazo de cinco dias e o recurso subir diretamente ao tribunal, independentemente de razes ou contrarazes (art. 589, par. n., do CPP).

A nova deciso pode no ser impugnada por recurso em sentido estrito.

Ex.: se o juiz indefere um requerimento de priso preventiva, oMinistrio Publico interpe recurso em sentido estrito. O juiz retrata-se e defere a priso. As partes so intimadas. A defesa s pode impetrar habeas corpus, mas no recurso em sentido estrito.

O recurso em sentido estrito poder subir nos prprios autos do processo ou em autos apartados. Nesse ltimo caso, faz um instrumento que ser examinado pelo tribunal.

O recurso em sentido estrito sobe nos prprios autos nos seguintes casos (art. 583 do CPP):

quando interpostos de ofcio;

nos casos do artigo 581, incisos I, III, IV, VI, VIII e X;

quando o recurso no prejudicar o andamento do processo.

EMBARGOS DE DECLARAO

O artigo 382 do Cdigo de Processo Penal trata dos embargos de declarao contra a sentena. So os chamados embarguinhos.

Os artigos 619 e 620 do Cdigo de Processo Penal tratam dos embargos de declarao contra acrdo. possvel a interposio dos embarguinhos tambm contra deciso interl ocutria.

Toda deciso, sentena ou acrdo para ser impugnada por embargos de declarao tem de ser omissa, contraditria, ambgua ou obscura.

O prazo para interposio dos embargos de declarao de dois dias. Interposto os embargos de declarao, aplica-se o Cdigo de Processo Civil subsidiariamente, isto , interrompe-se o prazo dos demais recursos.

P.: necessrio a oitiva da parte contrria nos embargos de declarao?

R.: A jurisprudncia dominante estabelece que a oitiva da parte contrria providncia desnecessria, salvo quando os embargos tiverem carter infringente, isto , efeito modificativo.

P.: Os embargos de declarao podem ter efeito modificativo?

R.: Sim, principalmente nos casos em que os embargos de declarao visarem sanar omisso.

P.: Cabe embargos de declarao de embargos de declarao?

R.: Sim, desde que o segundo embargo vise suprir omisso da deciso do primeiro embargo.

P.: Qual o recurso cabvel quando o juiz no acolhe os embargos?

R.: Embargos em primeira instncia: a parte deve argir em preliminar de apelao o equvoco da sentena. Embargos em segunda instncia: contra acrdo, cabe agravo regimental.

3.1. Embargos de Declarao na Lei n. 9.099/95

Os embargos de declarao sero opostos nesse caso, no prazo de cinco dias. Opostos por escrito ou oralmente. Nesse caso, os embargos de declarao suspendem o prazo para os demais recursos.

4. EMBARGOS INFRINGENTES E EMBARGOS DE NULIDADE

Embargos de nulidade o nome dado aos embargos infringentes quando a divergncia for relativa decretao ou no de nulidade processual.

Os embargos s tm cabimento contra acrdo no unnime.

O voto vencido pode divergir total ou parcialmente. Se for parcial, somente quanto ao tpico em que ocorreu a divergncia sero interpostos os embargos.

A divergncia se apura quanto concluso do voto e no quanto a sua fundamentao.

No processo penal, os embargos infringentes configuram recurso exclusivo da defesa. Assim, se dois votos absolvem e um voto condena o ru, a acusao foi sucumbente e no cabe embargos infringentes.

Ateno: necessrio que o acrdo se refira ao julgamento de uma apelao ou recurso em sentido estrito.

No cabe embargos infringentes de deciso no unnime em habeas corpus.

Processamento:

interposio em 10 dias; oitiva do querelante ou do assistente de acusao se houver tambm em 10 dias;

parecer do Procurador-Geral de Justia;

parecer do relator;

parecer do revisor.

O relator e o revisor no podem ter participado do primeiro julgamento.

O relator e o revisor do primeiro julgamento podem modificar a sua deciso. Isso porque a turma julgadora composta de cinco desembargadores: trs desembargadores que proferiram a primeira deciso e o relator e o revisor. Dessa

forma, podem manter ou reformar a primeira deciso. Logo, os embargos infringentes tm efeito regressivo, diante da possibilidade da mudana de voto de quem j votou.

4.1. Embargos Infringentes nos Tribunais Superiores

No Superior Tribunal de Justia no cabe embargos infringentes. Nesse tribunal, s cabem embargos de declarao e divergncia.

No Supremo Tribunal Federal h embargos infringentes no mbito penal no prazo de 15 dias. Cabe em trs casos:

acrdo no unnime em ao penal julgada procedente;

acrdo que julga improcedente reviso criminal;

acrdo denegatrio de recurso criminal ordinrio (art. 102, inc. II, da CF).

5. CARTA TESTEMUNHVEL

A carta testemunhvel surgiu na poca do Brasil-Colnia: duas testemunhas comprovavam que o recurso havia sido interposto.

As partes so chamadas :

testemunhante: parte que interpe a carta.

testemunhado: juzo que indeferiu o seguimento, o processamento do recurso.

cabvel quando for denegado seguimento a recurso, no importando o motivo da denegao.

Tem carter residual. S ser cabvel se no existir nenhuma outra medida expressamente prevista para isso.

Exemplos:

Deciso denega apelao: interpe-se recurso em sentido estrito;

Deciso denega recurso em sentido estrito: interpe-se a carta testemunhvel;

Deciso denega protesto por novo jri: para alguns, cabe a carta testemunhvel; para outros o habeas corpus;

Deciso denega embargos de declarao em primeira instncia: preliminar de apelao;

Denega embargos de declarao em segunda instncia: agravo regimental;

Agravo em Execuo: carta testemunhvel.

5.1. Processamento

O prazo para a interposio da carta testemunhvel de 48 horas. Conta-se o prazo de minuto a minuto. O termo inicial para a interposio a partir da intimao desfavorvel. Na prtica, impossvel determinar o minuto inicial. Contam-se dois dias.

interposto perante o escrivo. O escrivo quem forma o instrumento. Trata-se de funo burocrtica. Se ele se omite, fica sujeito a uma pena funcional de suspenso por 30 dias.

Formando o instrumento, o escrivo deve entregar a carta ao testemunhante. Aps isso, segue-se o rito do recurso indeferido. No tribunal, segue-se o rito da apelao sumria.

Chegando ao tribunal, o disposto no Cdigo de Processo Penal permite que o mesmo, caso d provimento carta, admita o recurso indeferido e o julgue no mrito, desde que a carta esteja devidamente instruda. economia processual. O prprio tribunal pode julgar no mrito.

Obs.: fim dos recursos no processo penal. A seguir esto algumas aes impugnativas de deciso.

6. REVISO CRIMINAL

Os processualistas mais antigos, baseados no Cdigo de Processo Civil, o chamavam de recurso sui generis. Mas no um recurso. uma ao impugnativa autnoma. Instaura-se nova relao jurdica processual com o seu ajuizamento. No tem prazo de interposio. Seu pressuposto a deciso transitada em julgado.

ao rescisria de coisa julgada penal, mas difere da ao rescisria civil.

Ao rescisria: prazo preclusivo 2 anos;

pode ser ajuizada pelo autor, pelo ru ou por terceiros prejudicados.

Reviso Criminal:

no h prazo para interposio;

s pode ser ajuizada pela defesa;

sempre pr-ru.

Se houve erro judicial que beneficiou o ru e transitou em julgado, essa deciso no pode ser rescindida.

No plo ativo figura o prprio ru pessoalmente (no precisa de advogado) ou o procurador do ru (algum em seu nome). No necessrio procurao com poderes especiais. Se o ru j faleceu, podem ingressar o cnjuge, o ascendente, o descendente ou o irmo do mesmo. Nesse ltimo caso, tutela-se o status dignitatis, isto , a honra, a moral do ru.

Para assegurar o status dignatis possvel entrar com reviso criminal:

quando o ru j faleceu;

quando o ru j cumpriu a pena.

P.: Se, no curso da reviso criminal, o ru morre quem assume a ao?

R.: O Cdigo de Processo Penal estabelece que o presidente do tribunal deve nomear um curador para prosseguir na ao. Esse curador pode ser o cnjuge, ascendente, descendente ou irmo.

P.: O Ministrio Pblico pode figurar no plo ativo?

R.: H polmica na doutrina quanto ao assunto. Para a Professora Ada Pellegrini Grinover, sim. Mas a posio dominante na doutrina e na jurisprudncia a de que no. O Ministrio Pblico pode impetrar habeas corpus, mas no reviso criminal.

Ao Ministrio Pblico cabe ocupar o plo passivo na reviso criminal em defesa da coisa julgada.

P.: Quais so os fundamentos possveis da reviso criminal? Qual a causa de pedir?

R: Conforme o artigo 621 do Cdigo de Processo Penal so fundamentos:

a) Quando a deciso for contrria letra expressa da lei ou contrria evidncia dos autos. Nesse caso, a contrariedade precisa ser marcante, facilmente perceptvel.

Ateno: se no final do julgamento da reviso criminal no se chega a uma certeza, tendo-se apenas uma probabilidade da inocncia, qual a soluo?

Na reviso criminal vigora o princpio do in dubio pro societati. Na dvida, a reviso ser julgada improcedente.

No cabe reviso criminal quando houver uma mudana na interpretao dos tribunais. A contrariedade somente a texto expresso de lei.

b) Quando a deciso se fundar em depoimentos, documentos ou exames falsos. Devem ser comprovadamente falsos. Exige-se a prova pr-constituda da falsidade do depoimento, documento ou exame.

P.: Como o requerente consegue uma prova pr-constituda?

R.: possvel que o autor dos crimes (do falso testemunho) tenha sido condenado. Junta-se a cpia da deciso, da condenao ou por meio de justificao criminal. Segue o rito do Cdigo de Processo Civil. com base nele que no Juzo Penal a justificao ajuizada.

c) Quando surgirem provas novas de inocncia do ru ou causa de diminuio de pena.

O pedido da reviso criminal a resciso da coisa julgada ou a correo da injustia.

O tribunal possui juzo rescindente e rescisrio.

Obs.: quando se reconhece na reviso criminal alguma nulidade processual o tribunal limita-se a rescindir a coisa julgada. O processo anulado. O juiz de primeiro grau retomar o processo. Haver nova sentena, salvo se ocorreu a prescrio.

P.: E a reformatio in pejus?

R.: A nova sentena no pode ser mais gravosa para o ru do que a sentena rescindida. a proibio da reformatio in pejus indireta.

P.: Sempre possvel o pedido de indenizao por erro judicirio?

R.: Em alguns casos no. O autor da reviso precisa pedir expressamente. No um efeito da reviso. No possvel o pedido de indenizao nos seguintes casos:

quando o ru de alguma forma colaborou na produo do documento falso;

quando o ru colaborou com a ocultao da prova.

Se o autor da ao limitar-se a pedir a diminuio da pena, nada impede que o tribunal, se for o caso, absolva-o. Mas cabe ressaltar que no julgamento da reviso vigora o princpio in dubio pro societati.

P.: possvel o ajuizamento de segunda reviso criminal?

R.: O ajuizamento s ser possvel se tiver outro fundamento.

Obs.: no cabe reviso criminal de deciso de pronncia. No h coisa julgada material.

6.1. Competncia

Cada tribunal competente para o julgamento de seus prprios julgados. Se a deciso condenatria transitou em julgado na primeira instncia, a reviso criminal deve ser ajuizada no tribunal que tem competncia recursal para aquela matria.

6.2. Procedimento

A reviso criminal uma ao. Inicia-se com o oferecimento da petio inicial, acompanhada da certido do trnsito em julgado e de algum documento que comprove as alegaes do autor. A prova sempre pr-constituda, conforme o artigo 625, 1., do Cdigo de Processo Penal.

encaminhada ao presidente do tribunal, o qual pode indeferi-la liminarmente. Se no indeferir, ele encaminha a um relator; este tambm pode indeferi-la liminarmente.

O Procurador-Geral d um parecer em dez dias. uma contestao defende a coisa julgada.

A reviso volta para receber os pareceres do relator e do revisor, no prazo de dez dias para cada. Segundo o Superior Tribunal de Justia, o relator e o revisor no podem ter proferido nenhuma deciso no processo originrio.

A reviso julgada.

Vous aimerez peut-être aussi