Vous êtes sur la page 1sur 49

Acidente de trabalho

Definies de acidente de trabalho


As definies sobre o acidente de trabalho dependem da tica de quem o define:
Abrange aspectos sociais? Contempla o impacto econmico? Considera o abalo psicolgico? de natureza prevencionista?

Definies de acidente de trabalho


A variedade de definies do termo acidente decorrente de implicaes e de fatores que contribuem para os acidentes. Nenhuma definio de acidente satisfaz todas as pessoas interessadas nas suas causas e medidas preventivas (SANDERS e McCORMICK, 1993).

AT Previdncia Social - Lei n 8.213/91. Art.19


Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

AT Previdncia Social - Lei n 8.213/91. Art.19


1 A empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo e segurana da sade do trabalhador. 2 Constitui contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho. 3 dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular. 4 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social fiscalizar e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharo o fiel cumprimento do disposto nos pargrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.

AT Previdncia Social - Lei n 8.213/91. Art. 20


Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mrbidas:
I - doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social Decreto n3048/99 - anexo II. II - doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao mencionada no Decreto n3048/99 - lista A.

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 20


1 No so consideradas como doena do trabalho:
a) a doena degenerativa; b) a inerente a grupo etrio; c) a que no produza incapacidade laborativa; d) a doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 20


2 Em caso excepcional, constatando-se que a doena no includa na relao prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve consider-la acidente do trabalho.

AT Previdncia Social
doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social;

AT Previdncia Social
doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao mencionada no inciso I.

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 21


Equiparam-se tambm ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei:
I - o acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para reduo ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao;

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 21


II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio do trabalho, em conseqncia de:
a) ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; c) ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro ou de companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razo; e) desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior;

III - a doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 21


IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horrio de trabalho:
a) na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; b) na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; c) em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado; d) no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado.

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 21


1 Nos perodos destinados a refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho. 2 No considerada agravao ou complicao de acidente do trabalho a leso que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha s conseqncias do anterior.

AT Previdncia Social - Lei n 8.213/91. Art. 21A


LEI N 11.430 - DE 26 DE DEZEMBRO DE 2006

A percia mdica do INSS considerar caracterizada a natureza acidentria da incapacidade quando constatar ocorrncia de

nexo tcnico epidemiolgico entre o


trabalho e o agravo, decorrente da relao entre a atividade da empresa e a entidade mrbida motivadora da incapacidade elencada na Classificao Internacional de Doenas - CID, em conformidade com o que dispuser o regulamento.

AT Previdncia Social Lei n 8.213/91. Art. 21A


1o A percia mdica do INSS deixar de aplicar o disposto neste artigo quando demonstrada a inexistncia do nexo de que trata o caput deste artigo. 2o A empresa poder requerer a no aplicao do nexo tcnico epidemiolgico, de cuja deciso caber recurso com efeito suspensivo, da empresa ou do segurado, ao Conselho de Recursos da Previdncia Social.

AT Previdncia Social
DECRETO No- 6.042, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2007 Altera o Regulamento da Previdncia Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, disciplina a aplicao, acompanhamento e avaliao do Fator Acidentrio de Preveno - FAP e do Nexo Tcnico Epidemiolgico, e d outras providncias.

Art. 337. O acidente do trabalho ser caracterizado tecnicamente pela percia mdica do INSS, mediante a identificao do nexo entre o trabalho e o agravo.

AT Previdncia Social
3o Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o

agravo quando se verificar nexo tcnico epidemiolgico entre


a atividade da empresa e a entidade mrbida motivadora da incapacidade - Classificao Internacional de Doenas (CID). 4o Para os fins deste artigo, considera-se agravo a leso, doena, transtorno de sade, distrbio, disfuno ou sndrome de evoluo aguda, subaguda ou crnica, de natureza clnica ou subclnica, inclusive morte, independentemente do tempo de latncia.

Regime Jurdico nico - Lei 8112/90 Servidor Pblico e o Acidente de Trabalho


Seo VI Da Licena por Acidente em Servio Art. 211. Ser licenciado, com remunerao integral, o servidor acidentado em servio. Art. 212. Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Pargrafo nico. Equipara-se ao acidente em servio o dano: I - decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; II - sofrido no percurso da residncia para o trabalho e viceversa

Regime Jurdico nico - Lei 8112/90 Servidor Pblico e o Acidente de Trabalho


Seo VI Da Licena por Acidente em Servio Art. 213. O servidor acidentado em servio que necessite de tratamento especializado poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos. Pargrafo nico. O tratamento recomendado por junta mdica oficial constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos adequados em instituio pblica. Art. 214. A prova do acidente ser feita no prazo de 10 (dez) dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem.

AT Previdncia Social
A crtica ao conceito da previdncia: baseia-se exclusivamente no prejuzo fsico sofrido no trabalho; oferece a compensao e indenizao ao acidentado; no promove a preveno dos acidentes.

AT Conceito Prevencionista
Zocchio (1996) apresenta um conceito prevencionista e define acidente do trabalho como sendo uma ocorrncia no

programada, inesperada ou no, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo til, leses nos trabalhadores e/ou danos materiais.

Incidente
Incidente (ou quase-acidente) O incidente qualquer evento ou fato negativo com potencial para provocar danos, mas que no chegam a causlos (COSTELLA, 1999)

Distribuio dos acidentes do trabalho de acordo com as conseqncias na Alemanha.

Fatal Mais de 3 dias de afastamento De 1 a 3 dias de afastamento Casos de primeiros-socorros Incidentes ou quase acidentes

Teoria do Efeito Domin


Inicialmente com Heinrich em 1931
Fatores relacionados A retirada de um fator implica na cessao do processo

Teoria do Efeito Domin


Bird e Loftus (1976)
Primeiro fator Segundo fator Terceiro fator Quarto fator Quinto fator

Teoria do Efeito Domin


Primeiro fator Falta de controle do gerenciamento. Planejamento inadequado
por normas de planejamento inadequadas; por falhas no atendimento a normas.

Teoria do Efeito Domin


Segundo fator Causas bsicas representam a origem da perda e so classificadas em dois grupos.
fatores pessoais, resultantes da falta de conhecimento ou habilidade, motivao inadequada e problemas fsicos ou mentais; fatores do trabalho, resultantes de normas inadequadas de trabalho, projeto ou manuteno inadequada, normas inadequadas de compra etc.

Teoria do Efeito Domin


Terceiro fator Representam os sintomas da perda e so classificadas como prticas e condies subpadronizadas (qualquer alterao realizada em uma prtica ou condio aceita como padro)
causas imediatas - ato e condio insegura

Teoria do Efeito Domin - Ato e Condio insegura


Ato inseguro - a violao de um procedimento de segurana aceito por todos. Tal violao poderia permitir a ocorrncia de um acidente. Condio insegura - uma condio ou circunstncia fsica perigosa que poderia permitir a ocorrncia de um acidente.

Teoria do Efeito Domin


Quarto fator o prprio incidente, geralmente causado por contato como uma fonte de energia ou substncia acima do limiar permissvel de um corpo ou estrutura.

Teoria do Efeito Domin


Quinto fator O ltimo evento na seqncia a prpria perda.
O resultado dos acidentes pode ser avaliado em termos de
dano fsico ou do processo ou propriedade, efeitos econmicos ou sociais.

Teoria do Efeito Domin concluso


Segundo Bird e Loftus (1976), sempre que existem prticas ou condies subpadronizadas grande a probabilidade de ocorrncia do incidente, que pode, ou no, resultar em perdas.

Teoria do Efeito Domin Concluso


Cada incidente, causador ou no de perdas, uma boa fonte de informaes que podem ser teis na preveno ou controle de um incidente futuro similar que pode vir a se tornar um acidente.

AT e erro humano
Howell et al. (2002) e Wickens et al. (1998) afirmam que no existe uma teoria que explique completamente os mecanismos de ocorrncia dos acidentes. Para a empresa, mais fcil relacionar as causas de um acidente com o erro humano que visualizar erros nos sistemas que se inter-relacionam com o trabalhador.

AT e erro humano
Iida (1990) - o erro humano se refere a uma desateno ou negligncia do trabalhador. Ergonomia - o erro geralmente do sistema

e no do ser humano. Para que uma


desateno ou negligncia resulte em acidente, houve uma srie de situaes e decises que criaram as condies de erros e acidentes.

AT e erro humano
Wickens (1984), classifica os tipos de erros como:
Erros de deteco Erros de deciso Erros de ao

AT e erro humano
Erros de deteco: so os erros por falhas na percepo de sinais, identificao ou classificao incorreta da informao. Este tipo de erro minimizado por produtos (painis, controles etc.) bem desenhados, legveis e ambiente de trabalho propcio (nvel de rudo, boa iluminao, temperatura agradvel etc.);

AT e erro humano
Erros de deciso: so aqueles que ocorrem, durante o processamento de informao, tais como erros de lgica, avaliao incorreta, escolha de alternativas erradas etc.
So erros mais difceis de minimizar, pois podem ser fruto de produtos mal projetados, organizao de trabalho mal concebida, fadiga, monotonia, estresse, falta de treinamento, instrues erradas etc.;

AT e erro humano
Erros de ao: so erros que dependem de ao muscular, tais como posicionamentos errados, trocas de controle ou demora de ao.
Grande parte destes erros so minimizados por postos/organizao de trabalho melhor projetados.

AT e erro humano
A ergonomia sempre procurou entender os fatores por trs do erro humano, considerando os problemas que as pessoas enfrentam, o desenho das ferramentas que as pessoas usam e a organizao que fornece os recursos para o trabalho e especifica suas metas. Para a ergonomia, o erro humano no uma concluso, mas, sim, o ponto de partida para uma investigao (WOODS et al., 1994).

AT Classificaes - Previdncia
Previdncia Social - o acidente do trabalho classificado em:
acidente tpico decorrente da caracterstica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado; acidente de trajeto ocorrido no trajeto entre a residncia e o local do trabalho; e acidente devido doena profissional ou do trabalho.

AT Classificaes - NBR
A NBR 14280 classifica os acidentes pela severidade das leses sofridas pelo acidentado:

incapacidade permanente total


representa a perda total da capacidade de trabalho, em carter permanente, sem morte.
Exemplo: tetraplegia ps acidente de motorista.

AT Classificaes - NBR
incapacidade permanente parcial causada
pelo acidente que origina a reduo parcial da capacidade de trabalho. A incapacidade permanente parcial causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer reduo permanente de funo orgnica;
Exemplo : perda de membro inferior em motorista que sofreu acidente automobilstico.

AT Classificaes - NBR
incapacidade temporria total a perda
total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuadas a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.
Exemplo : coma de alguns dias em motorista aps acidente automobilstico.

AT Classificaes - NBR
Quanto ao afastamento, os acidentes se classificam como:
acidente fatal, acidente com afastamento, acidente sem afastamento (ou com primeirossocorros), incidente (ou quase acidente), que so aqueles que no causam nenhum tipo de leso.

Quanto aos danos materiais :


acidentes com danos materiais, acidentes sem danos materiais.

Tringulo de Acidentes de Bird

Tringulo de Acidentes de Bird


Aquino (1996) afirma, ainda, que o estudo de Bird (1974) demonstra que uma tolice direcionar os esforos totais de preveno para poucos eventos que terminam em leses graves ou incapacitantes. A probabilidade de ocorrncia de 630 incidentes que podem causar apenas danos propriedade ou nenhuma perda fornecem uma base efetiva para o controle das perdas totais dos acidentes.

Referncias
AQUINO, J. D. Consideraes Crticas sobre a Metodologia de Obteno e Coleta de Dados de Acidentes do Trabalho no Brasil. Dissertao de Mestrado em Administrao. Universidade de So Paulo, So Paulo,1996. Disponvel em http://www.fundacentro.gov.br/dominios/CTN/anexos/teses_pdf/Dissert acaoFEA.pdf. Acesso em 02/06/09 SILVA, Ed N. Proposta de modelo de avaliao dos custos dos acidentes do trabalho e doenas relacionadas com o trabalho baseado no mtodo de custeio por atividades (ABC ActivityBased Costing). Dissertao de Mestrado em Engenharia. Universidade Federal do rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponvel em http://www.producao.ufrgs.br/publicacoes_detalhes.asp?cod_trabalho= 434. Acesso em 02/06/09

Vous aimerez peut-être aussi