Vous êtes sur la page 1sur 4

ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 07

CRESCIMENTO ECONMICO DOS PASES DO BRICS - RSSIA

Quase duas dcadas depois do colapso da Unio Sovitica, em 1991, a Rssia ainda se esfora na tentativa de estabelecer uma economia de mercado moderna para manter um crescimento econmico acelerado. O pas assistiu a uma severa contrao da economia durante os primeiros cinco anos do ps-socialismo, enquanto o governo e o parlamento diferiam sobre a implantao de reformas estruturais e a base industrial russa enfrentava srias dificuldades a partir da competio com produtos internacionais. Somente a partir de 1997 a economia do pas esboou reao. Contudo, j sob influncia do mercado livre, a crise asitica ocorrida no final do mesmo ano culminou numa desvalorizao acentuada do rublo, mergulhando a Rssia numa grave crise econmica em agosto de 1998. Com a moeda desvalorizada perante o dlar, o endividamento do governo russo cresceu astronomicamente. Na mesma velocidade da recesso e da fuga de capitais especulativos externos, houve uma sensvel queda no padro de vida da populao. Com a recuperao parcial do cmbio, a economia russa alcanou um elevado ritmo de crescimento a partir do ano 2000. Apoiada em preos mais altos do petrleo no mercado internacional, o pas teve uma taxa mdia de expanso econmica de 6,8% do PIB entre 1999 e 2004. Esta recuperao, ao lado de um renovado esforo governamental em 2000 e 2001 para fazer avanar as reformas estruturais do setor tributrio e trabalhista, aumentou a confiana das empresas e dos investidores nas perspectivas russas para a segunda dcada de transio. A Rssia permanece fortemente dependente de exportaes de matriasprimas, em particular do petrleo (5,15 milhes de barris ao dia), gs natural (157,2 bilhes de metros cbicos ao dia), metais e madeira. Esses insumos correspondem a mais de 80% das exportaes russas, tornando o pas extremamente vulnervel s oscilaes dos preos no mercado mundial. Em anos recentes, no entanto, a economia tambm sofreu um empurro da crescente procura interna, que, apesar
3

das disparidades homricas na distribuio de renda, cresceu cerca de 12% por ano entre 2000 e 2004. Signatria do tratado de Cooperao Econmica sia-Pacfico (Apec), bloco multilateral que engloba economias asiticas, americanas e da Oceania, a Rssia tambm melhorou sua posio financeira internacional desde 1998, reduzindo sua dvida externa de 90% do valor do PIB para cerca de 31% do PIB. As fortes exportaes de petrleo bruto tambm permitiram ao governo russo aumentar suas reservas internacionais em 168 bilhes de dlares - de 12 bilhes para 180 bilhes -, reduzindo a vulnerabilidade do pas perante crises externas e perante o humor dos investidores internacionais. O PIB do pas saltou de 184,6 bilhes de dlares em 1999 para 763,7 bilhes de dlares em 2005, o que faz da Rssia a 11 economia mundial. Atualmente, o maior desafio do pas diversificar sua produo e encontrar um modo de encorajar o desenvolvimento de pequenas e mdias empresas fragilizadas num ambiente corporativo dominado por oligarquias e atendidas por um sistema bancrio incipiente e disfuncional. A maioria dos bancos russos de propriedade de grandes empresrios, que no raro utilizam as instituies bancrias para financiar seus prprios negcios e at mesmo para promover lavagem de dinheiro para a mfia russa. Em outubro de 2006, poucas semanas aps lanar um programa de transparncia para o setor bancrio, o vice-presidente do Banco Central russo, Andrei Koslov, foi assassinado ao deixar um estdio de futebol. Outro desafio o desenvolvimento econmico desproporcional entre as regies russas: somente a capital Moscou, por exemplo, contribui com 30% do PIB do pas. Enquanto a metrpole - com sua imensa populao de 20 milhes de habitantes - uma zona moderna sob a gide da tecnologia de ponta e com rendimento per capita prximo ao de grandes economias da Unio Europia, o resto do pas - em especial as comunidades indgenas e rurais na sia - vive de forma extremamente precria, similar s condies de vida no fim da Idade Mdia. A ineficincia econmica, contudo, no se limita s zonas rurais. Tambm pode ser verificada em grandes plos urbanos, como as cidades de So Petersburgo, Kaliningrado e Ekaterinburgo, onde considervel parcela da populao enfrenta falta de energia eltrica, de gua potvel e de saneamento bsico. Se por um lado a exportao de petrleo gera lucros cada vez maiores para a Rssia, a agricultura continua sendo uma rea problemtica. Apesar de registrar
4

ganhos equivalentes a 5% do PIB em 2003, o setor no conseguiu retornar aos valores de produo da poca sovitica, obrigando o pas a importar cada vez mais alimentos. A safra de gros, por exemplo, que passou de 54,7 milhes de toneladas em 1999 para 65,4 milhes em 2000, ainda bastante inferior s mais de 100 milhes de toneladas anuais exportadas entre 1986 e 1992. A mesma tendncia se verificou na colheita de beterrabas, batatas e no abate de gado, que pouco cresceram nos ltimos cinco anos. Para suprir a demanda russa por insumos alimentcios, o Brasil tornou-se um grande parceiro comercial, responsvel principalmente pelo abastecimento de carnes aves, sunos e bovinos e gros. As carnes de origem bovina, produzidas nos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, j representam cerca de 30% das exportaes nacionais para a Rssia, mercado que tambm importa metade de toda carne suna produzida no Brasil.

CONCLUSO

A economia da Rssia possui importantes recursos naturais e humanos, que constituem forte potencial de desenvolvimento econmico.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

YASIN, Evgeny. CRESCIMENTO ECONMICO DA RSSIA DEVE PERDER FORA.

Disponvel

em:

<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111201_artigo_brics_russia_rc.s html >. Acesso em: 09 Mai. 2013.

CENTRAL

Intelligence

Agency.

Disponvel

em:

<

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/>. Acesso em: 09 Mai. 2013.

BAUMANN, Renato. O Brasil e os demais BRICs - Comrcio e Poltica. Disponvel em: < http://www.cepal.org/cgi-

bin/getprod.asp?xml=/publicaciones/sinsigla/xml/7/39967/P39967.xml&xsl=/brasil/tpl/ p10f.xsl&base=/brasil/tpl/top-botto>. Acesso em: 09 Mai. 2013.

DAMASCENO, Aderbal Oliveira. Desenvolvimento Econmico. 1 ed. So Paulo: Alnea, 2013.

Vous aimerez peut-être aussi