Vous êtes sur la page 1sur 49

1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRICA CIRCUITOS ELTRICOS I

BERNARDO COUTO RODRIGUES

INSTRUMENTAO ELTRICA: OSCILOSCPIO, GERADOR DE SINAL E, AMPERMTRO, VOLTMETRO E HOMMETROS, ANALGICOS E DIGITAIS.

RIO DE JANEIRO 2010

BERNARDO COUTO RODRIGUES Matrcula: 2006.2.05503-11 Turma: 2

Trabalho apresentado disciplina Circuitos Eltricos I, do Curso de Engenharia Eltrica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professor: Fragozo

RIO DE JANEIRO 2010

1 INTRODUO

Instrumentao uma arte e uma especializao em engenharia. Alguns conceitos esto alm do objetivo desta matria e no podero ser apresentados, principalmente por demandarem muito tempo de estudo. Assim tentar-se- conduzir o leitor, nessa pesquisa, por uma metodologia intuitiva e prtica que o permita utilizar e ler os instrumentos de uma maneira segura.

2 OSCILOSCPIO

2.1 INTRODUO

O osciloscpio foi inventado em 1897 por Ferdinand Braun, tendo ento a finalidade de se analisar as variaes com o tempo de intensidade de tenso. Em 1897 foi o mesmo ano em que J.J. Thomson mediu a carga do eltron a partir da sua deflexo por meio de campos magnticos. Foi com a utilizao de tubos de raios catdicos feitos por Welhnet, em 1905, que foi possvel a industrializao do equipamento, e atualmente, amplamente utilizado com muitos aperfeioamentos tecnolgicos. A finalidade de um osciloscpio produzir num anteparo uma imagem que seja uma representao grfica de um fenmeno dinmico, como por exemplo: Pulso de tenso, uma tenso que varie de valor com relao ao tempo, a descarga de um capacitor, etc. Pode-se ainda, atravs de um transdutor adequado, avaliar qualquer outro fenmeno dinmico, como exemplo: a oscilao de um pndulo, a variao da temperatura ou de luz de um ambiente, as batidas de um corao. Dependendo da

aplicao, os osciloscpios modernos podem contar com recursos prprios, o que significa que no existe um s tipo no mercado. Da mesma forma, os fenmenos podem se repetir numa certa velocidade sempre da mesma forma, ou ento podem ser nicos, ocorrendo por um s instante, apenas uma vez. O osciloscpio bsico pode permitir a visualizao de fenmenos que durem desde alguns segundos at outro que ocorram milhes de vezes por segundo. A capacidade de um osciloscpio em apresentar em sua tela fenmenos curtssimos dada pela sua resposta de freqncia. Tipo os que so da faixa de 20 a 100 MHz que so os mais comuns e servem para o desenvolvimento de projetos na maioria das bancadas de indstrias. Nos modelos simples, apenas a funo de sincronizar um fenmeno com base de tempo interno, encontra-se disponvel, enquanto que em outros esta aplicao se estende a bases externas e em alguns casos at h circuitos de digitalizao que "congelam" a imagem para facilitar anlise posterior. Na verdade, a existncia de circuitos capazes de processar um sinal digitalmente nos leva a existncia de osciloscpios que so verdadeiros computadores. Os osciloscpios citados a cima, alm de digitalizar uma imagem, o que significa maior facilidade de anlise, podem tambm, realizar clculos em funo do que foi armazenado. No difcil encontrar osciloscpios que alm de apresentarem na tela variadas formas de onda, apresentam-se tambm, de forma numrica os seus valores de pico, sua freqncia, perodo, apresentam at mesmo eventuais distores que existam.

2.2 FUNCIONAMENTO E DIAGRAMA EM BLOCOS DE UM OSCILOSCPIO

O osciloscpio de raios catdicos , provavelmente, o equipamento mais verstil para o desenvolvimento de circuitos e sistemas eletrnicos, uma das mais importantes ferramentas no desenvolvimento da eletrnica moderna. O funcionamento baseia-se no deslocamento de um feixe de eltrons que bombardeia uma superfcie fosforescente, a qual, sensibiliza, emite luz visvel. A figura formada na tela pode ser comparada com outra, considerada ideal, desse modo podese reduzir a rea danificada em um circuito eletrnico. O feixe de eltrons pode ser defletido em um sistema de eixos similar ao sistema de eixos ao sistema de coordenas cartesianas X e Y. Construes grficas so, ento exibidas em um plano bidimensional. O eixo X corresponde deflexo ou deslocamento do feixe de eltrons com velocidade ou taxa de deslocamento constante em relao ao tempo. O eixo vertical Y defletido em resposta a um sinal de entrada, como uma tenso, aplicado entrada vertical. O resultado a variao da tenso de entrada dependente do tempo, o que muito importante para o projeto e desenvolvimento de circuitos eletrnicos. Dispositivos de registro em funo do tempo, como os registradores grficos, existem h muito tempo; o osciloscpio, porm, um equipamento de resposta muito mais rpida do que os registradores eletromecnicos, sendo capazes de mostrarem sinais com perodos de microssegundos. A parte principal de um osciloscpio o tubo de raios catdicos (CRT: cathode Ray tube), responsvel pela gerao do feixe de eltrons, alm de acelera-lo at a uma alta velocidade e defleti-lo para criar uma imagem visvel na tela fosforescente. Para isto, so necessrios diferentes sinais eltricos, e tais requisitos ditam as configuraes dos blocos restantes do sistema, conforme a figura 2.1.

Figura 2.1 Diagrama em blocos de um osciloscpio de uso geral.

2.2.1 Tubo de raios catdicos

Um modelo antigo de CRT, tpica dos tubos ainda usados, por vezes, em aplicaes a baixas freqncias, mostrado na figura 2.2. A compreenso do funcionamento bsico desses dispositivos facilita a compreenso dos modernos CRTs. Um catodo aquecido emite eltrons que so acelerados para a primeira placa aceleradora ou anodo de pr-acelerao, atravs de um pequeno orifcio na grade de controle. A intensidade da corrente de catodo, que controla a intensidade do brilho do ponto luminoso, pode ser controlada pela grade, da mesma forma que o controle feito em triodo a vcuo convencional. O anodo, ou placa de pr-acelerao, um cilindro oco que mantido a um potencial de algumas centenas de volts acima do potencial do catodo. O campo eltrico resultante acelera o feixe de eltrons. Um anodo de focalizao, tambm cilndrico, montado logo aps o anodo pr-acelerador. Em seguida, encontra-se o anodo de acelerao, o qual fornece a ltima cota de energia ao feixe de eltrons a caminho da tela de fsforo.

Figura 2.2 Estrutura interna de um tubo de raios catdicos.

2.2.1.1 Focalizao eletrosttica de um CRT

Embora apenas um anodo seja chamado de focalizador, na realidade trs elementos so usados para desempenharem a funo de focalizao. Se fosse permitido aos eltrons do feixe simplesmente viajarem em direo tela de fsforo, eles diriam divergir devido s variaes em energia, e produziriam uma mancha mal definida na tela. Assim, para evitar este problema, o feixe eletrnico focalizado por uma lente eletrosttica de forma a convergir sobre a tela, como apresentado na figura 2.3. Esta lente convergente composta de trs elementos externos. Na figura 2.4 observa-se dois elementos, sendo que o da direita est a um potencial mais alto que o da esquerda. Por causa diferena de potencial (ddp), gerado um campo eltrico como a da figura. A intensidade do campo gerado no uniforme e, se linhas equipotenciais fossem desenhas como consta na figura 2.4, elas teriam uma curvatura acentuada no centro dos dois cilindros. Apenas eltrons que passem exatamente pelo centro dos dois cilindros no sofrero a ao de uma fora. Eltrons deslocados do centro sofrem a ao de uma fora, e so, portanto, defletidos.

Figura 2.3 Sistema de focalizao eletroesttica de um CRT.

Figura 2.4 Superfcies equipotenciais

A figura 2.5 apresenta a refrao de um feixe de eltrons em uma superfcie equipotencial, e o fenmeno mostrado idntico ao da refrao da luz, passando atravs de dois meios com diferentes ndices de refrao, de modo que as superfcies equipotenciais atuam como a superfcie de uma lente ptica geomtrica.

Figura 2.5 Refrao de um feixe de eltrons em uma superfcie equipotencial.

Cada juno entre dois cilindros contm linhas equipotenciais similares a lentes cncavas. O feixe de eltrons proveniente do catodo, ao passar pela primeira lente eletrosttica cncava, tende a alinhar-se com o eixo do tubo de raios catdicos e, ao passar pela segunda lente cncava, fica focalizado sobre a tela fosfrica.

2.2.1.2 Deflexo eletrosttica de um CRT

No que se refere deflexo do feixe de raios catdicos, a figura 2.6, mostra um eltron penetrando no campo eltrico com velocidade inicial vox defletido em direo a placa positiva, seguindo a trajetria parablica dada pela equao 2.1. Quando o eltron abandona a regio das placas de deflexo, a fora defletora deixa de agir sobre o eltron cuja trajetria se torna uma linha reta at o ponto P sobre a tela fluorescente. A inclinao da parbola a uma distncia x=ld, onde o eltron deixa a influncia do campo eltrico.

Figura 2.6 Deflexo do feixe de raios catdicos.

Equao 2.1

Para uma certa tenso de acelerao Ea e um tubo de raios catdicos de dimenses definidas, a deflexo do feixe eletrnico na tela diretamente proporcional tenso de deflexo Ed. Esta proporcionalidade denota que o CRT pode ser usado como um dispositivo indicador linear de tenso. A discusso anterior admitida que Ed era uma tenso constante. Entretanto a tenso de deflexo normalmente varivel, e a imagem resultante na tela segue as variaes da tenso de deflexo linearmente, conforme a equao 2.2.

Equao 2.2

2.2.1.2.1 Sensibilidade deflexo de um CRT

A sensibilidade deflexo S de um CRT definida como a deflexo na tela (em metros) por volts de tenso de deflexo aplicado. Portanto, por definio:

Equao 2.3

As expresses de S indica que a sensibilidade de um CRT independe da tenso de deflexo, mas varia linearmente com o potencial de acelerao. Altos potenciais de

acelerao produzem feixes que requerem alto potencial de deflexo para uma certa excurso na tela do osciloscpio. Um feixe muito acelerado tem forte energia cintica, produzindo intenso brilho na tela do CRT, mas tal feixe mais difcil de ser defletido. Valores tpicos de fatores de deflexo variam de 10V/cm a 100/cm, correspondente s sensibilidades que variam de 1,0mm/V, respectivamente.

2.2.1.3 Acelerao ps-deflexo

A quantidade de luz emitida pela tela de fsforo depende da quantidade de energia transferida ao fsforo pelo feixe eletrnico deve ser defletido rapidamente para a visualizao de sinais rpidos, grande deve ser a velocidade do feixe de eltrons; ao contrrio, a intensidade da luz cairia bastante. Assim, para um osciloscpio de resposta rpida, conveniente um feixe eletrnico muito acelerado; mas uma alta acelerao torna mais difcil a deflexo do feixe. Pode-se demonstrar que quanto maior for o potencial da acelerao, mais difcil se torna defletir o feixe eletrnico. Isto exigiria tenso de deflexes mais elevadas, porm o mais importante que, quanto maior a tenso de acelerao, maior deve ser a velocidade de variao da tenso, ou seja, dV/dt deve aumentar. Em suma, quanto maior o potencial de acelerao, maior deve ser no s a tenso de deflexo, mas, tambm, maior deve ser a corrente para carregar a capacitncia existente entre as placas de deflexo. Isto constitui um problema significativo quando o osciloscpios devem responder a freqncias superiores a 100MHz. CRTs modernos empregam dois estgios de acelerao para resolverem o problema. Primeiro, o feixe de eltrons acelerado at uma velocidade baixa, atravs de uma tenso de ordem de alguns milhares de volts. O feixe defletido, e ento, aps a deflexo, ele acelerado at a alta velocidade final desejada. Desta forma, a acelerao ps-deflexo no afeta o fator de deflexo ou a sensibilidade deflexo. Este tipo de CRT chamado tubo com deflexo posterior acelerao (post-deflection acceleration).

A figura 2.7 mostra o diagrama de um tubo com a acelerao posterior deflexo, utilizando uma malha que aumenta a varredura do feixe.

Figura 2.7 Osciloscpio com acelerao ps-deflexo usando uma malha expansora.

A desvantagem que a malha de acelerao posterior deflexo tende a desfocalizar o feixe de eltrons, alm de conduzir alguns eltrons para fora da tela. Reduzindo o feixe, a intensidade de luz emitida tambm diminui. Um outro problema que desfocaliza o feixe eletrnico a distribuio especial de cargas dentro do tubo, criando uma nuvem eletrnica ao redor da malha, produzindo repulso entre os eltrons. Em projetos mais recentes, a malha metlica eliminada, diminuindo tal efeito indesejvel, e permitindo a fabricao de canhes eletrnicos de alta performance para utilizaes em CRTs de altas freqncias.

2.2.1.3.1 Canho eletrnico de um CRT

A figura 2.8 mostra um canho eletrnico de CRT sem malha metlica. O feixe eletrnico gerado convencionalmente por um catodo aquecido envolvido por uma grade de controle. A primeira placa aceleradora e dois eletrodos de focalizao aceleram primeiramente, e focalizam o feixe. Os eletrodos de focalizao diferem dos elementos cilndricos convencionais porque so feitos de folhas metlicas com orifcios centrais, de forma no cilndrica como mostra a figura 2.9. Dessa forma, permite focalizao no plano horizontal distinta da focalizao no plano vertical, tipicamente

divergente em um plano, e convergente no outro. Os orifcios nas folhas metlicas podem ser feitos com preciso superior e a custos mais baixos do que utilizando a tcnica do modelo anterior.

Figura 2.8 Diagrama de um tubo de raios catdicos com acelerao posterior deflexo sem malha expansora de varredura.

Figura 2.9 Canhes eletrnicos osciloscpios modernos, detalhando as lentes eletrnicas em formato quadripolar.

Aps os dois eletrodos de focalizao, o feixe eletrnico atravessa a regio entre as placas defletoras verticais. O feixe neste ponto no fica totalmente focalizado, o que diminui a distoro devido nuvem eletrnica. Depois, o feixe precisamente focalizado para produzir um pequeno ponto na tela. Depois da deflexo vertical, o feixe eletrnico atravessa uma lente expansora de varredura que amplia a abertura do feixe no plano vertical. O feixe ento defletido na direo horizontal, passando por outra lente eletrnica que produz focalizao adicional. A acelerao final realizada pelas lentes quadripolares que, alm de causarem um aumento na velocidade eletrnica, tambm aumentam o ngulo de abertura sem distorcer ou desfocalizar o feixe de eltrons.

Usando um canho eletrnico sem malha, osciloscpios para freqncias de 100MHz ou mais podem ser construdos com circuitos integrados alimentados por apenas 40V ou 50V, ou ainda menos, nos circuitos defletores. Um tubo sem malha menor, e permite construir um osciloscpio menor e mais leve, adicionando portabilidade ao equipamento.

2.2.1.4 Telas de tubos de raios catdicos

O material da superfcie interior da tela do CRT que produz o efeito acima descrito o fsforo. Este elemento emite energia luminosa a uma freqncia mais baixa no espectro visvel. O fsforo emite luz quando excitados por radiao, e esta propriedade conhecida como fluorescncia. O intervalo durante o qual permanece a fosforescncia chamado persistncia do fsforo. Em geral, a persistncia medida pelo tempo de decaimento da intensidade luminosa no CRT, a 10% do valor da intensidade emitida originalmente. A intensidade luminosa emitida pela tela de um CRT chamada luminncia, e depende de vrios fatores: a) Nmero de eltrons que bombardeiam a tela por unidade de tempo: um aumento de eltrons do feixe ou a concentrao do feixe em uma rea menor (mantendo constante o nmero de eltrons do feixe) reduzem o ponto luminoso, aumentando a luminncia; b) Energia com que os eltrons bombardeiam a tela, o que, por sua vez, depende do potencial de acelerao; c) Tempo que o bombardeio eletrnico permanece numa rea da tela; d) A luminncia depende das prpias caractersticas do fsforo. O quadro 2.1 mostra um conjunto de fatores que devem ser considerados na escolha de uma tela.

Quadro 2.1 Propriedades de diferentes tipos de fsforo.

2.2.1.4.1 Intensidade, foco, astigmatismo e tempo/diviso

A densidade do feixe controlada atravs dos ajustes de INTENSIDADE, FOCO e ASTIGMATISMO que podem ser feitos com a ajuda do painel frontal do equipamento. O tempo de excitao, da mesma forma, pode ser controlado do painel central pelo ajuste do controle TEMPO/DIVISO. Se o fsforo for excitao por um feixe de alta densidade de cargas, um dano permanente pode ocorrer na camada de fsforo da tela, queimando aquela rea, e reduzindo a emisso de luz. Dois fatores podem prevenir a queima de uma superfcie fosforosa na tela de um osciloscpio: densidade do feixe eletrnico e durao da excitao da camada fosforosa.

2.2.1.5 Quadriculado

Para as calibraes vertical e horizontal, um quadriculado colocado na tela do osciloscpio. As linhas verticais e horizontais que formam um quadriculado devem situar-se o mais prximo possvel da camada de fsforo para evitar erros de paralaxe. O erro de paralaxe praticamente eliminado pela colocao das linhas na superfcie interior do vidro da tela do osciloscpio. Dessa forma, a distncia entre o quadriculado e a camada do fsforo praticamente zero.

2.2.1.5.1 Quadriculado interno x quadriculado externo

Segue abaixo as caractersticas principais que diferenciam os dois tipos de quadriculados: a) Desalinhamento entre placas de deflexo: o quadriculado interno deve ser corrigido eletronicamente, o que feito atravs do envolvimento do catodo com um condutor conduzindo uma certa intensidade de corrente eltrica que gera um campo magntico. Este campo magntico gira o feixe eletrnico, reposicionando o trao no CRT. J o quadriculado externo pode ser realinhado, simplesmente, atravs de uma rotao no quadriculado. b) mais difcil iluminar um quadriculado interno para a produo de fotografias.

2.2.1.6 Dispositivos de ajustes em um CRT

Tubos de raios catdicos devem ser alimentados com diversos nveis de tenses cc para promover as aes de controle, acelerao e focalizao. A figura 2.10 apresenta um CRT e os circuitos associados. Inicialmente, uma baixa tenso

necessria para o aquecimento do catodo, o que, em geral conseguido por uma tenso ca de 6,3V. Pouqussimos elementos do catodo requerem alguma potncia significativa. Os controles associados com as tenses operacionais de catodo so intensidade, focalizao e astigmatismo. O controle de foco ajusta a distncia focal das lentes eletrostticas. O controle de astigmatismo ajusta o potencial entre as placas de deflexo e o primeiro eletrodo de potencial entre as placas defletoras. A sensibilidade deflexo e, portanto, a exatido do osciloscpio dependem da tenso de acelerao antes das placas defletoras. Embora no seja parte integrante do CRT, um controle de rotao de trao pode ser feito pelo ajuste corrente constante no enrolamento de rotao do campo magntico.

Figura 2.10 Tenso nos eletrodos e dispositivos de ajustes em um CRT.

2.2.2 Sistema de deflexo

O sistema de deflexo vertical deve produzir um sinal amplificado de nvel adequado para acionar as placas de deflexo, sem introduzir distores no sinal original. Embora possa exibir quase qualquer sinal, a entrada de um osciloscpio um sinal de tenso. O osciloscpio de uso geral em laboratrio admite sinais de entrada que variam de alguns milivolts por centmetro de deflexo at centenas de volts. Para captar o sinal, o osciloscpio possui um atenuador interno e pontas de prova ou teste. A figura 2.11 mostra o diagrama em blocos de um sistema completo de deflexo vertical.

Figura 2.11 diagrama em blocos de um sistema completo de deflexo vertical.

O terminal de entrada acoplado ao atenuador seguido de um estgio amplificador. A impedncia de entrada de um osciloscpio alta, da ordem de 1M, o que desejvel em qualquer medidor de tenso, sobretudo quando fazendo medies em circuitos de alta impedncia. O atenuador de entrada serve para ajustar a sensibilidade do osciloscpio, normalmente na seqncia 1-2-5. Os tipos de atenuadores utilizados nos osciloscpio: a) Atenuador resistivo: tipo de divisor de tenso, acoplado ao amplificador por capacitor de 10pF. Se a impedncia de entrada do amplificador alta, a impedncia de entrada do atenuador mais ou menos constante, independente da atenuao. Mas a impedncia vista pelo amplificador varia muito com a variao da atenuao. Por causa disto, a constante de tempo RC e, portanto, a resposta em freqncia do amplificador so dependentes do ajuste de atenuao, o que indesejvel. O atenuador, mostrado na figura 2.12, teria uma queda brusca (roll off) em altas freqncias devido capacitncia em derivao do amplificador vertical; b) Atenuador compensado: atenuador que combina divisor de tenso e capacitivo. Os capacitores shunt melhoram a resposta do atenuador em altas freqncias. Ver figura 2.13; c) Atenuador de dois estgios para altas freqncia: o atenuador de entrada possibilita um chaveamento em potncia de 10, enquanto o atenuador, na sada do pr-amplificador vertical, possibilita atenuao 1-2-5. Isto reduz enormemente o nmero de passos do atenuador de entrada, melhorando a resposta de freqncia, ver figura 2.14.

Figura 2.12

Figura 2.13

Figura 2.14

Se a resposta em altas freqncias reduzida, o tempo de subida de pulsos rpidos aumentado, como consta na figura 2.15. Inversamente, se a resposta em freqncia do osciloscpio aumentada, o tempo de subida dos pulsos rpidos acentuado, produzindo um sobre-sinal, indicado na figura 2.15. Pela simples observao do tempo de subida dos pulsos, o capacitor de compensao pode ser ajustado para uma resposta em freqncia mais plana e perfeita. Os efeitos gerais de compensaes incorretas podem ser vistos na figura 2.16.

Figura 2.15 Efeitos da compensao nas pontas de prova.

Figura 2.16 Efeitos da compensao no atenuador.

O potencial necessrio para defletir o feixe eletrnico do CRT varia de 100 a 500 volts pico a pico, dependendo do potencial de acelerao e da construo do tubo. A sensibilidade de entrada usual dos osciloscpios de laboratrio da ordem de alguns milivolts por diviso, e o ganho, desde estes nveis baixos at nveis de centenas de volts, definido pelo amplificador vertical. Alm de produzir esta ampla faixa de ganhos, o amplificador vertical deve ser diretamente acoplado, no pode distorcer as formas de ondas, e deve ter uma ampla faixa de resposta de freqncia. As placas de deflexo do osciloscpio agem como capacitores. Quando o osciloscpio tem de responder a freqncias altas, excedendo a 1MHz, a qualidade de corrente para carregar e descarregar a capacitncia entre as placas torna-se significativa. Portanto, alm do ganho necessrio, o amplificador vertical deve ter ganho de corrente que baste para suprir as cargas e descargas das capacitncias entre as placas. Um amplificador de deflexo vertical tpico para osciloscpio opera com alta corrente, em classe A, e com realimentao.

2.2.3 Linha ou rede de atraso

2.2.3.1 Funo da linha de Atraso

Os diversos circuitos, como os atenuadores, amplificadores, geradores de funes e outras interligaes em um osciloscpio, causam atrasos na transmisso do sinal de tenso para as placas de deflexo. Praticamente todo o atraso causado em circuitos de chaveamento ou geradores de forma de ondas. Comparando os circuitos de deflexo vertical e horizontal no diagrama em blocos da figura 2.17, podemos observar que o sinal horizontal (base de tempo, ou tenso de varredura) iniciado, ou disparado, por uma poro do sinal de sada aplicado s placas verticais do CRT. O processamento do sinal no canal horizontal consiste na gerao e formao de um pulso disparador que inicializa o gerador de varredura, cuja sada aplicada ao

amplificador horizontal e ento s placas de deflexo horizontal. Este processo requer um tempo de processamento de ordem de 80 nanossegundos, aproximadamente. Para que o operador possa visualizar a linha vertical que inicia a definio da forma de onda, necessrio que o sinal seja atrasado, no mnimo, dos mesmos 80 nanossegundos. Esta funo da linha de atraso vertical. Ver figura 2.17. Uma linha de atraso de 200 nanossegundos acoplada ao vertical de forma que o sinal de tenso aplicado s placas do CRT fique atrasado 200 nanossegundos e a varredura horizontal inicie-se antes da deflexo vertical. Embora a linha de atraso possa aparecer em qualquer ponte de trajetria do sinal vertical, o pulso disparador deve preceder a linha de atraso.

Figura 2.17 O atraso do sinal vertical permite que a varredura horizontal preceda a deflexo vertical.

2.2.3.2 Linha ou rede de atraso com parmetros concentrados

Uma linha de atraso com parmetros concentrados consiste em uma rede de filtros LC, em configurao T. Conforme figura 2.18. Apresentando as caractersticas de um filtro passa-baixo, cuja atenuao e deslocamento de fase dependem da freqncia, e cuja faixa de passagem definida pela faixa de freqncias onde a atenuao nula. O limite superior da faixa de passagem chamado freqncia de corte superior do filtro. fundamental casar a linha de atrasado com a impedncia caracterstica Zo, tanto quanto possvel, na entrada e na sada. Este requisito sempre acarreta circuitos complexos de terminao, com o objetivo de otimizar o equilbrio entre as distores em amplitude e fase, para que seja possvel, obter melhor resposta transiente.

Um circuito de linha de atraso prtica em um osciloscpio acionado por um amplificador push-pull e consiste em um arranjo de filtros em cascata como na figura 2.19. A resposta tima da linha de atraso exige a proporcionalidade correta dos componente L e C em cada seo.

Figura 2.18 Filtro em T

Figura 2.19 Linha de Transmisso em push-pull

2.2.3.3 Linha ou rede de atraso com parmetros distribudos

Uma linha de atraso com parmetros distribudos consiste em um cabo coaxial especialmente fabricado com um alto valor de indutncia por unidade de comprimento. Para reduzir as corrente parasitas, o condutor externo normalmente feito de fio tranado e isolado, eletricamente ligado aos terminais do cabo. Ver os detalhes construtivos na figura 2.20. Os parmetros tpicos de uma linha, conforme indicado na figura 2.20, so dados por Zo = 1000ohms e td = 180 ns/m. Alinha de atraso coaxial vantajosa porque no requer ajustes precisos como a linha de parmetros concentrados, e ocupa menor espao.

Figura 2.20 Linha de atraso helicoidal de alta impedncia.

2.2.4 Osciloscpio de traos mltiplos

Para que se seja possvel a visualizao de duas ou mais formas de ondas de tenso ao mesmo tempo na anlise de circuitos e sistemas eletrnicos, utilizado, como forma mais econmica e comum, um osciloscpio de duplo trao. No mtodo do duplo trao, dois traos so gerados do mesmo feixe, e defletidos verticalmente por duas fontes independentes. A figura 2.21 mostra um diagrama em blocos do osciloscpio de traos mltiplos. Uma chave eletrnica usada para selecionar as duas entradas verticais que so processadas separadamente em dois amplificadores verticais que tm controles separados. Cada vez que o gerador de varredura disparado, a chave eletrnica seleciona um canal diferente. A desvantagem deste sistema que ele no exibe realmente dois eventos simultneos; os eventos so de ocorrncia singular ou mudam a cada ciclo, o mtodo de varredura alternativa no d resultado verdadeiro. Um segundo mtodo chavear um canal vertical para o outro rapidamente, e assim criar segmentos da forma de onda real. Isto requer uma freqncia de troca muito maior do que a freqncia da forma de onda analisada. A freqncia de troca ou de chaveamento de uma chave eletrnica inferior a 500kHz, o que limita a capacidade de resposta do osciloscpio. Em ambos os casos, os circuitos eletrnicos so similares, exceto que a chave eletrnica um clock de alta freqncia, o que diferente de um circuito disparador usado no mtodo alternativo. A maioria dos osciloscpios utiliza os dois mtodos por causa das vantagens de cada um deles. A seleo pode ser feita por meio de uma chave.

Figura 2.21 Diagrama em blocos de um osciloscpio de duplo trao.

Uma soluo, mais elegante, para anlise de duas ou mais formas de ondas de circuitos e sistemas eletrnicos, a utilizao de um CRT especial com dois canhes eletrnicos gerando dois traos separados. Cada trao tem suas prprias placas de deflexo horizontal. Este CRT o tubo de raios catdicos de duplo feixe. Normalmente, usado quando a absoluta independncia dos canais de deflexo vertical requerida.

2.2.5 Sistema de deflexo horizontal

Na maioria dos osciloscpios de laboratrio, a deflexo horizontal ocorre a uma taxa constante em relao ao tempo, o que chamado de varredura linear. O sistema de deflexo horizontal consiste em um gerador de base de tempo, um circuito disparo, e em amplificador horizontal, conforme indica a figura 2.1. O circuito gerador de base de tempo controla a freqncia com a qual o feixe eletrnico esquadrinha a tela do CRT. O controle da freqncia ou perodo feito a partir do painel frontal do equipamento. O circuito de disparo assegura o sincronismo entre o incio da varredura horizontal e o incio do deslocamento vertical devido ao sinal de entrada. O amplificador horizontal similar ao amplificador vertical previamente descrito, e necessrio para aumentar a amplitude dos sinais gerados pelo gerador de varredura em nveis adequados requeridos pelas placas de deflexo do CRT. O gerador de varredura usa as caractersticas do carregamento de um capacitor para gerar tenses linearmente crescentes para o amplificador horizontal. A figura 2.22 mostra um capacitor sendo carregado por uma fonte de corrente constante. A taxa de crescimento da tenso dada por:

Alterao de voltagem/tempo = I/C

A taxa de carregamento do capacitor e, portanto, a taxa de varredura podem ser ajustadas atravs dos ajustes da corrente I ou da capacitncia C, de forma alcanar perodos da ordem de vrios segundos por diviso at perodos de dezenas de

nanossegundos por diviso. A figura 2.23 mostra um gerador de varredura capaz de gerar ondas com varreduras de 20 microssegundos por diviso, atravs da variao da corrente I e da capacitncia C. Uma varredura completada quando o capacitor se descarrega totalmente. Aps um tempo de inatividade (holl-off time), a varredura novamente inicializada. A relao entre a onda de tenso do gerador de varredura e os pulsos de disparo apresentado na figura 2.24. Sem o disparo, o feixe eletrnico do CRT permanece desativado. Se assim no fosse, um ponto de alta intensidade luminosa apareceria no lado esquerdo da tela. Em pouco tempo, a camada de fsforo, naquela regio, seria permanentemente destruda. Ao atingir o lado direito da tela, vista pelo usurio, o feixe eletrnico desativado por um pulso de apagamento que pode ser o mesmo pulso negativo proveniente do circuito de disparo que inicializa a varredura.

Figura 2.22 Circuito gerador de uma rampa linear, usando uma fonte de corrente constante em srie com um capacitor.

Figura 2.23 Esquema simplificado de um disparador de base de tempo para osciloscpio.

Figura 2.24 Relao entre o pulso de disparo o sinal de varredura em um osciloscpio.

2.2.5.1 Osciloscpio com duas bases de tempo

Muitos osciloscpios possuem duas bases de tempo que podem interagir de vrias formas. Um mtodo comum de interao fazer com que uma das bases de tempo atrase o disparo da outra. Isto til, quando um sinal de perodo longo deve ser visualizado, mas apenas uma parte do sinal deve ser analisada. A utilidade disso que a base de tempo lenta, necessria visualizao da onda de longo perodo, pode atrasar a segunda base de tempo, mais rpida talvez, permitindo um exame em detalhe do sinal de entrada. A figura 2.25 mostra um diagrama em blocos de um sistema com duas bases de tempo para um disparo em atraso. A base A fornece um potencial linear ao comparador que dispara a segunda base de tempo, quando o potencial em rampa atinge o nvel de tenso ajustado pelo controle do multiplicador de base de tempo no painel frontal.

Figura 2.25 Diagrama em blocos.

Este sistema apresenta problemas. Uma vez inicializada a varredura atrasada, o osciloscpio s exibe uma pequena poro da onda sob estudo, e o restante dela se perde. O ideal seria ter uma viso completa da onda, com a poro mais relevante detalhada de alguma forma. Isso pode ser obtido, intensificando-se a poro da onda que ser exibida depois do atraso. Outro mtodo para a operao alternada da base de tempo chavear a velocidade de varredura aps o perodo de atraso. Neste caso, a poro inicial da onda visvel a uma baixa velocidade de varredura; completado o intervalo de atraso, a velocidade de varredura torna-se mais rpida. As nicas desvantagens significativas deste mtodo so que apenas a poro inicial da onda visvel, e que parte da tela tem de ser compartilhada com a poro mais lenta da varredura, o que reduz a rea de observao da parte rpida. H entretanto algumas vantagens, porque apenas uma varredura requerida para exibir as duas pores do trao. Isto se torna mais importante nos casos em que se observam ondas complexas nas quais um ponto estvel de disparo difcil ou impossvel de ser obtido. Existe ainda uma outra tcnica para a obteno de uma vista expandida de um sinal vertical usando duas bases de tempo independentes. a utilizao de um refoador. Este circuito simplesmente aumenta no s o ganho do amplificador horizontal como a taxa de varredura na tela do CRT de um fator de 5 ou 10, dependendo do aumento do ganho. O controle de posio horizontal pode ser usado para posicionar a poro do trao sob anlise, mas com o tempo de atraso fora de calibrao original. Alm do mais, no h controle sobre o atraso, a no ser aquele devido ao reforo do ganho. No obstante o reforador pode ser includo em osciloscpios baratos a um preo bem baixo.

2.2.6 Pontas de provas para osciloscpios

Existem diferentes tipos de pontas de prova que tornam o osciloscpio mais verstil. Pontas de prova com atenuao 10 para 1, com atenuao 1 para 1, que so

simplesmente cabos de ligaes sem outros componentes. Uma ponta de prova til a ponta de prova ativa, que de baixa de capacitncia e sem a atenuao associada com a ponta de prova 10 para 1. Uma ponta de prova do tipo transdutor tenso-corrente permite a anlise da onda de corrente sem interromper o circuito sob teste.

2.2.6.1 Pontas de prova com atenuao 10 para 1

A figura 2.26 mostra o diagrama esquemtico de um atenuador de razo de 10 para 1 ligado entrada do osciloscpio. No interior do eletrodo de prova, fica um resistor de 9M e em paralelo com este resistor encontra-se um capacitor. No terminal do eletrodo de prova, no lado de ligao ao osciloscpio, h um capacitor. Na base da ponta de prova, junto ao osciloscpio, existe um capacitor varivel. Este capacitor ajustvel, de forma que a capacitncia em paralelo seja exatamente 10 vezes maior do que a capacitncia em srie. A ponta de prova com atenuador sempre de relao de reduo de 10 para 1, sendo, por isso, chamado de atenuador 10 para 1. Tal ponta sempre causa reduo na sensibilidade do osciloscpio. Referindo-se ao diagrama esquemtico da ponta de prova do osciloscpio da figura 2.26, dois resultados podem ocorrer: se a razo entre as capacitncias for menor do que 10 para 1, as altas freqncias sero menos atenuadas, e a resposta em freqncias; por outro lado, se a razo entre as capacitncias for maior do que 10 para 1, haver uma queda brusca (roll off) nas freqncias mais altas.

Figura 2.26 Um eletrodo de prova de atenuao 10 conectado entrada de um osciloscpio.

2.2.6.2 Ponta de prova ativa

Um diagrama esquemtico de uma ponta de prova ativa mostrado na figura 2.27. Neste caso, um transistor de efeito de campo (FET) usado como elemento ativo para amplificar o sinal de entrada. Embora o circuito seguidor a FET tenha ganho unitrio, ele possui um ganho de potncia, o que permite um aumento na impedncia de entrada. O FET deve ser montado diretamente na entrada vertical para evitar capacitncia de interligao, se for usado um cabo. H uma desvantagem significativa com a ponta de prova a FET. O problema que, por no haver atenuao entre o amplificador, a FET e o terminal de entrada, a faixa de tenses de entrada limitada faixa operacional do FET, que de apenas alguns poucos volts. A utilidade da ponta de prova ativa limitada aos casos onde uma capacitncia muito baixa entrada vertical se fizer necessria. Por isso, eletrodos ativos tem seus usos limitados.

Figura 2.27 Eletrodo ativo ou ponta de prova ativa usando um circuito seguido com FET e BJT.

Em geral, os osciloscpios so utilizados com atenuao 10 para 1, j que muitos circuitos so afetados pela capacitncia da ponta de prova 1 para 1. Por isso, a maioria dos osciloscpios tem sensibilidades de entrada de 2 a 5mV por diviso, de forma que a versatilidade do osciloscpio no destruda pela atenuao.

2.3 TCNICAS E APLICAES

2.3.1 Medies de freqncia

Para que seja determinada a freqncia de uma onda peridica mostrada em um osciloscpio, necessrio que se mea o perodo da onda. Para medir uma freqncia, a onda em anlise deve ser peridica, o que parece simples, mas que na prtica pode ser difcil e levar a erros de medio. Consideremos a onda senoidal exemplificada na figura 2.28. O perodo T pode ser determinado pelo intervalo de tempo indicado ou pelo intervalo de dois picos positivos, ou ainda, pelo intervalo de tempo entre dois picos negativos. Um exemplo mais complexo exibido pela figura 2.29. Neste caso, o perodo no pode ser medido pela distncia entre dois picos, porque, para cada quatro ciclos da funo senoidal, a fase mudada de 180 graus, ou seja, um perodo completo composto de quatro ciclos em um sentido e mais quatro ciclos no sentido oposto. Na determinao do perodo, necessrio assegurar-se de que um ciclo completo foi considerado. O osciloscpio no um medidor preciso de freqncia, porque esta preciso depende da exatido da base de tempo que , na melhor hiptese, da ordem de alguns por cento. O osciloscpio deve, portanto, ser usado para apenas estimar o valor da freqncia ou quando a forma de onda for to complexa que um catador de freqncia pode no operar de forma confivel.

Figura 2.28 Perodo de uma funo senoidal

Figura 2.29 Perodo de uma onda completa

2.3.2 Medio de ngulo de fase e de tempo de atraso

O osciloscpio o medidor mais indicado para as medies de tempo e ngulo de fase. Para exemplificar, suponha que tenhamos de medir o ngulo de fase entre as duas senides indicadas na figura 2.30. Um mtodo simples e eficiente mostrar as duas funes como dois traos separados em um osciloscpio de duplo-trao, e medir o tempo de atraso entre as duas funes. imperativo que o disparo seja feito por apenas uma das duas formas de ondas. Isto pode ser feito, ajustando-se a chave de disparo no canal 1 ou 2, ou disparando o osciloscpio atravs de uma fonte externa. Um disparo misto ou composto no fornece boa referncia de tempo. O disparador externo permite a utilizao do osciloscpio na determinao de tempos e atrasos de fase. Considere o circuito digital e as formas de ondas da figura 2.31. Um pulso de entrada inicializa vrios pulsos de sadas temporizados. Disparando o osciloscpio com o clock de entrada, a ponta de prova pode ser colocada em qualquer canal de sada, e o atraso pode, ento, ser determinado. Neste caso, um osciloscpio de trao simples pode ser usado porque no necessrio visualizar simultaneamente os sinais de referncia e de teste. Para obter-se exatido, o atraso no disparo deve ser conhecido. Para isto, o osciloscpio deve ser disparado externamente. Um mtodo conveniente usar-se uma ponta de prova conectada entrada externa de disparo. A maioria das impedncias de entrada, tanto das entradas para disparo externo quanto das entradas verticais, tem o mesmo valor de impedncia, o que permite o uso da mesma ponta de prova. Enquanto o osciloscpio est sendo disparado pela fonte externa, observe o mesmo sinal com uma segunda ponta de prova conectada entrada vertical. Observe, na tela do osciloscpio, a posio do contorno do pulso de entrada usado no disparo. Este o tempo zero de referncia, a partir do qual todas as medies subseqentes sero realizadas. Se a base de tempo for modificada, uma recalibrao deve ser feita. Em muitas situaes, muitos ciclos do sinal ocorrero at que seja exibido um ciclo de sada, como o caso do contador binrio de trs bits da figura 2.32. Neste caso, a sada A ocorre a cada dois ciclos de entrada; a sada B, a cada quatro ciclos do

sinal de entrada; e a sada C, a cada oito ciclos do sinal de entrada. Assim, se o tempo de atraso for medido entre o clock de entrada e a sada C, haver oito incios de pulsos positivos a partir dos quais pode ocorrer o disparo. Existem dois mtodos para a medio do atraso entre o clock de entrada e sada C, que chamado atraso de propagao, parmetro muito importante em sistemas digitais. No primeiro mtodo, o osciloscpio disparado a cada incio de pulso de positivo. Assim, para cada sada, haver oito traos na tela, sete dos quais so indesejveis. Isto produz uma imagem desfocalizada, mas ainda possvel ver-se a transio de sada desejada e efetuar-se a medio necessria. No segundo mtodo, um pulso de apagamento elimina os traos indesejveis. O disparador de pulso de apagamento ajusta um intervalo de tempo em que o osciloscpio no pode ser disparado aps uma varredura. Se o tempo de apagamento puder ser ajustado, de forma que o osciloscpio s dispare no incio do primeiro pulso e no nos outros sete restantes, apenas um trao ser exibido para cada oito ciclos de entrada. O problema com este mtodo que no se sabe a partir de qual incio de pulso o osciloscpio ser disparado. Se o nmero de ciclos de entrada for baixo, como, por exemplo, dois ou quatro, ou at mesmo oito, conforme o caso do exemplo, atravs de tentativas de ajuste do controle de apagamento pode-se obter um disparo correto.

Figura 2.30

Figura 2.31

Figura 2.32

2.3.3 Determinao da origem de sinais

Muitos defeitos de sistemas eletrnicos so devidos a sinais aparecendo ainda no deviriam. Um exemplo trivial o caso das ondulaes (repples) em fontes de alimentao cc. A origem das ondulaes poderia ser a fonte de 60Hz ou algum defeito no circuito. Um mtodo para determinar a origem de sinais indesejveis disparar o osciloscpio a partir da origem suspeita, e visualizar o sinal estranho. Se o sinal de disparo do osciloscpio a fonte do sinal indesejvel, a forma de onda visualizada estacionria, mas se a origem for outra, a onda desloca-se com o tempo. Voltando ao exemplo da fonte cc, se o osciloscpio disparado da linha de 60 Hz, a ondulao indesejvel ser estacionria se proveniente da linha de 60Hz; se a origem for outra, a ondulao deslocar-se- com o tempo. Circuitos eletrnicos captam, com freqncia, rudos de 60Hz. A tcnica descrita permite uma fcil localizao da origem do rudo.

2.3.4 Determinao das caractersticas de modulao

O osciloscpio pode ser usado para medir a modulao em amplitude aplicada a uma portado para ajustes e pesquisas de defeitos em transmissores modulados em amplitude. A figura 2.33(a) mostra uma portadora modulada em amplitude. Para exibir a portadora, o osciloscpio deve ser capaz de cobrir a freqncia da portadora do transmissor. A varredura horizontal s ter de cobrir as freqncias de modulao, que em vrios casos so de freqncia de vozes entre 300Hz e 3kHz. Se o osciloscpio estiver operando nas proximidades dos limites de sua resposta em freqncia, e um disparo adequado est difcil de ser obtido, possvel dispara-lo de uma fonte moduladora de udio, externamente. Muitos osciloscpios podem ser usados bem alm dos seus limites de resposta em freqncia, dando bons resultados. Modulao em SSB (single-sideband) pode ser observada de duas formas. No primeiro mtodo, devem ser feitas ligaes idnticas quelas usadas para observar a

modulao em portadoras. Como no percentual de modulao em SSB, a forma de onda pode ser utilizada para determinar distores e outros problemas. A figura 2.33 mostra vrios tipos de distores em SSB.

Figura 2.33 (a) Modulao em emplitude de uma portadora em 50%. (b) Idem 80%. (c) Portadora SSB propriamente modulada. (d) Portadora SSB limitada. (e) sinal em DSB: excesso de fuga da portadora.

Um outro mtodo para observar modulao em SSB mostrado na figura 2.34. A vantagem deste mtodo que o osciloscpio no precisa ser disparado, e o formato trapezoidal no muda com formas de ondas complexas, como vozes. Assim, esta configurao pode ser usada para avaliar um transmissor de SSB com modulao normal.

Figura 2.34 Mtodo de observao do comportamento de um transmissor de SSB.

2.4 OSCILOSCPIO DE AMOSTRAGEM

O osciloscpio de amostragem utiliza uma abordagem diferente para melhorar a performance em altas freqncias. No osciloscpio de amostragem, a forma de onda de entrada reconstruda a partir das muitas amostras tomadas durante os ciclos repetitivos de forma de onda de entrada, superando as limitaes de largura de faixa dos CRTs e amplificadores convencionais. Ver figura 2.35.

Figura 2.35 Formas de ondas de um osciloscpio de amostragem.

Na reconstruo da forma de onda, o pulso de amostragem aciona o circuito de amostragem por um curtssimo intervalo de tempo. A tenso instantnea medida. O ponto luminoso ento posicionado no CRT, correspondendo ao valor instantneo da tenso sob teste. A prxima amostra tomada durante um ciclo subseqente, numa posio ligeiramente posterior. O ponto move-se horizontalmente uma pequena distncia, e posicionado verticalmente ao lado do primeiro ponto. Assim, o osciloscpio desenha ponto a ponto a forma de onda original. A freqncia de amostragem pode ser menor do que um centsimo da freqncia do sinal de entrada. Se o sinal de entrada de 1000MHz, a faixa de passagem do amplificador dever ser 10MHz. Veja o diagrama em blocos, simplificado, da figura 2.36. A onda de entrada, que dever ser repetitiva, aplicada ao gatilho de amostragem. Pulsos de amostragem polarizam momentaneamente diodos do gatilho de amostragem balanceado, de forma direta, isto , interligando a capacitncia de entrada ao ponto de teste. Estas capacitncias so levemente carregadas no sentido do nvel de tenso do circuito de entrada. A tenso do capacitor amplificada pelo amplificador vertical e aplicada s placas de deflexo vertical. Como a amostragem deve ser sincronizada com a freqncia do sinal de entrada, o sinal atrasado no amplificador vertical, permitindo

que o disparo de varredura seja feito pelo sinal de entrada. Quando um pulso de disparo recebido, um oscilador de bloqueio em avalanche (usando transistores de avalanche) comea uma rampa exatamente linear de tenso que aplicada a um comparador de tenso. A comparao feita com um gerador de degraus em escada. Quando as duas tenses so iguais em amplitude, o gerador de degraus em escada avana um passo e, simultaneamente, um pulso de amostragem aplicado ao gatilho de amostragem. Neste momento, o sinal de entrada amostrado, amplificado e aplicado s placas de deflexo vertical. A varredura horizontal em tempo real mostrada na figura 2.36, indicando tambm a taxa de deflexo horizontal do feixe. Observe que o deslocamento horizontal do feixe sincronizado com os pulsos de disparo que tambm determinam o momento de amostragem. A resoluo da imagem fiel na tela do CRT depende do tamanho dos degraus do gerador de degraus em escada. Quanto maiores forem esses passos, maior a distncia horizontal entre os pontos na tela do CRT que reconstituem o trao.

Figura 2.36 Diagrama em blocos simplificado de um circuito de amostragem.

2.5 OSCILOSCPIO DIGITAL

A tenso de entrada (sinal elctrico/analgico) digitalizada (convertido para nmeros) por um conversor analgico-digital. A capacidade do aparelho de traar um sinal de frequncia elevada sem distoro depende da qualidade deste conversor. O sinal digital agora utilizado para criar um conjunto de informaes que armazenado na memria de um microprocessador. O conjunto de informaes processado e ento enviado para a tela. Nos osciloscpios analgicos, isto se d atravs de um tubo de

raios catdicos; porm, nos osciloscpios digitais, pode tambm ser atravs de uma tela de LCD. Osciloscpios com telas de LCD coloridas so comuns. O osciloscpio digital substitui o mtodo utilizado no osciloscpio de armazenamento analgico por uma memria digital, que capaz de armazenar as informaes por quanto tempo forem necessrias sem degradao. Est tambm equipado com filtros que, aplicados ao sinal digital, permitem aumentar a visibilidade de detalhes. O prprio software de anlise de sinal pode extrair muitas caractersticas teis como a frequncia, o comprimento de onda e a amplitude, espectros de frequncia, histogramas e estatsticas, mapas de persistncia, e um grande nmero de parmetros teis para qualquer utilizador de um osciloscpio. Os osciloscpios digitais tm esta funo, que podem revelar-se teis para responder questo mais abaixo: permitir a visualizao de duas ondas em simultneo, facilitando assim a comparao de dois sinais diferentes.

3 GERADOR DE SINAIS

3.1 INTRODUO

No processo de descoberta e soluo de defeitos em sistemas eletrnicos, a gerao de sinais desempenha um papel importante, alm de contribuir decisivamente para o aperfeioamento de circuitos existentes. O gerador de sinais produz condies de teste para avaliaes de sinais distorcidos ou reposio de sinais ausentes em sistemas que esto sofrendo reparos. So vrios tipos de geradores de sinais, mas todos devem gerar sinais de amplitude varivel, freqncias bem definidas e estveis, e sem distores. Existem muitas variaes dos requisitos que devem atender especialmente a geradores especializados, como geradores de funes, geradores de pulsos e de varreduras etc., e estes requisitos devem ser considerados generalizaes.

3.2 GERADOR DE ONDAS SENOIDAIS

O gerador de ondas senoidais o mais utilizados entre os geradores de sinais, cobrindo uma faixa de freqncias que varia de alguns hetz at vrios gigahetz. Um diagrama em blocos simplificado mostrado na figura 3.1. Tal gerador consiste em dois blocos bsicos: um oscilador e um atenuador. Um bom desempenho do gerador depende da preciso e estabilidade da freqncia, bem como da ausncia de distores do oscilador, e tambm da preciso da amplitude definida pelo atenuador.

Figura 3.1 Diagrama em blocos de um gerador de ondas senoidais.

3.2.1 Osciladores sintonizados atravs de malhas LC

Existe uma ampla faixa de osciladores baseados em circuitos ressonantes LC para a gerao estvel de freqncias. O oscilador consiste em um alimentador e uma malha de realimentao que produzem um ganho total, isto , o ganho do amplificador dividido pela perda na malha de realimentao, unitrio, e com uma rotao de fase igual a zero. Osciladores assim projetados atingem estas condies (ganho 1 e rotao de fase zero) em uma certa freqncia que depende da combinao de resistores, indutores e capacitores. A freqncia de ressonncia deste circuito dada por:

Equao 3.1

Se um circuito ressonante for utilizado na malha de realimentao de um circuito oscilador, a freqncia de oscilao idntica freqncia de ressonncia do circuito. A figura 3.2 e figura 3.3, mostra, respectivamente, o circuito equivalente com o amplificador e os componentes da malha de realimentao de um oscilador Hartley e oscilador Colpitts.

Figura 3.2 Oscilador Hartley

Figura 3.3 Oscilador Colpitts

Estes dois circuitos bsicos e outros circuitos osciladores simples so usados como geradores de sinais de radiofreqncia, RF, com freqncias variando de dezenas de kilohetz at alguns gigahetz. Para gerao de microondas, so usados osciladores especiais. Em caso de baixas freqncias, os indutores seriam de valores proibitivamente altos. Desta forma, para a gerao de baixas freqncias no so usados os circuitos LC sintonizados. O segundo bloco do gerador de senoidal o atenuador. O gerador deve produzir sinais de freqncia e amplitudes bem definidas. O atenuador responsvel pela amplitude do sinal, que deve ser precisamente determinada. Geradores de sinais fornecem sinais de nveis baixos, o atenuador alimentador com um sinal de razovel amplitude, facilmente detectvel. O atenuador, atravs de uma calibrao prvia, reduz a amplitude do sinal a um valor conhecido. Independente da atenuao, o sinal de sada do atenuador baseado em uma impedncia fixa.

3.3 GERADOR DE SINAIS COM SINTETIZADOR De FREQUNCIA

Para compreender a funo bsica de um sintetizador de freqncias, imagine que um operador necessite minimizar as mudanas de freqncia de m gerador de sinais, corrigindo e ajustando o valor desejado a cada pequeno intervalo de tempo. Um circuito eletrnico pode executar esta tarefa com maior eficincia em intervalos de tempo bem menores. O PLL ( phase-locked loop) executa a correo da freqncia baseado na medida de fase. O mtodo indireto de determinao de freqncia, usando um PLL, mostrado na figura 3.4, cinco blocos constituem o sistema: um oscilador controlado por tenso (VCO), um divisor programvel, um detector de fase, uma referncia de fase, e uma malha de filtragem. O oscilador controlado por tenso (VCO) gera a freqncia de sada automaticamente sintonizada por tenso. Alguns osciladores so sintonizados por corrente, especialmente os de alta freqncias, mas, para a discusso sobre o PLL, consideramos o VCO. O divisor programvel um dispositivo lgico que divide a freqncia de um VCO atravs de chaves, microprocessadores ou outros mtodos, atravs dos quais o divisor (que um nmero intero) definido. O detector de fase fornece uma sada analgica dependente do ngulo de fase entre a fase do sinal de sada do divisor programvel e a fase da ponte de referncia. A fonte de referncia um cristal de quartzo gerador de freqncia preciso e estvel que opera na regio de 1 a 10 MHz. A freqncia subdividida por contadores digitais que fornecem sinais de clock e referncia para o sintetizador. A malha de filtragem um filtro analgico que assegura fidelidade (ausncia de rudos) e estabilidade na operao do sintetizador. Teoricamente simples, o PLL apresenta problemas, ao ser usado como base de um gerador de sinais. Inicialmente, nem toda freqncia de modulao removida, permanecendo alguma energia de banda lateral indesejvel. Quando a freqncia de referncia baixa, acarretando alta resoluo uma caracterstica desejvel do

sintetizador de freqncias, os problemas mencionados se agravam, e acarretando alta resoluo uma caracterstica desejvel do sintetizador. Existe um mtodo direto para sntese de freqncias imune aos problemas causados por PLLs. Em vez de comparar freqncias das diferentes fases, no mtodo direto de freqncia desejada gerada a partir de uma freqncia de referncia. A figura 3.5 ilustra o mtodo direto de sintetizao de freqncias.

Figura 3.5 Exemplo de uma sntese direta.

Uma repetio de circuitos requerida para cada dcada adicional, como pode ser visto na figura acima. Cada dcada uma repetio da anterior, o que reduz os custos do sistema. A freqncia poder ser mudada quase que instantaneamente, visto que no h circuitos de baixa freqncia. Alm disso, por operar baseado em uma nica fonte de freqncia, o espectro gerado bastante puro e sem modulaes indesejveis. Por outro lado, uma enorme multiplicidade de freqncias intermedirias aparece no processo de gerao da freqncia de sada. Assim, deve-se tomar muito cuidado ao se projetar sintetizadores por mtodo direto, no sentido de blindar e filtrar sadas indesejveis.

3.4 GERADOR DIVISOR DE FREQUNCIA

Um tipo de equipamento que oferece algumas vantagens em relao ao equipamento anterior mostrado na figura 3.6. O elemento bsico um oscilador de

alto Q (Q = fator de qualidade) operando na regio de 500MHz. O oscilador cobre uma faixa de freqncias de 256 a 512 MHz. E mecnica e manualmente ajustado e sintonizado. Sadas com faixas diferentes podem ser obtidas por diviso em potncias de dois atravs de flip-flops. Na figura 3.6 as sadas 256 e 512 MHz so divididas por 2 e depois 22, resultando em faixas de 128 a 256 MHz e 64 a 128 MHz, respectivamente. Repetindo-se a diviso, a sada do oscilador estendida at a faixa de 1 a 2 MHz. Um contador de freqncia, com divises por potncias de 2, indica a freqncia do sinal gerado. Assim como a sada RF do gerador, a freqncia lida pelo contador dividida por potncias de 2, de forma que a freqncia correta indicada. O contador de freqncia poderia estar conectado diretamente a sada RF, contudo isto introduziria rudo dos circuitos do contador na sada do gerador de sinais. Como a sada do gerador obtida de um circuito lgico, onde a forma de onda geralmente um pulso em vez de uma senide, devem ser removidos os harmnicos de pulso, para que o sinal gerado seja uma senide pura. Teoricamente, a sada de um flip-flop uma onda quadrada pura. Assim, apenas os harmnicos mpares estariam presente nos flip-flops divisores de freqncias. Isto requereria um filtro passa-baixas com freqncia de corte maior que a maior freqncia de sada. Cada vez que a freqncia dividida por 2, a modulao tambm . Isto muito em situaes onde um espectro puro, sem modulaes, for imperativo. Mas, se a freqncia de modulao tiver de ser adicionada ao sinal de sada do gerador, isto constitui um problema. Como a modulao reduzida toda vez que a freqncia dividida por 2, um circuito de correo se faz necessrio, sendo controlado pela chave seletora de faixa.

Figura 3.6 Diagrama em blocos de um tipo de divisor de freqncia de um gerador de sinais com modulao em freqncia.

3.5 GERADOR DE SINAL DE MODULO

Muitos geradores de sinais podem ser modulados em amplitude e freqncia com um certo ndice de modulao. Apesar de todos os problemas da modulao em amplitude, a maioria dos geradores fornece modulao em amplitude prxima de 100%, mas nunca 100%. Um diodo varactor no circuito sintonizado produz modulao em frequncia. O grau de modulao depende da freqncia do oscilador. A obteno de uma fonte precisa de modulao um problema complexo, especialmente no caso de geradores sintetizados.

3.6 GERADOR DE VARREDURA

Existem

aplicaes

como

medies

de

respostas

em

freqncia

de

amplificadores, filtros e outras malhas, em que uma varredura deve ser realizada. A figura 3.7 mostra o diagrama em blocos de um gerador de varredura. O oscilador automaticamente sintonizado, um VCO, alimenta o gerador de tenso de varredura que fornece frequncia de varredura. Um circuito especial entre o gerador da freqncia de varredura e o VCO compensa a no-linearidade entre a tenso de varredura e a freqncia do oscilador. Sistemas de TV a cabo e transmisses de TV via satlite possuem bandas da ordem de centenas de megahetz e requerem tcnicas de varreduras para manuteno e deteco de defeitos. Normalmente o gerador de varredura muito utilizado para determinar a resposta em freqncia de amplificadores e outros sistemas, juntamente com um detector e um osciloscpio, ver figura 3.8. Para se determinar a resposta em freqncia do gerador, basta liga-lo diretamente ao detector e verificar os resultados no osciloscpio.

Figura 3.7 Gerador de varredura.

Figura 3.8 Montagem para determinao de resposta em freqncia de um oscilador.

3.7 GERADORES DE PULSO E ONDAS RETANGULARES

A diferena fundamental entre um pulso e uma onda retngula chamada duty cycle. Este definido como a razo entre o valor mdio do pulso em um ciclo, e o valor de pico do pulso. Uma vez que o valor mdio e o valor de pico so inversamente proporcionais sua durao temporal, o duty cycle pode ser definido em termos da largura de pulso e o perodo: duty cycle = largura de pulso / perodo Geradores de ondas retangulares ou quadradas produzem sinais cuja relao acima dada por 50%, mesmo que a freqncia varie. A relao anterior em um gerador de pulsos varivel. Pulsos de curta durao do como resultado uma baixa relao largura/perodo. claro que um gerador de pulsos pode fornecer maior potncia que um gerador de onda quadrada. Pulsos de curta durao reduzem a dissipao de potncia em componentes sob teste. Geradores de ondas quadradas so utilizados quando as caractersticas em baixas freqncias de um sistema esto sendo investigadas. Ondas quadradas so recomendveis quando as respostas transientes do sistema requerem longo tempo para se acomodarem.

3.8 GERADOR DE FUNES

Um gerador de funes um instrumento verstil que produz uma gama de formas de ondas cujas as freqncias so ajustveis em uma larga faixa. As formas de onda mais comuns senoidais, triangulares, retangulares e dentes-de-serra com freqncias variveis de fraes de hetz at centenas de kilohetz. Vrias sadas so disponveis simultaneamente. Por exemplo, enquanto aplicamos uma onda quadrada para medidas linearidade em um sistema de udio, uma sada de dente-de-serra simultnea pode ser usada para controlar o amplificador de deflexo horizontal de um osciloscpio, permitindo a visualizao dos resultados das medidas. A possibilidade ser amarrado em fase (phase lock) com uma fonte externa tambm til. Um gerador pode ter sua face amarrada de um segundo gerador, e os dois sinais de sada podem ser deslocados em fase por um valor ajustvel. Alm disso, possvel amarrar em fase a sada do gerador com harmnicos de uma onda senoidal produzida por um outro gerador. Atravs do ajuste de amplitude e da fase dos harmnicos, quase qualquer forma de onda pode ser gerada atravs da soma da freqncia fundamental de um gerador com o harmnico do outro gerador. O gerador de funes tambm pode ser amarrado em fase a uma freqncia-padro, produzindo sinais de sadas com a preciso e estabilidade do padro. A figura 3.9 mostra os elementos bsicos de um gerador de funes.

Figura 3.9 elementos bsicos de um gerador de funes.

4 INSTRUMENTOS INDICADORES ELETROMECNICOS

4.1 INTRODUO

As descobertas de Oersted em 1819 e os trabalhos de Ampre no decurso do ano de 1820 levaram ao aparecimento de um novo tipo de instrumentos de medida, os galvanmetros. Ampre, ao realizar as suas experincias, cedo se apercebeu de que o comportamento da agulha magntica, sob a ao de uma corrente, podia ser utilizado para avaliar a intensidade da corrente no fio condutor. Ainda no ano de 1820, Schweigger construiu uma armao retangular de madeira, na qual enrolou um longo fio isolado, e que recebeu a designao de multiplicador de Schweigger. No interior desta bobina, colocou uma agulha magntica suspensa de um fio fino. Na ausncia de corrente eltrica, a agulha orientava-se segundo a direo do meridiano magntico. Quando passava corrente eltrica no fio enrolado na armadura, a agulha sofria um desvio, cuja amplitude seria dependente da intensidade da corrente. A fim de evitar que a agulha se orientasse sempre segundo a direo do meridiano magntico na ausncia da corrente, Nobili, em 1826, concebeu um sistema esttico. Este era constitudo por duas barras magnticas cilndricas e paralelas, cujos plos magnticos estavam orientados simetricamente. O sistema estava construdo de maneira a que uma das barras ficasse localizada no interior do multiplicador, enquanto a outra se localizava no exterior. Graas a esta configurao, Nobili conseguia maior sensibilidade para o seu galvanmetro, anulando o efeito de toro do campo magntico terrestre. O conjunto das duas agulhas assim montadas ficava sujeito a dois pares de foras simtricas, evitando-se a toro do fio quando no houvesse passagem de corrente no multiplicador. No mesmo ano em que Nobili construiu este novo modelo de galvanmetro, Poggendorff instalou, num sistema por si construdo, um pequeno espelho plano destinado a refletir um feixe de luz relativamente fino, atravs do qual, com o auxlio de

uma luneta, era possvel medir o ngulo de toro do fio de suspenso da barra ou agulha magntica, quando esta se encontrava sob a influncia da corrente elctrica do condutor. Entre 1833 e 1846, Gauss e Weber desenvolveram sistemas bastante sensveis ao da corrente eltrica, tendo criado um modelo de multiplicador de seco elptica, no interior do qual se movia a barra magntica. Estes aparelhos, todos construdos com barras magnticas de dimenses relativamente grandes, apresentavam a desvantagem de oscilarem com perodos de oscilao elevados e com um pequeno amortecimento, o que tornava as operaes de medida muito demoradas. No ano de 1851, W. Thomson concebeu um sistema extraordinariamente sensvel, muito superior aos anteriores pelo fato de o perodo de oscilao das peas mveis ser muito menor, e o amortecimento mais rpido. O seu galvanmetro era constitudo por duas pequenas agulhas magnticas, colocadas no interior de duas bobinas circulares. As agulhas estavam suspensas por um fio de toro e moviam-se solidariamente com um pequeno espelho plano. As pequenas dimenses e nfimas massas das agulhas reduziam consideravelmente o perodo de oscilao. O sistema atingia assim rapidamente o repouso, na nova posio de equilbrio. Para diminuir o efeito do campo magntico terrestre sobre a toro no fio de suspenso das agulhas, Thomson utilizou uma barra magntica ligeiramente encurvada. Esta barra estava montada sobre um tubo de lato, no qual passava o fio de suspenso das agulhas, podendo subir ou descer ao longo do tubo. Por outro lado, esta barra podia efetuar um movimento de rotao em torno de um eixo vertical, coincidente com a direo definida pelo fio de suspenso. Assim, tornava-se possvel orient-la de forma a que o campo magntico, na zona das agulhas, fosse aproximadamente nulo quando no houvesse passagem de corrente nas bobinas.

4.2 MECANISMOS DE BOBINA MVEL E M PERMANENTE

No caso dos instrumentos analgicos a base de seu funcionamento um medidor de correntes muito baixas chamado de Galvanmetro de Bobina Mvel ou Galvanmetro de D'Arsonval, o qual consiste de uma bobina que pode ser movimentada e que est colocada entre os plos de um m. Galvanmetro Partes Principais: Im permanente de peas polares cilndricas, fornecendo no entreferro uma induo magntica de cerca de 0,125 Wb/m2; Ncleo cilndrico de ferro doce, com a finalidade de tornar radiais as linhas de fluxo magntico; Quadro retangular de metal condutor, em geral feito de alumnio, com a finalidade de servir de suporte bobina e produzir amortecimento por corrente de Foucault (corrente parasita); Bobina de fio de cobre, enrolada sobre o quadro de alumnio, por onde circular a corrente a medir.

4.2.1 Bobina mvel

A figura 4.1 mostra um instrumento indicador de bobina mvel.

Figura 4.1 instrumento indicador de bobina mvel.

Assim a corrente I a medir, ao percorrer a bobina B vai dar origem s foras F. Deste modo, percebe-se que se a corrente I mudar de sentido, F tambm mudar de sentido, fazendo com que o ponteiro se desloque no sentido de 0 para 1 ou no sentido de 0 para 2. Se I mudar de sentido muito rapidamente, as foras F mudaro tambm de sentido, mas o conjunto mecnico no acompanhar essa mudana, devido sua inrcia, ou seja, o sistema no serve para medidas na freqncia industrial (50- 60 Hz). Bobina Mvel Vantagens: Baixo consumo prprio; Alta sensibilidade; Uniformidade da escala e possibilidade de escalas bastante amplas; A possibilidade de um simples instrumento serutilizado com Shunts e resistores srie apropriados, para cobrir uma ampla gama de correntes e tenses; Livre de erros devido histerese e campos magnticos externos; Amortecimento perfeito, simplesmente obtido por correntes parasitas no metal

(carretel de alumnio), que suporta e forma a bobina mvel; Excelente preciso; Escala Uniforme.

Bobina Mvel Desvantagens S so usados em corrente contnua; So instrumentos polarizados; Construo complexa e sensvel. Devido a sua alta sensibilidade, danifica-se muito rapidamente, caso no seja utilizado com muito cuidado.

4.2.2 Ferro mvel

Tambm conhecidos como instrumentos ferromagnticos ou eletromagnticos. O eu princpio de funcionamento baseado na ao do campo magntico, criado pela

corrente a medir percorrendo uma bobina fixa, sobre uma pea de ferro doce mvel. Existem dois tipos de instrumentos bsicos: instrumento de atrao ou de ncleo mergulhador, e o instrumento de repulso ou de palheta mvel. A corrente I circulando pela bobina fixa, faz surgir um campo magntico que atrai o ncleo de ferro doce, dando uma leitura proporcional a corrente circulante. A figura 4.2 a seguir representa de forma esquemtica um instrumento de ferro mvel, representa a placa de ferro mvel, acoplada ao ponteiro.

Figura 4.2 Instrumento de ferro mvel.

5 REFERNCIAS

HELFRIK, A. D. Instrumentao Eletrnica Moderna e Tcnicas de Medio. 1. ed. Prentice-Hall do Brasil, 1994.

MEDEIROS FILHO, S. Medio de Energia Eltrica. 4. ed. Guanabara Koogan, 1997.

LIRA, F. A. de, Metrologia na Indstria. Editora rica, So Paulo, S. P., Brasil, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi