Vous êtes sur la page 1sur 3

ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO DE VILA VELHA ENSINO FUNDAMENTAL 6 AO 9 ANO Rua Principal, 269 Jardim Vila Velha CEP

CEP 84001-970. Fone: (42) 3228-1935 Ponta Grossa PR

ALUNO: _____________________________N_____DATA: ____/___/2013. ____ AVALIAO BIMESTRAL DE LNGUA PORTUGUESA 8 ANO

Nota

VALOR: 4.0

PRIMEIRA PARTE LEITURA E INTERPRETAO TEXTUAL (valor: 1.0) Tropeos - A graa e a lgica de certos enganos da fala O compenetrado pintor de paredes olhou as grandes manchas que se expandiam por todo o teto do banheiro do nosso apartamento, as mais antigas j negras, umas amarronzadas, outras esverdeadas, pediu uma escada, subiu, desceu,subiu, apalpou em vrios pontos e deu seu diagnstico: - No adianta pintar. Aqui tem muita "humildade". Levei segundos para compreender que ele queria dizer "umidade". E consegui no rir. Durante a conversa, a expresso surgiu outras vezes, no escapara em falha momentnea. H palavras que so armadilhas para os ouvidos, mesmo de pessoas menos humildes. So captadas de uma forma, instalam-se no crebro com seu aparato de sons e sentidos - sons parecidos e sentidos inadequados - e saltam frescas e absurdas no meio de uma conversa. so enganos do ouvido, mais do que da fala. como o tropeo de uma pessoa de boas pernas no um erro do caminhar, mas do ver. Resultam muitas vezes formas hilrias. O zelador do nosso prdio deu esta explicao por no estar o elevador automtico parando em determinados andares: - O computador entrou em "pnico". No sei se ele conhece a palavra "pane". Deve ter sido daquela forma que a ouviu e gravou. Sabemos que "pane", ele assimilou "pnico" - a coisa que nomeamos a mesma, a comunicao foi feita. Tropeo tambm linguagem. O cheque bancrio frequentemente vtima de um tropico desses. Muita gente diz, no final de uma histria de esperteza ou de desacordo comercial, que mandou "assustar" um cheque. Pois outro dia encontrei algum que mandou "desbroquear" o cheque. Linguagens... Imagino a viagem que a palavra "desbroquear" fez na cabea da pessoa: a troca comum do "l" pelo "r", a estranheza que se seguiu, o acrscimo de um "n" e a, sim, a coisa ficou parecida com alguma coisa, bronca, desbronquear, sem bronca. Muitas palavras com status de dicionrio nasceu assim. J ouvi de um mecnico que o motor do carro estava "rastreando", em vez de "rateando". Talvez a palavra correta lhe lembrasse rato e a descartara como improvvel. "Rastrear" parecia melhor raiz, traz aquela ideia de vai e volta e vacila e vacila, como quem segue um rastro... Sabe-se l. H algum tempo, quando eu procurava um lugar pequeno para morar, o zelador mostrou-me um quarto-e-sala "conjugal". Tem lgica, no? Muitos erros so elaboraes. No teriam graa se no tivesse lgica. A personagem Magda, da televiso, nasceu deles. Muito antes, nos anos 70, um grupo de jornalistas, escritores e atores criou o Pnzio, personagem de mesa de bar que misturava os sentidos das palavras pela semelhana dos sons. H celebridades da televiso que fazem isso a srio. Na casa dos Artistas, uma famosa queria pr um "clcio" no p da mesa. Uma estrela da Rede TV! Falou em "instintores" de incndio. A mesma disse que certo xampu tinha Ph. D.

neutro. Estudantes e candidatos universidade tambm tropeam nos ouvidos. E no apenas falam, mas registram seus equvocos. Nas provas de avaliao do Ensino Mdio aparecem coisas como " a gravidez do problema", "micro-leo-dourado" e, este tima, "raios ultraviolentos". Crianas cometem coisas tais, para a delcia dos pais. O processo o mesmo: ouvir, reelaborar, inserir lgica prpria e falar. Minha filha pequena dizia "gua solitria", em vez de "sanitria". A sobrinha de uma amiga, que estranhava a irritao mensal da tia habitualmente encantadora, ouviu desta uma explicao que era quase uma desculpa e depois a repassou para a irm menorzinha: - A tia Pat est "misturada". (ANGELO, Ivan. Tropeos; a graa e a lgica de certos enganos. Veja, So Paulo, 23 abr. 2003) 1. Qual a causa das confuses que as personagens do texto fazem com as palavras? Coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) As brincadeiras com as palavras ( ) Palavras com sons semelhantes, mas significados diferentes. ( ) Desconhecimento do significado de algumas palavras. ( ) Falta de ateno na hora de falar. 2. Explique a seguinte frase, dita pelo narrador do texto: H palavras que so armadilhas para os ouvidos..." ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 3. Cite pelo menos duas "armadilhas para os ouvidos" citados no texto acima. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 4. Releia o trecho do texto, depois reescreva os termos em negrito com as expresses que deveriam ser empregadas: Nas provas de avaliao do ensino mdio apareceram coisas como a gravidez do problema, "micro-leo-dourado" e, esta tima, "raios ultraviolentos". ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ 5. Em que pessoa foi narrada histria? Primeira ou terceira pessoa? Justifique sua resposta com exemplo. ______________________________________________________________________________

1. Transcreva das tiras o termo que desempenha a funo de vocativo:

______________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________ 2. Classifique os termos grifados abaixo em: APOSTO ou VOCATIVO. a) Dr. Antunes, um excelente cirurgio, foi notcia de jornal. ______________________________ b) Cuidado, Ricardo, que o corao traioeiro! ___________________________________ c) Comandante, estamos nos aproximando do Aeroporto Internacional de Cumbica. ___________ d) Eu tenho dois filhos doutores: um mdico e um advogado. _____________________________ e) Pai, dai-nos fora e coragem! ___________________________________ f) Minas Gerais, solo de Tiradentes, tem magia. ___________________________________ g) rico Verssimo, grande escritor brasileiro, estimula nossa imaginao. ___________________ h) Ei, primo, como foi sua viagem aos Estados Unidos? ______________________________ i) Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, uma bela cidade. __________________________ j) Por favor, garom, traga-me uma gua. ___________________________________ 3. Grife o complemento nominal das oraes abaixo: a) Temos confiana em nossos jogadores. b) J organizamos a resistncia a qualquer ataque inimigo. c) Insisti na proteo ao meio-ambiente. d) O sertanejo sentia desprezo pelos automveis. e) A gua necessria vida. f) Minha me tem confiana em mim. g) Meus filhos tm loucura por futebol. h) O torcedor tinha f em seu time. i) O avio fez uma mudana de rota. j) Meu filho tem loucura por msica.

Vous aimerez peut-être aussi