Vous êtes sur la page 1sur 6

Os 32 Caminhos da Sabedoria

Escrito por Webmaster www.e-macom.com.br

Dizem os mestres cabalistas que Deus habita na Sabedoria como um rei em sua cidade. O seu trono fica no centro ou corao dessa cidade, para onde confluem 32 vias sagradas e luminosas, atravs das quais transitam seus soldados, sua nobreza, suas ordens, editos, virtudes e foras. Por essas vias passam tambm os homens e os santos anjos que querem conhecer Deus e sorver dele suas virtudes e qualidades.

A Sabedoria (ou Hochmh, em hebraico) fica debaixo e mais direita da Coroa (Kether, em hebraico) do rei. Para se visualizar mais facilmente essa descrio, d uma olhada no desenho da rvore Sephirtica no final desta Questo. Assim, a esfera da Sabedoria fica na cabea e na mente do rei, na cabea onde est o rgo da fala, habitculo do Verbo ou da Palavra, e por cima dos ombros, onde esto as mos, rgos das letras e das Dez santas Numeraes.

As mos divinas tm dez dedos, donde saem vinte e duas letras. As mos e as vinte e duas letras formam 32 Caminhos da Sabedoria , que so:

1 Caminho: o denominado Inteligncia Admirvel , Coroa Suprema. como os cabelos doirados da cabea de Deus, que roam a Coroa tal como raios que tremulam debaixo de Seu diadema. Como essa inteligncia nasce entre a cabea e a Coroa, ela que torna compreensvel o Princpio sem Princpio, o nmero anterior a todos os nmeros, ou seja, a Unidade. Nenhuma criatura corprea densa pode atingi-la.

2 Caminho: o denominado Inteligncia que Ilumina; a Coroa da criao e o esplendor da Unidade. Eleva-se acima de todas as cabeas humanas, mas em Deus como a raiz branca de seus cabelos, da cor da luz, e que desce para o interior do crebro, mas detem-se no crnio, rompendo-o apenas com a ajuda da Inteligncia do 3 Caminho.

3 Caminho: o da Inteligncia que santifica; o fundamento da Sabedoria primordial criadora da f e das razes da verdade. Os mestres dizem que na

1/6

Os 32 Caminhos da Sabedoria
Escrito por Webmaster www.e-macom.com.br

Cabea divina ela constitui-se de mil razes de cabelos dos quais cem descem para os ouvidos, cinquenta para o esquerdo, cinqenta para o direito. Setecentos tocam a coluna vertebral. por causa dessas cem razes de cabelos que descem para os ouvidos, que foi dito 'A f vem pelo ouvir'; tambm por causa das setecentas razes que descem para a coluna vertebral que o profeta Isaas disse: 'brotar um rebento do tronco de Jess, e das suas razes um renovo frutificar, e sobre ele repousar o esprito de sabedoria e de inteligncia, o esprito do conhecimento e do temor divino (Isaas 11:1 e 2).'

4 Caminho: denominado Inteligncia recipiente , que recebe quatorze fios-razes da espinha e o levam ao corao. Do alto da Coroa, onde os santssimos anjos de Deus se apegam, escorrem sete lquidos santos de pura cognio e compreenso que os 14 fios-razes colhem quais taas e derramam no corao aquecido pela f. Os vapores do corao santo de Deus, aquecido pela f geram Sete Santos Espritos que caem naquilo que em Deus comparvel corrente sangnea.

5 Caminho: Esses Sete Santos Espritos formam a Inteligncia Radicular, radiante, que sai das profundezas do corao de Deus como Sabedoria primordial. Eles constituem e so o quinto caminho da Sabedoria.

6 Caminho: o da Inteligncia da influncia intermediria. Surge quando os Sete Espritos, atravs do osso esterno e da clavcula geram nas mos as Dez Numeraes ou Sephiroth . Ela fica entre Deus e os homens, entre as mos de Deus e a cabea dos homens, unindo-os misteriosamente. O Salmo 133 denomina-a de leo Santo e Orvalho de Hermon sobre a cabea e as vestes de Aaro, que gera a Santa Unio. aqui que gerado o santo desejo de unio entre os homens, que a Igreja Catlica denomina de unidade do esprito sem compreender bem o que repete em seus rituais.

7 Caminho: o da Inteligncia Oculta, que faz resplandecer em luz tudo aquilo que o olho interno do discpulo se direciona movido por xtase de f. Conforme dissemos na 30 Questo, essa inteligncia que d a mente a capacidade no corao das coisas, no interior da criaturas, no centro de Deus, para entender e desvendar todos os mistrios. Ele surge quando os Sete Espritos sobem de volta para o crebro de Deus.

2/6

Os 32 Caminhos da Sabedoria
Escrito por Webmaster www.e-macom.com.br

8 Caminho: o da Inteligncia perfeita e absoluta . Atravs dela o cabalista pode atacar a causao dos fenmenos que conduzem a matria ao caos, e preparar os princpios geradores da matria para que eles tornem-se regidos pela balana da ordem e do equilbrio. Todas as substncias perfeitas surgem ou emanam dessa inteligncia quando junto dela os Sete Espritos passam pela garganta de Deus e por sua boca.

9 Caminho: o da Inteligncia purificadora , que se abre para fora de Deus desde o Seu corao at o Seu olho. Ela rearmoniza e purifica todas as imagens-pensamentos depositadas, deformadas e adormecidas no corao dos tomos. atravs dela que a Graa de deus sai dEle e visita o Todo. Os olhos e coraes do homem so as entradas dessa inteligncia.

10 caminho: o da Inteligncia resplandecente , que veste os astros com o esplendor da Luz, e que na Sephiroth Binh abre as 50 portas da Luz.

11 Caminho: o da Inteligncia manifestada no Fogo . Por esse caminho desceu o anjo de Jehovh para de dentro da sara ardente do monte Oreb falar com Moiss. Nesse caminho o discpulo perde as 'sandalhas dos ps', ou seja, redireciona a sua vida para tornar-se um devotado discpulo de Deus, um seguidor srio dos preceitos cabalsticos. Foi aqui que Moiss abandonou a sua pacata e comum vida de pastor de ovelhas para aceitar o pesado sacerdcio de Deus, e guiar para a espiritualidade a inteira nao de Israel.

12 Caminho: o da Inteligncia da Luz , que cobre os olhos dos profetas para que eles se tornem videntes e vejam no reino astral celeste da Luz clara e universal as coisas que esto para acontecerem.

13 Caminho: o da Inteligncia da Intuio , que sai de Deus para tocar os santos anjos e os homens, revelando-lhes a Unidade Misteriosa de Deus no seu aspecto escatolgico, ou seja, na Sua tarefa futura de reconduzir toda a criao tomada pelo caos da dualidade, da quebra da Unidade Original, para o seio do Um primordial. atravs desse caminho que Jesus pde reunir seus doze discpulos, e pde transmitir-lhes em esprito a Verdade.

3/6

Os 32 Caminhos da Sabedoria
Escrito por Webmaster www.e-macom.com.br

14 Caminho: o da Inteligncia Iluminativa dos arcanos, e da santificao . Por ela a mente assimila e retm a Luz astral divina duodcupla ( que os cabalistas denominam Fiat Astralis , palavra com doze letras), de forma que, uma vez coroado com essa Luz (ver Apocalipse 12:1), o homem possuidor dessa iluminao mental pode desenvolver o mestrado da Cabala. e reunir grupos de doze estudantes ( Ver pergunta 51).

15 Caminho: o da Inteligncia Constitutiva, que constri a Criao no calor do amor divino e a caracteriza como um mundo surgido do Fogo. por meio dela que o Fogo divino se mistura ao corpo atmico da matria purificada.

16 Caminho: o da Inteligncia Triunfante, exultante e eterna. Ela constri o paraso das delcias, preparado para os justos. A mente que caminha por essa inteligncia entra no gozo e na beatitude eternos.

17 Caminho: o da Inteligncia dispositiva , que dispem o hassidh (o piedoso) fidelidade, tornando-o apto a receber o Esprito Santo. Os apstolos haviam percorrido esse caminho quando festejaram o Pentecostes (Atos 2.1 a 4).

18 Caminho: o da Inteligncia da afluncia , que constri uma casa para entesourar em claras sombras os arcanos e o sentido esotrico das Escrituras Sagradas e dos ensinamentos dos santos mestres.

19 Caminho: o da Inteligncia dos Mistrios, bem como de todas as atividades espirituais. A afluncia que ela recebe vem da Beno elevadssima e da Glria suprema . a ela que o cabalista se aproxima para desvendar os segredos da Torh.

20 Caminho: o da Inteligncia da vontade . Ela prepara todos os seres univrsicos e o homem para a manifestao existencial da Sabedoria Primordial. No homem, quando ela manifesta a vontade divina, est preparando-o para se tornar um verdadeiro Mago.

21 Caminho: o da Inteligncia que agrada e instrui a todos que a buscam ,

4/6

Os 32 Caminhos da Sabedoria
Escrito por Webmaster www.e-macom.com.br

mostrando-lhes na Luz os tesouros da compreenso elevada dos Mistrios e arcanos divinos.

22 Caminho: o da Inteligncia fiel, que forma o homem piedoso ; ela faz todas as virtudes aumentarem at atingirem a sombra daquEle que o mais elevado.

23 Caminho: o da inteligncia estvel, que causa a conscincia , e a faz emanar para as Dez Sephiroth, tornado o Adam Kadmon dotado da mais elevada conscincia divina. No reservatrio da Inteligncia estvel est o fluido kundalnico universal que os santos Anjos de Jehovh e o Adam Kadmon assimilam para manterem as suas mentes em elevado nvel energtico espiritual.

24 Caminho: o da Inteligncia imaginativa; ela cobre de imagem todos os pensamentos dos seres. Desta Inteligncia o Adam Kadmon tira a imensa, bela e luminosa imagem corporal de si. Ela a Inteligncia das Santas Imagens que habitam a mente de Deus e que tendem a se tornar coisas ou seres atravs do Ato Criador divino.

25 Caminho: o da Inteligncia da provao , com a qual Deus testa a piedade, a pacincia e a persistncia com que um candidato aos Mistrios Cabalsticos busca a Verdade e o Caminho Santo. Foi com esta inteligncia que Deus provou J.

26 Caminho: o da Inteligncia renovadora , atravs da qual Deus toca a Sua inteira Criao e guia-a para graus de perfeio crescentes ao infinito. Atravs dela o Esprito de Deus ataca todos os tomos materiais deformados e perecveis para transform-los em tomos divinos, sutis, luminosos e perfeitos.

27 Caminho: o da Inteligncia que induz o movimento , que forma o moto universal que faz o inteiro e vasto oceano sideral colocar em marcha circular seus astros, sis, estrelas e planetas. ela forma o esprito que anima os planetas.

28 Caminho: o da Inteligncia natural , que dota o Sol e os planetas ao seu redor, e todo o sistema solar, de capacidade e tendncia de aperfeioamento, e que muda as

5/6

Os 32 Caminhos da Sabedoria
Escrito por Webmaster www.e-macom.com.br

suas naturezas para crescentes graus de perfeio.

29 caminho: o da Inteligncia corporal , que forma o corpo de tudo o que corpreo na Criao. Sua mais perfeita obra o corpo dos Anjos santos e do Adam Kadmon.

30 Caminho: o da Inteligncia astral coletiva , atravs da qual os profetas bblicos viam o trabalho csmico do Messias. Os astrlogos que ligam as suas mentes ao manancial dessa inteligncia podem perceber o futuro e o grande destino do homem.

31 Caminho: o da Inteligncia perptua , que toca o movimento do Sol e da Lua para manifestar na Terra os fenmenos naturais das mars e do crescimento vegetal, mas que, tambm, traz terra o santo Manh, alimento dos anjos.

32 Caminho: o da Inteligncia adjuvante , que regula e dirige as operaes astrais dos sete planetas e quer toc-los para torn-los as sete estrelas do Messias de Jehovh.

6/6

Vous aimerez peut-être aussi