Vous êtes sur la page 1sur 18

Direito do Consumidor

Ncleo de Educao Distncia

NEAD

Direito do Consumidor
Unidade I - A proteo e defesa do consumidor na Constituio Federal de 1988

Ol! Estamos iniciando a disciplina de Direito do Consumidor que dividida em nove unidades, durante as quais sero abordadas as diversas temticas relacionadas ao Direito do Consumidor. Por isso, importante que perceba a construo do material que visa promover uma aprendizagem autnoma, adotando uma linguagem que facilite seu estudo a distncia e abordando contedos especialmente selecionados. Antes de comear a primeira unidade, importante conhecer qual o objetivo de aprendizagem e quais as metas definidas. Vamos l!

Objetivo
Analisar o contexto histrico que deu origem ao Direito do Consumidor e a proteo e a defesa do consumidor na CF/88.

Metas
Inserir o Direito do Consumidor no contexto histrico; analisar a defesa do consumidor na Constituio Federal de 1988.

1 ASPECTOS HISTRICOS DO CONSUMERISMO E DO DIREITO DO CONSUMIDOR . Na antiguidade grega, no se poderia falar em consumidor. Aristteles considerava o consumo como uma atividade absolutamente pobre, representativa da finitude e mortalidade do homem. Sequer participaria do processo poltico da polis, com o status de cidado, aquele indivduo devotado ao trabalho para a satisfao de suas necessidades. Mesmo assim, documentos histricos demonstram no o uso do vocbulo consumidor, mas a proteo dispensada aos contratantes de servios, adquirentes de produtos etc. O Cdigo de Hamurabi um dos mais antigos conjuntos de leis da antiga Mesopotmia, elaborado por volta de 1700 a.C apresentava sentenas dispondo sobre 2
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

direito patrimonial, preos, qualidade e quantidade de produtos, bem como a prestao de servios por mdicos, veterinrios e construtores. Roma, por exemplo, j adotava as aes edilcias (redibitria e quanti minoris, relacionadas aos vcios ocultos). O uso do microscpio na Idade Mdia facilitou a constatao de adulteraes em muitos produtos, especialmente as especiarias e corantes, suscitando providncias legais contra os falsificadores para a garantia dos compradores. Com o fortalecimento da sociedade capitalista, o desenvolvimento do mercado de fora do trabalho e de bens de consumo e o advento da Revoluo Industrial, com todos os seus efeitos, justificaram a luta por uma tutela diferenciada ao consumidor. Efetivamente, apenas aps as guerras do sculo XX foi que a matria relativa ao consumidor ganhou destaque nos ordenamentos jurdicos dos diversos estados. Os Estados Unidos da Amrica, por haver alcanado mais precocemente a emancipao industrial, tiveram um histrico peculiar de manifestao dos seus consumidores, a partir do final do sculo XIX, consolidando o movimento nominado por consumerism._Movimento de consumidores que passou a questionar a produo e comunicao de massa, as tcnicas de marketing, a periculosidade dos produtos colocados no mercado, a qualidade e confiabilidade dos produtos e das informaes fornecidas pelos fabricantes e distribuidores etc. (ZLZKE,1991, p.4).

Esse primeiro histrico j nos norteia sobre a concepo do termo, mas importante continuar com esses conhecimentos, acompanhe!

Zlzke (2000) apresenta o consumerismo americano em quatro estgios. O primeiro que se estende do final do sculo XIX dcada de 1920.

Surgiam os conceito bsicos de administrao e os conflitos de interesse entre indstria e comrcio. Durante esse perodo, no plano da economia, vigia a concepo clssica proposta por Adam Smith, em 1776, com a obra Riqueza das Naes, a liberdade de iniciativa, controlada apenas pela concorrncia. Em sua concepo, os problemas decorrentes da pobreza alcanariam soluo com a vazo do dinheiro das pessoas mais abastadas. Estimulando a produo, os empresrios teriam alto lucro e a populao acesso aos produtos, o que teria como consequncia a melhora do padro de vida de todos os demais. Ampliavam-se as ofertas de trabalho, o salrio, os critrios para valorao das mercadorias.

3
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

J na administrao, ainda no comeo do sculo XX, crescia o pensamento de Frederick Taylor, objetivando a maximizao do tempo na produo dos bens, a partir do uso de processos especficos que projetava mtodos rpidos e dirigidos para a execuo de cada tarefa. Se o comrcio favoreceu o crescimento das cidades, trouxe tambm a exigncia de novos equipamentos urbanos, porm, assistia-se ocorrncia de problemas graves como o dficit de moradias, o surgimento de guetos de imigrantes, condies insalubres de trabalho, uso de mo de obra infantil, dentre outros. O dinheiro circulava, fortunas aumentavam, mas ampliavam-se as desigualdades sociais. Surgiram ento as primeiras associaes voltadas para o controle da produo, mas, ainda, com um enfoque protetivo dos trabalhadores. Em 1891, foi estruturada a New York Consumers League, sob a liderana de Josephine Lowell, para a melhoria das condies de trabalho dos empregados do comrcio local. Em 1899, Florence Kelley capitaneou a criao da National Consumers League, que reunia as associaes de diversos estados americanos. A National Consumers League enaltecia a importncia do poder do consumidor para controlar o trabalho de mulheres e crianas nas fbricas txteis de algodo. Fomentava o boicote ao consumo de produtos txteis fabricados sob a explorao de mo de obra infantil ou mediante condies de insalubridade. Desenvolveu-se, naquele perodo, mtodos detectores de adulterao em alimentos os quais permitiam que os especialistas encontrassem aditivos perigosssimos tanto em alimentos quanto em bebidas. As presses sociais levaram, no sem fortes resistncias, implementao de normas de controle de fabricao de alimentos e de medicamentos, sendo, mais precisamente, no ano de 1932, criada a agncia reguladora Food and Drug Administration - FDA, ainda hoje existente e atuante no controle da indstria de medicamentos, alimentos e saneantes. O segundo estgio seguiu-se da dcada de 1920 ao final da dcada de 1940, no ambiente em que a indstria j se estabilizara.

O enfoque do movimento consumerista estava na aplicao de testes comparativos tendentes a confirmar as qualidades dos produtos divulgadas pelo fornecedor, de modo a auxiliar o consumidor na sua deciso de compra. Em 1929, foi criada a Consumers Research Inc. com o fim de informar ao consumidor o modo de utilizao adequada do dinheiro. Em 1936, foi criada a Consumers`Union, especializada na realizao de testes comparativos e na publicao de material educativo. 4
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

O terceiro estgio, que se seguia de 1945 ao final da dcada de 1960, atentava para os efeitos da produo em massa e para os efeitos das publicidades. O ponto alto deste estgio esteve tanto na criao de organizaes internacionais de defesa do consumidor, quanto na mensagem enviada pelo presidente dos Estados Unidos da Amrica, John Fitzgerald Kennedy, em 15 de maro de 1962, ao Congresso Americano.

O enfoque do movimento consumerista estava na aplicao de testes comparativos tendentes a confirmar as qualidades dos produtos divulgadas pelo fornecedor, de modo a auxiliar o consumidor na sua deciso de compra. A mensagem de Kennedy foi enviada no momento em que a sociedade americana ainda lamentava os efeitos da talidomida, princpio ativo de um medicamento indicado para enjoos em gestantes, que findara por comprometer a integridade fsica de parte de toda uma gerao de pessoas que nasceram com os membros superiores ou inferiores atrofiados. Dali em diante, outros pases passaram a cogitar a proteo do consumidor, dentre eles, Israel, Japo, Inglaterra, Sucia, Alemanha, ustria, Luxemburgo, Frana, Blgica, Holanda, Noruega, Dinamarca, Finlndia, Portugal, Espanha e Mxico. No quarto estgio, entre a dcada de 1970 ao final da dcada de 1980, houve uma expanso da poltica de proteo aos consumidores para os pases de terceiro mundo e uma atuao especfica para as questes relativas ao meio ambiente. A crise da energia foi um alerta para o perigo do esgotamento dos recursos naturais, que interpelou a todos para a necessidade de uma poltica de manejo dos recursos naturais, e o movimento de defesa do consumidor apostou no poder de controle da classe.

A atuao de controle da atividade produtiva em defesa do consumidor e do meio ambiente foi acompanhada de forte investimento na educao para o consumo.

Ao final da dcada de 1970, a ONU declarou os direitos bsicos do consumidor, apropriando-se daqueles declinados por Kennedy na mensagem formulada ao Congresso. Na dcada de 1980, algumas diretivas foram promulgadas pela ento designada Comunidade Econmica Europeia. E em 1985, a Assembleia Geral das Naes Unidas, por meio da Resoluo n 39.248, estabeleceu as Diretrizes Internacionais de Proteo ao Consumidor, enfatizando a importncia dos Estados estabelecerem, com eficcia, as suas polticas de proteo ao consumidor.

5
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

Ateno
No Brasil, por sua vez, no houve um movimento social significativo para a implementao da poltica de proteo ao consumidor. A atuao da defesa do consumidor esteve relacionada aos problemas econmicos, polticos e sociais do pais. Os poucos movimentos populares se voltaram contra a inflao, o alto custo de vida, a luta pelo acesso aos servios bsicos. Zlzke (2000, p.21) lista, ainda, os movimentos: a marcha da fome, em 1931; a marcha da panela vazia em 1953; o protesto contra o alto custo de vida, em 1963; a campanha utilizando o slogan diga no inflao promovida pelo Governo Federal em 1972; o boicote carne em 1979; os fiscais do Sarney. No houve um histrico de atuao de associao civil no controle da produo e da publicidade. Ressalte-se o frgil aspecto, por falta de tradio, da cidadania brasileira no que toca ao associativismo.

Curiosidade
Em 1975, foi criada a primeira associao brasileira de defesa do consumidor - a Associao de Proteo ao Consumidor, instituda em Porto Alegre em vinculao Maonaria do Estado. E a criao do primeiro PROCON pelo governo do estado de So Paulo, em 1976, foi o incio da estruturao de rgos semelhantes nos demais estados. Pouco tempo depois o movimento organizado de defesa do consumidor estendeuse s cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Londrina, Curitiba e Cuiab. Aqui em nossa capital, em junho de 1985, foi criado o rgo de Defesa Comunitria no Estado do Cear (DECOM). Este rgo de defesa tinha ligao direta com o Estado, passando a ser dirigido pela Procuradoria de Justia, 6
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

com o objetivo de relevar a funo do Ministrio Pblico na defesa dos interesses da sociedade, especialmente na defesa dos interesses coletivos e difusos. No Brasil, existiam diversos diplomas legais que disciplinavam, de modo pulverizado, o controle da produo e comercializao de bens e servios. O prprio Cdigo Penal Brasileiro j tipificava determinadas prticas comerciais como criminosas, utilizando na redao dos seus dispositivos a terminologia consumidor. Porm, todo o tratamento dispensado enfocava o consumidor individual e a proteo se realizava nos moldes tradicionais do direito privado. Com a edio da Lei n 7.244/84 que institua os Juizados Especiais de Pequenas Causas, substituda posteriormente pela Lei n 9099/95 os acordos celebrados na presena dos Promotores de Justia nos PROCONS passaram a ter valia de ttulo executivo extrajudicial, facilitando a sua efetivao no Judicirio. A promulgao da Lei de Ao Civil Pblica, Lei n 7.347/1985, foi um marco na proteo dos direitos difusos, na compreenso da existncia de direitos para alm dos meros interesses individuais. Com a nova Constituio Federal de 1988, a matria ganhou destaque tanto no captulo relativo aos direitos constitucionais (art.5, XXXII) quanto no que toca ordem econmica, determinando-se a regulamentao sistemtica da defesa do consumidor.

Em 1990, foi promulgado o Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor - Lei n 8.078, o qual considerado um instrumento hbil na defesa da cidadania, detalhando os direitos bsicos do consumidor, a responsabilidade civil dos fornecedores pelo fato do produto ou do servio, alm de inverter o nus da prova, beneficiando o consumidor nas demandas contra os grandes fornecedores. A lei, ainda, dispe sobre a publicidade e estabelece condies gerais sobre os contratos, em especial os contratos de adeso.

Atualmente, a defesa do consumidor conta em seu favor com instrumentos legais, rgos e entidades especficas. H juristas, a exemplo do Promotor Jos Geraldo Brito Filomeno (2001), que entendem inexistir um Direito do Consumidor sistematicamente autnomo, mas diversos diplomas legais de natureza comercial, civil, processual e constitucional relacionados a uma filosofia de defesa do consumidor, representada pela Poltica Nacional das Relaes de Consumo apresentada pelo Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor. Os diversos instrumentos legais que tratam especificamente da sade e vigilncia sanitria, do aspecto quantitativo e qualitativo dos produtos, do controle e represso ao abuso do poder econmico, dentre outros assuntos, preveem a existncia de rgos que cuidam da tutela administrativa do consumidor, fazendo uso do poder de polcia para efetivao deste mister. A par destes diversos rgos administrativos (INMETRO, SUSEP, SAE, PROCONS, Centros de Vigilncia Sanitria, extinta 7
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

SUNAB e outros), o Decreto n 2.181/97 disps da organizao do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - SNDC, estabelecendo normas gerais de aplicao das sanes administrativas. Quando a tutela administrativa no satisfatria, o Consumidor lesado patrimonialmente ter acesso facilitado ao Judicirio para obter a reparao do dano. Ao consumidor carente assegurada a gratuidade de justia. Em casos especficos, o Juiz poder inverter o nus da prova em seu favor, alterando uma regra processual tradicional, segundo a qual quem alega algo em juzo responsvel pela produo das respectivas provas. Tambm, ampliando a ideia de substituto processual, dada ao Ministrio Pblico e s entidades representativas a atribuio para representar os consumidores coletivamente considerados, conforme estudaremos mais adiante.

Para facilitar a defesa judicial dos interesses do consumidor, o Cdigo ainda previu a criao de Varas Especializadas no Juizado Especial. Embora tais varas no tenha sido criadas em todos os Estados, o Juizado Especial tem cumprido importante papel na facilitao da defesa dos interesses dos consumidores. competente para conhecer as questes por meio de um procedimento mais simples. Infelizmente, a demanda excessiva tem comprometido a celeridade das Varas do Juizado Especial. Ideal seria a ampliao ainda maior deste servio, com a instalao de tantas outras Varas, de modo a tornar possvel o objeto de sua criao.

Ateno
Nota-se, contudo, que o consumidor brasileiro no est devidamente informado a respeito dos seus direitos, embora j se registrem muitas reclamaes nos rgos como PROCONS e nos prprios Juizados Especiais. Tambm no so muitas as associaes civis em defesa do consumidor. De toda sorte, o direito do consumidor cresce na conscincia dos cidados brasileiros, ainda que lentamente e a partir da defesa de interesses individuais. O Ministrio Pblico e as poucas associaes tm realizado forte papel na defesa dos interesses difusos e coletivos.

8
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

Para continuar nosso estudo, iremos compreender a seguir a tutela especial ao consumidor, como a Constituio Federal de 1988 trata do consumidor, se Direito do Consumidor ou poltica jurdica de defesa do consumidor e a Publicizao do Direito Privado.

1.1 Justificativa da tutela especial ao consumidor Em face de todo o exposto, tem-se que a tutela especial deferida ao consumidor se justifica na sua vulnerabilidade. O consumidor vulnervel em face do fornecedor, tanto no momento que inaugura a relao de consumo quanto no instante em que consome os produtos e servios. Alm disso, a prpria atividade econmica de produo, distribuio, etc. podem gerar danos aos cidados estranhos s relaes de consumo j existentes, fazendo com que os mesmos sejam vtimas do processo de fornecimento e consumo. Nesta medida, eles tambm merecem tratamento ressarcitrio aos danos sofridos. 1.2 O consumidor na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988

Ateno
O texto constitucional faz vrias referncias figura do consumidor em vrios momentos. Inicialmente, estabelece no rol dos direitos fundamentais o direito do consumidor proteo do Estado, conforme se depreende do art. 5, inciso XXXII. J o art. 170, quando trata da ordem econmica, dispe que esta se funda na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tendo por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, em ateno a vrios princpios, dentre os quais a defesa do consumidor. Outros princpios da ordem econmica so: soberania nacional, propriedade privada, funo social da propriedade, livre concorrncia, defesa do consumidor, defesa do meio ambiente, dentre outros. 9
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

Tratando das limitaes do poder de tributar, no art.150, a Constituio Federal tambm se refere ao consumidor, especialmente no pargrafo quinto, quando dispe que a lei determinar medidas para que eles sejam esclarecidos acerca dos impostos incidentes sobre mercadorias e servios. E por fim, o art. 48, Dos Atos das Disposies Constitucionais Transitrias, estabeleceu um prazo constitucional para que fosse elaborada e publicada a lei protetiva do consumidor, qualificada pela Constituio como cdigo.

1.2.1 Direito do Consumidor como direito fundamental

Dizer que o Direito do Consumidor corresponde a um Direito Fundamental significa atribuir matria condio hierrquica superior, ampliando a sua proteo no ordenamento jurdico ptrio.

Importante
Atribuir a condio constitucional importa no reconhecimento do esforo do movimento consumerista brasileiro que, mesmo em sua fragilidade, alcanou o intento de levar a matria a discusso da assembleia constituinte em 1986. O Cdigo de Defesa do Consumidor, embora lei ordinria, foi construdo para a realizao de um intento constitucionalmente demarcado. Assim, mesmo colocado numa dada posio hierrquica, inscreve-se como norma de ordem pblica, no podendo ter as suas disposies afastadas por vontade das partes.

1.2.2 Princpio da ordem econmica

10
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

Lei
Art. 170. A ordem econmica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existncia digna, conforme os ditames da justia social, observados os seguintes princpios: I - soberania nacional; II - propriedade privada; III - funo social da propriedade; IV - livre concorrncia; V - defesa do consumidor; VI - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado, conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao; VII - reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII - busca do pleno emprego;

...

...
IX - tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. Pargrafo nico. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica, independentemente de autorizao de rgos pblicos, salvo nos casos previstos em lei.

A proteo deferida ao consumidor no captulo da ordem econmica se equipara proteo deferida propriedade e liberdade de concorrncia. Protege-se o consumidor at como forma de garantia da liberdade de concorrncia. Mas o fim maior deve ser mesmo o resguardo da dignidade da pessoa.

11
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

Conceituando
O consumidor, em sua grande maioria, o cidado que, forado pela necessidade de aquisio de produto ou servio, integra uma relao contratual com o fornecedor que finda por subjug-lo, seja em face do poder econmico ou das informaes tcnicas de que dispe. Com o objetivo de resguardar a justia social, a dignidade da pessoa e a equidade nas relaes econmicas, especialmente, nas relaes de consumo, o Estado se afirma na prtica do dirigismo contratual. Nas letras de Filomeno:
[] visando impedir a explorao do mais fraco pelo mais forte, o Estado procura regular, atravs de disposies legais cogentes, o contedo de certos contratos, de modo que as partes fiquem obrigadas a aceitar o que est previsto na lei, no podendo, naquelas matrias, regular diferentemente os seus interesses. (FILOMENO, 1999, p.25).

Desta forma, destacam-se os alicerces constitucionais para a existncia de um Cdigo de Defesa do Consumidor.

1.3 Direito do Consumidor ou poltica jurdica de defesa do consumidor

Curiosidade
H autores que questionam a autonomia do Direito do Consumidor, pois representaria somente uma relao civil qualquer, sendo esta ideia vencida pela maioria dos juristas atuais. certo que o Cdigo de Defesa do Consumidor contm matria de variados ramos do direito, como direito processual, direito administrativo, direito penal, correspondendo a um microssistema de defesa do consumidor. Observa-se, porm, que a primeira parte do Cdigo que trata do direito material do consumidor traz princpios que condicionam a interpretao de todo o sistema de normas, atribuindo situaes especficas s normas de cada sub-ramo do direito, quando aplicadas em face de uma relao de consumo.

12
NEAD

Direito Do Consumidor

Unidade 1 - A proteo e defesa do consumidor na constituio federal de 1988

Diz-se que o Direito do Consumidor, em face das demais normas de direito privado que assistem o consumidor, funciona como uma norma principiolgica de integrao hermenutica, capaz de realizar de modo mais aproximado os ditames constitucionais. 1.4 Publicizao do Direito Privado Com o avano das relaes econmicas e sociais no perodo ps-revoluo industrial e ps-guerras, ampliaram-se as intervenes do Estado nas variadas relaes econmicas. O estado social, reconhecido no aspecto providencial, demarcou a importncia da interveno estatal para a realizao da igualdade. A Constituio uma fonte que exerce uma influncia tanto direta, atravs de normas operativas, quanto indireta, modificando o esprito, o contedo valorativo do direito, os princpios gerais. A Constituio dispe sobre o contedo civilista aplicvel ao mundo privado, vez que tem em seu seio as normas fundamentais de organizao da comunidade, disciplinando inclusive institutos mais ligados ao interesse privado. Recebendo influncia do Direito Constitucional, o direito privado acaba se publicizando, devendo absorver os valores fundamentais emanados da Constituio.

A Constituio dispe sobre a famlia, a propriedade, o tratamento dos idosos e da criana, bem como sobre o consumidor. Relativamente ao consumidor intenta resguardar a proteo do trafico de bens e da proteo geral do consumidor.

Diante da concluso desta unidade, importante perceber a relao dos conhecimentos estudados:

um breve histrico acerca dos Direitos do Consumidor; anlise da defesa do Consumidor no ordenamento jurdico brasileiro, sempre em compasso com a posio dos tribunais superiores; abordagem da equidade da relao de consumo contra os abusos cometidos no mercado pelo fornecedor, considerando sua vulnerabilidade financeira, tcnica, social ou cultural.

13
NEAD

Referncias Bibliogrficas
AMARAL, Antnio Carlos Cintra do. Distino entre usurio de servio pblico e consumidor. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, n.225, pp.217/218, jul/set, 2001. ARENDT, Hanna. A condio humana. Traduo de Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2000. ARISTTELES, 384-322 A.C. tica a Nicmano. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. Coleo - Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1984. BENJAMIM, Herman A. Comentrios ao Cdigo de Proteo do Consumidor. So Paulo: Saraiva, 1991. BITTAR, Carlos Alberto. O advento do Cdigo de Defesa do Consumidor e o seu regime bsico. Revista de Direito do Consumidor. So Paulo: RT, n 2, 1992, p.137. CAVALIERI FILHO, Srgio. O direito do consumidor no limiar do sculo XXI. Revista de Direito do Consumidor. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, n.35, ano 9, 2000, p. 97- 108. COSTA, Maria Regina. A tributao e o consumidor. Revista de Direito do Consumidor. 21. ed. So Paulo: RT, 1997. CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurdico brasileiro. Braslia: Braslia Jurdica, 2000. DE LUCCA, Newton. Direito do consumidor. So Paulo: Quartier Latin, 2003. FILOMENO, Jos Geraldo Brito. Manual de direitos do consumidor. So Paulo: Atlas, 2001. GOMES, Orlando. Introduo ao direito civil. Forense: Rio de Janeiro, 1998.

NEAD

GONALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2005. GRINOVER, Ada Pellegrine et al. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1999. HABERMAS, Jrgen. Mudana estrutural na esfera pblica. Traduo de Flavio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. HOBSBAWN, Eric. J. A era dos extremos: o breve sculo XX. Traduo de Marcos Santarrita. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MACEDO JUNIOR, Ronaldo Porto. A proteo dos usurios do servio pblico: a perspectiva do Direito do Consumidor. In Direito administrativo econmico. Coord. Carlos Ari Sundfeld. So Paulo: Malheiros, 2000. MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributrio. So Paulo: Malheiros, 2002. MARQUES, Cludia Lima. Proposta de uma teoria geral de servios com base no Cdigo de Defesa do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor. So Paulo: Revista dos Tribunais , v. 33, Jan/Maro, 2000. ______. Contratos no Cdigo de Defesa do Consumidor: o novo regime das relaes contratuais. So Paulo: RT, 2002. PAQUALOTTO, Adalberto. Os servios pblicos no Cdigo de Defesa do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor. So Paulo:RT, v.1, 1992, p.135. PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Tratado de direito privado. So Paulo: Editora dos Tribunais, 1983. SANTOS, Antonio Carlos et al. Direito econmico. Almedina: Coimbra, 2002. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico. Forense: Rio de Janeiro, 2000. SLATER, Don. Cultura de consumo e modernidade. Traduo de Dinhan Abreu
NEAD

Azevedo. So Paulo: Nobel, 2002. SOUTO, Marcos Juruena Villela. Direito administrativo da economia. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2003. SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras linhas de direito econmico. So Paulo: LTr, 2003. VERAS, Beni. Brasil, um pas desigual. Braslia: Senado, 1999. ZULZKE, Maria Lcia. Abrindo a empresa para o consumidor. Rio de Janeiro: Qyakutymark, 1991.

NEAD

Crditos
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ncleo de Educao a Distncia Coordenao Geral Carlos Alberto Batista Coordenao Administrativa Graziella Batista de Moura Produo de Contedo Didtico Alexander P. N. de Carvalho Projeto Instrucional Andra Lopes de Freitas Roteiro de udio e Vdeo Andrea Chagas Alves de Almeida Reviso Gramatical Elane Pereira Produo de udio e Vdeo Natlia Magalhes Rodrigues Identidade Visual Viviane Cludia Paiva Arte Francisco Cristiano Lopes de Sousa Joo Jos Barros Marreiro Sergio Oliveira E de Souza Programao Roberto Bezerra M. Lopes Diagramao de Material Didtico Rgis da Silva Pereira

NEAD

Anotaes

NEAD

Vous aimerez peut-être aussi