Vous êtes sur la page 1sur 18

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

CARGO: TCNICO EM REFRIGERAO AR CONDICIONADO

PRIMEIRA FASE PROVA OBJETIVA


INSTRUES
Para fazer a prova voc usar: a) este caderno de prova com 9 (nove) folhas; b) um CARTO-RESPOSTA que deve ser assinado.

DIA: 15/02/2004 HORRIO: 09:00 s 12:00 DURAO: 3 horas

Confira o nmero de inscrio, o cargo, o nome e a identidade indicados abaixo. Assine no local indicado. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. No CARTO-RESPOSTA, confira o nome e o nmero de inscrio. Examine se h marcaes indevidas no campo destinado s suas respostas. Se houver, reclame imediatamente. Verifique, no caderno de prova, se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 50 (cinqenta), est correta e se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Para cada questo so apresentadas 4 (quatro) alternativas diferentes de respostas (A, B, C e D). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. Utilize somente caneta esferogrfica com tinta preta. Questes em branco ou que contenham mais de uma resposta ou emendas ou rasuras no sero consideradas. No ser permitida, durante a realizao da prova, a comunicao entre os candidatos, o porte e utilizao de aparelhos celulares ou similares, de mquinas calculadoras ou similares, de livros, de anotaes, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado do concurso o candidato que descumprir esta determinao. Ao terminar a prova, entregue o CADERNO DE PROVA COMPLETO (com exceo da ltima folha, a qual poder ser destacada) e o CARTO-RESPOSTA. O tempo de durao da prova (3 horas), inclui o tempo destinado ao preenchimento do CARTO-RESPOSTA. ___________________________________________ ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A) INSCRIO LOCAL / SETOR / GRUPO / ORDEM CARGO

NOME DO(A) CANDIDATO(A)

No DA IDENTIDADE

2
LNGUA PORTUGUESA Texto: A diferena no escritrio Homens e mulheres se comportam de forma desigual no trabalho, dizem os nmeros. - As mulheres representam 42% da populao economicamente ativa no Brasil. - Elas ganham em mdia 60% do salrio dos homens. - Apenas 6% dos cargos de chefia das 500 maiores empresas brasileiras so ocupados por mulheres. - 70% das pequenas e microempresas no pas pertencem a homens. - Eles so mais ambiciosos que elas: 40% dos executivos empregados em grandes companhias ambicionam a presidncia. Entre as mulheres a taxa de 14%. - Os homens negociam salrio duas a nove vezes mais do que as mulheres. - O tempo mdio de permanncia de executivos na empresa de 10 anos para eles e de 5,4 anos para elas. - Os traos masculinos mais marcantes no ambiente profissional, segundo as pesquisas, so ousadia, autoconfiana, competitividade, deciso e objetividade. - Os femininos, ainda segundo as pesquisas, so empatia, apoio, desenvolvimento, construo de relacionamentos e compartilhamento de poder e informao. - Sete em cada dez novas vagas no mercado so preenchidas por mulheres. - Apesar dos avanos, a participao das mulheres em altos cargos corporativos s ser igual dos homens daqui a 470 anos. - Para 82% dos homens que ocupam cargos de chefia, a falta de experincia o principal obstculo para a admisso feminina. - As mulheres designam tarefas de forma objetiva e estimulam a cooperao entre a equipe. Os homens preocupam-se com o cumprimento de metas. - As mulheres preocupam-se menos com o horrio e mais com a produtividade da equipe que chefiam. - O maior defeito dos homens nas empresas a dificuldade de adaptao a mudanas, porque esto atrelados a padres tradicionais de relaes no ambiente profissional. - O maior defeito das mulheres a maior suscetibilidade a envolvimentos pessoais.
(Adaptado de: Veja Edio Especial Homem. So Paulo: Abril, no 1826, p. 78-79, out. 2003)

01) De acordo com o texto, indique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmaes abaixo. ( ) Mulheres ocupam a maioria dos cargos de chefia em grandes empresas brasileiras. ( ) Homens e mulheres tm comportamento muito semelhante no trabalho. ( ) As mulheres representam menos de 50% da populao ativa no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( )FFV )FVF )VVF )VFF

3
02) Conforme o texto, as expresses abaixo caracterizam o comportamento masculino no escritrio. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) ambio / compartilhamento de poder / objetividade. ) autoconfiana / empatia / suscetibilidade a relacionamentos. ) autoconfiana / ousadia / objetividade. ) deciso / compartilhamento de informao / empatia.

03) Associe os dados da coluna 1 com as referncias da coluna 2. COLUNA 1 I. II. III. IV. 60% 82% 70% 14% COLUNA 2 ( ( ( ( ) Taxa de executivas que ambicionam a presidncia de grandes empresas. ) A mdia do salrio das mulheres em relao dos homens. ) Percentual dos pequenos negcios cujos proprietrios so homens. ) Percentual de chefes que apontam a falta de experincia como justificativa para a no contratao de mulheres.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( ) II, III, IV, I. ) IV, II, I, III. ) III, II, I, IV. ) IV, I, III, II.

04) Identifique a seqncia de elementos que assegura o encadeamento lgico-discursivo do texto abaixo: Segundo o texto da revista Veja, sabe-se ....... que a maioria da populao economicamente ativa representada por homens. ......., as mulheres recebem em mdia uma remunerao menor e ocupam ........ uma parcela insignificante de cargos de chefia. Sabe-se ........ que os homens so proprietrios de 70% das pequenas e microempresas. ....... o texto apresenta os maiores defeitos de ambos os sexos no desempenho de funes burocrticas. A( B( C( D( ) em primeiro lugar / alm disso / apenas / tambm / finalmente. ) apenas / alm disso / finalmente / em primeiro lugar / tambm. ) em primeiro lugar / apenas / finalmente / alm disso / tambm. ) tambm / apenas / em primeiro lugar / alm disso / finalmente

05) Assinale a alternativa CORRETA. Na frase: O maior defeito das mulheres a maior suscetibilidade a envolvimentos pessoais, a palavra sublinhada pode ser substituda, sem alterao de sentido, por: A( B( C( D( ) determinao. ) vulnerabilidade. ) idoneidade. ) ousadia.

06) Assinale a alternativa CORRETA. Segundo o texto, so caractersticas marcantes do comportamento das mulheres no escritrio: A( B( C( D( ) preocupao com a produtividade / competitividade / compartilhamento de poder. ) autoconfiana / apoio / empatia. ) empatia / compartilhamento de poder / preocupao com a produtividade. ) dificuldade de adaptao a mudanas / apoio / autoconfiana.

4
07) Leia o pargrafo abaixo: As mulheres designam tarefas de forma objetiva e estimulam a cooperao entre a equipe. Os homens preocupam-se com o cumprimento de metas. Numere a coluna 2 identificando a funo sinttica dos termos de acordo com a coluna 1: COLUNA 1 I. sujeito II. objeto direto III. objeto indireto COLUNA 2 ( ( ( ( ( ) as mulheres ) tarefas ) a cooperao entre a equipe ) os homens ) com o cumprimento de metas

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( ) I, II, I, III, I. ) II, III, I, II, I. ) III, I, II, I, II. ) I, II, II, I, III.

08) Assinale a alternativa CORRETA. No texto da revista Veja, que relata o resultado de uma pesquisa, os verbos esto conjugados no tempo: A( B( C( D( ) Presente do Indicativo. ) Pretrito Perfeito do Indicativo. ) Futuro do Indicativo. ) Presente do Subjuntivo.

09) Leia com ateno: Apesar dos avanos, a participao das mulheres em altos cargos corporativos s ser igual dos homens daqui a 470 anos. Assinale a alternativa CORRETA para explicar a ocorrncia da crase na frase acima: A ( ) Coloca-se crase sempre que a preposio precede qualquer artigo definido. B ( ) A expresso igual leva crase diante de palavras masculinas. C ( ) A expresso a participao foi omitida aps a expresso ser igual a, mas est subentendida pela contrao da preposio a com o artigo definido a. D ( ) Nenhuma das alternativas acima.

10) Os vocbulos: presidncia, mais, que, principal (sublinhados no texto) podem ser classificados morfologicamente conforme segue: Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( ) pronome / adjetivo / advrbio / substantivo. ) adjetivo / substantivo / pronome / advrbio. ) substantivo / advrbio / pronome / adjetivo. ) substantivo / pronome / advrbio / adjetivo.

5 NOES DE INFORMTICA
11) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a processamento de dados, hardware, software e perifricos. I. O contedo da memria ROM voltil e por isto ele perdido quando o computador desligado. II. A memria ROM permite leitura e escrita de dados. III. O contedo da memria RAM voltil e por isto ele perdido quando o computador desligado. IV. Normalmente a velocidade de acesso memria RAM inferior velocidade de acesso da memria cache. V. O tamanho da memria RAM normalmente medido em Megabits enquanto que o tamanho dos discos rgidos medido em Megabytes. VI. O contedo dos arquivos temporrios dos discos rgidos apagado do sistema, pois fica nas reas volteis. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) I e III. ) III e IV. ) I, II e IV. ) I, IV e V.

12) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a processamento de dados, hardware, software e perifricos. I. A velocidade de transmisso de dados via modem pode ser medida em bits por segundo. II. A unidade de medida da resoluo de uma impressora dada em CPS (Caracteres por segundo). III. A unidade de medida da resoluo de uma impressora dada em DPIs (Dots per Inch ou pontos por polegada). IV. Um disquete de 3,5 polegadas tem maior capacidade de armazenamento que um CD-ROM. V. Discos ticos e discos rgidos so memrias auxiliares de acesso direto, enquanto que as fitas DAT so de acesso seqencial. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) I, III e IV. ) II, III e IV. ) II, IV e V. ) I, III e V.

6
13) Analise as seguintes afirmaes relacionadas aos sistemas operacionais. I. Um computador pode ser acionado e utilizado sem um sistema operacional. II. Gerenciar os recursos de hardware e tempo de CPU gasto pelos processos so funes do sistema operacional. III. O sistema operacional trata da gesto de programas e do controle de dispositivos de E/S, assim como da publicao de pginas WEB e da interao com o usurio. IV. O Windows 98 um sistema operacional multitarefa. V. O MS-DOS um sistema operacional multitarefa. VI. O Linux um sistema operacional multitarefa e monousurio. VII. O Linux um sistema operacional multiusurio e multitarefa. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) II, IV e VII. ) I, III, V e VII. ) II, III, IV e VI. ) I, IV, V e VII.

14) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a caractersticas comuns nos sistemas operacionais Windows 95 e Windows 98. I. Os nomes de arquivos podem conter at mesmo espaos em branco. II. Os nomes dos arquivos podem ter no mximo 8 caracteres. III. Os nomes dos arquivos devem ter exatamente 8 caracteres. IV. Os nomes dos arquivos devem ser formados somente por letras maisculas ou somente por letras minsculas. V. As extenses dos nomes de arquivos, se existirem, devem ter exatamente 3 caracteres. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) I e II. ) I, III e V. ) I. ) III, IV e V.

7
15) As colunas abaixo descrevem aes de um processador de textos de mercado (MS-WORD, OpenOffice, por exemplo) e os comandos ou cones relacionados. Ao do processador I. Permite que se copie o objeto selecionado para a rea de transferncia, sem remov-lo do texto. Essa cpia pode ser utilizada uma nica vez. II. Transfere o contedo da rea de transferncia para o ponto corrente do cursor. III. Permite a remoo do objeto selecionado e copia esse objeto para a rea de transferncia, de onde tal objeto pode ser utilizado uma nica vez no texto. IV. Abre uma caixa de dilogo que permite ajustar tamanhos, cores, margens e efeitos do pargrafo corrente. V. Permite que se copie o objeto selecionado para a rea de transferncia, sem remov-lo do texto. Essa cpia pode ser utilizada por um nmero indefinido de vezes, desde que no seja removida atravs de nova ao de copiar ou recortar. VI. Permite a remoo do objeto selecionado e copia esse objeto para a rea de transferncia. Essa cpia pode ser utilizada por um nmero indefinido de vezes, desde que no seja removida. VII. Abre uma caixa de dilogo que permite ajustar parmetros como alinhamento, recuos e espaamento. VIII. Abre uma caixa de dilogo que permite gravar o documento corrente, permitindo ainda escolher um nome, um formato e uma localizao para armazenamento, mesmo que o documento j possua um nome. IX. Permite gravar o documento corrente. Caso o documento corrente ainda no possua nome, permite escolher um nome, um formato e uma localizao para armazenamento. cone ou comando de menu ( ) Formatar / Pargrafo

( ) ( ) Editar / Colar

( (

) )

Assinale a alternativa CORRETA. Associando-se os comandos ou cones s aes do software, a numerao da coluna da direita deve ser: A( B( C( D( ) IV, I, III, II e IX. ) IV, VI, II, VIII e V. ) VII, V, II, IX e VI. ) VII, I, VI, VIII e IX.

8
16) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a caractersticas comuns nos processadores de texto. I. Centralizao, sublinhado e formatao de discos. II. Centralizao, sublinhado e manipulao de blocos de texto. III. Correo ortogrfica. IV. Incapacidade de fazer ordenao dos dados. V. Visualizar o texto na tela da mesma forma como ele sair na impressora. VI. Incapacidade de manipulao de informaes em forma de tabelas. VII. Gerenciar bancos de dados. VIII. Possibilitar o armazenamento e impresso de textos. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) II, III, V e VIII. ) Todas as afirmaes so verdadeiras. ) I, III, V, VI e VII. ) II, IV, V, VI e VIII.

17) Analise as seguintes afirmaes relacionadas a caractersticas comuns nas planilhas eletrnicas. I. A partir dos dados de uma planilha possvel fazer a elaborao de grficos. II. Uma planilha uma ferramenta que permite fazer planejamento, previso e manipulao numrica em geral. III. Efetuar intensamente a formatao de textos. IV. As planilhas avanadas permitem trabalhar frmulas complexas, porm no conseguem fazer clculo de informaes relacionadas data e hora. V. Efetuar clculos sobre tabelas de duas dimenses. VI. Efetuar clculos sobre tabelas de trs ou mais dimenses. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) II, IV e VI. ) I, II e V. ) I, III, V e VI. ) II, III e V.

9
18) Na planilha eletrnica abaixo, solicita-se calcular a equao S=(x+y)/2 para o conjunto dos dados. A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 X 13 11 110 15 12 126 B Y 0,6 0,32 12 1 0 1,1 C S

Analise as operaes abaixo. I. Na clula A8, inserir a frmula =SUM(A2:A7). II. Na clula B8, inserir a frmula =SUM(B2:B7). III. Na clula C2, inserir a frmula =(A2+B2)/2. IV. Na clula A9, inserir a frmula =(A8+B8)/2. V. Copiar a frmula da clula A9 para a faixa desde C3 at C7. VI. Copiar a frmula da clula C2 para a faixa desde C3 at C7. Assinale a alternativa que contm a seqncia CORRETA de clculos. A( B( C( D( ) I, II, V e VI. ) II, IV e VI. ) III e V. ) III e VI.

19) Com relao aos protocolos e servios bsicos da Internet, relacione a coluna A com a coluna B. Coluna A I. ftp II. http III. smtp IV. pop-3 V. imap Coluna B ( ) Protocolo para recuperao de mensagens (e-mail), pelo usurio de correio eletrnico. ( ) Protocolo de navegao na WEB. ( ) Protocolo de transferncia de arquivos. ( ) Protocolo para transferncia de mensagens (e-mail) entre os servidores de correio eletrnico. ( ) Protocolo para recuperao e manipulao de mensagens e pastas de mensagens (e-mail) pelo usurio de correio eletrnico.

Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) IV, III, V, I, II. ) V, II, I, III, IV. ) IV, II, I, III, V. ) II, I, III, IV, V.

10
20) Analise as seguintes afirmaes relacionadas Internet e servios de Internet. I. Na Web cada documento identificado por um endereo nico com o qual o browser (navegador) pode entrar em contato com o servidor adequado e solicit-lo. Esse identificador conhecido como HTML. II. Na Web cada documento identificado por um endereo nico com o qual o browser (navegador) pode entrar em contato com o servidor adequado e solicit-lo. Esse identificador conhecido como URL. III. O termo SPAM utilizado para qualificar o envio abusivo de correio eletrnico no solicitado, distribuindo propaganda, correntes e esquemas de "ganhe dinheiro fcil", entre outros. IV. Outlook, Netscape e POP so protocolos de rede relacionados com o servio de correio eletrnico (e-mail). V. Para navegar nas pginas WWW da Internet necessrio um browser (navegador). VI. Hyperlink uma referncia a partir de algum ponto em um Hypertexto que ao ser acionado atravs de um click do mouse transfere a navegao para outra posio no mesmo arquivo ou para arquivos localizados em qualquer lugar na Intranet ou na Internet. Assinale a alternativa que contm todas as afirmaes VERDADEIRAS. A( B( C( D( ) I, IV e V. ) I, III, IV e V. ) II, IV, V e VI. ) II, III, V e VI.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21) Assinale a alternativa CORRETA. A ( ) Um fluido refrigerante est superaquecido quando a sua presso inferior presso de saturao na mesma temperatura. B ( ) Um fluido refrigerante est subresfriado quando a sua presso inferior presso de saturao na mesma temperatura. C ( ) Um fluido refrigerante est saturado quando o seu volume especfico maior do que o volume do vapor saturado na mesma temperatura. D ( ) Um fluido refrigerante est subresfriado quando a sua entalpia superior entalpia do lquido saturado na mesma temperatura. 22) Assinale a alternativa CORRETA. O coeficiente de performance (COP) mximo de um sistema de refrigerao que opera com uma o o temperatura de condensao de 40 C e com uma temperatura de evaporao de -20 C de: A( B( C( D( ) 2,0. ) 4,7. ) 5,2. ) 3,5.

23) Assinale a alternativa CORRETA. A variao de temperatura de 1 (um) Kelvin, : A( B( C( D( ) menor do que a variao de temperatura de 1 grau Celsius. ) igual variao de temperatura de 1 grau Fahrenheit. ) igual variao de temperatura de 1 grau Celsius. ) o dobro da variao de temperatura de 1 grau Fahrenheit.

11
24) Assinale a alternativa CORRETA. o o Misturando 50 litros de gua quente a 90 C com 200 litros de gua fria a 15 C obtm-se uma mistura com temperatura de: A( B( C( D( ) 60 C. o ) 30 C. o ) 38 C. o ) 45 C.
o

25) Considere os dados abaixo e assinale a alternativa CORRETA. Dados: Cpgua = 4,19 kJ/kgK; Cpgelo = 1,94 kJ/kgK; Calor latente de solidificao da gua = 335 kJ/kg. A capacidade mdia de refrigerao de um equipamento capaz de produzir 5 toneladas/dia de o o gelo a -10 C a partir de gua a 20 C de: A( B( C( D( ) 25,35 kW. ) 5,97 kW. ) 7,84 kW. ) 15,28 kW.

26) Assinale a alternativa CORRETA. Dois corpos slidos com o mesmo calor especfico recebem a mesma quantidade de calor. A variao de temperatura de um deles o dobro da do outro. Pode-se afirmar que: A( B( C( D( ) ambos possuem a mesma massa. ) a massa de um corpo a metade da do outro. ) o corpo que sofreu maior variao de temperatura tem menor resistncia trmica. ) o calor especfico no uma varivel relevante neste problema.

27) Considere os dados abaixo e assinale a alternativa CORRETA. Dados: ktijolo = 1,3 W/mK; kreboco = 0,72 W/mK

Uma parede de alvenaria composta por uma camada de tijolos de 20 cm de espessura e por duas camadas de reboco, ambas com 3 cm de espessura. A resistncia trmica de conduo dessa parede de: A( B( C( D( ) 0,237 m K/W. 2 ) 0,635 m K/W. 2 ) 0,195 m K/W. 2 ) 0,315 m K/W.
2

12
28) Identifique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ( ( ( ) A vazo de ar fornecida por um ventilador varia diretamente com a rotao. ) A potncia requerida pelo motor de um ventilador varia com o cubo da rotao. ) A presso fornecida por um ventilador varia com o quadrado da rotao. ) O rendimento de um ventilador varia com a raiz quadrada da rotao. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A( B( C( D( )VVFF )FVFV )VFVV )VVVF

29) O nvel de um lquido num reservatrio est situado a 35 m do nvel do solo. Admitindo que a massa 3 2 especfica da gua vale 1000 kg/m e que a acelerao da gravidade de 9,8 m/s , assinale a alternativa que apresenta o VALOR CORRETO da presso mnima necessria para o abastecimento do reservatrio. A( B( C( D( ) 980 kPa. ) 35 kPa. ) 343 kPa. ) 575 kPa.

30) Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) A perda de carga imposta por uma rede de dutos independe da vazo. ) A perda de carga imposta por uma rede de dutos independe da rugosidade do material. ) A perda de carga imposta por uma rede de dutos depende da temperatura do ar. ) A perda de carga imposta por uma rede de dutos independe da altitude do local.

31) Assinale a alternativa CORRETA. 3 Um duto de seco transversal retangular de 30 x 40 cm transporta uma vazo de ar de 0,6 m /s. A velocidade mdia do ar nesse duto de: A( B( C( D( ) 5 m/s. ) 3 m/s. ) 1 m/s. ) 7 m/s.

32) Assinale a alternativa CORRETA com relao ao rendimento volumtrico de um compressor alternativo. A( B( C( D( ) diretamente proporcional presso de descarga. ) diretamente proporcional presso de suco. ) diretamente proporcional ao volume especfico do refrigerante na suco. ) diretamente proporcional ao volume de refrigerante contido no espao morto.

13
33) Assinale a alternativa CORRETA com relao operao de uma vlvula de expanso termosttica. A( B( C( D( ) controlada pela presso e temperatura do refrigerante na sada do evaporador. ) Mantm constante a presso de suco. ) No responde s variaes de carga trmica. ) Mantm constante a vazo mssica de refrigerante em circulao.

34) Assinale a alternativa CORRETA. Num sistema de refrigerao que emprega um tubo capilar como dispositivo de expanso, pode-se afirmar que uma carga insuficiente de refrigerante provoca: A( B( C( D( ) aumento do grau de subresfriamento na sada do condensador. ) aumento do grau de superaquecimento na sada do evaporador. ) aumento da temperatura de evaporao. ) aumento da corrente do compressor.

35) Assinale a alternativa CORRETA. A ( ) As temperaturas de bulbo seco e de bulbo mido so iguais quando a umidade relativa do ar de 100%. B ( ) A temperatura de bulbo mido no depende da umidade relativa do ar. C ( ) Quanto menor a umidade relativa do ar menor a diferena entre as temperaturas de bulbo seco e de bulbo mido. D ( ) A velocidade do ar no afeta a temperatura de bulbo mido. 36) Assinale a alternativa que indica a MANEIRA CORRETA de verificar a preciso de um termmetro. A( B( C( D( ) Coloc-lo num spray de R-134a; ele deveria indicar -26 C. o ) Coloc-lo numa mistura de gelo e sal; ele deveria indicar -21 C. o ) Coloc-lo numa mistura de gelo e gua; ele deveria indicar entre 1 a 0 C. o ) Coloc-lo na boca; ele deveria indicar 37 C.
o

37) Identifique as vantagens dos motores de induo trifsicos citadas abaixo. I. Manuteno simples. II. Capacitor de partida acoplado. III. Custo reduzido. IV. Elevada vida til. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) Somente I e II esto corretas. ) Somente I, III e IV esto corretas. ) Somente III e IV esto corretas. ) I, II, III e IV esto corretas.

38) Em um circuito monofsico em 220 V, a corrente da rede de 30 A e o fator de potncia de 84%. Assinale a alternativa que aponta o VALOR CORRETO da potncia reativa, em VAr, desse circuito. A( B( C( D( ) 3581. ) 5544. ) 6600. ) 9125.

14
39) Assinale a alternativa CORRETA. O valor adequado de vcuo para a desidratao de um sistema de refrigerao de: A( B( C( D( ) 0,5 a 0,8 atm. ) 5 a 10 kPa. ) 200 a 400 mHg. ) 10 a 12 psia.

40) Indique se so verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas referentes s caractersticas de funcionamento de um pressostato de leo. ( ( ( ( ) Possui temporizador de atraso. ) Utiliza duas tomadas de presso. ) Controla a diferena entre a presso do leo do compressor e a presso de suco. ) Mede a diferena entre as presses de condensao e de evaporao. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia CORRETA. A.( B.( C.( D.( )VVFF )FFVV )FVFV )VVVF

41) Assinale a alternativa CORRETA para a instalao de um voltmetro e de um ampermetro para a medio da tenso e da corrente de um motor eltrico. A( B( C( D( ) Voltmetro em srie com o motor e o ampermetro em paralelo. ) Voltmetro e ampermetro em srie com o motor. ) Voltmetro em paralelo e o ampermetro em srie com o motor. ) Voltmetro e ampermetro em paralelo com o motor.

42) Assinale a alternativa CORRETA quanto funo de um protetor trmico. A( B( C( D( ) Proteger o motor do ventilador em caso de queda de energia. ) Proteger o compressor contra golpes de lquido. ) Proteger o compressor quando a corrente for elevada. ) Desligar o compressor quando a temperatura do ambiente for a desejada.

43) Assinale a alternativa CORRETA para a instalao de um visor de lquido num sistema de refrigerao. A( B( C( D( ) Na linha de suco. ) Na linha de descarga. ) Na linha de lquido aps a vlvula de expanso. ) Na linha de lquido entre o filtro e a vlvula de expanso.

44) Assinale a alternativa CORRETA que identifica o tipo de leo lubrificante que deve ser utilizado em sistemas que utilizam o R-134a como refrigerante. A( B( C( D( ) leo mineral. ) leo ster. ) Nenhum dos dois. ) Qualquer um dos dois.

15
45) Entre os dispositivos utilizados para a reduo da corrente de partida de motores eltricos de induo trifsicos com potncia acima de 5 CV, assinale a alternativa que apresenta aquele que NO DEVE ser utilizado quando existirem cargas acopladas ao eixo do motor. A( B( C( D( ) Chave estrela-tringulo. ) Chave compensadora. ) Chave Soft/start. ) Inversor de freqncia.

46) Assinale a alternativa CORRETA que identifica a funo de um rel de sobrecarga instalado num circuito de alimentao de um motor eltrico. A ( ) Proteger o operador do equipamento contra choque eltrico. B ( ) Proteger o equipamento contra a corrente de partida do motor. C ( ) Proteger o motor e os condutores da sobrecorrente decorrente da elevao da carga eltrica do motor. D ( ) Proteger o operador do equipamento contra queimaduras provenientes do aumento de temperatura do motor.

47) As perdas em um motor eltrico podem ser divididas em diferentes tipos: I. perdas eltricas; II. perdas magnticas; III. perdas mecnicas; IV.perdas de freqncia. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) Somente I e II esto corretas. ) Somente III e IV esto corretas. ) I, II, III e IV esto corretas. ) Somente I, II e III esto corretas.

48) Uma presso de evaporao demasiadamente baixa num sistema de refrigerao pode ser um indicativo de: I. carga insuficiente de fluido refrigerante; II. vlvula de expanso desregulada; III. fluxo de ar insuficiente no evaporador. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) Somente I e II esto corretas. ) Somente I e III esto corretas. ) Somente II e III esto corretas. ) I, II e III esto corretas.

16
49) Assinale a alternativa CORRETA. As cargas trmicas latentes de uma instalao de climatizao devem-se a: A( B( C( D( ) pessoas, equipamentos e iluminao. ) infiltrao, conduo e equipamentos. ) pessoas, ar externo e infiltrao. ) insolao, iluminao e conduo.

50) Uma temperatura muito elevada na descarga de um compressor pode provocar: I. carbonizao do leo lubrificante; II. decomposio do fluido refrigerante; III. engripamento do pisto. Assinale a alternativa CORRETA. A( B( C( D( ) Somente I e III esto corretas. ) Somente II e III esto corretas. ) Somente I e II esto corretas. ) I, II e III esto corretas.

17

GRADE DE RESPOSTAS

CARGO: TCNICO EM REFRIGERAO AR CONDICIONADO

QUESTES 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

ALTERNATIVAS A B C D

QUESTES 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

ALTERNATIVAS A B C D

ESTA FOLHA NO SER CORRIGIDA, MAS PODER SER DESTACADA PARA VOC LEVAR E CONFERIR O SEU GABARITO

18

Vous aimerez peut-être aussi