Vous êtes sur la page 1sur 13

USANDO OS CONTOS DE FADAS NA LEITURA INFANTIL

RESUMO

USANDO OS CONTOS DE FADAS NA LEITURA INFANTIL RESUMO Este Trabalho de Concluso de Curso tem como tema o uso dos contos de fadas no processo de aquisio da leitura. Muitos alunos no gostam de ler e o uso das historias infantis acaba se tornando um instrumento de muita ajuda para esse problema. Analisaremos como as histrias infantis podem favorecer o desenvolvimento da leitura atravs das historinhas infantis e mostraremos como se pode ajudar a criana a expandir sua imaginao fazendo tambm que haja uma melhora na sua prtica de estudo no que concerne a leitura e na resoluo de seus problemas internos. Essa pesquisa bibliogrfica foi elaborada partir das obras de: Mulheres que Correm com Lobos, A Psicanlise dos Contos de Fadas, Oficinas Psicopedaggicas, Dificuldades de Aprendizagem, A funo Transcendente, Um Tesouro de Contos de Fadas, A Sombra e o Mal nos contos de fadas, Os Contos de Fadas No Processo de Aprendizagem, O Desaparecimento da Infncia, A Magia de Contar Histrias, Contos de Fada: Desenvolvimento Criativo infantil e o Estmulo Leitura, A Natureza da Psique. Palavras chave: Contos de fadas, educao e aprendizagem infantil.

INTRODUO O presente trabalho objetiva um estudo sobre o uso dos contos de fadas num enfoque psicopedaggico, estimulando o pensamento das crianas e tambm atravs deles despertar o prazer da leitura. Atravs desse enfoque, demonstraremos que possvel auxiliar crianas com problemas de aprendizagem a superar seus problemas. Fundamentados em pesquisas bibliogrficas, o artigo apresentar formas de usar os contos de fadas para resolver as dificuldades na aprendizagem atravs das histrias e problemas internos que a criana possa ter, alm de mostrar pelas narrativas, exemplos de bullying, autoestima e bons modelos de atitudes.

A ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS Os contos de fadas so narrativas muito antigas e no eram exatamente histrias para crianas. Foram muito usados por gregos, judeus, hindus e persas, considerados mitos e consistia da batalha entre a natureza e o homem. Os contos de fadas so narrativas simblicas extremamente simples, primitivas, capazes de transmitir experincias subjetivas complexas e vivncias emocionais delicadas s pessoas mais ingnuas e s crianas. As lendas e as histrias de fadas so includas hoje no acervo bsico da literatura infantil porque as crianas se apossaram delas, enquanto o pblico mais sofisticado as considerava uma literatura de menor significado. Mas no h quem desconhea o quanto os grandes artistas, inclusive escritores de todos os tempos, buscaram e buscam inspirao constantemente nas manifestaes mais primitivas da sua cultura, no folclore. (disponvel em http://www.euniverso.com.br 2005). So contados e recontados h muito tempo, mas, no eram narrados como conhecemos hoje e tambm se observou que antigamente, por volta do sculo XVII eram destinados todas as pessoas em geral das classes mais baixas. Alguns contos de fadas foram passados de gerao em gerao oralmente como se fossem uma tradio familiar e sofreram mudanas com o passar do tempo. Segundo estudos, alguns desses contos so sobreviventes corrompidos de mitos e dogmas religiosos, outros dizem que resulta de um lado depravado da literatura. Os contos de fada frequentemente falam de Deus perambulando pela terra e alguns at comeam com estas palavras: Nos tempos antigos, quando Deus ainda andava pela terra. (von Franz, A sombra e o Mal nos Contos de Fadas pg.66) De acordo com Bettelheim, (A Psicanlise dos Contos de Fadas 2000, pg.14) os contos de fadas so repletos de religiosidade, indicando que era uma parte muito importante da vida das pessoas da poca. As estrias das Mil e Uma Noites esto cheias de referncias religio islmica. Uma grande quantidade de contos de fadas ocidentais tm contedos religiosos; mas a maioria dessas estrias so negligenciadas hoje em dia e desconhecidas par a o pblico maior exatamente porque, para muitos, estes temas religiosos no despertam mais associaes universalmente e pessoalmente significativas. Descobriu-se que muitos dos contos de fadas que so contados at hoje como Branca de Neve, Alice no Pas das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, entre tantos eram repletos de historias de sexo, fome, canibalismo, necrofilia, medo, pedofilia, vingana e morte. Os aldees passavam a noite contando e ouvindo histrias sangrentas, e a inspirao vinha da fome e da mortalidade infantil, at que os contos foram modificados por Charles Perrault, Lewis Carrol e os Irmos Grimm. Marie Louise van Franz, (A Sombra e o Mal nos Contos de Fadas 2000 pg.143), afirma que os contos de fadas refletem um material coletivo inconsciente o que leva a deduzir, que existe

uma questo adicional por tratar-se de um material do inconsciente coletivo e por isso mesmo haver a existncia de problemas ticos nos contos de fadas e se realmente existir, significa que o inconsciente tem traos ou tendncias ticas moralistas, apesar de no se conseguir comprovar com facilidade. Ao mencionar-se van Franz, possvel perceber a que ela se refere, pois no havia o cuidado de contar essas historias longe das crianas e tambm no havia a preocupao que eles se assustassem. De acordo com ngela Link Saccol e Patrcia do Amaral Comar (Os Contos de Fadas No Processo de Aprendizagem) citando Bettelheim (1980) comenta que, com o passar dos sculos quando eram recontados os contos de fadas, esses se tornaram mais refinados e comearam a transmitir signicados manifestos encobertos: ilustram que a luta contra dificuldades na vida inevitvel, mas, nem por isso, devemos nos amedrontar com as injustias que surgem. J, as histrias modernas evitam esses problemas existenciais, pois no mencionam questes como a morte, envelhecimento, vida eterna, etc. Conforme diz Bettelheim em A Psicanlise dos Contos de Fadas p.15, os contos de fadas, em contraste, confronta a criana honestamente com os predicamentos humanos bsicos. O termo contos de fadas foi criado pelos franceses, como Conte de Fee e depois se tornou Fairy Tale em ingls ; no Brasil surgiu no sculo XIX . As fadas so elementos do folclore europeu ocidental, surgidos na criao potica cltico-bret. Etimologicamente, a palavra fada vem do latim fatum, que significa destino, inmeras lnguas apresentam este vocbulo no seu lxico, como exemplos, temos: fe(francs.), fairy(ingls), fata(italiano), feen (alemo), hada (espanhol).( Gregorin Filho A atualidade dos Contos de Fadas, pg.5). Segundo Felipe Marques Silva, o conto de fadas, enquanto narrativa destinada ao publico infantil, surge na Europa durante a Idade Media Moderna e tm por fonte a tradio oral, provavelmente as narrativas primordiais que ficaram registradas na memria dos povos e foram transmitidas atravs dos tempos. Muitos contos revelam a afinidade com os ritos iniciticos dos povos primitivos, em que o iniciado, para alcanar outra etapa da vida, submete-se a inmeras provas cuja superao comprovam o seu amadurecimento. Por outro lado, a origem popular dos contos fica visvel pelo fato de que os heris das narrativas esto em situao de inferioridade no meio em que vivem e somente com o auxilio de elementos mgicos conseguem superar essa condio Tempos depois os contos de fadas se tornaram histrias, geralmente de carter romntico, com o conhecido inicio era uma vez e o final sempre feliz, contada para transmitir algum tipo de mensagem. Posteriormente foram introduzidas as fadas, que era o equivalente de uma mulher perfeita, linda e com poderes sobrenaturais.

Tambm notou-se a necessidade de adaptar essas histrias para a educao dos pequenos, j que eles gostavam muito de ouvir essas narrativas e o contedo fantasioso inseridos neles ajudavam na formao da personalidade dos mesmos.

O APRENDIZADO NA INFNCIA ATRAVS DOS CONTOS DE FADAS Sabe-se que os primeiros anos de vida da criana so construdos e desenvolvidos atravs do contato com outras pessoas e da interao com seu meio. por meio desse relacionamento que a criana comea a aprender sobre o mundo em que vive. Em muitas situaes os contos de fadas so os primeiros contatos das crianas com a leitura, seja pelos pais ou mesmo na sala de aula com os professores. Tambm so os mais conhecidos pelo pblico infantil, pois comum que mes ou cuidadores contem histrias para as crianas dormirem toda noite ou mesmo para distra-las durante o dia. necessrio atentar para a escolha do livro e as histrias serem contadas, pois deve-se selecionar os que atendam as necessidades das crianas e apresente histrias que despertem sensaes e emoes,sem contudo deix-las negativamente impressionadas. Fazendo-se assim, criam-se possibilidades delas perceberem se as experincias relatadas fazem parte da realidade delas e se sim criar a chance de poder us-las para ajudas futuras. Para se compreender as necessidades de uma criana necessrio que se entenda o significado de infncia. Segundo Neil Postman, at a idade mdia no existia a preocupao com as crianas, pois eram consideradas como homens em miniaturas e expostas todo tipo de comportamentos adultos como, palavres, assdios sexuais, enforcamentos e trabalhos forados. No mundo medieval, no havia qualquer concepo de desenvolvimento infantil e de prrequisitos de aprendizagem seqencial. Era inexistente tambm a concepo de escolarizao como uma preparao para o mundo adulto, assim como o conceito de vergonha, moral, tal como entendido no mundo moderno. A falta de alfabetizao, do conceito de educao e do conceito de vergonha foi a razo pela qual o conceito de infncia no existiu no mundo medieval. (Postman, O desaparecimento da infncia p. 311-2009) A infncia que estamos acostumados ver surgiu por volta do sculo XVI, desenvolvendo-se nos ltimos 350 anos at os dias de hoje. Foram os romanos que comearam a mudar o comportamento respeito das crianas e assim, iniciaram os conceitos de proteo, respeito, escolarizao e cuidados. Nessa poca, praticamente todas as interaes sociais importantes se realizavam oralmente. O surgimento da prensa tipogrfica no sculo XVI foi o que possibilitou a difuso de escritos e, em consequncia, uma maior acessibilidade leitura escrita e a outras formas de comunicao, de modo a permitir o desenvolvimento de um novo ambiente comunicacional, resultante da imprensa e da alfabetizao socializada. Havia uma ntida separao entre os que

podiam e os que no podiam ler. Desse modo, a leitura passou a ser estabelecida como uma condio da pessoa adulta, e as crianas, para entrarem no mundo letrado, precisavam antes se transformar em adultos pela alfabetizao, que exigia uma educao. (Postman, O desaparecimento da infncia p. 312-2009). Segundo Postman, (O Desaparecimento da Infncia, pg. 315 2009) Na Idade Mdia, no havia infncia porque no havia para os adultos os meios de contar com informao exclusiva, surgindo esse meio com o desenvolvimento da infncia e se dissolvendo com o desenvolvimento da comunicao eltrica. A vergonha no pode exercer influncia como meio de controle social em uma sociedade que no tem condies de guardar segredos. A televiso dirige tudo a todos ao mesmo tempo, no guarda segredos, sendo impossvel proteger as crianas da revelao mais completa e mais rude da violncia e do consumismo exacerbado, por exemplo. As crianas entram em contato com o mundo adulto e sabem tudo desse mundo. Na era da televiso, passa a existir o recm-nascido, o idoso e o adulto-criana, caracterizado este ltimo como adulto cujas potencialidades intelectuais e emocionais no se realizaram e, sobretudo, no so significativamente diferentes daquelas associadas s crianas. Mudanas foram acontecendo no decorrer dos sculos XVI, XVII, XVIII e XIX, de modo a tornar visvel a diferena entre crianas e adultos. O vesturio e a linguagem de crianas e adultos comearam a se diferenciar, livros referentes pediatria infantil foram publicados, a literatura infantil se desenvolveu, lanaram-se livros escolares seriados e organizaram-se classes escolares de acordo com a idade cronolgica das crianas, formando, assim, a ideia da existncia de seus estgios e da estrutura do desenvolvimento infantil, entre outras. (Postman, O Desaparecimento da Infncia, pg.113 2009) Sabe-se que contar historia comum entre os adultos e tambm um ato cultural e familiar, pois comum ouvir histrias de famlia, alm de ajudar na conquista da aquisio da leitura e escrita, pois estimula a curiosidade da criana, fazendo com que a ela expanda seus conhecimentos e conceitos de vida. A criana tem seu primeiro contato com uma histria atravs dos pais, avs ou da pessoa que cuida dela e medida que vai crescendo, ela mesma escolher a histria que mais lhe agrade. Entende-se que os bebs tem grande prazer em ouvir histrias e possvel fazer que eles tenham contato desde cedo com as obras infantis, os chamados livros de pano e de banho, que estimulam a audio, o tato e a viso. Quando o beb senta-se no colo de quem l para ele, no s desenvolve interesse pelo livro, mas tambm pelo que est sendo feito para ele e essa interao cria laos afetivos importantes. Verifica-se que quando ocorre uma demonstrao prazerosa da leitura por um adulto para a criana, a mesma passa a se interessar e se emocionar com as narrativas lidas, criando detalhes, personagens e fatos diferentes, enfim criando seu prprio mundo da imaginao. Pode-se mencionar que a leitura ainda um assunto de muita discusso entre os educadores que investigam tcnicas para incutir a vontade de ler nos alunos de todas as sries. Mas, para que a leitura seja agradvel para as crianas necessita-se que sejam criadas estratgias e projetos fazendo com que eles interajam com as brincadeiras e as historias dos livros.

Na escola ao se usar os contos de fadas preciso adotar uma conduta que estimule o interesse da formao do leitor. Porm muitas vezes ocorre um despreparo do professor em sala de aula. Segundo alguns professores, contar histrias muito benfico para deixar as crianas mais calmas e sossegadas,confirmando-se assim que, o estimulo da leitura de extrema importncia e ao trabalhar com essas historias infantis na escola pelo menos nos primeiros anos deveria fazer do planejamento das aulas. Segundo Monica Weingrtner Otte e Anamaria Kovcs (A Magia de Contar Histrias, 2003pg.03) tudo o que acontece ao nosso redor, desde a nossa primeira infncia, fica registrado em nosso inconsciente. Isto significa que tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos influi no nosso desenvolvimento e amadurecimento. Aplicando esta verdade fundamental que a psicologia ensina ao nosso assunto, arriscamos afirmar que felizes so aquelas crianas que, desde os primeiros dias de sua existncia, experimentam a presena de livros ao seu redor. Ler e escrever so prticas sociais e algumas crianas possuem dificuldades de aprendizagem e isso faz com que ocorra a frustrao por parte delas por se sentirem desestimuladas e em muitos casos s fazem a leitura por obrigao abandonando- a to logo possa. Um livro com histrias agradveis uma grande sugesto para as crianas e se torna um algo mais na aquisio de leitura, alm de ajudar na escrita e melhoria do vocabulrio. Percebe-se que o estmulo da leitura deve ser feito de forma sistemtica e assistemtica e na escola, constatam-se variedades de aes que agilizam as prticas de leitura como as salas de leitura, os teatros de marionetes e dedoches, as encenaes, usando os contos de fadas como tema. Porm, comprova-se que se por um lado, na escola isso funciona, em casa muitas vezes ocorre o contrrio. Adultos precisam dar o bom exemplo para as crianas, demonstrando o prazer em ter um livro em mos, mas muitos deles no gostam da ideia e demonstram isso, criando um conceito de algo desagradvel. Constata-se que ao perguntar para alguns leitores adultos sobre a prtica da leitura, eles respondem que no faz parte da rotina deles e que nunca foram estimulados a ler um livro espontaneamente, sendo que a maioria o fez por obrigao quando estudavam. Entretanto, se esquecem que entre as vrias atividades dirias se encontra a necessidade da leitura, como ler produtos em supermercados, receitas culinrias, quando vai ao banco ,placas de rua, internet ,entre outras tantas coisas. Segundo Daniela Leal e Makeline Nogueira, citando Visca (Dificuldades de aprendizagem, pg.56) so quatro os nveis de aprendizagem chamados por ele de Esquema Evolutivo da Aprendizagem, que so: Protoaprendizagem, Deuteroaprendizagem, Aprendizagem Assistemtica e Aprendizagem Sistemtica. Se ocorrer a criao de um vnculo negativo em qualquer uma dessas etapas, haver o favorecimento de obstculos total ou parcial na aprendizagem e no caso do gosto pela leitura no diferente.

A prtica de leitura no acontece instantaneamente, mas atravs de muito estmulo e incentivo. Sabe-se que nem toda a criana gosta de ler, contudo os educadores precisam estar atentos em fazer que a leitura se torne algo que d muito prazer na vida dos educandos, demonstrando a importncia que a prtica da leitura possui em nossas vidas. Compreende-se que durante a infncia a necessidade das atividades ldicas na escola e no ambiente familiar so essenciais para que criana se desenvolva e ao se introduzir a leitura nessa fase, as crianas exercitam a imaginao e por consequncia desenvolve o prazer de ler. Enquanto diverte a criana, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos nveis diferentes, e enriquece a existncia da criana de tantos modos que nenhum livro pode fazer justia multido e diversidade de contribuies que esses contos do vida da criana. (BETTELHEIM, 2004, p-20). De acordo com Bruno Bettelheim em seu livro A Psicanlise dos Contos de Fadas, (Bettelheim, A Psicanlise dos Contos de Fadas, pg. 05), para que uma estria realmente prenda a ateno da criana, deve entret-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer sua vida, deve estimular - lhe a imaginao: ajud-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoes; estar harmonizada com suas ansiedades e aspiraes; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir solues para os problemas que a perturbam. Resumindo, deve de uma s vez relacionar-se com todos os aspectos de sua personalidade - e isso sem nunca menosprezar a criana, buscando dar inteiro crdito a seus predicamentos e, simultaneamente, promovendo a confiana nela mesma e no seu futuro. Para alguns professores ensinar o hbito da leitura para crianas pequenas tem sido um tema polmico e consideram que a educao recebida em casa acaba atrapalhando o que eles ensinam em sala de aula. Porm, hoje em dia tanto pais quanto educadores so responsveis pela educao da criana. Algumas crianas no gostam de ler e por isso necessrio que se investigue a razo da relutncia em adquirir o hbito da leitura. Nota-se a a necessidade de observar se existe algum tipo de dificuldade de aprendizagem, se a criana desatenta ou se possui problemas de linguagem ou algum distrbio de aprendizagem que a atrapalhe na elaborao da leitura. Alguns fatores como a pobreza, excluso social e fome interferem no processo de ensinoaprendizagem, levando ao fracasso e por isso indica-se que tanto a escola quanto a famlia ajudem a encontrar solues para as impossibilidades de aprendizagem das crianas, por exemplo, conhecer bem os alunos, reconhecer os esforos dos educandos, estimular o dialogo e pesquisar alternativas no trabalho pedaggico. Uma dificuldade (ou distrbio) de aprendizagem refere-se a um atraso, desordem ou retardo do desenvolvimento em um ou mais processos da fala, leitura, escrita, aritmtica ou outro resultado causado por uma desvantagem psicolgica devido a uma possvel disfuno cerebral e/ou distrbios emocional ou comportamental. Ela no o resultado de retardo mental, privao sensorial ou de fatores culturais e educacionais. (Leal e Nogueira, Dificuldades de Aprendizagem, pag.53).

Percebe-se que o estimulo da leitura desde cedo, ajuda no desenvolvimento da aprendizagem da criana e faz com que a leitura e a escrita se desenvolvam de forma mais rpida e melhor. Nota-se que, os contos de fadas possui a tendncia de cativar atravs das suas historias o interesse da criana, por possurem a capacidade de entreter e comover ao mesmo tempo e isso ocorre tanto porque quase sempre falam das experincias do dia a dia, quanto por existir uma identificao com os personagens, pois, atravs das narrativas acabam demonstrando a vida dos seres humanos e seus problemas.

OS CONTOS DE FADAS COMO ESTIMULO PARA COMPREENDER OS PROBLEMAS INTERNOS DA CRIANA Os contos de fadas possuem recursos que despertam nas crianas o prazer e o interesse de ouvir e atravs disso fica possvel melhoria da formao psicolgica delas porque enquanto se divertem com as narrativas, desenvolvem sua personalidade. Isso tudo contribui para um melhor desenvolvimento mental j que com as historinhas elas se identificam e estimulam a imaginao, a criatividade, o ldico como tambm a leitura e escrita. H alguns aspectos bem interessantes a considerar quando pretendemos nos deter na reflexo e no estudo dos contos de fadas. Em primeiro lugar, o fato de que eles falam sempre de relacionamentos humanos primitivos e por isso exprimem sentimentos muito arcaicos do psiquismo humano. Mas porque arcaicos no deixam de ser atuais, talvez at extremamente atraentes e instigadores porque mostram o que se evita manifestar nas nossas sociedades contemporneas: a raiva, a inveja, a mentira, tambm o amor, a fidelidade, a generosidade, com suas enormes consequncias no viver humano. Nesse sentido, esses contos, como as lendas e os mitos, esto embebidos de princpios ticos universais. Outro aspecto extremamente importante a considerar que os contos de fadas, sob mltiplas variaes, apresentam sempre uma mesma estrutura e temtica: falam da busca da totalidade psquica, da plenitude do ser. (disponvel em http://www.euniverso.com.br 2005) Segundo Fabricia Martins, (disponvel em Contos de Fada: Desenvolvimento Criativo infantil e o Estmulo Leitura) o universo com o qual o leitor infantil tem contato atravs dos contos de fada, por exemplo, pode ser de grande importncia no desenvolvimento do processo criativo desse indivduo. Lembrando que o instigar da curiosidade e o exemplo so importantes ferramentas nesse processo. Conforme visto no item anterior, os contos de fadas possuem riquezas de mundos e personagens que lidam com todo tipo de adversidades e atravs desses exemplos possvel fazer com que a criana desenvolva interesse pela leitura e por meio delas, enfrente seus problemas e receios e essas historias funcionam como uma forma de enfrentar as angustias que ela possa ter,alm de que mostram que existe soluo para tudo e sempre h o final feliz. A fantasia auxilia muito o desenvolvimento da personalidade infantil e se for possvel que haja contato com contos que ajudem a estimula-los desde cedo melhor.

O conceito que formamos a respeito do mundo a imagem daquilo que chamamos mundo. E por esta imagem que orientamos a adaptao de ns mesmos realidade. Como j disse, isto no acontece de modo consciente. O soldado comum no tem conhecimento das atividades do estado-maior, enquanto que ns somos, ao mesmo tempo, o estado-maior e o comandante do exrcito.(Jung,A Natureza da Psique 2000 pg.141) As crianas tem muito receio que seus pais se separem e algumas possuem rivalidades com os pais ou irmos/parentes mais velhos e esses conflitos aparecem em alguns contos de fadas. Segundo Bettelheim (A Psicanlise dos Contos de Fadas, pg.28) a agressividade e o descontentamento com irmos, mes e pais so vivenciados na fantasia dos contos: o medo da rejeio trabalhado em Joo e Maria, a rivalidade entre irmos em Cinderela e a separao entre as crianas e os pais em Rapunzel e O Patinho Feio. Quando as crianas tem contato com os contos de fadas, os dramas envolvidos no comeo da narrativa promovem um desequilbrio causando um desconforto que recuperado assim que as solues aparecem atravs das magias e das espertezas e coragem dos personagens, favorecendo a imaginao dos pequenos j que eles empregam o que ouviram ou leram nos seus prprios problemas e partir dai consegue entende-los. Sabe-se que os contos de fadas com suas formas verbais e literrias possibilitam que crianas criem estratgias para se situar e compreenderem o mundo que vivem. Verifica-se que os exemplos citados podem ser usados para ensinar as crianas a pr em prtica o que ela l nos livros, pois os relatos contidos nas historias, orientam as crianas a confrontar seus sentimentos, seja de privao, temor, angustia ou amor. H tambm a existncia da maldade, mas sempre existe uma pessoa boa vencendo no final. De acordo com Saccol e Comar, (Os Contos de Fadas No Processo de Aprendizagem 2003 pg.134) o conto de fadas propicia que a criana adeque o contedo inconsciente s fantasias conscientes, ou seja, oferecem novas dimenses imaginao que ela no consegue descobrir por si s. No entanto, ngir que o lado escuro dos homens no existe impossvel. A prpria psicanlise surgiu, para que o homem aceite sua natureza problemtica da vida sem ser derrotado por ela. necessrio, alm de importante, que a criana compreenda a ambiguidade do ser humano e, assim, entenda as diferenas existentes entre as pessoas. Ao contar a histria de Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, possvel ensinar que, no se deve conversar com pessoas estranhas por causa do perigo do contato com desconhecidos. Chapeuzinho Vermelho, v levar estas broinhas para a vov, ela gostar muito. Disseramme que h alguns dias ela no passa bem e, com certeza, no tem vontade de cozinhar. Vou agora mesmo, mame. Tome cuidado, no pare para conversar com ningum e v direitinho, sem desviar do caminho certo. H muitos perigos na floresta! (Um Tesouro de Contos de Fadas, 1994, pg. 09)

Os contos proporcionam s crianas possibilidade de usar o imaginrio e a despertar a curiosidade e assim descobrir um mundo enorme de dificuldades, conflitos, de concluses e solues que todas as pessoas experimentam e atravessam inclusive ela mesma. Segundo Rui Neto e Janete Bervique, (disponvel em REVISTA CIENTFICA ELETRNICA DE PSICOLOGIA pg. 03) Ouvir essas histrias assegura criana que ela, tambm, ser capaz de superar as dificuldades, os sentimentos profundos e contraditrios, despertados por seu delicado e complexo conflito emocional, e vir a encontrar a felicidade. Por isso, cabe a ela mesma vivenciar o conto e tirar dele a mensagem que lhe til, e no ao adulto. As histrias de magia, amizade, seres fantsticos, drages, prncipes e princesas, animais que se comportam como seres humanos, fazem com que as crianas relacionem- as com algum fato que esteja acontecendo com ela naquele momento e possa estar incomodando. Ainda de acordo com Fabricia Martins, (disponvel em Contos de Fadas: Desenvolvimento Criativo infantil e o Estmulo Leitura) em contato com os contos de fada elas podem conseguir encontrar um meio para lidar com seus conflitos atravs do entendimento e dos devaneios que se do nas histrias. Alm disso, percebe-se que ao entrar em contato com o universo da leitura as crianas passam por um processo de desdobramento de habilidades e capacidades e tem mais facilmente um entendimento de mundo. Citando-se, por exemplo, os Trs porquinhos de Joseph Jacobs a mensagem para que as crianas faam tudo da melhor forma possvel. "Os trs porquinhos" ensinam criana pequenina, da forma mais deliciosa e dramtica, que no devemos ser preguiosos e levar as coisas na flauta, porque se o fizermos poderemos perecer. (Bettelheim, 2002, pg.43). Com o conto O Patinho feio, de Hans Cristian Andersen, podemos ensinar o valor do respeito pelo que diferente e tambm podemos evitar o bullying. Hans Christian Andersen escreveu dezenas de histrias sobre o arqutipo do rfo. Ele foi um importante defensor da criana perdida e negligenciada, e dava imenso apoio ideia da procura e descoberta do nosso prprio grupo. (Estes 1999, pag.125) Segundo Clarissa Estes (Mulheres que correm com lobos, pg.125) trata- se de uma histria bsica em termos psicolgicos e espirituais. Uma histria bsica aquela que contm uma verdade to fundamental para o desenvolvimento humano que, sem a incorporao desse fato, o avano se torna duvidoso e ningum consegue prosperar sob o aspecto psicolgico enquanto no perceber essa verdade. Com essa historia do Patinho Feio pode-se tambm melhorar a autoestima de crianas inseguras e com problemas com a aparncia. O patinho feio sofreu muito at que um belo dia cresceu e descobriu a verdade sobre si prpria: ele no era um pato feio e diferente dos outros, era na verdade um lindo cisne. Desde ento, todos passaram a admir-lo e a se curvar diante de sua beleza. (Um Tesouro de Contos de Fadas, 1994 pg.).

Nota-se que com a Bela e a Fera podemos exemplificar uma forma de amor, carinho e respeito pelas pessoas. Essa histria repleta de amor e gentileza, pois mesmo as ameaas da Fera, so vazias e sem rancor. Apesar do ttulo, no h nada de feroz no conto de fadas de "A Bela e a Fera". A Fera ameaa o pai de Bela, mas sabemos desde o incio que essa uma ameaa vazia, destinada a conseguir a companhia de Bela, seu amor, e com isso a libertao da aparncia animal.(Bettelheim,2002,pg.318) Com Cinderela ou Gata Borralheira, o mau exemplo de cime, rivalidade e inveja por parte das irms. De acordo com Amadeu Wolff da Silva, as irms da Gata Borralheira so exemplos de pssimas pessoas. Elas riem da pretenso da irm ir ao baile e tambm fingem concordar em lev-la, se ela conseguir um vestido adequado, apenas porque acreditam que ela no tem recursos para conseguir um. E quando ela improvisa um traje, com as sobras dos vestidos das irms, elas o destroem, no para aproveitar algo daquilo, mas para que a outra no possa desfrutar do mesmo que elas. A histria da Gata Borralheira demonstra criana que por mais infeliz que ela se sinta por qualquer tipo de problema entre irmos ou colegas de escola ou mesmo os pais, passageiro e logo tudo estar bem, pois os contos de fadas possuem a caracterstica de auxiliar as crianas na identificao de seus conflitos internos. Por serem histrias com personagens geralmente maltratados e com problemas pessoais, acabam expondo para a criana os prprios conflitos ntimos que ela possua. Observa-se que essas narrativas trabalham batalhas existenciais rduas, como a morte, a separao e at violncia fsica. As estrias fora de perigo no mencionam nem a morte nem o envelhecimento, os limites de nossa existncia, nem o desejo pela vida eterna. O conto de fadas, em contraste, confronta a criana honestamente com os predicamentos humanos bsicos. (BETTELHEIM, 2000 pg. 07). Ainda segundo Bettelheim, (A Psicanlise dos Contos de Fadas, pag. 07). caracterstico dos contos de fadas colocar um dilema existencial de forma breve e categrica. Isto permite a criana aprender o problema em sua forma mais essencial, onde uma trama mais complexa confundiria o assunto para ela. O conto de fadas simplifica todas as situaes, pois suas figuras so esboadas claramente e detalhes, a menos que muito importantes sos eliminados. Todos os personagens so mais tpicos do que nicos.

CONCLUSO A escola o local que consideramos como o lugar do saber, do conhecimento, mas se tratando da leitura precisa ter um olhar diferenciado em suas prticas, evitando a imposio obrigatria da leitura mostrando como ler prazeroso.

O interesse pela leitura deve comear desde o bero, e fazendo disso um hbito ser levado pelo resto da vida,sendo que de suma importncia para as crianas buscarem conhecimentos atravs da leitura desde cedo. As crianas devem e precisam ouvir estrias para estimular a imaginao, aguar os sentidos e trabalhar seus sentimentos. Isso concerne aos adultos que cuidam e educam as crianas. Porm, necessrio que os adultos que apresentarem os livros e as historias para as crianas, o faa com metodologia e prazer, com conscincia da leitura adequada cada idade. Os professores devem entender e passar aos alunos que alm de instruir e ensinar, a leitura d prazer. A literatura infantil um campo vasto de estudos para que os futuros leitores entendam o que esto lendo ,aprendam perceber e identificar se existe algum problema com ela e ao relacionar esses problemas, compreender que possvel resolv-los. A escola como local de aprendizagem sistemtica, pode vir a ser um ambiente benfico fazendo que ato de ler seja uma atividade que desperte prazer. Os contos de fadas por serem a primeira proximidade das crianas com a leitura devem ser trabalhados com amor,prazer e afinco, tendo em mente a importncia deles no desenvolvimento psicolgico, social,escolar e cognitivo da criana.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: A W da Silva, disponvel em http://amadeuw.com.br. B Bettelheim, A Psicanlise dos Contos de Fadas Ed. Paz e Terra 2002. C G Jung, A funo Transcendente Ed. Vozes 2000. C P Estes, Mulheres que Correm com Lobos Ed.Rocco 1999. D Leal e M O G Nogueira, Dificuldades de Aprendizagem Ed. Ibpex 2011. F M Silva disponvel em http://www.pedagogiaaopedaletra. G Filho, A atualidade dos Contos de Fadas 2003 - disponvel em http://www.sescsp.org.br/sesc/download/atualidade_contos_de_fada.pdf. T M Grassi, Oficinas Psicopedaggicas-Ed. Ibpex 2008. M W Otte e A Kovcs, A Magia de Contar Histrias 2003-disponvel em http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev02-02.pdf. Um Tesouro de Contos de Fadas (vrios autores)- Ed. Quebec 1994. M L von Franz ,A Sombra e o Mal nos contos de fadas

Vous aimerez peut-être aussi