Vous êtes sur la page 1sur 22

UnB Universidade de Braslia FAU Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PPG- Programa de Ps-Graduao ARQUITETURA PRISIONAL EM CONTEXTO UMA REFLEXO

XO SOBRE AS INTERAES QUE REGEM AS DECISES EM UM PROJETO DE ARQUITETURA DE ESTABELECIMENTOS PENAIS


rika Wen Yih Sun1

Resumo: Trata o presente artigo de uma reflexo sobre o contexto em que se desenvolvem os projetos arquitetnicos elaborados com o intuito de abrigar pessoas condenadas a penas de privao de liberdade. Considerando que os projetos resultam do oferecimento de servios por um determinado campo profissional combinado com a necessidade de atendimento de demandas pelos setores scio-econmicos, de vital importncia conhecer o contexto em que esse dilogo ocorre, vislumbrando as circunstncias que influenciam tal interao. Espera-se que, de posse desta anlise, seja possvel compreender as falhas atualmente existentes no sistema penitencirio, bem como propor modificaes para a criao de um novo modelo. Palavras-chaves: estamentos e estratificao social, processo, interao, comunicao, conflitos.

Abstract: The purpose of this paper is to analyze the context in which the architecture projects for prisons are developed, trying to understand how the designs for buildings where sentenced people are punished with the privation of their freedom. As these projects are a result of professionals offering their services combined with the social and economic demands, it is vitally important to recognize the circumstances that rule that interaction. It is expected that, after understanding the mechanisms of this dialogue, it can be possible to identify the flaws in the penitentiary system, and also propose modifications in order to create a new model. Key-words: social communication, conflicts. stratification, process, interaction,

Advogada formada pelo Centro Universitrio do Distrito Federal (2006). Arquiteta e Urbanista (2005), Mestra (2008) e Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Braslia.

INTRODUO

... passados dias e noites debruados sobre seus cdigos, eles acabam por perder o sentido exato das relaes humanas. (Franz Kafka)

Existe uma grande discusso sobre como deveriam ser elaborados os projetos arquitetnicos de estabelecimentos penais. Trata-se de um tema bastante rido e controverso, uma vez que se pretende buscar punio combinada com interesses de ressocializao, visando preveno de novos delitos.2 Por mais que sejam idealizados inmeros modelos, com diretrizes e orientaes, ainda no se conseguiu alcanar um prottipo satisfatrio. Assim, cada vez mais perceptvel a falncia do sistema penitencirio no modelo em que se encontra. E mais urgente ainda encontrar soluo para que este sistema no entre em colapso. No entanto, antes de qualquer tentativa de solucionar problemas to complexos como aqueles que envolvem o sistema penitencirio, preciso compreende-los. Assim, para dar incio a uma anlise do contexto em que se insere a problemtica dos mtodos de projetao de estabelecimentos penais, necessrio esclarecer alguns pontos e definir alguns conceitos. Primeiramente, preciso reconhecer que o mercado de projeto da atualidade possui uma configurao em que a indstria dominante na prtica projetiva, no s participando ativamente das decises que determinam como ser definido o projeto, mas tambm sendo responsvel por diversos componentes da prpria construo.

Conforme entendimento da teoria mista de finalidade da pena, que considera que a pena tem dupla funo, tanto de punir o sujeito criminoso, como tambm de prevenir o ato delituoso, por meio da humanizao.

No s as determinaes ditadas pela indstria chegam ao profissional responsvel pela elaborao do projeto, mas tambm uma infinidade de circunstncias e variveis que devem ser analisadas, trazendo um carter interdisciplinar e complexo. A compreenso de toda essa conjuntura deve passar por uma reflexo metdica e consciente, de modo a permitir o sucesso do projeto. Assim, os projetos, de um modo geral, nascem da interao entre o oferecimento de servios por um campo profissional e a necessidade de atendimento de demandas provenientes dos setores scio-econmicos, culturais e polticos. Essa situao acontece em um determinado contexto, objeto a ser estudado no presente trabalho.

O contexto, portanto, pode ser interpretado como a sociedade3 de um modo geral, com todas as suas nuances. O campo e os setores, por sua vez, so subdivises da prpria sociedade, sendo o primeiro compreendido como o local onde ocorrem as prticas profissionais, universo da produo e reproduo, da organizao, dos meios e acervo de projeto4, e os segundos, os agentes que criam as demandas que os profissionais do campo devem atender.

Sociedade compreendida como uma associao de indivduos que estabelecem entre si por vontade prpria apoiado em leis que lhe asseguram direitos comuns. 4 Definio retirada do texto Projeto em contexto: bases para um mtodo de ensinoaprendizagem de projeto de arquitetura e outros artefatos, de Jaime G. de Almeida.

Neste sentido, o contexto engloba todas as circunstncias, sejam econmicas, sociais, culturais, polticas ou de qualquer outra natureza, em que se inserem essas interaes entre o campo profissional e os setores que geram as demandas. O campo, com todas as suas peculiaridades, tende a se fechar em si mesmo com as suas idealizaes e modelos preconcebidos. As demandas, por sua vez, por serem sociais (e consequentemente bastante dinmicas) e provenientes dos setores, passam a ser o meio pelo qual o campo alcana a sociedade, que passa a ser tangvel, j que as referidas idealizaes devem ser testadas em sua realidade. Para que seja possvel a anlise do contexto, necessrio verificar como se do as relaes que ocorrem entre os setores, representados pelos agentes da sociedade, e o campo profissional, por meio das demandas. Para tanto, possvel enumerar algumas instncias e variveis da prtica de projeto: a produo, a organizao e a conduo e a comunicao. 5 A produo diz respeito forma pela qual a prtica projetual efetivada. A organizao, por sua vez, trata dos controles a que essa prtica submetida. A conduo, por sua vez, refere-se aos atores que direcionam a realizao do projeto e dele fazem parte. Por fim, a comunicao engloba a veiculao assim como os meios de representao do projeto. Por meio da combinao de tais instncias e variveis, passa a existir a possibilidade de se chegar a pressupostos de avaliao de projeto, que podem definir a sua maior ou menor qualidade. Tal orientao se basearia nos critrios de aceitabilidade, que implica a participao dos agentes responsveis pelo projeto bem como o reconhecimento das diferenas entre eles; de interatividade, que se refere interlocuo entre esses mesmos agentes, possibilitando um dialogo; e, por fim, de agir comunicativo, compreendendo a utilizao de linguagem verbalizada acompanhada de outras representaes visuais, a fim de neutralizar o tecnicismo e o abstracionismo da comunicao convencional de projeto. 6

5 6

Instncias e variveis citadas por Jaime G. de Almeida no texto supramencionado. Pressupostos e orientaes para avaliao de projetos citadas por Jaime G. de Almeida no texto mencionado anteriormente.

I O CONTEXTO DO SISTEMA PENITENCIRIO

Trazendo a sistemtica ora utilizada para o universo do sistema penitencirio, pode-se dizer que contexto definido por uma sociedade que espera separar pessoas consideradas perigosas, por terem cometido algum tipo de crime. Ao mesmo tempo que esperam uma punio, para que sintam um senso de justia, no querem estar envolvidos diretamente com o problema, na medida em que esperam o maior isolamento possvel destes criminosos. As circunstncias que definem o problema so bastante peculiares, uma vez que os custos, que so geralmente determinantes de projetos arquitetnicos para este tipo de estabelecimento, so provenientes de oramento pblico, isto , do bolso do contribuinte. Este, por sua vez, no quer ver seus impostos investidos em penitencirias, onde se espera que pessoas estejam sendo punidas. Ao contrrio, espera ver investimentos para a melhoria de reas mais deficientes, como a educao, a sade, a infraestrutura urbana. Por outro lado, existem inmeros organismos sociais que demandam que sejam cumpridos critrios de preservao da dignidade humana. Assim, so feitas inmeras imposies para garantir o que muitos consideram regalias para os presos. Isso porque ao mesmo tempo que pessoas livres trabalham (ou pior ainda, sofrem com o desemprego) para garantir a sua prpria subsistncia, pessoas dentro das prises recebem casa, comida e roupa lavada sem o menor esforo. O contexto, portanto, caracteriza-se por uma situao paradoxal, em que se espera punir e isolar criminosos, separar e segregar pessoas, mesmo dentro das prprias prises, e ainda possibilitar a reabilitao social. O campo profissional, neste contexto, composto no somente por arquitetos, engenheiros e outros que lidam com a parte tcnica do projeto, mas tambm por administradores pblicos que coordenam os servios.

Os setores podem estar envolvidos diretamente, como o caso das prprias pessoas presas, dos agentes penitencirios, das visitas, como tambm indiretamente, como o caso dos juzes, promotores, defensores, advogados e da prpria sociedade livre. As demandas geradas pelos setores, de um modo geral, podem ser resumidas da seguinte maneira:

a) espaos adequados para o cumprimento da execuo penal; b) punio e recuperao do indivduo visando reinsero social; c) projetos e obras com custos reduzidos; d) ambiente que preserve a integridade fsica e moral de todos os usurios, sejam eles agentes penitencirios, presos ou visitas; e) segurana fsica e mental de todos os envolvidos.

Tendo conhecimento dos anseios dos agentes responsveis pelo projeto, que englobam instituies pblicas e privadas, empresas e a sociedade civil, j fica evidente a complexidade com que o profissional deve lidar para poder desenvolver a prtica projetiva. Deve haver uma habilidade sem tamanho para poder intermediar a comunicao entre todos os agentes. Assim, pela prpria complexidade de agentes e pela falta de interesse por parte do governo, instituio que monopoliza as decises em ltima instncia, muitas vozes so ignoradas. A prtica projetiva, portanto, entendida como o momento em que ocorre a produo e elaborao do projeto arquitetnico, ocorre de forma extremamente especializada, com tarefas individualizadas e dependentes de decises hierrquicas. O resultado, portanto, acaba por se mostrar um projeto-produto. O processo no importante.

Quanto organizao, existe uma regulamentao sobre o assunto, embora atualmente no seja bem compilada. Mas exatamente por esta falta de compilao sistemtica, surge uma srie de dvidas no sentido de quais normativos devem ser utilizados. A Lei de Execuo Penal dispe que a competncia para estabelecer regras sobre a arquitetura e construo de estabelecimentos penais e casas de albergados do Conselho Nacional de Poltica Penitenciria (CNPCP). As diretrizes editadas pela Resoluo n 03, de 2005 pelo referido Conselho no se mostram suficientes, pelo fato de o estabelecimento penal ser um complexo de funes, dentre as quais se destacam atividades de educao, trabalho, entre outras, sendo que cada qual possui embasamento legal especfico. Alm disso, a organizao da prtica projetiva dos estabelecimentos penais no se limitam aos normativos sem sistematizao, mas tambm ao controle hierrquico interno do Departamento Penitencirio Nacional (DEPEN), que sofre, ainda, intervenes do Tribunal de Contas da Unio (TCU), Controladoria Geral da Unio (CGU), entre outros rgos de controle externo. A conduo do projeto, por sua vez, geralmente influenciada basicamente pelos interesses do Estado, no papel de contratante, que determina como deve ser o estabelecimento penal a ser construdo, levando em considerao, portanto, to somente os prprios interesses, ignorando as demais circunstncias e os outros agentes envolvidos. A comunicao, neste sentido, pela prpria forma de organizao da prtica projetiva, extremamente tecnicista, envolvendo to somente pessoas especializadas no assunto. Assim, mesmo que alguns agentes envolvidos, com poder de deciso determinante, no compreendam desenhos tcnicos, esses acabam sendo os nicos meios de difuso de informao e de representao de projeto.

Logo se percebe que a interatividade dos agentes responsveis pelos projetos de estabelecimentos penais no satisfatria, uma vez que o Estado, por ter o monoplio do poder punitivo, atende os seus prprios interesses, tornando o processo de conduo de projeto altamente direcionado para os ideais por ele definido. Assim, a sociedade usuria do espao no tem a menor participao no desenvolvimento do projeto. Quanto ao agir comunicativo, pode-se afirmar que at existe uma tentativa de se estabelecer uma boa comunicao entre os agentes responsveis pelo projeto, j que se espera a aprovao da populao, sendo, nesses casos, utilizados artifcios visuais variveis, no intuito de conseguir o convencimento de autoridades e classes sociais em geral, das mais altas s mais baixas. No entanto, no momento em que se busca mostrar meios mais compreensveis de representao de projeto, este j se encontra em forma de produto pronto e acabado, j no mais suscetvel a mudanas. Consequentemente, devido ao dilogo prejudicado, j que nem todos os interlocutores possuem voz ativa na conduo dos projetos, a aceitabilidade no boa. Embora haja tentativas de um agir comunicativo, evitando representaes tecnicistas, o dialogo no consegue ser plenamente estabelecido.

II COMPREENDENDO AS RELAES

preciso lembrar que, sendo o objeto de estudo o espao penitencirio, necessrio levar em considerao de que no se trata to somente de um espao fsico, mas de um ambiente construdo onde ocorrem inmeras relaes sociais. E antes de se chegar a este ambiente construdo do estabelecimento penitencirio, importante que seja feita uma reflexo que busque o entendimento de quais as variveis que permeiam o processo de elaborao de projeto que antecede a sua construo.

A elaborao do projeto arquitetnico passa por um processo que engloba aspectos como intervenientes (agentes responsveis), repertrio (produzido e reproduzido pelo campo das prticas profissionais) onde se inserem os modelos e padres j existentes, alm das polticas editadas por rgos de controle. Dentre os aspectos mencionados, o presente estudo se focar principalmente nos intervenientes, buscando criar um diagrama de interaes entre eles, bem como entre os discursos defendidos por cada um deles. Para tanto, necessrio, antes de mais nada, definir alguns conceitos, como o de estamentos. Trata-se de uma corporao de poder estruturada em uma sociedade. Tal organizao compreende uma distribuio de poder, em sentido amplo, isto , a imposio de uma vontade sobre a conduta alheia. Deve-se compreender que no se trata de classes sociais. A classe se difere do estamento pelo fato de a primeira se formar de um grupo disperso, podendo ter uma identidade de interesses, e a segunda ser uma camada social que constitui uma comunidade amorfa, cujos membros pensam e agem conscientes de pertencerem a um mesmo grupo, qualificado para exercer o poder. A estratificao social, embora economicamente condicionada, no resulta na absoro do poder pela economia.7 Neste sentido, a situao estamental, a marca do indivduo que aspira aos privilgios do grupo, se fixa no privilgio da camada, na honra social que ela infunde sobre toda a sociedade. Para se entrar em um estamento, o indivduo deve ter qualidades que lhe so impostas, estilizando-o. Para pertencer a uma classe, ao contrrio, basta a dotao de meios econmicos. Ao contrrio da classe, no estamento no vinga a igualdade das pessoas o estamento , na realidade, um grupo de membros cuja elevao social se calca na desigualdade social.

Trechos retirados de Os donos do poder: formao do patronato politico brasileiro, de Raymundo Faoro.

H estamentos que se transformam em classes e classes que se evolvem para o estamento sem negar o contedo diverso. De qualquer sorte, deve ficar claro que os estamentos governam, as classes negociam. Vencidos os esclarecimentos referentes aos conceitos de estamentos, quanto ao contexto penitencirio, podemos citar os seguintes intervenientes:

a) Estamento poltico-jurdico, em que ficam compreendidos os magistrados, os polticos, delegados, agentes penitencirios, promotores de justia, defensores pblicos, advogados, prevalecendo o conflito de autoridade; b) Estamento profissional, em que esto os advogados/engenheiros, administradores pblicos, construtores, empresrios relacionados ao setor, sendo evidenciado o conflito de interesses profissionais; c) Sociedade civil, que trata de um grupo mais disperso e indefinido, compreendendo organismos no-governamentais (ONGs), igrejas e pastorais, empresas, universidades. Tratam-se de grupos de assistncia, grupos de presso, grupos de defesa, geralmente voltados aos direitos humanos, com conflitos relacionados a interesses humanitrios.

Estes estamentos, como grupos de controle e poder, mantm-se em um esquema hierrquico representado pela pirmide a seguir:

Estamento jurdico-poltico

Estamento profissional

Sociedade civil

10

Como j explicitado anteriormente, os estamentos so grupos conscientes de sua posio, compartilham de mesmos interesses e so calcados nas desigualdades sociais. Lutam, portanto, para a manuteno do status quo. Assim, no contexto ora analisado, existem dois grupos organizados bem organizados e estruturados, que so os aqui denominados jurdico-poltico e profissional, e uma grande massa dispersa e difusa, composta pelos membros da sociedade civil. Os maiores problemas encontrados no sistema penitencirio so decorrentes do fato de que os estamentos, por se tratarem de grupos organizados, com interesses prprios voltados manuteno do poder, esto muito mais preocupados em resolver os seus problemas internos do que em estabelecer uma boa comunicao com os demais. O estamento jurdico-poltico, por exemplo, tem como principal conflito interno a questo de autoridade. Assim, busca-se formas de se abocanhar mais poder dentro da prpria estrutura estamental. E como o ideal de estamento se baseia na desigualdade social, a manuteno do controle depende de idias conservadoras. Por esta razo, no h interesse em se alterar o modelo atual, sobretudo por se tratar do estamento que se mantm no poder. O estamento profissional, por sua vez, busca obter mais prestgio perante o seu superior hierrquico na pirmide estamental. Assim, considerando que, no contexto estudado, justamente o estamento jurdicopoltico que contrata o profissional, os conflitos internos so voltados a questes de interesses profissionais, no sentido de inovar, seja tecnologicamente ou nos discursos difundidos. No h movimentos no sentido de provocar uma desestruturao do modelo atual de controle e poder. A sociedade, ao contrrio dos estamentos jurdico-poltico e

profissional, composta por uma grande massa dispersa. No possui interesses especficos organizados e tambm no tem conscincia de seu poder, no podendo ser considerado, portanto, um estamento. Alguns poucos

11

grupos se organizam com o intuito de oferecer presses sobre a pirmide estamental, mas so incapazes de desmontar a estrutura de controle e poder atual exatamente por suas foras serem muito difusas. Para se conseguir alcanar alguma alterao substancial no sistema penitencirio, de vital importncia que seja provocada uma inverso da pirmide hierrquica do poder, em que a sociedade civil passe a ter um poder de controle ainda maior. Para tanto, necessrio fazer com que a sociedade civil tenha conscincia da situao e se organize para efetuar as modificaes necessrias. No se trata to somente de uma questo de poder (dar mais ou retirar), mas tambm da necessidade de conscientizao da sociedade. Assim, no se deve focar exclusivamente no poder e no controle, porque assim seria imprescindvel o uso da fora fsica para se alcanar uma revoluo. Atualmente, a comunicao a maior e mais forte ferramenta indispensvel para corroer o sistema existente e provocar as alteraes necessrias.

III OS DISCURSOS DOS ESTAMENTOS E A SOCIEDADE CIVIL

Cada um dos estamentos possuem os seus discursos e se baseiam neles para assegurar que os mecanismos de controle e poder se mantenham exatamente como esto. Por trs de cada um deles, ficam mascarados os conflitos internos. O estamento jurdico-poltico traz um discurso em prol do bem comum da sociedade.Tal discurso difundido desde o momento da criao do Estado, em que se deixou o estado de natureza para se viver em sociedade civil. Independentemente das razes, j que estas divergem de acordo com as teorias de Hobbes, Montesquieu, Rousseau, o discurso de que todos devem deixar um pouco de sua liberdade arbitrria para viver sob regras comuns, passando a ter direitos e deveres.

12

Sob este discurso, a sociedade passou a titularidade do poder para o governo, com as funes de legislar, executar e julgar. Com isso, com o monoplio do poder em suas mos, o estamento jurdico-poltico desde ento criou mecanismos de aumentar o seu controle sobre a sociedade civil e manter-se na posio em que se encontra. No caso do sistema penal e penitencirio mais especificamente, o Estado, representado pelo estamento jurdico-poltico, criou a legislao penal, como um
conjunto de normas que ligam o crime, como fato, pena, como conseqncia, e disciplinam tambm as relaes jurdicas da derivadas, para estabelecer a aplicabilidade de medidas de segurana e a tutela do direito de liberdade em face do poder de 8 punir do Estado

bem como um sistema de processo penal, em que se torna legtima a deciso de aprisionamento de indivduos como forma de punio aos seus comportamentos ditos antissociais. Para a execuo penal em si, cria legislaes especficas, como a Lei de Execuo Penal, que determina como devem ser aplicadas as sanes definidas pelo Cdigo Penal, e normativos difusos, como a Resoluo n 03/2005 do CNPCP, que definem orientaes e diretrizes de projetos arquitetnicos para estabelecimentos penais, com ideais que se mostram absolutamente utpicos. Mas exatamente por se tratarem de discursos, continuam a ter uma base de argumentao para interagir com a sociedade. Desta forma, quando a sociedade demonstra alguma insatisfao em relao aos meios empregados para a execuo penal, aponta reclamaes quanto aos espaos fsicos dos estabelecimentos penais, seja por se tratar de usurio, por estar preso ou visitando internos, ou de moradores vizinhos, o estamento mostra-se aberto para discusses, por meio de audincias pblicas. Ou ainda, os magistrados, por meio do Judicirio, tentam se mostrar mais humanos, com decises e punies mais amenas.

Apud. MARQUES, Jos Frederico. Curso de direito penal. 15. ed., So Paulo: Saraiva, 1978, v.1, p. 12.

13

O estamento profissional se utiliza do discurso da busca do melhor desenho, com inovaes tecnolgicas, custo reduzido e maior resistncia de materiais. Com a combinao destes aspectos, seria possvel alcanar um modelo ideal de estabelecimento penal, garantindo a segurana e a dignidade humana de todos os usurios do espao, diminuindo a necessidade de manutenes e consequentemente de gastos ao longo do tempo, devido ao uso de materiais mais resistentes e com obras mais rpidas, por conta da industrializao da construo. Trata-se de uma camada que fica entre o estamento jurdico-poltico e a sociedade civil, intermediando as aspiraes de um e outro. Ao mesmo tempo que tenta buscar subsdios na sociedade civil, do que ela espera, de suas insatisfaes, para combinar com o que o estamento jurdico-poltico contrata. O estamento profissional, portanto, possui um importante papel no processo de criao dos espaos de estabelecimentos penais, visto que o canal de comunicao entre as autoridades e a populao em geral. Deve fazer um filtro entre as demandas advindas de ambos os lados para se chegar ao projeto ideal. Apesar de o estamento profissional ter uma boa abertura com a sociedade civil, ouvindo os seus anseios mais abertamente, o estamento jurdico-poltico acaba tendo uma influncia muito maior sobre as decises de projeto. O que ocorre, portanto, uma repetio dos modelos e padres criados ao longo da histria, com uma ou outra variao para que obtenham uma nova roupagem e possam ser apresentados como inovao. Neste sentido, as artimanhas criadas pelo estamento profissional possuem o nico intuito de apaziguar os nimos entre os desejos da sociedade civil e as ordens emanadas pelo estamento jurdico-poltico. No entanto, como os conflitos internos desta camada social gira em torno de interesses profissionais, e quem contrata exatamente o estamento jurdico-poltico, as vozes da sociedade civil perdem fora e acabam por se tornar praticamente inaudveis.

14

Verifica-se, portanto, que existe sim uma interao entre os estamentos e a sociedade civil. Porm, a comunicao entre eles no eficiente, sobretudo devido ao fato de que a sociedade, por se tratar de uma grande massa difusa, no possui interesses bem definidos, perdendo, ento, a sua fora. Na sociedade, podem ser encontrados muitos grupos. Dentre eles, existem os criminosos, que esperam que o sistema continue como est, uma vez que assim conseguem, ainda que presos, manipular as suas organizaes criminosas e fazer dinheiro por meios ilcitos e conseguir regalias com ajuda de corrupo. Ao mesmo tempo, existem grupos de defesa dos direitos humanos, que exigem que as pessoas sejam tratadas com um mnimo de dignidade, com respeito, trabalho, educao, entre outros. Ao mesmo tempo, podem ser encontrados aqueles completamente revoltados por verem pessoas condenadas, dentro de estabelecimentos penais, protegidas de frio, com o abrigo garantido, alimentao assegurada, enquanto elas precisam seguir horrios e ter uma disciplina indescritvel para manterem seus empregos, que muitas vezes pagam to mal. Pela falta de convergncia de interesses, no h organizao por parte da sociedade civil. Assim, a comunicao com os estamentos se torna prejudicada. Como os interesses so difusos, difcil apontar os titulares dos direitos e dos deveres que so exigidos, tornando a sociedade civil uma voz sem comando. Os estamentos no contexto penitencirio e como eles se interagem podem ser representados resumidamente pelo esquema a seguir:

15

Jurdico-poltico:
Por trs de um discurso em prol do bem comum, tem por objetivo a manuteno das prprias regalias. Assim, os projetos elaborados, segundo os interesses deste estamento, tendem a priorizar a segurana de diretores e agentes penitencirios em detrimento aos ideais de cumprimento da pena como meio de ressocializao.

Sociedade civil:
Apesar de ainda no possuir a conscincia de estamento, buscando um interesse especfico, os grupos que articulam nesta camada social buscam ideais voltados principalmente aos direitos humanos. Muito embora ainda de forma muito dispersa, por se tratar de grupos difusos, a sociedade ainda tenta se estruturar para defender os interesses dos presos, bem como os da prpria sociedade. Para eles, os espaos prisionais deveriam ter condies de assegurar a diginidade humana, permitindo a vida de forma produtiva.

INTERAO DEFICIENTE

Profissional:
Os discursos difundidos entre os agentes deste estamento defendem um melhor desenho, com maior resistncia de materiais e custos reduzidos. No entanto, os verdadeiros interesses giram em torno da busca de um Mercado ainda no explorado, com a introduo de novas tecnologias.

16

necessrio que a comunicao entre os estamentos e a sociedade civil seja estabelecida de forma adequada, permitindo uma interao mais eficiente entre estes, que so os agentes responsveis pelos projetos de estabelecimentos penais. Embora a participao de uns seja mais direta do que de outros, imprescindvel que os modelos utilizados atualmente sejam abandonados, ou ao menos reformulados, por meio da articulao de variveis e do rearranjo deles.

IV OS MODELOS SEGUNDO OS ESTAMENTOS

O resultado das aspiraes de cada um dos estamentos podem ser resumidos em modelos, que so reproduzidos infinitamente, na falta de qualquer impedimento ou questionamento que os faam ser repensados. Os modelos resultantes dos interesses do estamento jurdico-poltico sempre so tendenciosos a garantir a segurana dos agentes pblicos, servidores, alm de manter a boa fama de polticos. Neste sentido, independentemente do partido arquitetnico9 adotado pelo projeto desenvolvido, seja o modelo panptico10, o espinhal11, o

Entende-se por partido arquitetnico a concepo de um projeto, ou seja, a interpretao de um programa previamente estabelecido, representado graficamente por desenhos tcnicos, definindo o partido adotado como a melhor alternativa de soluo. A concepo se inicia com os estudos preliminares e se aperfeioa por meio do amadurecimento natural das idias. Sendo assim, para os estabelecimentos penais, foram geradas algumas poucas opes de partidos arquitetnicos, que so utilizados isoladamente ou em conjunto, quando se pretende fundir mais de uma soluo em um mesmo projeto. 10 O modelo panptico foi um engenhoso e excntrico projeto elaborado por Jeremy Bentham, em tentativa de resolver os problemas de encarceramento a partir de uma simples idia arquitetnica. O plano era dominado pela idia de que seria eficiente e econmico se todas as celas pudessem ser observadas de um nico ponto. Assim, a concepo tratava de um grande edifcio circular, coberto por uma cpula, com um posto de observao para guardas no centro. Do outro lado das celas, ptios para exerccios fsicos, de tamanhos variados, fazendo com que o edifcio se inscrevesse em um quadrado. O conjunto era coberto por um telhado de vidro. Bentham conclua: Reformas morais, sade preservada, trabalho reforado, oramento pblico aliviado, economia estvel como uma rocha, o n grdio das pobres leis estaria, no cortado, mas desfeito tudo a partir de uma simples idia arquitetnica. 11 O partido espinhal, tambm conhecido como espinha de peixe, aquele em que permite uma configurao espacial a partir de um corredor central por onde se distribuem todas as funes, como uma coluna central de onde saem as espinhas.

17

pavilhonar12, o modular13, o radial14, ou qualquer outro, os pressupostos so sempre os mesmos, podendo ser resumidos nos descritos a seguir:

a) a reduo de custos, por meio da diminuio de efetivo necessrio, isto , um desenho que possibilite a segurana e a vigilncia com a menor quantidade de pessoas possvel; b) a integridade fsica das pessoas que trabalham no estabelecimento penal em detrimento das que esto cumprindo pena; c) aumento da segurana do estabelecimento em detrimento de garantias aos direitos sociais dos seus usurios; d) aumento da resistncia de materiais para evitar a deteriorao, seja por lapso temporal e condies climticas ou por atos de vandalismo, para conseqente necessidade de manutenes peridicas, contribuindo assim com a reduo dos custos.

Com isso, so criadas novos artifcios, considerados inovadores, como o caso da circulao area, em que se separam os fluxos dos internos e dos agentes penitencirios, sob o pretexto de aumento da segurana. No entanto, nada mais so do que mais do mesmo. Tais modificaes em nada alteram a situao de falncia do sistema, no que tange ao alcance de seus objetivos. Os modelos idealizados pelo estamento profissional dependem das demandas provenientes dos setores scio-econmicos-culturais-polticos. Por esta razo, seguem as tendncias ditadas pelo estamento que se posiciona hierarquicamente acima dele, isto , o jurdico-profissional.

12

A forma pavilhonar de concepo arquitetnica aquela que propicia um ordenamento das edificaes baseado nas necessidades de separao funcional de suas principais reas internas, como rea carcerria, enfermarias, servios de apoio, cozinha, rea administrativa, celas de isolamento, em forma de pavilhes. 13 O partido arquitetnico modular composto por edificaes em mdulos, que abrigam funes especficas, que so separados entre si. 14 O modelo radial pode ser definido por aquele que se estrutura a partir de um centro, pelo qual as funes se distribuem em forma de raios, de forma circular.

18

Assim, a indstria comea a buscar novos materiais que atendam as especificaes de resistncia exigidas, procuram apresentar inovaes tecnolgicas para conseguir mais mercado e vencer a concorrncia em relao a outras empresas. E neste ritmo, todos os modelos j previamente concebidos passam por modificaes e reciclagem para manterem o status de sempre inovadores para que o estamento profissional mantenha o seu prestgio diante de seus contratantes.

V A MODIFICAO NECESSRIA

Os modelos atuais so derivados do dilogo entre interesses dos estamentos jurdico-poltico e profissional, que se articulam entre si para manipularem seus anseios de modo mais conveniente para atender aos dois lados, onde pode ser observada basicamente a interao entre instituio pblica e empresa privada. Falta, portanto, a presena da sociedade civil para introduzir novas idias aos modelos utilizados atualmente e, assim, provocar uma modificao substancial e significativa nos projetos arquitetnicos de estabelecimentos penais e, consequentemente, nos espaos fsicos destinados ao cumprimento de penas. Mas como mencionado anteriormente, os projetos nascem das demandas geradas por setores da sociedade, que esto inseridos em um contexto maior, repleto de circunstncias e variveis. No contexto penitencirio, a sociedade civil tem um papel imprescindvel, que est deixando de ser cumprido pela falta de conhecimento. Como o estamento jurdico-poltico no tem interesse em fazer grandes modificaes para no perder o seu status e poder, no se pode esperar que o agir comunicativo parta de cima para baixo. Sendo assim, necessrio que a comunicao seja feita de baixo para cima.

19

A sociedade, portanto, deve se mobilizar para conhecer as atuais condies do sistema penitencirio para decidir o que pretende mudar e quais os ideais pretende seguir. Percebe-se que tanto o estamento profissional quanto o jurdico-poltico possuem modelos a serem seguidos, j existindo, portanto, um imaginrio de como o espao penitencirio deveria ser. A sociedade precisa buscar unificar suas foras, de modo a organizar seus interesses e formar uma nova concepo do espao penitencirio. Sabe-se que existem inmeros grupos difusos que lutam por ideais, como o caso de associaes de mes de presidirios, grupos de defesa de direitos humanos, organizaes no-governamentais, organismos internacionais. preciso buscar uma nova modelao, isto , a criao de um novo modelo simplificado a ser adotado na elaborao de projetos arquitetnicos de estabelecimentos penais, por meio da articulao das variveis apresentadas, montando um rearranjo de foras, de modo que os agentes responsveis possam se comunicar de forma mais efetiva. Para tanto, deve ser feita uma definio dessas variveis, por meio de uma radiografia da sociedade como um todo, j que exatamente dentro da sociedade civil que se encontram os estamentos e tambm os grupos difusos, com definio de cada um dos grupos. Eventualmente, sero formados novos estamentos com uma nova estrutura de controle e de poder, que possibilite alcanar os objetivos da execuo penal.

CONCLUSES

Os

projetos

arquitetnicos

atualmente

desenvolvidos

para

estabelecimentos penais pouco ou nada contribuem para a revoluo do sistema penitencirio, uma vez que no so baseados em reflexes sobre o contexto dentro do qual est inserido. Desta forma, por ignorar circunstncias imprescindveis para uma mudana radical nos moldes atuais, as falhas j apresentadas preocupao. 20 tm sido amplamente reproduzidas sem qualquer

Atualmente, dentre os elementos do processo de elaborao de projeto, j esto muito bem definidos os repertrios adotados, bem como as polticas existentes. No entanto, a interao e a comunicao entre os intervenientes permanece uma incgnita. Neste sentido, para que se consiga uma alterao significativa no sistema penitencirio, deve-se vislumbrar um novo protocolo de espao, via perspectiva da sociedade civil, levando em considerao toda a sua diversidade. S assim ser possvel conceber alguma modificao nos espaos e ambientes construdos para a execuo penal. Com essa comunicao estabelecida, os intervenientes podero participar ativamente das discusses sobre o espao, criando indicadores de um novo modelo espacial. A partir da discusso desses indicadores, podero surgir novos mecanismos de controle e organizao, com alteraes na legislao, por exemplo, para se adequar realidade, facilitando a conduo do projeto, fazendo com que a produo seja importante, sendo o processo mais importante que o produto final, fazendo com que a comunicao esteja presente em todas as etapas. Com as instncias concernentes a prtica projetiva estabelecidas de forma correta, consequentemente os requisitos de orientao de projeto, que permitem dizer se tem maior ou menor qualidade, tendem a ser avaliados sempre de forma positiva. Assim, a aceitabilidade, que decorre de participao dos agentes e reconhecimento das suas diferenas, tende a ser maior. A interatividade tambm favorecida, j que passa a existir interlocuo entre os agentes. Com isso, o agir comunicativo estimulado, de forma que sejam buscados meios alternativos para que a compreenso de todas as variveis e todos os aspectos analisados seja possvel para todos os intervenientes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AGUIAR, Roberto Armando Ramos de. Direito, poder e opresso. 3. ed., rev. e atual., So Paulo: Ed. Alfa-Omega, 1990.

21

ALMEIDA, Jaime G. de. Projeto em contexto: bases para um mtodo de ensino-aprendizagem de projeto de arquitetura e outros artefatos. MIMEO. BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Traduo: Deocleciano Torrieri Guimares. So Paulo: Rideel, 2003. BOBBIO, Norberto. A teoria das formas de governo. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 2001. BRASIL. Lei de Introduo ao Cdigo Penal e Lei das Contravenes Penais (Decreto-Lei n 3.194, de 9 de dezembro de 1941) BRASIL. Cdigo Penal (Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940) BRASIL. Cdigo de Processo Penal (Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941) BRASIL. Lei de Execuo Penal (Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984) CNPCP. Diretrizes bsicas para construo, ampliao e reforma de estabelecimentos penais. Braslia: CNPCP/DEPEN/MJ, 2006. CNPCP. Diretrizes para elaborao de projetos e construo de unidades penais no Brasil. Braslia: CNPCP/DEPEN/MJ, 1995. CNPCP. Orientaes: Elaborao de projetos para construes de estabelecimentos penais. Braslia: CNPCP/DEPEN/MJ, 1988. FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formao do patronato politico brasileiro. MIMEO. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. Traduo de Raquel Ramalhete. 27. ed., Petrpolis: Vozes, 2003. ____. Estratgia, poder-saber. Organizao e seleo de textos: Manoel Barros da Motta; traduo: Vera Lcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. LEFEBVRE, Henri. The production of space. Translated by Donald Nicholson-Smith. 24. ed., Blackwell Publishing, 2007. MIRABETE, Julio Fabbrini. Execuo Penal: comentrios Lei n 7.210, de 11-7-1984. 11. ed., Revista e Atualizada, So Paulo: Atlas, 2004. ____. Processo Penal. 16. ed., So Paulo: Atlas, 2004. ____. Manual de Direito Penal Volume I (Parte Geral). 19. ed., So Paulo: Atlas, 2003.

22

Vous aimerez peut-être aussi