Vous êtes sur la page 1sur 16

1

OS DIREITOS HUMANOS DOS HOMOSSEXUAIS


Vanessa YOSHIURA 1 Douglas Borges de VASCONCELOS 2 Srgio Tibiri do AMARAL 3

RESUMO: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (...). Essa frase o principal preceito presente na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. dever ressaltar que o artigo 5, no qual est cristalizado o princpio da igualdade humana, sintetiza-se numa clusula ptrea, o que concretiza sua importncia dentro do ncleo imutvel. Ora, pode-se notar que este valor, to propalado, visto de um mbito social-religioso, no passa de uma utopia. Os homossexuais ou homoerticos, apesar da incansvel luta pela observncia e cumprimento de seus direitos humanos, por vezes so vtimas do preconceito, de abusos e violncias verbais e corpreas. Salienta-se que essa discriminao ganha foras com o advento da Igreja Judaicocrist, que posiciona a relao ntima de pessoas do mesmo sexo como abominao, ato pecaminoso e imoral. Exortou a Igreja a no-execuo desta prtica a quem no quisesse ser vtima da ira divina. Por fora da Declarao Universal dos Direitos Humanos, inseriu-se no texto constitucional, a dignidade da pessoa humana como principal pilar das civilizaes. Por conseguinte o reconhecimento da liberdade, justia e paz mundial. Movimentos, discusses, obras, programas, tanto governamentais quanto particulares, tratam austeramente o tema, para banir ou ao menos amenizar a discriminao e humilhao dos adeptos ao homossexualismo. O referido artigo aborda a homossexualidade, a felicidade, a tolerncia, a homofobia; faz uma
1

Discente do curso de Direito nas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente; Pesquisadora do Grupo de Iniciao Cientfica O Estado de Direito: Aspectos polticos, jurdicos e filosficos. E-mail: vanessayoshiura@unitoledo.br 2 Discente dos cursos de Agronomia, na Universidade Estadual de Maring e de Direito, nas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente; Pesquisador do Grupo de Iniciao Cientfica O Estado de Direito: Aspectos polticos, jurdicos e filosficos. E-mail: ra45838@uem.br 3 Professor Mestre, Orientador no Grupo de Iniciao Cientfica O Estado de Direito: Aspectos polticos, jurdicos e filosficos e Coordenador do Curso de Direito das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente.

breve evoluo histrica do homossexualismo no mundo; explana sobre Liberdade, Igualdade e Fraternidade para, por fim, abordar os Direitos Humanos e conseqentemente a Dignidade do Homem. Palavras-chave: Homossexualismo e os Direitos Humanos. Homoerotismo. Homofobia. Evoluo da Homofobia no Mundo. Direitos Humanos e Constituio.

1 O HOMOSSEXUALISMO, A FELICIDADE E A TOLERNCIA

O ser humano difere-se dos demais animais conhecidos, por ser dotado de racionalidade. A capacidade de raciocinar imputa-lhe um senso crtico, que o faz questionar sobre diversos assuntos. O fato dos indivduos reunirem-se para viver em sociedade torna-os um tecido humano, pois alm da unio, existe a inter-relao entre cada uma de suas clulas. Analogicamente, poderamos comparar uma sociedade a um crebro humano, onde cada neurnio corresponde a uma pessoa, e estes efetuam constantes sinapses, que seriam as relaes sociais. As freqentes realizaes de certos atos pela maioria, fazem com que os mesmos sejam classificados como normais e, aqueles no to freqentes, postos como anormais. Isso resultado de uma tendncia do prprio ser humano de enquadrar as coisas em rtulos. A problemtica da questo que quando no se conhecem todas as possibilidades no pode nem deve haver definio do que bom ou ruim. Disse Alexandre Miceli de Oliveira:

Compreender o sexo e sua orientao como resultado de mltiplos fatores imperioso para a quebra de estigmas e preconceitos contra comportamentos diferentes, o que levar real aceitao e tolerncia. (2003, p. 16)

A sexualidade humana algo totalmente complexo e de competncia do prprio individuo. No existem duas, trs, quatro ou dez tipos de sexualidade, que podem ser hierarquizadas, mas milhares coexistentes. A questo que, se cada um detivesse esse conhecimento, o preconceito cairia em meio ao vo. Aceitar e conviver harmoniosamente com as diferenas, sem sombra de dvidas, o cerne da discusso.

1.1 A Homossexualidade

Segundo Silveira Bueno 4 , a palavra homossexualismo significa atrao ou afinidade entre indivduos do mesmo sexo. Benkert 5 explicou que o termo formado pela palavra grega homo, que significa semelhante, e a palavra latina sexus, sexualidade. A sntese desta explanao resulta em sexualidade semelhante, ou seja, sexualidade exercida entre pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade no uma alienao psiquitrica. o resultado de uma co-relao entre fatores biolgicos, psicolgicos e sociais, normais de qualquer ser humano plenamente consciente e apto para realizar escolhas que do origem a sua identidade pessoal e ao seu comportamento interpessoal. A identidade sexual est inserida na identidade pessoal do indivduo. Esta compreende na sensao interna de cada pessoa sobre ser masculino ou feminino, homem ou mulher. O homossexual tem a identidade sexual plenamente conciliada com seu sexo de fato; o homem gay entende a si mesmo como homem e a mulher lsbica como mulher.

1.2 O Prazer que Leva Felicidade

O que leva uma pessoa a inclinar-se ao homoerotismo, a orientao sexual. So as preferncias e os desejos, aquilo que satisfaz prazerosamente. Para
4 5

BUENO, 1995, p. 413 DIAS, 2000, p. 40

o homossexual, obviamente, o que lhe d prazer a relao sexual com pessoas do mesmo sexo. Por Sigmund Freud:

Novas perspectivas ainda se nos abrem ao observar o fato que o instinto sexual do homem no tem como fim originariamente a reproduo, mas determinadas formas de consecuo do prazer. (1958, p. 116)

Mostra que todos esto em busca do prazer. Genericamente, o escopo de cada indivduo em s conscincia a felicidade. A felicidade a melhor e talvez mais estranha explicao para subsistir tantas diferenas quando se trata de sexualidade. Epcuro j dizia, nos tempos primrdios da Filosofia, que:

.. o prazer o incio e o fim de uma vida feliz. Com efeito, ns o identificamos como um bem primeiro e inerente ao ser humano, em razo dele praticarmos toda a escolha e recusa, e a ela chegamos escolhendo todo o bem de acordo com a distino entre prazer e dor. (2002, p. 35)

1.3 A Tolerncia como Base Estrutural

Um fator realmente importante na busca dos direitos humanos, no apenas dos homossexuais, a tolerncia, que de existncia vitalcia em uma sociedade que se classifica como liberal; j que num Estado Democrtico de Direito o pluralismo de crenas, vises e convices fato. Essa aceitao diferencia-se da predisposio, do ato de algum impor suas idias a outrem, quando convictos de que o poder que tem em mos legtimo. sim uma condio inexorvel para a paz mundial; algo que a humanidade, aps muitos conflitos, percebeu que deveria agregar ao seu dia-a-dia. Entretanto, apenas aceitar no seria o objetivo, mas integrar as diferenas. A pessoa deve entender que, mesmo que haja a certeza de que sua crena particular seja a certa, existe outra pessoa que pensa de forma contrria, achando que o que cr o correto. Assim, admitir que qualquer outro individuo pode sustentar idia oposta e conviver harmoniosamente com isso. Sintetiza Albert Einstein:

(...) no s devemos tolerar as diferenas entre indivduos e entre grupos, como devemos de fato aceit-las com satisfao e consider-las enriquecedoras de nossa existncia. Essa a essncia de toda tolerncia verdadeira; sem tolerncia nesse sentido mais amplo, no se pode falar em verdadeira moralidade. A moralidade, no sentido aqui brevemente indicado, no um sistema fixo e inflexvel. antes um ponto de vista a partir do qual todas as questes que surgem na vida podem e devem ser julgadas. uma tarefa nunca acabada, algo sempre presente para guiar e inspirar nosso julgamento e inspirar nossa conduta. (1994, p. 23)

1.4 A Intolerncia que Gera Homofobia

A palavra homofobia deriva de homo que significa semelhante e fobia, medo, receio, averso Repulsa s pessoas que, escolhem como parceiros, outros do mesmo sexo. A populao homossexual tem enfrentado uma situao de discriminao e marginalizao em decorrncia de sua escolha sexual, algo que atualmente inadmissvel. O ato de no tolerar diferenas, com certeza, a matriz geradora da homofobia. A violncia letal contra homossexuais e mais especialmente contra travestis e transgneros (aqueles que tentam parecer fisicamente como o sexo oposto) , sem dvidas, uma das faces mais trgicas do discernimento por homofobia no Brasil. Um exemplo recente ocorreu em Campina Grande, na Paraba, onde um grupo de igrejas protestantes denominado Viso da Nova Conscincia Crist, espalhou dez outdoors que foram considerados preconceituosos. Neles se lia a palavra Homossexualismo, e logo abaixo a frase: E fez Deus homem e mulher e viu que era bom. As associaes homossexuais e de direitos humanos da Paraba entraram com uma ao na Justia por considerar o contedo dos outdoors altamente discriminatrios e homofbicos. Uns dias depois, a Justia Estadual determinou a retirada imediata deles. 6

JORNAL DA GLOBO, matria 21-06-2007

A deciso da Juza Maria Emlia Neiva, para muitos operadores do Direito, trata-se de um exagero, pois o contedo disseminado pelo grupo de igrejas protestantes no carrega a homofobia. Este assunto polmico e merece debates. Ao mesmo tempo em que os homossexuais sentem-se ofendidos com o que foi escrito e lutam para que seus direitos sejam preservados, essas igrejas possuem tambm direito liberdade de expresso e liberdade religiosa. Mas at que ponto uma liberdade pode se situar acima de outra? uma pergunta sem resposta imediata; cabe ao caso concreto e, to somente a ele, defini-la. Certo , que a dignidade do homem, to falada e defendida por centenas de doutrinadores do mundo jurdico, deve ser colocada frente em qualquer situao. Os princpios fundamentais existem em decorrncia da defesa da prpria dignidade. Em Jerusalm, durante uma tmida Parada Gay, sete mil policiais realizaram a segurana dos ativistas gays, para que os mesmos pudessem atravessar uma rea equivalente a 500 metros da Terra Santa, sem que sofressem qualquer violncia das centenas de religiosos e judeus ortodoxos que protestavam queimando latas de lixo, rezando salmos, jogando pedras e colocando fogo em pneus que estavam no caminho. Os manifestantes homossexuais se defendiam das acusaes dos religiosos com cartazes. 7 Com base nas estatsticas dadas pelos jornais brasileiros 8 , um dado alarmante sobre a violncia contra os homossexuais revela que, nos ltimos anos, centenas de gays, travestis e lsbicas foram assassinados no Pas. Muitos deles como Robertinha, nome que um homem da cidade de Presidente Prudente - SP aderiu quando se assumiu travesti. Ela, aps um programa, foi levada prximo ao aeroporto da cidade, recebeu uma paulada na cabea, teve suas pernas atrofiadas e, depois, foi assassinada. De seu assassino nada se sabe, alm do carro prateado. 9

7 8

JORNAL DA GLOBO, matria 21-06-2007 ALLI, Publicaes da Editora Grupo Gay da Bahia: Violao dos direitos humanos e assassinato de homossexuais no Brasil, 2000; Assassinato de homossexuais: Manual de coleta de Informaes, Sistematizao e Mobilizao Poltica contra Crimes Homofbicos, 2000; Causa Mortis: Homofobia, 2001; O Crime antihomossexual no Brasil, 2002 9 Entrevista com Rogrio Xavier de Melo, membro do grupo GLBT.

Pode-se perceber que, muitas vezes, a m vontade de certas autoridades pblicas aliadas ao preconceito, que ainda permeia a sociedade brasileira, resultam em dados desastrosos quanto proteo da vida das pessoas. Alm da situao extrema que a morte, muitas outras formas de violncia podem ser notadas, que envolvem tanto as pessoas do cotidiano quanto a Justia e a Polcia. As ocorrncias homofbicas mais silenciosas que ocorrem diariamente englobam a humilhao, a agresso e a ofensa. Muitos homossexuais j tiveram a experincia humilhante de ser barrado ao tentar ingressar em estabelecimentos comerciais, de no ser mais aceito na prpria casa, de ser mau tratado pelos funcionrios do governo, colegas, amigos e familiares, de ser alvo de piadas, e de ter problemas na escola, no trabalho, na vizinhana por ter uma opo sexual diversa da classificada como normal.

2 BREVE EVOLUO HISTRICA DA HOMOSSEXUALIDADE NO MUNDO

2.1 Antigidade

Quando se diz respeito da homossexualidade na Antigidade, devemos nos reportar a Grcia, devido a sua imensa contribuio scio-cultural s sociedades ocidentais. Dentre o povo grego a prtica sexual entre homens era livre e aceita, desde que estivesse incluso em certa moral e no cdigo de costumes da poca. Os efebos, prticas sexuais pedoflicas, onde um homem mais velho e viril realizava o ato sexual como agente, com um adolescente, iniciando a vida sexual do sujeito passivo. Para o jovem era uma honra ser o escolhido. Os deuses da mitologia, Zeus e Ganimede, so um dos famosos casais homossexuais da Grcia Clssica. Na Roma antiga, resumidamente, as prticas homossexuais no eram condenadas, entretanto, no estimuladas.

O amor declarado do Imperador Adriano pelo jovem Antnoo um dos exemplos da homossexualidade na Histria, que alterou o pensamento romano.

2.2 Idade Mdia

A Idade Mdia fortemente marcada pelo advento da Igreja Judaicocrist 10 . Seus dogmas, sua moral e suas obrigaes foram, lentamente, substituindo a viso antiga em relao homossexualidade. A famosa histria das cidades de Sodoma e Gomorra, que foram destrudas pelo pecado, descrito no Livro de Gnesis da Bblia Sagrada. Nestas cidades, pessoas deitarem com outras do mesmo sexo, era constante. O verso 22 do captulo 18 do Livro de Levtico descreve esse tipo de relao como abominao: Com homem no te deitars, como se fosse mulher: abominao. No verso 13 do captulo 20 aplica-se a pena capital: Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominvel: sero mortos; e o seu sangue cair sobre eles. Acima transcritos, tm-se trechos que afirmam que a religio Judaicocrist no aceitava o homossexualismo, condenava-o e ensinava seus fiis a no pratic-lo para no ser vtima da ira divina. Outra explicao para essa intolerncia decorre da dissociao, neste perodo histrico, entre o ato sexual e o prazer. O escopo do ato sexual no estava, de maneira alguma, ligada volpia e sim procriao. Destarte, duas pessoas do mesmo sexo no teriam outro motivo para manter esse tipo de relao, a no ser, se fossem impulsionadas pelo desejo carnal. O que era pecado.

2.3 Idade Contempornea

10

Igreja Judaico-crist o nome dado a juno dos pontos semelhantes entre o Judasmo e o Cristianismo.

De acordo com Aris 11 , na poca conhecida como Contempornea, a homossexualidade pode ser dividida em dois perodos bem distintos. O primeiro intensifica os ensinamentos da Igreja da Idade Mdia, colocando como negativo o homossexualismo. A medicina contribuiu para essa viso doente, classificando-o como, alm de pecado, uma perverso e doena. Mesmo que visto negativamente, essa passagem foi de extrema importncia, pois o homossexualismo, que na Idade anterior era apenas negado, passou a ser reconhecido. Da o liame entre os dois perodos, da viso condenatria quela de reconhecimento e muitas vezes admirao e idealizao. J o segundo, caracteriza-se pela desvinculao de sexualidade da moral religiosa e, associao desta com o prazer e por fim, com a felicidade.

3 LIBERDADE E IGUALDADE

3.1 O Movimento Iluminista como Estopim

A Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade foram os trs pilares do movimento do sculo XVIII que revolucionou intelectualmente a Histria da Humanidade. A ele deu-se o nome de Movimento Iluminista ou Ilustrao. O liberalismo que tange a revoluo intelectual, o reconhecimento da liberdade como um direito natural do homem. Essa liberdade se exerceria, entre outros, no nvel pessoal, conseqentemente, os iluministas condenavam a intolerncia a certos atos tidos como relativos prpria pessoa. Contudo, essa liberdade no era absoluta, mas limitada pelos valores morais e pelo respeito aos direitos dos demais integrantes do corpo social. A igualdade perante a lei era considerada outro direito natural, decorrente da idia de que todos os homens nascem livres e iguais entre si.

11

ARIS, 1985

10

Desigualdades somente seriam admissveis em decorrncia das maiores virtudes ou aptides de alguns.

3.2 A Constitucionalizao da Liberdade e Igualdade

A Declarao Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Assemblia Geral das Naes Unidas, nos seus 30 artigos, confirma todos os direitos e garantias inalienveis e inerentes ao ser humano. Alguns exemplos:

Artigo 1: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razo e de conscincia, devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Artigo 2: Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declarao, sem distino alguma, nomeadamente de raa, de cor, de sexo, de lngua, de religio, de opinio poltica ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situao. Artigo 7: Todos so iguais perante a lei e, sem distino, tm direito igual proteo da lei. Todos tm direito proteo igual contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao.

Por fora dessa declarao, o texto constitucional apresenta tais princpios Liberdade e Igualdade de maneira reiterativa a fim de frisar o grande valor das mesmas para que a sociedade caracterize-se como fraterna. Esto presentes no prembulo e no artigo 5 da Constituio brasileira:
Prembulo: Ns representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para Instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos (...). Artigo 5: Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (...). 12

12

Grifo nosso.

11

Mesmo que esses valores sejam to propalados na Constituio, ela no especifica quais so as liberdades e igualdades defendidas, transformandoas em alvo de diversas discusses. No que toca ao tema referido neste artigo a homossexualidade a liberdade e a igualdade so protees e garantias da dignidade que se sobrepem as demais; como o livre desenvolvimento da personalidade e privacidade sexual. Eles se desdobram em inmeros direitos e manifestaes mais concretas de seus contedos na esfera da sexualidade. Tal perspectiva, efetivamente, agrega esses direitos, contedo jurdico suficiente a enfrentar uma srie de situaes envolvendo relaes individuais e sociais.

3.3 A Liberdade e a Escolha da Orientao Sexual

O homem livre aquele que no est submetido a outrem, enfim, aquele que possui a capacidade de fazer algo por si mesmo. A noo de liberdade est inserida na idia de decidir, de determinar, mas tambm na de responsabilidade, ou seja, do homem ter a liberdade de assumir deveres para consigo e para a sociedade. Alexandre Miceli de Oliveira diz que a filosofia Kantiana prega que:

No reino da natureza existe um absoluto determinismo e, portanto, impossvel que haja liberdade. Mas, em contrapartida, no reino da moral, a liberdade possvel. A liberdade uma questo moral e no fsica. Para esse filsofo no h conflito entre liberdade e determinismo, pois a realidade est dividida entre estes dois reinos, que no podem ter qualquer contato entre si. Ento ser livre ser capaz de obedecer razo, e no depender das inclinaes ou do determinismo da natureza. (2003, p. 91)

As pessoas quando agem de forma autnoma livre agem de acordo com uma razo peculiar. Esta razo atribui s pessoas conscincia de suas liberdades e direitos fundamentais, aos quais no tolervel qualquer reduo. O indivduo quando tem conscincia de seu corpo, de suas crenas e objetivos, busca relacionar-se consigo mesmo, acabando por construir sua

12

identidade pessoal e por conseqncia a pessoal. Ele tem liberdade at o ponto que no fira a liberdade de outro indivduo. O direito de determinar-se no mbito sexual plenamente sustentvel e indispensvel para que o ser humano atinja a sua plenitude. Assim a Constituio, expressamente, probe a desigualdade em razo de sexo nos:

Artigo 3 inciso IV: Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Artigo 5 inciso I: (...) Homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos dessa Constituio. Artigo 7 inciso XXX: (...) Proibio de diferenas de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

No h suporte constitucional para a mitigao ou limitao dos direitos do indivduo em razo de ter exercido ou exercer a liberdade em relao ao prprio sexo ou sexualidade de modo diferente daquilo que taxado como normal. Aquele que no admitir essa liberdade e com isso no respeit-la estar praticando um ato de pura discriminao. Apesar de toda essa proteo indireta ao homossexualismo (e direta em relao ao sexo), poucos so os pases que possuem uma legislao que proteja e garanta direta e explicitamente a orientao sexual do indivduo. Um exemplo atual a Constituio da Cidade de Buenos Aires de 1996, da Argentina. O artigo 11 assim dispe:

"Todas las personas tienen idntica dignidad y son iguales ante la ley. Se reconoce y garantiza el derecho a ser diferente, no admitndose discriminaciones que tiendan a la segregacin por razones o con pretexto de raza, etnia, gnero, orientacin sexual, edad, religin, ideologa, opinin, nacionalidad, caracteres fsicos, condicin psicofsica, social, econmica o cualquier circunstancia que implique distincin, exclusin, restriccin o menoscabo. La Ciudad promueve la remocin de los obstculos de cualquier orden que, limitando de hecho la igualdad y la libertad, impidan el pleno desarrollo de la persona y la efectiva participacin en la vida poltica, econmica o social de la comunidad.

13

Porm, resqucios de uma viso antiga, ainda existem e o preconceito tambm. Todas as formas de combat-lo devem ser postas em prtica, pois como a prpria palavra em sua essncia significa, o preconceito , nada alm, de um pr-conceito. Algo visto rapidamente, sem profundidade e, portanto, inseguro.

4 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

De todos os tpicos expostos at ento, este o que possui superioridade no que se refere a valor. A dignidade o bem de maior preciosidade que uma pessoa possui; algo que permeia todo o sistema jurdico nacional, especialmente a Carta Constitucional. Qualquer norma que ferir a to divulgada Dignidade da Pessoa Humana tende a morrer por inconstitucionalidade. Todo homem e toda mulher tm direito existncia digna, moradia, sade, educao, ao respeito de todos por sua personalidade, ao poder de deciso que possui, mesmo que limitado, sobre seus atos de acordo com a prpria moral. Em parmetros condensados, todos tm direito proteo categrica incolumidade integral da vida, agregando o corpo fsico e imaterial. A sexualidade corresponde a uma parte da personalidade do indivduo. A personalidade protegida pela dignidade. Todos tm o direito de ser diferente e ser respeitado. Ningum pode sofrer qualquer tipo de agresso, quer seja por palavras, gestos ou atitudes, pelo fato de ser homossexual. O respeito ao prximo, s suas escolhas, sua vida e sua dignidade essencial para a vida em sociedade.

5 CONCLUSO

14

A sexualidade humana algo complexo, que no pode e no deve ser hierarquizada. O mundo marcado pelo pluralismo de vises, crenas, objetivos; de pessoas e idias: a sexualidade no diferente. Por este fato, as pessoas no devem considerar o que diferente daquilo tido como comum, como um desvio, uma doena ou algo parecido. Ou seja, no devem colocar o homossexualismo como um distrbio psiquitrico. , simplesmente, o meio que a pessoa descobriu para ser feliz. O texto constitucional garante o direito de liberdade, de igualdade e o direito a existncia digna. Ele nada fala a respeito de felicidade; entretanto, nenhuma Constituio de um Estado Democrtico, quer trazer a infelicidade de sua nao. um tpico implcito, que exige um juzo de valores para sua compreenso, levando em conta, a prpria vontade do legislador originrio. A tolerncia deve ser a base estrutural, para que todas as comunidades sejam fraternas. Como escreveu Delma Ibias 13 , necessrio que seja-se intolerante com a intolerncia. Todavia, o preconceito que est presente na populao, semeado desde a infncia, o que faz com que sua retirada torne-se cada dia mais difcil. Normalmente, com relao aos homossexuais, existe uma aceitao superficial: a pessoa sente uma averso subjetiva proveniente da secular dialtica cannica porm no a exterioriza por fora dos ideais de libertao ideolgica, inseridos lentamente no mbito social. Mesmo com toda a abordagem do tema at ento, muitos problemas continuam em aberto. A sociedade, como um tecido vivo, sofre constantes mutaes e, enquanto a lei no acompanhar essa evoluo do fator social, rever seus conceitos e eliminar os preconceitos, os homossexuais nunca sero aceitos e integrados de forma total. Caber ao Judicirio apreciar os conflitos entre a liberdade religiosa e de expresso com a liberdade de orientao sexual. A ponderao de valores ser sempre essencial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

13

IBIAS, 2001, p. 102

15

ARIS, Philippe. Reflexes Sobre a Histria da Homossexualidade. So Paulo, Editora Brasiliense, 1985.

BUENO, Silveira. Mini Dicionrio da Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora FTD, 1995.

DIAS, Maria Berenice. Unio Homossexual O Preconceito & a Justia. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2000.

EINSTEIN, Albert. Escritos da Maturidade. Traduo Maria Luiza X. de A. Borges. 3 reimpresso, Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

EPCURO, Carta Sobre a Felicidade (A Meneceu). Traduo lvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. So Paulo: Editora Unesp, 2002.

FREUD, Sigmund. Obras Completas 8 volumes. Rio de Janeiro: Delta Editora, 1958.

IDEF, Instituto Interdisciplinar de Direito de Famlia coordenao. Homossexualidade, Discusses Jurdicas e Psicolgicas. Curitiba: Juru Editora, 2001.

OLIVEIRA, Alexandre Miceli Alcntara de. Direito de Autodeterminao Sexual. So Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2003.

GLOBAL, Contedo. Homossexualismo e suas causas e aspectos sociais. Disponvel em: <http://www.conteudoglobal.com/sociedade/homossexualismo/>. Acesso em 08 jul. 2007.

GLOBO, Jornal da. Homofobia na Paraba. Disponvel em: <http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20070621-287548,00.html>. Acesso em: 14 jul. 2007.

GLOBO, Jornal da. Homofobia em Jerusalm. Disponvel em: <http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20070621-287549,00.html>. Acesso em 14 jul. 2007.

16

HREA, Human Rights Education Associates. Orientao Sexual e Direitos Humanos. Disponvel em: <http://www.hrea.net/learn/guides/lgbt_pt.html>. Acesso em: 10 jul. 2007.

JESUS, Beto de. Direitos Humanos e GLBTS. Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/dh/br/jglobal/redesocial/redesocial_2001/c ap4_dh_glbts.htm>. Acesso em: 20 jul. 2007.

OHCHR, Office of the High Commissioner of Human Rights. Declarao Universal dos Direitos Humanos. Disponvel em: <http://www.unhchr.ch/udhr/lang/por.htm>. Acesso em: 08 ago. 2007.

Vous aimerez peut-être aussi