Vous êtes sur la page 1sur 15

MAPEAMENTO DE TERRITRIOS INDGENAS. UM PROBLEMA DE DIVERSAS ESCALAS. MAPPING INDIGENOUS TERRITORIES IN BRASIL. SOME SCALES PROBLEMS.

Luis Lyra da Silva Bulco Universidade Federal de Santa Catarina luisbulcao@hotmail.com Resumo Este um estudo sobre os processos de mapeamento das dinmicas e expresses geogrficas dos territrios indgenas no Brasil. O principal problema desta pesquisa a questo da escala, mas no apenas em relao necessidade de mapeamentos multiescalares em termos cartogrficos. O principal desafio est relacionado s distintas escalas de compreenso de mundo, da terra, do espao e dos significados da relao entre as sociedades humanas e o meio-ambiente para mais de 305 diferentes etnias indgenas que habitam o Brasil hoje. Os processos de mapeamento destes territrios um grande desafio. Recentemente, diversas instituies, em concordncia, co-operao ou sob demanda das lideranas indgenas, esto desenvolvendo tcnicas e mtodos para produzir mapas de territrios indgenas. Diversos so os motivos destes processos de mapeamento. Surgem mapas de recursos naturais, delimitao territorial, espaos sagrados, reas de conflito e diversos outros temas, cada atrelado diretamente ao interesse poltico do mapeamento. Apresenta-se neste ensaio o estudo de caso do mapeamento da Terra Indgena Pankar da Serra do Arapu, no Serto Pernambucano, demonstrando detalhes de como garantir a representao comunitria no processo de mapeamento sem perder o rigor cartogrfico de propores e escalas. Desta forma, os processos de mapeamento de territrios indgenas tm se expressado cada vez mais como um importante instrumento de dilogo entre diferentes formas de se pensar o espao.

Abstract
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

This is a study of the mapping processes of geographical dynamics and expressions of indigenous territories in Brazil. The main issue of this research is the question of scale, but not only in relation to the need for multi-scalar mappings in mapmaking. The main challenge is related to the different scales of subjectively understanding the world, earth, space, and the meaning of the relationship between human societies and the environment for over 305 different indigenous ethnies that inhabit Brazil today. The process of mapping these territories is a hard task. Recently, several institutions, in agreement, co-operation or on demand of the indigenous leaders are developing techniques and methods for producing maps of indigenous territories. These mapping processes are guided by several motives and provide the arise of maps of natural resources, territorial delimitation, sacred spaces, areas of conflict and various other topics, each one tied directly to the political interests of the mapmakers. This paper presents the mapmaking of the Indigenous Land of Pankar da Serra do Arapu in Pernambuco, showing details of how to ensure community representation in the mapping process without losing the rigor of cartographic proportions and scales. These mapping initiatives have increasingly expressed itself as important tools for dialogue between different ways of thinking about space Palavras-chave Mapeamento SIG Territrios Indgenas Terras Indgenas Key-words Mapping GIS Indigenous Territories Indigenous Land Eixo temtico eixo 5 - Comunidades Tradicionais, Resistncia/Recriao Camponesa e Introduo Para abordar o tema proposto nesta pesquisa, foram levantadas referncias bibliogrficas de levantamentos cartogrficos e etnogrficos recentes em territrios indgenas, tendo como contraponto e eixo de anlise central, as experincias de mapeamento com povos indgenas vivenciadas pelo autor durante seus 7 anos de trabalho neste tema. A principal experincia de mapeamento que ir servir de base de anlise deste estudo o processo mapeamento
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

feito pelos Pankar da Serra do Arapu no Serto de Pernambuco. Neste estudo o autor realizou os estudos ambientais junto com as lideranas indgenas e com a equipe que compunha o Grupo de Trabalho de Identificao e Delimitao da Terra Indgena Pankar da Serra do Arapu, institudo pela portaria presidencial da Fundao Nacional do ndio (FUNAI) N 1.014 de 4/09/2009, contando com uma antroploga, coordenadora, Caroline Leal Farias de Mendona e mais duas pesquisadoras, Lara Erendira de Andrade, antroploga e Aline Miranda Barbosa, gegrafa.

Objetivos Apresentar a singularidade da interpretao subjetiva do espao ao se tratar de um processo de mapeamento em territrios indgenas. Demonstrar um caminho para se fazer o mapeamento de territrios indgenas a partir do estudo de caso da Terra Indgena Pankar da Serra do Arapu. Referencial terico um desafio terico deste tema a definio dentro do campo disciplinar da Geografia sobre bases conceituais para estudar as expresses e dinmicas dos territrios indgenas, j que a Antropologia um campo concentrador do assunto na academia e a Geografia historicamente se demonstrou omissa das discusses no que tange s populaes indgenas. Outros questionamentos tericos so: o que territrio indgena no Brasil? Como cada etnia concebe a noo de uso e dominao sobre o espao? Qual a diferena de um territrio indgena para um territrio de outra populao de ocupao tradicional? Quais so as principais diferenas entre concepes estadistas de territrio e as concepes de territrios de uso tradicional? No se pretende chegar a estas respostas neste breve ensaio, porm estas perguntas ainda sem muitas referncias tericas dentro do campo da Geografia demonstram a rasa produo dentro deste campo de pesquisa que est cada vez mais ganhando espao dentro dos centros de discusso sobre o tema, como demonstra Sandoval Amparo (2007). A antropologia tem vasta produo sobre esta temtica (por exemplo,
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Oliveira, 1998, entre muitos outros), porm, sem aprofundamento sobre o que tange cincia geogrfica enquanto a busca por identificar e analisar elementos que expliquem a ordem espacial (como prope Gomes, 2009, sobre o ponto central da geografia) da ocupao indgena. Alguns conceitos e mtodos da geografia so potencialmente adequados para tratar das questes ambientais dos estudos etnogrficos. A grande vantagem da Geografia a facilidade em conjugar estudos fsico-ambientais s anlises polticosociais e etnogrficas a partir do estudo do espao, conceito chave da geografia. Nesta vertente da inovao geogrfica sobre a territorialidade indgena, podem-se identificar produes recentes que esto transgredindo estas barreiras e aproximando a geografia da questo indgena, como os estudos de Tomas Paoliello Pacheco de Oliveira (2013), apresentando uma releitura histrico-geogrfica da ocupao indgena no Serto Pernambucano na regio de Mirandiba, ou Maria Lcia Cereda Gomide (2011), que traz tona conceitos geogrficos, de territrio e territorialidade, fazendo correlaes com autores da antropologia para estudar as formas singulares de apropriao do espao para os ndios Xavante no Mato Grosso. H muitos outros recentes trabalhos na geografia que esto abordando esta demanda e a tendncia que se propaguem cada vez mais. A justificativa deste estudo se define pela recente e cada vez mais crescente emergncia de processos de mapeamento de territrios indgenas. Diversos so os motivos que do origem a estes processos de mapeamento e o carter poltico destas iniciativas so tambm diversos. So mais diversas ainda, as distintas concepes, formas de uso e relaes simblicas como 305 etnias indgenas, falantes de 274 idiomas (IBGE, 2010) fazem uso do espao no Brasil hoje. Estima-se que as tcnicas e mtodos de coleta e processamento das informaes cartogrficas nestes processos de mapeamento esto associados ao carter e interesses polticos dos promotores, s fontes e ao montante de recursos destinados a estes processos. As recentes iniciativas de cartografias sociais e mapeamentos participativos tm se mostrado como ferramentas muito importantes para o empoderamento social associado a reivindicaes de territrios tradicionais, preservao e manejo de recursos naturais (Acselrad, 2008). Barbara Deutsch Lynch (1996) interpreta a dificuldade da implementao destas formas de mapeamento como uma resistncia exercida pelo atual contexto de liberalizao das economias nacionais e de avano das fronteiras de expanso do capital de
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

mercado. Desta forma, as anlises cartogrficas puramente fsico-geogrficas atendem aos interesses dos Estados, produzindo justificativas para passar por cima dos interesses das organizaes sociais locais em prol do desenvolvimento econmico. Estudos como Correia (2007), Little (2006), Bavaresco (2009), entre outros, discutem a aplicao destas novas ferramentas de Etnomapeamento e SIG para gesto de Terras Indgenas e serviro como base terica para o presente estudo. Representar cartograficamente o espao segundo as concepes indgenas 1 no uma tarefa fcil. Principalmente porque os mapas como os conhecemos no so uma criao da cosmologia indgena, mas sim uma criao ocidental com base em um sistema matemtico de origem cartesiana. H diversas formas de se fazer um mapa. Turnbull (1943) defende que se deve ser cuidadoso para no confundir a centralidade dos mapas cartesianos como sendo a nica forma se fazer mapas.

Podemos perceber esta multidimensionalidade do espao a partir de uma passagem do estudo de Pedro de Niemeyer Cesarino (2011), quando apresenta o uma representao grfica do vei-vai (caminho morte), que pode ser considerado um mapa 2. Este desenhomapa elaborado pelo paj Antonio Brasil Tekpapa, um paj informante para a pesquisa de Cesarino, representa o espao transitado por um vak, duplo da pessoa Marubo, aps a morte. Elementos e conhecimentos como os representados neste desenho-mapa, constituem bases cosmolgicas influentes na reproduo fsica e social do grupo. Porm, praticamente incompatvel realizar um mapeamento de acordo com a cosmologia de um grupo indgena a partir das normas cartogrficas clssicas de representao do espao bi ou tridimensional, visto que o espao Marubo, por exemplo, tem muito mais do que trs dimenses, onde os duplos das pessoas vivem, transitam, adoecem, se curam, trazem ensinamentos, etc.

Ressalto em primeira instncia que vou me retratar concepes indgenas como uma generalizao perigosa dentre a realidade de que pelo menos no Brasil h mais de 300 etnias indgenas que diferem entre diversas concepes, porm todas apresentam uma forma de organizao social e produtiva mais similares entre si do que em comparao com a forma que costuma-se a chamar de ocidental, embora esta outra categoria seja igualmente generalizada e no especfica. 2 Mesmo que apresentado por Cesarino como um desenho.
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Partindo deste patamar celeste (maloca inferior) at a Morada do Cu-Morte (extremidade superior), Tekpapa desenhou com canetas hidrocor os diversos obstculos que povoam o caminho, tais como as frutasmorte (nas beiras), o sangue-morte (em vermelho, no centro), os espectrosmorte (sentados na beira do incio do caminho), Coruja-Morte (com arco e flecha, esquerda), Macaco Preto-Morte e Txao-Morte, direita, ladeando uma maloca cercada pelas urtigasmorte. Tekpapa no desenha o final do caminho, suas bifurcaes e seus guardies que indicam os trajetos ao recm-chegado (Cesarino, 2011).

Figura 1 Antonio Brasil Tekpapa, Vei Vai, 2005 (in Cesarino, 2011)
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Em seminrio sobre cartografias sociais realizado no Rio de Janeiro pelo ETTERN, IPPUR, UFRJ em 2010, Martin Vidal (liderana indgena Ukawesx Nasa Cxab de Caldono, Colmbia) se refere esta questo da multidimensionalidade do espao indgena e as representaes cartogrficas. Para Vidal, a cartografia tradicional serve aos povos indgenas como instrumento de dilogo e luta com a sociedade envolvente, para reivindicao e validao de direitos territoriais, porm no serve s dinmicas internas da organizao social e cosmolgica dos grupos indgenas, devido a um grande distanciamento epistemolgico. Ainda nesta perspectiva, possvel concordar com Wohling (2009) ao estudar o problema das escalas para o conhecimento indgena: ... local knowledge is bounded both physically in time and space by a groups physical landscape and metaphorically by culture (Wohling, 2009). Traduzindo-se por: O conhecimento local ao mesmo tempo definido fisicamente pelo tempo e espao e metaforicamente pela cultura. Metodologia Como exemplo emprico para este estudo, ser apresentado o mtodo de mapeamento realizado pelos ndios Pankar, durante o processo de estudo de identificao e delimitao da Terra Indgena Pankar da Serra do Arapu. A forma como so feitos estes mapas por meio de oficinas. Nestas oficinas, se unem caadores, agricultores, ancios, professores, pajs e todo tipo de gente que faz parte da comunidade, junto com tcnicos e pesquisadores cartgrafos, ambientalistas e antroplogos, que conhecem a forma oficial de se fazer mapas. Neste momento, os pesquisadores e tcnicos ensinam comunidade como se faz um mapa e a comunidade ensina para os tcnicos e pesquisadores como eles usam suas terras e onde elas esto localizadas. A equipe tcnica j tinha algumas idias de resultados pretendidos e algumas consideraes metodolgicas, mas os caminhos e as tcnicas foram definidos ao decorrer de interaes entre a equipe tcnica e os representantes indgenas ao longo dos trabalhos de campo. Para se chegar compreenso dos espaos imprescindveis reproduo fsica e cultural do povo Pankar foram realizados processos de mapeamento em trs momentos. O primeiro ocorreu antes do incio dos estudos de identificao e delimitao, quando os Pankar j haviam desenhado mapas mentais ou mapas micos com apoio do Centro de Cultura Luiz
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Freire, uma ONG que atua bastante no serto pernambucano. Aps anlises e discusses com os Pankar sobre os mapas micos que eles j haviam produzido, optou-se por preparar mapas com uma imagem do satlite landsat 7, impressa em tons claros (para possibilitar o desenho com lpis de cor por cima da imagem de satlite) contendo os dados coletados por GPS de estradas e aldeias, para que os indgenas pudessem se localizar na carta imagem. Neste momento considera-se a mais efetiva forma de troca de conhecimentos entre o conhecimento tcnico e o conhecimento indgena. Desta forma foi realizado o segundo momento do mapeamento, quando houve a representao das informaes locais diretamente sobre bases cartogrficas em escala compatvel com a representao do territrio inteiro em prancha A2. No terceiro momento foi realizado um mapeamento sobre bases cartogrficas em escala mais detalhada, para se conhecer com detalhes a ocupao territorial do povo Pankar. Na primeira reunio da equipe tcnica com os ndios Pankar foram apresentadas as intenes e a metodologia para a realizao da oficina. Os presentes aceitaram a prtica e definiram alguns nomes de indgenas distribudos por todas as aldeias Pankar pra garantir a representao de todos os integrantes. Em todos os momentos ficou claro que esta sugesto de nomes era apenas para no deixar de estarem presentes representantes indgenas de todas as aldeias, mas as oficinas eram abertas a qualquer indgena que quisesse participar. Para a sugesto dos nomes os presentes na reunio se organizaram por ncleos, uma organizao que j existia entre o grupo por conta das atividades das escolas indgenas. Cada ncleo definiu a sugesto de nomes, cada um segundo critrios definidos na hora como para no faltar a participao dos mais velhos, pensando nas pessoas que contribuem com as lutas, para no faltar a participao de todas as famlias, ou pensando diretamente nos temas dos mapas. Aps aprovada a idia da oficina e a definio dos nomes, foi agendado o incio da oficina de cartografia social para trs dias depois, para dar tempo de avisar e mobilizar as comunidades para a participao. O local escolhido para a realizao foi a escola da aldeia Amarrap, por ser uma das mais espaosas e por estar localizada no centro do territrio a ser mapeado, facilitando a locomoo dos participantes.

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

A oficina comeou com a discusso sobre os temas a serem mapeados. Em seguida, houve a separao dos participantes em cada grupo temtico para os quatro mapas definidos. Aps a definio dos temas a serem mapeados, houve uma validao dos elementos identificados por cada grupo para que todos os integrantes pudessem sugerir e corroborar com as categorias definidas para todos os mapas. Depois de revisadas as informaes por todos os participantes, foram feitos os desenhos sobre os mapas. Foram elaborados quatro mapas com os seguintes temas: Mapa das famlias e migraes, contendo os principais troncos de ascendncia e os fluxos migratrios das famlias; Mapa dos espaos sagrados e rituais, contendo as reas relevantes para a manuteno das prticas rituais do grupo; Mapa do uso do solo, contendo as reas de manejo e preservao, os recursos naturais indispensveis para a sobrevivncia do grupo, as reas de caa e coleta e as reas de produo agrcola e de criaes; Mapa de servios, contendo os postos de sade, escolas, estradas e diversos outros tipos de infra-estrutura existente no territrio Pankar. Os resultados foram muito satisfatrios no mapeamento dos locais sagrados para o povo Pankar (nomeado por Mapa Sagrado) e tambm no mapeamento dos servios encontrados na serra (nomeado por Mapa de Servios). J o mapa das reas de produo e extrativismo do povo Pankar (nomeado por Mapa Fontes de Vida), teve um resultado muito expressivo no alto da Serra, porm apareceram poucos detalhes nas reas de serto. Aps todos os mapas desenhados, houve uma nova apresentao de cada grupo e iniciou-se a discusso da delimitao da rea reivindicada pelos Pankar, baseada nas informaes de todos os quatro mapas. Para facilitar esta discusso, fo i utilizado o software Google Earth projetado na parede por um projetor data-show, possibilitando a anlise multi-escalar pela ferramenta zoom. Desta forma iniciou-se o dilogo para que nenhum elemento imprescindvel para o grupo ficasse fora da rea a ser demarcada. A discusso sobre a proposta de limites nesta etapa de mapeamento foi muito importante, porm no se chegou a consensos, visto que ainda havia muita coisa para ser discutida para se definir os limites do territrio reivindicado. A terceira fase de mapeamento foi baseada em oficinas de cartografia social para complementar as informaes ambientais sobre o grupo e buscar um consenso de qual a
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

rea realmente utilizada pelo povo indgena Pankar para garantir a sustentabilidade fsica e social do grupo. O objetivo principal era saber at aonde se estende a rea de uso dos Pankar em relao aos sertes no entorno da serra. Neste momento optou-se por trabalhar com uma escala mais detalhada para se obter maior riqueza de detalhes em relao aos tipos de uso de cada rea. Os resultados apresentaram uma quantidade enorme de informaes. Os mapas base preparados para estas oficinas tiveram como fundo, imagens do satlite SPOT, de maior resoluo espacial do que as Landsat utilizadas anteriormente. Outro fator que colaborou para a melhora no detalhe dos mapas base foi o cruzamento com a base vetorial da carta de 1:100.000, SC-24-X-A-I, cedida pela Diretoria de Servio Geogrfico do Exrcito (DSG), em acordo de cooperao com a FUNAI. Para no haver perda de detalhamento das imagens e para possibilitar um estudo aprofundado sobre cada regio, foram gerados oito mapas em escalas variadas para atender a necessidade de representao de toda a rea que compe o territrio Pankar. O critrio para o enquadramento das impresses foi a eqidistncia sobre a distribuio espacial das aldeias conforme a regionalizao criada pelos professores indgenas para gerenciar as escolas Pankar. Esta regionalizao estabelece cinco ncleos que dividem a serra levando em considerao as relaes de parentesco associadas composio geomorfolgica da Serra do Arapu. Para cada ncleo foi gerada uma carta-imagem. Para o ncleo 5, que tem extenso territorial muito ampla, foram geradas 4 cartas-imagem. Somando-se a um mapa em menor escala para a representao da totalidade da Serra do Arapu e adjacncias, totalizaram-se 9 mapas para servir como base para estas oficinas. Para facilitar a edio dos mapas elaborados pelos indgenas, optou-se por realizar os mapeamentos participativos com ferramenta de over-layers. Para isto, foram utilizadas trs folhas de plstico por cima da imagem, desenhando sobre elas com caneta permanente a base de lcool. No primeiro layer foram adicionadas as aldeias que no estavam representadas no mapa base e tambm adicionadas as grotas e riachos que no constavam na base cartogrfica da DSG que fora sobreposta imagem de satlite para a composio da carta-imagem. Aps as correes dos dados que j havia na carta-imagem, foram
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

nomeados os riachos, grotas, lagoas e audes e foram identificadas todas as nascentes de gua classificadas por olhos dgua e cacimbas. No segundo layer foram representadas as reas de roa e as reas de criao, assim como a identificao de que tipo de criao havia em quais reas. Para cada espcie de animal foi criada uma legenda e cada rea identificada era discriminada se estava cercada ou no. No terceiro layer, foram representadas as reas das matas utilizadas pelo grupo e tambm onde ocorrem os principais recursos de extrativismo e caa. Para se alcanar uma padronizao nas informaes de cada mapa, as legendas e as formas de organizao dos dados foram elaboradas junto ao primeiro grupo com quem foram feitas as oficinas. Neste caso, os integrantes do ncleo 1 inventaram as principais legendas que foram utilizadas pelos outros grupos para a confeco dos mapas. Algumas variaes surgiram devido necessidade dos outros ncleos representarem informaes de diferentes elementos que existem entre os ncleos. Neste momento das oficinas foi levantada uma quantidade enorme de dados sobre os usos do territrio Pankar. Foram identificadas nos mapas a localizao de cada roa, cada rea de criao, cada nascente de gua, as reas de matas preservadas e as reas de extrativismo e de caa. Aps a realizao das oficinas, houve uma reunio geral da equipe tcnica com o povo Pankar para a apresentao dos resultados das pesquisas ambientais e antropolgicas e discusso com as lideranas sobre os encaminhamentos para a resoluo da proposta de limites da Terra Indgena. Resultados Dentre diversas experincias de mapeamentos de territrios indgenas estudadas, foi possvel destacar trs nveis de complexidade em relao ao desenvolvimento de tcnicas cartogrficas estabelecidas por estas formas de mapeamento. A produo de mapas mentais, ou mapas micos, foi definida como a melhor forma de se iniciar o dilogo cartogrfico com as comunidades. neste momento que se identifica a forma da comunidade de pensar
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

seu territrio. O ngulo de visada, as despropores de escala de acordo com a importncia diferenciada dada pela comunidade representatividade dos fenmenos e lugares, as cores e desenhos escolhidos para representar cada coisa, dentre outras sutilezas que se pode perceber no trao destes desenhos. Neste momento, os grandes detentores do conhecimento so os desenhistas, que conhecem seus territrios tim tim por tim tim, cada caminho, cada curva de rio, etc. o momento da equipe tcnica ficar muito atenta e apoiar somente na forma de como registrar as informaes para que elas fiquem claras para quem l aquele desenho-mapa. Esta a forma mais utilizada nos mapeamentos em territrios indgenas e apresenta o custo-benefcio mais proveitoso. Visto que para realizar um mapeamento desta forma so necessrios apenas materiais de papelaria e conhecimentos de recursos cartogrficos bsicos e podem apresentar solues em resolues de conflitos e planejamento territorial a partir de dilogos e oficinas de curta ou mdia durao. Considera-se o segundo nvel de complexidade do mapeamento de um territrio indgena, a transposio de dados gerados nos mapas mentais para os mapas cartesianos, quando h a maior interao entre o conhecimento cientfico e o conhecimento local. Neste momento os dados desenhados nos mapas micos, ou mentais, so transpostos para mapas cartesianos previamente montados por cartgrafos, podendo ter como base uma imagem de sensoriamento remoto, hidrografia, hipsometria ou outras bases cartogrficas que permitam a comunidade se localizar. A escolha das bases cartogrficas mais apropriadas vai depender das feies fsicas do ambiente mapeado e das principais formas de localizao utilizadas pela comunidade mapeada. Empiricamente falando, ao se tratar de um ambiente de plancies fluviais, a hidrografia ser a principal forma, ao se tratar de um ambiente de serra, o relevo ser uma das principais formas de localizao, etc. Estes parmetros no so estticos e podem combinar diversos diferentes fatores. As interpretaes sobre imagens de sensoriamento remoto geralmente so muito produtivas, mas a grande amplitude dimensional dos territrios indgenas pode ser um ponto de limitao para este tipo de anlise. O terceiro nvel de complexidade do mapeamento de um territrio indgena se d na utilizao das ferramentas de Sistemas de Informaes Geogrficas. Os SIGs configuram uma poderosa ferramenta de anlise para gesto territorial. Porm, a vulgarizao do termo
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

e a grande popularizao da produo de mapas geram uma expectativa de se alcanar efetividade em SIGs com poucos recursos e diminuto conhecimento tcnico. Para se elaborar um SIG capaz de armazenar informaes cartogrficas com rigor e qualidade, possibilitando consultas, cruzamentos de dados e anlises para gesto territorial necessrio bastante tempo de trabalho tcnico altamente especializado e de altos custos financeiros em pessoal, equipamentos, softwares, etc. Porm, aps instaurar-se um SIG bem estruturado, com informaes consistentes, os ganhos de tempo e de possibilidades em anlises territoriais justificam os gastos iniciais. O primeiro passo a estruturao de um banco de dados por um analista de sistema que ir delinear a estrutura de organizao dos dados para que as informaes relevantes sejam armazenadas de forma que sejam possveis operaes de consulta e de cruzamento de dados dentro do sistema. O segundo passo a contratao de um programador que far a programao da interface de entrada, consulta e sada de dados do sistema. Depois ser necessria a coleta e alimentao de dados georreferenciados respeitando-se o rigor em relao aos sistemas de projees cartogrficas para possibilitar o cruzamento de dados com a preciso necessria. Este terceiro nvel de complexidade que se pode chegar com o uso do SIG tem alto custo e leva tempo para se concretizar, porm as vantagens e possibilidades de seus usos so duradouras e justificam os bons resultados alcanados em anlises espaciais e gesto territorial. No mapeamento realizado com os Pankar, foram realizados levantamentos cartogrficos consistentes nos dois primeiros nveis de complexidade apresentados. O terceiro nvel foi trabalhado de forma rasa, utilizando-se de instrumentos de anlise utilizados em SIG, como sobreposio de layers, mas no houve sistematizao dos registros levantados em bancos de dados georreferenciados. O principal motivo deste mapeamento era levantar e comprovar a ocupao indgena para fins de processo demarcatrio, o que foi bastante com os procedimentos cartogrficos realizados. Os resultados dos processos de dilogos cartogrficos envolvendo mapeamentos colaborativos, cartografia social, mapeamentos participativos, etc, propiciam o

empoderamento social associado a reivindicaes de territrios tradicionais, preservao e manejo de recursos naturais. As tcnicas elaboradas durante as oficinas de mapeamento com os ndios Pankar demonstraram uma forma de anlise multi-escalar, multi-etria,
VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

multi-representativa e colaborativa, abordando temas relacionados s atividades econmicas-produtivas, conjugados com as simbologias subjetivas do uso realizado pelos ndios Pankar, proporcionando uma anlise de alta complexidade em relao s escalas de mapeamento e s escalas de compreenso da perspectiva indgena de ocupao e ordenamento do territrio. A importncia de se apresentar o mtodo e os procedimentos tcnicos elaborados durante este estudo se deve possibilidade de criarem-se referncias metodolgicas de base para futuros processos de mapeamento que possam vir a defender os direitos territoriais de outros povos indgenas ou contribuir para gesto de territrios indgenas j salvaguardados jurdica e fisicamente. Referncias Bibliogrficas AMPARO, Sandoval dos Santos. Da invisibilidade da questo indgena na geografia: relato de participao no V Simpsio Nacional e I Internacional sobre Espao e Cultura. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Braslia, v.4, n.2, p.253-277, dez. 2007 ACSELRAD, Henri (org). Cartografias Sociais e Territrio. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2008. BAVARESCO, Andria. A. O pj e a cartografia: os mapeamentos participativos como ferramenta pedaggica no dilogo entre saberes ambientais. / Andria Almeida Bavaresco. Dissertao de Mestrado. Centro de Desenvolvimento Sustentvel. Universidade de Braslia, Braslia, 2009. CORREIA, Cloude de Souza, Etnozoneamento, Etnomapeamento e Diagnstico

Etnoambiental: Representaes Cartogrficas E Gesto Territorial Em Terras Indgenas No Estado Do Acre. Tese apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Universidade de Braslia (DAN/UnB) para a obteno do ttulo de Doutor, 2007. FUNDAO NACIONAL DO NDIO, Portaria/PRES n 1.014 de 4/09/2009. GOMES, Paulo Csar da Costa, Um lugar para a Geografia: contra o simples o

banal e o doutrinrio. In: Mendona, F. A., et al. (org) Espao e tempo: complexidade e

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

desafios do pensar e do fazer geogrfico. Curitiba, Associao de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento de Antonina. 2009. GOMIDE, Maria Lucia Cereda, 2011, Territrio no mundo Auwe Xavante, Confins

[Online], 11 | 2011, posto online em 06 Abril 2011. Consultado 15 Abril 2013. URL : http://confins.revues.org/6888 IBGE, Censo 2010: populao indgena de 896,9 mil, tem 305 etnias e fala 274

idiomas, consultado em 2 de julho de 2013. URL: http://censo2010.ibge.gov.br/noticiascenso?view=noticia&id=1&idnoticia=2194&t=censo-2010-populacao-indigena-896-9-miltem-305-etnias-fala-274 OLIVEIRA, Joo Pacheco de (org.). Indigenismo e Territorializao: Poderes,

Rotinas e Saberes Coloniais no Brasil Contemporneo. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria. 1998. OLIVEIRA, Tomas Paoliello Pacheco de. REVITALIZAO TNICA E

DINMICA TERRITORIAL: alternativas contemporneas crise da economia sertaneja. Rio de Janeiro, Contra Capa Livraria. 2013. VIDAL, Marin. Seminrio Cartografias Sociais e Territrio na Amrica Latina.

Mesa 4, Tcnicas e linguagens da representao espacial: o territrio das culturas. IPPUR/UFRJ, Casa da Cincia, 23 de julho de 2010. TURNBULL, David, Maps Are Territories: Science is An Atlas: with a contribution by Hellen Watson with the Yolngu community as yirkala. University if Chicago Prress, 1943. WOHLING, M. The problem of scale in indigenous knowledge: a perspective from

northern Australia. Ecology and Society 14(1): 2009. Consultado em 2 de julho de2013. URL: http://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss1/art1/

VI SIMPSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA - VII SIMPSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRRIA 1a. JORNADA DE GEOGRAFIA DAS GUAS (ISBN 978-85-237-0718-7)

Vous aimerez peut-être aussi