Vous êtes sur la page 1sur 3

Marcos 5:36 A filha de Jairo estava moribunda, ou seja agonizante, quase morta. Em Marcos 5.

22, a bblia relata este fato, onde Jairo busca a soluo em Jesus, o Senhor. No decorrer desta narrativa bblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragdia ou causa impossvel, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor soluo. E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: No temas, cr somente Como podemos aprender com esta experincia Introduo: Jairo, principal homem da sinagoga, se apresenta diante de Jesus, reconhecendo sua soberania, e humilhado pede a soluo de algo terrvel que acontecia. Sua filhe estava moribunda, ou seja agonizante, quase morta. Em Marcos 5.22, a bblia relata este fato, onde Jairo busca a soluo em Jesus, o Senhor. No decorrer desta narrativa bblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragdia ou causa impossvel, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor soluo. 1. Deus quem escolhe os mtodos. Jairo se apresentou diante de Jesus, de uma forma aparentemente correta. Ele se prostrou, se humilhou , clamou e creu. Porm Jairo se excedeu em escolher qual a forma que Jesus deveria usar para realizar o milagre. Erramos muitas vezes. Agimos como prepotentes, pois em situao trgica e desesperadora, esquecemos que somos incapazes de solucionar o problema, mas oramos e imaginamos a maneira que cremos e a maneira que queremos que Deus aja. As vezes, temos problemas financeiros e temos a idia para solucionar, e somente pedimos que Deus endosse nossa idia. Isso acontece tambm com relacionamentos pessoais, amorosos, e qualquer outro tipo de calamidade. Naam agiu assim quando imaginou que Eliseu estaria de p diante dele, estendendo as mos e orando por seu problema. Para sua alegre decepo, Eliseu o mandou mergulhar 7 vezes no rio Jordo, para que fosse curado de sua lepra. Jairo estava certo em se humilhar e clamar ao Senhor (2 Cr 7.14), mas errado em escolher de que forma o Senhor haveria de curar a sua filha.

2. O tempo de Deus diferente do nosso tempo Jairo havia se apresentado diante de Jesus, e implorando uma soluo rpida, afinal sua filha estava moribunda. Moribunda significa agonizante quase morta. Imagino eu a corao de um pai aflito, ao ver sua filha morrendo rapidamente e a ltima esperana um milagre de Jesus. Porm Jesus no precisa se apressar; Ele Deus. Jesus ouviu o clamor de Jairo, mas no se desesperou. Calmamente continuou sua caminhada, atendendo as multides que o cercavam. Embora a filha de Jairo estivesse moribunda, Jesus ainda haveria de curar outras pessoas no caminho. Uma delas foi a mulher do fluxo de sangue. (Mc 5.29) Imagine se Jesus dissesse s multides: Senhores, no posso atend-los. Tenho que correr para atender a filha de Jairo, afinal ele um bom homem, e se humilhou e clamou da maneira certa. Jesus no precisa disso, ele o senhor do tempo. Jesus calmamente continuou sua caminhada, e no tempo solucionou o problema da filha de Jairo. 3. Satans faz de tudo para nos fazer desistir Jairo era um homem perseverante. Aps ver a calma de Jesus, ele poderia ter dito: - Vou procurar outra soluo, esse Jesus muito lento. Mas ele continuou ao lado de Cristo, pois sabia, se Deus no curasse sua filha ningum poderia curar. Satans certamente viu a perseverana deste homem, e usou de seus mtodos para faz-lo desistir. Enviou seus amigos, alguns dos principais da sinagoga, para trazer a trgica notcia: SUA FILHA MORREU! Satans costuma lanar em nosso rosto, nossos fracassos, tentando-nos fazer frustrar. Muitos realmente se frustram, desistem, abandonam a caminhada. Jairo pode at ter pensado em desistir, mas ao lado dele estava Jesus (alis, ele estava ao lado de Jesus). Por isso teve o privilgio de ouvir a maravilhosa palavra de Deus: A menina no est morta, mas dorme.

Observe que Jesus disse isso aos amigos de Jairo, e no a ele. Talvez a f de Jairo no permitisse que ele desistisse. Para Jairo, Jesus s disse: No temas, cr somente. Jairo, no fique preocupado, no tenha medo, apenas creia em mim. Se Jairo tivesse acreditado na morte de sua filha, por que Jesus teria dito no temas. O que Jairo temeria, se sua filha j estivesse morta? 4. Deus no se interessa em agir no meio de falsos sentimentalistas Ao chegar na casa de Jairo, Jesus encontra um grupo de pranteadores. Naquela poca era comum pessoas serem pagas para chorar e prantear quando algum morresse. Esse grupo estava l, pranteando a morte da menina, mas mo sabiam que no receberiam o pagamento de seu servio, afinal a menina dormia apenas. Jesus disse para eles: podem parar de chorar, pois a menina no morreu. Eles imediatamente pararam de chorar, e passaram a dar risadas. No de alegria, mas sim de escrnio das palavras do Mestre. Muitas vezes estamos rodeados de falsos sentimentalistas, que nos impedem de receber nossa beno. Eles nos rodeiam, e at oram ao nosso lado. So como o amigo de J, nos enchendo de suas idias pessoais, de suas palavras de consolo, mas sem ter uma idia sequer do que Deus estaria fazendo. So bons amigos, mas sem intimidade com Deus. No servem para compartilhar os milagres de Deus conosco. Jesus afastou o bando de pranteadores, e entrou na casa de Jairo, acompanhado apenas de seus discpulos mais ntimos, alm de Jairo e sua esposa. Muitas vezes esperamos a soluo e resposta de Deus na igreja, nos retiros espirituais, mas esquecemos que Deus tambm abenoa dentro de nossa casa, nosso lar. Deus quer agir dentro de sua casa! Dentro de sua vida! 5. No h impossvel para Deus Agora Jesus olha para a menina, e ao ver deitada Ele diz: Menina, levanta-te. Imediatamente a menina levantou e comeou a andar. Se voc cr somente em Deus, no temas, Ele Deus do impossvel, e mesmo que a morte pessoalmente tenha chegado, Ele d vida, com apenas uma palavra. Deus o abenoe

Vous aimerez peut-être aussi