Vous êtes sur la page 1sur 7

CONCEITO

Para o ano letivo 2012/2013, tenciona-se conceber um projeto artstico de carcter inovador dentro do formato das atividades de enriquecimento curricular. O propsito no mais do que aproveitar os recursos que j existem na escola e a relao prxima entre as diferentes expresses mas agora, de modo oficial e sistematizado. Assim, o projectoD (companhia responsvel pelo projeto de Expresso Dramtica desde o passado ano letivo nas E.B. 1s da Solum e da Solum Sul), a Expresso Musical e a Expresso Plstica, tencionam conceber um projeto nico: partindo de uma temtica comum, cada atividade desenvolver as ideias de acordo com as suas ferramentas especficas, espelhando-se nas restantes, quer em forma de trabalhos coletivos (envolvendo todas as turmas ou parte delas), quer em cooperao (desafiando por exemplo, a turma de plstica a dar continuidade a uma proposta que tenha surgido na atividade dramtica ou musical, ou viceversa). Para alm das aulas nas reas identificadas, tenciona-se convidar as restantes Aces a colaborar na execuo das suas ideias, envolver professores e Encarregados de Educao, convidar profissionais de relevo tendo em conta a temtica selecionada.

PLANO DE ACTIVIDADES

Durante o ano letivo, o plano de atividades prev: Convidar os Encarregados de Educao a estar presentes em aulas das atividades de referncia; Criar um exerccio que envolva todas as atividades; Convidar a comunidade escolar a participar no processo criativo; Lanar desafios-escola no final do 1 e do 3 perodos, envolvendo toda a comunidade escolar; Assistir a pelo menos, um concerto, um espetculo de teatro ou dana e visitar uma exposio na cidade; Convidar pessoas de relevo na rea temtica a que nos propomos e que enriqueam o percurso criativo de cada uma das turmas.

ACTIVIDADES E PARCERIAS projectoD Partindo do seu projeto de criao e pedagogia artsticas, surge novamente a oportunidade de se aliar programao pedaggica do CASPAE 10. Desde a sua formao que o projectoD se estruturou como uma companhia sem casa: os seus espectculos, oficinas, aulas regulares, leituras dramatizadas, entre outras iniciativas fazem parte da programao de diversos espaos e o Centro Escolar da Solum ser mais um desses espaos de referncia. No prximo ano, a companhia fica responsvel pela definio temtica do novo Projeto Artstico do Centro Escolar da Solum, numa relao prxima com os seus processos criativos, descobrindo e testando novos mundos e novas possibilidades.

Expresso Dramtica Depois de caminhos infindveis, formas (quase) impossveis, labirintos de ideias e espelhos que afinal so portas, continuamos dispostos a inventar com um p na imaginao e outro fixo na realidade Descobrimos histrias e maneiras de as contar, transformamos o corpo e encontramos formas de inventar, convidando os meninos a descobrir o nosso Mundo e a imaginar outros tantos.

Expresso Musical

Musicalizar a criana, (Brescia, 2003) baseia-se em despertar a expresso espontnea, sensibilizar e desenvolver aquilo que ela j capaz de fazer oferecendo-lhe novas ferramentas. A criana um ser sincrtico, ou seja, a sua percepo do mundo multidimensional e simultnea. Vive intensamente cada descoberta, colocando-se por inteiro em cada situao. Desta forma, a msica em conjunto com as outras formas de expresso artstica proporcionam-lhe ferramentas para desenvolver as suas capacidades musicais e o seu pensamento crtico face arte e vida em geral.

Expresso Plstica

A expresso plstica no 1. Ciclo encerra em si uma srie de componentes de extrema importncia que promovem o desenvolvimento da imaginao, da criatividade, da destreza manual e da descoberta. No que diz respeito s Atividades de Enriquecimento Curricular na E.B. Sol um Sul, a expresso plstica ir permitir a possibilidade da criana se exprimir de forma pessoal e desenvolver o prazer da realizao de experincias diversas, bem como a capacidade para a criana de se reconhecer melhor e entender melhor o outro. Para alm disso consideramos que na expresso plstica a criana desenvolve a sua sensibilidade e imaginrio por meio de diferentes tcnicas artsticas. O fato deste projeto pedaggico permitir a envolvncia de outras disciplinas e reas disciplinares, faz-nos crer que ir promover uma transferncia e partilha de saberes, bastante enriquecedora.

Contactos projectoD geral.projectod@gmail.com http://www.facebook.com/pages/Projecto-d/144424185618706?fref=ts 91 933 733 9

Vous aimerez peut-être aussi