Vous êtes sur la page 1sur 18

PROVA DE PORTUGUS COMENTADA: concurso Banco do Brasil.

Prova aplicada dia 20/03/2011


OBSERVAES GERAIS SOBRE AS QUESTES DA PROVA DO BANCO DO BRASIL APLICADA EM 20/03/2011

IMPORTANTE:

envie-nos um e-mail caso precise de informaes mais detalhadas sobre as questes a seguir.

Os comentrios a seguir fazem referncia ao caderno de prova tipo 5

Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 baseiam-se no texto seguinte.

A economia do Nordeste beneficiou-se, principalmente, de um modelo econmico que priorizou a demanda. A expanso dos programas sociais e, sobretudo, o aumento do salrio mnimo tiveram sobre a regio um impacto bem maior do que no restante do pas. A economista Tnia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lembra que metade das famlias que ganham um salrio mnimo se encontra no Nordeste. A populao nordestina tambm absorve 55% do oramento destinado ao Bolsa Famlia. "Pela estrutura de renda da regio, mais baixa que no resto do pas, o efeito das polticas que mexeram com a renda foi maior aqui. O aumento dessas receitas impulsionou o consumo e atraiu investimentos, especialmente dos grandes grupos de alimentos, bebidas, varejistas e distribuio de alimentos." Investimentos em infraestrutura, como a duplicao da BR-101, a transposio do rio So Francisco e a construo da ferrovia Transnordestina injetaram bilhes na economia e ajudaram a dinamizar a construo civil, assim como os investimentos da Petrobras que asseguraram indstria naval a demanda necessria para voltar a investir depois de mais de uma dcada sem produzir um nico navio. A interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste, especialmente nas cidades mdias. o caso de Caruaru, um dos municpios que mais crescem na regio. Nos ltimos anos, a "Princesa do Agreste", mais conhecida por suas confeces e pelas feiras que movimentam milhes de reais, atraiu estudantes e professores de todos os lugares e observou uma profunda transformao em seus hbitos. A outra face do "novo Nordeste" est no campo. Nas reas de Cerrado, como no oeste da Bahia e no sul do Maranho, o agronegcio avana e transforma chapades em imensas propriedades produtoras de soja. No Semirido, onde as condies so bem menos favorveis, o aumento dos recursos destinados a financiar a agricultura familiar e o empreendedorismo dos pequenos ajudam a mudar a vida das pessoas. o que se observa em Picos, polo produtor de mel e caju no serto do Piau.

(Gerson de Freitas Jr., Carta Capital, 15 de dezembro de 2010, p. 24, com adaptaes)

QUESTO 1 De acordo com o texto, o aumento da demanda no Nordeste se deu, principalmente, (A) em consequncia dos recursos trazidos pelos programas sociais e pelo aumento do salrio mnimo. (B) em razo do estabelecimento na regio de diversos distribuidores de alimentos e de bebidas. (C) pela transformao de reas antes pouco aproveitveis em produtoras de gros, como a soja. (D) pelas mudanas ocorridas em cidades mdias, que se tornaram polos de desenvolvimento tecnolgico. (E) devido ao fato de que a maior parte da populao nordestina recebe apenas o salrio mnimo. Comentrio: Questo

de

interpretao.

Como se observa no texto, especificamente no primeiro pargrafo, o que gerou o aumento da demanda no Nordeste foram os recursos vindos dos programas sociais e o aumento do salrio mnino - a alternativa (A) est correta. Veja: "A economia do Nordeste beneficiou-se, principalmente, de um modelo econmico que priorizou a demanda. A expanso dos programas sociais e, sobretudo, o aumento do salrio mnimo tiveram sobre a regio um impacto bem maior do que no restante do pas." Esse aumento da demana gerou outras coisas, como o que foi apresentado na alternativa (B). O que est nas alternativas (C) e (D) diz respeito a outros espectos relacionados ao desenvolvimento da regio Nordeste, e no necessariamente ao aumento da demanda. E o que se apresenta na alternativa (E) um que fato que no tem qualquer relao com o aumento da demanda.

QUESTO 2 A interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do o Nordeste... (3 pargrafo) O (A) (B) (C) (D) mesmo A ... tipo outra onde ... ... de complemento grifado acima est na frase:

face do "novo as condies so que mexeram que mais

Nordeste" est no campo. bem menos favorveis ... com a renda ... crescem na regio.

(E)

...

que

movimentam

milhes

de

reais

...

Comentrio: Questo de sintaxe, de anlise dos termos da orao. Vejamos a anlise do perodo do enunciado: A interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos tambm mudam a cara do Nordeste. Esse perodo tem o verbo "mudam", que um verbo transitivo direto (VTD): esse verbo deve ter um sujeito e um objeto direto.

"A interiorizao das universidades federais e a criao de novos institutos tecnolgicos" = sujeito

"a cara do Nordeste" = objeto direto. --> "mudam" o qu? Resposta: "a cara do Nordeste". A resposta para a pergunta "o qu?" feita ao verbo o objeto direto. Vejamos cada alternativa:

(A) A outra face do "novo Nordeste" est no campo.


"A outra face do "novo Nordeste" = sujeito "est" = verbo intransitivo "no campo" = adjunto adverbial de lugar

(B) ...onde as condies so bem menos favorveis...


"as condies" = sujeito "so" = verbo de ligao "favorveis" = predicativo do sujeito

(C) ...que mexeram com a renda...


"mexeram" = verbo transitivo indireto sujeito = "polticas" (veja no texto que o sujeito est explcito na sentena) "com a renda" = objeto indireto --> "mexeram" com o qu? Resposta: "com a renda..." A resposta para a pergunta "com o qu?" feita ao verbo o objeto indireto. (D) ...que mais crescem na regio.

"crescem" = verbo intransitivo "na regio" = adjunto adverbial de lugar

(E) ... que movimentam milhes de reais...

"movimentam" = verbo transitivo direto

"confeces" e "feiras" = sujeito "milhes de reais" = objeto direto. "movimentam" o qu? Resposta: "milhes de reais..." A resposta para a pergunta "o qu?" feita ao verbo o objeto direto.

QUESTO Considere

as

afirmativas

3 seguintes:

I - As aspas que aparecem no 1o pargrafo isolam um trecho que reproduz as palavras da economista citada. II - Na expresso "Princesa do Agreste" (3o pargrafo) as aspas assinalam a forma como conhecida popularmente a cidade de Caruaru. III - Em A outra face do "novo Nordeste" (4o pargrafo), as aspas chamam a ateno para o que dito no texto sobre o atual desenvolvimento observado em toda a economia nordestina. Est (A) (B) (C) (D) (E) correto II I, I, III, e o e II que III, e consta em apenas. III. apenas. apenas. apenas.

II,

Comentrio: Questo sobre pontuao, especificamente sobre o uso de aspas. O que se afirma nas trs frases est correto. Em I, afirma-se que o uso das aspas foi feito para indicar que as palavras so de outra pessoa, e no do autor do texto, isto , uma citao. isso que realmente ocorre no final do primeiro pargrafo. Em II, afirma-se que o uso das aspas foi feito para indicar uma expresso popular. A expresso "Princesa do Agreste" uma expresso popularmente conhecida como referente cidade de Caruaru. Em III, afirma-se que o uso das aspas foi feito para realar uma expresso: novo Nordeste. Essa expresso refere-se, de fato, ao atual cenrio nordestino, em que se verifica um desenvolvimento econmico. Afirmar que desenvolvimento foi observado em toda economia nordestina est correto, pois no foi observado desenvolvimento em uma ou outra regio do nordeste, ou seja, no se trata de um desenvolvimento pontual, mas sim de um desenvolvimento do nordeste em geral, de toda a economia da regio.

QUESTO correto

concluir

do

que

foi

afirmado

no

pargrafo

4 que

(A) os investimentos propiciaram a ampliao da oferta de empregos, fato que resultou no crescimento da construo civil. (B) a produo de novos navios era necessria para a atuao mais efetiva da Petrobras na regio nordestina. (C) a infraestrutura existente em todo o Nordeste permitiu o avano econmico da regio. (D) a transposio do rio So Francisco dever permitir a expanso de toda a indstria naval. (E) a construo de uma ferrovia facilitar o transporte de alimentos em toda a regio, beneficiando a agricultura familiar. Comentrio: Mais

uma

questo

de

interpretao.

Veja que a alternativa (A) est correta e pode ser confirmada no segundo pargrafo. Observe o seguinte trecho: "...injetaram milhes na economia e ajudaram a dinamizar a construo civil...". Ao dizer que "dinamizaram", isso pode ser interpretado como uma ampliao da oferta de empregos. importante pensar no sentido de dinamizar: o que significa "dinamizar a construo civil"?. Dinamizar o mesmo que tornar dinmico, o que pressupe movimentao. No caso da construo civil, essa movimentao envolveria dinheiro, investimentos, empregos e, por fim, desenvolvimento. Nem sempre uma questo de interpretao tem a resposta totalmente explcita, preciso analisar e ir alm do que est escrito: isso interpretar! J o que se afirma nas demais alternativas, sem dvidas, no est correto.

QUESTO 5 Observa-se relao entre uma situao e seu efeito nas seguintes afirmativas do texto: (A) o desenvolvimento de uma agricultura familiar em algumas regies e os investimentos em infraestrutura. (B) os novos investimentos na agricultura familiar e o avano do agronegcio no campo. (C) o aumento da renda familiar e maiores investimentos, especialmente na rea da alimentao. (D) as obras de transposio do rio So Francisco e a construo da ferrovia Transnordestina. (E) a instalao de universidades federais em cidades do interior e a criao de novos institutos tecnolgicos.

Comentrio: Questo sobre

interpretao

de

fato

seu

efeito.

Veja que em cada alternativa h duas afirmaes, e a segunda deve ser um efeito da primeira, ou seja, o que se afirma na segunda frase deve ser uma consequncia do que se afirma na primeira frase.

Para resolver essa questo, importante voltar ao texto e analisar cada alterantiva com bastante cuidado. Sobre cada alternativa: (A) Veja que a segunda afirmao no uma consequncia da primeira:

1a afirmao: o desenvolvimento de uma agricultura familiar em algumas regies. 2a. afirmao: os investimentos em infraestrutura. (B) Veja 1a 2a. que a segunda afirmao no uma consequncia da primeira: familiar. campo.

afirmao: os afirmao:

novos avano

investimentos na agricultura do agronegcio no

(C) Veja que a segunda afirmao , sim, uma consequncia da primeira. Confirme isso no primeiro pargrafo do texto. 1a 2a. afirmao: o aumento da afirmao: maiores investimentos, especialmente que a segunda afirmao no uma renda rea da familiar. alimentao. da primeira:

na

(D) Veja 1a 2a.

consequncia do rio ferrobia

afirmao: as obras de transposio afirmao: a construo da que a segunda afirmao no uma

So Francisco. Transnordestina. da primeira:

(E) Veja

consequncia

1a afirmao: a instalao de universidades federais em cidades do interior. 2a. afirmao: a criao de novos institutos tecnolgicos.

QUESTO A concordncia

verbal

nominal

est

inteiramente

correta na

6 frase:

(A) Os investimentos anunciados para o complexo industrial do Porto de Suape, onde se encontra o estaleiro Atlntico Sul, modificou radicalmente a dinmica da economia da regio. (B) Vrias empresas, brasileiras e multinacionais, que se instalou no complexo do Porto de Suape esto gerando dezenas de milhares de empregos populao, antes sem qualquer opo de trabalho. (C) Para todos aqueles que vive na regio, a abertura de postos de trabalho significaram a possibilidade de planejar a vida, com projetos de longo prazo, aliados renda e estabilidade. (D) O desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro, referncia s inovaes tecnolgicas, resultaram no surgimento de um dos ambientes mais ricos do pas na rea de inovao e empreendedorismo. (E) Muitos migrantes nordestinos, que se retiraram para o Sudeste em busca de melhores

condies de vida, esto voltando agora para sua regio, atrados pelo bom desempenho da economia. Comentrio: Questo de concordncia. Vejamos os problemas nas alternativas incorretas: (A) Os investimentos anunciados para o complexo industrial de Porto Suape, onde se encontra o estaleiro Atlntico Sul, modificou (modificaram >> deve concordar com "os investimentos") radicalmente a dinmica da economia da regio. (B) Vrias empresas, brasileiras e multinacionais, que se instalou (se instalaram >> deve concordar com "vrias empresas") no complexo do Porto de Saupe esto gerando dezenas de milhares (no vou entrar, aqui, na questo sobre "dezenas de milhar" ou "dezenas de milhares": h problemas a respeito dessa estrutura. Independente disso, essa alternativa tem problema de concordncia verbal) de empregos populao, antes sem qualquer opo de trabalho. (C) Para todos aqueles que vive (vivem >> deve concordar com "todos aqueles") na regio, a abertura de postos de trabalho significaram (significou >> deve concordar com "a abertura") a possibilidade de planejar a vida, com projetos de longo prazo, aliados renda e estabilidade. (D) O desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro, referncia s inovaes tecnolgicas, resultaram (resultou >> deve concordar com "o desenvolvimento") no surgimento de um dos ambientes mais ricos do pas na rea (nas reas >> deve concordar com "inovao e empreendedorismo") de inovao e empreendedorismo.

Ateno:

As

questes

de

nmeros

13

baseiam-se

no

texto

seguinte.

Descendo o rio Negro, no Amazonas, o contraste da frondosa copa de uma rvore, muito acima das outras, atia a ir ao seu encontro. Deve ser uma sumaumeira, que um livro de viagem apresenta como tendo no mximo 40 metros de altura. Para o piloto da embarcao, descendente dos ndios baniwa, ia pra l dos 50, e seu tronco no podia ser abraado ao mesmo tempo pelos guerreiros de uma tribo. Era necessrio conferir. A viso era inverossmil. A sumama, com seu tronco desmedido, escorado por razes enormes, verdadeiros contra fortes, uma verdadeira obra-prima. Da famlia Bombacaceae (Ceiba pentandra), tambm conhecida como rvore-da-seda, rvore-dal, ceiba, paina-lisa. Espcie tropical, um dos gigantes da floresta amaznica. Encontrada nas matas de vrzea e em reas periodicamente alagadas, apresenta razes tabulares, as sapopemas, que podem atingir, dependendo da idade, comprimentos superiores a 7 metros. As flores tm ptalas brancas; o fruto, uma cpsula fusiforme com 10 centmetros, provido de pequenas sementes envoltas por pelos, ou painas. Na iminncia de um temporal, o enorme tronco, que armazena grande quantidade de lquido, d uma descarga de gua para as razes resultado da variao atmosfrica. Ouve-se

distncia o rudo do movimento da gua. O barulho da sumaumeira rendeu uma das mais difundidas histrias da Amaznia. Segundo a crena, o Curupira o responsvel pelo estrondo na mata. Armado com um casco de jabuti, ele bate com fora nas sapopemas, a fim de verificar se elas esto fortes para resistir s tempestades. Para os ndios ticuna, a sumama nos remete formao da Amaznia: "No princpio estava tudo escuro, sempre frio e sempre noite. Uma enorme sumaumeira fechava o mundo, e por isso no entrava claridade na terra. Quando a rvore caiu, a luz apareceu. Do tronco formou-se o rio Amazonas. De seus galhos surgiram outros rios e igaraps." Da imaginao para a realidade, o que certo que ao seu redor se realizam rituais de fertilidade, fartura, prosperidade e assembleias gerais, em que se discutem os interesses da tribo. a rvore da troca, das crenas, da vida. Um monumento da natureza.
(Heitor e Silvia Reali. Brasil Almanaque de cultura popular. So Paulo: Andreato Comunicao e Cultura, Dezembro 2006, Ano 8, n. 92, p. 23, com adaptaes)

QUESTO De acordo

com

texto,

fenmeno

da

variao

7 atmosfrica

(A) esclarece cientificamente as razes do rudo provocado pela sumaumeira. (B) controla a ocorrncia de fortes temporais na regio de floresta amaznica. (C) determina a ocasio favorvel para a realizao de rituais indgenas. (D) justifica a frondosa copa da sumama, rvore caracterstica da Amaznia. (E) gera a quantidade de gua necessria para o tronco da sumaumeira. Comentrio: Essa mais uma questo de interpretao. Vejamos o trecho do texto que apresenta o fenmeno da variao atmosfrica: "Na iminncia de um temporal, o enorme tronco, que armazena grande quantidade de lquido, d uma descarga de gua para as razes resultado da variao atmosfrica. Ouve-se distncia o rudo do movimento da gua." Observe que a alternativa (A) est, de fato, correta, e as demais alternativas esto claramente erradas.

QUESTO 8 Em relao ao desenvolvimento do texto, est INCORRETO o que se afirma em: (A) Identificam-se impresses pessoais dos autores, deslumbrados com a imponncia da sumaumeira avista da na floresta. (B) A realizao de ritos em torno da sumaumeira demonstra a venerao que os indgenas dedicam a essa rvore. (C) H informaes especficas sobre a famlia a que pertence a sumaumeira, principalmente no 2o pargrafo. (D) H, no 3 pargrafo, transcrio de relato de lenda indgena que explica, no terreno mtico, a formao dos rios da regio amaznica.

(E) Os autores acolhem como verdadeiras as explicaes indgenas para o estranho comportamento da sumaumeira. Comentrio: Outra questo de interpretao. Vejamos cada alternativa: (A) Identificam-se impresses pessoais dos autores, deslumbrados com a imponncia da sumaumeira avista da na floresta. A alternativa (A) pode ser confirmada no incio do segundo pargrafo: "A viso era inverossmil. A sumama, com seu tronco desmedido, escorado por razes enormes, verdadeiros contra fortes, uma verdadeira obra-prima." (B) A realizao de ritos em torno da sumaumeira demonstra a venerao que os indgenas dedicam a essa rvore. A alternativa (B) pode ser confirmada no ltimo pargrafo do texto: "...o que certo que ao seu redor se realizam rituais de fertilidade, fartura, prosperidade e assembleias gerais, em que se discutem os interesses da tribo. a rvore da troca, das crenas, da vida. Um monumento da natureza." (C) H informaes especficas sobre a famlia a que pertence a sumaumeira, principalmente no 2o pargrafo. A alternativa (C) pode ser confirmada no terceiro pargrafo: "Da famlia Bombacaceae (Ceiba pentandra), tambm conhecida como rvore-da-seda, rvore-da-l, ceiba, painalisa. Espcie tropical, um dos gigantes da floresta amaznica." (D) H, no 3 pargrafo, transcrio de relato de lenda indgena que explica, no terreno mtico, a formao dos rios da regio amaznica. A alternativa (D) pode ser confirmada no penltimo pargrafo do texto: "Para os ndios ticuna, a sumama nos remete formao da Amaznia: 'No princpio estava tudo escuro, sempre frio e sempre noite. Uma enorme sumaumeira fechava o mundo, e por isso no entrava claridade na terra. Quando a rvore caiu, a luz apareceu. Do tronco formou-se o rio Amazonas. De seus galhos surgiram outros rios e igaraps.'" (E) Os autores acolhem como verdadeiras as explicaes indgenas para o estranho comportamento da sumaumeira. Veja que a alternativa (E) est incorreta mesmo: o ltimo pargrafo prova isso: "Da imaginao para a realidade..."

QUESTO correto

concluir

do

texto

que

9 sumaumeira

(A) provoca afastamento daqueles que a avistam na floresta, pelos inexplicveis rudos

que ocorrem ao seu redor. (B) deve ser vista mais como lenda ou imaginao, do que como um exemplar de uma espcie da floresta amaznica. (C) um tipo de rvore raro na floresta amaznica, porque ocupa espao em demasia, nem sempre possvel no meio das outras rvores. (D) faz parte dos mitos dos ndios ticuna, que lhe atribuem carter sagrado, tomando decises e realizando rituais volta dela. (E) parece ser bastante frgil, apesar do tamanho, pois precisa de cuidados especiais das tribos indgenas da regio para resistir fora dos temporais. Comentrio: As alternativas (A), (B), (C) e (E) podem ser claramente intepretadas como incorretas conforme o texto. A alternativa (D) est correta. Veja o que apresentado na alternativa (B) da questo anterior.

QUESTO 10 Descendo o rio Negro, no Amazonas, o contraste da frondosa copa de uma rvore, muito acima das outras, atia a ir ao seu encontro. (incio do texto) Na fala dos autores, o trecho certo na aproximemos grifado significa: medo. curiosidade. floresta. dela.

(A) nos inspira (B) desperta nossa (C) mostra nossa direo (D) impede que nos (E) tenta nos afastar dali.

Comentrio: Essa uma questo que envolve o conhecimento do sentido de certas palavras e expresses. Verifique o sentido de "atiar" e o sentido de "ir ao encontro" e ver que a nica alternativa correta , de fato, a letra (B). "atiar", nesse contexto, pode ser interpretado como o mesmo que excitar, estimular, avivar, promover o desenvolvimento de. "ir ao encontro" o mesmo que encontrar. A expresso "atia ir a seu encontro" pode ser interpretada, ento, como estimula a vontade de encontr-la. Em outras palavras: desperta nossa curiosidade.

QUESTO 11 Na iminncia de um temporal, o enorme tronco, que armazena grande quantidade de lquido, d uma descarga de gua para as razes resultado da variao atmosfrica. (2o pargrafo)

O sentido do trecho grifado acima est reproduzido com outras palavras em: (A) Desde que venha a cair uma forte chuva (B) Depois de uma forte tempestade (C) Quando se aproxima uma tempestade (D) Com a fora destruidora das guas (E) Para que o temporal venha com fora ... ... ... ... ...

Comentrio: Essa uma questo que envolve no s o conhecimento do sentido da palavra "inimncia" no contexto em que foi empregada, mas tambm o conhecimento da estrutura da frase, do tempo verbal e do valor da expresso em destaque. "iminncia" signfica que estar por vir, que est perto de acontecer. A expresso "Na iminncia de um temporal" tem um valor adverbial de tempo e, dentro do contexto, ela pode ser interpretada como: quando um temporal est perto de acontecer. Assim, observando tambm a estrutura do restante da frase e o verbo "d" (flexionado no tempo presente), podemos concluir que a expresso "Na iminncia de um temporal" significa o mesmo que "Quando se aproxima uma tempestade..." - alternativa (C).

QUESTO ... e por isso no O pronome

entrava grifado

claridade refere-se

na ao

terra. fato

(3o de

12 pargrafo) que

(A) a (B) se formou (C) a sumaumeira (D) estava (E) era sempre frio e sempre noite.

luz o fechava tudo

rio o

apareceu. Amazonas. mundo. escuro.

Comentrio: Essa uma questo sobre referenciao, sobre o emprego do pronome, especificamente do pronome demonstrativo. Todo pronome demonstrativo faz referncia a algo no texto ou no contexto. No caso do "isso" em destaque nessa questo, a referncia pode ser claramente vista dentro do texto. Para isso, preciso ver no apenas o que est escrito no enunciado e nas alternativas, mas preciso voltar ao texto e observar que, antes do pronome "isso", est a expresso a que o pronome faz referncia. Veja: "Uma enorme sumaumeira fechava o mundo, e por isso no entrava claridade na terra."

QUESTO 13 ... e seu tronco no podia ser abraado ao mesmo tempo pelos guerreiros de uma tribo. (1o pargrafo) O modo como o descendente dos baniwa se refere ao tronco da sumama aponta para (A) a enorme circunferncia de seu tronco, bem maior que o das outras rvores. (B) a dificuldade em avaliar o tamanho e a extenso das razes. (C) a altura dos galhos e da copa dessa rvore, no meio das outras. (D) os desentendimentos comuns entre os guerreiros de uma tribo indgena. (E) o fato de ser a rvore sagrada, e no poder ser tocada por ningum. Comentrio: Outra questo de interpretao. A alternativa (A) parece estar totalmente correta: "Deve ser uma sumaumeira, que um livro de viagem apresenta como tendo no mximo 40 metros de altura. Para o piloto da embarcao, descendente dos ndios baniwa, ia pra l dos 50, e seu tronco no podia ser abraado ao mesmo tempo pelos guerreiros de uma tribo. Era necessrio conferir." O ato de abraar a rvore envolve a circunferncia de seu tronco. Quando se diz que uma rvore no pode ser abraada por vrias pessoas ao mesmo tempo, significa que o tronco dessa rvore realmente tem uma circunferncia enorme, maior do que outras rvores.

Ateno: As questes de

nmeros 14

a 19

baseiam-se

no

texto

seguinte.

Poucas pessoas classificariam o bico do tucano como uma "monstruosidade". Mas foi assim que Buffon, um famoso naturalista francs, o descreveu no sculo XVIII. At hoje, o tamanho "monstruoso" do bico do tucano o maior entre as aves, proporcionalmente ao corpo algo que clama por explicao. Alimentao, defesa e comunicao visual so algumas funes bvias j conhecidas. Agora, cientistas do Brasil e do Canad acrescentaram mais um item a essa lista: termorregulao. Em um trabalho, eles mostram que os tucanos so capazes de controlar o fluxo de sangue para o bico, mediando, assim, a quantidade de calor que flui atravs dele pelos vasos. uma forma de equilibrar a temperatura corporal algo semelhante ao que fazem os elefantes com suas orelhas. De acordo com o estudo, o bico do tucano altamente vascularizado e transfere calor rapidamente para o ambiente. Funciona como um radiador. Quando o tempo est quente, o pssaro aumenta o fluxo de sangue para o bico, para irradiar calor. Quando est frio, faz o oposto, para reter calor. Segundo os pesquisadores, provvel que essa caracterstica seja comum a todas as aves, mas se torna especialmente relevante no caso do tucano, por causa da proporo do bico, que pode representar 50% do tamanho do animal.
(Adaptado de Herton Escobar. O Estado de S. Paulo, A24, Vida&, 24 de julho de 2009)

QUESTO A afirmativa

correta,

em

relao

ao

texto,

14 :

(A) H explicao bastante clara sobre o que significa a palavra termorregulao, no comportamento dos tucanos. (B) O autor aceita, sem contestao, o fato habitual de se considerar "monstruoso" o bico do tucano. (C) O tucano, segundo os resultados de pesquisas mais recentes, tem comportamento que o diferencia das outras aves. (D) pequeno o nmero de pesquisadores que procuram entender as razes do tamanho desproporcional do bico do tucano. (E) Mesmo com o enorme bico, os tucanos so aves bem pequenas, em relao ao tamanho das outras aves brasileiras. Comentrio: Mais uma questo de interpretao. Vejamos cada alternativa: (A) H explicao bastante clara sobre o que significa a palavra termorregulao, no comportamento dos tucanos. O conceito de termorregulao apresentado da seguinte maneira no texto: "...os tucanos so capazes de controlar o fluxo de sangue para o bico, mediando, assim, a quantidade de calor que flui atravs dele pelos vasos. uma forma de equilibrar a temperatura corporal algo semelhante ao que fazem os elefantes com suas orelhas." Trata-se de uma explicao clara sobre o que significa a palavra termorregulao no comportamento dos tucanos. (B) O autor aceita, sem contestao, o fato habitual de se considerar "monstruoso" o bico do tucano. Veja que a alternativa (B) est incorreta, e isso pode ser confirmado na primeira frase do texto: "Poucas pessoas classificariam o bico do tucano como uma "monstruosidade"." (C) O tucano, segundo os resultados de pesquisas mais recentes, tem comportamento que o diferencia das outras aves. A alternativa (C) est errada conforme o que se v no seguinte trecho: "Segundo os pesquisadores, provvel que essa caracterstica seja comum a todas as aves...". (D) pequeno o nmero de pesquisadores que procuram entender as razes do tamanho desproporcional do bico do tucano. A alternativa (D) tambm est errada conforme o que se v no seguinte trecho: "Agora, cientistas do Brasil e do Canad acrescentaram mais um item...". (E) Mesmo com o enorme bico, os tucanos so aves bem pequenas, em relao ao tamanho das outras aves brasileiras.

E o que se afirma na alternativa (E) no faz o menor sentido conforme o que o texto apresenta.

QUESTO O

texto

afirma

15 que

(A) os tucanos apresentam caractersticas diferentes das de outras aves, especialmente quanto alimentao e defesa. (B) o tamanho desproporcional do bico do tucano sempre despertou sentimentos negativos nos cientistas que estudam essa ave. (C) os tucanos parecem estar em via de extino, pelo grande interesse cientfico despertado pelo tamanho de seu bico. (D) o naturalista francs citado no incio comprovou suas razes quando emitiu sua opinio a respeito do bico do tucano. (E) todas as aves talvez possam apresentar as mesmas caractersticas em relao ao papel desempenhado pelo bico do tucano. Comentrio: Outra questo de interpretao. Apenas a alternativa (E) est correta. Veja que as demais alternativas esto claramente equivocadas conforme o texto. Vejamos cada alternativa: (A) os tucanos apresentam caractersticas diferentes das de outras aves, especialmente quanto alimentao e defesa. "Alimentao, defesa e comunicao visual so algumas funes bvias j conhecidas. Agora, cientistas do Brasil e do Canad acrescentaram mais um item a essa lista: termorregulao. (...) Segundo os pesquisadores, provvel que essa caracterstica seja comum a todas as aves..." (B) o tamanho desproporcional do bico do tucano sempre despertou sentimentos negativos nos cientistas que estudam essa ave. "Poucas pessoas classificariam o bico do tucano como uma "monstruosidade". Mas foi assim que Buffon, um famoso naturalista francs, o descreveu no sculo XVIII. At hoje, o tamanho "monstruoso" do bico do tucano o maior entre as aves, proporcionalmente ao corpo algo que clama por explicao. " (C) os tucanos parecem estar em via de extino, pelo grande interesse cientfico despertado pelo tamanho de seu bico. No se apresenta no texto qualquer informao sobre os tucanos estarem em via de extino.

(D) o naturalista francs citado no incio comprovou suas razes quando emitiu sua opinio a respeito do bico do tucano. "At hoje, o tamanho "monstruoso" do bico do tucano o maior entre as aves, proporcionalmente ao corpo algo que clama por explicao. " (E) todas as aves talvez possam apresentar as mesmas caractersticas em relao ao papel desempenhado pelo bico do tucano. "Segundo os pesquisadores, provvel que essa caracterstica seja comum a todas as aves..."

QUESTO Todas as

palavras

esto

escritas

corretamente

na

16 frase:

(A) Com o tamanho imprecionante de seu bico, o tucano considerado por estudiosos uma das aves brasileira mais exquizitas. (B) Os cientistas que se puzeram a estudar os tucanos concluram que existem diveras funes para o enorme bico dessa ave. (C) Os esforsos para entender os fenmenos da natureza nem sempre conseguem hsito, como, por exemplo, algumas pesquisas sobre aves. (D) O crecente desenvolvimento tecnolgico permitiu aos pesquisadores analizar as reaes provocadas pelo fluxo de sangue no bico do tucano. (E) O imenso tamanho do bico do tucano sempre causou estranheza naqueles que costumam observar os exemplos oferecidos pela natureza. Comentrio: Essa uma questo de ortografia. Vejamos as cada alternativa: (A) imprecionante: o correto impressionante. exquizitas: o correto esquisitas (B) puzeram: o correto puseram. diveras: o correto diversas. (C) esforsos: o correto esforos. hsito: o correto xito. (D) crecente: o correto crescente. analizar: o correto analisar

QUESTO 17 Quando comparado ...... outras aves, os tucanos parecem ser bem maiores ...... quem os observa, ...... voar na natureza. Os espaos pontilhados da frase acima estaro correta- mente preenchidos, na ordem, por:

(A) (B) (C) (D) (E) as - a - a

s as s s

a a

a a

Comentrio: Questo sobre o emprego da crase. Vejamos a frase do enunciado: Quando comparado s outras aves, os tucanos parecem ser bem maiores a quem os observa, a voar na natureza. Veja que a crase exigida pela palavra "comparado": comparado a alguma coisa. Se trocarmos a palavra "aves" (no feminino) por "pssaros" (no masculino), teramos que usar a preposio "ao": comparado aos outros pssaros. Quando isso ocorre, sinal de que a crase obrigatria se a palavra for feminina. Os demais casos: antes do pronome relativo "quem" no se usa crase, e antes de verbo ("voar") tambm no se usa crase.

QUESTO A comparao

do

bico

do

tucano

com

um

radiador,

no

ltimo

18 pargrafo,

(A) fica inteiramente sem sentido, pois o comportamento de uma ave no pode ser comparado ao de um mecanismo qualquer. (B) aponta para os perigos a que esto sujeitas algumas aves, pela interferncia de elementos estranhos ao ambiente natural em que elas vivem. (C) desvaloriza todas as hipteses feitas anteriormente para explicar o tamanho do bico do tucano. (D) baseia-se na funo desse mecanismo no controle do aquecimento do motor dos carros. (E) cria uma possvel explicao que no se confirma no decorrer dos estudos dos pesquisadores citados. Comentrio: Mais uma questo de interpretao. Essa questo envolve o conhecimento do que seja radiador. Para interpretar a comparao feita no texto entre o bico do papagaio e um radiador, preciso saber, ainda que superficialmente, o que um radiador e qual a sua funo. Veja informaes extradas do Wikipdia: Radiador - um dispositivo utilizado para troca de calor entre o ar atmosfrico e outra substncia (geralmente um lquido) contida em um sistema fechado. Seu ncleo constitudo por uma srie de canais (em forma de tubos ou de colmia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do lquido, portanto quanto maior a rea de contato com o ar mais rpida a troca e mais eficiente o radiador.

Radiador de climatizao - Utilizados em sistemas de controle da temperatura interna do automvel. Esto localizados dentro do painel do automvel, podem ser utilizados para arrefecer ou aquecer. Alguns automveis possuem os dois. O de aquecimento utiliza o lquido de arrefecimento do prprio automvel, j que ele se encontra em uma temperatura mais elevada. J o de arrefecimento utiliza um gs e todo um sistema para arrefec-lo temperatura necessria denominado sistema de ar-condicionado. Agora veja a comparao feita no texto entre o bico do papagaio e o radiador: "De acordo com o estudo, o bico do tucano altamente vascularizado e transfere calor rapidamente para o ambiente. Funciona como um radiador. Quando o tempo est quente, o pssaro aumenta o fluxo de sangue para o bico, para irradiar calor. Quando est frio, faz o oposto, para reter calor." QUESTO o maior A frase 19 pargrafo) texto,

entre

as

aves,

proporcionalmente travesses

ao

corpo constitui,

(1o no

isolada

pelos

(A) restrio feita classificao usual do bico do tucano. (B) observao feita pelo autor, de sentido explicativo. (C) contestao do que foi afirmado anteriormente. (D) descrio exata da ave pelo naturalista francs. (E) justificativa para o tamanho do bico do tucano. Comentrio: Essa uma questo sobre pontuao, especificamente sobre o uso do travesso. Alm de indicar a fala da personagem no discurso direto ou marcar a mudana de interlocutor num dilogo, o travesso tambm usado para isolar uma expresso de valor explicativo na sentena. A expresso separada pelos travesses no primeiro pargrafo apresenta um valor explicativo: informa algo a respeito do bico do tucano, termo apresentado anteriormente. Independente de o candidato saber a respeito do uso do travesso, quando se interpreta as afirmaes feitas nas alternativas (A), (C), (D) e (E), observa-se que elas esto erradas em relao ao que est no texto.

QUESTO A redao

inteiramente

apropriada

correta

de

um

documento

oficial

20 :

(A) O texto ora aprovado em sesso extraordinria prev a redistribuio de pessoal especializado em servios gerais para os departamentos que foram recentemente criados. (B) Estou encaminhando a presena de V. Sa. este jovem, muito inteligente e esperto, que lhe vai resolver os problemas do sistema de informatizao de seu gabinete. (C) Quando se procurou resolver os problemas de pessoal aqui neste departamento,

faltaram um nmero grande de servidores para os andamentos do servio. (D) Do nosso ponto de vista pessoal, fica difcil vos informar de quais providncias vo ser tomadas para resolver essa confuso que foi criado pelos manifestantes. (E) Estamos encaminhando Vossa Senhoria algumas reivindicaes, e esperamos poder estar sendo recebidos em vosso gabinete para discutir nossos problemas salariais. Comentrio: Questo que envolve o conhecimento sobre redao oficial: as caractersticas da redao oficial, o uso do pronome de tratamento, a concordncia em relao ao pronome de tratamento e, ainda, questes a respeito correo gramatical. A alternativa (B) apresenta um texto pessoal demais para uma redao oficial: quem escreve, refere-se a si mesmo de forma inadequada. Veja que o texto no apropriado para um documento oficial. A alternativa (C) apresenta problemas de concordncia verbal. A correo gramatical necessria em um documento oficial. A alternativa (D) apresenta a expresso "do nosso ponto de vista pessoal", isto , uma redundncia totalmente inadequada. Alm disso, o texto apresenta expresses coloquais demais e uma estrutura confusa para um documento oficial. A alternativa (E) apresenta, principalmente, um erro quanto concordncia do pronome de tratamento: usou-se o "vosso" em referncia ao pronome "Vossa Senhoria", quando o correto seria usar "seu": o pronome de tratamento faz concordncia com a 3a pessoa.

Vous aimerez peut-être aussi