Vous êtes sur la page 1sur 3

A fsica e a realidade

Conceitos da mecnica quntica podem ser difceis de apreender, mas so parte fundamental das tecnologias que usamos no cotidiano, descreve Adilson de Oliveira. Ele alerta, entretanto, para a disseminao de ideias equivocadas sobre o assunto. Por: Adilson de Oliveira
Publicado em 16/04/2010 | Atualizado em 16/04/2010

Itens corriqueiros no dia a dia, tocadores de mp3 e computadores so exemplos de tecnologias que dependem da fsica quntica (foto: Flickr.com/FHKE, CC BY SA 2.0).

A fsica conhecida pela maioria das pessoas como a cincia que pretende explicar todos os mistrios do cosmos. Desde o surgimento do universo, a formao de galxias, estrelas e planetas at os detalhes mais ntimos da estrutura da matria, a fsica se apresenta como o modelo que pode compreender todos os enigmas da natureza. Parece muita pretenso, mas principalmente devido aos grandes progressos nas teorias e resultados confirmados ao longo do sculo 20 e nessa primeira dcada do sculo 21, essa certeza ficou cada vez mais reforada. No toa que, para testar muitas das ideias da fsica, haja investimentos da ordem de bilhes de dlares, como o caso do LHC (Grande Colisor de Hdrons, na sigla em ingls) que tem por objetivo tentar descobrir partculas fundamentais para validar muitas das hipteses do chamado modelo padro das partculas elementares.

A eletrnica dos computadores, celulares e outros dispositivos to comuns para todos ns baseada em um efeito quntico
Mas o grande sucesso da fsica como modelo fundamental tambm refletido na capacidade de se usar suas descobertas para modificar o mundo. Grande parte da tecnologia atual que est ao nosso redor fruto de um dos pilares da fsica, a mecnica quntica. Com essa teoria foi possvel compreender os segredos das interaes entre os tomos e molculas, e a partir disso desenvolver, por exemplo, novos materiais, com propriedades especiais que permitem produzir os fenmenos do nosso interesse. A eletrnica presente nos computadores, telefones celulares e outros dispositivos to comuns para todos ns tem entre seus componentes fundamentais o transistor, que baseado em um efeito quntico. Os transistores funcionam como amplificadores e interruptores de sinais eltricos, ou seja, podem atuar como chaves que ligam e desligam um sinal. Dessa forma, possvel processar informaes utilizando-se esse princpio, fazendo com que, quando o sinal estiver ligado, possamos associ-lo ao nmero 1, e quando desligado, ao nmero 0. Os processadores dos computadores utilizam ento uma lgica binria baseada nesse princpio. Atualmente temos centenas de milhes de transistores em um processador de computador que, combinados, podem produzir mquinas rpidas e eficientes capazes de nos impressionar.

Onipresente, mas intangvel


Embora estejamos acostumados com as tecnologias desenvolvidas a partir da mecnica quntica, ela no trivial. Por ser baseada em conceitos que no fazem parte do cotidiano, ela pode parecer uma teoria com conceitos esotricos. Por exemplo, a mecnica quntica nos diz que no possvel medir simultaneamente a posio e a velocidade de uma partcula, pois a determinao de uma afeta o resultado da outra. Esse problema no uma questo de limitao experimental, mas um impedimento da natureza. Esse o princpio da incerteza (ou indeterminao) proposto por Werner Heisenberg (1901-1976) inicialmente em 1927.

Selo dedicado ao fsico alemo Werner Heisenberg (1901-1976), pai do princpio da incerteza da mecnica quntica (imagem: reproduo).

Podemos compreender um pouco melhor esse princpio imaginando a seguinte situao. Para a realizao de uma medida ou deteco de qualquer objeto, necessrio interagir com ele. Se o objeto que ser detectado for um ente muito pequeno, como um eltron, precisamos interagir com ele utilizando algo do seu tamanho. Por exemplo, se quisermos localizar espacialmente esse eltron, necessrio ilumin-lo com uma radiao com comprimento de onda muito pequeno. Quando iluminamos o eltron, ele interage com a radiao, modificando a sua velocidade e, consequentemente, a sua quantidade de movimento. Dessa forma, quanto maior for a nossa preciso em relao posio do eltron (interagindo com ele com um comprimento de onda muito pequeno), maior ser a quantidade de energia que ele absorver, mudando a sua quantidade de movimento. Heisenberg mostrou que essa incerteza sempre ser maior (ou igual) a h/4, onde h a constante de Planck.

A mecnica quntica apresenta princpios que podem soar surreais


Alm desse princpio, a mecnica quntica apresenta outros que tambm podem soar surreais. Um exemplo o conceito de dualidade onda-partcula, que mostra que, ao tentarmos detectar um eltron, dependendo do tipo de experimentos que realizamos, ele pode se manifestar tanto como uma partcula quanto como uma onda. Quando eltrons se chocam contra a tela de um tubo de televiso (dos aparelhos mais antigos, no os novos, que usam tecnologia LCD ou plasma) produzindo a imagem, eles interagem como se fossem partculas. Por outro lado, quando utilizamos eltrons para gerar uma imagem de microscopia eletrnica, para podermos visualizar a matria na escala atmica, eles interagem como se fossem uma onda. O mesmo ocorre tambm com a luz e outras partculas atmicas.

Sem descambar para a pseudocincia


Talvez devido ao grande sucesso de aplicao dos conceitos qunticos na descrio da matria e da tecnologia que dela surgem, encontramos com relativa frequncia aplicaes da fsica quntica como pseudocincia.

Certas teorias se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas sobre o tema para buscar um status cientfico
O termo pseudo significa falso. Dessa forma, pseudocincia um conjunto de teorias, mtodos e afirmaes que parecem cientficas, mas partem de pressupostos falsos e/ou que no usam uma metodologia cientfica. A fsica quntica, em particular, acaba estimulando muito o imaginrio, e algumas vezes certas teorias se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas sobre o tema para buscar um status cientfico. Um exemplo recente foi o filme Quem somos ns, que relaciona estados de conscincia com fsica quntica, conceitos de nolocalidade, princpio da incerteza, entre outros.

Cartaz do filme Quem somos ns, que usa princpios da fsica quntica para embasar teorias de pouco fundamento cientfico (imagem: reproduo).

Algumas afirmaes feitas no filme sobre a mecnica quntica chegam a divergir do que foi descoberto. Ele faz uma confuso com o conceito de mltiplas realidades, que, segundo a trama, poderia ser gerada pelos estados da conscincia humana, sugerindo a ideia de que, quando medimos um objeto, alteramos o seu estado. A personagem principal passa a enxergar o mundo de outra maneira quando abre os olhos para os fenmenos qunticos, como se aquilo que acontece na escala subatmica pudesse ter efeitos sobre uma pessoa.

Contudo, como j afirmamos, os efeitos qunticos so relevantes e mensurveis na escala atmica, porm no observados na escala humana. Isso porque a escala de importncia e validade da mecnica quntica definida por uma constante fundamental, chamada de constante Planck ( h=6,62x10 J.s (J = joule, a unidade de energia; s = segundo). Como esse nmero muito pequeno (da ordem de 1 dividido por 1 seguido por 34 zeros), os feitos qunticos no so mensurveis.

A fsica quntica conseguiu, portanto, atingir um enorme nvel de preciso entre a previso dos resultados e as comprovaes experimentais. A fsica ainda no consegue explicar todos os fenmenos observados na natureza, e talvez nunca consiga realizar esse objetivo. Entretanto, devemos ter muito cuidado em utilizar seus conceitos em especial os da fsica quntica para no disseminar ideias equivocadas.

Vous aimerez peut-être aussi