Vous êtes sur la page 1sur 24

CENTRO UNIVERSITRIO UNISEB INTERATIVO NOME DO ALUNO

A UTILIZAO DAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE CITRICULTURA

CIDADE 2013

NOME DO ALUNO

A UTILIZAO DAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E ORAMENTO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE CITRICULTURA

Relatrio

de

Estgio I,

Curricular ao

Supervisionado

apresentado

Centro Universitrio Uniseb Interativo, no CST em Gesto Financeira, como pr-requisito para obteno do ttulo de Tecnlogo em Gesto Financeira

CIDADE 2013

RELATRIO DO ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

Nome completo do aluno: Cdigo de matrcula: Curso: Semestre/Ano: Empresa concedente: Perodo: Ttulo:

SUMRIO

INTRODUO............................................................................................................ 6 I. CARACTERIZAO DA EMPRESA...................................................... ................. 8 II. ANLISE DA ORGANIZAO ............................................................................. 12 2.1 Misso da empresa............................................................................................. 12 2.2 Polticas da empresa........................................................................................... 12 2.3 Setor econmico.................................................................................................. 13 2.4 Segmento de mercado.........................................................................................15 2.5 Concorrncia....................................................................................................... 16 2.6 Fornecedores...................................................................................................... 16 2.7 Clientes............................................................................................................... 16 2.8 Influncias externas............................................................................................ 17 2.9 Ambiente interno................................................................................................. 19 2.10 Tecnologias empregadas.................................................................................. 19 CONSIDERAES FINAIS ..................................................................................... 21 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.......................................................................... 22

RESUMO
O tema abordado no Estgio Curricular Supervisionado I foi Planejamento Estratgico e Oramento Empresarial, visto que a empresa concedente utiliza informaes extradas de um sistema oramentrio para seu processo de tomada de decises estratgicas. O objetivo desse relatrio fazer uma caracterizao da entidade e apresentar a anlise de alguns aspectos, tais como: misso da empresa, poltica empresarial, setor econmico, segmento de mercado, concorrncia, fornecedores, clientes, influncias externas, ambiente interno e tecnologias empregadas. A razo social da empresa Fazenda Laranjal e o supervisor do estgio foi Manuel Lopes, funcionrio responsvel pelos departamentos Contbil e Financeiro da empresa. importante destacar que essas reas que renem todas as informaes geradas pelos diversos setores, as quais so utilizadas na elaborao e no acompanhamento do oramento da fazenda.

Palavras-chave: sistema oramentrio; decises estratgicas; Fazenda Laranjal.

INTRODUO
Planejamento estratgico representa o processo desenvolvido por uma empresa para alcanar uma situao desejada, por meio da melhor concentrao de esforos e recursos da empresa. Dentre os benefcios do planejamento destacamse: coordenao das atividades; decises antecipadas; maior transparncia; definio de responsabilidades; avaliao do progresso do negcio. Diz-se, ainda, que o oramento consequncia do processo de planejamento. Segundo Frezatti (2006), oramento o plano financeiro para implementar a estratgia da empresa para determinado exerccio, baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcanadas. Welsch (1983) define o oramento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operaes para um perodo futuro definido. Como instrumento bsico de deciso no processo administrativo, o oramento visa obteno prvia de um quadro geral dos resultados operacionais a serem galgados e, em consequncia, a confeco de um planejamento de atividades dos diversos setores da empresa. O objetivo especfico desse trabalho levantar pontos fortes e pontos fracos dos processos internos da entidade e propor melhorias, especialmente no que tange o sistema oramentrio da empresa, e como ele impactado por todos esses processos. O objetivo geral fazer uma caracterizao da empresa escolhida, descrevendo diversos aspectos, como por exemplo, a histria de sua fundao, produtos e servios oferecidos, tendncias do mercado de atuao da empresa, buscando oferecer uma viso geral da empresa. Adicionalmente, apresenta-se uma anlise de outros aspectos, tais como: misso da empresa, poltica empresarial, setor econmico, segmento de mercado, concorrncia, fornecedores, clientes, influncias externas, ambiente interno e tecnologias empregadas. A empresa concedente do estgio conhecida como Fazenda Laranjal, situada na cidade de Ribeiro Preto Estado de So Paulo. A empresa possui um

sistema de informaes voltado para a elaborao e execuo do oramento empresarial, sendo que essa rea de responsabilidade de Manuel Lopes, funcionrio da empresa desde Junho de 2.005. Alm disso, ele tambm responsvel pela Contabilidade de Custos, que abrange custos com adubao, formicidas e fungicidas, bem como pelo departamento Financeiro. Entre os principais resultados encontrados por meio desse estgio, deve-se destacar que o sistema oramentrio utilizado pela empresa permite que os proprietrios antecipem situaes de risco financeiro e operacional inerentes ao processo de produo da laranja e, com isso, possam tomar decises voltadas para a maximizao do resultado da empresa. Aliada a isso, deve-se destacar a importncia do trabalho de Manual Lopes na empresa, pois as informaes geradas sob sua superviso so fundamentais para corrigir eventuais desvios no oramento empresarial.

I. CARACTERIZAO DA EMPRESA
A sede da Fazenda Laranjal encontra-se na Rua Renato Ribeiro, nmero 1.785, Bairro Monte Verde, na cidade de Ribeiro Preto Estado de So Paulo. A empresa enquadra-se na forma jurdica pessoa fsica em vista das vantagens de ordem fiscal, pois de acordo com Marion (2009, p. 7), prevalece a explorao na forma de pessoa fsica j que menos onerosa do que a pessoa jurdica. Ela foi fundada em 1.989 pelos atuais proprietrios e no passou por nenhuma reestruturao societria (fuses ou aquisies). Entre as trs categorias de atividade das empresas rurais atividades agrcola, zootcnica e agroindustrial, de acordo com Marion (2009, p. 2) a Fazenda Laranjal classificada na atividade agrcola, pois explora a produo de laranja. Deve-se ressaltar que a citricultura cultivo ou plantao referente a frutas ctricas, como a laranja corresponde a culturas permanentes. Marion (2009, p. 16) afirma que esse tipo de cultura vinculada ao solo e proporciona mais de uma colheita de produo. As fases do processo de produo da laranja adotadas na Fazenda Laranjal so: 1. Preparo do solo: gastos com destoca, limpeza, drenagem; 2. Adubao e preparo do plantio: gastos com sulcagem, coveamento, alinhamento; 3. Plantio: gastos com canteiros, sementes, mudas, plantio; 4. Irrigao: gastos com rega, transporte de gua, consumo de energia eltrica; 5. Tratamento fitossanitrio: servio com agrnomo, tratamento do solo. 6. Manuteno no perodo de crescimento: gastos com poda, raleao e desbroto.

As etapas de 1 a 8 so adaptadas de Marion (2009, p. 19), como pode ser observado na figura a seguir:

Figura 2 - Cultura permanente. Fonte: Marion (2009, p. 19)

10

Atualmente, a empresa conta com 11 funcionrios, alm dos proprietrios, que participam do gerenciamento das atividades. A empresa atua nesse ramo h aproximadamente 20 anos e sua perspectiva futura de crescimento de cerca de 3% ao ano, para os prximos 5 anos. Isso se deve a atual posio de destaque do Brasil em relao aos outros pases no que tange a produo de laranja. (NOCE; MOTA, 2004, p. 38). A seguir apresentada uma imagem que retrata os agrnomos da Fazenda Laranjal trabalhando:

Figura 1 - Agrnomos da Fazenda Laranjal.

A maior parte da produo de laranja no Brasil direcionada para a indstria de suco, a qual est concentrada no Estado de So Paulo. As indstrias de suco concentrado de laranja exportam, anualmente, cerca de 85% da produo paulista, como afirmam Neves e Boteon (1998). Em consonncia com os autores, Junior et al. (2005) declaram que o Estado de So Paulo considerado o principal foco da plantao de laranja, pois representa 85% da produo de laranja do Brasil (14,8 milhes de toneladas em 700 mil hectares). Outros estados como Bahia, Minas Gerais, Par, Paran e Rio Grande do Sul colaboram tambm para o agronegcio da citricultura produzindo laranjas, tangerinas e limo. Veja na tabela a seguir dados da produo de laranja nos ltimos anos (em milhes de caixas):

11

Tabela 1: Produo da laranja Fonte: IEA Instituto Economia Agrcola

Um dos pontos fortes da Fazenda Laranjal corresponde aos tratamentos fitossanitrios, que so realizados periodicamente com o intuito de eliminar doenas e pragas das plantas ctricas, deixando a fruta em boa qualidade, atendendo s necessidades dos consumidores. Isso necessrio j que h demanda pelo produto in natura. Para essa laranja sair da fazenda e chegar at a mesa do consumidor em boa qualidade, necessrio buscar informaes de como melhorar os controles fitossanitrios.

Faixa Etria: idade mdia da plantao de laranja.

12

II. ANLISE DA ORGANIZAO


A seguir sero apresentados os principais aspectos relativos ao

funcionamento da Fazenda Laranjal.

2.1 Misso da empresa

A Fazenda Laranjal foi criada para fornecer um produto de mxima qualidade e que possa atender s necessidades dos clientes. Como diferencial ela apresenta uma constante preocupao com o nvel de qualidade do produto e, para isso, utiliza diversos recursos, entre eles, pode-se citar como exemplo o tratamento fitossanitrio, mencionado anteriormente. A empresa tambm est preocupada com a continuidade do negcio e, para isso, utiliza diversas ferramentas gerencias, como o oramento empresarial, com o intuito de dar suporte no processo de tomada de deciso, pois o principal objetivo da empresa diz respeito gerao de riqueza dos proprietrios.

2.2 Polticas da empresa

A poltica de qualidade da Fazenda Laranjal segue um padro rigoroso para manter atributos considerados atraentes pelo cliente. Deve-se ressaltar que a empresa tambm vende o produto in natura para consumo imediato, o que requer cuidados durante o processo de produo, visando o oferecimento de um produto atraente para o consumidor. Para acompanhar o nvel de satisfao do cliente, h uma pesquisa realizada aps distribuio do produto com o intuito de captar novas necessidades dos clientes ou possveis reclamaes quanto qualidade do produto. A poltica de distribuio da empresa se beneficia da localizao dos principais clientes do produto, que esto no Estado de So Paulo. Grande parte da produo escoada para as indstrias de suco concentrado de laranja, as quais so responsveis pelo alto volume de exportaes anualmente. Isso se reflete positivamente para a Fazenda Laranjal, situada no interior de So Paulo. Para garantir a continuidade do negcio e ampliar a carteira de clientes, a empresa realiza periodicamente uma anlise do ambiente externo e procura

13

identificar oportunidades e ameaas que possam ser consideradas no planejamento de curto, mdio e longo prazos. A representao numrica desse planejamento encontra-se no oramento empresarial elaborado pela empresa e acompanhado diariamente, por setor criado especificamente para esta finalidade, com o intuito de captar variaes significativas.

2.3 Setor econmico De acordo com a classificao setorial da Bolsa de Valores de So Paulo BM&FBOVESPA2, a Fazenda Laranjal encontra-se no setor de consumo no cclico, mais especificamente subsetor agropecurio. Para destacar a importncia desse subsetor, considere o grfico a seguir, que demonstra a participao do Produto Interno Bruto - PIB do agronegcio no PIB do Brasil.

Grfico 1: Participao do PIB do Agronegcio no PIB Total do Brasil Fonte: CEPEA-USP/CNA

Pelo grfico nota-se que o subsetor extremamente relevante para a economia e apresenta em mdia uma participao de 24,61% no PIB brasileiro de 1.992 at 2.008.

Para consultar o site da BOVESPA acesse < http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=ptbr >

14

No se pode deixar de comentar que a crise internacional de 2.008 afetou o desempenho do agronegcio, dada a diminuio da demanda internacional. O faturamento das exportaes do agronegcio aumentou quando se compara 2.008 com 2.007, mas houve queda entre o primeiro trimestre de 2.009 e o mesmo perodo de 2.008. Esse resultado reflete a quedas dos preos internacionais (BARROS; ISHII, 2009, p. 1). Porm, os autores ressaltam que de 2.000 at 2.008 o agronegcio apresentou um crescimento significativo no volume exportado: 120%. Isso pode ser observado no grfico a seguir (veja IVE-Agro/CEPEA3):

Grfico 2: Evoluo do volume de exportaes do agronegcio. Fonte: Barros e Ishii (2009, p. 2)

Pelo Grfico 2 observa-se uma reduo do volume de exportaes devido a crise internacional de 2.008, porm houve um crescimento relevante, desde 2.000, no que diz respeito ao volume de exportao do agronegcio. Para analisar a variao por produto, considere o Grfico 3, que apresenta a variao do volume de exportao entre Dezembro/Janeiro de 2.008/2.009 e Dezembro/Janeiro de 2.007/2.008.

ndice de Volume de Exportao do Agronegcio Centro de Estudos Avanados em Economia Aplicada. O Centro de Estudos Avanados em Economia Aplicada (CEPEA) parte do Departamento de Economia, Administrao e Sociologia (DEAS) da Esalq/USP.
3

15

IVE-Agro

Grfico 3: Evoluo do volume de exportaes do agronegcio por produto. Fonte: Barros e Ishii (2009, p. 6)

Deve-se destacar que apesar de uma diminuio em Frutas, houve uma variao positiva em Suco de Laranja (1,80%), o que representa um bom sinal para as empresas rurais como a Fazenda Laranjal.

2.4 Segmento de mercado

De acordo com a classificao setorial da BM&FBOVESPA, a Fazenda Laranjal encontra-se no segmento agricultura, j que explora a produo de laranja. Para destacar a importncia das atividades relacionadas agricultura considere o grfico seguinte, que possibilita uma comparao entre as atividades de agricultura e pecuria:

Grfico 4: Valores do PIB do Agronegcio Brasileiro Fonte: CEPEA-USP/CNA

16

De acordo com o Grfico 4, a agricultura contribuiu com o PIB, em mdia, R$ 441.330 milhes e a pecuria R$ 181.022.

2.5 Concorrncia

As condies favorveis do clima e solo para a produo de laranja na regio da fazenda contribuem para o surgimento de fortes concorrentes. Entre eles: Fazenda So Joo, Fazenda Lima, Fazenda Rota.

2.6 Fornecedores

A Fazenda Laranjal mantm uma lista com o cadastro de diversos fornecedores que esto localizados em Ribeiro Preto e regio. Os recursos comprados pela empresa so basicamente tratores e implementos agrcolas. A empresa consegue comprar a maioria desses equipamentos na Agrishow uma feira que conta com a participao de grandes comerciantes de tratores, colheitadeiras, implementos agrcolas e caminhes, representadas por

multinacionais como a John Deere, Case, New Holand (CNH), Agco, Massey Fergunson, Scania e Mercedes- Benz. Alm disso, a Fazenda Laranjal contrata servios de um laboratrio especializado em anlise do solo. Isso necessrio j que a empresa precisa obter informaes sobre o nvel de protenas do solo. Os laboratrios so todos de Ribeiro Preto e antes de solicitar o servio, h uma pesquisa prvia de melhores preos.

2.7 Clientes

A empresa possui importantes clientes como Montectrus, Citrovita, Cutrale, Grupo Acar Guarani e Usina Noroeste Acar e lcool, fixando contratos de colheitas com a finalidade de evitar perdas de receitas. A representao mdia de cada um desses clientes no faturamento da Fazenda Laranjal apresentada no grfico a seguir:

17

Grfico 5: Participao no volume de vendas da empresa por cliente. Fonte: elaborado pelo autor

Deve-se destacar a importncia do cliente Cutrale para a empresa, j que essa reponde, em mdia, por 30% do faturamento. A Cutrale, localizada em Araraquara, interior de So Paulo, adquire parte da produo de laranja da Fazenda Laranjal desde meados de 1.990. Exporta suco concentrado para mais de 20 pases como Estados Unidos, Europa e China, segundo reportagem da Revista Veja (2.003). Para os clientes secundrios, ocorre a venda de frutos temporos 4, por se tratarem de vendas arriscadas, j que existem muitos que compram e desaparecem sem pagar ou que emitem cheque sem fundo.

2.8 Influncias externas

A citricultura tem um amplo espao no mercado interno e externo e os pases europeus esto entre os maiores consumidores de suco de laranja e tambm do produto in natura. A acirrada concorrncia na citricultura leva a uma procura por maior produtividade entre os produtores, apesar de que nos ltimos anos alguns produtores resolveram abandonar a cultura da laranja e passaram a cultivar a canade-acar. Tal fato consequncia da falta de estmulo dos governos Estadual e
4

Segundo Dicionrio Aurlio Bsico da Lngua Portuguesa (1.995), temporo significa fruto que amadurece antes ou depois do tempo prprio.

18

Federal. Ademais, como os custos do cultivo de laranja so altos, uma alternativa para os produtores garantirem sua renda optar pelo cultivo de cana ou outra cultura que proporcione custos menores. Uma das alternativas de incentivo que poderia ser adotada pelos governos Estadual e Federal seria inserir o suco de laranja nas escolas e fazer propaganda para o consumo interno aumentar. O Fundecitrus Fundo de Defesa da Citricultura - uma associao sem fins lucrativos, criada e mantida pelos citricultores, com personalidade jurdica de direito privado. Exerce importante papel na manuteno do maior parque citrcola do mundo, localizado no interior do Estado de So Paulo. Essa associao credenciada pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) para realizar o monitoramento de pragas e doenas no estado de So Paulo e sul do Tringulo Mineiro, auxiliando a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) de So Paulo e o Instituto Mineiro Agropecurio (IMA) na erradicao das principais doenas dos citros. O Fundecitrus tem por finalidades: Monitorar e respectiva avaliao tcnica de pragas e doenas de interesse econmico para citricultura; Realizar pesquisas cientficas e tecnolgicas sobre pragas e doenas da citricultura, visando o seu controle e a transferncia dessa tecnologia para que o citricultor possa dela se utilizar; Financiar pesquisas cientficas, realizadas em entidades de pesquisa, pblicas e/ou privadas, nacionais e/ou estrangeiras, visando a otimizao dos recursos e a acelerao dos resultados dessas pesquisas; Realizar outros trabalhos tcnicos, simpsios, congressos e treinamentos e cursos de extenso universitria, de interesse cientfico ou institucional, vinculados aos citricultores ou citricultura, mediante aprovao prvia do Conselho Deliberativo; e Propugnar pela realizao como executor de servios de controle de qualidade, certificao de conformidade com as normas tcnicas e tudo mais o que couber no mbito do COMETRO INMETRO, por delegao deste, ou outras instituies competentes.

19

O Fundecitrus realiza um acompanhamento nos produtores de frutas ctricas para alertar sobre o greening e o cancro ctrico doenas dos pomares por meio de inspees. A Fazenda Laranjal est sujeita a esse monitoramento da instituio e segue todas as recomendaes para a erradicao imediata dessas doenas.

2.9 Ambiente interno

Considerando que so apenas 11 funcionrios na empresa, a comunicao ocorre com facilidade e os proprietrios mantm um canal de comunicao aberto e direto com todos os funcionrios. Qualquer medida que seja necessria em funo de alguma estratgia implementada pela empresa imediatamente distribuda e discutida com os empregados.

2.10 Tecnologias empregadas

A Fazenda Laranjal possui um sistema de informaes para planejamento e oramento empresarial adquirido em meados de 2.006, com o propsito de auxiliar nas decises dos proprietrios. Todas as caractersticas levantadas at aqui, bem como todas as informaes financeiras e contbeis so consideradas no processo decisrio da instituio, de maneira que as decises sejam eficientes e tomadas com base em um cenrio muito prximo da realidade. Entre algumas informaes relevantes esto o volume esperado de vendas, o custo da produo esperado e o custo da produo realizado. Com base nas operaes da empresa, o sistema gera o oramento para um determinado perodo futuro (depende do horizonte temporal definido no incio) e at projeta as demonstraes contbeis. Os proprietrios comparam periodicamente os dados do oramento com o realizado, com o intuito de identificar variaes. Se essas variaes forem desfavorveis e relevantes para a empresa, os gestores podem adotar medidas corretivas ou aes voltadas para eliminar as ineficincias ou desperdcios, ainda durante o perodo corrente. O planejamento traz muitos benefcios empresa e leva o gestor a refletir sobre os problemas que pode enfrentar no curto, mdio e longo prazo. Sua elaborao fundamental e deve ser bem detalhada, pois se consegue fazer

20

simulaes prevendo situaes futuras. necessrio que as empresas utilizem o planejamento para sua tomada de deciso, para que estejam preparadas para quaisquer mudanas que ocorram na economia, nos costumes dos consumidores, para apurao dos custos, na oferta e demanda dos produtos e outras ameaas que o mercado oferece (SANTOS; MARION; SEGATTI, 2.002 p. 15). Com a elaborao do planejamento, possvel identificar os fatores do ambiente analisando as condies de mercado e assim decidir qual o melhor recurso para iniciar uma atividade econmica. Outras decises cabem ao administrador rural depois de saber qual atividade econmica exercer e decidir o que, quando, e como produzir, alm de controlar a ao aps iniciar a atividade, apurar os resultados e equiparar com a previso estimada inicialmente (CREPALDI, 1.998, p. 22).

21

CONSIDERAES FINAIS
A Fazenda Laranjal se localiza em uma regio favorvel sua atividade devido ao grande nmero de clientes no Estado de So Paulo, s condies climticas e fsicas (solo). A empresa apresenta, ainda, uma carteira de clientes composta por grandes empresas, que exportam suco de laranja concentrado para pases da Europa e Estados Unidos, e que j so parceiras h alguns anos. O agronegcio possui grande importncia para a economia brasileira e espera-se que as empresas rurais contribuam cada vez mais para a manuteno desse cenrio. Porm, necessrio um maior incentivo por parte dos governos Federal e Estadual. A Fazenda Laranjal preocupa-se com a qualidade do produto e, para isso, no mede esforos em atender aos atributos desejados pelos consumidores. O sistema de informaes gerenciais utilizado para planejamento e oramento empresarial gera informaes extremamente relevantes para as decises

estratgicas dos proprietrios, que se eficientes, colocam a empresa mais prxima do sucesso do negcio e da boa remunerao do capital empregado pelos scios.

22

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARROS, G. C.; ISHII, K. S. Cai Faturamento das Exportaes do Agronegcio no Primeiro Trimestre de 2.009. Centro de Estudos Avanados em Economia Aplicada CEPEA. Disponvel em: http://www.cepea.esalq.usp.br/macro/. Acesso em 10 de Abril de 2.013.

BM&FBOVESPA.

Disponvel

em

http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br. Acesso em 10 de Abril de 2.013. Centro de Estudos Avanados em Economia Aplicada CEPEA. Disponvel em http://www.cepea.esalq.usp.br/. Acesso em 10 de Abril de 2.013.

CREPALDI, S. A. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1998.

Dicionrio Aurlio Bsico da Lngua Portuguesa (1.995). Editora Nova Fronteira.

FREZATTI, F. Oramento Empresarial: planejamento e controle gerencial. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2.009.

Fundo

de

Defesa

da

Citricultura

Fundecitrus.

Disponvel

em

http://www.fundecitrus.com.br/Pagina/Default.aspx?IDPagina=1. Acesso em 10 de Abril de 2.013. Instituto Economia Agrcola IEA. Disponvel em http://www.iea.sp.gov.br/. Acesso em 10 de Abril de 2.013.

MARION, J. C. Contabilidade Rural. 10 ed. So Paulo: Atlas, 2.009.

NEVES, E.M.; BOTEON, M. Impactos alocativos e distributivos na citricultura. Preos Agrcolas, Piracicaba, n.136, p.3-6, 1.998.

23

NOCE, R. MOTA, J. H. Dinmica da produo de laranja na dcada de 1.990. LARANJA, Cordeirpolis, v.25, n.1, p.37-44, 2.004. Veja. O campeo mundial do suco de laranja. Disponvel em

http://veja.abril.com.br/140503/p_038.html. Acesso em 10 de Abril de 2.013.

SANTOS, G. J. dos; MARION, J. C.; SEGATTI, S. Administrao de custos na agropecuria. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2.002.

WELSCH, G. A. Oramento empresarial. So Paulo: Atlas, 1.983.

24

CARGA HORRIA: ______horas

ASSINATURAS

____________________________ Acadmico (Assinatura)

____________________________ Supervisor(a) do Local do Estgio (Carimbo e Assinatura)

_____________________________ Tutor Presencial (Carimbo e Assinatura)

_________________,_____de ____________de 20_____

Vous aimerez peut-être aussi