Vous êtes sur la page 1sur 1

Anotaes - Palestra Literatura Comparada: conflitos, Prof. Wander Melo Miranda, 15/3/2013. Incio: Sculo 19, Europa.

Uma noo de tempo linear, ideia de progresso, de que havia culturas mais adiantadas e mais atrasadas = ideia de inferioridade e A prtica da literatura comparada pressupe conflitos, no necessariamente guerras, lutas, mas pontos de vista diferentes, posies No Brasil, a Antropofagia (Movimento Modernista, 1922) um exemplo da ideia de conflito cultural = devorar a fonte: adquirir Embate entre as colnias e as metrpoles = cultura Transculturao (Fernando Ortiz) quando se tem duas culturas, num primeiro momento, a forte e dominadora, metrpole,

de superioridade, de origem, de dbito, de centro e periferia, colnia e metrpole, cpia e origina = critrios de valor.

ideolgicas, polticas, culturais em desacordo.

fora.

sobrepe-se sobre a mais frgil, colnia = aculturao. Num segundo momento, o colonizado d uma resposta (embate) = uma terceira via, nem europeu, nem ndio = terceiro elemento, mestio, como no caso do Brasil.

Ideia de Nao importante: estado nacional forja uma literatura nacional que posta em xeque em tempos globalizados. Globalizao= descentralizar a cultura, abolir a ideia de origem, a cpia do original mais bem realizado. Texto: Ea, autor de Madame Bovary de Silviano Santiago. Primo Baslio uma resposta de Ea a Madame Bovary de Flaubert. Apropriao de um modelo = recriao. Texto: Pierre Menard, autor do Quixote, de Jorge Luis Borges. A repetio instaurando a diferena = apropriao do outro, em outro tempo, releitura que instaura conflitos entre os textos. Texto: Kafka e seus precursores, de Jorge Luis Borges. Kafka e seus textos iluminam escritores e textos anteriores = tradio vista como uma constelao, no de forma linear. Ricardo Piglia (escritor argentino) afirma que no importam as tradies literrias, nacionais, mas as famlias literrias que o Desaparece, dessa forma, a ideia de dbito. Texto: Caets, de Graciliano Ramos. Embate do eu com o outro: devorao antropofgica = no comparao, mas filiao. Objeto da Literatura Comparada: contexto da tradio literria (lngua um dos marcos) = relao da obra com outros textos da Valor literrio = no mais com uma essncia, transcendentalismo, mas um discurso entre outros (arquitetura, cinema, fotografia...). Crtica tradicional = bom gosto, formao em outra rea que no as letras (filsofos, advogados, jornalistas, etc.) como lvaro Crtica especializada (formados na rea de letras): constituio de suplementos literrios (agora substitudos por cadernos de Mrio de Andrade: o documento falso que torna verdadeiro o legtimo. Legitimar = atribuir valor / utenslios indgenas) passa a ser objeto de arte ou decorao, por exemplo. Literatura europeia = modelo a ser copiado, estabelecendo parmetros para as cpias = produzir o novo legitimar o universal. Literatura considerada central s se torna legtima, do ponto de vista da Literatura Comparada, pela repetio com diferena. Apropriao de discursos, sistemas, signos, com desvio. Compreenso total do texto impossvel = escrita por fragmentos = construo de vrias histrias, por exemplo, conformando um Texto: Multiplicidade, de Italo Calvino, em Seis propostas para o prximo milnio. Literatura o que surpreende o leitor = com ele estabelece um embate = conflito. Comparar relacionar. Leitura salteada: pode ser efetiva, mesmo em um texto linear. Os pontos de leitura podem ser descontnuos. Macednio Fernandez. Punctum, de Roland Barthes (Ver: http://filosofia-fotografia.blogspot.com.br/2007/07/punctum_8431.html). Na literatura = como se... (a literatura como mentira) que no ocorre no discurso da Histria. Como se = ndice de ficcionalidade.

escritor elege.

mesma lngua ou de lnguas diferentes conflito: agonstica valores distintos = colocar-se em relao ao outro.

Lins, Amoroso Lima.

cultura = literatura um discurso entre outros, cinema, teatro, televiso...).

painel escrita e leitura aos saltos = um texto com vrias entradas e mltiplas origens.

Vous aimerez peut-être aussi