Vous êtes sur la page 1sur 14

A METAPSICOLOGIA: CINCIA OU METAFSICA?

Digo Santos Gonalves | Ramon Jos Ayres Souza Pscicologia

ISSN 1980-1769

RESUMO
Atravs de uma anlise da teoria kantiana sobre a possibilidade da metafsica vir a tornar-se cincia, e quais os requisitos esta deveria ser capaz de preencher para tanto, tentamos, nesse trabalho, dar um apanhado geral acerca da possibilidade de a psicanlise freudiana ser caracterizada como cincia. Seu criador sempre reivindicou a ela o ttulo de cincia natural, o que pode ser visto em vrios momentos de sua obra. Apesar disso, tal estatuto lhe fora negado, e nos dias de hoje, permanece no lecionada nas universidades como uma disciplina independente, amide inserida como um ramo da psicologia, e muitos ainda a consideram um saber esotrico, at falacioso. No decorrer de nosso estudo zemos um levantamento da epistemologia freudiana, com o intuito de compreendermos o lugar a ser dado ao mtodo especulativo e aos conceitos por ele adquiridos. Dessa forma viemos a nos deparar com um problema concernente ao prprio objeto de estudo da psicanlise.

PALAVRAS-CHAVE
Mtodo Especulativo, Epistemologia Freudiana, Metafsica.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

152 |

ABSTRACT
Through an analysis of the Kantian theory on the possibility of metaphysics come to be a science, and which requirements should be able to ll for this mean, weve tried, in this paper, to give an outlook on the possibility of the Freudian psychoanalysis to be considered a science. Its creator always claimed the title of natural science, which can be seen in several moments of his work. Even so, this status had been denied, where, nowadays, remains untaught in the universities as an independent discipline, often introduced as a branch of psychology, and many still consider it an esoteric knowledge, thus fallacious. During our study we performed a survey of the Freudian epistemology, in order to comprehend the place to be given to the speculative method and the concepts which may be acquired. Thus we come to nd ourselves with a problem concerning the very object of study of psychoanalysis.

KEYWORDS
Speculative Method. Freudian Epistemology. Metaphysics.

1 INTRODUO
A partir de uma anlise do mtodo empregado por Freud, ao compor suas teorias (o mtodo especulativo), tentamos estabelecer uma noo acerca do estatuto de cienticidade da psicanlise. Freud sempre reivindicou sua doutrina a qualidade de cincia, ademais, cincia natural uma naturwissenchaft , embora saibamos que a psicanlise est longe de ser aceita como tal, e continua, at hoje, no lecionada nas academias. Para tanto, zemos uma pequena anlise dos fundamentos epistemolgicos dos quais Freud se utilizou para criar sua teoria, ou seja, qual o lugar atribudo aos seus conceitos bsicos. Nesse estudo epistemolgico nos valemos de um autor particular, Paul-Laurent Assoun, que fez um levantamento minucioso da epistemologia freudiana, interpelando os elementos textuais com crticas pertinentes. No percurso do texto fazemos uma distino/aproximao entre a psicanlise e a filosofia, salientando as caractersticas dos conceitos-chave que pertencem aos dois campos de conhecimento. Evidenciamos com isso que a psicanlise se constitui de duas partes distintas: uma psicologia dos fatos clnicos, e a metapsicologia, uma estrutura conceitual abstrata, que fundamentaria a prtica. Com isso somos levados a nos perguntar se justificada a afirmao de Freud de que a psicanlise uma cincia natural. Atravs de uma anlise da teoria kantiana a respeito da metafsica da natureza, que versa justamente sobre as particularidades dos modelos conceituais uma lgica ou semntica transcendental sustentamos uma posio sobre a validade dessa armao de Freud. Assim, o problema de tal questo parece recair diretamente sobre o prprio objeto de estudo psicanaltico: o inconsciente.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

2 A EPISTEMOLOGIA FREUDIANA: O MTODO ESPECULATIVO E A METAPSICOLOGIA 2.1 O Inconsciente e a coisa em si


A realidade no o que parece ser. Como seres biolgicos, nossos sentidos so limitados, assim como o nossa percepo da natureza. No obstante, j que estamos cientes de que a realidade no tal como nos apresentada, podemos supor que h uma outra realidade, total, onde por trs de cada fenmeno acessvel jaz algo de natureza desconhecida por ns. Para Kant, esses fenmenos imediatos so os nmenos ou coisas em si: De facto, se, como convm, considerarmos os objectos dos sentidos como simples fenmenos, admitimos assim ao mesmo que lhes est subjacente uma coisa em si, embora no saibamos como ela constituda em si mesma, mas apenas conheamos o seu fenmeno, isto , a maneira como os nossos sentidos so afectados por este algo de desconhecido (KANT, 1982, p. 91). legtimo o questionamento: como conceber a existncia de algo que me inacessvel?. Segundo Kant (1982, p. 92), o pensamento (ou entendimento), justamente por aceitar fenmenos, admite tambm a existncia de coisas em si. como se, por sermos capazes de raciocinar sobre o que apreendido pelos sentidos, podemos nos perguntar de onde surge tal coisa?, e o nmeno seria assim a parcela inexplicvel da realidade. Embora consideremos sua existncia, como arma Kant, os nmenos (ou noumena) apenas sero cogitados se forem vlidos para os objectos de uma experincia possvel (KANT, 1982, p. 92), ao passo que de outro modo tudo se tornaria mero fenmeno. Ainda imprescindvel admitirmos que no sabemos absolutamente nada de determinado, nem podemos saber, a respeito destes puros seres inteligveis (KANT, 1982, p. 92). A respeito da concepo do real, Freud seguia a mesma linha de raciocnio que Kant, o que ca claro no captulo VII da obra inaugural da psicanlise, A Interpretao dos Sonhos:
O inconsciente a verdadeira realidade psquica; em sua natureza mais ntima, ele nos to desconhecido quanto a realidade do mundo externo, e to incompletamente apresentado pelos dados da conscincia quanto o o mundo externo pelas comunicaes de nossos rgos sensoriais (FREUD, 1900, p. 637).

| 153

A correlao entre o nmeno de Kant e o inconsciente explicitada pelo prprio Freud alguns anos mais tarde:
A suposio psicanaltica, a respeito da atividade mental inconsciente nos aparece, [...] como uma extenso das correes efetuadas por Kant em nossos conceitos sobre percepo externa. Assim como Kant nos advertiu para no desprezarmos o fato de que as nossas percepes esto subjetivamente condicionadas, no devendo ser consideradas como idnticas ao que, embora incognoscvel, percebido, assim tambm a psicanlise nos adverte para no estabelecermos uma equivalncia entre as percepes adquiridas por meio da conscincia e os processos mentais inconscientes que constituem seu objeto. Assim como o fsico, o psquico, na realidade, no necessariamente o que nos parece ser (FREUD, 1915a, p. 176).

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

154 |

Entretanto, o postulado da existncia de algo que est alm da experincia no justica assim o emprego do mtodo especulativo no procedimento cientco. Por meio dele corremos o risco de estar produzindo apenas quimeras, e no um conhecimento sistemtico da realidade. No o fato de algo ser inacessvel aos sentidos, o motivo mesmo pelo qual ele nos desconhecido? Entretanto Freud tambm se valeu desse mtodo na construo de sua disciplina, a psicanlise, e reivindicou a ela durante toda sua vida o estatuto de cincia natural. Faremos um levantamento da epistemologia freudiana para situar o estatuto dado por Freud ao mtodo especulativo na construo de sua teoria, assim como, a partir de uma anlise deste, pensar sobre a possibilidade da psicanlise ser considerada uma cincia.

2.2 Freud, um Monista


Para Freud, a psicanlise uma naturwissenschaft termo em alemo que designa cincia natural. Convm mencionar que, para ele, o termo soa pleonstico: para se considerar cientco, um conhecimento deve obrigatoriamente pertencer ordem das cincias naturais. De fato, s se utiliza das cincias humanas para diferenciar a psicanlise delas. Embora tenha se visto obrigado a abandonar o projeto (Projeto para uma psicologia cientca, de 1895), considerando-o uma aberrao (LOPARIC, 2003, p. 10), no se esvaiu seu compromisso com a verdade, pois no poupou esforos para reivindicar sua nova disciplina, a Psicanlise, o estatuto de cincia. Esta armao de que a psicanlise uma naturwissenschaft pode ser encontrada em vrios momentos na obra de Freud. No entanto, para se colocar nesse lugar, a psicanlise deve estabelecer um posicionamento, sendo este frente ao problema mente-corpo. Tendo estudado no laboratrio de siologia dirigido por Ernst Brcke, Freud tomou-o como referencial terico e, ao que parece, tambm moral: Por m, no laboratrio de siologia de Ernst Brcke encontrei tranquilidade e satisfao plena e tambm homens que pude respeitar e tomar como meus modelos (FREUD, 1925, p. 17). Sua permanncia no laboratrio foi de 1876 a 1882. Brcke, adepto da escola de Helmoltz segundo Freud seu dolo, um gigante do intelecto (apud FULGENCIO, 2001, p. 05) , admitia a tese de um sicalismo radical de acordo com um ponto de vista dinmico. Para Brcke s existem foras, manifestaes materiais fsico-qumicas (em virtude da equivalncia fora-matria). Pois eis o que diz o notrio juramento epistemolgico de Brcke e Du Bois-Reymond, que tambm partilha de sua viso:
Brcke e eu [Bois-Reymond] nos comprometeremos a impor esta verdade, a saber, que somente as foras fsicas e qumicas, com excluso de qualquer outra, agem no organismo. Nos casos que no podem ser explicados, no momento, por essas foras, devemos nos empenhar em descobrir o modo especco ou a fonte de sua ao, utilizando o mtodo fsico-matemtico, ou ento postular a existncia de outras foras, equivalentes em dignidade, s foras fsico-qumicas inerentes matria, redutveis fora de atrao e repulso (apud ASSOUN, 1983, p. 53-54)

Se somente h foras agindo sobre os corpos como nos diz esse modelo, sero abolidas todas as outras formas irredutveis na tentativa de se explicar os fenmenos. As leis da fsica e a medida imperativa da matemtica parecem se colocar como interditos formao de quaisquer outras correntes de pensamento.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

Como o ser humano faz parte da natureza, por corolrio, no se pode construir um novo tipo de cincia que fundar seu estudo. Ele deve ser estudado com base nas leis naturais que regem todos os fenmenos materiais. Por isso que, para Freud, se torna nonsense em falar de geisteswissenschaften (cincias humanas). Para ele no h cincia que no seja natural. Tal modelo sicalista como poderemos ver adiante est diretamente inserido na teoria freudiana. A demonstrao feita aqui dessa viso reducionista, que fundamentar o arcabouo terico e modus operandi freudiano, implica em si na soluo do problema mente-corpo. De forma analtica podemos estabelecer a posio de Freud face esse problema: epistemologicamente falando, para ele, no h tal coisa como uma mente distinta de um corpo a ser investigada. Fica ntida a a orientao epistemolgica de Freud como materialista reducionista ou monista.

| 155

2.3 Sobre o Lugar dos Conceitos-Chave da Psicanlise


Para se rmar como cincia natural, a psicanlise forada a esclarecer a racionalidade epistemolgica por trs de seus conceitos-chave, j que estes permearo a prtica dita cientca. Isto porque o objeto de estudo em questo a alma, ou psiquismo o que possibilita apenas psicanlise delimitar a maneira epistmica com que versar sobre este objeto. O molde pelo qual se constri tais conceitos o que permite situ-la na classe das cincias naturais ou na losoa, pois representam, respectivamente, a dimenso especulativa/racional e a dimenso emprica/factual no processo de conhecimento. pensando sobre tais conceitos que podemos compreender essa cincia natural peculiar que a psicanlise: embora sejam em parte institudos empiricamente, frente observao (requisito prprio s cincias naturais), tambm possuem sua cota especulativa, inaugurada pela razo (caracterstica da losoa). A psicanlise se diferencia da losoa, pois seus grundbegriffe (conceitos bsicos, principais ou chave, do alemo) possuem apenas utilidade heurstica, ou seja, servem apenas para orientar a pesquisa e delimitar os fenmenos a serem observados, esses sim dados empiricamente. Os conceitos da losoa se caracterizam por um apriorismo radical, onde esta exprime, assim, o projeto de deduo universal a partir de certos postulados ou pressupostos (ASSOUN, 1978, p. 66), enquanto que a psicanlise necessita de uma conrmao na esfera dos fatos, donde provm os conceitos, formados essencialmente a posteriori. Mas tambm se diferencia da Medicina por uma exigncia de recorrer a conceitos globalizantes para explicar os prprios fatos (ASSOUN, 1978, p. 66). A losoa, com seus conceitos abstratos, seria capaz de ultrapassar os limites do mtodo emprico acorrentado ao vu dos sentidos, dessa forma fadado a jamais ir alm dos fatos da percepo. Assim a abstrao losca expande os campos de investigao dos objetos naturais. Tal limite justica o apelo especulao, pois, como disse Freud a respeito da viso de mundo (Weltanschauung) cientca: uma Weltanschauung como esta simultaneamente muito pobre e sem esperana, e despreza as reivindicaes do intelecto humano e as necessidades da mente do homem (FREUD, 1933, p.156). A exigncia especulativa que modelar o carter singular da psicanlise. Exigncia, pois exprime uma necessidade decorrente de imposies observao pela prpria natureza do objeto estudado, sendo a experincia o objetivo primrio. Diculdades que, como no podem ser vencidas com o auxlio das demais cincias naturais, como a neurosiolo-

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

156 |

gia, qumica ou biologia como cou evidente na tentativa de Freud com O Projeto, de 1895 , devem ser ultrapassadas somente pela razo. Por conseguinte, ao recorrer ao mundo dos fatos, a psicanlise se aproxima da medicina, representante das cincias naturais, e ao recorrer especulao, losoa, o que a distinguiria como metafsica. Com isso somos tentados a crer que a psicanlise se constitui como um hbrido de losoa e cincia natural o que aparentemente um erro. Ela permanece acima de tudo, como tantas vezes armou Freud, na classe das cincias naturais. Seria adequado ento destituir a qualidade de cincia da psicanlise? Desconsideraramos todo o arsenal terico elaborado sobre minuciosa observao clnica. Ora, toda cincia no especula? No faz parte do conhecer, criar hipteses que sero conrmadas posteriormente com a experincia? Com efeito, segundo Assoun (1978, p. 67), os grundbegriffe psicanalticos se situam entre aqueles pertencentes cincia, sempre revisveis, em constante evoluo. Os conceitos metapsicolgicos so tidos como meras ces heursticas que guiaro a pesquisa emprica. Constituem uma boa abstrao, em oposio m abstrao losca. Esta encontra na razo subsdios que tornam os conceitos autossucientes, emancipados dos fatos. Tais conceitos seriam assim superconceitos, que tudo explicariam de maneira a priori, isto , pr-experincia o que no necessariamente implica que so falsos, mas na medida em que permanecerem assim, sua validade jamais ser conhecida. Portanto, os conceitos ao menos os que reivindicam estatuto cientco devem ser sempre descartados medida que os fatos os contradigam. Por isso evidenciam em si tudo o que sabemos e o que no sabemos sobre a esfera dada. Por seu carter heurstico que Freud arma sobre os conceitos metapsicolgicos: no devem ser desprezados como provas de nosso embarao, mas apreciados como enriquecimentos da cincia (apud ASSOUN, 1978, p. 67). A forma mutvel e inacabada desses conceitos se ope perfeio pretendida pelos conceitos loscos. Somente a experincia pode torn-los mais precisos. Convm correlacionar aqui os conceitos psicanalticos com alguns to comuns s cincias naturais, como a ideia de pulso e seu respectivo biolgico de instinto, ou a noo de libido com a energia eltrica, que seu correspondente da fsica. Apesar de aparentarem ser mais convincentes, por j jogarmos com eles por mais tempo e em grande parte por seus objetos serem dados aos sentidos externos, os conceitos da fsica j foram to indeterminados quanto os da psicanlise, e no esto livres de uma possvel refutao futura pela experincia. Se toda cincia faz uso de especulao conceitual, como acima mencionamos, por que justamente a psicanlise rechaada do meio acadmico e assimilada metafsica? Por que seus conceitos bsicos recebem tratamento diferente dos das outras cincias naturais? O estatuto dos seus grundbegriffe no clarica tais questes, pois Freud recusa abertamente a especulao, optando por uma espcie de aparelho conceitual meramente hipottico e temporrio como mtodo. Assim como recusa a analogia entre psicanlise e losoa, ou a acepo de que esta se constitui como uma mistura entre cincia natural e losoa: Freud dene sua especicidade por recusa da especulao e rejeio da falsa analogia com a especulao losca (ASSOUN, 1978, p.67) Embora recuse a especulao, admite-a como mtodo em vrios momentos. Mas, como nos lembra Assoun (1978), a sua especulao diferente da losca, uma especulao cientca, caracterizada como uma boa abstrao. Seus conceitos abstratos so apenas hipteses, onde a experincia tem a palavra nal. Tal distanciamento da especulao losca decorrente da tentativa que esta faz em emancipar-se dos fatos.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

2.4 A Necessidade de uma Metapsicologia


Os conceitos metapsicolgicos (como os de pulso, aparelho psquico, energia libidinal) no possuem objetos respectivos no campo da experincia, so meras convenes frutos da razo. Diferente dos fundamentos empricos da psicanlise (como a noo de inconsciente, os fenmenos da resistncia e transferncia, o complexo de dipo e a importncia da sexualidade), os conceitos metapsicolgicos no so puramente descritivos, ultrapassam a experincia clnica e por isso so denominados de meta psicolgicos (esto alm da descrio psicolgica) (FULGENCIO, 2003, p. 3-4). Tais conceitos metapsicolgicos servem para apreender e orientar a seleo de alguns entre os vrios elementos que se apresentam na investigao dos fatos clnicos, assim como para estabelecer relaes causais a serem estabelecidas entre os fenmenos. Sua funo seria a de ordenar os fatos de maneira satisfatria. Seu uso justificado, pois somente a descrio no suficiente para explicar os fenmenos psquicos. A respeito do uso dos conceitos especulativos em decorrncia dos limites da observao, Freud afirma: [...] me pareceu legtimo completar as teorias, que so expresso direta da experincia, por hipteses que so apropriadas ao controle do material, e que se reportam aos fatos que podem se tornar objeto de observao imediata (apud FULGENCIO, 2003, p.6). Esses conceitos-hiptese que ele chama de fices tericas, se afiguram como os liames que iro fornecer o vnculo causal entre os fenmenos e preenchero as lacunas que ficam na teoria, inicialmente elaborada pelo mtodo descritivo. Vale salientar que o que legitima o uso de tais conceitos o fato de serem correlatos daqueles estabelecidos empiricamente. Seu valor apreciado, contanto que saibamos separar estes daqueles que tm objetos de uma experincia direta. Com efeito, para se furtar ao limite da pura descrio dos fenmenos psquicos, Freud se valeu do ponto de vista dinmico (que prope uma interao entre foras), proveniente das demais cincias naturais, como a fsica e a qumica lembramos aqui o juramento sicalista de Brcke e Du-Bis Reymond, ao qual Freud permaneceu el. Do modelo dinmico provieram os mais abstratos conceitos da metapsicologia, como a ideia de energia nervosa, de um aparelho psquico e a teoria das pulses. Tal perspectiva, em que se oferece ao invs de mera descrio, uma explicao dinmica baseada na ao recproca das foras psquicas (FREUD, 1913, p. 225), caracteriza o modo singular pelo qual o pai da psicanlise edicar sua teoria. Os conceitos metapsicolgicos das pulses, fundamentais teoria freudiana (que seriam foras psquicas equivalentes s foras que agiriam sobre o mundo material), forjados de acordo com os requisitos do modelo dinmico, assim como seus referentes fsico-qumicos, seriam apenas convenes adquiridas pelo mtodo especulativo. Eles no possuem correspondentes materiais dveis, e seu valor meramente heurstico, ou seja, sua funo seria a de integrar e organizar os fatos clnicos. Para demonstrar o carter impalpvel das pulses como meros conceitos, podemos compar-los noo de instinto, este sim sendo um conceito emprico, que possui referentes observveis aos nossos sentidos. Por se tratar da esfera psquica, os conceitos da metapsicologia apresentam demasiada impreciso quando comparados aos das outras cincias.

| 157

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

158 |

3 A METAFSICA DA NATUREZA DE KANT


Para Kant, toda cincia da natureza exige uma metafsica da natureza. Ele chegou a tal concluso mediante uma crtica da razo pura, o modo de conhecimento da metafsica tradicional (dogmtica). Sua inteno foi a de delimitar a natureza da razo, sua funo e limites. Ele conseguiu isso por meio de uma anlise da possibilidade da metafsica de vir a tornar-se cincia, mostrando os caminhos pelos quais ela possa ter a pretenso no apenas a uma persuaso enganadora, mas ao conhecimento e convico (KANT, 1982, p. 163). A razo, em conjunto com as outras duas faculdades cognitivas a sensibilidade e o entendimento fornecem todo o material necessrio produo do conhecimento. A sensibilidade (ou intuio) corresponde faculdade imediata, ou seja, sem a mediao dos conceitos a priori. Ela que d incio ao conhecimento, pois corresponde experincia direta. Fornece-nos informaes sobre a realidade atravs dos sentidos informaes que sero posteriormente empregadas pelo entendimento. O entendimento a faculdade que corresponde ao pensamento em relao experincia. Em ns seria responsvel por fazer-nos entender o que se est percebendo, em oposio ao simples perceber da intuio. Com ele somos capazes de formular conceitos. E por m, a razo consiste no pensar atravs de conceitos, no pensamento distante da experincia. Os conceitos da razo referem-se somente a entes da razo, pois no tm objetos referentes dados (ou dveis) no mundo dos sentidos por isso objeto e modo de conhecer prprio metafsica. So conceitos m de si mesmos, que tm a funo de somente fornecer generalizaes aos dados do entendimento, so princpios para levar o uso do nosso entendimento unanimidade geral, integralidade e unidade sinttica (KANT, 1982, p. 140), ou seja, servem apenas para sistematizar o conhecimento, pois este no pode ser jamais abarcado em sua totalidade pela experincia. importante ressaltar, como nos diz Kant, a distino entre os conceitos puros (puros no sentido de se referir somente faculdade em questo) do entendimento e os conceitos puros da razo:
Todos os conhecimentos puros do entendimento tm em si a peculiaridade de os seus conceitos serem dados na experincia, e de os seus princpios serem conrmados atravs da experincia; em contrapartida, os conhecimentos transcendentes da razo, no tocante s suas ideias, no se apresentam na experincia, nem as suas proposies so alguma vez conrmadas ou contraditas pela experincia; por conseguinte, o erro que aqui se insinuaria por nada mais pode ser descoberto a no ser pela razo pura (KANT, 1982, p. 112).

Com isso podemos evidenciar dois tipos de conhecimento: aqueles que independem da experincia (conhecimentos unicamente a priori) e aqueles que prescindem dela. Para Kant, somente sero vlidos os conceitos que possurem referentes no mundo dos sentidos, de outro modo, eles no tero cabimento. Os puros conceitos do entendimento incidem apenas em objetos de uma experincia possvel, por conseguinte, em simples seres sensveis e, logo que haja um afastamento destes, aqueles conceitos deixam de ter a mnima signicao (KANT, 1982, p. 92). De certa forma, as ideias transcendentes do entendimento se transformam assim em conceitos puros da razo, medida que no mais possam ter objetos referentes no mundo dos sentidos.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

Por isso que, para Kant, a metafsica tradicional por operar somente com base em conceitos provenientes da razo, isto , a priori experincia no pode ser tida como vlida, pois a experincia, a nica capaz de negar sua validade, no pode ser evocada. Os objetos da razo so suas prprias ideias (ideias transcendentais ou puras), pelas quais a metafsica se permite utilizar para fornecer explicaes sobre todos e quaisquer fenmenos que lhe sejam apresentados, sem que haja refutaes ou ausncia de determinaes. Pois o conhecimento metafsico constitui um mundo onde os materiais de construo no podem faltar-nos, porque so fornecidos em abundncia por uma imaginao fecunda e que a experincia, se no os conrma, tambm nunca os desmente (KANT, 1982, p. 95). essa caracterstica da metafsica, a saber, a capacidade de fundar seus conceitos na razo, que a torna to atraente. Seus sistemas so capazes de fornecer conforto alma das pessoas, justamente por conterem explicaes sobre as maiores dvidas do homem, aquelas concernentes, geralmente, s coisas primeiras e ltimas da existncia (de onde viemos, para onde vamos). Enquanto que a metafsica dogmtica ou transcendental apenas tem como m um emprego na esfera do mundo inteligvel para seus princpios compostos de ideias da pura razo, a metafsica da natureza proposta por Kant possui em si uma qualidade distinta. De acordo com Fulgncio (2006, p. 91, grifo do autor), Kant concebe a natureza em seu sentido material, como o complexo de todas as coisas que podem ser dadas como objetos dos nossos sentidos. E por cincia, ele entende toda doutrina que pode formar um sistema ordenado segundo princpios. Esses princpios podem ser dados unicamente a priori, atravs das ideias transcendentais da razo, ou ento, decorrentes de uma dialtica entre os conceitos puros da razo e do entendimento com a experincia possvel. De acordo com isso, Kant arma que uma cincia natural s pode ser considerada como tal ao contrrio do que possa parecer , se os seus princpios forem passveis de exposio a priori, e no meros princpios de experincia. Conclumos disso que um valor inestimvel atribudo razo na construo do conhecimento cientco. Embora permanea em posio passiva, onde apenas pode ser afetado perceptivamente por objetos dados aos sentidos, o homem, segundo essa concepo, possui uma postura ativa ao raciocinar formas lgicas de explicaes dos fenmenos apesar de, verdade, a experincia ainda ser a nica capaz de redigir o decreto nal. A razo possui assim a capacidade de auxiliar o processo cientco e de fazer progredir o conhecimento, ao passo que uma verdadeira cincia s existe mediante seu uso. Dessa maneira Kant distingue dois tipos de cincias: as cincias genunas e as no-genunas. A cincia natural genuna aquela que capaz de expor seus enunciados de maneira a priori, enquanto que a cincia natural no-genuna fornece apenas leis empricas fundadas na observao e descrio dos fatos em diversos tempos e lugares, e por isso podendo ser denominada como uma histria natural ou teoria emprica da natureza. A cincia propriamente dita seria ento aquela que comporta uma parte racional e outra emprica (FULGENCIO, 2006, p. 92). a essa parte racional a priori das cincias naturais que Kant deve ao conceber que toda cincia da natureza pressupe em si uma metafsica da natureza. A respeito desse apriorismo conceitual, nos arma Kant ao discorrer sobre o entendimento, que primeiramente, tira a claro os conhecimentos elementares que nele existem antes de toda a experincia mas que, no entanto, devem ter sempre a sua aplicao na experincia (KANT, 1982, p. 95), e ainda sobre as leis gerais da natureza, cuja possibilidade

| 159

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

160 |

se funda unicamente na relao do entendimento experincia: no, porm, no sentido de que elas sejam derivadas da experincia, mas de que a experincia delas que deriva (KANT, 1982, p. 89). A partir da elucidao do que consiste em metafsica da natureza e ideias puras da razo, podemos considerar um tanto duras as crticas feitas psicanlise que armam que ela consiste apenas num sistema losco. Isso seria considerar que sua teoria no fundada em algum momento no campo da experincia, o que sabemos no ser verdade. Freud ciente do apriorismo conceitual que permeia toda prtica cientca, o que deixa claro numa declarao logo na primeira pgina do artigo Os Instintos e Suas Vicissitudes talvez como uma espcie de justicativa do que estaria por vir:
O verdadeiro incio da atividade cientca consiste antes na descrio dos fenmenos, passando ento a seu agrupamento, sua classicao e sua correlao. Mesmo na fase de descrio no possvel evitar

que se apliquem certas ideias abstratas ao material manipulado, ideias provenientes daqui e dali, mas por certo no apenas das novas observaes. [...] Devem, de incio, possuir necessariamente certo grau
de indenio; no pode haver dvida quanto a qualquer delimitao ntida de seu contedo. Enquanto permanecem nessa condio, chegamos a uma compreenso acerca de seu signicado por meio de

repetidas referncias ao material de observao do qual parecem ter provindo, mas ao qual, de fato, foram impostas. Assim, rigorosamente
falando, elas so da natureza das convenes - embora tudo dependa de no serem arbitrariamente escolhidas mas determinadas por terem relaes signicativas com o material emprico, relaes que parecemos sentir antes de podermos reconhec-las e determinlas claramente. [...] O avano do conhecimento, contudo, no tolera qualquer rigidez (FREUD, 1915b, p. 123, grifos nossos).

Essas ideias abstratas a priori consistem, primeiramente, em nada mais que especulaes: sua origem est unicamente na razo pura. Apesar de modelos especulativos, s se tornaro denidos em decorrncia do aval emprico. Assim os conceitos cientcos (tanto quanto os metapsicolgicos, que acreditamos serem includos por Freud a), so apenas convenes, e seu carter adogmtico jaz ainda na condio de no serem rgidos, ou seja, so passveis de transformao de acordo com novos dados adquiridos com a experincia. pergunta-chave deste trabalho, a saber, a possibilidade da especulao de conhecer a realidade, Loparic, com base no programa de pesquisa a priori para as cincias da natureza proposto por Kant, responde-nos positivamente, contanto que seja usada em relao a uma prtica emprica: Seria permitido admitir hipteses especulativas na cincia da natureza?, pergunta Loparic. Sim, responde Kant nesta obra [Princpios metafsicos da cincia da natureza (1786)], desde que elas sejam teis na busca da formulao e da soluo dos problemas empricos (cientcos). [...] Alm de observar e conectar fatos, a cincia precisa poder especular sobre eles (LOPARIC, 2003, p. 7-8). Dessa forma, os conceitos metapsicolgicos (como as pulses, inconsciente, foras, energia) podem ser encarados como ces heursticas ou hipteses auxiliares cuja funo a de apenas organizar e sistematizar os dados empricos, orientando o cientista na busca por relaes que regem os fenmenos. A metapsicologia seria, como armou Freud, uma

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

superestrutura especulativa, que equivaleria metafsica da natureza (com seus conceitos a priori) necessria a todas as cincias naturais, como props Kant. Os conceitos especulativos so produtos da razo, portanto no possuem referentes dados no mundo dos sentidos. Enquanto os conservamos nessa forma, so incapazes de prejudicar e ainda podem auxiliar-nos numa melhor compreenso dos fenmenos psquicos. Mas, como nos adverte Fulgencio: Ainda que o uso das teorias de tipo metapsicolgico seja difundido, a anlise crtica do que a metapsicologia , em termos epistemolgicos e metodolgicos, muito menos comum (FULGENCIO, 2003, p. 21) notamos durante nossa pesquisa que,o prprio termo especulao no consta nos mais renomados dicionrios de psicanlise. A psicanlise ento se torna ameaada por algumas abordagens que, por desconhecimento de tal fundamentao epistemolgica, se afundam num arcabouo puramente especulativo, sem nenhuma ou pouca comprovao emprica a ele subjacente. A razo (ou especulao) seria empregada para fornecer um incondicionado, ou seja, um evento causal primrio que estabelecesse todas as relaes fenomnicas posteriores. Isto porque todo efeito admite uma srie innita de causas, onde para cada explicao haver uma dvida a qual no se poder sanar pela experincia, somente pela razo. Por isso sua funo no procedimento cientco seria a de preencher as lacunas que cariam no campo do entendimento, postulando uma causa originria, anterior qual nenhuma outra deve ser procurada; uma causa incondicionada que, ela mesma, no precisa ser explicada (FULGENCIO, 2003, p. 14). Portanto, para claricar ainda mais a relao entre a metapsicologia freudiana uma superestrutura especulativa de uma psicologia emprica (a psicanlise) e a metafsica da natureza como um sistema conceitual a priori para as cincias da natureza como idealizado por Kant, podemos citar essa armao onde ca evidente o incentivo especulao, desde que esta esteja voltada para a ordenao dos dados do entendimento, e no como m de si mesma:
A soluo desta questo a seguinte: a razo pura no visa entre as suas ideias objectos particulares, que se situem para l do campo da experincia, mas exige apenas a totalidade do uso do entendimento no encadeamento da experincia. Esta totalidade, porm, s pode ser uma totalidade dos princpios, no das intuies e dos objectos. Contudo, para dela ter uma representao determinada, ela concebe-a como o conhecimento de um objecto, cujo conhecimento perfeitamente determinado em relao a essas regras, mas esse objecto apenas uma ideia para aproximar o mais possvel o conhecimento do entendimento da totalidade que essa ideia designa (KANT, 1982, p. 116).

| 161

Esse objeto que a razo exige ao entendimento, como um custo por seus servios, na psicanlise denominado de inconsciente.

4 CONSIDERAES FINAIS
De acordo com este programa kantiano de pesquisa a priori para as cincias da natureza, a psicanlise pode ser considerada uma cincia, e a metapsicologia seria assim sua estrutura especulativa, equivalente a uma metafsica da natureza. Entretanto, apesar de a psicanlise poder ser considerada uma cincia natural, como sempre salientou Freud, h ainda algo que impede a completa admisso desta como ci-

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

162 |

ncia genuna, segundo os moldes de Kant. Este armou que a psicologia poderia vir a ser somente uma histria ou teoria emprica da natureza, isto , deveria se contentar com uma mera descrio dos fenmenos (FULGENCIO, 2006, p. 112). Isto por que a psicologia versa sobre os objetos dveis aos sentidos internos, e estes apresentam srias diculdades no que concerne observao. Quanto a isso, porm, concordamos com a posio de Loparic, que arma: enquanto Kant considera contraditria qualquer tentativa de naturalizar por completo a conscincia de si, [...] Freud defendeu a posio de que, [...] no h nenhuma razo de princpio para excluir a possibilidade de, no futuro, a cincia da conscincia, tanto terica quanto moral, ser formulada em termos meramente fsicos (LOPARIC, 2003, p. 11, grifos do autor). As bases materiais da conscincia ainda nos so desconhecidas, assim como o a prpria matria, o que faz do objeto de estudo da psicanlise impalpvel, em si mesmo metafsico. At hoje no se sabe ao certo em que se constitui a conscincia, apesar de conarmos na possibilidade que esta um dia venha a ser explicada em termos materiais. Com isso acreditamos que seria enriquecedor uma aproximao entre os conhecimentos adquiridos pela cincia da psicanlise, com os das demais cincias naturais. J existe hoje um exemplo de tal movimento, a neuropsicanlise, que prope uma articulao entre psicanlise e neurocincia. Embora seja pertinente a iniciativa dos psicanalistas (ou neuropsicanalistas) que desenvolveram esse movimento, vimos nele um limite como sempre h de existir. As pesquisas neuropsicanalticas enfatizam o campo tpico da psicanlise, buscando correlacionar as instncias psquicas descritas por Freud com estruturas anatmicas (como exemplo, ver SOUSSUMI, 2006). Sendo assim, propomos para futuras pesquisas uma dialtica entre o eixo econmico da metapsicologia (representado pelo princpio do prazer) e alguns fundamentos da fsica. Uma reaproximao, poderamos dizer, pois, como visto acima, Freud foi extremamente inuenciado por tericos que adotavam uma abordagem sicalista na investigao dos fenmenos (como Helmoltz, Fechner e Brcke). importante ressaltar que possvel tal articulao sem um reducionismo. O campo da psicanlise se mostra muito mais abrangente, e determinados fenmenos cabem melhor ser explicados por ela. Tambm no convm admitir que tal articulao necessria para que a psicanlise possa se estabelecer como cincia, pois como vimos na anlise epistemolgica, Freud era um cientista natural, e a psicanlise uma cincia natural embora, verdade, uma cincia limitada devido ao seu objeto de estudo. E como se j no bastassem justicas para essa aproximao pois acreditamos que o item 2.2 deixou claro que ela possvel entre a psicanlise e a fsica, terminamos esse trabalho com um comentrio de Freud sobre os analistas: Em vez de esperar o momento em que poder escapar da coero das leis familiares da fsica e da qumica, tm esperanas no surgimento de leis naturais mais amplas e de alcance mais profundo, s quais esto prontos a submeter-se. (FREUD, 1921, p.190).

SOBRE O TRABALHO
Este trabalho foi produzido a partir de uma pesquisa de monograa pelo aluno Digo Santos Gonalves, sob orientao do professor Ramon Jos Ayres Souza, no ano de 2011/1. Contato eletrnico com os autores do trabalho: diegogoncalves88@hotmail.com e ramon.souza@usp.br. Digo Santos Gonalves graduando do 10 perodo de psicologia

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

da Universidade Tiradentes. Ramon Jos Ayres Souza mestre em psicologia e professor da Universidade Tiradentes.

| 163

REFERNCIAS
ASSOUN, Paul-Laurent. Freud: a losoa e os lsofos. Rio de Janeiro: F. Alves, 1978. _______________ Introduo epistemologia freudiana. Rio de Janeiro: Imago, 1983. FREUD, Sigmund. A interpretao dos sonhos (II), 1900. In: FREUD, Sigmund. A interpretao dos sonhos (II) e Sobre os sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 371-650. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 5). ______________ Sobre a psicanlise, 1913. In: FREUD, Sigmund . O caso de Schreber e artigos sobre tcnica. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 221-229. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 12). ______________ O inconsciente, 1915 a. In: FREUD, Sigmund . A histria do movimento psicanaltico, Artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 163-222. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 14). ______________ Os instintos e suas vicissitudes, 1915b. In: FREUD, Sigmund. A histria do movimento psicanaltico, Artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 115-144. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 14).

______________ Psicanlise e Telepatia, 1921 [1941]. In: FREUD, Sigmund . Alm do princpio de prazer. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 190. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 18). ______________ Um estudo autobiogrco, 1925 [1925]. In: FREUD, Sigmund. Um estudo autobiogrco, Inibies, sintomas e ansiedade, Anlise leiga e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 09-78. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 20). ______________ Conferncia XXXV: A Questo de uma Weltanschauung, 1933. In: FREUD, Sigmund. Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p. 155-177. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, 22). FULGENCIO, Leopoldo. Comentrios crticos das referncias textuais de Freud a Kant. Psicologia USP. So Paulo, v. 12, n. 1, p.49-87, 2001. ________________ As especulaes metapsicolgicas de Freud. Natureza Humana. So Paulo, v. 5, n. 1, jun., p.129-173, 2003 . _______________ O lugar da psicologia emprica no sistema de Kant. Kant e-prints. Srie 2, v. 1, n. 1, p. 89-118, 2006.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

164 |

KANT, Immanuel. Prolegmenos a toda a Metafsica Futura. Lisboa: Edies 70, 1982. LAPLANCHE, Jean. Vocabulrio da psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 4ed. 2001. LOPARIC, Zeljko. De Kant a Freud: um roteiro. Natureza Humana. So Paulo, v. 5, n. 1, jun., p.231-245, 2003. SOUSSUMI, Yusaku. Tentativa de integrao entre algumas concepes bsicas da psicanlise e da neurocincia. Psicologia Clnica. Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p.63-82, 2006.

Cadernos de Graduao - Cincias Biolgicas e da Sade | Aracaju | v. 13 | n.14 | p. 151-164 | jul./dez. 2011

Vous aimerez peut-être aussi