Vous êtes sur la page 1sur 4

As equipes de governo, a burocracia, os governos sub-regionais e o Poder Judicirio

1 - As equipes de governo Nos sistemas presidencialistas puros, o Poder Executivo fica concentrado em uma pessoa: o presidente. Assim, os ministros costumam ter um papel mais restrito como assessores do presidente. Nos sistemas parlamentaristas, os ministros normalmente tambm atuam como membros do Parlamento e, juntamente com o chefe do governo, possuem responsabilidades coletivas perante ele. Os ministros e as pessoas imediatamente abaixo deles na hierarquia burocrtica fornecem o conhecimento e a especialidade necessrios formulao das polticas. Os presidentes cujos partidos no possuem maioria na legislatura podem ajudar a assegurar o apoio de membros de outros partidos por meio de nomeaes para o ministrio.

Estabilidade das equipes de governo A frequente troca de ministros tende a promover uma nfase no prazo mais curto das polticas e mudanas mais frequentes em seu rumo. A permanncia no cargo por perodos mais longos facilita e aprimora a eficincia da delegao de responsabilidades e tarefas aos burocratas, o que essencial para a implementao eficaz das polticas. Mudanas frequentes na equipe de governo deixam lacunas de liderana que podem contribuir para a inrcia burocrtica e at para a corrupo. Na Amrica Latina, em geral, a estabilidade da equipe de governo baixa.

Capacidade de coordenao A capacidade dos ministros de se coordenar entre si e de cooperar com outras instituies, inclusive a estrutura burocrtica, tende a surtir um grande efeito sobre o processo de formulao de polticas em si e sobre as caractersticas dos resultados das polticas. Quanto maior o nmero de partidos participantes da equipe e quanto maior a divergncia de ideologias e interesses entre eles, maiores as chances de surgirem dificuldades de articulao, que tendem a ser de grandes propores. Os governos com maioria de partido nico tendem a conseguir minimizar os custos de obteno de consensos e de tomada de decises, ao passo que para os governos de coalizo pode ser mais difcil coordenar as polticas. A coordenao com a burocracia costuma ser melhorada pela estabilidade relativa da equipe de governo, e tambm pela nomeao de altos funcionrios pblicos (no polticos) para cargos na equipe de governo e no subsecretariado.

A formao da equipe de governo As nomeaes para a equipe de governo podem servir para assegurar apoio poltico. Os postos na equipe de governo podem dar a partidos e a polticos controle sobre importantes reas

de poltica pblica e recursos oramentrios que podem ser usados para fins polticos. Ao escolher quem far parte de suas equipes, o presidente precisa alcanar um equilbrio entre os objetivos de manter o apoio poltico e os de assegurar que as pessoas nomeadas tenham experincia suficiente em suas respectivas reas e adotem polticas de razovel coerncia com a linha de pensamento do presidente, alm de que sejam capazes de trabalhar juntas de modo relativamente bem coordenado. Na medida em que os membros do gabinete so selecionados meramente com base em sua fidelidade pessoal ao presidente, ou em funo de suas conexes partidrias polticas, sua capacidade de projetar polticas slidas e gerenciar seus rgos burocrticos com eficincia fica prejudicada. Pode ser mais adequado basear a seleo em critrios abrangentes de competncia, no apenas na formao restrita esfera de poltica especfica do ministrio.

2 - A burocracia

Um conjunto articulado de regras e parmetros operacionais que regem o Poder Executivo como intuito de imprimir continuidade, coerncia e relevncia s polticas pblicas, ao mesmo tempo em que assegura o exerccio imparcial, objetivo e no arbitrrio da autoridade pblica. A burocracia um ator essencial para o estmulo a acordos intertemporais, sobretudo ao desempenhar o papel importante de levar tais acordos prtica. A fraqueza da burocracia contribuiu para a debilidade do Executivo nos pases latinoamericanos. A burocracia ocupa posio de subordinao ao governo no sistema constitucional. Do ponto de vista jurdico, a burocracia no um agente autnomo e responsvel pelo sistema poltico, mas um componente do Poder Executivo, responsvel perante o governo. A intensidade com que a burocracia preenche uma ou outra funo afeta algumas das caractersticas das polticas pblicas.

Configuraes burocrticas e funes predominantes

Burocracia administrativa. Essa clssica forma de burocracia caracterizada por baixa capacidade e um grau relativamente elevado de autonomia. Burocracia clientelista, Essa forma de burocracia caracterizada por baixa autonomia e baixa capacidade. Burocracia paralela, (equipes tcnicas ou equipes de projeto) essa forma de burocracia caracterizada por baixa e alta capacidade ela composta por gestores recrutados com clusulas contratuais flexveis. Burocracia meritocrtica, Essa forma de burocracia caracteriza-se por elevadas autonomia e capacidade, em diversas combinaes.

3 - Autoridades regionais

Os funcionrios subnacionais, eleitos ou no, sempre exerceram papel de relevo na execuo de certas polticas pblicas. As tendncias de descentralizao poltica e fiscal apenas aumentaram sua importncia. Autoridades subnacionais so tambm atores do jogo nacional de formulao de polticas. O exato papel assumido pelos atores subnacionais no processo nacional de formulao de polticas depende de seus incentivos e das regras formais e informais de seu envolvimento nesse processo. Excessivo foco em questes locais e regionais, em vez de bens pblicos mais amplos.

4 - Regras que afetam o papel das autoridades subnacionais na formulao de polticas nacionais

Mtodo de seleo das autoridades subnacionais. Os governadores tm um papel mais importante quando eleitos pelo voto popular do que quando so nomeados. Estrutura constitucional federal. Funo mais significativa no processo nacional de formulao de polticas nos quatro pases federativos Bicameralismo territorial. Essas cmaras territoriais tendem a aumentar o poder dos atores polticos subnacionais. Super-representao de provncias subpovoadas na legislatura (desproporcionalidade). A desproporcionalidade tende a aumentar o poder das autoridades subnacionais na formulao de polticas nacionais. Sistema eleitoral e partidrio. Definem os incentivos dos legisladores. Arranjos fiscais federais. A distribuio da responsabilidade tributria e de gastos das provncias; a forma com que os repasses para a cobertura de desequilbrios fiscais verticais so decididos e executados; e o poder de endividamento dos governos provinciais.

5 - O Judicirio Do ponto de vista histrico, o Poder Judicirio tem-se caracterizado pela dependncia do Executivo e ausncia de uma postura proativa na interpretao da lei, no questionamento da legalidade dos atos do Executivo e na apreciao da constitucionalidade das leis, o Judicirio est assumindo um papel mais ativo e independente na adoo, execuo e aplicao das polticas pblicas.

Os papis em potencial do Judicirio na formulao de polticas

Ator com poder de veto: o Judicirio veta legislaes com base em argumentos constitucionais, mas tambm, em parte, com base em suas prprias preferncias. Ator com poder de deciso: os tribunais podem emitir decises na ausncia de um caso concreto, antes mesmo da adoo da lei, e quando as decises judiciais sobre a constitucionalidade das leis so aplicveis em termos gerais, e no apenas a um caso especfico. rbitro imparcial: Esse papel desempenhado quando o tribunal assegura-se de que o Executivo no excede seus poderes. Representante da sociedade: dar voz aos grupos marginalizados.

Quando os judicirios tornam-se ativos como atores com poder de veto, as polticas tendem a ser mais estveis. No entanto, ao assumir esse papel, o Poder Judicirio pode tornar as polticas menos adaptveis, dependendo de como suas preferncias conjugam-se com as preferncias do Executivo e da legislatura. A lgica da criao de mandatos mais longos (ou vitalcios) para os juzes proporcionar maior segurana no emprego, para que as preocupaes dos juzes acerca da manuteno do cargo ou da promoo no influenciem suas decises.

Vous aimerez peut-être aussi