Vous êtes sur la page 1sur 28

Atividades de Leitura Livre

Escola de Tempo Integral / Secretaria da Educao do Estado de So Paulo

PLANEJAMENTO
Roteiro para estimular o planejamento dos jovens para crescerem leitores protagonistas

Caro professor,
Esperamos que as duas primeiras etapas do SuperAo Jovem Mobilizao e Iniciativa tenham ajudado seus alunos a ter interesse e prazer com a leitura, incentivando-os a: participar ativamente das atividades propostas; colaborar com os colegas nos times, de modo a resolver os problemas de convvio, motivao ou compreenso; exercitar a iniciativa para escolher suas leituras, com base em suas preferncias; ler para valer, praticando estratgias de compreenso enquanto leem. Assim, ao final dessas etapas, eles devero ter se reunido em times de trabalho, escolhido um ou mais ttulos para ler e, mais ainda, praticado importantes habilidades para fazer escolhas, conviver, pensar e produzir. Nesta nova etapa, do Planejamento, as atividades de leitura livre propostas trazem estratgias para que os jovens intensifiquem a compreenso de suas leituras. Alm disso, convidamos os times a refletirem sobre a importncia de uma boa organizao antes e durante a leitura. Percorrendo este itinerrio, seus alunos colocaro em prtica as habilidades que convergem com o desenvolvimento das competncias pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas. Cada atividade traz um passo a passo bem explicado para nortear suas aulas, alm de dicas para aprimorar seu desempenho com relao s habilidades a serem trabalhadas e fortalecer sua interao com os alunos. Mobilizao e Iniciativa
Execuo e Avaliao

Etapas

Planejamento

Apropriao dos Resultados

Objetivos

Ensinar estratgias para que os jovens se organizem diante da leitura em sala de aula e no tempo livre, de modo colaborativo, trabalhando em times e com a mediao do professor.

Leia, a seguir, trs reflexes para compreender a fundo o que consiste o ensino de estratgias de leitura e a importncia de se trabalhar a oralidade dos alunos em sala de aula. Boa leitura!

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Reflexo

Planejamento e estratgias de leitura


Para envolver os jovens nas atividades propostas neste Roteiro e transformar esta etapa em um momento de aprendizagem significativa para eles, fundamental refletir sobre a importncia do planejamento. Planejar qualquer atividade possibilita desenvolver um comportamento estratgico, que implica intencionalidade e propsito. Isto , ao antecipar nossas aes, mobilizamos aspectos de organizao pessoal que contribuiro para tornar mais eficazes os nossos esforos pessoais na concluso dessas aes. Assim, o planejamento contribui para o alcance de nossos objetivos e metas a partir do uso de nossas habilidades e tambm da identificao e superao de nossas dificuldades. Ao planejarmos uma atividade, realizamos um processo de metacognio: escolhemos uma entre vrias alternativas para agir, transformamos nossas habilidades em aes conscientes (estratgias) e desenvolvemos autocontrole dos nossos processos de aprendizagem. , portanto, um exerccio que traz conscincia o tipo de informao que temos a respeito de nossa prpria aprendizagem e, ao mesmo tempo, possibilita maior controle do que podemos exercer sobre os recursos que dominamos. No caso da leitura, o autocontrole refere-se ao conhecimento de diversos tipos de estratgias a serem usados em situaes variadas de leitura e capacidade de detectar erros e contradies no material escrito, alm da habilidade de separar o que tem do que no tem sentido na informao. Planejar a leitura , portanto, um exerccio que possibilita relacionar o ato de ler com nossos valores e princpios pessoais, tornando-o, mais do que uma tarefa meramente escolar, uma atividade que pode ser utilizada a nosso favor ao longo dos anos de nossa vida. Seguem abaixo as principais estratgias que so utilizadas por um leitor competente, aquele que sabe como utilizar suas qualidades e talentos (habilidades) para superar suas dificuldades na leitura:

Antes de ler

Examina ligeiramente o texto Examina a estrutura do texto Levanta hipteses acerca do contedo do texto a ser lido Pensa a respeito da finalidade ou necessidade de realizar a leitura

Sublinha ideias ou palavras principais Toma notas Cria imagens mentais de conceitos ou fatos descritos no texto Relaciona o contedo do texto com seus valores e conhecimentos prvios Pensa acerca de implicaes ou consequncias do que diz o texto Para e reflete se compreende bem o que l Rel palavra, frase, pargrafo, quando no os compreende Volta a ler partes que os precederam Quando no os compreende, consulta fonte externa

Durante a leitura

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Faz releitura do texto Procura recordar pontos fundamentais sem retornar ao texto Volta ao texto e rel os pontos significativos Avalia quanto entendeu do texto Volta s partes de compreenso incerta Verifica se suas hipteses foram ou no confirmadas Procura fazer parfrase ou resumo do texto lido

Na escola, no se aprende s a ler, mas tambm se aprendem maneiras de ser leitor. Assim, programas especficos para o ensino da leitura, em que sejam explorados e colocados em prtica aspectos metacognitivos do uso de estratgias, certamente favorecem comportamentos mais conscientes, mais ativos entre os estudantes, pois lhes ensina maneiras conscientes de realizar atividades de leitura, de conhecer melhor o que elas representam para o domnio efetivo desse processo, de saber quando us-las e como monitor-las. tarefa da escola encorajar os alunos a ler com estratgias, a fazer parfrases aps a leitura, a usar tcnicas que os auxiliem a tornar consciente o comportamento que desempenham quando leem; a entender como o que leem influencia na forma pessoal de compreender.

Depois da leitura

Reflexo

Leitura livre, estratgias de leitura e habilidades


Especialmente quando se trata de adolescentes e jovens urgente encontrar novas rotas para aproximar a leitura do seu universo existencial, pois muitos deles ainda no desenvolveram suas preferncias de leitura nem aprenderam a usar estratgias que permitam ler com compreenso a diversidade de textos a que so expostos na escola e na vida cotidiana, perdendo assim o interesse pela leitura, conforme evoluem na vida escolar. O desafio , ento, manter os estudantes antenados com a leitura ao longo de sua vida escolar e para alm dela, formando leitores proficientes. Para isso, aprender a gostar de ler ler por prazer, como hbito e por interesse prprio e aprender a ler com compreenso diversos gneros textuais so duas habilidades fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sua participao em diversas prticas sociais. Essa foi uma das concluses do PISA1 2009, cujo foco foi leitura: Em todos os pases [participantes da avaliao], estudantes que tm maior prazer em ler apresentam desempenho significativamente melhor do que aqueles que tm menor prazer em ler. Alm disso, os resultados do PISA apontam que para que os estudantes se tornem leitores proficientes essencial o domnio de estratgias que ajudam a aprendizagem - com mtodos para memorizar, compreender ou resumir textos, e hbitos diversificados de leitura. A leitura por prazer particularmente benfica quando associada a altos nveis de pensamento crtico e aprendizagem estratgica.2 Ou seja, o ensino de leitura que alie o gosto pela leitura (o prazer em ler, a leitura livre) com estratgias de compreenso leitora mais eficaz para melhorar o desempenho dos estudantes em leitura.

O PISA, Programa Internacional de Avaliao de Estudantes, que analisa a qualidade, equidade e eficincia dos sistemas escolares em cerca de 70 pases, entre os quais, o Brasil. A edio de 2009 teve como foco a pesquisa das habilidades e conhecimentos dos estudantes em leitura. 2 Resultados do PISA 2009: aprendendo a aprender Envolvimento, estratgias e prticas dos estudantes (volume III), p.13. OCDE, Editora Moderna Ltda, 2011. Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

No SuperAo Jovem a prtica de leitura est ancorada nesses dois pilares (gosto e compreenso) traduzidos em sequncias de atividades que visam reconhecer as leituras praticadas pelos alunos fora ou dentro da escola, ampliar seus interesses, promovendo a escolha de ttulos pelos alunos, qualificar gradualmente essas escolhas, contagiando-os para outras leituras e favorecer o aprendizado de atitudes e habilidades fundamentais para garantir o envolvimento com a leitura e o controle antes, durante e depois da leitura. Alm disso, a dimenso do trabalho colaborativo com o professor e em times amplia a experincia leitora para alm da mera prtica individual, constituindo-se tambm como uma experincia de convvio com leitores, livros e histrias. A proposta do SuperAo Jovem compreende o desenvolvimento de habilidades cognitivas e no cognitivas que so fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Por isso, antes de comear a trabalhar com as atividades propostas nessa segunda etapa, relembre o quadro abaixo e, no caso de dvida ou do desejo de se aprofundar, releia a Reflexo 3 - Competncias e Habilidades, que est no Roteiro das Etapas de Mobilizao e Iniciativa 7 srie (8 ano), pgina 5.
DIMENSO Aprender a SER
(Competncias pessoais)

HABILIDADE Autoconfiana e Determinao: favorece a autonomia dos estudantes na escola e na vida. Colaborao e Comunicao: favorece a colaborao e comunicao dos estudantes na escola e na vida. Trabalho em Time: favorece a aprendizagem colaborativa na escola e na vida. Leitura: favorece a capacidade de ler por prazer e o uso de estratgias de leitura na escola e na vida.

FORMAO PARA
Autonomia (Habilidades
para fazer escolhas)

Aprender a CONVIVER (Competncias relacionais) Aprender a FAZER (Competncias produtivas) Aprender a CONHECER
(Competncias cognitivas)

Colaborao (Habilidades de convvio) Gesto


(Habilidades de gesto)

Leitura
(Habilidades de pensamento)

O ensino de leitura que engloba concomitantemente a prtica de habilidades que impulsionam a construo da autonomia, a determinao, a colaborao, a comunicao e o trabalho em time, favorece a entrada dos estudantes num ciclo de desempenho virtuoso, em que as atitudes em relao leitura e aprendizagem, a motivao, envolvimento em atividades de leitura e proficincia em leitura reforam-se mutuamente3. Conhea mais sobre o ensino de estratgias de leitura na prxima reflexo.

Reflexo

Hora do Desafio: as estratgias de leitura


Segundo Isabel Sol4, formar leitores autnomos tambm significa formar leitores capazes de aprender a partir dos textos. A compreenso leitora depende de um grande nmero de fatores, muito complexos e interrelacionados. Conhecer esses fatores permite detectar as fontes das dificuldades de compreenso e, numa perspectiva pedaggica, mediar a interao do leitor com o texto.
3

Resultados do PISA 2009: aprendendo a aprender Envolvimento, estratgias e prticas dos estudantes (volume III), p.13. OCDE, Editora Moderna Ltda, 2011, p. 27. 4 SOL, Isabel. Estratgias de Leitura, Porto Alegre: Artmed, 1998. Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Na atividade da Hora do Desafio presente neste roteiro, buscase levar os alunos a exercitarem procedimentos de leitura que colaboram para o desenvolvimento de algumas das capacidades ou estratgias de compreenso transcritas abaixo, classificadas por Roxane Rojo em seu artigo Letramento e capacidades de leitura para a cidadania5 :
Ativao de conhecimentos de mundo Previamente leitura ou durante o ato de ler, o leitor est constantemente colocando em relao seu conhecimento amplo de mundo com aquele exigido e utilizado pelo autor no texto. Caso esta sincronicidade falhe, haver uma lacuna de compreenso, que ser preenchida por outras estratgias, em geral de carter inferencial. Estas estratgias de carter inferencial so amplamente utilizadas pelos leitores proficientes para construir o sentido dos textos, afinal so conseguidas no dilogo com o texto. Antecipao ou predio de contedos ou propriedades dos textos O leitor no aborda o texto como uma folha em branco. A partir da situao de leitura, de suas finalidades, da esfera de comunicao em que ela se d; do suporte do texto (livro, jornal, revista, outdoor etc.); de sua disposio na pgina; de seu ttulo, de fotos, legendas e ilustraes, o leitor levanta hipteses tanto sobre o contedo como sobre a forma do texto ou da poro seguinte do texto que estar lendo. Esta estratgia acontece durante toda a leitura e tambm responsvel por uma velocidade maior de processamento do texto, pois o leitor no precisar estar preso a cada palavra do texto, podendo antecipar muito de seu contedo. Checagem de hipteses Ao longo da leitura, no entanto, o leitor estar checando constantemente essas suas hipteses, isto , confirmando-as ou desconfirmando-as e, consequentemente, buscando novas hipteses mais adequadas. Se assim no fosse, o leitor iria por um caminho e o texto por outro. Localizao e/ou cpia de informaes Em certas prticas de leitura (para estudar, para trabalhar, para buscar informaes em enciclopdias, obras de referncia, Internet), o leitor est constantemente buscando e localizando informao relevante, para armazen-la por meio de cpia, recorte-cole, iluminao ou sublinhado e, posteriormente, reutiliz-la de maneira reorganizada. uma estratgia bsica de muitas prticas de leitura (mas no de outras, como a leitura de entretenimento ou de fruio), mas tambm no opera sozinha, sem a contribuio das outras que estamos comentando. Comparao de informaes Ao longo da leitura, o leitor est constantemente comparando informaes de vrias ordens, advindas do texto, de outros textos, de seu conhecimento de mundo, de maneira a construir os sentidos do texto que est lendo. Para atividades especficas, como as de resumo ou sntese do texto, esta comparao essencial para medir a relevncia das informaes que devero ser retidas. Generalizao (concluses gerais sobre fato, fenmeno, situao, problema, etc. aps anlise de informaes pertinentes ) Uma das estratgias que mais contribuem para a sntese resultante da leitura a generalizao exercida sobre enumeraes, redundncias, repeties, exemplos, explicaes etc. Ningum guarda um texto fielmente na memria. Podemos guardar alguns de seus trechos ou citaes que mais nos impressionaram, mas em geral armazenamos informaes na forma de generalizaes, responsveis, em grande parte, pela sntese.

Este artigo pode ser lido na ntegra em: http://bit.ly/rojaneroxo Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Instituto Ayrton Senna 2012

Produo de inferncias locais No caso de uma lacuna de compreenso provocada, por exemplo, por um vocbulo ou uma estrutura desconhecidos, recorremos a estratgias inferenciais, isto , descobriremos, pelo contexto imediato do texto (a frase, o perodo, o pargrafo) e pelo significado anteriormente j construdo, novo significado para este termo at ento desconhecido. Produo de inferncias globais Nem tudo est dito ou posto num texto. O texto tem seus implcitos ou pressupostos que tambm tm de ser compreendidos numa leitura efetiva. Para faz-lo, o leitor lana mo, ao mesmo tempo, de certas pistas que o autor deixa no texto, do conjunto da significao j construda e de seu conhecimento de mundo.

Assim, as atividades desenvolvidas na Hora do Desafio so exerccios que objetivam desenvolver estratgias que permitem monitorar a compreenso antes, durante e aps a leitura. Podemos dizer que as capacidades de leitura elencadas por Roxane Rojo podem ser entendidas como processos cognitivos desenvolvidos a partir do exerccio das estratgias que os leitores competentes utilizam para construir o sentido do texto. A prtica de aspectos metacognitivos pela explicitao do uso de estratgias favorece comportamentos mais conscientes, mais ativos entre os estudantes. Podemos dizer que, a partir do exerccio de metacognio (em que se trazem conscincia os processos de aprendizagem), colabora-se para o desenvolvimento das capacidades para realizar atividades de leitura.

Reflexo

Oralidade
Apesar de lerem mais e demonstrarem atitudes protagonistas diante da leitura, muitas vezes percebemos que, nos momentos de debate e discusso organizados em sala de aula ou na escola, os alunos apresentam dificuldades com a oralidade: timidez, vocabulrio pobre, argumentao frgil etc. Por que isto acontece? No raro constatar que h certo descuido com a prtica oral em sala de aula, o que vem causando diversos problemas na formao dos estudantes, tanto de ordem lingustica quanto social. Os problemas de natureza lingustica correspondem falta de habilidade dos alunos em expor suas opinies e pontos de vista. Eles tm dificuldades de utilizar a linguagem para argumentar em seu favor, defender ou refutar ideias, tampouco para simplesmente fazer sugestes (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). O segundo problema, de natureza social, relaciona-se com o primeiro: se os alunos no conseguem organizar sua fala para argumentar, expor, opinar e sugerir, consequentemente, no conseguem participar efetivamente de determinadas prticas sociais, pois no conhecem outra variedade oral da lngua que no a coloquial. Os estudantes precisam compreender que a oralidade a primeira habilidade pela qual sero avaliados quando estiverem fora da escola - por exemplo, no mundo do trabalho - e esta, por sua vez, precisa criar situaes que coloquem em foco esta compreenso. Concordamos com Schneuwly (2004) que, ao optarmos pelo ensino oral da lngua materna, necessrio refletirmos sobre o que o oral que a escola precisa desenvolver. Conforme postula o autor, a oralidade deve ser concebida como lugar em que vrios componentes esto envolvidos, englobando no apenas aspectos fnicos, fonolgicos, de entonao ou timbre de voz, mas tambm elementos mais amplos, como o contexto e a situao de produo do texto oral, os interlocutores envolvidos, o espao em que a fala se d, entre outros. Assim, necessrio compreender que h vrios orais que no esto totalmente livres da expresso escrita da lngua,
Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

mas que podem relacionar-se com ela, seja de maneira mais ou menos prxima. Ao mesmo tempo em que h gneros orais que dependem totalmente da escrita, como o teatro, a leitura dramtica, as ladainhas religiosas; h outros que esto mais distanciados, como as conversas do cotidiano e o debate. Dessa forma, entendemos que existem prticas de linguagem muito diferenciadas que envolvem a oralidade, e todas elas parecem ser passveis de tornarem-se objetos de trabalho escolar. Para os PCNs, o ensino de lngua oral deve ir alm da interao dialogal de sala de aula. Assume-se que o aluno dispe de competncia discursiva e lingustica para uso cotidiano, mas no est devidamente preparado para a "fala pblica" e para os seus campos discursivos, isto os contextos e as situaes de comunicao em que a oralidade se instaura: como na cincia, na religio, na filosofia, na poltica, na arte, na literatura etc. Verifica-se, portanto, a necessidade de lev-lo a desenvolver competncias para dar conta da variedade de usos lingusticos que as situaes sociais contemporneas exigem do campo da lngua oral, como por exemplo apresentaes pblicas, entrevistas profissionais, debates... Assim, propem-se objetivos, estratgias e abordagens embasadas na diversidade de gneros do oral e das situaes de uso pblico da fala. Propondo uma simetria de valores, em que o oral e o escrito aparecem destacados e evidenciados como contedos a serem desenvolvidos, os PCNs identificam dois campos bem articulados (linguagem oral/linguagem escrita) pelas prticas de escuta/leitura e produo de textos orais/escritos. Nos seus objetivos de ensino estas prticas da oralidade apresentam-se resumidamente assim: No processo de escuta de textos orais, espera-se que o aluno: amplie, progressivamente, o conjunto de conhecimentos discursivos, semnticos e gramaticais envolvidos na construo dos sentidos do texto. Esse conjunto de conhecimentos discursivos, semnticos e gramaticais est relacionado aos vrios aspectos envolvidos na situao do texto oral: fnicos, fonolgicos, de entonao ou timbre de voz, o contexto de comunicao, os interlocutores envolvidos, o espao em que a fala se d, entre outros. reconhea a contribuio complementar dos elementos no-verbais (gestos, expresses faciais, postura corporal); utilize a linguagem escrita, quando for necessrio, como apoio para registro, documentao e anlise; amplie a capacidade de reconhecer as intenes do enunciador, sendo capaz de aderir a ou recusar as posies ideolgicas sustentadas em seu discurso. No processo de produo de textos orais, espera-se que o aluno: planeje a fala pblica usando a linguagem escrita em funo das exigncias da situao e dos objetivos estabelecidos; monitore seu desempenho oral, levando em conta a inteno comunicativa e a reao dos interlocutores e reformulando o planejamento prvio, quando necessrio; considere possveis efeitos de sentido produzidos pela utilizao de elementos no-verbais; considere os papis assumidos pelos participantes, ajustando o texto variedade lingustica adequada (esse conceito est relacionado com a ideia de que a lngua no usada de modo homogneo por todos os seus falantes, pois este uso est sujeito a variaes de poca, de regio, de classe social etc., alm de precisar se adequar a diferentes situaes (formais e informais), a diferentes lugares sociais e campos discursivos (profissionais, acadmicos, religiosos etc.) e assim por diante. Isto , nem individualmente podemos afirmar que o uso da lngua seja uniforme: dependendo da situao, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades. saiba utilizar e valorizar o repertrio lingustico de sua comunidade na produo de textos.
Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Instituto Ayrton Senna 2012

importante reforar a ideia de que falar, escutar, escrever e ler, nas prticas sociais contemporneas, so atividades complementares e imbricadas. Assim, ao se tratar didtica e pedagogicamente a linguagem oral e a escrita, preciso levar em conta a impregnao mtua que as prticas cotidianas de linguagem requerem de qualquer cidado. Acreditando nesta indicao, propomos que as atividades de leitura e de protagonismo desenvolvidas neste Roteiro estejam tambm preocupadas com o desenvolvimento das habilidades orais. Assim, chamamos a ateno para dois blocos de habilidades que envolvem as capacidades de falar e ouvir: Relativas comunicao, ao saber ser e conviver, que se referem oralidade no campo relacional, do respeito ao outro, do cuidado. Relativas cognio, que refletem a clareza, a capacidade de compreenso, a riqueza de vocabulrio, a adequao da linguagem finalidade da situao etc. fundamental, portanto, reconhecer que todas as atividades aqui propostas precisam ser tambm encaradas como possibilidades de fortalecer a oralidade dos estudantes, entendidas como exerccios planejados para que estes, sendo envolvidos em aes que exigem protagonismo (nos debates, nas apresentaes, nas tomadas de decises etc.) desenvolvam as capacidades leitoras e, tenham tambm, a oportunidade de desenvolver a oralidade.

Como este Roteiro est estruturado?


Veja, na pgina seguinte, o mapa das atividades propostas neste Roteiro, lembrando que a organizao deste feita a partir de uma estrutura composta por cinco momentos, o Mdulo do SuperAo, em que esto distribudas as atividades de leitura livre.

Bom trabalho! E no se esquea: Jovem no problema! Jovem protagonista 100% leitor! Equipe do Programa SuperAo Jovem Instituto Ayrton Senna

Expediente:
Instituto Ayrton Senna: Viviane Senna Presidente Simone Andr Coordenadora da rea de Educao Complementar Equipe Superao Jovem ETI/ So Paulo: Helton Lima e Silvia Mattiazzo Gerentes de Programas Vanessa Lira Assistente de Programas Daniela Capelletti Assistente Administrativo Elaborao de materiais didticos: Cynthia Sanches e Simone Andr Consultora em Leitura: Roselene dos Anjos Coordenao de Agentes Tcnicos: Renata Monaco Maria Regina dos Santos Agentes Tcnicos: Cla Ferreira Juliana Sales Helena Faro Lisandra Saltini Rosimeire Moreira Silvia Lima

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Mdulo do SuperAo Descrio das atividades Pgina

Atividade

Durao prevista

1 3 horas/aula

Abrace Essa Causa

Meu livro ...

A etapa de Planejamento se inicia com uma atividade que pede aos jovens que reflitam sobre suas experincias de leitura realizadas at o momento e exponham suas opinies a respeito do que esto lendo. A atividade inclui momentos de produo oral e escrita que desafiam os alunos a desenvolverem suas capacidades de expresso e, ao mesmo tempo, provocam situaes organizadas para escuta e troca de experincias!

10

Instituto Ayrton Senna 2012

Todos Juntos

O meu perfil de leitor!

No basta apenas ler, preciso aprender a ser um leitor de verdade! Por isso, convidamos seus alunos a identificarem seus prprios perfis de leitores. Cada pessoa tem suas particularidades enquanto leitor e todos podem crescer ainda mais a partir do reconhecimento destas singularidades. Est prevista nesta atividade uma pequena reflexo sobre os diferentes gneros literrios, para que seus alunos possam aprimorar suas escolhas de leitura!

2 horas/aula

13

Nosso time leitor!

Aps identificarem seus diferentes perfis de leitor, os jovens debatero sobre seus papis no time e planejaro estratgias para colocar em prtica as tarefas propostas para cada leitor. Durante a atividade, eles praticaro a leitura colaborativa e a produo escrita.

2 horas/aula

16

Mos Obra

Leitura pra que te quero!

Depois de tantas descobertas e planejamentos, nada melhor do que ler! Para isso, sero discutidas algumas dicas para o aprimoramento do planejamento leitor, e os jovens de perfil iniciador tero a oportunidade de colocar em prtica as aes planejadas para auxiliar seus colegas durante a leitura!

2 horas/aula

18

lbum de famlia

Uma das habilidades mais necessrias para viver e crescer no sculo 21, ao lado da leitura, a oralidade. Por isso, essa atividade busca desenvolver a expresso e compreenso dos alunos na construo de um enredo para uma narrativa, de uma maneira bastante dinmica!

2 horas/aula

21

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Conquistas e Desafios

Avaliar para crescer

o fim de mais um ciclo de atividades! E, como sempre, chegou a hora de avaliar o crescimento dos jovens como leitores. Novamente, aqui tambm esto previstos momentos de fala/escuta e o exerccio da produo escrita.

2 horas/aula

23

Hora do Desafio

Manuel Bandeira

Pensa que acabou? O desafio que encerra a rodada prev momentos de leitura colaborativa! A atividade prope que os alunos relacionem temas e situaes presentes em poemas de Manuel Bandeira, para desenvolver e exercitar as seguintes estratgias de leitura: localizar e comparar informaes e estabelecer relaes entre textos (intertextualidade).

3 horas/aula

25

Abrace essa Causa

Meu livro ...


Atividade
Objetivo da atividade: Mobilizar a turma para a etapa de Planejamento e promover a troca de experincias com as leituras j realizadas. Materiais necessrios: Papel Sulfite; caneta. Principais habilidades trabalhadas: Comunicao e Leitura (Gosto). Planejando a execuo da atividade:

1

1 aula!

Leia o passo a passo e compreenda o caminho pedaggico proposto nesta atividade. Um dos objetivos dela iniciar a reflexo sobre a importncia de ter atitudes de planejamento antes e durante a leitura. Esta atividade deve ocupar 3 aulas. Outro objetivo proporcionar um momento de interao entre leitores, livros e histrias. Saber se planejar antes de executar qualquer atividade fundamental! Da mesma forma que o planejamento da leitura importante para possibilitar o desenvolvimento das capacidades leitoras, o planejamento da escrita tambm essencial para que o texto se desenvolva da melhor forma possvel. Por isso, nessa atividade, voc ensinar aos jovens algumas dicas para se comunicarem por meio do gnero textual cartas. Fique atento estrutura da atividade: ela se inicia em uma grande roda, cujo objetivo explorar os conhecimentos prvios da turma sobre a ligao entre planejamento e leitura. A seguir, os jovens sero convidados a compartilharem suas experincias de leitura e de planejamento para leitura at o momento com um colega, por meio de uma carta ( escrita individual). Por fim, os jovens sero convidados a ler e refletir sobre o contedo das cartas recebidas. Com isso, esperamos que os jovens sejam motivados pelos seus prprios colegas e se mobilizem para outras possibilidades de leituras. A mediao do professor em toda a realizao da atividade fundamental. Muitas pistas sobre o envolvimento dos jovens com a leitura aparecero no decorrer dela. Esteja atento ao que os jovens escrevem e falam, exercitando sempre sua presena pedaggica.

1. Rena os jovens em roda e esclarea que esta a primeira atividade da etapa de Planejamento. Pergunte-lhes se saber se planejar importante para crescer como leitor. Oua as respostas atentamente e escreva no quadro os principais conceitos que surgirem e discuta-os com a turma.
Planejamento e leitura. . Como em outras atividades humanas, o hbito e o prazer de ler podem ser intensificados se os alunos agregarem leitura formas de se planejarem. A prtica da leitura exige a disposio para se planejar: da escolha do ttulo, passando pela definio do tempo que ser dedicado leitura at o exerccio de estratgias para ler com compreenso. Observe como seus alunos associam leitura com planejamento: eles conseguem identificar algumas aes e atitudes de planejamento que j incorporaram no ato de ler, mesmo que sejam atitudes bsicas?

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

10

2. A seguir, esclarea que o objetivo da etapa de Planejamento aprenderem a se autoorganizar para tirar o melhor proveito da leitura, tornando-se assim, leitores cada vez mais protagonistas e antenados. Conte que, nesta atividade, vocs trocaro experincias entre leitores, porque todo leitor gosta de compartilhar sua opinio sobre os livros escolhidos e de ouvir as opinies dos colegas! A dinmica a seguinte: distribua uma folha de papel para cada jovem e faa a seguinte comanda: cada um dever escrever uma carta para um colega da sala, contando sobre sua aventura com o livro que est lendo. 3. Para garantir que todos recebam uma carta, escreva o nome de todos os alunos em pedaos de papel e dobre-os. O modelo a ser utilizado o mesmo da brincadeira amigo secreto: cada aluno dever pegar um nome, exceo do seu prprio e do nome de um colega de seu time! Aps o sorteio, pea-lhes segredo sobre quem so os destinatrios de suas cartas e faa algumas orientaes sobre como estas devem ser escritas. 4. Utilize as questes abaixo para ajud-los a refletirem sobre suas vivncias antes de escrever as cartas e aquec-los. Dessa forma, evitaremos que os jovens se limitem a manifestar opinies evasivas. Oriente-os a respond-las para depois dar incio escrita da carta. Estabelea um tempo para a concluso das cartas.
a. b. c. d. e. f. O nome do livro que est lendo e o nome do autor. Por que voc escolheu esse livro? Quais foram suas maiores dificuldades na leitura? Como busca superar as suas dificuldades na leitura? Voc recomendaria essa leitura? Por qu? Conte uma dica do que voc faz para se planejar para a leitura!

Orientando a escrita da carta.

Procure deixar os jovens vontade com essa tarefa, esclarecendo que no devero temer a escrita. Muitos jovens podem ter dificuldade de escrever, por razes diversas. Quebrar a barreira do medo e da vergonha de escrever errado o primeiro passo. Lembre-os que o objetivo sempre faz-los crescer como estudantes e leitores. Oriente-os que o objetivo da carta deixar seu amigo secreto com muita vontade de ler o livro (se estiverem gostando da leitura, claro!) ou com muita vontade de ajud-lo a superar suas dificuldades com a leitura (se no estiver gostando do livro ou se estiver com dificuldade de compreender o que est lendo). Estimule-os para que escrevam mais do que simples afirmaes como o livro legal, estou gostando, achei o livro chato etc. Oferea ajuda a quem precisar. Alm disso, a carta oferecer a oportunidade de trocarem algumas experincias sobre as estratgias de planejamento que utilizam para ler com mais gosto e compreenso. Estimule que escrevam o que fazem para se planejarem, mesmo que parea ser algo banal. Para envolver os jovens na escrita da carta, importante resgatar com eles a situao de produo deste gnero textual. No nosso caso, ela pode ser revelada da seguinte forma: trata-se de uma carta pessoal em que o autor (o chamado remetente), estabelece/provoca um dilogo distncia com o leitor (destinatrio) e, em tom pessoal e intimista, tem como objetivo compartilhar um momento de sua histria particular, ou
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

11

seja, sua experincia de leitura. Por se tratar de uma conversa por escrito e distncia, a carta pessoal precisa preocupar-se o tempo todo com a manuteno do dilogo, incorporando ao seu contedo expresses e construes que envolvam o leitor e o tornem presentes.

Explique que por isto que a carta inclui uma saudao inicial (Ol,...! Querido amigo, ...!) e muitas vezes, j no incio, esclarece ao leitor o motivo pelo qual ela foi escrita (escrevo-lhe para contar..., para dizer..., para saber sua opinio... ou porque gostaria de sua ajuda..., queria saber sua opinio...). Outra caracterstica importante da carta que tambm mostra este dilogo a despedida no final (At breve!, Um forte abrao!, um beijo! Saudades!...), acompanhada muitas vezes por um apelo pela resposta (Espero receber notcias suas..., Aguardo sua resposta...). Alm disso, no corpo da carta, o uso de perguntas (Como vai? Voc j leu este livro? Que livro voc est lendo agora?...) importante para manter a interlocuo e estimular uma resposta, afinal, quem escreve uma carta pessoal quer ser correspondido! O dilogo distncia que a carta estabelece tambm a razo para que seja incorporado ao texto o lugar e a data em que ela foi escrita: lembre aos alunos que esta uma caracterstica marcante das cartas.

2 e 3

aulas!

5. Aps o tempo determinado, pea a um dos jovens para entregar sua carta a seu amigo secreto. E pea ao jovem que a recebeu, que a leia em voz alta. Proceda dessa forma com mais dois ou trs jovens. Depois, oriente os demais para entregarem suas cartas para o seu amigo secreto. No momento em que todos estejam com as cartas recebidas em mos, d um tempo para que possam ler. Aproveite para observar as expresses e atitudes dos alunos. 6. Pergunte se algum ficou com vontade de ler o livro citado ou ajudar o colega, a partir do depoimento do amigo. Oua os motivos dos jovens que disseram sim e pea para um deles ler, em voz alta, a mensagem recebida. 7. Pergunte, tambm, os motivos dos jovens que no se interessaram pela dica de leitura recebida. Deixe claro que o importante aprender a conhecer seus gostos e preferncias na leitura e natural que nem todos os livros agradem a todos!
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade:

Leve seus alunos a perceber que o primeiro passo para planejarem seu crescimento como leitores saber identificar o que gostam de ler e, tambm, suas dificuldades para gostar de ler ou compreender o que leem. Com esta atividade, esto comeando a dar um novo passo para crescerem na leitura, que aprender a falar de suas preferncias e dificuldades, conquistando o apoio dos colegas para se superar. Essa atividade tambm provocou que os alunos refletissem sobre a importncia do planejamento para a leitura e, tambm, expressassem sua relao com os livros escolhidos. Estimulou o contgio entre os jovens em relao s suas experincias como leitores e os livros que esto lendo. Essa uma forma de despertar o desejo dos alunos para ler, pois quando um jovem conta para o outro suas experincias com a leitura, cria um canal de identificao e incentivo de jovem para jovem. Com isso em mente, avalie se os jovens: o Demonstraram nas cartas estarem motivados para ler (ainda que no tenham gostado do livro escolhido). o Demonstraram nas cartas que esto mais conscientes do que os motiva a ler e do que os impede de ler melhor. o Demonstraram interesse pelos livros e experincias de leitores de seus colegas.

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

12

8. Uma carta pessoal pressupe uma resposta! Oriente a turma a responder as cartas recebidas, utilizando as dicas que receberam sobre esse tipo de gnero textual. Pealhes que escrevam suas cartas em casa e lembre-os que a carta-resposta dever estabelecer o dilogo com a carta recebida. Oriente-os, tambm, a guardarem as cartas recebidas nas pastas dos times.
Conhea o contedo das cartas.

interessante que voc leia o que os jovens escreveram. Por isso, recolha as pastas dos times e avalie o grau de motivao com a leitura e a competncia na escrita de cada um. No caso de perceber problemas muito srios em relao ao domnio da escrita, converse com o professor de Lngua Portuguesa do perodo regular, buscando sua parceria no sentido de solucionar estes problemas. Sugira aos amigos secretos que continuem trocando cartas para, ao mesmo tempo, exercitar a escrita e buscar cada vez mais maneiras de superar suas dificuldades.

9. A seguir, apresente o cronograma e as atividades da etapa de Planejamento, elaborando uma linha do tempo. Lembre-se que apresentar e esclarecer os objetivos das atividades gera expectativa e motiva os jovens para a participao. Para preparar sua fala, utilize os quadros que contm a descrio das atividades que esto na pgina 9. Ao final, pergunte-lhes qual atividade mais chamou a ateno e por qu. 10. Esclarea que na prxima aula vocs realizaro uma atividade divertida, em que todos conhecero seus perfis de leitores. Deixe seus alunos curiosos: o que ser um perfil de leitor?

Todos Juntos

O meu perfil de leitor!


Atividade
Objetivo da atividade: Descobrir o perfil de leitor de cada jovem e escolher um novo livro para leitura. Materiais necessrios: Guia do Leitor Antenado volume 1, cpias do Captulo 3 (pgina 2 do Caderno do Estudante). Principais habilidades trabalhadas: Colaborao e Leitura: Gosto. Planejando a execuo da atividade:

2

1 aula!

Nesta atividade, os jovens descobriro, por meio de um jogo, quais so seus perfis de leitor. A partir dessa descoberta, escolhero os prximos livros para ler. Esta atividade deve ocupar 2 aulas. Voc apresentar, tambm, alguns gneros literrios que esto presentes no rol de indicaes de leitura do Guia do Leitor Antenado- volume 1. O reconhecimento pelos jovens da diversidade de gneros importante para a ampliao do repertrio leitor. fundamental que voc leia com antecedncia a atividade Reconhecendo seu perfil de leitor, no Guia do Leitor Antenado- volume 1 (pginas 10 a 12).

1. Rena os participantes nos times de trabalho e relembre o objetivo da atividade: descobrir o perfil de leitor de cada um. Como eles ainda no conhecem o que so
Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

13

os perfis de leitor, proponha um aquecimento, perguntando a alguns jovens se conseguem se definir como leitores. Oua atentamente as respostas, registrando no quadro os principais conceitos que surgirem. 2. Relembre que eles escolheram o primeiro livro para ler a partir das quatro portas da Casa da Leitura. Esclarea que, agora, aprendero como motivar e apoiar os colegas na leitura: a partir do perfil de leitor. 3. Para comear, distribua uma cpia do Captulo 3 (pgina 2 do Caderno do Estudante) para cada time e oriente que cada jovem escreva suas respostas para as perguntas individualmente em uma folha. Estabelea um pequeno tempo para que respondam e, ao final, pea que alguns jovens leiam suas respostas. Esclarea que as cinco questes so importantes de serem pensadas, para que todos se planejem na leitura e continuem crescendo como leitores. Oriente-os a guardarem o Captulo 3 e as folhas com as respostas escritas na pasta de seus times.
Leia as respostas de seus alunos.

Posteriormente, leia as respostas de seus alunos. Elas so interessantes para identificar os recursos que seus alunos esto se valendo para superar os desafios na leitura. Conhecer essas respostas e descobrir as melhores estratgias que esto sendo utilizadas por eles um tesouro que deve ser compartilhado com toda a turma!

4. A seguir, para identificar o perfil de leitor de cada aluno, pea-lhes que abram o Guia do Leitor Antenado - volume 1 na pgina 10 e leiam o passo a passo da atividade at o item 9. Estabelea um tempo para a concluso dessa tarefa.
Acompanhe o trabalho dos times.

Sempre que os jovens estiverem reunidos em times para realizar uma tarefa, lembre-se de circular pela sala, sentando por alguns momentos com todas as equipes para acompanhar os debates. Coloque-se disposio de todos, pedindo aos alunos que o chamem caso estejam com alguma dificuldade.

5. Aps o tempo combinado, todos devero ter descoberto qual o perfil de leitor que mais se aproxima de suas caractersticas atuais. Ento, faa uma leitura compartilhada, em voz alta, dos quadros que esto na pgina 12 do Guia.
Para cada perfil de leitor, uma tarefa.

Os quatro tipos de leitores apresentados possuem caractersticas diversas. importante que voc converse sobre essas caractersticas com os alunos e informe que elas podem variar de um perodo a outro da vida. O leitor iniciador um leitor mais fluente, que j tem o hbito de ler com frequncia e prazer em faz-lo. Este leitor gosta de escolher os livros que vai ler. O texto da carta Iniciador (pgina 37 do Guia) lhe dar mais pistas sobre este perfil. A tarefa do jovem iniciador mobilizar os colegas de seu time a ler mais, ajudando-os na escolha do livro. O leitor propagador aquele jovem que gosta de conversar, fazer amigos e dar dicas de leitura para os colegas. Ele conhece muita gente e popular entre os alunos. Sua principal caracterstica falar com todos que conhece sobre os livros que leu e gostou ou que seus colegas e professores gostaram, propagando o vrus da leitura na escola. A tarefa dele mobilizar ao menos sete jovens para ler um livro de que tenha gostado.
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

14

J o leitor comunicador uma pessoa que gosta de divulgar dicas de leitura nos canais de comunicao: cartazes, jornais, revistinhas, rdio da escola etc. A tarefa do jovem comunicador criar formas criativas de divulgao na escola dos livros mais legais que seu time est lendo. Por fim, temos o leitor apreciador. Em geral, um leitor que prefere ler o que seus colegas e professores indicam, a escolher um livro por conta prpria. Pode no ser ainda um leitor muito voraz, mas est a caminho de apreciar cada vez mais os livros. Sua tarefa ler os livros indicados pelos seus colegas iniciadores ou pelo professor.

2 aula!

6. Na aula seguinte, promova uma roda de conversa ressaltando as tarefas de cada perfil. A seguir, oriente-os a seguir em frente com a atividade, fazendo o que dizem os itens 10 e 11 (pgina 11 do Guia). Chegou a hora de escolher o segundo livro para ler, utilizando a indicao que consta em cada perfil de leitor.
Apresente os diversos gneros literrios.

Antes de solicitar que os alunos partam para a escolha dos livros, converse sobre a infinidade de textos que circulam na sociedade, chamando a ateno para o fato de que os textos literrios, embora tenham todos a inteno de possibilitar a leitura pelo prazer e para a fruio, so diferentes entre si por se agruparem em gneros distintos que diferem em relao ao tema (alguns tratam de aventuras, outros de histrias de amor, outros refletem sobre o cotidiano etc.), estrutura (h os que so narrativos, h os que so reflexivos, h os que so organizados em pargrafos, h os que so organizados em versos etc.) e ao estilo (alguns so mais poticos, outros so mais dinmicos..., uns utilizam linguagem mais formal, outros so escritos de maneira mais informal etc.). Fale que por este motivo que o Guia do Leitor Antenado apresenta diferentes gneros literrios que eles podem escolher de acordo com o interesse pessoal de cada um: contos de vrios tipos (de amor, populares, de aventura...) crnicas poemas romances fbulas Chame, tambm, a ateno para a presena de gneros como histrias em quadrinhos e biografia que tambm esto presentes no Guia do Leitor Antenado. importante tambm estimul-los a experimentar a leitura de vrios gneros, pois muitas vezes deixamos de ler bons livros por puro preconceito. Por exemplo, h muitos depoimentos de pessoas que diziam ter preconceito contra os poemas, por acharem que todos so romnticos e melosos, mas, ao descobrirem o mundo de possibilidades que esto presentes nos poemas, lamentam no terem se aventurado na leitura deles h mais tempo. Fale tambm de suas experincias com os diferentes gneros literrios e faa um levantamento na classe sobre os gneros literrios que os alunos j leram ou esto lendo.
>>> Continua...

7. Finalize a aula reunindo todos em uma grande roda. Pea aos lderes que leiam o resultado da atividade (o quadro final, conforme o modelo da pgina 11 do Guia) e interaja nesse momento, fazendo perguntas sobre como foi fazer a segunda escolha do livro, o que descobriram sobre seu perfil de leitor, se j tm ideia sobre como pretendem fazer acontecer a tarefa de seu perfil etc.
Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

15

8. Oriente aqueles que j terminaram a leitura do primeiro livro, para que procurem na sala de leitura pelo segundo ttulo escolhido. Esses jovens, j podem colocar no Painel do Leitor a avaliao do livro lido. Lembre-se de que este momento insubstituvel porque coloca os alunos em contato direto com os ttulos. 9. Esclarea que a prxima aula ser dedicada ao planejamento de cada jovem de sua tarefa do perfil de leitor. Pea que organizem a sala em times antes de sua chegada!
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade:

Nessa atividade, propusemos que os jovens colaborem entre si, a partir de seus perfis de leitor, para motivar os colegas para a leitura. Por isso, voc pode avali-los pela capacidade de colaborar e de contagiar os colegas. Como voc avalia o envolvimento dos jovens com a tarefa de cada perfil? Eles aceitaram bem o desafio de colaborar com os colegas, motivando-os como iniciadores, propagadores, comunicadores ou apreciadores? A indicao ou propaganda feita pelos colegas os estimulou a fazer novas escolhas de leitura? Identifique aqueles que so bons na colaborao e os que se motivaram a partir dessa atitude colaborativa dos colegas. Todos ganharam no desenvolvimento dessas habilidades. Nessa atividade, voc conversou com seus alunos sobre os diversos gneros literrios. Conhecer a Casa da Leitura significa conhecer a infinidade de opes para ler. dessa forma que o gosto e as preferncias dos alunos se ampliaro. Voc observou se seus alunos se interessaram em ampliar suas preferncias de leitura, tendo conhecido diversos gneros literrios ou, ainda, tendo sido influenciados pelo gosto dos colegas?

Nosso time leitor!


Atividade
Objetivo da atividade: Planejar como colocar em prtica as tarefas propostas para cada perfil de leitor. Materiais necessrios: Guias do Leitor Antenado- volume 1, cpias do Captulo 4 (pgina 3 do Caderno do Estudante). Principais habilidades trabalhadas: Trabalho em time. Planejando a execuo da atividade:

Esta atividade ajudar os jovens a se planejar para colocar em prtica a tarefa exigida em seu perfil de leitor e deve ocupar 2 aulas. Lembre-se que: o jovem cujo perfil Iniciador dever acompanhar a leitura dos colegas de seu time, ou seja, dever ficar atento s possveis dificuldades de leitura que possam existir entre os seus colegas. J o jovem de perfil Propagador tem a tarefa de propagar a leitura escolhida pelo seu time para outros sete jovens da escola. O aluno de perfil Comunicador dever comunicar os ttulos que seu time est lendo para toda a escola. E, por fim, o leitor de perfil Apreciador tem a tarefa de ajudar os colegas na divulgao dos livros, mas principalmente, de conversar muito com quem lhe indicou o livro para compartilhar o que esse livro tem de muito legal e, claro, pedir ajuda para superar possveis dificuldades. possvel que nem todos os perfis apaream em cada time, o que no gera nenhum problema na execuo da atividade.

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

16

1 aula!

1. Pea os jovens para que se renam em seus times e escolham um lder que conduzir a atividade. Caso j tenham se organizado dessa forma, parabenize-os! Perguntelhes se conseguem se recordar de suas tarefas a partir do perfil de leitor. Oua o que os jovens dizem e complete as lacunas de compreenso surgidas. Se necessrio, promova nova leitura, em voz alta, do quadro da pgina 12 do Guia do Leitor Antenado para relembrar quais so as tarefas de cada perfil. 2. Aps relembrarem as tarefas, distribua uma cpia do Captulo 4 (pgina 3 do Caderno do Estudante) para cada time e oriente-os a escrever seus planejamentos em uma folha de papel. Lembre-os, ainda que eles podem contar com o apoio das reflexes que fizeram por escrito na atividade anterior. Observe como os jovens trabalham, estimule-os a praticar as regras de trabalho em time e oferea ajuda, caso necessrio.
Oriente os jovens a elaborar seus planejamentos com base nos passos a seguir:

1 - Formulao dos objetivos (pensar sobre a tarefa e para qu a realizaro): definir os objetivos que pretendem alcanar com a tarefa proposta no seu perfil. Para identificar estes objetivos, importante responder s seguintes perguntas: Qual minha tarefa?, O que pretendo realizar ou modificar com esta tarefa? 2 - Anlise das qualidades e limitaes (pensar quais so seus pontos fortes e suas fragilidades, mas primeiro apoiar-se nas foras para realizar a tarefa): fazer uma anlise de seu perfil para avaliar os principais pontos fortes e os pontos fracos. Os pontos fortes devem ser vistos como propulsores da organizao para facilitar o alcance dos objetivos e, portanto, devem ser reforados. Os pontos fracos devem ser analisados como limitaes que dificultam ou impedem o alcance dos objetivos e que devem ser superados. Para facilitar esta anlise, importante buscar responder s seguintes perguntas: Onde estou atualmente? Quais so meus pontos fortes e quais so os meus pontos fracos para realizar essa tarefa? 3- Formulao das estratgias de ao (planejar como fazer a tarefa): planejar os caminhos para alcanar os objetivos pretendidos, tendo em vista suas qualidades, sem deixar de cuidar de suas limitaes. Para formular as estratgias, importante responder s seguintes questes: de que forma posso utilizar melhor minhas qualidades para realizar essa tarefa? O que posso fazer para superar minhas limitaes? O que vou fazer concretamente, com quem e quando.

2 aula!

3. Na aula seguinte, rena-os em uma grande roda e pea aos lderes que leiam o planejamento das tarefas. Oriente as possveis dvidas e pea-lhes que armazenem nas pastas de seus times o Captulo 4. 4. Oriente-os a continuar suas leituras em casa e informe que na prxima aula ser dedicada a leitura livre! Por isso, ningum pode esquecer-se de trazer seu livro.
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade:

Eles demonstraram capacidade de planejar as tarefas no time? Conseguiram se organizar na resoluo dos problemas propostos? Avalie se os times esto crescendo na resoluo dos problemas por si mesmos ou se ainda esto trabalhando em grupo ao invs de comearem a agir como um time. Lembre-se que esto em processo de aprendizagem e que todo pequeno crescimento deve ser considerado: o Mais alunos se envolvem na realizao das tarefas? o Os problemas de convvio j so mais bem cuidados pelo time? o Os times esto menos dependentes do professor para realizar o trabalho?
Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

Instituto Ayrton Senna 2012

17

Mos Obra

Leitura para que te quero!


Atividade
Objetivo da atividade: Estimular a leitura dos livros escolhidos e incentivar que os leitores iniciadores colaborem com os jovens que esto com desafios para ler. Materiais necessrios: Livros escolhidos pelos jovens. Principais habilidades trabalhadas: Colaborao e Leitura: Gosto e Leitura: Compreenso. Planejando a execuo da atividade:

1 aula!

Esta uma atividade que propicia mais um momento dedicado leitura livre, assim como
o que foi desenvolvido durante as etapas de Mobilizao e Iniciativa. No entanto, agora, os jovens aprendero a ter uma atitude de planejamento para a melhor fruio da leitura e para o seu desenvolvimento como leitores autnomos. Esta atividade deve ocupar 2 aulas. Tenha em mente que os jovens iniciadores j podem colocar em prtica suas tarefas, auxiliando os colegas que apresentam dificuldades. importante conhecer o planejamento de cada iniciador e oferecer seu apoio qualificado para que esses jovens possam ajudar seus colegas e no deixar ningum para trs. Lembre-se que esta atividade pode ser realizada em diferentes espaos, tais como: a sala de leitura, o ptio, a sala de aula com os alunos sentados em almofadas etc. O importante que, nesse momento de leitura, eles possam relaxar e se sentir confortveis com o livro. Esteja sempre atento aos locais em que os alunos estaro, para que voc possa acompanhar a atividade e observ-los. Combine com o professor da sala de leitura, bem como com os demais funcionrios que seus alunos podero ir at l para ler, porque essa atividade faz parte da oficina de Hora da Leitura.

1. Rena os alunos em roda e identifique se todos esto com seus livros em mos. Caso algum tenha esquecido, disponha de alguns ttulos para que possam escolher. A seguir, pergunte quem est conseguindo se planejar para ler em casa e se esto sendo atacados por algum vilo da leitura. Oua os alunos com ateno e ajude-os a identificar o que os atrapalha a ler com prazer fora da escola.
Ensine algumas dicas para que os alunos se planejem para a leitura. importante que os alunos saibam que existem algumas dicas que podem facilitar o momento da leitura, seja em casa ou em outro local. Para no deixa r que os viles da leitura atrapalhem necessrio ficar longe de estmulos que podem dispersar a leitura, como a televiso, o mp3, o computador etc. Embora alguns jovens tenham facilidade de conciliar diversas aes, proponha que o momento da leitura seja dedicado somente a ela mesma, empenhando 100% de ateno. Incentive-os a procurar ou criar um ambiente gostoso para ler. O tempo que cada um deve dedicar leitura uma escolha bastante particular: esclarea que podem estabelecer quando e quanto tempo podem se dedicar leitura. O
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

18

que no vale usar a desculpa de falta de tempo, pois sabemos que esse um grande vilo da leitura! Cada um capaz de se organizar e fazer o seu tempo para a leitura

Conte, tambm, como voc costuma se planejar para ler em casa. Compartilhe suas dicas com a turma! importante que toda vez que reiniciar a leitura, cada jovem releia os ltimos trechos lidos, para se recordar do ponto em que parou e se envolver novamente com o texto. Este resgate importante para retomar o processo de interao com o texto e assumir o controle de seu processo durante a leitura. tambm importante refletir com os jovens que aprende-se a ler, lendo. somente com esforo para superar as dificuldades que possvel crescer como leitor. E, na interao com o texto que desenvolvemos as estratgias de leitura para ler mais e melhor. Combine que durante a semana, experimentem essas dicas de planejamento em casa e contem como se saram!

2. A seguir, hora de ler. Lembre a eles que no momento da leitura, o silncio e a concentrao so necessrias. Para comear, oriente que cada jovem exercite uma importante estratgia de leitura: reler os ltimos pargrafos para entrar novamente na histria e se recordar do ponto em que parou a leitura . Essa estratgia simples, usual para os leitores experientes, pode fazer toda a diferena para os leitores que esto em formao, garantindo maior motivao para o texto. 3. Enquanto isso, pea aos jovens iniciadores da turma que se renam com voc. Converse a respeito das ideias que eles tiveram para ajudar os colegas em dificuldades com a leitura e conte que tipo de interveno voc vem fazendo com eles. Apoie a vontade de fazer a diferena desses jovens, assinalando que um leitor protagonista no deixa ningum para trs. 4. Pea aos iniciadores que comecem a colocar em prtica seus planejamentos, atuando como uma espcie de tutor dos alunos que precisam de maior apoio.
Leitores iniciadores em ao!

Sugira aos iniciadores que questionem seus colegas sobre os livros que esto lendo: provocando seu interesse por citar algum trecho que lhes chamou a ateno; estimulando que eles se manifestem sobre algo que j foi lido e que precisa ainda ser esclarecido no decorrer da leitura; ajudando a formular suspeitas inteligentes e desafiando-os a dialogar com o autor do texto. Sugira, tambm, que eles solicitem dos colegas que, durante a leitura das prximas pginas de seus livros, anotem (numa folha de papel), os pontos significativos (trechos marcantes, trechos que indicam a confirmao ou o descarte das suspeitas formuladas, trechos que contm frases e expresses interessantes etc.). Cuide para que eles conversem com os colegas que esto sendo assistidos para conhecer os pontos anotados. Esclarea que, ao fazerem intervenes como as sugeridas acima, os iniciadores estaro colaborando com os colegas para que eles desenvolvam estratgias fundamentais para a leitura.

5. Dedique seu tempo observao das interaes estabelecidas entre os jovens iniciadores e queles que necessitam de ajuda. Observe o grau de motivao dos alunos com essa tarefa colaborativa e oferea ajuda quando necessrio.
Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

19

Para estimular a leitura:

Lembre-se de verificar se todos esto vontade com o seu livro, em silncio e concentrados. Para isso, procure garantir um ambiente de calma e tranquilidade. Continue observando a reao de cada aluno durante a leitura dos livros. Essas observaes so importantes para voc trabalhar as particularidades e as necessidades de cada jovem. Voc j identificou quem so os jovens que apresentam mais dificuldades na leitura e que precisam mais de seu apoio. Procure observar esse grupo de alunos com maior cuidado e, caso necessrio, sente-se com eles para promover uma leitura compartilhada. No caso dos jovens mais dispersos, que no se mostram concentrados na leitura, procure conversar sobre o livro, estimulando-os a resgatar suas expectativas em relao ao texto. Para isto, pergunte sobre os motivos que os levaram a escolher o livro e converse sobre as perspectivas de continuidade da leitura. Procure, durante esta conversa, identificar as maiores dificuldades de cada jovem, estimulando-os a superlas. Se for necessrio retome com eles as cartas escritas na atividade anterior. Busque tambm avaliar o que est causando a disperso e encontre - junto com eles - formas de elimin-las. s vezes, uma simples mudana de lugar da leitura (uma carteira mais isolada, um cantinho menos barulhento...) pode ser de grande ajuda. tambm importante verificar se no seria o caso de uma nova escolha: pode-se descobrir que o gnero do livro, o seu volume (s vezes extenso demais), a temtica abordada etc. provocam a falta de estmulo e a disperso. Se voc perceber que o problema de alguns jovens o fato de eles se perderem na leitura por fazerem suspeitas inteligentes pouco relacionadas com o texto, busque auxili-los a resgatar a leitura, retomar as pistas e a renovar suas hipteses.

6. Minutos antes de terminar o tempo da aula, pea-lhes, de maneira delicada, para que voltem ao mundo real. Formem uma roda de conversa e compartilhem as sensaes proporcionadas pela leitura: os livros esto interessantes? Quem gostaria de contar algo a respeito do seu livro? 7. Aos jovens que receberam ateno dos iniciadores, pergunte-lhes: o que vocs acharam dessa experincia: Vocs gostariam de repeti-la? Quais estratgias para ler melhor e superar dificuldades de compreenso vocs aprenderam com seus colegas?
Dicas para avaliar o seu prprio desempenho na conduo da atividade:

Como voc e os alunos se saram nessa atividade que pode acontecer fora da sala de
aula? Voc conseguiu acompanhar a leitura dos alunos circulando pelos espaos em que eles estavam? As orientaes e acompanhamento que voc dedicou aos jovens iniciadores e seus colegas de leitura foram satisfatrios para que algumas dificuldades pudessem ser sanadas?

8. Esclarea que os demais perfis de leitor, em breve, se organizaro para colocar em prtica seus planejamentos. 9. Mostre que o momento da leitura nico, pois nesse momento, o tempo do leitor. A formao e a prtica de um leitor envolvem ler em diversos tempos e lugares. Por isso, oriente-os que continuem a ler em casa, utilizando as dicas de planejamento aprendidas.

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

20

Ler no tempo livre.

Oriente sempre seus alunos a realizarem suas leituras no tempo livre, pois essa uma prtica que deve ser incentivada na formao de jovens leitores. A cada aula, promova rpidas conversas para verificar como seus alunos esto envolvidos com as leituras escolhidas, permitindo que aqueles mais envolvidos possam falar sobre o que esto lendo e propagar suas leituras. Continue identificando quem so os alunos que esto com maiores dificuldades (seja porque no gostaram do ttulo escolhido, seja por apresentarem dificuldades de compreenso) e oferea seu apoio!

2 aula!

10. Repita a atividade de leitura livre por mais uma aula, cuidando para que os alunos que apresentam maiores dificuldades contem com o apoio dos leitores iniciadores da turma.
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade:

Os leitores iniciadores envolveram os alunos que apresentavam dificuldades a ponto de motiv-los a superar seus desafios? Foi possvel observar situaes ou falas em que o vnculo de colaborao entre eles foi explcito? Em mais uma rodada de aulas dedicadas prtica de leitura livre, seus alunos tiveram a oportunidade de crescer como leitores antenados. A partir de suas observaes, voc capaz de dizer se eles esto lendo por prazer? Esto aproveitando o tempo dedicado leitura livre para mergulhar nos livros? Trazem depoimentos de que esto crescendo como leitores? Dizem que esto lendo mais dentro e fora da escola? J reconhecem mudanas de atitude que repercutem nos estudos e nas aulas da escola? Se sim, parabns! Seus alunos continuam no caminho certo para desenvolver essa habilidade fundamental para o sculo 21: gostar de ler! A partir das intervenes dos jovens iniciadores, foi possvel identificar novas posturas em relao leitura por parte dos jovens auxiliados por eles? Os alunos passaram a utilizar estratgias de compreenso durante a leitura? Esses so alguns dos indicadores de que os alunos esto crescendo na compreenso dos textos.

11. Para realizar a prxima atividade, pea-lhes que tragam, para a prxima aula, revistas velhas.

lbum de famlia: imagens que contam!

5
Atividade

Objetivo da atividade: Desenvolver a oralidade (expresso e compreenso) na construo de uma narrativa. Materiais necessrios: Revistas velhas, tesoura, papel e cola. Principal habilidade trabalhada: Comunicao. Planejando a execuo da atividade:

Essa atividade envolve o trabalho em times e necessita do empenho e da participao de todos para ser realizada com sucesso. Resumidamente, ela consiste na construo de uma sequncia narrativa que tenha por base imagens diversas para apresentao oral. Esta atividade deve ocupar 2 aulas.
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

21

Os times devem planejar a fala de seus membros de tal maneira que cada um consiga, com segurana e desinibio, apresentar oralmente o trecho da histria que ficou sob sua responsabilidade. Assim, h o momento de negociao e criatividade coletiva em que os times decidem a ordem das imagens e a sequncia que cada uma ilustra. Em seguida, ser necessria a performance individual em que cada participante do time dever expor com clareza o trecho da narrativa que lhe couber. Esclarea bem os objetivos da atividade e encaminhe o processo de modo a intervir nos momentos necessrios, garantindo a organizao dos times e o direito de todos se expressarem. No se esquea de solicitar aos alunos que tragam de casa revistas velhas que possam ser recortadas. Se possvel, leve tambm algumas revistas, caso eles necessitem.


1.

1 aula!
2.

Rena os alunos em times e certifique-se de que trouxeram as revistas velhas. Pea que cada aluno escolha e recorte uma imagem que contenha pessoas. Estabelea um tempo curto para essa tarefa. Depois que todos terminarem, recolha as revistas e explique que as imagens escolhidas fazem parte de uma histria que dever ser contada: cada time imaginar que as fotografias fazem parte do lbum de uma famlia e dever construir uma narrativa lgica para que elas se agrupem e faam sentido juntas!
Oriente-os a se organizarem para a construo da narrativa:

Em primeiro lugar, preciso decidir qual ser a famlia (encontrar um jeito das pessoas que aparecem na imagem se relacionarem entre si), identificando seus membros (o parentesco entre elas, nomes, idades, local onde moram etc). Depois necessrio identificar uma das personagens para ser a proprietria do lbum, de modo que a histria seja contada a partir de seu ponto de vista. Em seguida, deve-se encontrar uma sequncia temporal para indicar a ordem em que as imagens aparecero no lbum. Esclarea que no h necessidade de se prenderem aos detalhes presentes nas imagens. Oriente-os a soltarem a imaginao e a inventarem um jeito de fazer as imagens combinarem entre si. Se for necessrio, uma pessoa loira pode aparecer morena em outra fotografia. O que importa mesmo que os fatos narrados componham uma histria lgica.

3.

Depois de tomadas as decises iniciais, os times devem planejar a apresentao oral do seu lbum de famlia. Para isto, eles precisam definir o fato ou episdio que cada fotografia ilustra. Assim importante que eles faam um roteiro com a legenda de cada imagem. Cada aluno dever ficar responsvel pela apresentao da imagem que escolheu, na sequncia em que ela aparecer no lbum. Sendo assim, os times precisam ensaiar a fala do conjunto, cuidando para que todos estejam preparados para se expressar com desenvoltura, sem a necessidade de nenhum apoio escrito. Novamente, estabelea um tempo para a realizao da tarefa, de modo que os alunos sejam estimulados a trabalhar com eficcia.
Oriente-os como se prepararem para a apresentao oral:

Oriente os times a passarem a histria quantas vezes forem necessrias para que as falas estejam bem afinadas e para que seus membros no tropecem nas palavras.
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

22

Pea para evitarem expresses de tempo que so repetidas na fala cotidiana, como: a, da, ento... Indique a utilizao de expresses mais sofisticadas e planejadas, tais como: no dia seguinte, aps trs anos, passado um ms etc.

2 aula!

4. Na aula seguinte, estabelea um tempo para que os times se organizem e inicie a apresentao dos lbuns, orientando que as falas sejam ilustradas com as fotografias correspondentes. Ao final, avalie com eles aspectos prprios da oralidade trabalhados na atividade, tais como: falar com clareza, se expressando de forma organizada, ouvindo com respeito e ateno etc. Avalie, tambm a capacidade que esto demonstrando de superar a timidez para falar em pblico.
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade:

Todos conseguiram se expressar de forma clara, organizada e criativa, conseguindo dar sequncia narrativa e apropriando-se bem do ato de narrar? Eles demonstraram ateno, respeito e organizao ao ouvir o outro?

Conquistas e Desafios
Atividade

Avaliar para crescer


Objetivo da atividade: Avaliar as atividades e os aprendizados da etapa de Planejamento. Materiais necessrios: Dirio de Bordo e Painel do Leitor. Planejando a execuo da atividade:

1 aula!

6
Essa

uma atividade que prope uma autoavaliao dos jovens para elaborarem e organizarem suas experincias at o momento. Isso permite uma avaliao do processo pelo professor e serve para que voc acompanhe continuamente o desenvolvimento da turma e registre as informaes para usar como referncia quando for avaliar os alunos no instrumento de avaliao das habilidades da turma, que ser compartilhado com os gestores escolares, com a Diretoria de Ensino e com o Instituto Ayrton Senna. Esta atividade deve ocupar 2 aulas. Reflita e elabore a sua avaliao da turma, focando nas habilidades indicadas neste Roteiro. Sua devolutiva para os alunos ser importante para estabelecer uma relao de confiana e de exigncia com a turma. Procure focar os aspectos positivos da turma e, caso avalie que precisam melhorar em algum ponto, desafie-os a melhorarem, contando com a sua ajuda!

1. Rena-os em times e pea que cada equipe eleja um jovem que dever resumir, para toda a turma, o livro que est lendo ou que j leu. Organize o tempo de fala de cada jovem, em torno de 5 minutos. Aps as mini apresentaes, observe qual ttulo mais empolgou a turma. 2. A seguir, proponha uma rodada de avaliao para verificar os aprendizados dessa etapa. Oriente-os a escolher um lder que ser o escriba. Escreva no quadro, as questes e oriente-os que as escrevam nos Dirios de Bordo. Estabelea um tempo para a realizao da avaliao.

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

23

a. b. c. d.

Qual atividade da etapa de Planejamento gostamos mais de realizar? Por qu? Como avaliamos a participao de cada um de ns nas atividades? Como avaliamos a conduo das atividades pelo nosso professor? Quais estratgias de planejamento para a leitura avaliamos ter contribudo para nossa leitura dentro e fora da escola?

O Dirio de Bordo.

Na oficina de Experincias Matemticas, cada time foi estimulado a fazer um Dirio de Bordo (um caderno em que registram as impresses das aulas e atividades). Voc pode utilizar o mesmo Dirio, mas caso queira fazer um exclusivo para as suas aulas na oficina de Hora da Leitura, oferea um caderno e pea aos times que o personalizem, fazendo uma bela capa.

3. Aps o trmino do tempo, escreva no quadro as habilidades trabalhadas na etapa de Planejamento: Autoconfiana, Determinao, Colaborao, Comunicao, Leitura (Gosto e Compreenso), e Trabalho em Time. importante que voc explique resumidamente o que quer dizer cada uma delas (utilize o quadro da pgina 4 ajudlo a compor seu discurso). Pea aos times que observem a lista de habilidades no quadro, debatam e escolham uma habilidade que eles tiveram que usar bastante para crescer como leitor e uma em que eles precisam se aprimorar. Estabelea um tempo para essa tarefa.

2 aula!

4. Na aula seguinte, rena-os em uma grande roda. Pea aos lderes que leiam as respostas do seu time para as questes de avaliao da etapa. Depois, pea que leiam quais foram as habilidades escolhidas. Anote-as no quadro e registre-as, tambm, em seu caderno, pois essas informaes so importantes para o seu acompanhamento do desenvolvimento de habilidades dos alunos, ao longo do ano. 5. Escreva no quadro as 3 estratgias de leitura abaixo elencadas utilizadas por leitores competentes. Convide a turma a refletir se as esto praticando quando leem. Reforce que o uso dessas estratgias importante para a formao deles como leitores antenados.
Antes de ler vocs: Do uma boa olhada geral no texto e formulam suspeitas inteligentes para comear a leitura?

Durante a leitura vocs: Verificam se as suspeitas formuladas so ou no confirmadas? Elaboram novas suspeitas inteligentes para a continuidade do texto? Depois da leitura vocs: Avaliam sua compreenso do texto, tentando elaborar mentalmente um resumo do que foi lido?

6. Avalie o que voc observou durante todo o processo: quem avanou como leitor? Quem demonstrava mais resistncia com a leitura e est se superando? Quem est participando e colaborando com os colegas para valer? Algum time incluiu a melhoria da Sala e Leitura e do aprendizado da leitura na escola em seu projeto? (na oficina de Experincia Matemticas os alunos esto desenvolvendo projetos).
Instituto Ayrton Senna 2012 Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

24

7. Convide-os a atualizar o Painel do Leitor. No se esquea de ler este Painel, comemorando os livros lidos! Escreva no quadro negro a mdia nacional de leitura por vontade prpria entre os estudantes brasileiros: 1,3 livros lidos ao ano! possvel que vrios jovens de sua turma j tenham superado essa mdia. 8. Explique que, em breve, comear as etapas de Execuo e Avaliao em que colocaro em prtica as tarefas dos perfis de leitor e aprendero a ler ainda mais e melhor! Mas antes todos sero desafiados a fazer um instigante desafio de leitura colaborativa!
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade: : Voc avalia que houve crescimento dos alunos na forma de manifestar suas avaliaes, em comparao com a anlise realizada na etapa anterior?

Os alunos esto demonstrando maior criticidade ao expor seus argumentos e ideias,


bem como esto interagindo colaborativamente e contribuindo para um bom clima de aprendizagem na sala de aula?

Hora do Desafio!
Que tal um desafio de leitura colaborativa para estimular mentes e coraes?

Manuel Bandeira
Voc e os jovens terminaram a etapa de Planejamento, parabns! Mas, antes de passarmos para a prxima etapa, propomos uma atividade de leitura colaborativa aos alunos! Durante esta etapa, certamente eles se transformaram em leitores mais experientes e podem ainda se desenvolver mais com a sua ajuda. Por isso, hora do desafio!

Hora do Desafio!

Objetivo da atividade: Desenvolver e exercitar as seguintes capacidades de leitura: localizao e comparao de informaes e percepo de relaes de intertextualidade. Materiais necessrios: Cpias do Captulo 5 (pginas 4 a 9 do Caderno do Estudante); computadores ligados internet; Dirios de Bordo. Principal habilidade trabalhada: Estabelecer intertextualidade; Fazer inferncias dos sentidos das palavras desconhecidas a partir da compreenso do contexto; Localizar e comparar informaes presentes em textos diferentes de um mesmo autor.

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

25

Por que trabalhar com leitura colaborativa? . Por meio da leitura colaborativa em grupos e com o auxlio do professor, a atividade prope que os alunos relacionem temas, informaes e situaes presentes em poemas de Manuel Bandeira. Trata-se de uma atividade que, alm de estimular o surgimento de suspeitas inteligentes, promove o acesso leitura de poemas de um clebre autor da literatura nacional, levando os alunos a refletirem sobre os temas abordados. A proposta de produo textual presente na atividade estimula o processo de criao dos grupos, alm de aguar o olhar para as relaes de intertextualidade. Esta atividade deve ocupar at 3 aulas.

1 aula!

1. Rena os alunos em seus times e pea que escolham um lder organizador para encaminhar os trabalhos e um lder relator para apresentar as concluses do time. 2. Explique que o desafio proposto tem como objetivo analisar vrios poemas de um mesmo autor, identificando neles os temas que o poeta aborda e tambm sendo desafiados a produzir um poema montado a partir de seus versos. 3. Distribua para cada time uma cpia do Captulo 5 (pginas 4 a 9 do Caderno do Estudante) e solicite que cada lder organizador faa a leitura, em voz alta, de um dos oito poemas apresentados (os poemas esto nas pginas 4 a 7 do Caderno do Estudante). 4. Discuta a variedade temtica presente na obra de Manuel Bandeira, chamando a ateno para o fato de, ao contrrio do que muitos pensam, os poemas serem um gnero textual que pode tratar de assuntos os mais diversos possveis. 5. Aps a leitura de todos os poemas, leia com eles a introduo do desafio 1 que est no Captulo 5 (pgina 8 do Caderno do Estudante). Pea a cada time que preencha a tabela. 6. Reproduza a tabela (que consta neste desafio) no quadro e pea a colaborao de todos os times para o seu preenchimento coletivo. Procure levantar o mximo de sugestes para complet-la da melhor maneira possvel. 7. A seguir, pea aos jovens para dizerem quais foram os poemas que mais gostaram e quais foram aqueles que tiveram mais dificuldades em compreender. Pergunte as razes de cada escolha. Esse momento importante para trabalhar as incompreenses dos alunos: dessa forma, a leitura se torna significativa e voc tem a chance de explorar os poemas preferidos e os incompreendidos.
Internet e poesia. . possvel encontrar farto material sobre literatura nas pginas da internet. O que propomos estimular durante a realizao desse desafio a utilizao pelos jovens do computador como instrumento de pesquisa em seus tempos livres. No caso, escolhemos o popular site de vdeos www.youtube.com . Selecionamos cinco vdeos de interesse, para que os jovens possam assisti-los, e conhecer ainda mais sobre a obra e a vida do poeta Manuel Bandeira. Algumas cenas do documentrio O habitante de Pasrgada, de 1954, dirigido pelo cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Para assisti-lo, digite: http://bit.ly/ohabitante . Uma livre interpretao do poema O bicho, feita por um internauta, que mistura passagens do poema com msica e imagens, sendo classificado como poesia digital. Digite: http://bit.ly/obicho .
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

26

Leitura do poema Soneto ingls n. 2, declamado pelo prprio Manuel Bandeira. Para ouvir, digite: http://bit.ly/sonetoingles . Tom Jobim musicou o poema Trem de ferro. No site youtube no possvel encontrar essa verso, mas outros vdeos musicados podem ser de interesse: http://bit.ly/patuscada, com a apresentao do grupo coral Patuscada e http://bit.ly/multicanto , com a apresentao do Coral Multicanto. Recomendamos ainda, o livro 50 poemas escolhidos pelo autor, da editora Cosac Naify (2006). Esta coletnea possui um CD de udio com 29 poemas lidos pelo autor.

2 e 3

aulas!

8. Para continuar em frente, oriente os times a realizarem os desafios 2 e 3 do Captulo 5 (pginas 7 e 8 do Caderno do Estudante), prevendo um tempo para a concluso dos trabalhos e para o registro nos Dirios de Bordo. 9. Solicite que os times preparem uma leitura coletiva (em forma de jogral) do poemaantologia que eles produziram! importante tambm solicitar que os jovens passem a limpo esses textos para exporem em um mural da classe. 10. Assim que terminarem de fazer o registro, inicie a correo/avaliao dos desafios, pedindo a cada lder relator que apresente as concluses de seu time.
Dicas para avaliar o desempenho de habilidades dos alunos na atividade: : Os jovens foram capazes de estabelecer relaes entre os textos lidos? Conseguiram descobrir os significados das palavras desconhecidas a partir da compreenso do contexto? Fizeram comparaes entre os textos, encontrando semelhanas e diferenas entre eles?

11. Esclarea que durante a realizao da etapa de Planejamento, cada time escreveu os Captulos 3, 4 e 5 de suas histrias como leitores antenados. Oriente-os que guardem na pasta do time esse material. 12. Encerre a Hora do Desafio, avaliando o trabalho realizado e, principalmente, a experincia de escrever um poema a partir dos versos de Manuel Bandeira.
Dicas para avaliar o seu prprio desempenho na conduo da atividade:

Voc

conduziu a atividade de maneira clara e objetiva, conseguindo estimular a participao e o envolvimento de todos? Notou que suas intervenes auxiliaram os alunos em suas dificuldades? Conseguiu faz-los gostar de poesia e de Manuel Bandeira?

Sntese das capacidades de leitura e compreenso trabalhadas: . Durante a leitura, feita de forma pausada com questionamentos e intervenes constantes do professor, algumas das capacidades de leitura relacionadas compreenso do texto so desenvolvidas, dentre as quais destacam-se: a. Intertextualidade - Identificar as relaes entre os textos (diferenciao entre realidade e fico, entre o contedo do texto em discusso e outros textos j trabalhados ou conhecidos).
>>> Continua...

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

27

A intertextualidade diz respeito aos modos como a produo e recepo de um texto dependem do conhecimento que se tenha de outros textos com os quais ele, de alguma forma, se relaciona. (KOCH, Ingedore Villaa. O texto e a construo dos sentidos. So Paulo: Contexto, 2000. p. 46.) A Intertextualidade pode ser definida como um dilogo entre dois textos. Quando identificamos que um texto se refere a assuntos abordados em outros textos, estamos diante da intertextualizao. Para entender melhor a palavra, pense em sua estrutura. O sufixo inter, de origem latina, se refere noo de relao (entre). Logo, intertextualidade a propriedade de textos se relacionarem. Quanto maior o nmero de relaes que o leitor estabelece entre o que est lendo e o que j leu, ouviu, conversou, assistiu etc., sobre o mesmo tema, mais efetivo o dilogo que ele trava com o texto. Assim, por meio de comentrios, perguntas, retomadas, solicitao de pesquisas etc., muito til refrescar sua memria lembrando-se de contedos presentes em outros textos relacionados ao que est lendo, imaginando outros textos possveis. b. Inferncia local - Identificar o significado de palavras a partir do contexto Levando em conta o contexto imediato do texto, possvel deduzir o sentido de uma palavra desconhecida, identificar o referente de pronomes, relacionar expresses sinnimas ou equivalentes, compreender termos que retomam ou antecipam informaes etc. Um leitor experiente capaz de fazer isto sem precisar recorrer ao dicionrio, pois a compreenso do contexto e suas experincias anteriores de leitura possibilitam-lhe segurana para ir adiante na leitura, sem depender de ajuda externa ao prprio texto. c. Localizao e comparao de informaes Localizar as principais ideias do autor e compar-las com outras idias O desafio 3 prev que os alunos localizem em vrios poemas versos que podem ser relacionados uns com os outros para a montagem de um novo poema. Para tanto, ser necessrio localizar nos poemas que abordam vrios temas, as passagens que podero gerar um novo tema para a antologia a ser produzida.

Instituto Ayrton Senna 2012

Roteiro da etapa de Planejamento 7 srie (8 ano)

28

Vous aimerez peut-être aussi