Vous êtes sur la page 1sur 3

RESENHA CRTICA MARX, Karl. Contribuio crtica da economia poltica / Karl Marx; traduo e introduo de Florestan Fernandes. 2a ed.

. So Paulo: Expresso Popular, 2008. CONTRIBUIO CRTICA DA ECONOMIA POLTICA A obra Contribuio crtica da economia poltica foi publicada em 1859 pelo economista, filsofo e socilogo Karl Marx. Marx escreveu a obra citada como o primeiro volume da srie que pretendia publicar, que abordariam o capital, a propriedade fundiria, o trabalho assalariado, o Estado, o comrcio exterior e o mercado mundial. Porm, devido uma enfermidade, Marx por muito tempo deixou os projetos abandonados e acabou por publicar apenas a obra O Capital contendo quatro livros. Com a frase: primeira vista, a riqueza da sociedade bur guesa aparece como uma imensa acumulao de mercadorias, sendo a mercadoria isolada a forma elementar dessa riqueza. (MARX, 1859. p. 51), Marx inicia o primeiro captulo da obra, expressando luz da elementaridade a definio mais primria do objeto de valor que o homem deseja acumular. O autor, porm, d a esta definio de Mercadoria um sentido mais amplo quando aborda a questo da valorao da mesma. Marx ao expandir o pensamento acerca das mercadorias afirma que o valor que lhe dado depende primariamente do seu contedo, deixando como segundo plano o processo produtivo pelo qual aquela mercadoria foi formada. No obstante, segundo o entendimento do autor, a mercadoria s sofre valorao quando est submetida manifestao econmica da troca. Marx usa como exemplo um diamante, quando diz que Quando serve como valor de uso, esttico ou mecnico, sobre o colo de uma dama ou na mo do lapidrio, diamante e no mercadoria. (MARX, 1859. p. 52). O autor cria no livro o entendimento sobre dois tipos de valores: valor de troca e valor de uso. O valor de uso inerente utilidade da mercadoria, ou seja, a utilidade de uma mercadoria diretamente influencia a sua valorao. J o valor de troca se refere relao quantitativa e proporcional da valorao da mercadoria, onde determinada quantidade de uma mercadoria X equivale a outra determinada quantidade de uma mercadoria Y.

Segundo o autor, o valor de troca abstrai o valor de uso. Marx diz:


O tempo de trabalho realizado nos valores de uso das mercadorias no somente a substncia que faz delas valores de troca, e, por conseguinte, mercadorias, mas tambm a medida de seu valor determinado. (MARX, 1859. p. 55)

No segundo e ltimo captulo da obra, Marx aborda o dinheiro. Questo muito complexa e que, segundo o prprio autor, [...] a especulao sobre a essncia do dinheiro fez mais pessoas perder a cabea que o prprio amor. (MARX, 1859. p. 93). Porm a dificuldade encontrada para entender o capital, segundo Marx, foi vencida quando percebeu-se a origem deste na prpria mercadoria. Para Marx, o processo de definio do valor de troca de uma mercadoria relativo uma outra em singular o que cria a definio de dinheiro. Como exemplo podemos utilizar diferentes quantidades de ferro, algodo e trigo que correspondem respectivamente determinadas quantidades de ouro. Sendo possvel estabelecer o valor da troca de qualquer mercadoria em relao uma mesma mercadoria em comum, esta se torna moeda corrente.
Precisamente porque todas as mercadorias medem em ouro seus valores de troca, [...], o ouro converte-se em medida de valores, e unicamente em virtude dessa funo de medida de valores, na qual seu prprio valor se mede diretamente no crculo interno dos equivalentes de mercadorias, converte-se em equivalente geral ou dinheiro. (MARX, 1859. p. 95)

A transformao da mercadoria em dinheiro para o autor algo nem sempre vantajoso para aquele que vende sua fora de trabalho. Isto porque, segundo Marx, o valor da fora de trabalho empregada para a produo da mercadoria avaliada no na quantidade de horas trabalhadas, mas sim na necessidade alimentcia do trabalhador. Esta necessidade por sua vez tem sua valorao em moeda. Este processo utilizado para a produo massiva de mercadorias para o autor considerada como alienante. NOSSO POSICIONAMENTO A obra eficaz dentro do seu objetivo que um olhar inicial sobre as relaes de mercado e produo que seriam abordadas posteriormente na obra seguinte de Marx, O Capital. Porm, a sua quantidade massiva de informao de difcil leitura, principalmente para os leigos ou menos conhecedores da economia e suas implicaes, torna complexa a tarefa do entendimento do pensamento marxista.

No obstante, considerarmos como leitura essencial, em especial aqueles que tem objetivo de aprofundarem no conhecimento da economia capitalista e suas influncias nos processos produtivos da poca e que se repetem at os dias atuais. Percebemos ainda que, apesar do caracterstico pensamento estereotipista acerca do pensamento marxista previamente considerado como comunista, Marx demonstra-se um dos grandes intelectuais da humanidade, cujo vasto conhecimento da economia foi capaz de desvendar minuciosamente o complexo sistema econmico capitalista, identificar falhas e sugerir um modelo socioeconmico teoricamente mais justo e igualitrio. Recomendamos ainda a leitura da obra que certamente, aps dedicada leitura, ampliar os horizontes do conhecimento acerca de algo que, felizmente ou no, imperativamente presente no nosso dia-a-dia: a economia capitalista. Victor Guimares Nunes Palmas, 26 set. 2013

Vous aimerez peut-être aussi