Vous êtes sur la page 1sur 55

FUNDAO BAHIANA PARA DESENVOLVIMENTO DAS CINCIASFBDC ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SADE PBLICA EBMSP ESCOLA BRASILEIRA DE PSICANLISE

E INSTITUTO DE PSICANLISE DA BAHIA

EFEITOS DE ESTABILIZAO EM UM DISPOSITIVO DE SADE MENTAL

Marcelo Antonio do Passo Magnelli

SALVADOR BAHIA 2008

2 MARCELO ANTONIO DO PASSO MAGNELLI

EFEITOS DE ESTABILIZAO EM UM DISPOSITIVO DE SADE MENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Especializao em Teoria da Psicanlise de Orientao Lacaniana da Fundao para o Desenvolvimento das Cincias, Escola Bahiana de Medicina, Escola Brasileira de Psicanlise e Instituto de Psicanlise da Bahia como requisito parcial para a obteno do grau de especialista. Orientador: Marcelo Augusto Frederico dos Santos Veras (Mestre)

Salvador Bahia 2008

DEDICATRIA

minha esposa Ivia. Ao meu filho Guilherme. minha me Cristina e meu irmo Renato. equipe Criamundo.

AGRADECIMENTOS

Ao meu orientador, Marcelo Veras, pela ateno carinhosa nas orientaes e sugestes de leitura, por sua disponibilidade e por me ajudar a me manter em movimento produtivo. Ivia, pelo apoio incondicional e por me dar, de maneira to sua, aquilo que no tem. Ao Guilherme, Cristina e Renato, por me apoiarem sempre, independente dos resultados obtidos. Marta Restrepo, pela amizade, pela transmisso da psicanlise e pelo carinho de sempre no HJM. Aos amigos que apostaram neste trabalho.

RESUMO

Este trabalho uma tentativa de refletir sobre a especificidade da psicanlise dentro do campo da sade mental, sobretudo a partir dos conceitos de estabilizao e suplncia. Toma-se como campo de observao uma instituio sui generis, o Projeto Social Criamundo, ao tempo em que o especifica como um centro de psicanlise aplicada. A hiptese em jogo de que os efeitos de estabilizao observados so partidrios de uma visada sobre o paciente que inclua a dimenso do sujeito, seu sintoma, no que aponta para seu modo de gozo. Para atingir esse objetivo, passa em revista alguns aspectos histricos da psiquiatria que culminaram com a instituio do significante Sade Mental e os ideais implcitos. Em seguida, apresenta o conceito de estabilizao como correlato primeira clnica lacaniana, dita estrutural, e o de suplncia segunda clnica lacaniana, no que eles comportam de furo ao ideal de reinsero proposto pela reforma psiquitrica. Finalmente, passa ao campo de estudo, apresentando algumas dificuldades institucionais encontradas, a especificidade da aplicao da psicanlise no Criamundo e alguns efeitos de estabilizao observados a partir de pequenos testemunhos distinguidos de efeitos operados pela sade mental, de idealizaes. Diante do trabalhado, percebe-se que a psicanlise pode ser aplicada no mbito da sade mental sem perder sua especificidade, se se resguarda a prtica da demanda do Outro social. Para sustent-la, percebe-se a importncia da segunda clnica lacaniana, no que introduz uma subverso aos parmetros de reinsero em prol do sinthoma.

Palavras-chave:

Psicanlise aplicada, sade mental, estabilizao, suplncia.

SUMRIO

I. Introduo...................................................................................................................... 7 II Sade Mental e o campo da reinsero.................................................................... 10 II.1 A origem do modelo atual de Sade Mental no Brasil ..................................... 10 II.2 Asilo: Outro ou resto do Outro ......................................................................... 16 II.3 A sade mental e as crticas psicanlise......................................................... 18 III - Psicanlise e o campo da estabilizao ................................................................... 23 III.1 Estabilizao x Suplncia ................................................................................ 25 III.2 Reinsero social e sintoma............................................................................. 28 III.3 O Caso Estamira: o trabalho como suplncia.................................................. 35 IV. O Projeto Social Criamundo .................................................................................... 38 IV.1. Impasses institucionais ...................................................................................... 38 IV.2. A psicanlise aplicada no Criamundo ............................................................... 40 IV.3. Efeitos de estabilizao x Efeitos de idealizao .............................................. 43 V. Concluso .................................................................................................................. 49 VI. Referncias Bibliogrficas ....................................................................................... 51

I. Introduo

Este trabalho fruto da nossa experincia em um campo sui generis de aplicao da psicanlise teraputica: o Projeto Social Criamundo, Organizao NoGovernamental, oferece capacitao profissional para pacientes oriundos da rede pblica de sade mental. Nascido dentro do Hospital Juliano Moreira, referncia para todo o estado da Bahia, tem no fazer artesanal seu foco social a partir de oficinas de produo. Desde o incio de nossa participao nos questionvamos sobre a especificidade da ao do psicanalista dentro deste espao. Pudemos posteriormente empreender uma diviso de guas entre Sade Mental e Psicanlise a partir de seus objetivos: enquanto a primeira busca uma estratgia coletiva que inclua o psictico em projetos teraputicos ditos individuais e grades de atividades teraputicas (Tenrio, 2002), a segunda foca sua ao dentro de uma perspectiva do um-a-um, onde a soluo estabilizadora singular (Miller, 1999; Vigan, 1999; Lacan, 2002; Guerra, 2007; Veras, 2007). Assim, retomamos a questo inicial flexionada em outra direo, na do sujeito, ao invs de uma normatizao da ao: como podemos perceber os efeitos de estabilizao ocorridos no Criamundo? Em que bases se constituem? Esta questo passou a nos orientar ao longo deste trabalho, que tem por objetivo desenvolver um estudo terico-clnico sobre e estabilizao dentro de uma crtica Sade Mental, a partir da perspectiva da psicanlise de orientao lacaniana. Tal trabalho se justifica, pois nos dias de hoje, diante da intensa interdisciplinaridade proposta pelas estratgias de sade, arriscamos perder a especificidade da psicanlise e o que isso implica em prejuzo para o sujeito.

8 Este trabalho tambm uma forma de se pensar a aplicao da psicanlise fora dos standards, longe da mortfera neutralidade analtica herdada da psicanlise da desidentificao (Laurent, 1999). Isso nos permite encontrar um lugar para a psicanlise entre a Sade Mental. Finalmente, mostra-se uma tentativa de sistematizar a experincia ocorrida no Criamundo, at hoje sem nenhum trabalho publicado. Para isso, vamos estudar no captulo II o campo da Sade Mental e seu ideal de reinsero social. Realizaremos um breve histrico do nascimento do conceito, as representaes do Asilo para o sujeito e os principais aportes tericos que sustentam as prticas dentro dos dispositivos substitutivos. No captulo III vamos especificar o campo da psicanlise e a importncia que o conceito de estabilizao tem para orientar a prtica para o singular do sujeito. Elucidaremos as diferentes formas de estabilizao percebidas por Lacan ao longo de sua obra at o ponto de mostrarmos que, ao longo das duas clnicas de Lacan estabilizao e suplncia no coincidem, mas antes apontam para distintas formas de se conceber a psicose e suas estratgias de cura. Em seguida estabeleceremos uma discrepncia entre Sade Mental e Psicanlise, principalmente no que tange aos seus objetivos: estabilizar ou reinserir na sociedade? Demonstraremos em seguida que a estratgia singular de estabilizao/suplncia comporta sempre um ineditismo que pode chegar a subverter a prpria expectativa de construo de um cidado inserido na sociedade e na cadeia produtiva. Como exemplo, utilizaremos o filme Estamira, de Marcos Prado. Finalmente, no captulo IV vamos analisar alguns aspectos do nosso campo de trabalho, iniciando pelos impasses institucionais encontrados ao longo de nossa experincia. Discutiremos o que psicanlise aplicada teraputica, a especificidade

9 em jogo do/no Criamundo (sobretudo por no existir a conduo de um tratamento por parte da equipe). Demonstraremos, ento, diante de testemunhos de pacientes, que podemos perceber nos pacientes atendidos efeitos de estabilizao (propiciados por solues particulares que se utilizaram do Criamundo) e efeitos de idealizao, provenientes do discurso da reforma psiquitrica.

10

II Sade Mental e o campo da reinsero

Embora parea natural associarmos hoje Sade Mental ao termo reinsero social, pode-se perceber, a partir de uma breve anlise histrica, que estes significantes se articulam h muito pouco tempo. Uma rpida digresso sobre o nascimento do atual sistema de Sade Mental e da funo de socializao da loucura se faz necessria para melhor delimitarmos o campo onde se insere o dispositivo de nossa experincia.

II.1 A origem do modelo atual de Sade Mental no Brasil

O principal nesta minha obra da Casa Verde estudar profundamente a loucura, os seus diversos graus, classificarlhe os casos, descobrir enfim a causa do fenmeno e o remdio universal. Este o mistrio do meu corao. Creio que com isto presto um bom servio humanidade. Simo Bacamarte in O Alienista.

Como definir Sade Mental hoje? Ela pode significar o campo de conhecimento e de atuao tcnica no mbito das polticas pblicas de sade; ou, segundo Amarante, um campo amplamente complexo, intersetorial e transversal, onde o saber no se baseia estritamente na psiquiatria (Amarante, 2007). Esta pergunta se torna fundamental no momento em que nos propomos interrogar a pertinncia da psicanlise aplicada aos dispositivos de Sade Mental vigentes. A Sade Mental uma construo relativamente nova. No Brasil, assim como no resto do mundo, os lugares do louco de alienado a cidado, de mortificado enquanto no-categoria a mortificado enquanto objeto de estudo cientfico foram sendo construdos e destrudos ao longo do tempo. Acompanhar esse desenvolvimento

11 torna possvel a compreenso do atual modelo de Sade Mental, de suas crticas e seus impasses. O nascimento da clnica psiquitrica remonta ao sculo XVII e se deu dentro da instituio Hospital, especificamente o de Bictre, na Frana, a partir do clebre relato do mito de Pinel. Este foi citado por Foucault em sua Histria da Loucura na Idade Clssica e atribudo o registro a seu bigrafo e filho Scipion Pinel1 (Foucault, 1993). Se a clnica psiquitrica nasce com Pinel, o Hospital, enquanto instituio, surge durante a Idade Mdia como espao de acolhimento aos excludos da sociedade. Assim, fazia jus raiz latina de seu nome: hospedagem, hospedaria, hospitalidade. Era um local de assistncia religiosa, e no de sade, e a medicina apenas passava por esses espaos, assim como em outros, a exemplo dos presdios (Portocarrero, 2002). Aqui eram includos os sifilticos, leprosos, prostitutas e loucos, entre outros. Com Foucault, possvel constatar que a loucura se apresenta diante do Outro social como resto, resto da moral civilizada, mas igualmente resto como resduo impossvel de ser absorvido pelo discurso do mestre poltico ou cientfico. Constatamos, portanto, que primeiro surgiu o Outro como lcus da reinsero/segregao, e apenas posteriormente instituiuse um dispositivo discursivo que fizesse do louco o objeto de seu estudo. assim que, paulatinamente, a administrao desses espaos passou ao Estado, o que possibilitou o aumento da aliana entre o poder e o saber mdico sobre a loucura. A interveno mdica comea a acontecer tornando o hospital um lugar de exame, tratamento e reproduo de saber2 (Amarante, 2007). No Brasil, at o sculo XIX, predominou a influncia psiquitrica francesa, principalmente de Esquirol. Essa influncia explica a predominncia do modelo asilar
1 2

Foucault, M. Histria da Loucura..., p. 460 Amarante, P. Sade Mental e Ateno Psicossocial, p.25-26

12 na prtica clnica no Brasil. Esquirol advogava que a separao do louco de seu meio era fundamental para sua reabilitao. As produes nacionais se baseavam na reproduo dos escritos estrangeiros e no se buscava uma adequao da produo terica realidade do Brasil (Portocarrero, 2002). Nessa poca, se buscava o substrato antomo-patolgico a partir de leses cerebrais3. A teraputica baseava-se, sobretudo, na privao do contato social. O isolamento seria eficiente mtodo de cura, pois agiria diretamente sobre a causa da loucura, sempre de ordem moral (Portocarrero, 2002). A partir do incio do sculo XX, pde-se perceber uma descontinuidade na histria da psiquiatria brasileira. O grande responsvel por esta inflexo de conseqncia descontinusta foi Juliano Moreira. Tal perspectiva apontada por diversos autores, como Tenrio, Costa, Portocarrero e Amarante. Apoiamo-nos na concepo de descontinuidade histrica, pois permite traar o momento de surgimento e desaparecimento de uma determinada forma de saber e de prtica, a partir de mudanas e transformaes dos discursos, no seguindo um desdobramento histrico lgico ou esquemas de evoluo (Portocarrero, 2002). Com Juliano Moreira, leitor pioneiro de Sigmund Freud no Brasil, implanta-se uma assistncia ao doente mental que, at ento, no existia. Passou-se a fazer a classificao dos tipos clnicos, buscando-se, cientificamente, estabelecer relaes de causa e efeito entre agentes patognicos, de modo a submeter a psiquiatria ao rigor cientfico. Por isso Costa afirma que o mundo passa a ser regido pela boa forma da sade mental4 (Costa, 2007).

A histria em ciclos repete este ambiente cientfico no momento em que a psiquiatria atual se obstina em encontrar o substrato patolgico das doenas mentais nas imagens de tomografia e nas bases genticas do comportamento humano. 4 Costa, J. Histria da Psiquiatria Brasileira, p. 25.

13 Pde-se, dessa maneira, passar do isolamento enquanto tratamento moral tal como preconizava Esquirol a outras formas inditas e no necessariamente asilares: colnias agrcolas, manicmio judicirio e assistncia familiar, alm do prprio hospcio (Portocarrero, 2002; Costa, 2007). Esse sistema de open door, at ento desconhecido no Brasil, abriu a possibilidade da constituio de novos espaos de tratamento que se assemelham ao modelo dos novos dispositivos substitutivos, propostos pela atual reforma psiquitrica. Essas iniciativas criticam o asilo no que propem uma humanizao do tratamento, sem questionar, entretanto, os critrios de normatizao e controle impostos pelo discurso mdico (Tenrio, 2002). Constatamos que, se mais uma vez h a articulao da psiquiatria ao conceito de reforma, agora ela se produz em rompimento com a tradio francesa. No podemos deixar de assinalar, contudo, que apesar dos efeitos positivos das reformas introduzidas por Juliano Moreira, abriu-se, com o cientificismo indito da psiquiatria, as bases que determinaram a instalao de um discurso eminentemente eugnico. A medicalizao excessiva do hospital psiquitrico foi duramente contestada a partir da dcada de 60. Um movimento crescente de crtica ao poder mdico e aos mtodos de tratamento se expande pelo mundo a partir da experincia italiana ocorrida no Hospital de Gorizia. Franco Basaglia ataca severamente a objetivao do doente mental imposta pelo poder mdico, com conseqente mortificao do indivduo5 (Basaglia, 2005a; 2005b). Chamado de Psiquiatria Institucional, esse movimento questiona a relao de poder existente entre mdico-paciente e os efeitos da institucionalizao dos doentes mentais. O sistema de open door, ao introduzir o papel do Outro social na cura, aparece

Basaglia, A destruio do hospital psiquitrico..., p. 23.

14 aqui como um dos objetivos do plano de mudana dessa realidade na direo de uma desospitalizao: A 'porta aberta' (terror dos nossos legisladores), a abolio das grades, a abertura dos portes tm profundas repercusses, dando ao doente a percepo de estar vivendo num lugar de tratamento onde pode reconquistar gradativamente sua relao com os 'outros', com quem cuida dele, com seus companheiros6 (Basaglia, 2005a).

No Brasil, em meados da dcada de 80, com o enfraquecimento do estado como Outro totalitrio, fez emergir um ambiente cultural que preconizava a queda de qualquer representante do mestre. A deriva dos ideais e dos mantenedores da autoridade paterna influenciaram diretamente o sistema hospitalocntrico opressor que cerceava a liberdade da loucura. Aps o golpe militar, novos movimentos e discusses surgem com o intuito de tentar restabelecer, tambm ao louco, a sua cidadania interdita, inspirados na psiquiatria institucional de Basaglia. Tambm o poder mdico sofre um golpe no momento em que h a ampliao do tratamento da loucura para outros domnios do saber. Diversas profisses passam a se interessar pela loucura, a psicologia, a assistncia social, a enfermagem especializada, entre outros. Essa pulverizao de poder foi condio para a criao, no final da dcada de 70, do Movimento Nacional dos Trabalhadores da Sade Mental (MNTSM) e da desmontagem de um modelo de assistncia mais que secular. Durante o Segundo Congresso do MNTSM, j na dcada de 1980, o movimento que antes apenas congregava os trabalhadores de sade mental, ampliou-se, agregando associaes de usurios e familiares dos portadores de transtorno mental, alm de outras entidades, passando a se constituir num movimento com uma lista de atores mais ampla (Tenrio, 2002).

Ibid, p.31.

15 Seu lema passou a ser: Por uma sociedade sem manicmios; mudando depois para: Por uma vida sem manicmios. Nesse Congresso, lanou-se ento o Manifesto de Bauru, que se constituiu como uma espcie de documento de fundao do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (Tenrio, 2002). O Movimento Antimanicomial importante ator poltico na proposio de polticas pblicas na sade mental. Reflete uma parcela de profissionais, doentes e familiares que acreditam no poder da ressocializao, propondo uma superao do manicmio. Esse contexto propiciou, em 2001, a promulgao da Lei Paulo Delgado, lei federal 10.216/2001. Ela reordena a assistncia mediante um reposicionamento da psiquiatria e dos demais atores sociais da sade frente doena mental, alm de formalizar dispositivos alternativos aos hospitais psiquitricos, com intuito de, paulatinamente, extinguir os manicmios (Tenrio, 2002). Amarante assim define Reforma Psiquitrica: Est sendo considerada reforma psiquitrica, o processo histrico de formulao crtica e prtica que tem como objetivos e estratgias o questionamento e a elaborao de propostas de transformao do modelo clssico e do paradigma da psiquiatria (...) um processo que surge mais concreta e principalmente a partir da conjuntura da redemocratizao, em fins da dcada de 1970, fundado (...) na crtica estrutural ao saber e s instituies psiquitricas clssicas, no bojo de toda a movimentao poltico-social que caracteriza esta mesma conjuntura de redemocratizao7 (Amarante, 1995).

Todas essas consideraes, sobre o processo histrico e poltico de formao do atual modelo de assistncia psiquitrica no Brasil, nos servem para formalizar o campo da sade mental no Brasil, palco onde se insere o dispositivo de onde partiu nossa experincia, o Hospital Juliano Moreira (doravante apenas HJM).

Amarante, Loucos pela vida..., p. 91.

16

II.2 Asilo: Outro ou resto do Outro

Uma questo perpassa o campo especfico de nossa pesquisa, campo onde desenvolvido um projeto de reinsero social mediante trabalho com embasamento psicanaltico. O sujeito, diante de uma instituio asilar, a apreende como Outro de sua alienao ou como resto excludo do mundo civilizado? Ou seja, a questo que norteia a relao do louco com a instituio hospitalar de alienao ou separao do Outro. Como vimos, a viso de Esquirol identifica na separao do Outro a base da cura da doena psiquitrica. Juliano Moreira, ao contrrio, via na alienao ao Outro social a nica soluo para o tratamento da loucura. Na primeira hiptese, a que talvez mais nos aproxime de Foucault, a instituio o Outro que faz do paciente seu objeto. Na segunda hiptese, a prpria instituio que objeto/dejeto, vista com m vontade pela sociedade e pelos poderes polticos, onde o louco uma personagem inclusa em uma engrenagem muito maior, esta igualmente vista como o campo da excluso de uma sociedade que nada quer saber de seus restos. Trata-se, portanto, de situar nosso desenvolvimento tomando a Instituio como Outro consistente ou inconsistente. Servindo-nos dos matemas de Lacan, trata-se de tomar a questo a partir de A ou de A barrado.

A /
O HJM, em Salvador, passou por todos os momentos histricos supracitados, sendo, ainda hoje, possvel verificar a coexistncia de prticas que se sustentam em paradigmas diversos acerca da doena e da Sade Mental.

17 Institudo em junho de 1874 sob o nome Asylo de Joo de Deus, o hospital passou por mudana de nomes, de localizao geogrfica e pelo regime poltico ditatorial, sendo o palco dos reordenamentos da assistncia psiquitrica na Bahia (ElBainy, 2007). Percebemos, no HJM, uma problemtica em espelho com o prprio panorama da Sade Mental no Brasil. Ou seja, h uma disperso de significantes-mestres, muitas vezes opostos, impedindo que haja uma unidade discursiva. Esto representados os significantes da psiquiatria cientfica, os poderes invisveis da burocracia, o imperativo da identificao ao cidado da ressocializao, da identificao ao louco da luta antimanicomial, e outros (Laia, 2003). No HJM h, concomitantemente, tanto o paradigma psiquitrico clssico da internao quanto o da reinsero social atravs de dispositivos socializantes. Entretanto, no hiato existente entre a objetivao do doente e o ideal da cidadania surge uma proposta calcada na experincia e discurso psicanaltico: o Projeto Social Criamundo (ou apenas Criamundo). O Criamundo uma aposta de um conjunto de profissionais da sade mental, transferidos com a orientao lacaniana, de que a psicanlise pode e deve ser aplicada no mbito poltico-institucional. Trata-se, portanto, de um trabalho que interroga a pertinncia da Psicanlise aplicada, tal como proposta pelo prprio Lacan (Lacan, 2001). Inserida em uma ala de internao do HJM, o projeto busca oferecer aos usurios capacitao profissional e assessoramento para insero no mercado de trabalho (formal ou informal). Ele parte do pressuposto de que a reinsero profissional (enquanto forma de reinsero no lao social) uma tarefa que explora duas vertentes opostas, pois o psictico, separado das cadeias produtivas do sistema capitalista, mas se encontra

18 alienado fundamentalmente linguagem do Outro. O Criamundo um dispositivo que pode dispensar o ideal da Reforma Psiquitrica brasileira na condio de servir-se dele quando necessrio. Ou seja, preservando, sobretudo, um espao para a aplicao da psicanlise. Trata-se de fazer certo uso do ideal visando o sujeito para alm das identificaes e demandas do Outro social. frente, versaremos mais sobre tal projeto, palco de nossa experincia. Antes, necessrio apontar alguns aspectos da distino entre os diversos discursos da Sade Mental e a prpria psicanlise. Como veremos, muitas vezes h crticas feitas psicanlise, sobretudo no campo da poltica nacional de sade mental brasileira. O Ministrio da Sade e seus atores vm se apropriando sistematicamente de correntes de pensamento que, mesmo no prescindindo da psicanlise, possuem uma relao ambgua, j que se constituem em oposio ou, ao menos, em posio crtica em relao a ela.

II.3 A sade mental e as crticas psicanlise

Ao passarmos em revista as diversas influncias que marcam o panorama da Sade Mental no Brasil, possvel observar que, de modo velado ou explcito, a psicanlise sempre foi alvo de crticas e reticncias. Pudemos perceber, a partir do j abordado anteriormente, que a crtica clnica mdica psiquitrica aponta para a subverso de uma vontade de saber em vontade de poder, calcando-se, sobretudo, em uma perspectiva das relaes de poder. Foucault orienta tal pensamento. Basaglia e sua psiquiatria institucional se pautaram na desinstitucionalizao como proposta de soluo para a superao da doena mental, atacando o poder mdico.

19 Defende, sobretudo, o efeito teraputico da reinsero social, pautado que est em um discurso psicossociolgico. O ponto nefrlgico da obra de Basaglia parece estar na prpria essncia da loucura. Vigan nos aponta dois nveis, presentes ao longo do pensamento basagliano, para a soluo do que a loucura: ora a misria, indigncia e a delinqncia, submete a mudana da linguagem racional da doena8, ora afirma no sei que coisa seja a loucura. Pode ser tudo ou nada. uma condio humana9 (Basaglia apud igan, 2006). Sua estratgia foi manter a loucura revestida de uma dramaticidade enigmtica. Com isso deixa de fora o que Vigan chama de operao de toro interna da linguagem10 e passa a confiar apenas na prtica. Por outro lado, Basaglia incita a psiquiatria a sair de seu rol e ampliar a doena mental como um problema da sociedade, criando uma espcie de clnica guerrilheira, ou uma guerra contra a clnica. Alis, podemos dizer que a luta para a liberao do louco caminhava pari passu liberdade da sociedade frente lgica do lucro11. A questo, para Basaglia, passava tambm por uma crtica ao discurso cientfico, enquanto signatrio do discurso capitalista. Com isso, passa a ser necessria uma nova cincia e uma nova teoria que faa frente ao vazio ideolgico operado por Basaglia. Neste sentido Vigan nos diz que no discurso do analista esse vazio colocado na funo, sem preench-la, como base estrutural que cava no Outro do saber um objeto causa de desejo. O desejo do analista vem do princpio de uma prtica que, ao mesmo tempo, renova a teoria do sujeito e da loucura12 (Vigan, 2006)

8 9

Basaglia, A Cura, p. 430. Basaglia, Conferncia brasileira, p.28. Passagem esta de 1979, um ano de sua morte. 10 Vigan, Basaglia com Lacan, p. 23. 11 Ibid, p. 22. 12 Ibid, p. 23.

20 Ou seja, temos com a psicanlise uma tica do sujeito que no dispensa a sua responsabilizao por sua condio. Basaglia, na contramo, institui uma espcie de tica do sacrifcio13 que denota a frustrao da equipe frente impossibilidade de alcanar os ideais propostos (Vigan, 2006). Outra importante fonte de sustentao terica para a prtica de profissionais da sade mental tambm derivada do pensamento foucaultiano, nascido em 1972: a esquizoanlise de Deleuze e Guattari, iniciada com O Anti-dipo. Nessa obra, os autores formulam crticas clnica, sobretudo a psicanaltica. Alguns anos depois, em uma entrevista, Deleuze declara: At agora tem-se deixado a psicanlise tranqila: atacava-se a psiquiatria, o hospital psiquitrico, mas a psicanlise parecia intocvel, no comprometida. Tentamos mostrar que a psicanlise pior do que o hospital"14(Deleuze, 1976). importante relatar que poca ainda se respirava as reminiscncias de 1968, perodo de grande contestao cultural e poltica na Frana e no mundo. As idias de questionamento da ordem, a revolta contra os modelos de instituio vigentes ainda ressoava, inspirando Deleuze a propor a derrubada do Um em prol de mltiplos derrubar o dipo-crise freudiano ou o dipo-estrutural lacaniano, enquanto espinha dorsal por onde a psicanlise sustentava a redeno do pai15, a universalizao do dipo16. Nesse sentido, podemos apontar, junto com Barros17, que O Anti-dipo surge como um sintoma de seu tempo (Barros, 2005). O dipo, para Deleuze, no que se apresenta como estruturante do sujeito dentro de uma dialtica, exclui possibilidades outras de ser. Em contraposio a uma alienao

13 14

Ibid. Deleuze e Guattari. Entrevista 1: Capitalismo e esquizofrenia, pg 63. 15 Freud no saiu finalmente do mundo do pai, nem da culpabilidade, Deleuze, 2005, p.109. 16 Deleuze, O Anti-dipo: capitalismo e esquizofrenia, p.110. 17 Barros, O Anti-dipo da psicanlise.

21 edipiana do neurtico, ele aponta a liberdade do psictico frente aos ideais paternos. A estruturao eliminaria a diferenciao, promovendo a pasteurizao do sujeito18. Para isso, afirma que o delrio sempre ndice da exploso da ordem familiar, buscando referncia em um contedo histrico-mundial19. O esquizofrnico o mais prximo do corao palpitante da realidade20, o que faz com que o autor adote o termo esquizo enquanto entidade para evitar uma categorizao. O autor acredita que condio possvel de todo o sujeito, para alm das mquinas desejantes, para alm do dipo (Deleuze e Guattari, 1976). A crtica se estabelece ento ao incurvel familiarismo da psicanlise21. Cumpre ressaltar, entretanto, que a crtica deleuziana se pauta em Freud e sua teoria das representaes e na primeira clnica lacaniana, onde a primazia do simblico tem no Nome-do-Pai a garantia mxima de sentido do lao social. Significa igualmente dizer que podemos perceber, nesse perodo do ensino de Lacan, uma predominncia do simblico sobre os outros dois registros lacanianos (real e imaginrio), ilustrado pela grande importncia do Nome-do-Pai (NP) como instrumento fundamental na escolha da estrutura feita pelo sujeito. Eram os tempos do estruturalismo, e de sua contestao: a poca do Anti-dipo de Deleuze. A esquizoanlise, ento, buscava ir alm do inconsciente edipianizado, psicanaltico, em direo de um inconsciente rfo, alm de toda a lei22. Esse conceito, hoje, a partir de uma leitura da segunda clnica de Lacan, talvez possa nos remeter ao registro do real enquanto o Outro do sentido, para alm de toda a possibilidade de se dizer (Deleuze e Guattari, 1976).

18 19

Deleuze, O Anti-dipo, p. 104. Ibid, p. 118. 20 Ibid, p.117. 21 Ibid, p. 123. 22 Ibid , p. 109.

22 A separao entre real e sentido feita no Seminrio RSI (Lacan, 1974), elemento fundamental da segunda clnica, nos mostra que os crticos da psicanlise no acompanhavam os avanos tericos do prprio Lacan, que seria, ironicamente, precursor de seus prprios crticos23. A perspectiva da esquizoanlise acaba por recolocar a questo da loucura sob a rubrica da normalidade, como um ideal de se esquizofrenizar uma esquizofrenizao24 coletiva onde ser louco bom (Deleuze e Guattari, 1976). Um exemplo de como o discurso deleuziano se presentifica no campo da sade mental traduzido pela realizao da I Passeata do Orgulho Louco, ocorrida em 2008, em Salvador, dentre outras iniciativas similares. Podemos perceber que o campo da Sade Mental, tanto com o aporte terico de Basaglia quanto o de Deleuze, proporciona a valorizao de formas discursivas (psicossocial, filosfico) que esvaziam a dimenso clnica na sustentao da ao das equipes de sade mental, em prol de um ideal do cuidado traduzido na reinsero social. Ideal esse que tem por paradigma maior a superao da loucura. Se, para a Sade Mental, a reinsero social ordem do dia, pautando as aes dos programas de ateno, para a psicanlise o conceito de estabilizao - mais tardiamente o de suplncia norteia a sua aplicao teraputica. Vejamos a seguir os principais pontos acerca destes conceitos, na perspectiva lacaniana sobre as psicoses, para melhor delimitar a sua especificidade e originalidade.

O Seminrio RSI de 1974 enquanto o Anti-dipo foi lanado em 1976. Ora, nesse momento do ensino de Lacan h muito ele j havia demolido o edifcio paterno. 24 Ibid, p. 92.

23

23

III - Psicanlise e o campo da estabilizao

Os estudos psicanalticos sobre a psicose remontam a Freud, desde seus Rascunhos pr-psicanalticos25. Entretanto, onde mais se detm ao tema das psicoses com seu estudo sobre o presidente Schreber, onde afirma que a formao delirante uma tentativa de restabelecimento
26

(Freud, 1911/1985), uma forma de produo de

sentido, o que divergia da produo psiquitrica da poca. Entretanto, se podemos dizer que houve uma positivao do delrio com Freud, no podemos creditar a ele uma clnica das psicoses, pois j no final de sua obra e de sua vida, dois anos antes de sua morte apontou o limite da eficcia da ao psicanaltica: Assim, descobrimos que temos de renunciar idia de experimentar nosso plano de cura com os psicticos renunciar a ele talvez para sempre ou talvez apenas por enquanto, at que tenhamos encontrado outro plano que se lhes adapte melhor (Freud, 1940 [1938]/1986)27 Lacan lana a mxima de no ceder diante das psicoses28 e estabelece, a partir da leitura freudiana, uma roupagem estrutural-simblica ao processo de escolha-forada do sujeito na sada do dipo. Isso leva o sujeito a uma deciso estrutural entre neurose ou psicose, principalmente. Com presena do NP, neurose, sem ela, com sua foracluso, psicose (Lacan, 1998a; 2002). Como no h a inscrio do NP na psicose, no h a castrao simblica ou mesmo a extrao do objeto a. Por conta disso, o gozo no significantizado retorna no real como excesso, deixando o psictico identificado

Freud, em 1894, pela primeira vez toma o assunto das psicoses no artigo As neuropsicoses de defesa, seguindo-se por seu Rascunho H (1895), Rascunho K (1896). Finalmente, em 1896 escreve Observaes adicionais sobre as neuropsicoses de defesa, j tomando a psicose como uma forma de defesa psquica castrao, ao lado da histeria e da neurose obsessiva. 26 Freud, Notas psicanalticas..., p.94. 27 Freud, Esboo de Psicanlise, p.200. 28 Lacan, De uma questo preliminar....

25

24 posio de gozo do Outro, oferecendo o prprio corpo como objeto no lugar da falta que no se inscreveu (Castro, 2001; Guerra, 2007). desse objeto, no separado do corpo, que o psictico tenta ver-se livre na passagem ao ato. Lacan, referindo-se a essa impossvel separao daquilo que, no corpo, experimentado como gozo invasivo, afirmou que o louco tem o objeto a em seu bolso (Lacan, 1967 (10 de novembro)).A automutilao busca ento realizar a extrao do objeto a, no real, quando no conseguida via simblico. Isso, pois a extrao do objeto a apenas um outro nome para a castrao29 (Guerra, 2007) Esse tipo de estabilizao, via passagem ao ato, certamente no encorajada na clnica por motivos bvios de possvel prejuzo sade e vida do paciente e aos que o cercam, e por tambm no propiciar o estabelecimento do lao social, ou mesmo, impossibilitando-o. O paradigma de estabilizao via passagem ao ato o caso Aime, tema da tese de doutoramento de Lacan (Guerra, 2007). Assim, a noo de campo da Sade Mental, para a Psicanlise, implica uma dimenso bastante distinta dos ideais da reabilitao. Trata-se de ofertar ao sujeito elementos do mundo que possibilitem o trabalho de localizao do gozo, evitando que o sujeito seja invadido por esse gozo e busque elimin-lo pela passagem ao ato. Se na primeira clnica de Lacan os recursos ofertados pelo campo eram eminentemente simblicos, tendo como paradigma a constituio de uma metfora delirante, veremos que, na segunda clnica, o sujeito se serve do campo buscando igualmente elementos do imaginrio e, mesmo, do real, na obteno de uma suplncia que evite o seu extravio na loucura.

29

Guerra, A Estabilizao Psictica... p. 55.

25 III.1 Estabilizao x Suplncia

A partir do Seminrio O Sinthoma (1972), Lacan comea a apontar uma nova forma de pensar as psicoses, pautando-se em Joyce e em uma clnica borromeana. Passemos em revista as diferentes formas do trabalho psictico e algumas de suas implicaes tericas. Perceber uma relao que no a de similaridade entre os termos estabilizao e suplncia nos permite estabelecer algumas discrepncias quanto natureza da soluo encontrada pelo psictico. Essa diferenciao parece apontar para uma forma de ser, no mundo, menos identificada posio de louco, classicamente criada pelo Outro social. Estabilizao um termo muito utilizado em psiquiatria. Sob sua rubrica, agrupam-se variadas formas de se pensar uma cura possvel para a psicose. Trata-se de uma expresso que deixa em evidncia a homeostasia, o equilbrio das funes psquicas tal como na fisiologia dos fluidos e hormnios corporais. Ressaltamos que a perspectiva de um dinamismo est sempre presente, fazendo-nos pensar que a estabilizao sempre momentnea. Embora possamos encontrar desde o Seminrio das psicoses referncias suplncia, apenas a partir da segunda clnica que essa distino adquire um contorno realmente operativo na clnica. A grande transformao na teoria lacaniana dos anos setenta passa pela interrogao sobre o modo como se sustenta o lao social na inexistncia do suporte identificatrio do Outro. Surge, nesse momento da teoria lacaniana, a perspectiva de homogeneizao dos trs registros do real, simblico e imaginrio, ou seja, o fim da primazia do simblico, o que pode ser visto, sobretudo, a partir da utilizao que faz Lacan do n borromeu.

26 Lacan introduz o n borromeu pela primeira vez em seu Seminrio intitulado ...ou pior30. Nessa primeira meno do n, ele no associado aos trs registros, tal como ele o far um ano e meio aps, no Seminrio XXI Os no-tolos erram 31. O que marca essa nova concepo dos trs registros o fato de que eles se tornam completamente independentes uns dos outros e, principalmente, que eles no se confundem mantendo, permanentemente, uma distino no hierarquizada. O n borromeu de trs crculos um arranjo configurado de tal forma que, se um crculo se rompe, perde-se a unidade, e os outros dois tambm se separam.

Deffieux32, por outro lado, nos aponta que o verbo suprir surge pela primeira vez em Lacan nos anos 50 articulado foracluso do Nome-do-Pai (NP) e dentro do contexto da primeira clnica. Isso significa dizer que a presena do NP determina a neurose e a sua foracluso (NP0), a psicose. (Deffieux, 2005).

Lacan, J., Seminrio ...ou pior, aula do dia 9 de fevereiro de 1972, indita. Traduo nossa do Seminrio indito e ainda no estabelecido cujo nome em francs Les non-dupes errent traz em si toda a problemtica a ser desenvolvida sobre o declnio do Nome-do-Pai que implica em sua pluralizao na forma de nomes do pai. a primeira leitura possvel da homofonia entre les nondupes errent (os no tolos erram) e les noms du pre (os nomes do pai), mas ainda possvel no ttulo francs a leitura de les nons du pre (os nos do pai) 32 Deffieux, Nome do Pai e Suplncia, p. 167.
31

30

27 No h dvida de que a figura do Prof. Flechsig, em sua gravidade de pesquisador (...) no ter conseguido suprir o vazio subitamente vislumbrado da Verwerfung inaugural33. Assim, o termo suplncia nasce como uma forma de compensao a um dficit. O desencadeamento da psicose, ento, se d quando o elemento que faz suplncia deixa de operar, criando no sujeito um furo significante e angustiante cuja compensao poderia se dar de duas formas: atravs de uma compensao do dipo ausente (via identificao imaginria) ou via metfora delirante, (construo simblica)34. Finalmente, na dcada de 7035, no segundo ensino de Lacan, o termo suplncia sofrer uma modificao, pois passar a remeter a uma reparao de um lapso, no na cadeia significante36, mas na cadeia borromeana, de modo a reconstituir, reparar os enlaamentos entre Real, Simblico e Imaginrio37 (Deffieux, 2005). Teria menos a caracterstica de complementar e mais a de corrigir, o que nos afasta da perspectiva do dficit e abre a possibilidade para a generalizao dessa condio para todo ser falante. Guerra compreende essa modificao apontando trs momentos na obra lacaniana38 em que se pode perceber as formas de estabilizao, a saber: o ato (passagem ao ato), a metfora delirante e a criao sinthomtica (Guerra, 2007). Enfim, podemos situar a diferena entre estabilizao e suplncia partindo da diferenciao entre as duas clnicas das psicoses em Lacan. Sem dvida a suplncia tem efeitos de estabilizao, porm nem toda estabilizao uma suplncia.

Infelizmente a verso brasileira no manteve o termo suprir, trocando-o por preencher. H uma nota do tradutor de Nome do Pai e Suplncia de que o verbo original suppler, corretamente traduzido por suprir. O excerto acima traduo do francs, de acordo com Deffieux, constante em Scilicet Os Nomes do Pai, pg. 167. Grifo nosso. 34 Deffieux, Nome do Pai e Suplncia, p. 167. 35 Sobretudo com os Seminrios RSI e O Sinthoma. 36 Lacan chega a dizer que contrariamente ao que disse antes, o significante no faz cadeia no Seminrio XVI, De um Outro ao outro, acentuando o carter de ligao no entre os significantes, mas antes entre os registros RSI. 37 Ibid. 38 Guerra, A Estabilizao psictica..., p.46.

33

28 A estabilizao, ao lermos o Seminrio das psicoses, se assenta eminentemente na fixao do gozo pela metfora delirante, ou seja, o sujeito toma do campo do Outro um smbolo que ele ope ao vazio de onde responderia o Nome-do-Pai. , portanto, uma clnica elaborada a partir da reconciliao do sujeito com o campo do Outro. Trata-se, contudo, de um smbolo que responde a uma lgica singular do sujeito e no de um smbolo de valor universal da linguagem. Essa particularidade nos permite entrever a impossibilidade estrutural, teorizada por Lacan, de se tratar a loucura impondo ao louco um smbolo do discurso comum, como faz a sade mental, por exemplo, com seu enxame de S1s (Laia, 2003). A suplncia, na segunda clnica lacaniana, marca um momento em que no h mais uma primazia do simblico sobre o real. Trata-se de criar algo que permita que os trs registros se mantenham enodados, artifcio que pode ser imaginrio, real ou simblico. A homogeneizao entre real, simblico e imaginrio, proposta na teoria dos ns, no se centra na reconciliao do louco com o Outro simblico e sim em uma reconciliao do louco com o gozo real que lhe faz enigma.

III.2 Reinsero social e sintoma

"No h remdio certo para as dores da alma". Simo Bacamarte in O Alienista

A proposta de reinsero social do psictico, feita pela atual assistncia de sade mental, toma como paradigmas principais as perspectivas tericas da esquizoanlise e da psiquiatria institucional. Na primeira, existe uma desconstruo do sujeito, como forma de proporcionar um vir-a-ser: todos somos esquizo sua proposta. Na segunda, prevalece o paradigma da cidadania em seu sentido amplo, sentido que tem

29 como base a declarao dos direitos humanos de 194839, de importncia capital para a constituio das sociedades democrticas, mas que pouco agrega clnica do caso uma-um. Onde fica ento o sujeito que se responsabiliza por si prprio, por seus pensamentos, que vivencia de modo singular as alucinaes e delrios, o sujeito do inconsciente psicanaltico?40 Via de regra, no mbito da sade mental, cidado e sujeito so termos utilizados como sinnimos (Gabrielli, 2005). Veras, entretanto, aponta discrepncias entre as demandas formuladas pelo sujeito e pelo cidado: A demanda do sujeito distingue-se da demanda do cidado. Ela implica em uma pergunta singular feita ao Outro visando apenas o seu ser falante, uma demanda privada que faz do sujeito um eterno traidor do discurso universal. O cidado obedece a clculos coletivos, o sujeito tece estratgias privadas que portam uma falha de estrutura, o Outro nunca lhe dar aquilo que ele pede. Haver sempre entre ele e o Outro o gozo como diferena irreconcilivel41. (Veras, 2005)

Pode-se perceber, ento, que a proposio da construo de projetos teraputicos institucionalizados, coletivos ou individuais, encontra uma insuficincia estrutural que o sintoma naquilo que ele tem de irredutvel e particular a cada um. Enquanto a promoo do indivduo, ou cidado, aponta para a posio identificatria com a qual o sujeito se inscreve no coletivo, o sintoma se inscreve como opacidade, como aquilo que fica fora de uma lgica coletiva da identificao (Guerra E Souza, P., 2006; Monteiro e Queiroz, 2006). A estratgia privada do sujeito, citada por Veras, avessa que aos imperativos coletivizantes, nos remete prpria funo da produo dos ditos sintomas positivos da psicose: os delrios e alucinaes, que desde Freud aparecem como uma

Declarao Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela resoluo 217 A (III) da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948 40 Gabrielli, A Reforma do Sujeito no Contexto da Reforma Psiquitrica, p. 23. 41 Cf. Veras, p. 3.

39

30 tentativa de cura, por mais limitadas que se apresentem42 (Freud, 1911/1985). As sadas encontradas pelo psictico, para se haver com sua forma peculiar de estar no mundo, passam por um processo inventivo, criativo. Na obra de Lacan observamos uma trajetria que parte de uma viso universal da loucura para alcanar aquilo que ela tem de mais singular, a saber, o modo como o louco se sustenta, mantendo juntos os registros de real, simblico e imaginrio. Em Lacan, a estratgia privada alcana sua verso mais consistente na teoria do sinthoma, proposta no Seminrio XXIII. Chamamos, contudo, ateno para o fato de que os pacientes do campo da Sade Mental so, precisamente, os que no chegaram ao sinthoma, j que, tomando Joyce como paradigma, o sinthoma justamente uma forma de prescindir do Nome-do-Pai sem adentrar na loucura. No devemos, contudo, negligenciar que a clnica lacaniana igualmente tem seus clculos coletivos. Herdeira da psiquiatria de sua poca, temos a clnica estrutural. Podemos afirmar que, apesar da clnica do sinthoma, que aproxima a neurose da psicose, uma clnica diferencial das estruturas pode ser encontrada ao longo do ensino de Lacan. Embora ocupando um espao menor nos ltimos desenvolvimentos de Lacan, no nos parece que haja uma negao da clnica estrutural em sua segunda clnica. No Seminrio O Sinthoma, e mesmo no texto Aturdito, ambos fundamentais para o entendimento da segunda clnica, h referncias explcitas esquizofrenia, termo herdado da psiquiatria que permeava os debates de Lacan poca do Seminrio das psicoses. Assim, podemos tomar como premissa a constatao de que a primeira clnica de Lacan, clnica do Nome-do-Pai e da Foracluso, coteja a psicanlise em suas relaes com a psiquiatria clssica, enquanto a segunda clnica, que redefine a funo do

42

Freud, Memrias..., p.94-95.

31 sintoma, nos permite abordar a reinsero social ao promover uma disjuno entre loucura e psiquiatria. Parece-nos ento que, alm de uma poltica coletiva de sade mental, necessria uma poltica que contemple o sintoma no que ele tem de singular e que apenas ser alcanada se privilegiamos uma clnica no social (Veras, 2007). Para alm de calar o sintoma com a prescrio medicamentosa, acreditamos ser necessrio compreender sua lgica singular de modo a possibilitar o restabelecimento de um lao social que no seja apenas uma mera identificao imaginria. Deve-se aprender com o psictico, dentro de uma reintegrao social possvel, como (re)construir o lao social de modo a incluir uma soluo para o enigma de seu gozo. Para isso deve-se buscar um discurso que recolha as excees, ou seja, os fragmentos de ditos que no fornecem sentido algum sade mental, mas que representam o que o sujeito tem de mais ntimo (Veras, 1999). A teoria do sinthoma, presente no ltimo ensino de Lacan, pretende dar conta de uma funo que amarre os registros do real, simblico e imaginrio, conciliando assim o real do gozo psictico ao campo do Outro. No Seminrio das Psicoses a foracluso do Nome-do-Pai traduzia o fato de que a experincia de gozo na psicose era vivida como alteridade radical, gozo do Outro, invasivo e aniquilador uma vez que ele no consegue ser subjetivado. A separao entre real e sentido do Seminrio RSI, (Lacan, 1975) traz, em princpio um problema para a teoria de Lacan na Sade Mental, j que desse modo o real em jogo nas psicoses estaria condenado a permanecer completamente separado da linguagem que une os humanos nas tramas do lao social. O Seminrio seguinte, O Sinthoma, nos parece corrigir essa perspectiva ao reconhecer que o sintoma, ou sinthoma tal como ele o escreve na

32 primeira aula desse Seminrio, permite que algo do real seja capturado pelo sentido (Lacan, 2005). A obra de James Joyce emerge nesse Seminrio como uma interrogao que bem pode recair sobre a Sade Mental. Joyce consegue com sua obra o que todas as estratgias da Sade Mental sonham como a soluo perfeita. Onde poderia haver segregao h reconhecimento. Onde haveria delrio h escrita. Joyce tampouco era reconhecido como louco, o que, para Lacan, no impedia que ele fosse psictico. Pria da sociedade? Nem um pouco. Ao contrrio, coqueluche a desafiar por dcadas os crticos e universitrios. Seria o caso de questionarmos: para a psicanlise, aps o Seminrio XXIII, a reinsero no campo do Outro teria um novo paradigma, a joyceanizao do louco? Onde antes a metfora delirante obturava ainda que com resultados precrios o vazio de sentido deixado pela foracluso do Nome-do-Pai, a obra de Joyce desponta como subverso do lao social ao prescindir do sentido, e isto em pleno campo do sentido, ou seja, o campo da Sade Mental. Acreditamos que no. Quando Lacan faz referncia ao caso Joyce surge uma clnica que, precisamente, fixa de tal modo uma soluo singular que separa o sujeito completamente das redes de ateno. possvel, contudo, que nos deixemos guiar pela lgica da inveno sintomtica, ou sinthomtica, recusando, desse modo, a tecer uma clnica pautada na demanda do Outro social. Se os ideais defendidos pela reforma forem extrados de uma lgica universal e desconsiderarem a particularidade de cada sujeito, eles podem induzir uma desestabilizao. Ou seja, ao seguirmos a ltima clnica de Lacan observamos que h um hiato estrutural entre o Ideal e o sintoma. A obra de Joyce, exemplo princeps da sinthomatizao do gozo, pode ser apontada, precisamente, como uma obra que rompe com os ideais de sua poca, fundando um legado artstico nico para a humanidade.

33 No caso da Sade Mental algo de radicalmente diferente se processa. Ela no almeja a produo de um joyceano, ao contrrio, ao ser atrelada, mais a poltica do que a clnica, ela forosamente serve ao campo do Ideais sociais. Por isso, podemos dizer que a sade mental no nos pode servir, como tal, de critrio na prtica analtica43 (Miller, 1999). Podemos ilustrar o problema da identificao do psictico ao ideal de louco normatizado com um exemplo: C. um dos pacientes assistidos pelo Criamundo, com poucos dias de convivncia com a equipe. Paralelamente s atividades que inicia no projeto, freqenta h tempos outro dispositivo de sade mental, tambm dentro do espao do HJM onde predomina a vertente psicossocial, da reinsero social. O intuito era de realizar gradualmente a passagem de um dispositivo para outro. poca iria ocorrer um encontro nacional organizado pela Luta Antimanicomial fora do estado, e alguns pacientes desta instituio representariam os portadores de transtorno mental da Bahia, necessitando para isso viajar de avio. C. estava entre os representantes eleitos. A angstia de C. era patente, mesmo diante das explicaes sobre a segurana de vo e todo o incentivo da equipe para a viagem. C. aparentemente se sentia bem em participar do evento representando uma categoria. Entretanto, uma noite antes da viagem tem um sonho em que o avio cai e explode, onde todos morrem. Isso o leva a uma crise, sendo necessria a sua internao. Com isso se afasta do Criamundo e deste outro dispositivo. Depois de estabilizado e da alta, ao retornar ao projeto, disse: "Eu no queria ir. No queria falar

43

Miller, Sade Mental e Ordem Pblica, p. 28.

34 com um monte de gente. Disseram que amos falar para uma multido... tambm nunca viajei de avio, tenho medo". Certamente, a equipe deste dispositivo altamente politizada e responsvel, conta com grande nmero de profissionais. Tambm certo que se queria o bem do paciente. Entretanto, o que este exemplo nos mostra que muitas vezes o ideal de reinsero social pautado que est em um ideal humanista pode ser perverso44 ao no se considerar a singularidade de cada caso. (Gabrielli, 2005). No seu seminrio A tica da Psicanlise, Lacan pontua: A cada instante temos de saber qual deve ser nossa relao efetiva com o desejo de fazer o bem, com o desejo de curar. Temos de contar com ele como algo suscetvel de desencaminhar-nos, e, em muitos casos, instantaneamente. Diria mais - poder-se-ia de maneira paradoxal, ou at mesmo decisiva, designar nosso desejo como um no-desejo de curar. Essa expresso no tem outro sentido seno o de nos alertar contra as vias vulgares do bem, tal como elas se oferecem a ns to facilmente em seu pendor, contra a falcatrua benfica do querer-o-bem-do-sujeito. Mas da, de que ento desejam vocs curar o sujeito? No h dvida de que isto absolutamente inerente nossa experincia, nossa via, nossa inspirao - cur-lo das iluses que o retm na via de seu desejo45." (Lacan, 1959/1991). Parece-nos que a busca pelo bem do paciente est do lado da psicoterapia, por mais que possa se fazer de semblante do discurso analtico. Qualidade de vida ou felicidade so outras formas corriqueiras de se tentar alcanar o inalcanvel ideal de plenitude e completude. Outras formas de se falar do bem. No que a experincia analtica ofertada, quer seja nos hospitais, quer seja nos dispositivos substitutivos no oferea efeito teraputico, que no cause uma reduo no mal-estar subjetivo experimentado pelo sujeito, mas no se constitui a finalidade do tratamento em si, pois querendo se fazer o bem se pode fazer o pior.

44 45

Gabrielli, A Reforma do Sujeito no Contexto da Reforma Psiquitrica, p. 3. Lacan, A tica da Psicanlise, p. 267-268.

35 A aposta do Projeto Social Criamundo que se pode aplicar a psicanlise em um dispositivo consonante proposta de reinsero social sem que haja a perda da dimenso singular do sujeito no processo, sem que se deixe de levar em considerao a forma especfica de enodamento sintomtico que estabilize o gozo do sujeito no campo do Outro. Devemos manter uma relao dialtica com a sade mental46, ao invs da simples excluso, sob o risco se vermo-nos tambm panfletrios de uma nova forma de especialidade (Miller, 1999).

III.3 O Caso Estamira: o trabalho como suplncia

No ano de 2000, 6 anos aps ter iniciado eu projeto, esbarrei com uma senhora sentada em seu acampamento, contemplando a paisagem de Gramacho. Aproximei-me dela e pedi-lhe para tirar seu retrato. Ela me olhou nos olhos consentindo e disse para me sentar ao seu lado. Conversamos por um longo tempo. Estamira era seu nome. Contou que morava num castelo todo enfeitado com objetos encontrados no lixo e que tinha uma misso na vida: revelar e cobrar a verdade. Nos tornamos amigos. Um dia, tempos depois de conhec-la, ela me perguntou qual era minha misso. Antes que eu respondesse, Estamira disse: "Sua misso revelar a minha misso". Decidi fazer um documentrio sobre a vida dela47. Tradicionalmente, herdeiros que somos da obra de Foucault, consideramos a instituio, ou as instituies de Sade Mental, como o Outro de nossos pacientes. Em nossa reflexo, sobre os caminhos da reinsero social, percebemos que uma das possibilidades de reinsero advm precisamente quando a instituio deixa de encarnar esse Outro e o paciente parte para a criao de uma sada indita.

46 47

Miller, Sade Mental e Ordem Pblica, p. 31. Prado, depoimento disponvel no site http://www.estamira.com.br.

36 O filme Estamira (Prado, 2006) nos parece emblemtico desse dilema. Estamira tem conscincia de que necessita se ocupar da loucura que lhe atormenta desde jovem. Nesse sentido, ela parte em busca de um tratamento que jamais ser encontrado nos dispositivos clssicos de Sade Mental. Estamira, apesar da reconstituio delirante do mundo digna do Presidente Schreber, encontra o apaziguamento de seus males trabalhando como coletora de lixo no lixo de Gramacho no Rio de Janeiro. O documentrio de Marcos Prado nos mostra como os tratamentos ortodoxos dos servios de sade por onde ela passou foram incapazes de reconcili-la com o mundo. Assim, ao invs de escolher um CAPS e se inscrever em um discurso, ela escolhe diretamente trabalhar com o objeto, nesse caso, com o dejeto da humanidade. Durante a narrativa do filme percebemos que a escolha pelo lixo no se d por falta de alternativas. Trata-se de uma eleio deliberada que, ironicamente, denuncia a inutilidade dos sistemas de sade. O lixo vira tratamento e o tratamento vira lixo. Aqui possvel unir o Lacan do Seminrio da tica com o Lacan do Seminrio do Sintoma. Estamira eleva o lixo dignidade de Coisa ao mesmo tempo em que encontra na profisso de catadora de lixo uma sintomatizao de sua psicose. Trata-se aqui de um sinthoma como a escritura joyceana? Certamente no. Mas apenas a segunda clnica de Lacan nos permite pensar a localizao do gozo na psicose sem passar pela metfora delirante. Na perspectiva da primeira clnica poderamos dizer que Estamira encontra na profisso de catadora a sua metfora delirante. Percebemos, contudo, que essa viso insuficiente, uma vez que a escuta de seu testemunho nos desvela a importncia do prprio lixo como objeto extrado do Outro. Com efeito, ao funcionar como objeto que nem seu prprio corpo, nem objeto do Outro, Estamira cria uma interface que permite a localizao de seu gozo. O lixo, resto inassimilvel de sentido dos objetos,

37 separao instituda entre os sentidos do campo dos humanos e o real, tem funo de escrita real. Estamira uma catadora de objetos no sentido de catadora de letras, sem sentido nem utilidade, mas que permitem um ciframento, e no um deciframento, do real (Veras, 2008). Ironicamente, o destino de Estamira no aponta para o sinthoma joyceano no momento em que o mundo se interessa por seu ofcio. Sob os olhos da cmera, Estamira cria uma parceria com o Outro, onde ela se v sustentada por esse olhar do Outro, enquanto Joyce se separa do Outro do mundo literrio, se propondo esse como enigma fora de sentido. Assim, a condio de Estamira particular e desafia os ideais da Sade Mental. possvel reconhecer algo da ordem do sinthoma no momento em que ela convive com o real do mundo dos objetos sem, necessariamente, lhes atribuir sentidos, e sim inventando, recuperando, esses dejetos como objetos de gozo. Sua glamourizao, contudo, trabalha em direo inversa. A clnica do sinthoma a clnica do anonimato, ou seja, quanto mais o sinthoma perfeito, mais apenas o discurso da psicanlise ter os instrumentos para localiz-lo (Veras, 2008). O Criamundo se inspira nessas duas apresentaes extraordinrias das psicoses. Para alm da reinsero pura e simples, deve se levar em conta que o trabalho, para alm do til, pode igualmente ser um tratamento para o intil, o resto, ou seja, um tratamento para o incmodo gozo que presena de um objeto que no serve nem se articula no campo do Outro.

38

IV. O Projeto Social Criamundo


O Projeto Social Criamundo surgiu em 2005. O modelo do projeto se inspira nos Centre dAide par le Travail (CATs), instituies geridas pelo terceiro setor e alvo de poltica interministerial (Sade e Trabalho) do governo francs para pessoas portadoras de handicap, deficincia. O projeto ocupa o espao de um antigo mdulo de internao e comeou a partir da extino de uma oficina teraputica do hospital, o GAT (Grupo de Apoio Teraputico). Acolhendo os pacientes dessa oficina, buscou-se desde o incio focar ao em oficinas produtivas que tm por objetivo a capacitao dos pacientes a realizar atividades artesanais com qualidade para comercializao. Desde ento, existe no projeto as oficinas de velas e sabonetes, cestarias, papel reciclado, alm de um projeto de conscientizao ambiental e coleta seletiva de resduos slidos do hospital para reciclagem. Atualmente o Criamundo conta com 14 pacientes em suas oficinas profissionalizantes dentro de muros hospitalares, 06 tcnicos administrativos e operacionais, 08 estagirios em psicologia e 05 psicanalistas no ncleo clnico.

IV.1. Impasses institucionais

Embora o intento clnico no Criamundo seja o de acompanhar/auxiliar na inveno particular da funo de amarrao (Guerra e Souza, 2006; Veras, 2007), o cotidiano com a clnica das psicoses assim como em outros servios substitutivos marcado menos pelo surgimento de um talentoso artista ou de amarraes estabilizadoras sithomticas do que por obstculos, impasses, surpresas e dificuldades

39 institucionais ou de uso do espao comum (Monteiro e Queiroz, 2006; Guerra, 2007; Veras, 2007). Tomemos inicialmente a escolha do formato jurdico: optou-se por uma Organizao No-Governamental (ONG) de modo a unir a maior flexibilidade na movimentao de recursos diretos e caracterizar o objetivo da instituio para alm da lgica de mercado, onde facilmente o fazer que serve de caminho, talvez, para uma via estabilizadora pode ser cooptado pela produtividade feroz do sistema capitalista. Isso, entretanto, ao tempo em que apresenta o projeto com uma boa imagem para o Outro Social na medida em que busca a difuso dos ideais de reinsero da reforma/humanizao da assistncia , favorece a oferta de apoio financeiro do Estado, empresas e trabalho voluntariado. Infelizmente, por outro lado, d corpo a um Outro da burocracia que coopta as atenes da equipe tcnica, dos pacientes, e mesmo da equipe clnica em prol dos infindveis projetos, prestaes de contas e avaliaes de viabilidade econmica48. O Outro social, que se pauta em valores como igualdade, humanizao, reinsero, etc., pede instrumentos jurdicos que possibilitem uma couraa burocrtica que permita a lisura e transparncia na utilizao dos recursos financeiros. Com isso, tenta se colocar em posio de conceder ou recusar a prtica da psicanlise, na medida em que pode ou no subsidiar os projetos que sustentam o Criamundo. Ou seja, a clnica sucumbe ao olhar contemporneo. Ainda assim, acreditamos que o mais organizado e planejado dos projetos, do terceiro setor ou da sade mental, no ter sucesso sem que haja um ponto de ancoragem significante para a transferncia do sujeito com a instituio ou com a

Esta demanda tem dificultado e, por vezes, anulado as possibilidades de atuao clnica no Criamundo desde sua fundao, sobretudo no momento atual que o projeto atravessa, de reconhecimento das obrigaes legais e estruturao de seus mtodos de funcionamento.

48

40 equipe. por essas particularidades que escapam a todo o clculo coletivo do Outro da burocracia que o singular do sujeito pode se enodar ao Criamundo (Veras, 2007). Os caminhos e descaminhos do planejamento e execuo de projetos sociais dificultam ou at mesmo impedem a liberao de financiamentos. Isso nos leva a perceber como o Criamundo importante campo estabilizador para esses pacientes. Recentemente houve a reduo de carga horria dos pacientes no espao do projeto por conta de conteno de despesas. Nesse momento foi possvel constatar que o ndice de afastamentos por internao aumentou, com vrios pacientes iniciando

desestabilizaes. Outra dificuldade institucional a escassez de recursos financeiros. Atualmente a situao do projeto precria, pois depende de financiamentos anuais ou mesmo espordicos de parceiros e apoiadores, ou seja, do Outro social. Para sua manuteno diria, o projeto conta com subsdios do HJM. Entretanto, podemos dizer que hospital e projeto mantm entre si uma relao ambgua: ora fomentando uma parceria sobretudo quando se considera o aspecto clnico ou de comercializao dos produtos confeccionados pelos pacientes ora de estranhamento, sobretudo pela dinmica das atividades de uma divergir da outra.

IV.2. A psicanlise aplicada no Criamundo

A psicanlise aplicada presente no Criamundo escapa em muito ao standard. Inicialmente por no haver atendimento dos pacientes por parte da equipe clnica. Tratase mais de acompanhar os pacientes no seu dia-a-dia e fazer uma leitura clnica de como se do as solues singulares (alm de orientar a equipe tcnica) do que promover efeitos teraputicos rpidos.

41 Essa perspectiva talvez seja uma das leituras mais amplas possveis sobre o analista cidado49 de Laurent. Assim, busca-se fugir da passividade do analista especialista da desidentificao50, inserindo-se no social, consciente de qual foi sua funo e qual agora51. Assim o analista se permite sair da suposta neutralidade teraputica para transmitir o que h de mais humano... transmitir o interesse para todos da particularidade de cada um52 (Laurent, 1999). Por outro lado, apesar de no concordarmos com os ideais da reinsero, certamente o campo proposto pelo discurso da reforma psiquitrica mais indutor da constituio de um sujeito de direitos do que a objetivao morna da biomedicina. Assim, embrenhar-se no campo da sade mental sem perder a especificidade da ao analtica53 tarefa do analista que espera fazer a psicanlise altura do seu tempo (Miller, 2001). Para isso, evita-se no Criamundo, sempre que possvel, a seduo do ideal no que pretende escamotear o resto a-ssocial do humano. Esse resto ex-siste aos discursos que tentam captur-lo, no se deixa apreender pela identificao. Enquanto o profissional da sade mental se serve de valores universais para tentar situ-lo, no Criamundo se busca a justamente perceb-lo como indicador de uma posio subjetiva, de um sintoma (Veras, 1999). Ao fazer isso, o analista se coloca em uma posio de no-saber diante do sujeito, fazendo desse o maior especialista em seu sofrimento. Lacan comenta, a respeito dessa posio de no-saber, ainda em sua primeira clnica, que no uma

Laurent, O Analista Cidado, p.13 Ibid. 51 Ibid. 52 Ibid, p.15. 53 Miller, em Psicanlise pura, psicanlise aplicada... diz sobre psicanlise aplicada: que ela no ceda sobre seu ser psicanlise, p. 11.
50

49

42 negao do saber, porm sua forma mais elaborada54 (Lacan, 1998b). uma douta ignorncia. Se essa recomendao vlida neste momento da clnica lacaniana, no momento posterior, quando a segunda clnica estiver orientada para o singular do sujeito, ser a via princeps da ao analtica. Por esse motivo, desde o incio de suas atividades buscou-se profissionais que no tivessem formao em sade mental para atuar junto aos pacientes, justamente para que se tentasse reduzir a idealizao imposta aos pacientes (Vigan, 1999; Andrade, 2007; Veras, 2007). Dissemos no incio deste tpico que no Criamundo se trata de psicanlise aplicada. Como entender psicanlise aplicada em um campo como o Criamundo? Para responder a essa pergunta, passemos ao Ato de Fundao (1971) da Escola Freudiana de Paris, onde Lacan a funda estruturalmente tripartida em: seo de psicanlise pura, de psicanlise aplicada e seo do recenseamento do campo freudiano. importante destacar que nesse momento que surge, pela primeira vez nos textos lacanianos, o termo psicanlise aplicada, diretamente vinculado a o que significa de teraputica e clnica mdica55(Lacan, 2003). Ento, no seio da prpria Escola que nasce o questionamento sobre a aplicao da psicanlise fora dos consultrios, considerando seus efeitos teraputicos. Como aplicar a psicanlise onde o standard analtico, proposto desde Freud, no possvel? Outro aspecto que se pode depreender que psicanlise pura e aplicada surgem em relao dialtica, sendo a psicanlise pura psicanlise propriamente dita56, no que se apresenta como vinculada a uma psicanlise em intenso enquanto a psicanlise aplicada se vincula a campos outros de saber/instituies: sade mental, escolas e tribunais. No visa a formar analistas, mas a utilizao da psicanlise como
54 55

Lacan, Variantes do Tratamento-Padro, p. 360. Lacan, Ato de Fundao, p. 237. 56 Ibid, p. 236.

43 instrumento/recurso em prticas teraputicas. , portanto, desde seu nascimento, uma subparte da psicanlise em extenso (Monteiro e Queiroz, 2006). Estabelecido o campo de trabalho entre as psicanlises, Miller retoma o tema buscando estabelecer, agora, os limites entre o que psicanlise e psicoterapia. Para isso toma diversos caminhos, mas o que se pode observar que independente de como diga, a direo do tratamento sempre orientada para o fora-do-sentido57, aplicada ao sintoma58 (semantfoba), em oposio a uma psicoterapia que busca novos sentidos a partir de uma rearrumao das identificaes imaginrias, ou seja, a partir de uma vertente semantoflica (Miller, 2001).

IV.3. Efeitos de estabilizao x Efeitos de idealizao

O Criamundo pode se inserir como uma estratgia consoante aos dispositivos substitutivos da sade mental. Com isso, fica impossvel eliminar seus efeitos de resposta s demandas do Outro social. O principal, ento, no se deixar seduzir pelos ideais da reinsero, evitar que a equipe se feche no orgulho narcsico de seus feitos sociais. Para isso, importante que se distinga os efeitos de estabilizao dos efeitos resultantes de identificaes ao discurso dos ideais da reforma psiquitrica. Apontaremos alguns casos a partir de exemplos extrados de pacientes do Criamundo. Vejamos seus testemunhos. Aqui eu tenho mais sossego, aqui eu me sinto mais equilibrada Assim Regiane sintetiza como quando est no Criamundo. Antes de participar do Criamundo era difcil, porque eu procurava empregos, batia em vrias portas, e no conseguia
57 58

Miller, Psicanlise pura, psicanlise aplicada..., p. 21. Ibid, p. 29.

44 um trabalho... e quando eu conseguia um trabalho eu era barrada, acho que pelos psiclogos das empresas... eles notavam algum problema em mim e no me davam o trabalho (...) em casa era assim... minha irm gosta da abusar, de pirraar, e aqui eu tenho mais sossego. Quer dizer, aqui ela apronta, mas aqui eu fico mais equilibrada. (...) equilibrada assim, porque se ela ficasse... ela trabalha tambm, mas se ela ficasse sempre em casa, e ela ficasse sempre me provocando, ela ia me deixar nervosa, eu ia chorar, eu ia ficar triste, eu podia at tentar uma besteira... entendeu? Regiane j passou por uma internao no HJM, constando em seu pronturio o diagnstico de esquizofrenia. Aps alta, passa a ter atendimento ambulatorial no hospital e encaminhada por seu mdico para o Criamundo. Para ela, o projeto

Um lugar de trabalho, um lugar que as pessoas no discriminam a gente assim por inteiro, assim, no olha a gente como as outras pessoas, como as outras empresas, entendeu? Todo mundo aqui ouve a gente, qualquer coisa que a gente tiver, algum problema pode falar com psiclogo.

Alm disso, o Criamundo significa um espao onde pode conseguir um dinheiro, onde eu posso comprar as minhas coisas, no ficar na cola para pedir ao meu pai e minha me, que s vezes eles nem tinham, eu precisava e eu queria, no queria saber se no tinha ou no tinha, queria saber que eu queria... entendeu? Aqui encontramos um efeito de estabilizao possvel encontrado por Regiane No passa por uma metfora delirante, pois a produo delirante no parece existir, ou ao menos no relatada. Em compensao, a difcil relao com os outros a seu redor, que pareciam lhe invadir com seu gozo, quando ficava em casa sendo abusada pela irm59, ou na cola com os pais, consegue relativo cerceamento, quer seja pela separao no real (saindo para trabalhar no Criamundo), ou ao ganhar seu dinheiro. Isso traz para Regiane um apaziguamento na medida em que promove uma separao possvel do Outro familiar.
59

Regiane posteriormente estende esta queixa aos outros irmos.

45 Assim como com os pais, tambm se preocupa em no depender dos irmos, pois no sabe se lhe faz mais mal ou bem... o que chama de pensamento positivonegativo: tem hora que eles esto bons assim, mas no sei se o jeito deles, o jeito deles... talvez no, talvez eu que esteja falando e seja o inverso... se eu no tivesse o meu pai e minha me eles se preocupariam mais comigo, entendeu? Agora, a gente que s vezes tem mania de pensar positivo-negativo, ao mesmo tempo, n? (...) mas eu no confio na bondade da minha irm no... eu acho ela um pouco ruim... Antes do Criamundo o gozo do Outro a invadia, fica na cola60 sem recursos para uma separao. Com o Criamundo, sai de casa, ganha seu dinheiro... mas tambm uma profisso, a de artes. Atravs desse significante disposio, ofertado pelo Outro, (Criamundo), se nomeia, prescindindo de uma metfora delirante como recurso para estabilizao. Essa nova identificao lhe ajuda a reordenar seus circuitos de alienao e separao do Outro. Ser artes, mais do que um papel social, lhe d a possibilidade de ser autora e no objeto nos discursos do social. A amarrao de Regiane, embora no seja sinthomtica, permite-lhe melhor circular pela cidade e buscar refinar seu lao social pela via do trabalho. deste lugar de artes que pode se remeter ao Outro como sujeito, apresentando e explicando o Criamundo aos visitantes. Uma importante pontuao no sentido de apaziguar Regiane foi conseguida por uma interveno pautada na trivializao61 da clnica (Monteiro e Queiroz, 2006; Restrepo, 2008), realizada por uma psicanalista da equipe, a partir de um clculo clnico que, certamente, incluiu a singularidade do sujeito. Diante de um perodo em que Regiane permaneceu com faltas recorrentes, isolada dos colegas, com diminuio na

A esse respeito, remetemos o leitor ao texto Discusso X Construo de Caso Clnico de Renata Andrade (Disponvel em http://www.clinicaps.com.br/clinicaps_revista_01_art_05.html) onde apresentado um caso de cola com a me. L a interveno da equipe se pauta em um clculo clnico, e no em um discurso moral, auxiliando-o num afastamento dessa condio de cola. 61 Podemos perceber semelhante efeito de interpretao em Interpretao na Psicose, p. 3.

60

46 qualidade e quantidade de sua produtividade corriqueira, a equipe tcnica vinha sinalizando recorrentemente que ela no estava bem. Regiane iniciava uma desestabilizao, iniciada com o falecimento de um dos irmos. No rearranjo imaginrio que Regiane empreende, sua irm assume uma posio ainda mais agressiva, de modo que a permanncia de Regiane na casa dos pais parece ser indesejada pela irm, que insistia em lhe abusar. Diante desse discurso, a psicanalista lhe diz: Nem todas as irms se amam... existem irms que se odeiam. Esta simples interveno permitiu um efeito de significao no discurso, funcionando como um ponto de basta, de modo que pudesse, em seguida, dizer que nunca havia imaginado que irmos poderiam sentir raiva um do outro (Laurent, 2008). Com o passar dos dias, Regiane retomou seu pensamento positivo-negativo, seus contatos com os colegas e sua atividade, pautada principalmente em vendas e na apresentao do Criamundo aos visitantes. Se percebemos aqui efeitos de estabilizao, podemos perceber tambm em seu discurso efeitos da idealizao da reinsero social: Eu no sabia que quem tinha esses problemas era excludo da sociedade, eu vim saber aqui. A descobri porque a causa tambm de eu no conseguir trabalho, entendeu? (...) Ser exclusa da sociedade... depois o governo fez outra lei para as pessoas portadoras de transtorno, de deficincia, conseguisse alguma coisa para fazer, entendeu? isso. Regiane, ento, vem pedindo sistematicamente o auxlio da equipe para trabalhar no mercado formal: acha uma vaga aberta no Plo Petroqumico, dentro da lei de cotas para deficientes62 e pede auxlio equipe tcnica para a elaborao do seu currculo. Podemos perceber que apenas o fato de ir para o trabalho, a pragmtica, no garante para Regiane uma estabilizao, o restabelecimento do lao social. Pelo
Lei federal 8.213/1991, que institui reserva de mercado para portadores de deficincia, incluindo a deficincia mental.
62

47 contrrio, a partir de uma estratgia particular, que visa uma forma de amarrar real, simblico e imaginrio que se torna possvel a ela regular o gozo que lhe invade e se remeter ao Outro de um lugar apaziguado. Passemos agora a Llia: , se eu falar que eu sou do Criamundo para outra pessoa, botar num outro currculo e dizer que do Juliano, acho que eles nem aceitam, n? Alguns falam do projeto, mas nem conhecem o Criamundo. Acho que no consegue no... entrar no mercado de trabalho, dizendo que do Criamundo, acho que no. O preconceito tem ainda, dizendo que do Juliano Moreira o projeto.

A partir desse relato, Llia nos evidencia como v no trabalho uma forma de se sustentar no-louca, em decorrncia da perspectiva de ser o louco resto irracional da sociedade. Aqui percebemos a vertente da idealizao, da superao da loucura. Isso mostrado tambm a partir da sua vontade de no se identificar ao projeto, mas antes se utilizar dele em busca de um trabalho.

[O Criamundo] podia ser divulgado de forma diferente, TV, em camisa. Muitas vezes a gente tem medo de sair com a camisa do Criamundo, n? E sair, divulgar, falar, acho que o mercado ia aceitar mais se no fosse do Juliano. Me vejo uma pessoa normal... que a gente ficou doente, tem vergonha... a pessoa olha diferente porque voc caiu doente, n? Conforme v a pessoas assim sem t normal, andando direto a... e depois olhar a pessoa boa, d vergonha... ningum gosta de ver doente da forma como eu tava, a d um pouco de vergonha.

Antes de entrar no Criamundo, ela se dizia um pouquinho mais fechada. Ficava em casa, nunca havia tido um emprego. Eu no tinha relao com um bocado de pessoas juntas, ser prpria mesma dos seus negcios63... s depois que entrei que vim a crescer, a desenvolver o que aprendi nas formas de trabalho.
63

Segundo ela, ser prpria do seu negcio significa Ser independente, realizar o que est fazendo, aquilo que gosta.

48 De fato, Llia trabalhou como feirante, como atendente em uma lanchonete e, pouco antes da ltima internao, como atendente em uma sorveteria. Aqui percebemos como o ser prpria dos negcios assume uma dimenso aproximada do sujeito de direitos, efeito de sujeito possvel na psicose enquanto possibilidade de se responsabilizar por si, por suas escolhas, e at mesmo, por sua psicose. Mesmo que expresso atravs de um sentimento de vergonha. Um sujeito que responde pelo que faz e pelo que diz at o ponto de saber que, se no pode faz-lo, as coisas no vo bem (Miller, 1999).64

Parece que a psicanlise pode propor um sujeito de direitos ao invs do cidado da Sade Mental. Esta diferena fundamental por dialetizar o paratodismo do cidado responsabilidade do sujeito de direitos. Llia nos mostra bem isso. O principal a se destacar, entretanto, como o Criamundo vem se constituindo um campo nico para estes sujeitos. O espao de trabalho aberto para esses pacientes pelo Criamundo dificilmente seria possvel de outra forma. Isso se apresenta atravs dos inmeros testemunhos onde se evidencia a importncia que o projeto tem em suas vidas: Eu sei que o Criamundo tudo. Se terminar ele eu nem sei, viu? Ele bom para outras pessoas conviver aqui no Criamundo. Llia. O Criamundo bacana, seria bom se ele se expandisse mais... Renato. Se para... parar de funcionar ia fazer falta para muita gente, com certeza... porque o projeto muito importante. Pr mim e acredito que pra outras pessoas tambm. Renato. O Criamundo anda ultimamente muito... apagadinho (...) como uma vela, que tem que ficar sempre acesa, n? Mariana.
64

Miller, Sade Mental e Ordem Pblica, p. 23.

49

V. Concluso

Este trabalho nos permite refletir sobre a especificidade da psicanlise dentro do campo da sade mental, sobretudo a partir dos conceitos de estabilizao e suplncia. Por um lado, considerar as diferenas entre Sade Mental e Psicanlise, nos faz perceber que esta se aplica quela de forma diretamente proporcional desconstruo de ideais coletivizantes que pode ser operada. O que um paradoxo, pois a psicanlise entra na sade mental justamente atravs de um de seus ideais, o de democracia: todas as tcnicas teraputicas so vlidas em prol do bem do sujeito. Julgamos ser possvel a manuteno de um espao para a psicanlise dentro do campo da Sade Mental. Para isso necessrio ao analista um saber-fazer de dentro da instituio pautada no discurso do analista, no que evita a frustrao reivindicatria patente no pensamento basagliano e deleuziano (discurso do mestre). Por outro lado, proceder distino entre estabilizao e suplncia nos permite apreender a originalidade da soluo encontrada pelo sujeito para sua psicose existente na segunda clnica lacaniana. A perspectiva do sinthoma enquanto um quarto n que enoda borromeanamente os registros do Real, Simblico e Imaginrio amplia o leque da leitura clnica para alm dos efeitos estruturantes do NP, do simblico, fazendo-nos procurar, na clnica, efeitos de estabilizao a partir de enodamentos possveis. A clnica do sinthoma ser sempre incompatvel com a sade mental, pois se apia no valor singular da soluo encontrada. Por isso podemos dizer que hoje a psicanlise se constitui o principal ponto de sustentao de uma clnica nesses espaos. O Criamundo no pode deixar ser cooptado pelo discurso do Outro da demanda, como vem sendo, no pode deixar se seduzir pelos ideais sociais da insero.

50 Parece-nos que esse Outro est, a todo momento, a disputar a direo dos trabalhos realizados. Sobre o nmero de atendidos no projeto, interessante percebermos o que nos esclarece Miller, de que o crescimento pelo crescimento no nos desejvel, justamente por nos fazer subsidirios do discurso do Mestre (pois o Outro social passaria a ditar a prpria ao, suplantando o discurso analtico). Mais pacientes, mais efetividade na reinsero do psictico na sociedade, mais reconhecimento do Outro social... meio fcil de se perder a dimenso da singularidade do sujeito. Por este motivo o Criamundo se mantm na poltica do menos, melhor65. Finalmente, como o Criamundo oferece um espao que propicia efeitos estabilizantes, espera-se que a permanncia dos pacientes nas oficinas

profissionalizantes do projeto no reproduza a lgica hospitalocntrica (ou mesmo a de alguns dos novos dispositivos) que tende a prender o paciente nas redes (de ateno) e grades (de atividades), criando sua cronificao. Cronifica-se o que, afinal? A doena? O paciente? No, a instituio, justamente por manter-se fechada dentro de valores universais. Renovar a clnica e, talvez, fazer circular o sujeito na cidade. Assim o Criamundo pode manter seu carter de psicanlise aplicada. Agora, nos questionamos sem pretenso de, neste momento, encontrar as respostas: uma vez que o trabalho um tema que perpassa de fio a pavio o Criamundo, qual o lugar do trabalho na economia de gozo do sujeito contemporneo?

65

Cf. Entrevista do Momento Atual, veiculada pela Lista da Escola Brasileira de Psicanlise, Veredas, em 18 de outubro de 2008.

51

VI. Referncias Bibliogrficas


Amarante, P. Loucos pela vida: a trajetria da reforma psiquitrica no Brasil. Rio de Janeiro: SDE/ENSP. 1995

______. Sade Mental e Ateno Psicossocial. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2007

Andrade, R. D. Discusso X Construo do Caso Clnico. Revista Digital CliniCaps, v.1. 2007.

Barros, R. D. R. O Anti-dipo da Psicanlise. Opo Lacaniana, v.42. 2005.

Basaglia, F. (2005a). A destruio do hospital psiquitrico como lugar de institucionalizao - mortificao e liberdade do 'espao fechado': consideraes sobre o sistema de 'open door'. In: P. Amarante. Escritos Selecionados. Rio de Janeiro: Garamond, p.23-34

______. (2005b). Um problema de psiquiatria institucional: a excluso como categoria sociopsiquitrica. In: P. Amarante. Escritos Selecionados. Rio de Janeiro: Garamond, p.35-59

Castro, H. S. Solues psicticas: o delrio, a passagem ao ato e a produo. Almanaque de Psicanlise e Sade Mental. Belo Horizonte. 7: 7-10 p. 2001.

Costa, J. F. Histria da Psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Garamond Universitria. 2007

Deffieux, J.-P. (2005). Nome-do-Pai e Suplncia. In. Scilicet: Nomes do Pai. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanlise

Deleuze, G. e F. Guattari. O Anti-dipo: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago. 1976

52 Deleuze, G. E. G. (1976). Entrevista 1: sobre capitalismo e esquizofrenia. In. Capitalismo e Esquizofrenia. Dossier Anti-dipo. Lisboa: Assrio & Alvim, p.55-81

El-Bainy, E. I. Juliano Moreira - o Mestre, a Instituio. Salvador: Memorial Professor Juliano Moreira. 2007

Foucault, M. Histria da Loucura na Idade Clssica. So Paulo: Editora Perspectiva. 1993

Freud, S. (1911/1985). Notas psicanalticas sobre um relato autobiogrfico de um caso de parania (Dementia paranoides). In. Obras Completas. Rio de Janeiro: Editora Imago, v.XII

______. (1940 [1938]/1986). Esboo de Psicanlise. In. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago Editora, v.XXIII, p.168-246

Gabrielli, P. A Reforma do Sujeito no Contexto da Reforma Psiquitrica. (Monografia). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

Guerra e Souza. Reforma psiquitrica e psicanlise: dilogos possveis no campo da insero social. Psicologia para Amrca Latina, v.5. 2006.

Guerra, M. C. A Estabilizao Psictica na Perspectiva Borromeana: criao e suplncia. Programa de Ps-graduao em Teoria Psicanaltica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2007.

Lacan, J. O Seminrio - Livro VII: A tica da Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora. 1959/1991

______. Petit discours au psychiatres. Cercle psychiatrique Henri Ey - Sainte-Anne: indito, 1967 (10 de novembro).

______. Seminrio RSI - Aula do dia 19 de novembro - indita 1974.

53 ______. (1975). Le Sminaire RSI - lesson du 18 mars 1975. In. Ornicar? Paris: Navarin, v.5

______. (1998a). De uma questo preliminar a todo tratamento possvel da psicose. In. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p.537-590

______. (1998b). Variantes do Tratamento-Padro. In. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p.325-364

______. (2001). Acte de fondation. In. Autres crits. Paris: Ed. du Seuil

______. O Seminrio 3: as psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2002

______. (2003). Ato de Fundao. In. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Joge Zahar Editor, p.235-247

______. Le Sminaire XXIII, Le Sinthome. Paris: Ed. Du Seuil. 2005

Laia, S. (2003). A prtica analtica nas instituies. In. Os usos da psicanlise: Primeiro Encontro Americano do Campo Freudiano. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, p.6982

Laurent, . O Analista Cidado. Curinga: Psicanlise e Sade Mental. Belo Horizonte. 13: 12-19 p. 1999.

______. Interpretar a psicose no quotidiano. ENTREVRIOS, Revista de Psicanlise e Sade Mental, v.2, p.9-21. 2008.

Miller, J.-A. Sade Mental e Ordem Pblica. Curinga: Psicanlise e Sade Mental, n.13, p.20-31. 1999.

______. Psicanlise pura, psicanlise aplicada & psicoterapia Phoenix-Revista da Delegao Paran da Escola Brasileira de Psicanlise. Curitiba: 0944 p. 2001.

54

______. El Otro que no existe y sus comits de tica. Buenos Aires: Paids. 2005

Monteiro, E. e E. Queiroz. A Clnica Psicanaltica das Psicoses em Instituies de Sade Mental. Psicologia Clnica. Rio de Janeiro. 18: 109-121 p. 2006.

Portocarrero, V. Arquivos da Loucura: Juliano Moreira e a descontinuidade histrica da psiquiatria. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2002

Prado, M. Estamira. Brasil: Riofilme / Zazen Produes Audiovisuais: 115 minutos p. 2006.

Restrepo, M. I. Interpretao na Psicose. Mesa I: Ciclos e sintomas. Rio de Janeiro: XVII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: Psicanlise e Felicidade: sintoma, efeitos teraputicos e algo mais, 2008.

Tenrio, F. A Reforma Psiquitrica Brasileira, de 1980 aos dias atuais: histria de conceitos. Histria, Cicia e Sade. Rio de Janeiro. 9(1): 25-59 p. 2002.

Veras, M. A paternidade entre o mental e a cincia. Ornicar? Digital. Disponvel em http://www.lacanian.net/Ornicar%20online/Archive%20OD/ornicar/articles/vrm0138.ht m,. v. 117, 1999.

______. Forcluso da Transferncia. Opo Lacaniana On-Line: 1-6 p. 2005.

______. Sade Mental: uma clnica sem privilgios. Revista Digital CliniCaps, v.03, p.1-6. 2007.

______. O lixo e a letra. (indito). Salvador 2008.

Vieira, M. Por Uma Epistemologia Clnica. Opo Lacaniana On-Line. Rio de Janeiro. v. 2 2005.

55 Vigan, C. A Construo do Caso Clnico em Sade Mental. Curinga: Psicanlise e Sade Mental. Belo Horizonte. 13 1999.

______. Basaglia com Lacan. Mental, v.IV, n.6, p.15-26. 2006.

Vous aimerez peut-être aussi