Vous êtes sur la page 1sur 6

Revestimento especial Corrotect

Proteo anticorrosiva para rolamentos

Revestimento especial Corrotect

A corroso o inimigo nmero 1 dos metais e o Grupo Schaeffler est sempre buscando solues para contra-atac-la. Desta vez atravs de Corrotect, uma camada galvnica extremamente fina. Ela protege superfcies de rolamentos, mancais e vedaes contra a corroso. Vantagens do revestimento Corrotect: Proteo anticorrosiva por todos os lados, incluindo as superfcies usinadas dos chanfros e raios. A penetrao da corroso por baixo das vedaes evitada por longo prazo. Graas ao efeito da proteo catdica, pequenas reas no revestidas permanecem protegidas. Atravs da proteo anticorrosiva, atingido um aumento significativo do tempo de servio em comparao com peas no revestidas. Plena intercambiabilidade entre rolamentos de mesma construo. Possibilita substituir o ao inoxidvel como material de rolamentos.

Dados bsicos do revestimento Corrotect

Composio: Liga de zinco (por exemplo com Ni, Fe ou Co) Bicromatizao amarela ou preta (contm Cr(VI)) Passivao espessa base de nanopartculas (isenta de Cr(VI)) Espessuras: 0,5 m at 3 m 2 m at 5 m. Procedimento de teste: Teste em nvoa salina neutra conforme DIN 50 021, ASTM B117. O revestimento resistente contra gua condensada, gua de chuva, gua residual, agentes de limpeza com alcalinidade ou acidez fraca. Agentes fortemente cidos ou alcalinos e com grande teor de sal atacam o revestimento. Contate nossos engenheiros especializados da Engenharia de Aplicao e do suporte tcnico da Schaeffler, na Alemanha ou no exterior, para mais informaes.

Corrotect marca registrada da Schaeffler KG na Repblica Federal de Alemanha. Devido ao contnuo desenvolvimento dos produtos, reservamo-nos o direito de alterar as informaes.

TPI 67

Schaeffler Group

Fig.1 Pea revestida e no revestida aps 24 horas de teste em nvoa salina


154 031a

Fig.2 Perfil da rugosidade na superfcie de uma pista de rolamento retificada, sem revestimento (Rz: 1,7, Ra: 0,14)
154 032a

Fig.3 Perfil da rugosidade na superfcie de uma pista de rolamento retificada, revestida (Rz: 2, Ra: 0,18)

Schaeffler Group

TPI 67

154 055

Revestimento especial Corrotect

Caractersticas da camada

O revestimento especial Corrotect possui as seguintes caractersticas: A camada catdica de proteo anticorrosiva extremamente fina. Sob carga, o perfil de rugosidade da superfcie comprimido ocasionando leve remoo da camada, Fig. 4. A bicromatizao bem como a passivao aumentam a proteo anticorrosiva e conferem pea sua aparncia tica. Proteo anticorrosiva na rea da vedao. Em comparao com muitos outros sistemas de revestimento e materiais, o Corrotect une boa proteo anticorrosiva com baixo custo, Fig. 5.
154 053a

Fig.4 Transio da rea com carga de rolagem para rea sem carga

Comparao entre revestimentos

Corrotect oferece uma excelente proteo anticorrosiva. A resistncia do revestimento (no submetido a ciclos de variao de temperatura) em peas tratadas termicamente apresentada na Fig. 5 em cor verde. As barras em vermelho indicam a resistncia que pode ser atingida.
Corrotect F Corrotect C Corrotect A Corrotect N Zn B: 4m Zn C: 1m Zn B: 1m Conservao em banho quente Cr, isento de trincas: 2m P.ex.: X105 CrMo17*) P.ex.: X46 Cr13*) Brunimento ZnPh leo (MKR5) NIOX Cr, microfissuras: 2m
154 052

t = Horas at a ocorrncia de corroso vermelha A = Passivao espessa B = Passivao azul C = Bicromatizao iridescente F = Bicromatizao preta N = Passivao espessa base de nanopartculas *) = No caso de aos inoxidveis aplicam-se critrios especiais que no so atendidos por revestimentos superficiais

Fig.5 Resistncia corroso de revestimentos selecionados

100

200 t

300

400

500

TPI 67

Schaeffler Group

Outras caractersticas do revestimento: Para reduzir as foras necessrias para montagem sob interferncia de peas revestidas, recomenda-se um leve engraxamento da superfcie externa. Como em todos os revestimentos com zinco e ligas de zinco, h um comprometimento da proteo anticorrosiva quando aplicados em temperaturas acima de 120 C. Mesmo que at o momento no existam referncias sobre o comprometimento da durabilidade da graxa, a correlao entre o revestimento e o lubrificante deveria ser verificado particularmente em cada caso e, se necessrio, ajustados os prazos de lubrificao. Na rea dos lbios das vedaes ocorre uma leve remoo da camada, surgindo uma superfcie oticamente polida. Quando em contato com a umidade ou agente corrosivo, a formao de corroso nesta superfcie no-revestida evitada por longo prazo graas ao efeito da proteo catdica ou proteo distncia, Fig. 6.

Canal de vedao Superfcie revestida Canal revestido, com carga de rolagem

Fig.6 Canal de vedao

Aplicaes

Ateno!

Em princpio, praticamente todos os rolamentos e mancais podem ser revestidos com Corrotect. As principais reas de aplicao so aquelas em que a proteo anticorrosiva constitui um requisito, como por exemplo: Guindastes e mquinas estacionrias Veculos como empilhadeiras e mquinas agrcolas Mquinas lavadoras Ferramentas eltricas e Trens de laminao. Outras peas, alm de rolamentos, podem ser revestidas pelo Grupo Schaeffler. A passivao espessa base de nanopartculas no apropriada para todas as aplicaes! A adequao deve ser verificada com nosso departamento especializado antes da definio do revestimento!

Schaeffler Group

TPI 67

154 054

MATNR 032870027-0000 / TPI 67 / P-P/BR / 2007031 / Printed in Germany by Mandelkow GmbH

Todos dados foram elaborados e verificados cuidadosamente. Todavia, no nos responsabilizamos por eventuais erros ou omisses. Reservamo-nos o direito de INA Rolamentos, Lda. Av. Fontes Pereira de Melo, 470 4149-012 Porto Portugal Tel. Fax E-Mail +351 22 532 08 00 +351 22 532 08 60 marketing.pt@schaeffler.com Schaeffler Brasil Ltda Av. Independncia 3500 Sorocaba SP 18087-101 Fone 0055-15-3335-3835 E-Mail industriabr@schaeffler.com www.fis-services.com introduzir modificaes tcnicas. Schaffler KG 2007, Maro Qualquer reproduo, mesmo parcial, somente poder ser efetuada com nosso consentimento. TPI 67 P-P/BR

Internet www.inarolamentos.pt

Vous aimerez peut-être aussi