Vous êtes sur la page 1sur 2

ASPECTOS HISTRICOS DA EDUCAO DO PIAU DA COLNIA AT OS PRIMRDIOS DA REPBLICA Graciete Oliveira Felipe Alves UFPI A educao no Piau no perodo

Colonial serviu como base para pesquisas no intuito de se compreender que a educao desde muito tempo passou por srias dificuldades e que ainda hoje perduram, o texto a seguir trar estas e outras discusses que nortearam o cenrio educativo piauiense nas referidas pocas. Os Aspectos Histricos da Educao Colonial no Piau Quatro dcadas aps a implantao das escolas, uma para os meninos que seriam voltados para o ensino das primeiras 3 letras, alm de preceitos relacionados ao cristianismo, e uma para as meninas que ensinava o mesmo que a anterior mais outras disciplinas de cunho domstico, a Junta Governamental pede ajuda Coroa Portuguesa, no sentido de criar ao menos uma cadeira de instruo pblica em Oeiras, alegando total inexistncia de escolas na provncia chegando aliar esse fato ao total estado de ignorncia em que se encontrava o povo, a Coroa no dispensava muita importncia as questes referentes aos pedidos de ajuda a cidade o que dificultava ainda mais a instruo da populao. Atribui-se a escassez de recursos humanos dentre outros fatores, ao fato do Piau no ter sido colonizado da mesma maneira que outros estados do nordeste, pois teria sido colonizado do interior para o litoral, ento com sua economia baseada exclusivamente na pecuria, a demanda para a formao de mo-deobra no ocorria. Quando Oeiras deixou de ser capital, juntamente com a transferncia para Teresina foi tambm transferida toda a estrutura educacional vigente. Conselheiro Saraiva tratou de desfazer todo o trabalho da gesto anterior, realizando desde o deslocamento do Liceu Provincial e das Escolas dos Artfices at os professores e alunos, deixando a antiga capital com seu sistema educacional totalmente defasado. A Visionomia Educativa Piauiense durante o Imprio Com a proclamao da independncia era esperado que o cenrio educativo da provncia sofresse uma significativa melhora, mas o que se pode observar foi que as constantes disputas travadas em favor da emancipao do Piau e do Maranho, tornouse um empecilho para a instalao de novas escolas e a manuteno das que j existiam. Nessa poca contava-se apenas com os seguintes estabelecimentos de ensino sendo 03 escolas primrias: 02 em Oeiras e outra em Parnaba e duas cadeiras de latim, uma em Oeiras e outra em Parnaba, onde foi destinada uma verba pouca significativa para a manuteno da rede escolar, o que resultou em salrios baixssimos, docentes mal qualificados, ou seja, no podendo esperar maiores conhecimentos por parte dos mesmos. A questo da iniciativa privada foi atenuada principalmente com a participao de Pe. Marcos que instalou em sua fazenda uma escola denominada de Escola da Boa Esperana que oferecia ensino gratuito a seus alunos, sob sua orientao funcionava em regime de internato e oferecia tambm alimentao sem nenhum nus aos assistidos.

O Cenrio Educativo no Piau nos Primrdios do Perodo Republicano Quando nos reportamos para a questo dos Colgios confessionais estabelecidos no Piau na poca em questo, se faz interessante destacar, dentre outros aspectos, o curioso fato que o primeiro deles denominado Colgio Correntino Piauiense, que mais tarde viria a receber outras denominaes, no era de orientao catlica como os demais do pas, mas sim de orientao evanglica. Em seguida de acordo com os questionamentos do autor em relao ao Colgio Sagrado Corao de Jesus interessante expor que, o mesmo veio a complementar a ao do Diocesano, pois o referido colgio dedicava-se a juventude feminina, j que o outro era o contrrio, sendo que mais tarde esse quadro se modificaria, passando os dois a dedicarem-se a ambos os sexos. O Colgio Nossa senhora das Graas teve um importante papel no contexto educativo estadual, pois se dedicava ao ensino prtico, mas, entretanto comearam a emergir problemas, com, por exemplo, o domnio da lngua portuguesa pelas irms italianas e tambm aos fatores climticos, mas as irms conseguiram superar as dificuldades que ocorreram, com louvor.

Vous aimerez peut-être aussi