Vous êtes sur la page 1sur 8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

Como fazer um TCC nota 10


Para muita gente, o grande vilo do ensino superior o Trabalho de Concluso de Curso. No entanto, com mtodo e dedicao, voc vai perceber que esse caminho no to difcil de se percorrer
Simo Mairins, Revista Administradores, 20 de outubro de 2011
Curtir 2 mil Tw eetar Share 35

Quem j foi aprovado no vestibular, muito provavelmente ouviu da famlia ou de uma exprofessora, ainda na comemorao da conquista, algo mais ou menos assim: "Parabns! Mas, olha, entrar na faculdade fcil. Difcil mesmo sair!". Durante os trs primeiros dos quatro anos que passou no curso de Publicidade e Propaganda, a pernambucana Virgnia Ramos nunca conseguiu entender muito bem o que haveria de ser to complicado na graduao, como lhe advertiram ainda no Ensino Mdio. Afinal, foi morar fora de casa, tornou-se mais independente, conheceu gente nova e principalmente no teve mais que fazer exames de Fsica, Qumica e Biologia! Uma hora, entretanto, a situao se complicou. "No sexto perodo, comecei a cursar a disciplina do projeto. De l at a apresentao do trabalho final foi s estresse. No fim, o curso foi ficando cansativo e ningum aguentava mais. Todo mundo s queria saber de sair da faculdade logo", conta a publicitria.
www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/ 1/8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

O tal projeto a que Virgnia se refere uma espcie de estudo preliminar que, na maioria das instituies de ensino, os estudantes precisam produzir antes de realizar o temido Trabalho de Concluso de Curso, mais conhecido como TCC. Essa fase, ao contrrio do que a maioria pensa, pode ser menos martirizante. Fcil, evidentemente, no ser. Mas, com a ajuda de algumas regras bsicas, diversos obstculos podem ser evitados, deixando o caminho a ser percorrido mais tranquilo.

Imagem: ThinkStock

Primeiros passos Se o trabalho comea bem, provvel que tambm termine bem. Por isso, antes de comear a produzir o TCC, duas tarefas so fundamentais: definir um tema e preparar um bom projeto, que sirva de fato como um guia. Nele devero estar especificadas questes importantes, como o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/

2/8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

Para preparar o projeto, no entanto, preciso definir o tipo de trabalho que ser realizado. Dependendo do curso e da instituio de ensino, o TCC pode ser uma produo cientfica, uma atividade prtica ou um estudo de caso. O professor Gildsio Mendes Filho, co-autor do livro "Como fazer monografia na prtica", lembra que "h uma confuso muito grande nas instituies, porque cada curso tem a sua regra para a realizao de TCC". Por esse motivo, importante que o aluno se certifique dos padres exigidos por sua faculdade, sob o risco de ter, no futuro, que voltar ao estgio inicial por inadequao s regras. Escolhido o tipo de trabalho, a prxima tarefa definir o tema. Esse passo simples, porm, delicado. Decidir o que abordar leva pouco tempo, mas uma m deciso pode atrapalhar bastante o andamento da produo. "Se a escolha do tema bem-feita, o trabalho acontece de maneira suave, sem obstculos, e o seu desenvolvimento passa a ser bem mais agradvel", afirma a professora Raquel Polito no livro "Superdicas para um Trabalho de Concluso de Curso nota 10". A autora lembra ainda que ter interesse real no assunto a ser abordado facilita a realizao da tarefa. "Muitas vezes, ficamos horas pensando em um tema genial e nos esquecemos de que no existe a menor relao entre ele e a rea de estudo em que estamos inseridos", afirma Raquel. A formulao de um problema do qual se possa partir outro pr-requisito muito importante. De acordo com o professor Antonio Carlos Gil, autor do livro "Como elaborar projetos de pesquisa", fazer-se perguntas fundamental. "De modo geral, inicia-se o processo da pesquisa pela escolha de um tema, o que, por si s, no constitui um problema. Ao formular perguntas sobre o tema, provocase sua problematizao", afirma. O ltimo passo dessa fase prvia a escolha do orientador. Aqui, o conselho de Gildsio optar pelo professor da disciplina em que o assunto definido se encaixa. "Se, por exemplo, um aluno vai fazer um trabalho em Microeconomia e escolhe um professor que especialista em Macro, ele vai ter dificuldades porque o professor pode no ter segurana para orientar", explica. Afinidade pessoal tambm um ponto a ser levado em conta na hora de escolher o orientador. Mas Gildsio lembra que isso no deve ser mais importante do que a competncia. "Quando eu estava fazendo minha dissertao de mestrado, lembro que fui apresentar meu projeto ao professor e ele
www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/ 3/8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

simplesmente o rasgou bem no meio e me disse: 'leva a metade e faz o teu projeto'. Na hora, eu me senti agredido. Mas depois refleti e vi que, antes, eu havia mesmo sido muito prolixo", conta o professor. Mo na massa Com tema, projeto e orientador definidos, a hora de arregaar as mangas e comear a trabalhar. Nessa fase, organizar o tempo fundamental, principalmente nos casos em que necessrio dividir o dia entre os estudos e uma atividade profissional. "Um bom incio para o desenvolvimento do seu trabalho imaginar como ele ser realizado at o final. Antes de comear a escrever os textos, vislumbre como ser o sumrio. Considere todos os pontos que voc deseja abordar. Por mais que esse sumrio seja alterado, ele ser o seu fiocondutor e voc ter um raciocnio lgico a seguir", explica Raquel Polito. Durante a produo do texto, tambm importante prestar ateno em quesitos tcnicos como ortografia, coeso entre as distintas partes e adequao s normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Essas regras determinam como o trabalho deve ser organizado por meio de indicaes para o uso de citaes e a apresentao das referncias bibliogrficas, por exemplo. Trabalhar com uma metodologia bem definida outro facilitador na produo do TCC, principalmente quando necessrio fazer um estudo mais aprofundado. Como explica o professor Antonio Gil, "a pesquisa desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponveis e a utilizao cuidadosa de mtodos, tcnicas e outros procedimentos cientficos". Apresentao Texto pronto. Acabou? Ainda no. Vem a o grand finale, que a apresentao. No vamos dizer aqui para no ficar nervoso ou nervosa. Afinal de contas, esse um momento importantssimo na vida de qualquer pessoa. A banca entender a ansiedade e qualquer professor com o mnimo de bom senso sabe da tenso que envolve uma defesa. O nervosismo exacerbado, entretanto, pode dificultar sua exposio e passar aos avaliadores uma impresso errada sobre o seu trabalho.
www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/ 4/8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

Montar um roteiro em uma apresentao de Power Point ou mesmo em um papel j ajuda. importante, porm, estar ciente de que aquilo apenas um guia. Simplesmente ler o que est escrito vai aparentar falta de domnio sobre o trabalho e insegurana. Outra dica treinar. "At hoje, eu planejo minhas palestras, calculo o tempo e falo para mim mesmo. E a eu vejo como posso ampliar ou reduzir", conta o professor Gildsio. Depois da apresentao, comum que a banca faa perguntas. Respond-las de forma satisfatria vai influenciar bastante na sua nota. Diante de crticas, escute e saiba reconhecer suas falhas. Caso discorde, posicione-se com argumentos slidos e no recorra a subterfgios emocionais, pois, no tenha dvida: naquele momento, o que interessa apenas o que voc fez. E, se voc fez tudo direitinho, s comemorar! COMO DEFINIR UM TEMA Passo 1 Definir a grande rea com a qual voc tem afinidade: por exemplo, Marketing. Passo 2 Escolher uma vertente da grande rea com a qual voc mais se identifica, levando em conta a relevncia e a viabilidade de realizao do trabalho: Marketing de Guerrilha. Passo 3 Delimitar um contexto especfico para trabalhar o tema: mercado digital. Passo 4 Definir uma abordagem: O uso do Marketing de Guerrilha na construo de novas marcas no mercado digital.

Curta o Administradores.com no Facebook Acompanhe o Administradores no Twitter Receba Grtis a Newsletter do Administradores

Tags: com o fazer dicas tcc


www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/ 5/8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

Curtir

2 mil

Tw eetar

Share

35

Leia mais de Acadmico


Acadmico Acadmico Acadmico Acadmico

Sebrae lana Desafio Universitrio para estudantes de todo o Brasil


Nova soluo do Sebrae busca desenvolvimento das competncias empreendedoras dos universitrios brasileiros

MEC prorroga prazo para matrcula dos selecionados no Sisutec


O prazo da matrcula para os convocados na primeira chamada foi prorrogado para o prximo dia 20

Brasil conquista 18 medalhas em duas competies internacionais de Matemtica


Estudantes brasileiros ficam com dois ouros, 14 pratas e dois bronzes em eventos realizados na Bulgria e em Moambique

Fapesp lana nova chamada com Ministrio de Cincias, Pesquisa e das Artes da Baviera
Seleo para pesquisa conjunta com cientistas na Alemanha est aberta a todas as reas de conhecimento

www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/

6/8

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

Portal Administradores
Curtir Voc curtiu isso.

Como fazer Apresentaes


lagracia.com.br/blog

Roteiro, PowerPoint, design, Conceito e Oratria em 24 horas

Voc e outras 641.980 pessoas curtiram Portal Administradores.

Faa seu comentrio

47 comentrios
P lug-in social do F acebook

Comentar

Silvia Santos Uniasselvi Era a luz do fundo do tunel que eu tanto procurava. Responder 5 Curtir Seguir publicao 3 de abril s 12:46 Gil Frana Seguir Completo 1.091 assinantes

INCLUSIVE A MINHA GRANDE AMIGA...SILVINHA!VAMOS QUE VAMOS LINDA!VC CONSEGUE!!!!!! Responder Curtir 3 de abril s 12:47 Jeanine guia Unipac Governador Valadares Acompanha o site: adminterface.com.br que tem dicas l tambm!! =D Responder Paula Querino 2 Curtir 3 de abril s 17:28

Seguir 372 assinantes

Estou fazendo! E estou justamente na parte da pesquisa... segue o link para quem quiser me apoiar (vcs sabem o que estou passando!) PERFIL PARA RESPONDER: LDERES DE QUALQUER REA E SEGMENTO, DE PORTO ALEGRE E REGIO METROPOLITANA. QUALQUER FORMAO. https://docs.google.com/forms/d/1JGESIW5y_beR9Zi69WYcdy_2gRvC_XWqSfrOoKzX6cg/viewform Responder 2 Curtir Seguir publicao 3 de abril s 20:06 Quem mais comentou Faculdade Bthencourt da Silva
7/8

Marilia Rocha

Este momento t perto....tenso!! www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/

18/08/13

Como fazer um TCC nota 10 - Notcias - Acadmico - Administradores.com

Este momento t perto....tenso!! Responder Dina Amador gostei das dicas, agora mos a obra, kkkk Responder 3 Curtir Seguir publicao 26 de janeiro s 10:40 Jeanine guia Unipac Governador Valadares Acompanha o site: adminterface.com.br que tem dicas l tambm!! =D Responder 2 Curtir 3 de abril s 17:28 2 Curtir Seguir publicao 4 de abril s 10:19

Jefferson Emmanuel Seguir Estagirio em Recursos Humanos na empresa Veyance Technologies (Goodyear Engineered Products) Boas dicas! Creio que no se deve temer o TCC, simplesmente trabalhar nele com naturalidade como se fosse outro projeto qualquer, sendo assim o primeiro passo "tirar o peso das costas"... Responder 2 Curtir Seguir publicao 19 de maio s 15:54 Anamarystella Nascimento Seguir Faculdade estadual vale do acara

S que no esta sendo facil, no tenho a minima ideia de como comear o meu TCC quero falar sobre Filosofia/Educao... Mais no tenho a minima ideia de como faze-lo. (anamarystella@hotmail.com) Responder Curtir 23 de maio s 17:16 Thiago Rodrigues Cunha Sumar Oficial O ideal voc conversar com o seu orientador, ele poder lhe dar a direo e como voc deve fazer para conseguir comear. Responder Curtir 30 de maio s 18:29 Ver mais 22
P lug-in social do F acebook

www.administradores.com.br/noticias/academico/como-fazer-um-tcc-nota-10/49058/

8/8

Vous aimerez peut-être aussi