Vous êtes sur la page 1sur 44

1.

SISTEMA PREVENTIVO POR EXTINTORES

O risco de classificao da ocupao leve , portanto cada capacidade extintora ir proteger uma rea mxima de 500m e seu caminhamento mximo ser de 20 m. A quantidade e a localizao de cada extintor esto especificadas em projeto. Foram adotados extintores de p qumico seco ( base de bicarbonato de sdio), de Gs carbnico (CO 2 ), ambos com capacidade extintora de 4Kg. E extintores de gua pressurizada, possuindo capacidade extintora de 10 litros.

1.1.

UTILIZAO

Extintores de p qumico seco ( base de bicarbonato de sdio), capacidade de 4Kg, age por abafamento e, segundo teorias mais modernas, age por interrupo da reao em cadeia de combusto, motivo pelo qual o agente mais eficiente para incndios de Classe B.

Extintores de Gs carbnico (CO 2 ) , com capacidade de 4Kg, tambm chamado de Dixido de Carbono, extingue o fogo por retirar o oxignio. Utilizado em lquidos e gases (como a gasolina, o lcool e o GLP) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente eltricas.

Extintores de gua pressurizada , com capacidade de 10 litros, extingue o fogo por resfriamento. Utilizada em materiais slidos como madeira, papel, tecidos e borracha.

1.2.

CLASSES DE INCNDIO

O agente extintor mais apropriado para cada tipo de incndio depende do material que est em combusto. Em alguns casos, alguns agentes extintores no devem ser utilizados pois colocam em risco a vida do operador do equipamento. Os extintores trazem em seu corpo as classes de incndio para as quais mais eficiente, ou as classes para as quais no devem ser utilizados:

Classe A : Incndio em materiais slidos cuja queima deixa resduos ocorrendo em superfcie e em profundidade, como madeira, papel, tecidos, borracha. Para esta classe recomendado o uso de extintores contendo gua (EXTINTOR DE GUA PRESSURIZADA);

Classe B : Incndio em lquidos e gases cuja queima no deixa resduos e ocorre apenas na superfcie, como a gasolina, o lcool, o GLP (gs liquefeito de petrleo). Para esta classe recomendado o uso de extintores de dixido de carbono e p qumico (EXTINTOR CO 2 ).

Classe C : Incndio que envolva materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo correntes eltricas . Para esta classe devem ser utilizados apenas os extintores contendo dixido de carbono e p qumico (EXTINTOR CO 2 OU PQS).

Classe D : Incndio que envolva metais pirofricos como por exemplo potssio, alumnio, zinco ou titnio. Requerem extintores com agentes especiais que extinguem o fogo por abafamento, como os de cloreto de sdio.

1.3.

LOCALIZAO

Obedecero as seguintes exigncias: Quando fixados em paredes ou colunas, os suportes devem resistir a trs vezes a massa total do extintor; A posio da ala de manuseio no deve exceder de 1,60m do piso acabado; A parte inferior deve guardar distncia de, no mnimo, 0,20m do piso acabado; Deve estar instalado onde haja menor probabilidade de o fogo bloquear seu acesso; Em posio visvel; Sem a obstruo de pilhas de mercadorias ou qualquer outro material; No instalado em escadas.

1.4.

SINALIZAO

Dever situar-se em local visvel onde a probabilidade de o fogo bloquear seu acesso seja reduzida; Ser instalado sob o extintor crculo com a inscrio em negrito PROIBIDO DEPOSITAR MATERIAL, nas cores: Quadrado vermelho com borda em amarelo; Sob os extintores situados na garagem ser pintado um quadrado com 1 metro de lado com bordas de 10 cm nas cores: Quadrado em vermelho com borda em amarelo.

1.5.

MANUTENO

Os extintores devem ser submetidos a processos de inspeo e manuteno peridica, de acordo com as normas vigentes. Pessoal habilitado: deve ser organizado e mantido um grupo de pessoas treinadas e habilitadas na utilizao dos extintores, para oper-los a qualquer momento. Nas edificaes residenciais multifamiliares, devem integrar tal grupo de pessoas os empregados destas edificaes. No mnimo uma vez por ano, devem ser levados a efeito treinamentos tericos e prticos.

1.6.

MATERIAIS UTILIZADOS

Extintor p qumico seco (PQS) de 4 Kg; Extintor CO 2 de 4 Kg; Extintor de gua pressurizada de 10 litros. Placas indicativas, apresentados no detalhamento.

2. SINALIZAO DE SADA

Foram adotadas Placas de Balizamento para a sinalizao de Sada de Emergncia, conforme disposto em projetos, com dimenses de (16x27cm) com material Acrlico com letras e setas na cor vermelha com fundo branco leitoso; letras com trao de 1cm (4x9cm); conforme projeto.

3. GS CENTRALIZADO

A edificao composta por 12 lanchonetes com pontos de consumo de gs, situadas na praa de alimentao, assim dispostas: FF 01 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 02 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min;

FF 03 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 04 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 05 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 06 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 07/08 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 09 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 10 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 11 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 12 (Loja Fast Food) Possuindo 03 pontos de consumo de gs, cada qual com capacidade de 200 Kcal/min, totalizando o consumo de 600 Kcal/min; FF 13 (Loja Fast Food) Possuindo 01 ponto de consumo de gs com capacidade de 200 Kcal/min.

3.1.

CONSUMO

O consumo total das lojas da praa de alimentao de 6.800 Kcal/min . Caracterstica do GLP: Poder calorfico: 11.200 Kcal/Kg. Capacidade Natural de Vaporizao: 3,22 a 3,49 (Kg/h). Consumo total em Kg/h (Ct): Ct = 6.800 Kcal/min x 60(min/h) / 11200 (Kcal/Kg) Ct = 36,40 Kg/h

Conforme tabela do consumo total do ANEXO B das Normas de Preveno Contra Incndios do Corpo de Bombeiros de Santa Ca tarina, obtm-se o ndice de simultaneidade: entrando na tabela com o consumo de Kg/h, obtemos o valor para o ndice de: 32% .

Ento: 36,40 x 32% = 11,65 Para sabermos o nmero de bujes P190, dividimos o valor acima pela capacidade natural de vaporizao (3,22 ou 3,49). Ento: 11,65 / 3,49 = 3,35 P180 Para a edificao utilizou-se: 04 P180 .

3.2.

ESPECIFICAES

A central de gs obedecer ao Art 98 da NSCI-SC/92 conforme segue: Teto de concreto de 10cm de espessura com declividade mnima que permita o escoamento de gua; As paredes devero ser do tipo corta-fogo com tempo de resistncia de no mnimo 4h; As portas devero conter na parte inferior de venezianas espaadas de 8mm entre as placas, devendo ser de eixo vertical pivotante abrindo no sentido do fluxo com as dimenses de 0,90 x 1,70m, com encaixe em quadro incombustvel; Nas paredes laterais e frontais do abrigo, a cada metro linear devem haver aberturas para ventilao ao nvel do piso e do teto, nas dimenses de 15 x 10cm, protegidas com tela de malhas mnimas de 2,0mm e mximas de 5,0mm; O piso do abrigo ter no mnimo 5cm de espessura; Os recipientes sero dispostos sobre estrados de madeira tipo grade; Os abrigos tero altura mnima de 1,80m e largura com espao livre de 90cm; A central de gs possuir dimenso interna de 2,70m x 1,75m x 2,00m, atendendo a necessidade de se ter a largura com espao livre de 90cm. O conjunto para controle e manobra obedecer aos seguintes critrio: Tero dimenses mnimas de 0,30 x 0,60 x 0,20m devendo ser instalado a uma altura mnima de 1,00m do piso externo e sobreposto na prpria parede da central de gs; Ir dispor de aberturas para ventilao na parte inferior do abrigo e/ou nas laterais;

Tampa do abrigo em vidro temperado com espessura mxima de 2mm, com os seguintes dizeres: EM CASO DE INCENDIO, QUEBRE O VIDRO E FECHE O REGISTRO, em letras nas cores amarelas e nas dimenses: trao com 0,5 cm e moldura com 2x3cm;

Neste abrigo devero ser instaladas as seguintes peas: Vlvula de primeiro estgio; Manmetro para controle de presso na rede primria; Registro de paragem (fecho rpido); T plugado, com reduo de , para teste de estanqueidade da canalizao.

3.3.

DETECTOR DE VAZAMENTO DE GS

Os detectores de vazamento de gs devero ser fabricados de acordo com a NR-23. Todos os pontos de consumo de gs devero, obrigatoriamente, possuir sistema de deteco de vazamento de ar. Conforme indicado na NR-23, ser admitido que uma mesma loja utilize apenas um aparelho detector para seus pontos internos, desde que devidamente instalado a vlvula bloqueadora em cada ponto de consumo. Cada sala (lojas da praa de alimentao) dever ter sistema de deteco de vazamento de gs prprio, no permitindo ligao com as demais lojas.

3.3.1. FUNCIONAMENTO
Detecta concentrao de gs liquefeito de petrleo (GLP) e Gs Natural (GN). Ao detectar a concentrao de gs emite um sinal sonoro e um sinal visual do prprio aparelho. O detector possui uma sada auxiliar (1NA 1NF 1 comum) que pode ser conectada a uma sirene externa, exaustor ou central de monitoramento. Podem ser instalado em cozinhas residenciais ou comerciais, depsitos de GLP locais, com aquecedores e boilers onde podem ocorrer eventuais vazamentos. Sua densidade de operao de 0,05 0,3% de gs no ar ambiente e sue tempo de acionamento de 1 segundo.

Os detectores so de uso externo (sobreposto) o que facilita a sua instalao e so alimentados atravs de uma fonte bivolt (110 V / 220V). Quando o sinal de alarme enviado pelo sensor de vazamento de gs para unidade de interface, esta imediatamente contar alimentao eltrica da vlvula solenoide, deixando-a fechada. Na eventual disperso de gs e troca de estado de alarme para o estado normal do sensor de vazamento, a vlvula solenoide permanecer fechada, enquanto a origem do vazamento verificado, e consertado. A vlvula poder ser reaberta ao pressionar o boto (resert valve) na unidade de interface. No ser possvel abrir a vlvula solenoide quando o sensor de vazamento estiver no estado de alarme. A vlvula solenoide sempre estar fechada quando o sensor estiver em estado de alarme.

Imagem: componentes do sistema de deteco de vazamento de gs

Imagem: esquema de ligao.

Imagem: esquema de ligao.

3.4. 3.4. 3.4. 3.4. 3.4. 3.4. 3.4. CAIXA DE CONTROLE E MANOBRA
O abrigo para a caixa de controle e manobra de alumnio ser de 0,30 x 0,60 x 0,20 m e ser instalada a uma altura de 1,00 m do piso externo e ser sobreposto na prpria parede externa da central de gs. Ir dispor de aberturas para ventilao na parte lateral. A tampa do abrigo ser de vidro temperado antiestilhaante com 2 mm de espessura com a inscrio EM CASO DE INCNDIO, QUEBRE O VIDRO E FECHE O REGISTRO em letras com cor amarela, trao mnimo de 0,5 cm tamanho de 2x3 cm. Este abrigo ter em seu interior: uma vlvula reguladora de alta presso de 1 o estgio com presso mnima de 0,35 kg/cm2 e mxima de 1,00 kg/cm2; um manmetro para controle de presso; uma vlvula de esfera de fecho rpido; um tee com reduo e luva plugada de 1/2 com finalidade para o teste de estanqueidade.

3.5.

GAMBIARRA

A gambiarra ter as seguintes peas: em cada cilindro uma vlvula Pool de segurana, 01 cabea de descarga, uma conexo flexvel (pig-tail) (chicote) de borracha especial p/ G.L.P de 6,4 mm; tredolet com vlvula de reteno e vlvula esfrica de fecho rpido.

3.6.

CAIXA DE MEDIDORES

ABRIGO DA VLVULA REGULADORA DE 2 ESTGIO : No hall de servio, em cada pavimento onde houver aparelho de queima de GLP ser instalado uma caixa para 01 vlvula reguladora de 2 estgio e 01 registro de corte de fecho rpido, para cada unidade de consumo. O abrigo ter uma dimenso de 40x40x20 cm para um medidor. A vlvula reguladora de 2 estgio, estar com presso regulada entre os limites de 0,02 a 0,03 kg/cm2.

A portinhola do abrigo no podero ser chaveadas e contero sinalizao na porta e identificao da unidade a que estiver servindo. A portinhola deve ser em porta veneziana, ventilada. Este abrigo deve ter proteo superior contra intempries e depredaes. A entrada da canalizao nesta caixa ser superior e a sada para consumo ser inferior.

3.7.

VENTILAO PERMANENTE

A ventilao superior das lojas Fast Food ser realizada atravs de aparelho de exausto. A ventilao inferior ser feita atravs de duto localizado abaixo do piso, conforme demonstrado em projeto. Um tudo de 50cm coletara a ventilao das lojas de um dos lados da praa de alimentao, ou seja, FF1 FF2 FF3 FF4 FF5 FF6. As lojas FF7/8 FF 9 - FF10 FF11 FF12 tero sua ventilao por outro tudo, tambm com 50cm. Estes tubos sero ligados a um principal, que ter sua extremidade aberta, para possibilitar a ventilao permanente, sendo instalada tela que impea a estrada de insetos.

Toda a tubulao que estar ventilando as lanchonetes ter caimento mnimo de 0,5% no sentido contrrio da entrada do ponto de ventilao das lanchonetes, isso facilitara o escoamento de gs em caso de vazamentos. O dimetro mnimo da ventilao de cada lanchonete de 20 cm. No permitida a obstruo ou bloqueio, total ou parcial da ventilao.

3.8.

CLCULO DA REA DOS TUBOS DE VENTILAO PERMANENTE

Consumo de gs lojas L1 - L2 - L3 - L4 - L5 - L6 Consumo individual Quantidade de lojas Consumo Total rea minma REA TOTAL Vent. Inf. (33% do total) Adotado tubo 600 6 3600 1,5 5400 1782 50 Kcal/min Lojas Kcal/min cm/Kcal/min cm cm cm

Consumo de gs lojas L7/8 - L9 - L10 - L11 - L12 Consumo individual Quantidade de lojas Consumo Total rea minma REA TOTAL Vent. Inf. (33% do total) Adotado tubo 600 5 3000 1,5 4500 1485 50 Kcal/min Lojas Kcal/min cm/Kcal/min cm cm cm

3.9.

REDES DE DISTRIBUIO - CANALIZAO

Dependendo das condies construtivas essa rede poder ser aparente, devendo receber o adequado tratamento para proteo superficial. Essa tubulao receber pintura na cor amarela. O dimetro adotado para tubulao indicado em projeto, obedecendo-se presso mnima nos pontos de utilizao da ordem de 2,6KPa. As presses mximas admitidas para conduo do GLP nas redes so: Para as redes primrias 150 KPa; Para redes secundrias 5 KPa. A canalizao ser de Ao Galvanizado Sem Costura (AGSC). Dos medidores at a prumada ser sob a laje do trreo. A prumada, ser localizada em local adequado no hall das escadas. Nas passagens das vigas, onde houver necessidade ser deixado uma tubulao de 50 mm com a finalidade de trespassar a prumada, evitando que a canalizao em nenhum ponto esteja sujeita as movimentaes da estrutura do edifcio. A tubulao que ficar embutida nas alvenarias deve ser totalmente encamisada de modo a no ficar vazios. Se for aparente, ser pintada na cor alumnio . Os terminais de canalizao nos pontos de consumo, sero afastados da parede, projetando-se, no mnimo, 5 cm acima do piso acabado e 3 cm para fora da parede, excetuando-se nestas medidas as roscas e flanges de ligao. e ter um caimento de 0,1 % mnimo no sentido do ramal geral (prumada). O dimensionamento da distribuio geral est apresentado em tabela anexa este memorial.

3.10. MATERIAIS
Para a rede secundria sero utilizados tubos de cobre, sem costura, com espessura mnima de 0,8mm. O acoplamento das tubulaes de cobre ser por brasagem capilar, tanto para as tubulaes embutidas quanto para as aparentes.

As mangueiras para baixa presso de PVC tero comprimento mximo de 80cm, conforme item 5.4.1 da NBR 13932/97. Os reguladores de segundo estgio foram dimensionados para presso nominal de 2,8KPa, garantindo assim, o suprimento dos aparelhos de utilizao. Os reguladores de presso do gs sero complementados por um dispositivo de bloqueio automtico para fechamento rpido por sobrepresso, com rearme feito manualmente ajustado para operar com sobrepresses, na presso de sada, dentro dos limites de no mnimo 170% e no mximo 200% (ajustagem da vlvula de alivio e de dispositivo de bloqueio).

3.11. TESTES DE ESTANQUEIDADE


Devem ser realizados dois ensaios, a primeira montagem com a rede e em toda a sua extenso, o segundo na liberao para abastecimento com GLP. Os ensaios da tubulao da rede de distribuio devem ser feitos com ar comprimido ou gs inerte, sob presses de no mnimo quatro vezes a presso de trabalho mxima. As redes devem ficar submetidas a presso de ensaio por um tempo no inferior a 60 min, sem apresentar vazamentos. Deve ser usado manmetro com fundo de escala de at 1,5 vez a presso do ensaio, com sensibilidade de 20 KPa e dimetro de 100 mm. Iniciada a admisso de gs na tubulao, deve-se drenar e expurgar todo o ar ou o gs inerte contido na mesma, abrindo se os registros dos aparelhos de utilizao. Durante essa operao os ambientes devem ser mantidos amplamente arejados, no se permitindo nos mesmos a permanncia de pessoas no habilitadas ou qualquer fonte de ignio (exceto para deteco da chegada de gs inflamvel). Deve ser verificada a inexistncia de vazamentos de gs, sendo proibido o emprego de chamas para essa finalidade.

3.12. INFORMAES IMPORTANTES


Os tanques P190 devem ser identificados atravs de placa metlica afixada em local visvel, contendo gravaes indelveis, com as seguintes informaes:

I. II. III. IV. V.

Identificao da norma ou cdigo de construo Marca do fabricante e data de fabricao Capacidade volumtrica total do recipiente em litros Presso de projeto e de ensaio, em Mpa ou Kgf/cm2 ou PSI rea total da superfcie externa, em m2

Os tanques devem ser submetidos a teste de presso a cada cinco anos, ficando este a cargo da empresa reabastecedora. Os tanques devem ser equipados com indicador de nvel do lquido, dispositivos de segurana e demais instrumentos necessrios, adequados para o trabalho com a presso de 17 kgf/cm2. proibido a utilizao de medidor de nvel tipo coluna de vidro. O medidor deve indicar o enchimento mximo do recipiente em relao a densidade do produto, em vrias faixas de temperatura. Um tanque deve conter, no mximo, duas sadas tamponadas sem utilizao. Todo material de fcil combusto que se situar em nvel inferior aos dispositivos de segurana dos recipientes deve ser removido a uma distncia mnima de 3,0 m. As vlvulas devem ter espampadas em seu corpo a classe de presso, o dimetro, a marca do fabricante e a indicao do sentido de fluxo quando necessrio. As tomadas de descarga (reabastecimento) devem ser protegidas contra danos por efeito de manobras irregulares e agentes fsicos. As vlvulas utilizadas do sistema devem ser de material compatvel com o GLP e de classe de presso apropriada para resistir as condies de projeto (17 kgf/cm2), sendo vedado o uso de ferro fundido. Os tanques devem ser assentados em bases ou suportes estveis, de material incombustvel, sendo dimensionados para suportarem o seu peso mais o peso do volume total dos recipientes com gua. Todas as aberturas dos tanques devem possuir vlvulas automticas de excesso de fluxo ou vlvula de bloqueio com comando a distncia, excetuando-se as aberturas tamponadas e destinadas a: I. II. III. Vlvula de segurana Medidores de nvel Manmetros, quando a abertura do recipiente possuir dimetro menor que 1,40 mm.

4. SISTEMA HIDRULICO PREVENTIVO


4.1.

RESERVATRIOS

A canalizao para consumo predial deve ser instalada com sada lateral, de modo a assegurar a Reserva Tcnica de Incndio; Abaixo do reservatrio, a canalizao do S.H.P. dever ser dotada de registro de manuteno no mesmo dimetro da canalizao.

4.2.

TUBULAO

A tubulao do S.H.P ser de ao galvanizado, e a tubulao subterrnea de PEAD, com resistncia superior a 15 kgf/cm 2 . Dimetro de entrada de 75 mm e demais com 63 mm. As redes de alimentao do S.H.P. que forem subterrneas, devero estar uma profundidade mnima de 60cm, envolvidas por uma camada de areis de proteo. No Reservatrio ter: Registro de gaveta 3; Vlvula reteno 3 vertical invertida.

4.3.

MANGUEIRA

As mangueiras sero do tipo Sintex predial, de uso residencial, capa simples tecida em fio de polister, tubo interno de borracha sinttica ABNT tipo 1 cor branca. Todas as mangueiras tero dimetro de 38 mm, requinte de 13 mm e comprimento de 15 m . Vlvula predial angular 2 - 45 graus cdigo 01; Unio empatao interna 1 45 graus cdigo 02; Adaptador 1 E.R. x 2 C.B.S.P. 5 FF cdigo 04; Esguicho jato slido 1 E.R x 13 mm cdigo 08; Mangueira tipo mencionado acima.

O.B.S: De fabricao POLIPEC, mangueiras, extintores e hidrulica de combate a incndio.

4.4.

HIDRANTE DE RECALQUE

Ser instalado na canalizao preventiva de incndio, um hidrante de recalque de passeio, localizado na calada em frente ao prdio, na rua Florianpolis. Este hidrante tem a finalidade de permitir a ligao da mangueira do carro de bombeiros e possibilitar o recalque de gua para dentro do edifcio. Ser protegido por uma caixa de alvenaria de tijolos de 0,50 x 0,40 x 0,40 m, com drenagem em PVC de 40 mm, com tampa de ferro fundido de 30 x 40 cm com a inscrio da palavra INCNDIO e dotado de uma curva de 45 o em dimetro de 2 e um registro de paragem tipo gaveta no mesmo dimetro com junta e tampa STORZ. Materiais: Adaptador RxS 75 mm c/ tampo cego; Curva 45; Hidrante de recalque; Caixa de concreto; Tampa FG 2 ; Dreno, feito com brita nmero 1, espessura 5 cm.

4.5.

HIDRANTE DE PAREDE

Sero dispostos na distncia de 1,20 m at o mximo de 1,50 m do piso acabado e localizados convenientemente, conforme posio em projeto, segundo exigncias das normas do Corpo de Bombeiros, de modo a permitir a proteo de qualquer ponto situado a 15 ou 30 m da ponta do esguicho acoplados mangueiras de poliester, dimetro de 63 mm ( 2 ) de 15 ou 30 m, respectivamente.

4.6.

ABRIGO DA MANGUEIRA

Os abrigos de mangueiras sero compostos por um armrio em chapa de ferro nmero 16, pintadas com esmalte sinttico industrial vermelho, medindo 120 cm de largura, 900 cm de altura e 30 cm de

profundidade, conforme indicao em projeto, com visor em vidro, com a inscrio da palavra INCNDIO em letras vermelhas trao 0,5 cm e molduras de 3x4 cm. O abrigo contm em seu interior: 01 registro globo angular 45 o de 2 , com uma reduo Storz x Storz de 2 x 1 , 01 conexo engate rpido Storz x Storz de 1 na ponta da mangueira; mangueira de poliester c/ revestimento interno de borracha de 2 (63 mm) no comprimento e quantidade indicado no projeto, classe 200 lb/pol 2 ; 01 requinte esguicho de cobre de 25 mm; 01 cesta-carretilha de brao mvel giratria para recipiente da mangueira. Estes abrigos sero do tipo externo. Da marca BUCKA, SPIERO ou similar, que atenda as seguintes caractersticas: Tratamento: decapagem e fosfatizao; Acabamento: fundo em primer e esmalte sinttico vermelho;

Suporte para mangueira tipo basculante, com o mesmo tratamento do abrigo e acabamento em esmalte sinttico vermelho; Com presena de ventilao; Devem somente uma porta, visor de vidro com espessura mxima de 3 mm, tendo este inscrio incndio em cor amarela, a meia porta.

Materiais: Registro angular tipo globo 45 2 ; Reduo 2 x 1 com adaptador com rosca fmea storz x storz; Cesto basculante colocao mangueira; Caixa em chapa de ao 20 - cor vermelho.

4.7.

MANUTENO

Aps a instalao do sistema, toda a tubulao deve receber uma lavagem interna, para remoo de detritos, e, em seguida, devem ser levados a efeito os procedimentos para aceitao do sistema.

obrigatrio submeter o sistema da edificao a manuteno preventiva peridica, de modo a assegurar que o sistema esteja constantemente em condies ideais de funcionamento, segundo um plano de manuteno e elaborado pelo projetista. O responsvel do sistema deve produzir o relatrio de vistoria peridica do sistema, assinando-o juntamente com o responsvel operacional da rea protegida pelo sistema. Todas as ocorrncias de manuteno corretiva tambm devem ser relatadas e anexadas aos relatrios de vistoria e manuteno do mesmo perodo.

5. REDE DE CHUVEIROS AUTOMTICOS DO TIPO SPRINKLER

5.1.

CLASSIFICAO DE RISCO

O projeto foi desenvolvido de acordo com o seguinte enquadramento: RISCO ORDINRIO II (Administrao, lojas e salas de preparo - NBR 10897, Item 4.2.2).

5.2.

PROTEO PROPOSTA

A proteo proposta foi prevista do tipo de tubo molhado conforme NBR 10897/2007.

5.3.

PROJETO

O sistema foi desenvolvido com uma rede de distribuio seguindo a modulao do forro em combinao com luminrias, difusores e elementos diferenciados da modulao, divisrias e projeto arquitetnico do Shopping conforme apresentado em projeto. Todos os sprinklers junto ao telhado do Shopping foram projetados como chuveiro em p (sprinklers upright) e, no forro, sero instalados chuveiros pendentes com canopla, ver plantas baixas de projeto. Salientamos que para acompanhar a modulao das luminrias, os bicos de sprinklers foram dispostos nos ramais com distncias variveis, assim como as distncias entre os ramais variam, sendo sempre de acordo com as normas.

Conforme NBR 10.897, adotamos uma rea de cobertura por sprinkler de 12,00 m para risco ordinrio II. As densidades e rea de cobertura para clculo hidrulico sero conforme NBR 10.897/2007. Ver planilhas de clculo e notas do projeto. Em locais que tenham chuveiros pendentes no embutidos e pdireito menor que 2,30 m os sprinklers devero ser protegidos por grade de proteo.

5.4.

SUPRIMENTO DE GUA

Para o suprimento de gua ao sistema de sprinklers sero instaladas eltricas, localizadas na Sala de Bombas. Uma bomba principal eltrica (2), uma reserva eltrica (3) e uma de pressurizao (1) denominada jockey, comandadas por bateria de pressostatos e manmetros.

Na bomba principal est prevista uma tubulao para permitir um fluxo contnuo de gua atravs da bomba com vazo suficiente para prevenir sobreaquecimento da bomba quando em turbilhamento. Toda a instalao segue as normas brasileiras e a NFPA 20.

5.5.

ALARME DE INCNDIO

Para cada conjunto de Vlvula de Governo , localizadas conforme projeto, ser instalado um gongo hidrulico, acionado pela entrada em funcionamento da bomba principal.

5.6.

VLVULAS DE GOVERNO

De acordo a norma NBR 10.897, em funo da rea e ao elevado nmero de bicos de sprinklers estimados para este projeto, consideramos que para o comando e controle dos mesmos so necessrias 02 (duas) Vlvulas de Governo, para proteo total do prdio. rea mxima de proteo para cada Vlvula de Governo: 4.831,00 m 2 para risco ordinrio.

A partir das bombas sair o ramal principal de distribuio, o qual alimentar as Vlvulas de Governo, instalado com vlvulas de gaveta com haste ascendente e chaves de fluxo para indicao na central de comando a entrada em funcionamento.

Para evitar que bolsas de ar fiquem na tubulao foram projetados nos pontos mais altos drenos

eliminadores de ar. Todos as VGs tero seu pontos de teste no ramal mais desfavorvel de cada rea. Os pontos de drenagem sero feitos na VG, composta de vlvula esfera, para despressurizar e esvaziar a tubulao em casos de modificaes ou reparos. A parada da moto bomba principal e ou reserva somente ser efetuada manualmente. O tubo de suco das bombas deve observar o dimensionamento abaixo especificado:
CLASSE DE RISCO Extra DIMETRO 8 pol MNIMO 200mm

As ligaes eltricas para o conjunto de moto bomba devem ser executadas de modo a se manter o circuito eltrico da moto bomba energizado, mesmo tendo sido aberta as chaves de energia da concessionria para o prdio.

5.7.

ACIONADORES DAS BOMBAS

As bombas sero de suco positiva, ou seja, afogadas.

As bombas so acionadas por motor eltrico, conforme o item 3.5. O sistema de alimentao de energia eltrica para a bomba independente do sistema geral do prdio, permitindo o abastecimento mesmo quando desligados os disjuntores gerais.

Pelas caractersticas do prdio, o mesmo est equipado com Gerador de Emergncia, (com testes de funcionamento permanente), sendo que todas as bombas do sistema de preveno e combate a incndios esto includas no abastecimento do Gerador, contando com energia suficiente durante todo o ano, conforme normas.

5.8.

HIDRANTE DE CALADA

Para o Recalque dos Bombeiros o projeto prev um Hidrante de Recalque duplo, tipo de calada, com a inscrio Sprinklers conforme prancha PI-301 e a localizao conforme prancha PI-201. Cada hidrante est composto por um registro angular, rosca BSPxStorz 5 fios, dimetro 2.1/2, adaptador e tampo com corrente de bronze Storz, interligados ao tubo distribuidor geral, recalque das

bombas, por meio de tubo de ao carbono dimetro de 4.

5.9.

EQUIPAMENTOS

BOMBA PRINCIPAL ELTRICA


Vazo: 156,00 m3/h Altura manomtrica: 60 mca. Motor: 60 CV 4 polos 3.500 rpm - 220/380 V Quantidade: 01 pea Fabricante: MARK PEERLESS, KSB, IMBIL

BOMBA RESERVA ELTRICA.


Vazo: 156,00 m3/h Altura manomtrica: 60 mca. Motor: 60 CV 4 polos 3.500 rpm - 220/380 V Quantidade: 01 pea Fabricante: MARK PEERLESS, KSB, IMBIL

MOTO BOMBA JOCKEY


Vazo: 1,20 m3/h Altura manomtrica: 90 mca. Motor: 3,0 CV - 3.500 rpm - 220/380 V Com injetor interno Quantidade: 01 pea Fabricante: MARK PEERLESS

5.10. INFORMAES GERAIS DAS BOMBAS


MOTORES ELTRICOS
Os motores eltricos devero ser WEG, EBERLE ou KOHLBACH estacionrio com partida automtica e manual, acoplado por meio de junta elstica bomba centrifuga monoestgio, montados em base

nica de perfilado de ao SAE 1020.

CONJUNTO DE PARTIDA AUTOMTICA DAS BOMBAS SISTEMA MOLHADO (Sistema mido)


Os equipamentos de proteo e acionamento das bombas esto montados e protegidos por quadro eltrico metlico, que abriga os fusveis, seccionadoras, contatoras de fora e auxiliares, bornes e fiao de fora. O sistema de comando dever prever o funcionamento automtico da bomba jockey, atravs da atuao de pressostato com diferencial ajustvel, assim regulado: Liga: 80,00 mca. Desliga : 90,00 mca. A partida automtica da bomba eltrica principal dever ser comandada por um segundo pressostato, regulado para atuar em 70,00 mca.

A bomba denominada reserva, dever ser comandada por um terceiro pressostato, regulado para atuar em 60,00 mca. O desligamento da bomba principal s ocorrer atravs de comando manual o mesmo para bomba reserva. Na parte frontal do quadro sero colocados botes para comando manual ligadesliga e automtico / manual, bem como lmpadas sinalizadoras. Pressostato diferencial, tipo Low Beer, Penn, Asco ou similar, regulagem dupla para a bomba jockey e regulagem nica para a bomba principal e reserva. Manmetros, dimetro 100 mm, escala simples de 0 a 10 kg/cm 2 , (NIAGARA ou WILLY), rosca BSP diam. . A bomba reserva entrar em funcionamento SOMENTE se a bomba principal acionada. no for

ESTOQUE DE REPOSIO
Como regra geral, devero ser mantidos em caixas com temperatura reposio: Risco EXTRA, upright, 141 graus de ao ---- 48 sprinklers Risco Ordinrio, pendente, 141 graus de ao ---- 12 sprinklers Risco Ordinrio, para cima, 79 graus de ao ---- 12 sprinklers no superior a 38 graus de sprinklers para centgrados, facilmente acessveis e de acordo ao risco a seguinte quantidade

Chaves de aperto, fornecidas pelo fabricante dos bicos, devero ser mantidas junto aos sprinklers de reposio.

5.11. TUBOS E ACESSRIOS


TUBOS
Ao preto, com costura, DIN 2440, biselado para solda, para dimetros maiores de 50 mm (2). Ao preto DIN 2440 com costura, rosqueados para dimetros 50 mm (2) ou menores.

CONEXES
De ao carbono pretas, biseladas para solda, para dimetros maiores que 50 mm. Rosqueadas em ferro malevel, classe 10 rosca BSP (TUPY) para bitolas at 50 mm.

SUSTENTAO
Em vergalhes rosqueados de dimetro no inferior a 3/8 com espaamento mximo de 4 m ou perfil metlico rgido com braadeiras apropriadas. Fabricante: FRIULIM ou MARVITEC. Em sua maioria, a sustentao ser por meio de braadeiras fixadas na estrutura metlica ou nas lajes de concreto. Internamente ao pavilho as redes principais esto apoiadas em suportes tipo mo francesa ou construdos conforme a fiscalizao para suportar as redes de sprinklers, hidrantes e sinalizao e alarme, quando existirem, fixadas aos pilares e vigas, conforme projetos.

PINTURA
Todas as tubulaes e sustentao aps a montagem e limpeza devero receber duas demos de tinta anti corrosiva (zarco) e duas demos de esmalte sinttico padro incndio e preto nos suportes. Os desvios com outras instalaes devem ser solucionados na obra com a concordncia da fiscalizao.

TESTES
Dever ser feito teste hidrosttico com 50 PSI acima da presso mxima do sistema (presso da bomba em churn + altura manomtrica do tanque) por 2 horas ou 200 PSI, o que for maior. Caso ocorram vazamentos, devero ser eliminados para posterior pintura.

5.12. EQUIPAMENTOS

SPRINKLERS TIPO PENDENTE COM CANOPLA Tipo ampola Resposta normal Dimetro 15 mm (1/2) Fator K = 8,0 (115,00) Temperatura de operao: 68 O c Acabamento Cromado Densidade: 5,70 mm/min.m2 Fabricantes: Certificao nacional ou internacional

SPRINKLERS TIPO UPRIGHT (PARA CIMA) Tipo ampola Resposta Normal Dimetro 15 mm (1/2) Fator K = 8,0 (115,00) Temperatura de operao: 68C Acabamento Bronze Densidade: 5,7 mm/min.m2 Fabricantes: Certificao nacional ou internacional.

5.13. MONTAGEM
Durante a execuo das roscas da tubulao devem-se evitar resduos de leo nos tubos, pois com o sistema em funcionamento ou durante os testes deste sistema pode danificar o piso da loja. Os danos resultantes de falta de proteo inadequada ou respingos de leo no piso devero ser reparados.

6. SADA DE EMERGNCIA
6.1. ESCADAS

Caractersticas da edificao:

Altura do ltimo pavimento at o pavimento de descarga: 7,50m rea do pavimento superior: 19.705,98 m Quantidade de pavimentos: 2 andares

De acordo com o Anexo B da Instruo Normativa IN009/DAT/CBMSC, emitida em 18/09/2006, a escada adequada a esta edificao ESCADA COMUM, sendo necessrias 02 unidades. As escadas tero descarga diretamente no pavimento trreo. Devido a distancia a ser percorrida, foram adotadas 04 escadas para rota de fuga. Todos os clculos das larguras das escadas esto no item 7.2 deste memorial. Os pisos das escadas e halls de circulao de uso comum nas rotas de fuga sero de cermica antiderrapante, atendendo as resolues 003/94 e 01/CAT/CCB/95. Existe a disposio junto ao Corpo de Bombeiros uma listagem das cermicas que esto de acordo com a resoluo. Os corrimes sero colocados em ambos os lados da escada, incluindo-se os seus patamares e sero contnuos; estaro situados a uma altura de 0,90 m acima do nvel da superfcie superior do degrau; sero fixos pela parte inferior; tero uma largura de 3,8 a 6,5 cm cm e estaro afastados da parede em 4 cm e sero de madeira. Ver prancha em anexo, para o corrimo colocado diretamente na parede e para o corrimo interno da escada, que ter balaustres de proteo. Os corrimes devem resistir a uma fora aplicada de 900 N, aplicada em qualquer ponto dele, verticalmente de cima para baixo e horizontalmente em ambos os sentidos. Os balaustres devem resistir as cargas transmitidas pelos corrimes neles fixados, ou calculado para resistir a uma fora horizontal de 730 N/m aplicado a 1,05 m de altura, adotando-se aquela condio que conduzir a maiores tenses. Os seus painis, longarinas, balaustres devem ser calculados para resistir carga horizontal de 1,2 kPa aplicada rea bruta da guarda (incluindo-se nesta as reas das aberturas da mesma) da qual faam parte

6.2.

CALCULO LARGURAS SADAS DE EMERGNCIA

Ocupao rea Considerada (m) Populao (Anexo F) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ca (Artigo 224) Largura da corredor calculada LARGURA ADOTADA

Comrcio 5000,00 1000 100 0,55 10,00 5,50 10,00

SADA 1

Ocupao rea Considerada (m) Populao (Anexo F) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ce (Artigo 224) Largura da corredor calculada LARGURA ADOTADA Ocupao rea Considerada (m) Populao (Anexo F) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ca (Artigo 224) Largura da corredor calculada (m) LARGURA ADOTADA (m) Ocupao rea Considerada (m) Populao (Anexo F) Capac. de pessoas por unidade de passagem (Anexo F) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) N = P/Ce (Artigo 224) Largura da escada calculada (m) LARGURA ADOTADA (m)

Comrcio 418,16 84 100 0,55 1,00 0,55 1,20 Comrcio 4900,00 980 100 0,55 10,00 5,50 9,00 Comrcio 944,49 189 100 0,55 2,00 1,10 2,00

SADA 4

SADA 3

SADA 2

Ocupao Populao (Sala 4)

Cinema 229 100 0,55 3,00 1,65 2,20 Escritrio 800,00 89 100 0,55 0,89 0,49 1,50 Escritrio 650,00 65 100 0,55 1,00 0,55 1,20 Praa Alim. 1185,13 1185 100 0,55 11,85 6,52 10,00

SADA 9

Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ca (Artigo 224) Largura do corredor (m) LARGURA ADOTADA (m) Ocupao rea Considerada (m)

SADA 14

Populao (Soma sada 4 e 5) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ce (Artigo 224) Largura da escada calculada LARGURA ADOTADA Ocupao rea Considerada (m)

SADA 15

Populao (Anexo F) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ca (Artigo 224) Largura do corredor calculado LARGURA ADOTADA Ocupao rea Considerada (m)

SADA 16

Populao (Soma sada 4 e 5) Capac. de pessoas por unid. de passagem (Anexo F) Valor de uma unidade de passagem (m) N = P/Ce (Artigo 224) Largura da passagem calculada LARGURA ADOTADA

7. DIMENSIONAMENTO DA REDE DO SISTEMA DE SPRINKLERS

O dimensionamento da rede de Sprinklers segue os critrios da NBR 10.897/2007 e a sequencia para o dimensionamento seguir o modelo adotado pelo Engenheiro e Professor Telmo Brentano em seu livro Instalaes Hidrulicas de Combate a Incndio nas Edificaes Edio de 2010, nos seus captulos correspondentes, como segue: Capitulo 3 Sistemas de Chuveiros Automticos Capitulo 4 Tipos de Sistema de Chuveiros Automticos Captulo 9 Bombas de Incndio Captulo 12 Orientaes para o Projeto Captulo 13 Exemplos de Dimensionamento Alm das exigncias da NBR 10897/2007, em certos aspectos, para a melhoria do sistema, seguiro ainda recomendaes da NFPA 13/2007 As caractersticas do sistema sero apresentadas em diversas tabelas numeradas, para melhor organizao e visualizao do dimensionamento e critrios adotados. As caractersticas da edificao esto na tabela 1 Tabela 1 - CARACTERSTICAS DA EDIFICAO Nmero de pavimentos Pavimento tipo Cobertura Mezanino Trreo Subsolo rea Pav. Trreo rea Pav. Superior 2 1 No Sim Sim No 19.705,98 m 19.705,98 m

A classificao da edificao, conforme critrio da NBR 10897/2007 est identificada na tabela 2

Tabela 2 - CLASSIFICAO DA EDIFICAO Ocupao Risco Grupo Comercial Ordinrio II

As caractersticas do SPK (Sistema de Chuveiro Automtico) esto descritas na tabela 3 Tabela 3 - CARACTERSTICAS DO SPK Norma Adotada Sistema adotado Tipo NBR 10.897/2007 Chuveiros Automticos Canalizao molhada

Os tipos de chuveiros adotados bem como da determinao da rede do SPK, esto idetificados na tabela 4

Tabela 4 DETERMINAO DA REDE Tipo padro Chuveiros Dimetro do chuveiro adotado Cobertura rea mxima proteo Espaamento mximo Espaamento mnimo rea a ser protegida Sistemas Pendente tipo canopla Upright (para cima) 15 mm (1/2'') Padro 12,00 m 2 4,50 m 1,80 m Tabela 1 Ramal central Ramal lateral

As caractersticas das instalaes esto descritas na tabela 5

Tabela 5 - CARACTERSTICAS DAS INSTALAES

CANALIZAES Material Norma Coef. De H. Williams CONEXES Material NBR Solda Rosca Ao carbono com costura 5580/2077 ; 5590/2008 Eltrica No Ao preto com costura DIN 2440 130

determinao exigidas

da

rea

de NBR

aplicao e da densidade de gua pela 10897/2007 esto descritas na tabela 6 e foram tiradas da reta de densidade de gua / rea de aplicao da NBR 10897/2007. A total rea do de aplicao foi mais

considerada como parte da rea pavimento desfavorvel hidraulicamente de uma rea maior e tomada como um valor mdio (conforme usualmente Brentano, adotado 2010). Na figura 1 vemos a locao da rea de aplicao no pavimento. Esta rea de pela aplicao vlvula de governada 6).

governo e alarme nr 1 (VG1

Figura 1 Locao da rea de aplicao no pavimento superior

Na figura 2, vemos uma aproximao do local da rea de aplicao.

Figura 2 Aproximao do local da rea de aplicao

Na figura 3 temos o detalhe da rea de aplicao, observando-se a numerao dos chuveiros nos subramais 1 a 4 e os pontos de ramais A, B, C e D.

Figura 3 rea de aplicao com numerao dos chuveiros e dos 04 ramais

A densidade de gua obtida a partir da determinao da rea de aplicao que levadas s retas e densidade de gua / rea de aplicao da NBR 10897/2007, e juntamente com o risco ordinrio II, fornece a densidade de gua

Tabela 6 REA DE APLICAO E DENSIDADE GUA rea de aplicao Densidade de gua - D A Mdia 250 m2 Mdia 7,1 L/min/m2

A determinao do nmero de chuveiros automticos na rea de aplicao, o clculo do lado maior desta rea de aplicao, e o nmero de chuveiros neste lado est identificada na tabela 7

Tabela 7 NMERO DE CHUVEIROS NA REA DE APLICAO N CH N CH AA AC N CH Lm Lm Lm N LM a N LM 18,97 19,0 m Nmero de chuveiros no lado maior Espaam. dos chuveiros (4,50 m) N LM = AA / AC Nmero de chuveiros rea de aplicao (250,00 m 2 ) rea de cobertura (12,0 m 2 ) 250,00 / 12 = 20,8 21 chuv. Lado maior da rea de aplicao

N LM

N LM =

Decorre dos dados da tabela 07 que a rea de aplicao ter 21 chuveiros distribudos em 04 ramais (para efeitos de dimensionamento), havendo 03 ramais com 05 chuveiros e 01 ramal com 06 chuveiros, conforme j mostrado na figura 3.

A partir da foi identificado o chuveiro chamado nr. 1 do ramal do ponto A, como sendo o mais desfavorvel, para o clculo da vazo e da presso neste chuveiro. Este chuveiro nr. 1 est locado pela rede controlada pela vlvula de governo nr. 1 e est localizado no pavimento superior, na parte oeste da edificao, e situao sul, portanto na rea de aplicao sudoeste. Esta rea de aplicao est mostrada na figura 3. O clculo de vazo Q 1 do chuveiro 1, do sub-ramal A e da sua presso est efetuado na tabela 8. O fator de vazo K1 do chuveiro 1 depende da abertura do orifcio (ou dimetro nominal do chuveiro) . Este fator encontra-se tabelado no livro do autor citado (Bretano, 2010)

Tabela 8 VAZO E PRESSO NO CHUVEIRO 1 Q1 Q1 Q1 p1 K1 K1 p1 p1 Vazo do chuveiro 1 Q1 = DA . AC Q 1 = 7,1 . 12,0 = 85,2 L/min Presso no chuveiro 1 Fator de vazo no chuveiro 34,5 L/min/m.c.a

= 11,0 L/min/kPA

Ento observa-se que pela tabela 8 o chuveiro 1, mais desfavorvel deve ter uma vazo de 85,2 L/min com uma presso de 6,1 mca (0,61 kgf/cm 2 ). Este valor de presso atende a consio de presso mnima exigvel da NBR 10897/2007 que de 5 mca. A partir da devemos determinar a vazo e presso nos chuveiros 2, 3, 4 e 5 do sub-ramal A, conforme se segue na tabela 9. As perdas de cargas (hp) entre os trechos de cada chuveiro (segmentos seg) foi efetuado atravs da frmula de Hanzen-Williams, sendo considerado o coeficiente C como sendo de 130, conforme indicado na tabela 5 anterior.

O comprimento dos segmentos na rea de aplicao igual, sendo de 3,2 m. A verificao do dimetro da canalizao de cada trecho de d pela vazo atuando neste trecho que corresponde a soma das vazes dos chuveiros contribuintes. Ser utilizada a frmula de Forchheimmer, indicada por Brentano (2010).

Onde o valor de X corresponde ao nmero de horas de funcionamento do sistema de bombas, no caso de sistema de incndio de 01 hora no perodo de 24 horas X = 1/24 Neste caso a frmula pode ser simplificada para

A vazo no ponto n considerado de

, sendo K n o valor dado na tabela 8

Tabela 9 VAZO E PRESSO NOS DEMAIS CHUVEIROS CHUVEIRO 2 Q 21 d 21 hp 21 p2 Q2 85,2 L/min = 0,00143 m 3 /s 22 mm 25 mm 1,43 mca 7,53 mca = 75,3 kPa 99,0 L/min

Tabela 9 VAZO E PRESSO NOS DEMAIS CHUVEIROS (cont.) CHUVEIRO 3 Q 32 d 32 hp 32 p3 Q3 CHUVEIRO 4 Q 43 d 43 hp 43 p4 Q4 CHUVEIRO 5 Q 54 d 54 hp 54 p5 Q5 121,2 L/min = 0,00202 m 3 /s 26,3 mm 32 mm 0,93 mca 13,06 mca = 130,6 kPa 125,7 L/min 108,0 L/min = 0,0018 m 3 /s 24,8 mm 25 mm 2,49 mca 12,14 mca = 121,4 kPa 121,2 L/min 99,0 L/min = 0,00165 m 3 /s 23,7 mm 25 mm 2,12 mca 9,65 mca = 96,5 kPa 108,0 L/min

Com os dados anteriores determinamos a vazo e presso no ponto A que alimenta o sub-ramal 1, conforme a tabela 10.

Tabela 10 VAZO E PRESSO NO PONTO A QA QA d A5 L A5 hp A5 pA Q 5 + Q 4 + Q 3 +Q 2 + Q 1 125,7 + 121,2 + 108 + 99 + 96 = 436,8 L/min 49,9 mm 50 mm 22,5 m considerando as perdas localizadas 7,07 mca 20,13 mca = 201,3 kPa

A partir da faremos a determinao da vazo no ponto B que alimenta o sub-ramal 2, que o mesmo procedimento usado no ramal 1. Tambm faremos a determinao no ponto C que alimenta o sub-ramal 3. Estes valores esto indicados na tabela 11

Tabela 11 VAZO E PRESSO NO PONTO B e C e D PONTO B QB d B5 L A5 hp A5 pB PONTO C QC d C5 L A5 hp C5 pC 873,6 L/min 100 mm 7,0 m considerando as perdas localizadas 0,271 mca 20,48 mca 436,8 L/min 100 mm 7,0 m considerando as perdas localizadas 0,075 mca 20,21 mca

Tabela 11 VAZO E PRESSO NO PONTO B e C e D PONTO D QD q D5 L A5 hp D5 pD 1310 L/min 100 mm 7,0 m considerando as perdas localizadas 0,574 mca 21,05 mca

A vazo total do sistema (Q CI ) ou da bomba principal de recalque igual ao somatrio das vazes nos quatro sub-ramais A, B, C e D (que so iguais). Q CI = Q A + Q B + Q C + Q D Q CI = 4 x 436,8 L/min = 1747,2 L/min = 0,02912 m 3 /s Com a vazo total, determinamos o dimetro da canalizao da rede no trecho moto-bomba ponto D.

= 99,8 mm foi adotado 150 mm.

Como a rede no trabalha com suco, mas sim sistema afogado, no h determinao do dimetro da canalizao, bastando usar o mesmo dimetro da canalizao. Para o clculo da altura manomtrica total para a determinao da potncia da bomba de incndio teremos a equao: hm T = p D + hg R-D + hp MB-C , onde: hm T = altura manomtrica total em mca p D = presso no ponto D em mca j calculado na tabela 11 hg R-D = desnvel entre o fundo do reservatrio no ponto considerado da RTI para o Sprinkler, retirado do projeto e considerado de 5,15 metros hp MB-D = perda de carga na canalizao entre o ponto da moto-bomba (MB) e o ponto D da canalizao A perda de carga na canalizao ser feita conforme a frmula de Hanzen-Williams, medindo o trecho reto de canalizao mais as perdas de cargas localizadas utilizando-se comprimento equivalentes utilizando-se como referncia a NBR 5626/98 e Brentano (2010) e que se encontra na tabela 12

Tabela 12 COMPRIMENTO TOTAL PARA PERDA DE CARGA Pea Quant. Unit. Joelho de 90. Tee sada lateral Tee, passagem direta Vlvula governo aberta Vlvula gaveta aberta Vlvula de reteno (tipo pesada Unio de canalizao (ponto solda) 21 06 26 01 02 02 60 4,90 10,0 3,40 26,0 1,10 19,30 1,20

Total 102,90 60,00 88,40 26,00 4,40 38,60 72,00

Trecho reto de canalizao Total

320,00 712,3

= 13,80 mca

Portanto, temos que hm T = 21,05 + 5,15 + 13,80 = 40,00 mca A seleo da bomba de incndio ser feita com os seguintes dados principais, sendo que a bomba no sofre cavitao, pois trabalha afogada: Altura manomtrica total ......................... 40,0 mca Vazo .......................................................78,0 m 3 /h Estes dados so com valores mnimos sendo que os valores especificados para o conjunto de motobombas so:

BOMBA PRINCIPAL ELTRICA Vazo: 156,00 m3/h Altura manomtrica: 60 mca. Motor: 60 CV 4 polos 3.500 rpm - 220/380 V Quantidade: 01 pea Fabricante: MARK PEERLESS, KSB, IMBIL

BOMBA RESERVA ELTRICA. Vazo: 156,00 m3/h

Altura manomtrica: 60 mca. Motor: 60 CV 4 polos 3.500 rpm - 220/380 V Quantidade: 01 pea Fabricante: MARK PEERLESS, KSB, IMBIL

MOTO BOMBA JOCKEY Vazo: 1,20 m3/h Altura manomtrica: 90 mca. Motor: 3,0 CV - 3.500 rpm - 220/380 V Com injetor interno Quantidade: 01 pea Fabricante: MARK PEERLESS

O clculo da R.T.I ser feito atravs da seguinte expresso: V RTI = Q CI . T , onde o tempo dado em segundo (3.600 s) V RTI = 0,02911 x 3600 = 104,8 m 3 Ser adotado RTI de 850 m 3 O reservatrio da RTI ter reservas maiores que as calculadas em funo e que ser usado tambm a gua de troca de calor do sistema de ar-condicionado, que necessita de volume grande. Esta gua normalmente estar resfriada em temperatura abaixo da ambiente, sendo um fator benfico no resfriamento e extino de incndio. Cabe salientar que da gua de troca de calor do sistema de ar-condicionado no h consumo, mas somente circulao da gua, mantendo-se o volume constante As referncias utilizadas neste dimensionamento so: Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR 10897 Proteo contra incndio por chuveiro automtico . Rio de Janeiro, ABNT, 2007 Brentano, Telmo. Instalaes Hidrulicas de Combate a Incndio nas Edificaes . Porto Alegre, EDIPUCRS, 2. edio, 2010

OBRA:

Local:

Chapec

Dimensionamento de instalaes de gs - Planilha de clculo - Baixa Presso Potncia Fator de Potncia calculada simult. adotada (Kcal/h) (%) (Kcal/h) 36000 36000 36000 36000 89,03 89,03 89,03 89,03 32051,40 32051,40 32051,40 32051,40 Vazo (m3/h) 1,34 1,34 1,34 1,34 Compr. dos tubos (m) 72,00 65,00 49,00 39,00 Comp. Equiv. (m) 5,20 4,80 3,50 3,20 comp. total (m) 77,20 69,80 52,50 42,20 Dim. Int. (mm) 22,00 22,00 22,00 22,00 Presso inicial (Kpa) 4,000 4,000 4,000 4,000 Perda de carga (Kpa) 0,185 0,167 0,126 0,101 Presso final (Kpa) 3,815 3,833 3,874 3,899 Dim. Adot. (mm) 22,00 22,00 22,00 22,00

Trecho AM - FF1 AM - FF2 AMFF13 AMFF11

As demais redes esto com distncia menores e foi utilizado o clculo das piores situaes Para cada consumidor foi previsto 600 kcal/min Vazo: Potncia adotada / 24.000 Potncia adotada: Potncia calculada x Fator de simultaneidade Fator de simultaneidade (C em Kcal/min): Para C < 350 F = 100; Para 350 < C < 9612 F = 100/[1+0,001.(C-349)0,8712]; Para 9612 < C < 20000 F = 100/[1+0,4705.(C1055)0,19931]; Para C > 20000 F = 23. Presso final: Presso inicial - Perda de presso TUBOS DE COBRE CLASSE A CRITRIOS PARA TUBOS DE COBRE CLASSE A Perda de Cotovelo 90 = 1,1m (15mm) e 1,2m (22mm) Perda de T = 2,3m (15mm) e 2,4m (22mm) Diamtro nominal (pol) 3/8" 1/2 3/4 Conforme NBR 13932/97 1 1 1/2 (mm) 13,6 15 22 28 35 Verificador de atendimento Para a rede secundria (baixa presso) o atendimento ao dimetro adotado se se verifica em que a presso mnima final no ponto de utilizao seja de 2,6 kPa e que a presso inicial seja menor que 5 kPa, conforme itens 4.1.3b) 5.1.5.5 c) da NBR 13932/97

OBRA:

Shopping Ptio Chapec

Local:

Chapec - King Participaes Ltda.

Dimensionamento de instalaes de gs - Planilha de clculo - Baixa Presso Potncia calculada (Kcal/h) 36000 36000 36000 36000 Fator de simult. (%) 89,03 89,03 89,03 89,03 Potncia adotada (Kcal/h) 32051,40 32051,40 32051,40 32051,40 Vazo (m3/h) 1,34 1,34 1,34 1,34 Compr. dos tubos (m) 72,00 65,00 49,00 39,00 Comp. Equiv. (m) 5,20 4,80 3,50 3,20 comp. total (m) 77,20 69,80 52,50 42,20 Dim. Int. (mm) 22,00 22,00 22,00 22,00 Presso inicial (Kpa) 4,000 4,000 4,000 4,000 Perda de carga (Kpa) 0,185 0,167 0,126 0,101 Presso final (Kpa) 3,815 3,833 3,874 3,899 Dim. Adot. (mm) 22,00 22,00 22,00 22,00

Trecho AM - FF1 AM - FF2 AMFF13 AMFF11

As demais redes esto com distncia menores e foi utilizado o clculo das piores situaes Para cada consumidor foi previsto 600 kcal/min Verificador de atendiment o Para a rede secundria (baixa presso) o atendimento ao dimetro adotado se se verifica em q a presso mnima final no ponto utilizao seja de 2,6 kPa e que a presso inicial seja menor que 5 kPa, conforme itens 4.1.3b) 5.1.5.5 c) da NBR 13932/97

Vazo: Potncia adotada / 24.000 Potncia adotada: Potncia calculada x Fator de simultaneidade Fator de simultaneidade (C em Kcal/min): Para C < 350 F = 100; Para 350 < C < 9612 F = 100/[1+0,001.(C-349)0,8712]; Para 9612 < C < 20000 F = 100/[1+0,4705.(C-1055)0,19931]; Para C > 20000 F = 23.

Para clculo de perda de carga nas tubulaes utilizou-se as frmulas de Renouard para Baixa e Mdia Presso Para Mdia Presso:

PA 2 abs PB 2 abs =
Para Baixa Presso:

( 4,67x10 d L Q )
5 1,82 g

D 4,82
1,82

PA PB =

( 2273 d L Q )
g

D 4,82
TUBOS DE COBRE CLASSE A

Presso final: Presso inicial - Perda de presso CRITRIOS PARA TUBOS DE COBRE CLASSE A Perda de Cotovelo 90 = 1,1m (15mm) e 1,2m (22mm) Perda de T = 2,3m (15mm) e 2,4m (22mm) Diamtro nominal (pol) 3/8" 1/2 3/4 Conforme NBR 13932/97 1 1 1/2 (mm) 13,6 15 22 28 35

8. ANEXOS PROSPECTOS (CATLOGOS)


Segue em anexo prospectos (catlogos) para melhor elucidar equipamentos necessrios nesta obra, possuindo informaes tcnicas. Podero ser utilizados equipamentos de marcas diferentes das dos prospectos, desde que sejam similares na qualidade, funcionamento e abrangncia.

Vous aimerez peut-être aussi