Vous êtes sur la page 1sur 3

1

12 RAZES PARA ELIMINAR O ENTRETENIMENTO EM SUA IGREJA. Sei que o entretenimento est to enraizado na cultura evanglica, que parecer um absurdo a tese que defendo. Mas, alm de no estar sozinho na luta contra o "culto show", estou ainda muito bem acompanhado, por pastores renomados, como Charles Haddon Spurgeon, que no sculo XIX j havia escrito sobre este perigo, alertando que o fermento diablico do entretenimento acabaria levedando toda a massa em curto espao de tempo. E neste estado de lastimvel fermentao que se encontra a massa evanglica atual. Hoje em dia quase impossvel que uma igreja no tenha conjuntos musicais, ou corais, ou grupos de coreografia, ou cantores para se apresentar durante o culto e nos eventos por ela realizados. Na maioria das igrejas o perodo de culto tomado deste tipo de apresentaes, com a desculpa de que " pra Jesus". Mas, quando analisamos racionalmente, e a luz das Escrituras, a verdade que tais apresentaes no passam de entretenimento, com verniz de santidade e capa de religiosidade. Que ningum fique ofendido. Eu mesmo gostaria que algum houvesse me alertado disso na poca em que eu, cegamente, gastava horas com ensaios de conjuntos e de peas teatrais. E eu me convencia de que isto era a obra de Deus. Mas, no fundo de meu corao, eu sabia que havia algo de errado, que no era nisto que Jesus esperava que seus discpulos se focassem, ou se esforassem. Como ningum me despertou, busquei a Deus em orao e o prprio Esprito Santo, por meio das Escrituras, convenceu-me do meu erro. Desde ento, tenho meditado to seriamente a respeito disto, que encontrei mais de dez razes para eliminar por completo o entretenimento dos cultos na igreja que pastoreio. E j o fizemos! Substitumos o tempo que antes gastvamos com ensaios entre quatro paredes, pelo evangelismo bblico na comunidade e pela orao nos lares. E, quanto s apresentaes nos cultos... Sinceramente, no esto fazendo a menor falta. Mas, vejamos porque o entretenimento deve ser eliminado dos cultos que realizamos ao Senhor:

O Senhor nunca ordenou entreter as pessoas

Esta j seria uma razo suficiente, que dispensaria os demais argumentos. O problema que raramente se encontra hoje uma igreja que queira ser bblica, composta por membros que s desejem cumprir a vontade de Deus, expressa em sua Palavra. Assim sendo, talvez sejam necessrios ainda os argumentos a seguir.

Entretenimento no atrai ovelhas

Chamemos de ovelhas aqueles que realmente amam a Jesus, que reconhecem a voz do Senhor e o seguem (Jo 10:27). No entanto, a divulgao de apresentaes na igreja dificilmente atrair pessoas interessadas em Deus. Certamente ser um atrativo para as que gostam de uma distrao gratuita. Mas, podemos chamar a estas pessoas de ovelhas, ou no h uma grande chance de serem bodes? (Mt 25:32-33).

Entretenimento afasta as ovelhas

As verdadeiras ovelhas no se satisfazem com apresentaes durante o culto. Elas querem orao e palavra, edificao e uno. Uma ovelha de Cristo no procura

emoes, mas a Verdade, para que se mantenha firme no caminho da vida eterna (Jo 6:67). Quanto mais o pastor encher o culto com apresentaes, mais rpido as ovelhas sairo em busca de uma verdadeira igreja, que priorize a orao e a palavra de Deus. Aos poucos, a "igreja-teatro" deixar de ter ovelhas para estar ainda mais cheia, porm de bodes, que gostam de uma boa distrao. E, infelizmente, o que muitos pastores buscam hoje quantidade, o crescimento a qualquer custo. E, com este fermento, a massa realmente cresce...

Entretenimento reduz o tempo de orao e palavra

O tempo de culto j muito limitado, chegando a no mximo duas horas. Quando se d oportunidade para apresentaes, o tempo que deveria ser usado para se fazer oraes e se pregar a palavra de Deus torna-se curtssimo. Em algumas igrejas no chega nem a trinta minutos! Como desenvolver uma mensagem expositiva em to curto espao de tempo?

Entretenimento confunde os visitantes

Os visitantes concluem que a igreja existe em funo disto: conjuntos, corais, coreografias, peas teatrais, ou qualquer outro tipo de apresentao que torne o culto um show. E eles passam a freqentar os cultos com esta expectativa, esperando pelo prximo espetculo.

Entretenimento ilude os membros

Os membros pensam que esto servindo a Deus com suas apresentaes. Desta forma, sua conscincia fica cauterizada para atender aos chamados para a escola bblica, para o evangelismo e para socorrer os carentes. Afinal de contas, ele pensa que seu chamado para as artes, e no para servios que no lhe colocam debaixo dos holofotes (que, alis, so muito comuns nas igrejas hoje em dia).

Entretenimento um desgaste desnecessrio

Quanto esforo despendido para que tudo saia perfeito! Uma energia que gasta naquilo que o Senhor nunca mandou fazer! Ser que ainda sobram foras para se fazer o que realmente o Senhor manda? (Lc 6:46).

Entretenimento coloca os carnais em destaque

Pessoas que raramente aparecem nos cultos de orao e estudo bblico, e que nunca comparecem ao evangelismo, geralmente so as mesmas que gostam de aparecer cantando, danando ou representando nos cultos mais cheios. A questo : Por que dar destaque justamente para estes membros carnais?

Entretenimento promove disputas

Disputas entre membros, entre conjuntos e at entre igrejas. Quem canta melhor? Quem dana melhor? Que conjunto tem o uniforme mais bonito? Quem recebeu mais oportunidade? Quanta medocre carnalidade... (1 Co 3:3; Tg 4:1).

Entretenimento alimenta o ego

O entretenimento no gera f, mas fortalece o ego dos que amam os aplausos e elogios. Apesar de sua roupagem "gospel", o fermento dos fariseus continua to venenoso quanto nos dias de Jesus (Mt 23:5-6; Lc 12:1).

Entretenimento um desperdcio de tempo

Se o mesmo tempo que as igrejas gastam com ensaios e apresentaes fossem utilizadas com orao e evangelismo, este mundo j teria sido alcanado para o Senhor! (Ef 5:15-17).

Entretenimento no fazer a obra de Deus

A desculpa para o entretenimento que este seria uma forma de atrair as pessoas. Mas a questo novamente : que tipo de pessoas? Se entretenimento fosse uma boa alternativa, no teria a igreja apostlica usado de entretenimento para atrair as multides? No entanto, ela simplesmente pregava o evangelho, porque sabia que nele h poder. O evangelho " o poder de Deus para a salvao de todo aquele que cr" (Rm 1:16). Mas o entretenimento... O entretenimento a artimanha do homem para a perdio de todo aquele que duvida. Quero concluir com uma palavra aos pastores. De pastor, para pastor. Amado colega de ministrio, no duvide do poder do evangelho para atrair e converter as pessoas. No queira encher sua igreja com atividades vazias e atraentes ao mundo, mas que no tem o poder do Esprito Santo para converter vidas. Tenha coragem e limpe sua congregao desta imundcie egocntrica. Talvez com isto voc perca alguns membros, mas no perder ovelhas, somente bodes. Tenha f em Deus e confie no modelo bblico para encher a igreja, que a orao, o bom testemunho e a pregao ousada do genuno evangelho de Cristo. Lembre-se que "enquanto os homens procuram melhores mtodos, Deus procura melhores homens." Autor: Alan Capriles

Vous aimerez peut-être aussi