Vous êtes sur la page 1sur 24

INTRODUO A COMPUTAO II

UNEMAT Universidade do Estado do Mato Grosso Campus de Barra do Bugres Depto. de Cincia da Computao
DISPOSITIVOS DE REDES Prof. Digenes Antonio Marques Jos dioxfile@hotmail.com Verso 2.0 Barra do Bugres, junho de 2009.
Introduo a Computao II 1

EQUIPAMENTOS DE REDES

INTRODUO:

Para conectar os vrios componentes de uma rede e direcionar o trfego da mesma, assim como interligar redes distinta com rapidez e segurana faz-se necessrio a utilizao de equipamentos ativos como Repetidores, Hubs, Bridges ou Pontes, Switches, Roteadores e Gateways.

Introduo a Computao II

Figura 16.1

Ativos de redes: dispositivos de redes locais

EQUIPAMENTOS DE REDES

Repetidores:

Os Repetidores funcionam na camada 1 do modelo ISO/OSI tendo a capacidade de prolongar a distncia de uma rede por meio da amplificao do sinal de transmisso atenuado. Alm de amplificar o sinal o Repetidor amplifica colises, rudos entre outras coisas sendo hoje substitudo pelos Hubs;

Introduo a Computao II

EQUIPAMENTOS DE REDES

Hubs:

Mais conhecidos como concentradores os Hubs atuam assim como os Repetidores na camada 1 do modelo ISO/OSI. Sua funo concentrar diversos hosts (ns) possibilitando a intercomunicao dos mesmos. Existem dois tipos de Hubs os passivos e os ativos, os Hubs ativos tm a funo de Repetidor, pois eles regeneram e retransmitem o sinal j os passivos servem somente para juntar dois segmentos de rede estes no so fabricados mais.
Introduo a Computao II 5

EQUIPAMENTOS DE REDES

Pontes:

As pontes operam na camada 2 do modelo ISO/OSI permitindo a interconexo entre segmentos de redes diferentes com meios de transmisso diferentes sendo considerada uma verso inteligente dos repetidores, pois selecionam e separam o trfego da rede, de modo a repassar pacotes de um segmento ao outro se o mesmo estiver destinado a ele examinando o pacote pela verificao do MAC;
Introduo a Computao II 6

EQUIPAMENTOS DE REDES

Switches:

Os Switches funcionam na camada 2 do modelo ISO/OSI embora existam equipamentos mais sofisticados que operam em camadas mais elevadas do modelo ISO/OSI. Ao contrrio dos Hubs os Switches alem de armazenar o endereo de cada mquina na rede altera rapidamente entre conexes de uma porta para outra. Cada porta de um Switch um domnio de coliso. Os Switches foram baseados nas Bridges sendo assim, os pacotes recebidos so armazenados temporariamente sendo enviados para o seu destino por meio do referenciamento do MAC;
Introduo a Computao II 7

EQUIPAMENTOS DE REDES

Roteadores:

Os Roteadores funcionam na camada 3 do modelo ISO/OSI sendo mais inteligente que as Bridges de modo a interconectar redes completamente diferentes. Os Roteadores possuem seu prprio endereo IP sendo visto por outros equipamentos como um n de rede, possuem software de gerenciamento podendo ser programados, tambm possuem processadores que permitem um gerenciamento confivel do trfego assim como melhor performance na procura de rotas. Alm de utilizar protocolos como IP, IPX e Aplletalk os roteadores utilizam protocolos especficos para roteamento como RIP e OSPF;
Introduo a Computao II 8

EQUIPAMENTOS DE REDES

Gateways:

Os Gateways so interfaces especificas de aplicativos e vincula todas as setes camadas do modelo ISO/OSI quando elas so diferentes ou em qualquer um dos nveis. Assim os Gateways podem interligar redes que utilizam arquitetura ISO/OSI com outra rede que utiliza arquitetura SNA (System Network Architecture) da IBM, tambm pode ser usado para converter Ethernet em Token Ring. A principal Utilizao dos Gateways hoje a de gerenciar E-mails, a maioria dos sistemas de E-mails que se conecta a dois sistemas distintos utiliza um computador configurado como Gateway.
Introduo a Computao II 9

DISPOSITIVOS DE REDES
O RIP (Routing Information Protocol) foi o primeiro protocolo de encaminhamento padro desenvolvido para ambientes TCP/IP. O RIP um protocolo de encaminhamento dinmico que implementa o algoritmo vector de distncia e caracteriza-se pela simplicidade e facilidade de soluo de problemas. Normalmente, os routers usam RIP em modo activo e as estaes (hosts) em modo passivo. O RIP transmite a sua tabela de encaminhamento a cada 30 segundos. O RIP permite 15 rotas por pacote, assim, em redes grandes, so exigidos vrios pacotes para enviar a tabela de encaminhamento inteira. A distncia ao destino medido pelos routers que se passa at chegar ao destino. Permitindo 15 rotas, permite passar at 15 routers, tendo depois de ser reencaminhado de novo.

DISPOSITIVOS DE REDES

Caractersticas RIP:

O protocolo RIP baseado em uma troca de mensagens entre os roteadores que utilizam o protocolo RIP. Cada mensagem do RIP contm uma srie de informaes sobre as rotas que o roteador conhece (com base na sua tabela de roteamento atual) e a distncia do roteador para cada uma das rotas. O roteador que recebe as mensagens, com base na sua distncia para o roteador que enviou a mensagem, calcula a distncia para as demais redes e grava estas informaes em sua tabela de roteamento. importante salientar que distncia significa hope, ou melhor, o nmero de roteadores existentes em um determinado caminho, em uma determinada rota.

DISPOSITIVOS DE REDES

Caractersticas RIP II:

As informaes entre roteadores so trocadas quando o roteador inicializado, quando o roteador recebe atualizaes em sua tabela de roteamento e tambm em intervalos regulares. Aqui a primeira desvantagem do RIP. Mesmo que no exista nenhuma alterao nas rotas da rede, os roteadores baseados em RIP, continuaro a trocar mensagens de atualizao em intervalos regulares, por padro a cada 30 segundos.

DISPOSITIVOS DE REDES

Caractersticas RIP III:

O RIP projetado para intercambiar informaes de roteamento em uma rede de tamanho pequeno para mdio. Alm disso, cada mensagem do protocolo RIP comporta, no mximo, informaes sobre 25 rotas diferentes, o que para grandes redes, faria com que fosse necessria a troca de vrias mensagens, entre dois roteadores, para atualizar suas respectivas tabelas, com um grande nmero de rotas. Ao receber atualizaes, o roteador atualiza a sua tabela de roteamento e envia estas atualizaes para todos os roteadores diretamente conectados, ou seja, a um hope de distncia.

DISPOSITIVOS DE REDES

OSPF:

O OSPF - Open Shortest Path First - um protocolo de roteamento para redes que operem com protocolo IP; desenvolvido pelo grupo de trabalho de IGPs (Gateway Protocol) da IETF (Internet Engineering Task Force) e descrito inicialmente em 1989 pela RFC 1131. Baseado no algoritmo Shortest Path First (rota primeiro), o OSPF foi criado para substituir o protocolo RIP.

DISPOSITIVOS DE REDES

OSPF II:

Atualmente o OSPF um dos protocolos de roteamento mais empregados, sendo suportado pela maioria dos roteadores, assim como por servidores que implementem os sistemas operacionais Linux e Unix. Verstil, o OSPF pode ser empregado tanto a redes de pequeno quanto em redes de grande porte.

DISPOSITIVOS DE REDES

OSPF III: Princpio de funcionamento O princpio de roteamento do OSPF relativamente simples. Ao invs de manter uma tabela com todas as rotas possveis (como faz o protocolo RIP), cada n (roteador) OSPF contm dados sobre todos os links da rede. Cada entrada da tabela de roteamento OSPF contm um identificador de interface, um nmero do link e uma distncia ou custo (esse ltimo pode ser atribudo pelo administrador da rede). Com todas essas informaes, cada n possui uma viso da topologia da rede e pode, dessa forma, descobrir sozinho qual a melhor rota para um dado destino. Caso ocorra uma alterao em um dos links da rede, os ns adjacentes avisam seus vizinhos

DISPOSITIVOS DE REDES

OSPF IV:

Principais caractersticas:

H duas caractersticas principais no OSPF. A primeira, que se trata de um protocolo aberto, o que significa que suas especificaes so de domnio pblico; suas especificaes podem ser encontradas na RFC (Request For Comments) nmero 1247. A segunda, que ele se baseia no algoritmo SPF, tambm chamado de algoritmo de Dijkstra, nome de seu criador.

DISPOSITIVOS DE REDES

OSPF VI: Principais caractersticas II:

Ao mesmo tempo em que o roteador OSPF acumula informaes sobre o estado do link, ele usa o algoritmo SPF para calcular a menor rota para cada n. Por ser um protocolo do tipo link-state, o OSPF difere-se do RIP e do IGRP, que so protocolos de roteamento baseados em vetores de distncia. Os roteadores que trabalham com algoritmos de vetor de distncia, a cada atualizao, enviam toda ou parte de suas tabelas de roteamento para seus vizinhos.

Vous aimerez peut-être aussi