Vous êtes sur la page 1sur 51

PLANO DE ENSINO

2.EMENTA Cultura e processos sociais: senso comum e desnaturalizao. As origens da sociologia e o positivismo. Os clssicos da sociologia: Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber. Temas contemporneos.

PLANO DE ENSINO
4 CONTEDO PROGRAMTICO:

Parte I Apresentao da disciplina. Introduo Cultura e Processos sociais; Senso Comum e desnaturalizao As grandes transformaes do Ocidente no sec. XVIII A relao individuo sociedade. Consolidao do capitalismo e as origens da sociologia. O positivismo de Comte.

O surgimento da Sociologia

SOCIOLOGIA
Sociedade Estudo

Operrios (1933) Tarsila do Amaral Prof. Sadi Baron - Sociologia

PERODO DA HISTRIA

O surgimento da Sociologia

ANTES DA ESCRITA

IDADE MDIA SEC.V SC XV

PR PRMODERNIDADE Sc. XVI - XVIII

MODERNIDADE Sc. XVIII - XX

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1196

1.836 COMTE CRIA SOCIOLOGIA


Prof. Sadi Baron - Sociologia

PS PSMODERNIDADE Sc. XX - ...

ANTIGUIDADE 3.500 AC -X

O surgimento da Sociologia

Filsofos Pr-Modernos

Maquiavel

Hobbes

Locke

Descartes

Filsofos Modernos

Rousseau

Kant

Hegel Prof. Sadi Baron - Sociologia

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1196

INTRODUO
Introduo ao pensamento Renascimento e Ilustrao cientfico:

O objetivo compreender os fundamentos sob os quais o capitalismo se desenvolveu na Europa a partir do sculo XVI. Para isso, vamos analisar dois movimentos intelectuais que levaram a mudana de mentalidade na poca e propiciaram o desenvolvimento da sociedade moderna: o Renascimento e a Ilustrao.

INTRODUO

Com a analise do pensamento de autores como Rousseau, Maquiavel e Comte, possvel compreender as transformaes sociais que culminaram com a formao do mundo moderno, capitalista, que o que pretendemos analisar.

INTRODUO
A partir do sculo XV significativas mudanas ocorrem na Europa, que culminaram com a crise do sistema feudal. Inicia-se uma nova era no s para a organizao do trabalho, o conhecimento humano tambm sofre modificaes. O ser humano deixa de apenas explicar ou questionar racionalmente a natureza, para se preocupar com a questo de como utiliz-la melhor.

INTRODUO

Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentao e a observao so fundamentais, aparece neste momento, representada pelo pensamento de Maquiavel (14691527), Galileu Galilei (1564-1642), Francis Bacon (1561-1626), Ren Descartes (1596-1650).

INTRODUO

O pensamento social do Renascimento se expressa na criao imaginria de mundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, que tal sociedade seria construda pelos homens com sua ao e no pela crena ou pela f.

INTRODUO

Thomas Morus (1478-1535) em A Utopia defende a igualdade e a concrdia. Concebe um modelo de sociedade no qual todos tm as mesmas condies de vida e executam em rodzio os mesmos trabalhos.

INTRODUO

Maquiavel em sua obra O Prncipe afirma que o destino da sociedade depende da ao dos governantes. Analisa as condies de fazer conquistas, reinar e manter o poder.

INTRODUO

A importncia dessa obra reside no tratamento dado ao poder, que passa a ser visto a partir da razo e da habilidade do governante para se manter no poder, separando a anlise do exerccio do poder da tica.

INTRODUO

Segundo (COSTA: 2005,p.35) as idias de Thomas Morus e Maquiavel expressam os valores de uma sociedade em mudana, portadora de uma viso laica da sociedade e do poder.

INTRODUO

As idias de racionalidade e liberdade se convertem em valores supremos. A racionalidade aqui compreendida como a capacidade humana de pensar e escolher.

INTRODUO

Liberdade significa que as relaes entre os homens deveriam ser pautadas na liberdade contratual, no plano poltico isto significa a livre escolha dos governantes, colocando em xeque o poder dos monarcas.

INTRODUO

Os filsofos iluministas concebiam a poltica como uma coletividade organizada e contratual. O poder passa a ser visto como uma construo lgica e jurdica.

INTRODUO
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em sua obra O contrato social, afirma que a base da sociedade estava no interesse comum pela vida social, no consentimento unnime dos homens em renunciar as suas vontades em favor de toda a comunidade (COSTA: 2005, p. 48). Rousseau identificou na propriedade privada a fonte das injustias sociais e defendeu um modelo de sociedade pautada em princpios de igualdade.

INTRODUO

Diferentemente de Rousseau, John Locke (16321704) reconhecia entre os direitos individuais e o respeito propriedade. Defendia que os princpios de organizao social fossem codificados em torna de uma Constituio.

INTRODUO
Conclumos que a sociologia pr-cientfica caracterizada por estudos sobre a vida social que no tinham como preocupao central conhecer a realidade como ela era, e sim propor formas ideais de organizao social. O pensamento filosfico de ento, j concebia diferenas entre indivduo e coletividade, e como afirma (COSTA:2005, p.49)

INTRODUO

Mas, presos ainda ao princpio da individualidade, esses filsofos entendiam a vida coletiva como a fuso de sujeitos, possibilitada pela manifestao explcita das suas vontades.

INTRODUO

O renascimento considerado um dos mais importantes momentos da histria do Ocidente, entendido como o momento da ruptura entre o mundo medieval, com caractersticas de sociedade agrria, estamental, teocrtica e fundiria e o mundo moderno, urbano, burgus e comercial.

REVOLUO FRANCESA

Transformaes sociais do sculo XVIII: Revoluo Francesa

REVOLUO FRANCESA
O objetivo compreender a maneira como o capitalismo se afirmou como modo de organizao social a partir do sculo XVIII. Para isso recorreremos a anlise das revolues burguesas* pela capacidade de provocar as mudanas que puseram fim ao sistema feudal.
As revolues burguesas foram: Revoluo Gloriosa (1680) na Inglaterra, a Revoluo Francesa (1789), a Independncia Americana (1776) e a Revoluo Industrial inglesa a partir de 1750. Enfocaremos as Revolues Francesa e Industrial por constiturem as duas faces de um mesmo processo: a consolidao do regime capitalista moderno.

REVOLUO FRANCESA

A importncia dessas revolues que estimularam o desenvolvimento do capitalismo, pondo fim s monarquias absolutistas e contriburam para a eliminao de barreiras que impediam o livre desenvolvimento econmico.

REVOLUO FRANCESA

As idias propagadas pelo iluminismo, conduziram a crtica ao pensamento teolgico e o avano do pensamento racional, contribuindo para mudana dos costumes e do pensamento da poca.

REVOLUO FRANCESA

Buscava-se transformar no s o pensamento, mas a prpria sociedade, criticando os fundamentos da sociedade feudal. Autores como Rousseau, Montesquieu procuravam mostrar como a sociedade feudal era injusta e irracional, impedindo o exerccio da liberdade humana.

REVOLUO FRANCESA
No final do sculo XVIII a monarquia francesa procurava garantir os privilgios da nobreza, que no pagava impostos e possua o direito de receber tributos, em um contexto no qual crescia a miserabilidade do povo. A burguesia tambm se opunha ao regime monrquico, pois este, no permitia a livre constituio de empresas, impedindo a burguesia de realizar seus interesses econmicos.

REVOLUO FRANCESA
Em 1789, com a mobilizao das massas em torno da defesa da igualdade e da liberdade, a burguesia toma o poder e passou a atuar contra os fundamentos da sociedade feudal. Procura organizar o Estado de forma independente do poder religioso e promove profundas inovaes na rea econmica ao criarem medidas para favorecer o desenvolvimento de empresas capitalistas.

REVOLUO FRANCESA

Dentre as mudanas significativas impostas pela Revoluo Francesa, vale destacar a promulgao de uma legislao que limitava o poder da famlia, proibindo os abusos da autoridade paterna. Os bens da Igreja foram confiscados e a educao deixa de ser controlada pela Igreja e se torna obrigao do Estado.

REVOLUO FRANCESA

As massas que participaram da revoluo, logo foram surpreendidas pelas medidas da burguesia, que proibiram as manifestaes populares e os movimentos contestatrios passam a ser reprimidos com violncia.

A REVULUO FRANCESA
1789

01:30H

REVOLUO INDUSTRIAL

Transformaes do capitalismo no sculo XVIII: Revoluo Industrial

O surgimento da Sociologia

Fatos Histricos que mudaram a Sociedade do Sc. XIX Modernidade


Revoluo Industrial Capitalismo

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1196

Prof. Sadi Baron - Sociologia

REVOLUO INDUSTRIAL
A revoluo industrial eclodiu na Inglaterra na segunda metade do sculo XVIII. Ela significou algo mais do que a introduo da mquina a vapor, e aperfeioamento dos mtodos produtivos. A revoluo nasceu sob a gide da liberdade: permitir aos empresrios industriais que desenvolvessem e criassem novas formas de produzir e enriquecer.

REVOLUO INDUSTRIAL

Desde modo, a revoluo industrial constitui uma autntica revoluo social que se manifestou por transformaes profundas na estrutura institucional, cultural, poltica e social..

REVOLUO INDUSTRIAL

O desenvolvimento de tcnicas leva os empresrios a incrementar o processo produtivo e aumentar as taxas de lucro. Isto leva os empresrios a se interessar cada vez mais pelo aperfeioamento das tcnicas de produo, visando produzir mais com menos gente.

REVOLUO INDUSTRIAL
A relao de classes que passa a existir entre a burguesia e os trabalhadores orientada pelo contrato o que permite inferir que a liberdade econmica e a democracia poltica temos o trabalhador livre para escolher um emprego qualquer e o empresrio livre para empregar quem desejar.(MEKSENAS:1991, p. 47) , ela significou uma profunda transformao maneira dos homens se relacionarem. na

REVOLUO INDUSTRIAL
Aspectos importantes da Revoluo Industrial: 1. A produo passa a ser organizada em grandes unidades fabris, onde predomina uma intensa diviso do trabalho. 2. Aumento sem precedentes na produo de mercadorias.

REVOLUO INDUSTRIAL

3. Concentrao da produo industrial em centros urbanos. 4. Surgimento de um novo tipo de trabalhador: o operrio

REVOLUO INDUSTRIAL

A revoluo industrial desencadeou uma macia migrao do campo para cidade, tornando as reas urbanas o palco de grandes transformaes sociais. Formam-se as multides que revelam nas ruas uma nova face do desenvolvimento do capitalismo: a miserabilidade.

REVOLUO INDUSTRIAL
No interior das fbricas as condies de trabalho eram ruins. As fbricas no possuam ventilao, iluminao e os trabalhadores eram submetidos jornadas de trabalho de at 16 horas por dia. Era usual nas fbricas a presena de mulheres e crianas a partir de 5 anos atuando na linha de produo.

REVOLUO INDUSTRIAL

Os problemas sociais inerentes Revoluo Industrial foram inmeros: aumento da prostituio, suicdio, infanticdio, alcoolismo, criminalidade, violncia, doenas epidmicas, favelas, poluio, migrao desordenada.

REVOLUO INDUSTRIAL

Por fim, preciso esclarecer que os problemas acima expostos so tpicos da sociedade capitalista. Tornando a vida em sociedade altamente complexa, por isso precisamos de uma cincia para compreender os nexos que ligam a realidade.

O surgimento da Sociologia

Fatos Histricos que mudaram a Sociedade do Sc. XIX

Modernidade
Revoluo Industrial Capitalismo

http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1196

Prof. Sadi Baron - Sociologia

REVOLUO INDUSTRIAL
A aglomerao, conjugada a outros fatores como as condies sanitrias, tinha outras conseqncias sobre a populao urbana, especialmente sobre os mais miserveis. A fome, a falta de esgotos e de gua corrente nas casas, o lixo acumulado e as precrias regras de higiene contribuam para a proliferao de doenas e a intensificao de epidemias. que elevavam as taxas de mortalidade da populao em geral, e dos pobres, das crianas e parturientes em particular.

REVOLUO INDUSTRIAL

Entre 1800-1850, o crescimento populacional da Europa foi de 43%. Alguns pases ultrapassaram os 50%. Na Frana, no incio do sculo 19, a expectativa mdia de vida subiu a 38 anos, e 7% da populao j chegavam aos 60 anos, embora 44% no passassem dos 20.

REVOLUO INDUSTRIAL

As condies de trabalho que caracterizam o incio da revoluo industrial eram assustadoras para os padres atuais e podem ser responsabilizadas pela baixa expectativa de vida dos operrios que labutavam em turnos dirios de 12 a 16 horas, ampliados para at 18 horas quando a iluminao a gs tornou-se disponvel.

REVOLUO INDUSTRIAL

Foi em 1833, e somente nas fbricas txteis da Inglaterra, que crianas entre 9 e 13 anos foram proibidas de trabalhar em jornadas de mais de 9 horas, e as que tinham entre 13 e 16 anos por mais de 12 horas, sendo o turno da noite reservado para que freqentassem a escola.

REVOLUO INDUSTRIAL

Em meados do sculo 19, em Manchester, 60.000 pessoas viviam em ptios e 40.000 em pores. Em 1.500 destes pores, trs pessoas dormiam numa mesma cama; em outros 738, quatro que descansavam em um s colcho, e nos demais 281, cada cama era compartilhada por cinco pessoas.

Vous aimerez peut-être aussi