Vous êtes sur la page 1sur 7

Dicas do Windows 7: como particionar o disco rgido do computador

Aprenda como dividir seu HD para organizar melhor arquivos diferentes e garantir mais proteo ao sistema operacional. Por Felipe Gugelmin em 5 de Abril de 2010 Criar diferentes parties no disco rgido uma boa ideia tanto no que diz respeito organizao dos arquivos quanto para proteger a mquina contra a ao de vrus. Afinal, caso uma partio seja danificada por algum arquivo malicioso, no preciso formatar todo o disco rgido para que o computador volte a funcionar corretamente. Neste artigo ensinamos como criar uma nova partio em computadores que possuem o Windows 7 instalado, utilizando o Gerenciamento de disco do sistema operacional. Basta seguir os passos abaixo para criar quantas divises quiser em seu disco rgido de forma rpida e fcil. Mos obra O primeiro passo para criar uma partio do disco rgido acessar o Gerenciamento de disco do Windows 7. Para isso, clique no boto Iniciar e no campo de pesquisa digite diskmgmt.msc. Clique no resultado exibido, conforme a imagem abaixo:

Um meio alternativo de acessar o Gerenciamento de disco abrir o Painel de Controle e clicar na opo Sistema e Segurana.

Em seguida, clique em Criar e formatar parties do disco rgido, opo localizada abaixo da diviso Ferramentas Administrativas.

Para criar uma nova partio, preciso que o disco rgido que se deseja utilizar possui espao no alocado, ou seja, que no seja utilizado pelo sistema de nenhuma forma. Para isso, selecione a unidade de disco que deve ser utilizada, clique sobre ela com o boto direito do mouse e escolha a opo Diminuir Volume....

Aguarde alguns instantes enquanto a mquina calcula o espao disponvel para diminuir o disco rgido.

A prxima etapa definir quanto se deseja reservar para a nova partio do disco rgido. O valor inserido deve estar em MB, portanto tenha cuidado na hora de selecionar o espao que deve ser utilizado para no criar parties de apenas 40 ou 50 MB, por exemplo. Depois de determinar o tamanho, clique em Diminuir para iniciar a criao do espao no alocado.

Assim que terminar a etapa anterior, verifique no Gerenciamento de disco a presena do espao no alocado, como na imagem abaixo:

Para utilizar a nova partio criada, antes preciso ativar o espao no alocado caso contrrio, no ser possvel utilizar a nova diviso. Para isso, clique com o boto direito do mouse sobre o espao no alocado e selecione a opo Novo Volume Simples....

Aps selecionar essa opo, o Windows abre o Assistente para Novas Parties Simples. Clique em Avanar para iniciar a ativao da nova partio do Windows 7.

O primeiro passo selecionar a quantidade de espao reservado que se deseja realmente utilizar. Como padro, o Windows seleciona automaticamente todo o espao no alocado disponvel, portanto, a no ser que deseje criar mais parties posteriormente, no altere esse valor.

Na prxima etapa preciso definir a letra pela qual a nova diviso de disco deve ficar conhecida.

O ltimo passo formatar o espao do disco rgido destinado nova partio criada. Se essa etapa no for cumprida, no possvel armazenar os arquivos de forma efetiva. Caso deseje, voc pode dar um nome prprio para a partio utilizando o campo Rtulo do Volume.

Na prxima janela, confira se o volume e nome desejados correspondem tarefa que deseja realizar. Selecione a opo Concluir e aguarde alguns instantes enquanto o computador realiza a diviso do disco rgido.

Pronto, agora a parte do HD que estava marcada como espao no alocado j est pronta para ser utilizada como uma nova partio.

Desativar uma nova partio uma tarefa igualmente simples. Basta abrir o Gerenciamento de disco, clicar com o boto direito sobre a partio que deseja eliminar e clicar na opo Excluir volume....

Esteja ciente de que selecionar essa opo apaga todos os dados presentes na partio selecionada. Portanto s realize o procedimento aps salvar todos os arquivos importantes em outra parte do disco rgido do computador.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-7/3985-dicas-do-windows-7como-particionar-o-disco-rigido-do-computador.htm#ixzz2KuKNUXWH

Vous aimerez peut-être aussi