Vous êtes sur la page 1sur 3

A famlia que comanda a Fest Comix

Cerca de 17 000 colecionadores de quadrinhos devem passar hoje, amanh e domingo pela Fest Comix, a maior feira brasileira dedicada ao tema, com palestras, sesses de autgrafos e, principalmente, HQs a preos promocionais. Sero 500 mil revistas em oferta (algumas custando apenas 1 real) e outras 100 mil importadas. O evento organizado pela Comix Book Shop, negcio que comeou como uma pequena banca de jornal nos anos 80 e comandada por uma famlia angolana. O pai, Camilo Rodrigues, nasceu em 1934 na cidade de Caluquembe, em Angola. De uma hora para outra, a plantao familiar de trigo secou e os Rodrigues se viram na pobreza. Com ajuda de parentes, abriram uma loja mista, como eram chamados os estabelecim entos que vendiam todo tipo de artigo, de bicicletas a agulhas. Em 1974, estouraram os conflitos que levariam independncia de Angola e a uma guerra civil que durou 27 anos. Rodrigues decidiu partir com a mulher e os sete filhos para o Brasil. A casa onde eu morava estava toda destruda, diz. Chegaram a me chamar de covarde pelas ruas, mas depois muitos deles fugiram para c tambm. Por causa dos bombardeios, o aeroporto da capital Luanda estava fechado. A famlia viajou de carro at a frica do Sul, onde embarcou para o Brasil. Chegaram a So Paulo em dezembro de 1975.

Camilo Rodrigues e Jorge comandam equipe de 26 funcionrios na Comix. Foto: Mriam Castro/AE Camilo trabalhou por 14 anos em depsitos de doces pela cidade. Um de seus filhos, Carlos Rodrigues, herdou o faro para negcios e, depois de trabalhar em bancas de jornal, decidiu comprar a sua prpria, na Alameda Lorena, em 1986. Na poca, a banca estava caindo aos pedaos, conta Jorge Rodrigues, um dos irmos que administra a Comix. O mercado de quadrinhos no Brasil praticamente no existia. As revistas de super -heris no eram importadas em sequncia. Cabia aos leitores esperar pela sorte de encontrar, por acaso, o volume que procuravam em meio a uma remessa de revistas de variedades de alguma livraria. Carlos, que estava atrs de um diferencial para sua banca, foi procurado por uma importadora, que queria mudar esse quadro. A empresa oferecia uma espcie de assinatura: as revistas chegariam ms a ms, sem interrupo.

Deu to certo que a Comix chegou a ter 200 clientes fiis, que retiravam regularmente as revistinhas. Alguns fregueses compravam at 10 ttulos de uma vez, afirma Jorge. Com o sucesso das HQs, a loja comeou a revender card games, o que fazia com que fs lotassem o local aos sbados. Em 1993, oa banca j tinha crescido. Mas o espao no era ainda suficiente. Por isso, a Comix foi obrigada a se mudar para o nmero 1.998 da Alameda Ja, tambm nos Jardins, onde est at hoje.

Foto: JF Diorio/AE So dois pisos em que at difcil circular, j que as estantes de revistas ficam bem prximas. No trreo, ficam os lanamentos e as principais publicaes do mercado, alm de DVDs, BluRays de sries e filmes relacionados a quadrinhos, figuras colecionveis e toy arts. Subindo uma estreita escada em espiral, o cliente encontra uma disposio diferente, definida pelo prprio Jorge como um sebo de quadrinhos. Edies mais antigas ficam armazenadas em nichos e prateleiras, esperando a chegada de um colecionador garimpeiro. Na juventude, gostava muito de ler, conta o patriarca. Atualmente, a viso debilitada no permite que leia muito. Uma exceo Prncipe Valente, histria criada em 1937 pelo canadense Hal Foster. Gosto dela porque fala de tempos antigos, assunto que me interessa bastante. Hoje o pai e dois filhos administram o negcio. O irmo Camilo Jos que no fica o tempo todo na loja, mas comanda o depsito de publicaes comeou a trabalhar na banca em 1995. Jorge, que tambm j tinha trabalhado em bancas de jornal, entrou para o time da Comix em 2000. O fundador, Carlos, que tambm criou uma editora de quadrinhos, a extinta Opera Graphica, decidiu deixar o comando da loja em 2008. A Comix tem 26 funcionrios fixos, contando com a loja online, o depsito e o setor administrativo. Em poca de Fest Comix, so criados pelo menos 120 empregos diretos, alm de seguranas, bombeiros e faxineiros. Como a feira surgiu? Todo ms de janeiro, Carlos fazia uma grande liquidao para atrair clientes no ms de frias. Em 2001, a famlia Rodrigues decidiu dar mais pompa ao evento e o batizou de Fest Comix. Alm das vendas, o evento procura aproximar os autores das histrias em quadrinhos do pblico. Na primeira edio, que foi realizada na rua mesmo, em frente loja, o pblico foi de 200 pessoas. Este ser o ltimo ano do Fest Comix no Centro de Convenes So Lus. Estamos atrs de um lugar ainda maior para o ano que vem, diz Jorge.

Servio: 19 Fest Comix 19, 20 e 21/10 Centro de Eventos So Lus R. Lus Coelho, 323, Metr Consolao Entrada: R$ 10 Comix Book Shop Al. Ja, 1.998, Jd. Paulista, 3088-9116

box kraft 4330

Vous aimerez peut-être aussi