Vous êtes sur la page 1sur 12

1

A inspeco do ensino entre o projecto da modernidade e o processo da modernizao

Fernando Cabral Pinto

1. Fui convidado pelo Sindicato dos Inspectores do Ensino a responder a uma questo existencial: inspeco, para qu? Segundo ALBERT CAMUS, o nico problema verdadeiramente filosfico - isto , verdadeiramente srio - que algum pode e deve colocar a si mesmo o do suicdio. Valer a pena viver ? a dvida sobre a utilidade da existncia que faz surgir a questo suicidria: viver para qu ?

2. A necessidade da utilidade no existe para as coisas. Estas existem pura e simplesmente; esto a. Os existencialistas ainda tentaram que o ser humano adoptasse para si esse modo de existncia. HEIDEGGER passou a designar o homem pela expresso hegeliana de Dasein: ser ou estar a como qualquer coisa. O Dasein viveria ento sem finalidade e isso significaria ser livre. Nesse caso, poderia ainda perguntar-se se vale a pena viver, mas j seria de todo intil a segunda questo: viver para qu ?

3. A hiptese suicidria viria de se julgar ilusoriamente haver outra resposta alm desta: viver para nada. notvel o esforo que CAMUS fez para convencer - para se convencer a si prprio - de que seria possvel responder afirmativamente primeira questo (vale a pena viver?) apesar da resposta niilista dada segunda ( viver para qu?). So dele as palavras que se seguem: "Tratava-se at aqui de saber se a vida devia ter um sentido para ser vivida. agora evidente, pelo contrrio, que ela ser tanto mais vivida quanto menos sentido tiver" (Le mythe de Sisyphe, Essais, 1984: 170).

4. Creio que ningum imagina a inspeco do ensino a perfilhar a ideia camusiana de que valeria a pena existir na proporo inversa do sentido que tivesse a sua

2 existncia. Se ela formula a questo existencial da finalidade (inspeco, para qu ?), justamente na esperana de encontrar uma resposta alternativa ao niilismo existencialista.

5. Dito isto, deve tambm observar-se que a pergunta no deixa de exprimir uma certa angstia; no, obviamente, a angstia que revela a facticidade absurda do nosso ser-no-mundo, mas ao menos uma impresso de esvaziamento do sentido que d a identidade e justifica a existncia. A inspeco interroga-se sobre a sua finalidade, no certamente porque apreenda a sua presena no sistema educativo "como estando a para nada, como estando a mais" ( assim diria SARTRE), mas porque as indefinies deste tempo que vivemos esbateram a legibilidade da sua razo de ser.

6. A histria - toda a histria (a macro e a micro-histria, a mundial e a local, a colectiva e a individual) - um processo contnuo feito de descontinuidades. Esta afirmao representa uma tomada de posio contra o continusmo e o descontinusmo. Na minha opinio, uma e outra destas teses incorrem no vcio da unilateralidade. Seja como for, a tese descontinusta est na moda. Ns sabemos, at por um descontinusta como ALTHUSSER, que as teses nunca so verdadeiras nem falsas: so simplesmente interpretaes. No so, porm, interpretaes inocentes. ALTHUSSER diz que elas, sendo proposies tericas, "so ensombradas pela prtica". O objectivo do seu enunciado produzir efeitos de aco. Por isso, no sendo verdadeiras nem falsas, elas so justas ou no-justas (quer dizer, ajustadas ou desajustadas). evidente que, para se considerar uma tese justa ou no-justa, ajustada ou desajustada, preciso dispor de um critrio. Se este fosse o nosso assunto, prosseguiramos discutindo a questo da validade do critrio. E depois tambm a questo do critrio da validade. Mas deixemos isso para outra oportunidade. O que, por agora, importa assinalar que a tese descontinusta tem na sua inteno consequncias prticas.

7. As palavras so instrumentos. Inventam-se segundo as necessidades. A sua inveno tem o seu contexto prprio tanto na teoria como na prxis. Elas tm a sua durao condicionada pelo tempo da necessidade. Frequentemente persistem mudando de significado. A fora de um novo ponto de vista na teoria avalia-se pela universalizao

3 sincrnica dos seus neologismos. quando se diz que uma determinada corrente de opinio est na moda. Os signos novos que se inventam tornam-se o centro de toda a discusso. So os lugares comuns de proslitos e adversrios. Deixa de haver acesso actualizado compreenso da realidade sem o seu uso. o que se passa com os signos da modernidade e da ps-modernidade criados pelo ponto de vista descontinusta da histria.

8. O que se pretende dizer com o recurso a tais expresses que um ciclo histrico est encerrado e um outro comea e, sobretudo, que entre os dois ciclos h uma soluo de continuidade. "O ps da ps-modernidade indica de facto uma despedida da modernidade", esclarece VATTIMO que logo acrescenta no se tratar de uma "superao crtica", como pensariam os hegelianos, mas de uma irreversvel "dissoluo" do moderno (La fine della modernit). Essa ideia repetida por TONI NEGRI que igualmente recusa a hiptese de uma "mediao dialctica" entre os dois ciclos. Segundo as suas palavras, "o moderno chegou ao fim. O ciclo de construo da historicidade concreta, que para ele se reclamava, esgotou-se completamente. Tudo o que dele se conserva inercial e morto" (Fin de siglo).

9. Vimos j que as teses so pontos de vista e que, reduzidas a esse estatuto, no so verdadeiras nem falsas. Mas vimos tambm que h nelas uma inteno prtica, isto , o desejo de exercer influncia sobre os comportamentos sociais. Aplicada a tese de NEGRI ao caso da inspeco, esta no passaria de uma remanescncia inercial e morta da modernidade. Confesso que sou tentado a ver no desassossego da pergunta inspeco, para qu ? um primeiro efeito desse juzo; o segundo talvez venha a ser a aco de autoenterramento da instituio se, entretanto, ela mesma no produzir - neste e noutros encontros de reflexo - a nova semntica de justificao que a hermenutica ps-moderna lhe impe.

10. A modernidade um projecto concebido no quadro cultural do iluminismo. sua ideia subjaz a inteno de realizar algo desejvel e possvel, porm ainda inexistente. Ela implica tambm a antecipao do sentido da actividade humana na histria. Nas palavras de KANT, trata-se de realizar o soberano bem na Terra e isso quer

4 dizer, ainda segundo ele, a constituio de um estado de cidadania mundial onde seja possvel desenvolver integralmente todas as disposies da espcie humana. A se concretizar o lema da revoluo francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. Os homens so iguais porque so livres e so livres porque so iguais. O reconhecimento recproco da igualdade e da liberdade determina uma relao fraterna que se reforar na experincia contnua da solidariedade. Sendo este um projecto para toda a humanidade, os mesmos princpios presidiro s relaes entre os Estados que, assim, podero cooperar numa paz perptua at formao de uma comunidade universal.

11. O projecto em si terico. A sua concretizao prtica pertence ao poder pblico de cada povo. Para essa tarefa - supostamente - ter sido criado o Estado moderno. Pelo menos, desde a sua consagrao revolucionria que esse o seu discurso de legitimao.

12. E logo a educao passa a ser reconhecida como um direito de cidadania, impondo-se ao Estado a criao de condies que permitissem a sua generalizao. "A instruo pblica um dever da sociedade para com os cidados", afirma CONDORCET, em 1791, a comear a primeira das suas Memrias sobre a instruo pblica. A constituio abre caminho legal para a igualdade, mas s a educao pode neutralizar as diferenas assentes na riqueza. "O filho do rico - prossegue CONDORCET - no ser de forma alguma da mesma classe que o filho do pobre, se nenhuma instituio pblica no os aproximar pela instruo ... Existir, pois, uma distino real, que no estar no poder das leis destruir e que, estabelecendo uma verdadeira separao entre os que possuem luzes e os que dela so privados, far disso necessariamente um instrumento de poder para uns tantos e no um meio de felicidade para todos".

13. No se trata da felicidade para todos os franceses, mas da felicidade para toda a humanidade. Cada Estado directamente responsvel pelo seu prprio povo; este a parte da humanidade que se encontra organizada no mbito de um Estado concreto. Por isso, o mesmo CONDORCET no Projecto de Decreto sobre a Organizao Geral da Instruo Pblica, de que foi relator, considerou como destinatrios da educao, no os

5 franceses, mas "todos os indivduos da espcie humana", esclarecendo que o objectivo em vista seria o de cultivar, em cada gerao, as faculdades fsicas, intelectuais e morais "e, dessa forma, contribuir para o aperfeioamento geral e gradual da espcie humana, fim ltimo para o qual toda a instituio social deve ser orientada".

14. A humanidade na sua totalidade a referncia ideal ltima; os povos so a referncia ideal intermdia; em concreto, porm, s os indivduos existem e por eles que a humanidade e os povos se realizam. nesta perspectiva que HEGEL definir o fim entelquico da histria universal que tem por actor nico a comunidade total dos seres humanos: tal fim " a liberdade do sujeito para que este adquira uma conscincia moral, se d valores universais e os realize; a liberdade do sujeito para que este adquira um valor infinito e atinja o limite extremo de si mesmo. Tal a substncia do fim em vista do Esprito do Mundo e ela exprime-se atravs da liberdade de cada um" ( A razo na histria).

15. Neste quadro ter nascido a inspeco. Ela deveria assegurar a fidelidade da instruo pblica sua funo de emancipao universal. O princpio da igualdade impe que, em todo o lado, se aprendam as mesmas coisas e que nenhuma criana fique excluda dessas aprendizagens. A lei prescreve, assim, a homogeneizao do processo escolar em todo o pas. Mas no basta que se faa a lei; preciso tambm faz-la cumprir e verificar que ela realmente se cumpre. Da que no citado Projecto de Decreto, redigido por CONDORCET, esteja prevista uma sociedade nacional das cincias e das artes, "instituda para vigiar e dirigir os estabelecimentos de instruo". Os membros dessa sociedade distribuir-se-iam de forma igual por todas as zonas do territrio para que, assim, houvesse a certeza de que as luzes se espalhariam uniformemente por toda a nao.

16. Curiosamente, dito no mesmo Projecto que "a sociedade encarregada de vigiar pela instruo nacional ..., em nome do poder pblico, deve ser unicamente composta por sbios, isto , homens que abraaram uma cincia ...". O autor do texto do Projecto confessa ter havido a preocupao de evitar a constituio de um corpo prprio

6 de inspectores em relao ao qual "se pudesse temer o esprito de dominao" e a emergncia "no Estado de um novo poder".

17. Contudo, de acreditar que, bem cedo, a prpria experincia se tenha encarregado de mostrar que o sucesso de um plano uniforme de ensino, concebido como antdoto cultural contra o despotismo, no dispensava o cuidado permanente de uma inspeco especializada. E se assim, a inspeco estar geneticamente vinculada ao projecto da modernidade, tendo comeado ento por ser um instrumento da utopia iluminista.

18. No era preciso que WITTGENSTEIN o afirmasse para que todos ns soubssemos que o mundo do homem feliz e o mundo do homem infeliz so inteiramente diferentes. Objectivamente, o mundo o mesmo, mas a subjectividade das interpretaes torna-os desiguais. Analogamente, a histria da humanidade reconstruda a partir de uma poca socialmente feliz inteiramente diferente daquela que possvel reconstruir sob o efeito das grandes decepes do sculo XX. O prprio KANT revela que foi o entusiasmo universal provocado pela revoluo francesa que lhe permitiu ver na histria da humanidade um progresso constante para melhor. O presente era, para si e para os seus contemporneos mais esclarecidos, o ponto de chegada de um passado indubitavelmente orientado para a emancipao dos sujeitos e dos povos. O mesmo acontecimento feliz fundava "uma viso consoladora do futuro", imaginando-se nesse futuro um estado de cidadania mundial que oferecesse a todos a possibilidade da sua realizao plena.

19. De forma completamente oposta, aqueles que sofreram os males do nosso tempo viram nas grandes guerras, nos regimes repressivos e na desumanidade colonialista os produtos inevitveis de uma razo estruturalmente perversa. A razo - pensam eles sob inspirao de NIETZSCHE - vontade de poder e s ficar saciada quando toda a subjectividade estiver finalmente transformada em pura objectividade. HORKHEIMER e ADORNO diziam: "Ns adquirimos a convico de que a sociedade vai evoluir para um mundo totalmente administrado; que tudo vai ser regulado!".

20. Ora, a regulao total exige uma vigilncia igualmente total. E assim entraremos, segundo FOUCAULT, na sociedade carcerria, simbolicamente antecipada no Panopticon de BENTHAM, concebido e proposto por este filsofo em 1840. O que caracteriza o modelo panptico a omnipresena do olho do poder. "A sala central de inspeco o eixo do sistema. Sem este centro de inspeco, a vigilncia deixa de estar garantida, de ser contnua e geral ...", observava na ocasio o ministro do interior. Na perspectiva dos crticos da modernidade, tal foi o modelo de sociedade que a razo calculadora fez reproduzir nas fbricas, nas escolas, nos quartis e, de um modo geral, em todos os lugares da vida social.

21. bvio que, para quem assim pense, a inspeco utpica nunca ter existido. E, para sermos francos, o facto que as provas da histria em nada favorecem a tese contrria. No pas do iluminismo revolucionrio, a inspeco foi criada por GUIZOT em 1833 para que - dito com palavras dele - "se faa sentir por toda a parte, na esfera das escolas primrias, a presena do poder central ..." (in CHRISTIAN NIQUE, Comment l'cole devin une affaire d'tat, Nathan, 1990, 134). Numa carta dirigida aos inspectores, GUIZOT deixou bem identificados os sensores que selectivamente deveriam funcionar na inspeco panptica: "No percais nunca de vista que, nesta grande tentativa para fundar universal e efectivamente a educao popular, o sucesso depende essencialmente da moralidade dos professores e da moralidade das escolas. Lanai sem cessar sobre estas duas condies a vossa ateno e os vossos cuidados. Que elas se observem cada vez mais; que o sentimento do dever e o hbito da ordem estejam continuamente em progresso nas nossas escolas ..." (ibidem, 167).

22. As luzes do esprito que, no sonho dos filsofos, deveriam iluminar o caminho da emancipao, poderiam servir, no funcionalismo objectivador da poltica, para garantir uma domesticao mais eficaz do povo. Na opinio de GUIZOT, os sobressaltos que os sans-culottes trouxeram ao carcter burgus da revoluo no puderam ser evitados porque o antigo regime descurou completamente a educao popular. Explica aquele governante que, se o povo invadiu as ruas, foi porque "no pde adquirir em boas escolas pblicas nem os conhecimentos necessrios para melhorar

8 pacificamente a sua condio, nem ideias religiosas e morais que gravassem profundamente nas almas o sentimento do dever, nem, enfim, os hbitos de ordem e disciplina que previnem a sociedade ... contra os excessos dos indivduos" (ibidem, 113).

23. HABERMAS diz que os crticos da modernidade confundem o projecto que a define com o processo histrico da modernizao social. O projecto pertence ao discurso filosfico; a modernizao, que em princpio deveria concretizar o projecto, pertence prtica poltica. E esta acabou, como sabido, por responder muito mais ao clculo egosta dos homens de negcios do que utopia filantrpica dos filsofos iluministas. Se a crtica fosse dirigida modernizao como um processo que deixou por cumprir as promessas da modernidade, ento j o discurso da ruptura histrica feito pelos ps-modernos (pelos filsofos e no, obviamente, pelos tecnocratas que se confundem no uso do mesmo signo) seria referido ao processo e no ao projecto. E ento, do mesmo modo, j a descontinuidade da histria seria concebida na perspectiva de uma continuidade desejvel, justamente a do projecto ainda inacabado da modernidade.

24. Seja como for, pelo menos verdade que os tempos actuais so outros. Todos sabemos que est em curso uma profunda mudana no sistema-mundo. Nem a inspeco formularia a sua pergunta existencial se no tivesse a percepo de tal mudana. O que est a acontecer , primeira vista, uma simples mudana adaptativa imposta pela nova revoluo tecnolgica. No sistema-mundo capitalista j se verificaram outras revolues que, semelhana do que acontece actualmente, determinaram outras adaptaes por imperativos de sobrevivncia sistmica. E o sistema sobreviveu.

25. Mas uma simples mudana no quer dizer uma mudana simples. Simples mudana significa que ela est inscrita na lgica do sistema como uma necessidade prpria do seu autodesenvolvimento; mudana simples, por sua vez, significa que ela controlvel em todas as fases do seu processo. Ora, a mudana em curso complexa e devemos mesmo classific-la de hipercomplexa. Isso quer dizer que, sendo inevitvel na ordem da evoluo do sistema, no previsvel o seu desfecho. IMMANUEL WALLERSTEIN est convencido de que o desfecho ser fatdico para o actual sistema,

9 mas sente-se incapaz de prefigurar o sistema emergente. "Podemos estar seguros de que surgir uma nova ordem histrica. No podemos estar seguros de que ordem ser" ( O futuro de la civilizacin capitalista, Icaria, 1999, 87).

26. exactamente essa impossibilidade de previso que, segundo ele, d aspecto de crise situao actual. "Uma crise sistmica pode descrever-se como sendo aquela situao na qual o sistema alcana um ponto de bifurcao ou o primeiro de uma sucesso de pontos de bifurcao ... O sistema enfrenta neste ponto aquilo a que poderamos chamar uma opo entre possibilidades. A opo depende tanto da histria do sistema como da fora imediata que possuam os elementos externos lgica interna do sistema" (ibidem)

27. Existe desacordo quanto a saber se a realidade actual melhor representada pelo conceito de modernidade ou pelo de ps-modernidade. H, no entanto, consenso quanto a fazer representar empiricamente a dinmica do mundo contemporneo pelo fenmeno da globalizao. De fontes ideologicamente diversas, as descries que nos chegam coincidem. E todas elas justificam a inquietao que se vai generalizando. Estamos sob a ameaa de uma desintegrao total do sistema-mundo como acto final das infinitas desintegraes individuais e familiares que a globalizao, submetida lgica da competio, vai provocando no mundo da vida.

28. Mas, se verdade que vivemos num "mundo multi-riscos", como afirmam os autores de Educao, um tesouro a descobrir, tambm verdade que este um mundo de mltiplas possibilidades, como nos diz, por seu lado, WALLERSTEIN. Ora, na qualidade de pedagogos, no podemos deixar de crer na fora actuante da educao considerada no seu sentido realmente pedaggico e no instrumental. No seu sentido prprio, a educao actua como um elemento externo lgica interna do sistema e, a partir da, capaz de fazer inflectir a globalizao para possibilidades mais humanas. Tal seria o objecto de uma inspeco verdadeiramente pedaggica. Aqui estaria, segundo creio, a resposta pergunta: inspeco, para qu ?

29. De forma algo paradoxal, o processo da globalizao acaba por tornar mais relevante a dimenso local. Isto acontece por causa do enfraquecimento que aquele processo provoca na figura moderna do Estado-nao. E as consequncias imediatamente decorrentes de tal enfraquecimento no so desejveis: o Estado perde soberania e v diminuda a sua capacidade econmica e poltica para produzir identidade e solidariedade nacionais. Mas o direito tambm se escreve por linhas tortas. Surge finalmente a oportunidade para uma efectiva descentralizao de toda a administrao pblica. Uma oportunidade que formalmente concedida, e que o certamente por razes eticamente duvidosas, mas que no deixa de ser uma oportunidade de autonomia efectiva.

30. Neste contexto de descentralizao, tambm - e necessariamente - a educao se descentraliza, isto , torna-se local, comunitria; e isso tanto no direccionamento local das finalidades pedaggicas como na transferncia de competncias e responsabilidades. nesse sentido que o Decreto-Lei n 115 - A/98 remete para os Municpios a iniciativa da criao de condies estruturais, designadamente na forma de "Conselhos Locais de Educao", para a participao dos diversos agentes e parceiros sociais "com vista articulao da poltica educativa com outras polticas sociais". O sistema educativo, sem perda do horizonte nacional, pode, assim, tornar-se parte integrante de planos estratgicos de desenvolvimento das comunidades locais.

31. Entretanto, alarga-se o significado conceptual de educao. Poderia dizerse, imitando IVAN ILLICH, que a educao se des-escolariza, mas talvez o conceito fique mais clarificado se dissermos que ela se trans-escolariza, manifestando-se em mltiplos espaos e tempos e envolvendo diferentes actores sociais. Toda a comunidade se desenvolve atravs da educao permanente e toda ela se torna educadora. Estou a referir-me a algo que j se exprime de forma organizada no movimento internacional das cidades educadoras. Segundo a ideia deste movimento, todos os cidados e todas as instituies so solidariamente responsveis pela educao de todos, jovens e adultos, num processo estrategicamente orientado para a expanso das potencialidades econmicas, ecolgicas e culturais do territrio e, consequentemente, para o aumento das

1 condies de realizao e felicidade dos seus habitantes. Introduz-se a dialctica do princpio segundo o qual o todo superior soma das partes. O que faz ampliar a dimenso da totalidade a racionalizao dos meios e a convergncia intencional das sinergias locais.

32. Uma nova histria de vida colectiva pode ento comear. Ser a rplica do local ao global. No se trata de voltar costas globalizao na iluso anti-histrica de que seria possvel evit-la. O que possvel e necessrio, como bem sustenta ANDR GORZ, lutar por uma globalizao diferente (Misres du prsent, richesse du possible, Paris, 1999). E isso acontece quando a comunidade local, no mbito do municpio, decide transformar-se numa cidade educadora.

33. O significado este: a comunidade descobre as suas possibilidades e torna-as realizveis atravs de um projecto educativo integral e integrador. Integral porque contemplar todas as dimenses do desenvolvimento pessoal e social, afectando convenientemente a esse desenvolvimento o potencial de emancipao das novas tecnologias; integrador porque o projecto, sendo participado desde o incio, ter um efeito intencional de incluso de todos os membros da comunidade. Dessa maneira o local dar um topos concreto s utopias da modernidade e far a mediao dialctica para uma globalizao mais humana.

34. A inspeco poder ter um inestimvel papel a desempenhar neste processo. Trabalhando para a cidade educadora, recuperaria o sentido iluminista da sua funo, agora num contexto de menor utopia. No seria utpica, como eventualmente ter sido na inteno originria do projecto da modernidade, mas seria pedaggica, como sabe que deve ser. (Dizendo pedaggica, estou a referir-me ao objectivo e no ao objecto da inspeco).

35. Confesso, no entanto, que ao enunciar a ideia de uma inspeco pedaggica senti um alerta vindo da lgica avisando-me de que havia contradio nos

1 termos. A inspeco pode ser fiscal ou judiciria, mas no pedaggica. Sendo pedaggica deixa de ser inspeco. Aqui a mudana de nome parece ser uma condio necessria para a mudana do significado. H palavras que no admitem a menor evoluo semntica e, nesse caso, mais vale substitu-las.

36. Se considerarem que at este momento, que o momento de pronunciar o esperado tenho dito, no respondi satisfatoriamente questo: inspeco para qu ?, ento serei obrigado a reconhecer que s compliquei as coisas, pois termino exdenominando o que, ao menos, tinha um nome. Eis a nova frmula do mote: o qu, para qu ?

F. Cabral Pinto Foz do Arelho, 7-4-00

Vous aimerez peut-être aussi