Vous êtes sur la page 1sur 11

Torta de Maa - servida quente e com sorvete de creme fica maravilhosa!

Massa: 1 ovo 100 gr de manteiga 1 copo de farinha de trigo 1/2 copo de acar 1 pitada de sal 100 gr de amendoas bem picadas Recheio: 500 gr. ma no muito maduras 1 copo de acar 1 colher de sopa de canela 100 gr. manteiga

Mode fazer: Massa: misture todos os ingredientes bem misturados. Cubra uma forma refratria ou uma forma para torta que tira o fundo. Tente fazer com que no fique muito grossa a camada. Reserve um pouco de massa para decorar depois. D umas garfadas no fundo da forma para que no forme bolhas na massa. Leve ao forno pr-aquecido at ficar dourada.

Recheio: enquanto isso descasque e corte em cubinhos pequenos a ma. Misture com acar e canela.Numa panela derreta a manteiga at perder o soro. Junte a ma e deixe at ficar dourada sem ficar mole. Aproximadamente 5 min. Tirar a massa do forno e espere esfriar um pouco. Junte a ma na forma e decore com quiser com o restante da massa. Se estiver esperando visita, leve ao forno alguns minutos antes de servir e no se esquea de pr aquecer o forno. Pode tambm misturar um pouco de acar e canela para ser colocada a gosto pelas visitas na hora.

Se gostar deste receita e repetir vai com certeza cada vez ficar melhor!

Dani - RESPEITEM Torta de ma da minha me (com foto)


Me lembro da minha me fazendo essa receita quando eu ainda era pequena... abria a geladeira e tinha uma viso maravilhosa, rs. Com o tempo ela parou de fazer e eu passei a fazer p/ ela, mas a receita se perdeu h muito tempo. Ontem, dia das mes, fiz de cabea, meio insegura, com medo de errar, mas deu certo! E ela gostou da surpresa!

MASSA:- 2 xc. de farinha - 1 ovo - 1/2 xc. de acar - 2 col. (sopa) de margarina - 1 col. (sopa) de fermento em p. Misturar todos os ingredientes e amassar com as mos at desgrudar; se precisar, coloque um pouco mais de farinha. Forrar uma forma de 25cm de aro removvel no fundo e nas laterais. Fazer uns furinhos com um garfo e levar ao forno pr-aquecido, 180C, por + ou menos 20 min. RECHEIO: - 1 lata de leite condensado - 2 latas de leite (usar a medida da lata de leite cond.) - 3 col. (sopa cheias) de amido de milho - * no uso gema - 4 mas fatiadas. Misturar todos os ingredientes numa panela (menos as mas) at que o amido se dissolva. Levar ao fogo baixo e mexer sempre at engrossar. Quando a massa j estiver assada, colocar o recheio por cima; pode estar quente desde que a massa tambm esteja quente. Colocar as mas fatiadas. COBERTURA: suco coado 4 a 5 laranjas - 1 col. (sopa cheia) de amido de milho - 3 col. (sopa) de acar. Misturar todos os ingredientes numa panela at que o amido se dissolva. Levar ao fogo baixo e mexer sempre at engrossar. Colocar sobre as mas. Espere esfriar um pouco e leve a torta geladeira.

Torta de ma 2 xcaras de farinha de trigo sem fermento 2 xcaras de acar cristal Canela a gosto Misture os ingredientes acima e reserve. 5 mas mdias ou 7 pequenas em fatias finas 1 caixa de leite condensado 2 ovos grandes Pedacinhos de manteiga ou margarina Unte e enfarinhe um refratrio. Faa camadas de farinha, mas em fatias finas, desenhos aleatrios de leite condensado e pedacinhos de manteiga. Por ltimo, bata as claras em neve, junte as gemas e derrame por cima. Forno a 180C at dourar bem.

Quando publiquei a receita da torta de chocolate com limo, muitas pessoas me escreveram com dvidas a respeito da massa de biscoito que usei e algumas at relataram que tiveram certa dificuldade em prepar-la. Desde ento eu tenho planejado um post com o passo-a-passo da massinha e a oportunidade chegou quando resolvi preparar essa torta de ma para receber uma visita querida. A receita da torta vem da revista Claudia e tem, claro, algumas modificaes por minha conta. Ento... ateno formiguinhas devoradoras de tortas, aqui vai a receita da prtica massa bsica de biscoito que eu uso para toda e qualquer tortinha (porque eu j disse que no sou uma pessoa que sabe fazer massa, sovar e eteceteras)... Para a massa: 1 pacote de biscoito maizena, 200gr de manteiga sem sal.

1. triture rapidamente os biscoitos no liquidificador (geralmente a posio pulsar j resolve a parada) 2. o resultado ser uma espcie de farofinha, que eu gosto um pouco mais pedauda, mas a vai do gosto do fregus 3. numa panela derreta a manteiga sem deixar ferver/queimar 4. misture a manteiga com a farofa de biscoito numa travessa

5. misture bem at formar uma farofa mida 6. com essa farofa, forre o fundo de uma frma de fundo removvel (para a receita da torta de ma, o ideal uma de 20cm de dimetro) 7. faa o mesmo com as laterais da forma - v moldando cuidadosamente a farofa nas laterais (no se preocupe, ela vai "grudar" nas laterais) 8. depois de toda forrada, leve ao forno pr-aquecido por uns 10 minutos, apenas o suficiente para dar uma ligeira dourada na massa. Est pronta a base da torta! Essa receita tambm pode ser usada para tortas salgadas, substituindo o biscoito maizena por cream craker ou outro tipo de biscoito salgado (ou de gua e sal). dica de rainha: se voc quiser fazer uma base de torta de chocolate, basta acrescentar algumas colheres de chocolate em p (no achocolatado!) massa na hora de misturar. Para os recheios da torta de ma... 3 mas descascadas e picadas em cubinhos, 5 colheres (sopa) de aucar, canela em p, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 3 gemas, 1 fava de baunilha, 1 envelope de gelatina incolor sem sabor. 1. leve a ma com o acar ao fogo 2. cozinhe at que a ma fique macia 3. retire da panela e separe 2/3 (reserve o 1/3 restante) da ma cozida e leve ao liquidificador com 2 colheres (ch) de canela em p 4. junte a ma do liquidificador com o restante reservado e misture bem 5. com essa mistura de mas, cubra a base da massa j assada e reserve enquanto prepara o creme 6. numa panela coloque o leite condensado, as gemas batidas e as sementes da fava de baunilha 7. cozinhe mexendo sempre at que esteja bem homogneo 8. transfira para uma travessa e junte o creme de leite e a gelatina hidratada com gua (siga as instrues da embalagem) 9. despeje o creme por cima do recheio de mas, polvilhe canela misturada com acar por cima e leve geladeira por 2 horas ou at servir. 10. depois de firme, decore a gosto - eu usei fatias de ma que foram ao fogo com gua e limo at ficarem quase macias, depois ajeitei sobre a torta e pincelei melao (que eu levei ao fogo com um tantinho de gua) e finalizei com um pau de canela. Como eu usei uma frma maior do que 20 cm, tive que "aparar" as sobras da massa, uma vez que a quantidade de recheio era menor do que a altura da frma (por isso ela ficou mais fininha). Esfarelei um pouquinho das sobras e deixei nas laterais, o que deu, digamos, um ar "rstico" que eu curti. Acho que as comadres mais chegadas em doce vo gostar bastante dessa torta (que para o meu paladar um pouquinho doce demais), principalmente as que tiverem formiguinhas e formiges em casa.

Ingredientes: Massa: 1 gema 25 g de acar mascavo ( xcara de ch) 100 g de farinha de trigo ( xcara de ch) 50 g de manteiga gelada (1/3 xcara de ch) Recheio: 4 mas gotinhas de limo 1 xcara (ch) de acar (200 g) xcara (ch) de farinha de castanha de caju (30 g) 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (45 g) 1 colher (sobremesa) de canela em p

Modo de Preparo: Massa: 1- Em uma tigela, misture 1 gema, 25 g de acar mascavo, 100 g de farinha de trigo, 50 g de manteiga gelada at ficar uma massa lisa e homognea. Leve geladeira para firmar por 30 minutos.

Recheio: 2- Com uma faca, corte a tampa (com 2 cm) de 4 mas e descarte. Com uma colher pequena v retirando a polpa de cada ma e deixando a casca com uma borda de polpa com 0,5 cm at que cada ma se parea com uma cumbuquinha. Pique grosseiramente a polpa retirada das mas e pingue umas gotas de limo para evitar que escuream. Reserve polpas e cumbuquinhas. 3- Em uma tigela, coloque as polpas das mas picadas, 1 xcara (ch) de acar, xcara (ch) de farinha de castanha de caju, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 colher (sobremesa) de canela em p e misture bem. 4 Coloque a massa (feita acima) entre 2 sacos plsticos e abra-a com um rolo numa espessura de 0,5 cm. Corte discos de massa com dimetro maior que as tampas das mas. Com auxlio de um canudo de plstico faa pequenos furos em cada disco de massa. 5- Recheie as cumbuquinhas de ma com as polpas picadas (feitas acima) e cubra com um disco da massa. Coloque as cumbuquinhas em uma assadeira e leve para o forno mdio pr-aquecido a 180C, por 40 minutos ou at dourar. Retire do forno e sirva em seguida com chantilly ou sorvete.

Ingredientes: Massa: - 2 xcaras de farinha de trigo - 2 colheres de margarina - acar - Leite de soja - caldo de legumes em p - 1 colher de ch de fermento em p Recheio: - 3 mas - acar - canela Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes numa tigela, colocando o leite de soja at espichar a massa. Colocar a massa na forma. Cortar as mas em fatias bem fininhas, colocando em camadas na forma, juntamente com a canela e o acar. Levar ao forno.

Creme: 2 latas de leite condensado 4 gemas 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de creme de leite 1 colher (ch) de essncia de baunilha Modo de preparo Para o recheio, coloque as maas em uma panela com a gua, o acar, a canela e leve ao fogo baixo, mexendo at cozinhar e virar um pur. Retire do fogo e reserve. Para a massa, triture o biscoito no liquidificador e misture em uma tigela com a margarina derretida at obter uma farofa. Com ela, forre o fundo e as laterais de uma frma de aro removvel de 22cm de dimetro, pressionando bem com as costas de uma colher. Leve ao forno alto, preaquecido, por 8 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Para o creme, bata no liquidificador o leite condensado, as gemas e a farinha. Transfira para uma panela e leve ao fogo mdio, mexendo at engrossar. Retire do fogo e misture o creme de leite e a essncia. Reserve. Espalhe o pur de ma sobre a massa reservada e cubra com o creme. Polvilhe com canela e leve geladeira por 2 horas. Desenforme com cuidado e sirva.

Torta Ma do Amor Ingredientes: 1/2 embalagem de biscoito maisena (360g) 4 mas sem sementes 1 lata de leite condensado 3 colheres (sopa) de amido de milho 1 colher (ch) de gelatina sem sabor 1 1/2 xcara (ch) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente 165 ml de groselha 4 xcaras (ch) de leite 2 gemas Modo de Preparo: - Leve ao processador o biscoito maizena e bata at obter uma farofa. - Despeje numa tigela funda, junte 1 xcara (ch) de manteiga ou a margarina e amasse bem com os dedos para ligar tudo. - Forre o fundo de uma forma desmontvel (27 cm de dimetro) e leve ao forno mdio (180 C) por cerca de 10 minutos ou at que as beiradas comecem a dourar e reserve. - Numa panela pequena, junte 2 mas em cubinhos, xcara (ch) de groselha, xcara (ch) de gua e deixe cozinhar at reduzir um pouco o lquido. - Retire a ma e reserve a calda. - Numa panela mdia, junte 1 lata de leite condensado, 4 xcaras (ch) de leite, 3 colheres (sopa) de amido de milho, 2 gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre at engrossar. - Acrescente a ma reservada e deixe esfriar. - Dissolva 1 colher (ch) de gelatina sem sabor em 2 colheres (sopa) de gua fria, leve ao banho-maria ou micro-ondas e deixe aquecer sem ferver. - Numa panela pequena, coloque 3 colheres (sopa) de groselha, 2 mas cortas em fatias finas, cozinhe rapidamente at a ma ficar vermelinha, retire a ma e reserve a calda.

- Acrescente a gelatina dissolvida na calda, mexa bem e deixe esfriar. - Despeje o recheio sobre a massa, acomode por cima as fatias de mas e a calda de groselha e leve geladeira por 2 horas. - No momento de servir desinforme a torta sobre um prato raso e sirva ainda gelada.

Vous aimerez peut-être aussi