Vous êtes sur la page 1sur 11

1.

Introduo
O presente trabalho apresenta a origem da educao pblica. Sabese que devido Revoluo Industrial, a finalidade da escolarizao foi um instrumento de trabalho. No sculo XVI, porm, devido s profundas transformaes polticas e religiosas, a Reforma Protestante influenciou nas mudanas educacionais (GILES, 1987) Segundo Freire (1996), conhecendo o significado da escola pblica, a sociedade percebe que ela no somenteumtransmissordecontedos,masumformadordehomens Neste contexto, a presente produo cientfica visou questionar: Quais foram os fatos histricos que propiciaramosurgimentodaEscolaPblica? SegundoCambi(1999),oensinopblicoteveoseuincionascontradiesreligiosasepolticasdofinalda IdadeMdia.PartesedahiptesequeomovimentodaReformaProtestante,iniciadoporLutero,teveinflunciana escolarizao popular. Conforme Manacorda (1989), as manifestaes sociais que ocorreram na Alemanha, por influnciadeMartinhoLutero,iniciaramamodificaodosistemadeensino Ohomemumobjetodeanliseebuscaaconhecerasiprprio,eparaissonecessrioumaelaborao cientficaquepossibiliteumareflexopoltica,socialefilosfica(BARROSLEHFELD,2000) SegundoCs(2008),paraqueoconhecimentocientficopossaterumembasamentoequeashiptesesse transformememconhecimentoscientficos,precisoqueotrabalhotenhaumafundamentaobibliogrfica,com autoresqueabordaramoassunto Giles (1987) afirma que o propositor na revoluo da educao foi Martinho Lutero, com sua proposta em modificarocurrculoescolarcristo,omtodoeprofessores O objetivo da pesquisa foi verificar os fatos histricos que propiciaram o surgimento da Escola Pblica e entenderosistemapblicodeeducao,bemcomoosinteressesdosdiferentessegmentosdasociedade Estetrabalhofoiestruturadoemquatrocaptulos,sendoqueoprimeiroapresentaaeducaoeaculturana BaixaIdadeMdiaosegundotratadeLuteroeaReformaoterceirocaptuloabordaametodologiadapesquisae, porltimo,asconcepesdeMartinhoLuteronaeducao.

2.EducaoeCulturanabaixaidademdia
2.1AEducaoMedieval
A Educao Medieval era articulada com a Igreja catlica e no havia uma estrutura sistematizada. Os estudos aconteciam dentro dos templos religiosos. O ensino se baseava nas leis divinas, no princpio de que o homemfoiconcebidoimagemesemelhanadeDeus,nopodendodesobedecersescriturassagradas. Luzuriaga(1963)afirmaquenaidademedievalnosurgiramgrandestericosnaeducaoemcompensao houve muitos educadores, geralmente professores, que eram monges e eclesisticos. A influncia crist teve a sua durao em toda Idade Mdia, e a concepo dominante no conceito de educao era de disciplinar (MONROE,1972). Oensinoqueoseducadoresministravamnotinhaumametodologiasistematizada,masasleisqueregiam a sociedade eram definidas pela Igreja Catlica Romana. Conforme Cambi (1999, p.142), O romantismo j tinha reconhecido a particularidade da sociedade medieval, centralizada em torno do valor religioso e da autoridade da Igreja,percebesequeaIgrejanesteperodotemumagrandeforadealienaosocial,aculturasebaseavana religiosidade. Conforme as cidades foram se desenvolvendo, criaramse as escolas municipais fora das Igrejas. O ensino

noaconteciaemlatim,eistoeramuitosignificativoparaosalunos(LUZURIAGA,1963).
DanteAlighieri(12651321)oreflexodoprimeirompetoemdireoaumnovo alento intelectual que vai impulsionar, entre outras coisas, um novo processo educativo.Este,alis,jestincipientenascomunasitalianasdonorte.Tratasede um novo estilo. O estudo obrigatrio do vernculo e maior nfase na emergente literaturanacionalapontamparanovosrumosnaeducao(GILES,1987,p.93).

Podeseafirmarqueapreocupaodessasescolasmunicipaiseraescolarizarumasociedadequeestava margem da ignorncia. Para chegar a este pblico e incentivar a importncia do ensino, houve a necessidade de incluir o estudo do vernculo, lngua de origem de sua regio. Quando as escolas passam a ter o estudo da literatura nacional, a educao comea a se popularizar, dando nfase num ensino mais acessvel, uma necessidadedasociedadedapoca.
Entretanto, em vrios municpios, fundavamse escolas sob controle municipal, esforo que encontra forte resistncia por parte das autoridades eclesisticas. Porm,omovimentocontinuaeespalhase,sobretudoemFlandres(GILES,1987, p.108).

Percebesequehumagranderesistnciadaclassenobresobreoprocessoeducativo,nohaviaincentivos para que houvesse um avano na conquista pelo direito da abertura destas escolas. Quando esse projeto se realizava,erapelomritodealgumbispolocal. Neste perodo os municpios j contribuam com uma subveno, e a cesso de edifcios e material representavaumgrandeavanonodesenvolvimentodasescolasmunicipais.Iniciaseumatransformaosocial, queteveumaideologiahumanista(LUZURIAGA,1963).

2.2ORenascimentoeainfluncianaEducao
O sculo XIV foi marcado por transformaes, em vrios sentidos, inclusive no social e intelectual. Os grandespensadoresecientistascomearamasemanifestar,issofezcomqueasociedadepassasseporgrandes transformaes tecnolgicas. Podese dizer que foi a poca onde a modernidade comeou a tomar corpo na sociedade,einfluencioumuitasmudanasreligiosaseculturais.
FoiosculoemquecomeouatomarcorpoaModernidadecomquasetodasas suas caractersticas: a secularizao, o individualismo, o domnio da natureza, o Estadomoderno(territorialeburocrtico),aafirmaodaburguesiaedaeconomia demercadoecapitalistanosentidoprprio(CAMBI,1999,p.243).

Foiosculomarcadoporumanovaestruturasocial,comosurgimentodaburguesiaeoavanonacincia. Naeconomiapodesedestacarqueabuscadenovosterritrioscomerciaisfazosurgiromercantilismo.Enose pode esquecer que esta influncia mercantil foi causada com o princpio das grandes navegaes (MONROE, 1972). Os estudiosos renascentistas observavam os fenmenos da natureza e isto que levou a grandes descobrimentos geogrficos e as descobertas da astronomia que tornou base para o pensamento moderno e cientfico. Esse grande avano d incio ao desenvolvimento do transporte martimo, influenciou na educao e aprimorou alguns conhecimentos. Giles (1987) afirma que o progresso comercial contribuiu para uma crescente secularizaodoprocessoeducativo. Comamodificaodomercadoeconmicoemuitasatividadescomerciaislivres,haviaanecessidadedese ampliaresseconhecimentoparaasociedadeeconsequentementeampliarasfronteirascomerciais. Manacorda(1989)afirmaqueosmestreslivresqueensinavamforadoambienteescolarforamprotagonistas

deumanovaescola,dandovalorparaassuassituaesjurdicaesocial.Estavisomostraaimportnciadesta nova fase econmica, que trouxe a abertura de novas ideias, impulsionando um grande movimento poltico religioso.
A atividade destes mestres livres, porm, deve ser estudada mais de perto e explicadamaisestreitamenteemrelaoaosurgimentodeumanovasociedadede mercadoresearteso,quetmcomocentrosdevidaascidadesorganizadasem comunas e como expresso cultural mais caractersticas e visivelmente nova as literaturasemvulgar(MANACORDA,1989,p.168).

Onascimentodecentrosecidadesorganizadasfezcomqueapopulaotivessemaisvnculossociais,isso exigia uma comunicao mais expressiva. Segundo Giles (1987), um bom cidado tem que unir a atividade poltica,culturaleintelectual,conjuntoimprescindvelparaoprocessoeducativo,esaeducaopreparaparaa liberdade. De acordo com Monroe (1972, p. 146) A Renascena clssica dos sculos XV e XVI foi, em primeiro lugar, um movimento intelectual, esttico e social. Como tal, causou modificaes profundas em todas as fases dopensamentoedapraticaeducativa O movimento renascentista proporcionou profundas modificaes sociais, gerando grande impacto na educao.Foioperodoqueasliteraturasforampopularizadas,asescolascontavamcomoapoiodosmunicpios, ensinavam o vernculo, e se distanciaram das Igrejas, com isso, conflitos de pensamentos comearam a se manifestar.

2.3ACulturaeArteRenascentista
Baseadonaculturagregaclssica,aliteraturamedievaltinhaumaspectoindividualista,ondeohomemerao centro do universo. Mesmo com a mudana cultural, a Igreja continuava tendo uma grande influncia no sistema polticoeeducacional.Exaltavamseosinteressescatlicos,induzindoapopulaocompradeindulgncia SegundoCambi(1999),aidademedievalfoitambmmarcadapelomedoeumafidelidadeescrava,ondetudo era temido em nome de Deus. Porm, o renascimento trazia uma alta critica na viso religiosa, foi o perodo da criao das literaturas, o estudo do grego e o latim, restaurao das obras clssicas e desenvolvimento da cincia.
ComaRenascenacomea,nosculoXV,novafasenahistoriadacultura,ada educaohumanistaque,porsuavez,constituioprincpiodaeducaomoderna. ARenascenanoapenasrenascena,renascimento,ressurreiodopassado, da antigidade clssica, mas antes de tudo criao, gerao de algo novo (LUZURIAGA,1963,p.93).

A Renascena princpio de uma concepo humana diferenciada da Idade Mdia, a caracterstica desse movimentodeumarealidademaisrisonha,humanaeprazenteiradaexistncia.DeacordocomMonroe(1972), asobrasliterriastinhamointeresseparaimaginaoeocorao,apreciaodoesforoartsticocomonenhum outroperodohistrico. Podese afirmar que a ressurreio da antiguidade clssica deu abertura para um novo movimento que comeava a incentivar um novo mtodo de ensino. No prximo captulo, abordaremos a manifestao religiosa influenciadaporLutero,quefoiopropositordareformadasIgrejascristseincentivouamodificaodosistema deensino.

3.LuteroeaReforma
3.1Situaodasociedadeeuropeia
OssculosXVeXVIpassaramporumagrandetransformaoeconmica,osistemafeudalpassavaporum

novoperodopoltico,socialecultural. Paraentenderacrisenosistemafeudal,importantelembrarquenaaltaIdadeMdiaaforaeconmicaera agrcola, o senhor feudal exercia o controle das posses de terra e os homens que trabalhavam em suas propriedades,osservos.Arelaoentreosenhorfeudaleosservoseradeterminadaporobrigaesrecprocas. SegundoArruda(1995,p.31).Osservostrabalhavamnosdomniosdosenhorpagandocomprodutosautilizao daterraeaproteomilitarqueosenhorlhesproporcionava. Os servos eram dominados pelo senhor feudal que lhe garantia a sua segurana contra as constantes invases, Os senhores feudais dependiam do trabalho dos servos para a sua sobrevivncia, pois sem eles no havia comida para a sua famlia. De acordo com Arruda (1995), os servos no eram escravos, mas no podiam abandonar as terras e tambm no podiam ser expulso das propriedades do senhor feudal, assim se tornando presos. Neste perodo no se produziam objetos com objetivo de comercializao, os produtos eram somente para atenderoconsumolocal,enaproduoagrcolaostrabalhadoresnotinhamointeresseemaumentar,poisno existiamercadodeconsumidor,eastcnicasagrcolaseramdemqualidade. Segundo Miceli (1988), alimentao era basicamente de legumes e cereais e principalmente de trigo. A criao de gado se resumia em algumas vacas, carneiros e porcos, mas todo o privilegio era dos nobres que tinhamodireitosobretodaaterra. De acordo com Arruda (1995), se o servo produzisse mais os senhores aumentariam as cobranas de impostos,porissoascolheitaserammuitoreduzidasparaapopulaoqueeraameaadaapassarfome.
Afometambmeracausadapelosbaixosrendimentosdetrabalhoagrcola,poisos instrumentosusadosparalavrardaterraeramrudimentarese,emsuamaiorparte, de madeira. O ferro era to raro e valioso que o simples roubo de uma faca era punidosrigorosamente.Daaimportnciadostrabalhosmanuais(MICELI,1988,p. 7).

Podeseafirmaroquetinhamaisvalornesteperodonoerapossuirterras,masodomnioqueossenhores feudais tinham sobre o homem. E os instrumentos agrcolas, mesmo sendo grosseiros, eram de grande importnciaparaocultivodaterra.

3.2SituaodaIgreja
Para a Igreja, o homem deveria se preocupar com o seu destino aps a morte, entre o cu e inferno, a missodaIgrejaeraauxiliaroindivduoparaconquistarasuasalvao.AIgreja,comobjetivodeajudarohomem asesalvar,condenavaocomercioquevisavalucro.
Para ajudar o homem a se salvar, a Igreja passou a condenar o comrcio que visava lucros, pois, segundo os ensinamentos da Igreja, os bens materiais foram comomeiosparafacilitarsuasalvaoenoparaoseuenriquecimento(ARRUDA, 1995,p.35).

O crescimento comercial no era estimulado pelas foras religiosas, com isso no havia um grande crescimentoeconmico. SegundoArruda(1995),aIgrejatinhaamesmaorganizaosemelhantedanobrezaemdomnioterritorial.Ao longo da Idade Mdia, a Igreja se tornou a maior proprietria de terras da Europa, estruturandose como a instituiomaispoderosanesteperodo. De acordo com Miceli (1988, p. 21), Enquanto o rei e a nobreza tinham suas propriedades divididas por casamentos,heranas,favoreselutasconstantes,aIgrejapdeacumularentre20e35%detodasasterras.O

fato da Igreja acumular riquezas fazia com que as autoridades eclesisticas tivessem domnio poltico sobre a sociedade. AIgrejaeraresponsvelporpassartodososensinamentosreligiososeculturaisparatodaapopulao,por isso os acervos de livros e bibliotecas eram dominados pelos monges, bispos e padres. A populao no tinha acessoatmesmoaoslivrossagradosequandooindividuoentravanaIgreja,amissaeracelebradaemlatim. SegundoVerger(1999,p.25),Olatimmedievalera,antesdetudo,alnguassagradas,aqueladaEscritura, aquela da liturgia, do culto e dos sacramentos em outras palavras, era a lngua dos padres e monges. Como a Igrejaeraanicaquetinhaopoderdeabenoaremaldioarusavaseaideiaqueparaobtersalvaoerapreciso apagarindulgncias.
Pararealizarapossibilidadedesalvarseeternamenterecomendavasearenncia aos bens terrenos que tambm significava a aceitao de uma vida miservel, a entregadedzimoseadoaoderiquezasacumuladas,oquemuitosmercadores chegaramafazernofimdesuasvidas,transferindoseparaosconventoscomtoda suafortuna(MICELI,1988,p.24).

NaIdadeMdiatudoeratemidoemnomedeDeus.SegundoCambi(1999),foiumtempomarcadopelomedo que a Igreja cultivava por meio de suas doutrinas abusivas que praticamente obrigava a populao a pagar indulgncias, e aproveitavase da falta de conhecimento para alienar o povo. Segundo o costume, quem comprasse alguma indulgncia das mos de um representante do clero era absolvido dos pecados e ficaria um tempoamenosnopurgatrio.

3.3VidadeLutero
Indignado com certos costumes da Igreja, o alemo Martinho Lutero (14831546) foi responsvel pela ReformaProtestante.Luteroteveumaprofundainflunciasocial,econmicaepoltica. Martinho Lutero nasceu em 1483, em Eisleben norte da Alemanha. Seus pais queriam que ele fosse advogado, porm ele procurou ter sua formao num mosteiro em Erfurd. Aos 25 anos ele foi estudar na universidadedeWittenberg,ondeseformouemestudosbblicos.Luteroficouescandalizadocomoscostumesdo cleronumaviagemaRoma,ecomaproteodoPrncipeFredericoeleseguiucarreiracomoprofessorepregador.
Mediante a anlise de obras de historia da Educao, podese constatar que as orientaes de Lutero sobre a forma de organizao da educao escolar, tanto paraoscolgiosdeensinosecundrioeparauniversidadecomoemsuaproposta decriaodasescolaselementares,sofreramforteinflunciadeseuamigoFilipe Melanchthon(14971560),sendodifcilsaberdeforteinflunciadefatoaautonomia eoriginalidadedealgumasdesuasideias(BARBOSA,2007,p.166).

Melanchthon foi uma forte influncia para Lutero na sua luta contra os abusos da Igreja, foi seu portavoz quando esteve impedido de se manifestar publicamente. Martinho Lutero, por meio de seu ensino, criticava as doutrinasqueaIgrejaensinava. Como protesto contra os ensinamento doutrinrios publicou as 95 teses e fixou na porta da Igreja de Wittenberg, criticando as prticas eclesisticas e entrando em conflito com a autoridade papal. Segundo Manacorda(1989),oslevantessociaisderamumimpulsoparaaforapolticaquemodificouosistemaescolar. De acordo com Cambi (1999, p. 243), O sculo XVI foi marcado por profundas fermentaes (rebelies, transformaes,rupturas),devidosmanifestaesideolgicas,areformareligiosacausoudivisesentrebispos eapopulao,abrindocaminhosparanovavisopolticaecultural. Por meio da manifestao religiosa houve a diviso da Igreja, abrindo caminho para as Igrejas que protestavam contra os ensinamentos do clero. O protestantismo, no s contrariava as doutrinas da Igreja, mas

tambmfoioqueincentivouapopulaoteracessoasliteraturassagradas.
Podesedizerque,comoprotestantismo,afirmamseempedagogiaoprincpiodo direitodever de todo cidado em relao ao estudo, pelo menos no seu grau elementar,eoprincpiodaobrigaoedagratuidadedainstruo,lanandoseas basesparaaafirmaodeumconceitoautnomoeresponsveldeformao,no estando mais o indivduo condicionado por uma relao mediata de qualquer autoridadecomaverdadeecomDeus(CAMBI,1999,p.248).

O movimento reformador foi o princpio para que houvesse uma transformao na sociedade, incentivava o acessodoensinoparatodaapopulao. AlutadeLuteroeraqueoindivduoselibertassedaalienaoetivesseacessoeducao,assimpodendo argumentar sobre os seus direitos e deveres. Segundo Cambi (1999), era necessrio que se mantivessem as instituies pblicas que j havia nos municpios. Podese afirmar que Lutero inicia a proposta do ensino ser de responsabilidadedogovernocivil.
Porm,apromoodoprocessoeducativodevernosdaIgreja,mastambm dogovernocivil,poismesmoquenohouvessecuouinferno,aeducaoseria necessriaparaformarumpovocapacitadoparagovernarsabiamenteeorganizar avidasocial(GILES,1987,p.119).

Oluteranismodefendiaqueopovonopodiaterporbasesomenteumensinamentoreligioso,mastambma sociedadetinhaqueterumainstruosocialquevisasseumconhecimentopolticoeeconmicoparaformaruma sociedadebemestruturada.Eacreditavanumanovaescolaquetinhaafunodeinstruiroindividuo,acultura,a prosperidadeecapazdeadministrarassuasfinanas. EmseusdiscursosLuterodiziaqueainstruonopodiasermantidacomfora,mascomoslivros(CAMBI, 1999). Segundo Giles (1987, p. 119) A prosperidade da cidade depende diretamente de cidados bem formados, poisestessaberomanterumasociedadeestvel Lutero se queixava que era uma grande negligncia a Igreja no cumprir a misso educadora, a populao no conseguia dominar a sua lngua de origem, porm as missas eram realizadas em latim que dificultava muito maisacompreensodasescrituras(GILES,1987). ParaLutero,eraprecisoensinarapopulaopormeiodesualnguadeorigem.AtraduodaBbliafeitapor Martinho Lutero foi uma grande oportunidade do povo ter o conhecimento da literatura sagrada, que era a fora educacional neste perodo. De acordo com Manacorda (1989), era importante todos terem acesso Bblia traduzidaemalemoparaoverdadeiroconhecimentodasescrituras ConformeAranha(1996,p.91),Aeducaosetornaentotoimportanteinstrumentoparaadivulgaoda reforma,pordariguaiscondiesatodososhomensdeleituraeinterpretaodabblia. Oluteranismodefendiaquetodooindividuotivesseoseuatodefporbasenaliteraturadasescrituras.De acordo com Aranha (1996), a Reforma Protestante prope consultas diretas dos textos bblicos sem a intermediaoestabelecidapelatradiocrist.
A indignao de Lutero s se dissipou quando, ao interpretar os evangelhos, concluiu que os homens vivem por uma graa de Deus e que justia divina revelada pela leitura das escrituras, de modo passivo e independentemente dos mritosouaesdecadaumduranteavida.Foioquesetornouconhecidocomo doutrinadasalvaopelaf(MARTINHOLUTERO,2008,p.2627).

Luteroacreditavaquecomarenovaoreligiosaestavaseformandoumnovoconceitodeutilidadesocialda educao, e com a reivindicao da traduo da bblia se iniciava o projeto de alfabetizao para os indivduos

menosfavorecidosaoacessoaeducao(GILES,1987). MartinhoLuteroinfluenciounareformulaodosistemadeensino,conceituandoasmodalidadesquedeveria ser aplicada na fase infantil at o ensino superior (ARANHA, 1996). Ele valorizava os contedos literrios, matemticos,histricosemusicais. Segundo Aranha (1996), Lutero defendia uma educao universal e pblica e que o Estado assumisse essa tarefaparatodosteremacessoaoumensinovoltadocomumaformaointelectual. Oprximocapitulotemporobjetivoabordarametodologiadapesquisa.

4.MetodologiadaPesquisa
Este captulo tem por objetivo abordar a metodologia da pesquisa. Foi preciso verificar os contedos bibliogrficosehistricos,comanlisedaconcepocientficadotema.
O homem tambm objeto de analise enquanto sujeito, um ser que busca conhecer a si prprio. Portanto, lhe necessrio, na elaborao de seu conhecimento, proceder a reflexo filosfica, religiosas e cientificas at mesmo repensaremsuasconcepesprcientificas(BARROSLEHFELD,2000,p.39).

Afundamentaocientficaconstataumconhecimentoepormeiodereflexesepensamentosquejforam escritosquesetemembasamentoparadarcontinuidadeanovosconhecimentos. Segundo Cs (2008), para a elaborao de um trabalho bibliogrfico precisamos de um procedimento cientficoadequadoeumaliteraturaquepossafornecerumareflexoquetransformarahiptesesemumateoria cientifica.
Praticamente todo o conhecimento humano pode ser acessado nos livros ou em outros impressos que se encontram nas bibliotecas. A pesquisa bibliogrfica tem comoobjetivoencontrarrespostasaosproblemasformulados,eorecursoutilizado para isso consulta dos documentos bibliogrficos (CERVO, BERVIAN SILVA, 2007,p.79).

Para a realizao deste trabalho, foi necessria a utilizao do acervo acadmico que contm informaes queesclareceocontextohistricoquemotivouaorigemdoensinopblico. De acordo com Cs (2008), preciso sistematizar a teoria estudada para a construo do conhecimento. SegundoMarconieLakatos(2010,p.116)Dessaforma,apesquisabibliogrficanomerarepetiodoquej foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegandoaconclusoinovadora. A pesquisa bibliogrfica tem por objetivo inovar as concluses j existentes e aprimorar os conhecimentos dandoumenfoqueparanovostemasquepossamcontribuirparasociedade. Portanto,foiprecisolevantarasinformaesobtidasnaliteraturaeorganizaressesdadosparaverificartodas ashiptesesquefundamentaramaorigemdaescolapblica. Aimportnciadeumtrabalhobibliogrficoparaoeducadorqueelepodeverificarosfatoshistricosquea sociedade vivenciou, e comparar os fatos dos dias atuais. Segundo Dalorosa (1999), professor no pode falar de educaosemanalisarquehomensqueremformar,esuascaractersticassociais. A pesquisa com fundamentao terica faz o educador se organizar culturalmente, e por meio da histria pode levantar as caractersticas que levou a sociedade a estrutura poltica e econmica, pela qual a escola est sendoinfluenciada.

OquartocaptulotemporobjetivoverificaraspropostasqueMartinhoLuterofezparaaeducao.

5.AsconcepesdeMartinhoLuteronaEducao
5.1AspropostasdeLuteronosistemadeensino
[...]CarosSenhores,cadaanogastasetantoemespingardas,estradas,caminhos, diquesetantasoutrascoisasdessetipo,paradaraumacidadepazeconfortomas porquenoseinvestemuitomaisoupelomenosomesmoparaajuventudepobre enecessitada,demodoquepossamsurgirentreelesumoudoishomenscapazes, que se tornem mestres de escola? (LUTERO, 1524 apud MANACORDA, 1999, p.196).

A proposta que Martinho Lutero fez em seus discursos sobre a educao que o conhecimento capacita o homem ao desenvolvimento social. Lutero mostra em seus depoimentos a sua indignao de ter tantos cursos superiores em sua poca, porm no havia muitos profissionais instrudos com a formao de mestres ou doutoresparabeneficiodasociedade. Segundo Cambi (1999), o princpio do direitodever do cidado obrigao dos municpios, sendo gratuita e com recursos para toda a comunidade. Portanto, a instruo social de obrigao e dever dos governantes. O incentivodeMartinhoLuteroparaaeducaogratuitaeraoprincpioparaasociedadechegaraoconhecimentoe terumaanlisedeseusdeveresedireitos. De acordo com Cambi (1999), Lutero em seus discursos diz como importante formar cidados cultos e respeitadores das leis para garantir a paz e a fora econmica da sociedade. As escolas so benficas para as cidadesepromoveapazebomgoverno(GILES,1987). Segundo Lutero (apud MANACORDA, 1999, p. 1996) A prosperidade, a sade e a melhor fora de uma cidade consiste em ter muitos cidados instrudos, cultos, racionais, honestos e bem educados, capazes de acumulartesouroseriquezas,conservloseuslosbem[...].Nobastavaapenasassinaroprprionome,era precisoterumaeducaoqueinstruiparaodesenvolvimentointelectual. Como as famlias desfavorecidas economicamente tinham pouca instruo poltica era preciso orientar os paisquesuascrianasdeveriamfrequentaraescola. Luteroanimaospaisdemanterosseusfilhosnaescolaecitaosbonsempregosqueestascrianastero no futuro, assim com uma boa formao teramos doutores e mestres e trazendo benefcios para a sociedade (GILES,1987).
OinteressedeLuteropelosproblemasdaeducaoedaescolaestcontidonuma sriedediscursosedeapelosdirigidosaoshomenspolticosalemes(Carta aos conselheiroscomunaisdetodasascidadesdaAlemanha,de1524Sermosobrea necessidade de mandar os filhos escola,de 1530), alm de alguns escritos de carterreligioso(Grandeepequenocatecismo,de1529)(CAMBI,1999p.248249).

De acordo com Giles (1987, p. 122) Reconhecendo, na entanto, a fora da oposio, Lutero afirma que o nico meio deveras eficaz de realizar a reforma do processo educativo atravs da obrigatoriedade do ensino. Em seu discurso, Lutero afirma que s se atingir uma sociedade bem instruda socialmente quando as autoridadesobrigassemospaisacolocaremosseusfilhosnaescola.
Ora,homensdessetipodevemsereducadosassimdesdecriana,comotambm mulheresdessetiposeeducamassimdesdepequenas.Portanto,necessrioque meninosemeninassejambemeducadoseinstrudosdesdeainfncia(LUTERO, 1524apudMANACORDA,1999,p.197).

EranecessrioqueaeducaotivesseoseuincionainfnciasegundoGiles(1987,p.119)Luterolembra que a estabilidade da nova ordem espiritual depende da capacidade de as crianas compreenderem as Sagradas Escrituras,oquepodemconseguiratravsdainstruo. Lutero em seus discursos referese s meninas que no tinham oportunidade para o estudo, fosse incentivada tambm a frequentar a escola. De acordo com Manacorda (1999), era importante que as mulheres tivesseminstruosocialparasabergovernarbemasuafamlia Paraqueoensinoatingissecomeficinciaapopulao,Luterosentiuanecessidadedeorganizarosistema deensino.
Porm,Luteronoseinteressatosomentepelateoriaeducacional,mastambm pelaprticadaorganizaodoensino.Noplanode1528preconizaaorganizao daescolaemtrsdivises:umaparaosprincipiantes,asegundaparaaquelesque estoaprendendoagramticaeaterceiraparaaquelesqueconseguemxitona segunda diviso. No plano, Lutero no se limita a especificar detalhadamente as matrias,masindicaatohorrioemdevemserensinadas(GILES,1987p.120).

SegundoGiles(1987),Luteropropeumaorganizaocurricularondeeleseparaemtrsdivises.Aprimeira diviso para os iniciantes onde as crianas aprenderiam o alfabeto, credo e o pai nosso, depois de terem aprendido essa primeira etapa, iniciariam os estudos do Cato e Donato como introduo da leitura e escrita do latim,comainstruodocantoparaauxliodamemorizao. Na segunda diviso os alunos aprenderiam conjugaes de verbos no latim, exerccios de gramtica, etimologia, sintaxe e prosdia. Estudariam algumas fbulas dadas com antecedncia como dever e os mestres usariamarepetioconstantecomoformadememorizaodoscontedos.Naterceiradivisocompostopelos melhoresalunosquedominavamgramtica,entretantoelesdeveriampraticarcomposiesdemusicas,estudar adialticaeretrica(GILES1987). Paraele,nobastavaoindivduoterumbsicoconhecimentodaspalavras.ApropostaqueLuterodefendia era organizar um sistema de ensino para todas as escolas do Estado, para combater a desigualdade social. De acordo com Cambi (1999), Lutero priorizava o ensino das lnguas antigas e nacional, porque era o meio da populaocompreenderasescriturassagradas. Em seu plano de ensino no faltou citar as disciplinas de cincia, matemtica, arte, obras literrias (pag e crist)emsica.SegundoAranha(1996),oscoraisformadosporLuteroemocionavamemsuasapresentaes. Afrequnciaescolareralimitadaaumaouduashorasorestantedotempoeradedicadoatrabalharemcasa (CAMBI,1999).Pormosalunosdaterceiradivisodeveriamestudaremtempointegralesededicarformao religiosa(GILES1987.) Os edifcios escolares tinham que ter uma estrutura para o seu bom uso e adotados de boas bibliotecas (CAMBI, 1999). Percebese que Lutero valoriza a leitura como fonte de instruo social, segundo Giles (1987, p. 120) As escolas devem ser mantidas por patrimnios sistematicamente organizados e dotadas de boas bibliotecas. SegundoAranha(1996),Luterocriticavaarigidezqueasescolastinhamcomoformadedisciplina,edefendia ateoriadeErasmo(14661519)queacrianadeviaaprenderdeformaldicaeverbal. DeacordocomGiles(1987,p.120)Todavia,enistoLuteroestdeacordocomasobservaesdeErasmo, condenamasformasextremadasdecastigoememorizaointil,prticastocomunsnapoca."
Naproposiodenovosmtodos,Lutero(1995)opeseaoantigosistemaescolar baseadoempuniesfsicasepressespsicolgicasquecausavamsofrimentoaos alunos (ou seja, a disciplina severa que recebeu na educao familiar e escolar)

(BARBOSA,2007,p.170).

Luterodeixaumareflexoparaosmestres,alertandodeseupapelformativoemrelaoaoaluno.preciso motivaroalunoenofazerdaescolaumlugardetortura(CAMBI,1999).SegundoGiles(1987),Luterodiziaque para alcanar uma eficincia no ensino, eram necessrios professores com boa capacitao. O mestre devia possuirumbomequilbrioemocional,serjustoeaomesmotempodemonstrarafetividadeparacomoseualuno.
Omestredevepossuiremjustoequilbrioseveridadeeamor,jquecomoamor obtmsemuitomaisquecomomedoservileacoero.Naescolanodevehaver ento espao para as punies excessivas e para o estudo que no tenha uma finalidadeeumamotivaoprecisa(CAMBI,1999,p.250).

As ideias educacionais de Lutero tambm foram importantes na parte disciplinar: era contra a postura rgida queaeducaocristofereciaecriticavaoscastigoseoverbalismodaescolstica(CAMBI,1999).Paraele,a qualidadedeensinodependiadetodooconjunto,desdeametodologiaatapartedocente.

5.2ALutadeLuteronareorganizaoeducacional
A proposta de Martinho Lutero na educao renovao tanto no sistema curricular quanto nas leis do Estado.Assuasideiasderaminiciomudanadeumaescolareligiosaparaumaescolamoderna. Porem as revindicaes feitas por Lutero por uma educao popular teve uma grande resistncia da burguesia.
O principal foco de resistncia veio da prpria burguesia, o que levou Lutero a publicar um segundo tratado sobre a educao, em 1530, baseado na homilia Sobre a manuteno das crianas na escola,pregao que Lutero nunca proferiu em pblico, pois foi redigida para ser divulgada por escrito (GILES,1987 p.121).

Paraaclasseburguesabastavasomentealerescrever,paraelesosestudoserasmbolodevidafcilsem objetivo, comparando com a vida dura dos comerciantes (GILES, 1987). Porem Lutero combate este argumentos emseusdiscursos.
[...]Oescrevernoempenhasomenteamooup,deixandolivreorestodocorpo para cantar ou brincar, mas empenha o homem inteiro. Quanto ao ensinar, um trabalhotocansativoqueningumdeveriaserobrigadoaexerclopormaisde dezanos.(LUTERO,apudMANACORDA,1999,p.197).

Podese analisar o preconceito que a sociedade referente educao, entretanto Lutero enfatiza que a educao deve estar vinculada com o trabalho para o desenvolvimento do processo econmico e poltico (MANACORDA,1999). Com De acordo com Cambi (1999), a ignorncia da comunidade deveria ser combatida por meio da obrigatoriedadedoscidadosmandaremosseusfilhosaescola.SegundoGiles(1987,p.122)Reconhecendo,na entanto, a fora da oposio, Lutero afirma que o nico meio deveras eficaz de realizar a reforma do processo educativoatravsdaobrigatoriedadedoensino SegundoBarbosa(2007),podeseconstatarqueLuterodeixasobrearesponsabilidadedeorganizarosistema deensinosdosseuscolaboradoresesucessores.
Lutero deixou como herana um problema dos mais difceis para seus colaboradoresesucessores.Comoreconciliaratradioclssicaefilosficacom asrigorosasexignciasdaReforma?Esteproblemaocuparosesforosdostrs

educadoresaosquaisLuteroconfiaaimplantaodareformaprocessoeducativo,a saber, Johannes bugenhagem (14851558), Felipe Melanchton (14971560) e JohannSturm(15071589)(GILES,1987p.123).

Estes educadores tiveram uma grande colaborao na organizao no sistema de ensino, onde as suas propostassedividiamnaaprovaodeprofessores,livrosdedidticoeleitura.
[...]Reorganizouasescolasdasigrejasmetropolitanas(catedrais)eaquelasmais pobres, dos mosteiros e conventos, regulamentou o ensino da gramtica, das Sagradas Escrituras e da teologia, e introduziu o estudo da teologia, submetendo tudo ao controle do bispo (Sessio V, Decretum de reformatione) (MANACORDA, 1999p.202).

Como uma estreita colaborao da reforma protestante as autoridades efetuou uma reorganizao nas escolas municipais, e chegase a fundar algumas escolas secundrias financiadas e controladas pelo estado, nascemassimosginsiosqueoncleoduradourodaescolaalem(CAMBI,1999). PodeseanalisarquealutadeLuterodeuoinicioastransformaeseducacionais,easuaspropostasfoia inspiraoparaoutroseducadoresfazerasmudanasnoensinopblico.

6.ConsideraesFinais
Com a analise bibliogrfica podese concluir que a escola pblica teve seu incio a partir da Reforma Protestante.MartinhoLuterodefendiapormeiodeseusdiscursosqueoensinoderesponsabilidadedoEstado. ABbliaeraaliteraturadaqueleperodo,masosensinamentossagradoseramtransmitidosemlatim.Lutero argumentava para as autoridades eclesisticas que todos deveriam ter acesso leitura sagrada, por isso ele mesmotraduziuaBbliaparaoalemoparaqueapopulaotivesseclarezaecompreensodaleitura. Luteropropunhaumamodificaonocurrculoescolareacreditavanatransformaodasociedadepormeio da instruo social. Para Lutero dever do Estado se preocupar com a formao do indivduo, para a sociedade ter bons administradores respeitosos das leis. Portanto, uma sociedade bem instruda ajuda no desenvolvimento dacidade. Luterodefendiaqueoensinoobrigatrio,equeospaistinhamquepriorizaralgunsmomentosparaqueseus filhospudessemfrequentaraescola. OpensamentodeLuteroqueseosjovenstivessemacessoaoconhecimento,elesteriamoportunidadede mudanaeconmicaecultural,issorefletirianodesenvolvimentosocial. Estetrabalhoprocuroucontribuiraimportnciadeinstruirbemosnossosalunosparatermosbonscidados quevogovernaranossasociedade,eoseducadorespossamrefletirsobreovalordeumaboainstruosocial

Vous aimerez peut-être aussi