Vous êtes sur la page 1sur 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof.

Ricardo Resende Aula 02

AULA 02: Durao do trabalho e frias


SUMRIO Introduo Lista de questes comentadas na aula Gabarito das questes da lista Questes comentadas: Tpico 4: durao do trabalho (jornada e descansos) Tpico 5: frias Consideraes finais PGINA 02 03 27 28 28 79 101

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

INTRODUO
Caro colega concurseiro, Posso lhe dizer com segurana que esta aula trata do assunto preferido da ESAF. Com efeito, a durao do trabalho (a includo o estudo da jornada de trabalho e dos descansos trabalhistas) e as frias representam, juntas, em torno de 20% das questes de Direito do Trabalho nas provas para AFT. Temos aqui uma matria gostosa de estudar, interessante, extremamente til na prtica, e objetiva. Sim, objetiva porque, diante dos inmeros verbetes de jurisprudncia do TST a respeito, normalmente a banca se limita ao bsico (lei + smulas + OJs). H, entretanto, muito o que estudar, e a reviso atravs de exerccios fundamental para consolidar o conhecimento adquirido. O tpico seguinte, referente s frias, segue mais ou menos a mesma lgica. Estatstica de concursos anteriores (sobre os dois tpicos da aula): ANO 2003 2006 2010 ASSERTIVAS 37 28 28 TOTAL PROVA DT 200 150 150 MDIA ARITMTICA PERCENTUAL 18,5% 18,6% 18,6% 18,6%

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

LISTA DE QUESTES
(AFT MTE ESAF 2003) 39. A propsito da jornada de trabalho, assinale a opo correta. a) Os titulares da relao de emprego podem pactuar livremente a durao da jornada de trabalho, desde que observem parmetros de razoabilidade e proporcionalidade. b) Os limites legais da jornada de trabalho podem ser alterados pelos contratantes, ainda que em prejuzo do trabalhador, mas, nesse caso, dever ele estar assistido por seu sindicato profissional. c) As negociaes coletivas podem estabelecer regras relativas durao do horrio de trabalho, mas a aplicao dessas disposies aos contratos individuais de trabalho est condicionada concordncia expressa de trabalhadores e empregadores, sob pena de ineficcia da clusula normativa correspondente. d) A jornada de trabalho fixada em lei pode ser objeto de ampliao mediante ajuste entre empregado e empregador, desde que respeitado o mximo de duas horas dirias, as quais devero ser pagas com adicional mnimo de 50%. e) Em casos excepcionais, em que a preservao do contrato dependa da dilao horria sem a remunerao correspondente, pode o trabalhador renunciar ao crdito resultante desse labor.

(AFT MTE ESAF 2003) 40. Sobre as hipteses de prorrogao e compensao da jornada de trabalho e seus efeitos, assinale a opo correta. a) Mediante acordo individual firmado entre trabalhador e empregador, lcita a adoo de regime de prorrogao e compensao da jornada, de tal sorte que no seja suplantado o limite semanal mximo previsto em lei. b) O acordo tcito celebrado entre empregado e empregador, destinado a viabilizar a adoo de regime de prorrogao e compensao de jornada, apenas ser vlido se no for suplantado o limite semanal mximo previsto em lei. c) O limite dirio para a dilao da jornada diria de duas horas, razo por que eventuais horas excedentes desse limite, embora devam ser pagas, no podero ser computadas para fins reflexos sobre o FGTS. d) A adoo de regime de prorrogao e compensao de jornada concomitantemente prestao habitual de horas excedentes perfeitamente vlida, apenas sendo devido o pagamento dessas ltimas, no alcanadas pelo acordo celebrado.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
e) Apenas por acordo e conveno coletivos de trabalho possvel prever regimes de prorrogao e compensao da jornada para as trabalhadoras mulheres.

(AFT MTE ESAF 2003) 41. A propsito do regime de trabalho em turnos ininterruptos de revezamento, aponte a opo correta. a) Por ser prejudicial sua sade, ao trabalhador lcito contratar o labor em regime de turnos de revezamento ininterrupto, desde que a jornada fique limitada ao mximo de 08 horas dirias. b) Em caso de necessidade imperiosa, resultante do incremento de seus negcios, pode o empregador determinar o labor em turnos ininterruptos de revezamento. c) O labor em turnos ininterruptos de revezamento apenas implementado mediante prvia previso em negociao coletiva. pode ser

d) A concesso de folga semanal ou a interrupo da atividade empresarial aos domingos descaracteriza o regime de turnos ininterruptos de revezamento. e) Ainda que a atividade empresarial seja explorada de forma ininterrupta, a vinculao do trabalhador a um turno especfico de trabalho descaracteriza o regime diferenciado, afastando as regras especiais correspondentes.

(AFT MTE ESAF 2003) 42. Sobre as regras que definem a durao das jornadas especiais de trabalho, assinale a opo incorreta. a) A jornada dos bancrios, sujeita ao limite dirio mximo de 06 horas, deve ser prestada entre o perodo de 07h s 22h, assegurado o intervalo dirio de 15 min de intervalo para refeio. b) Os jornalistas profissionais devem trabalhar por, no mximo, 05 horas noturnas e 06 horas diurnas, facultada a ampliao da jornada em uma hora diria, com o pagamento suplementar correspondente. c) O trabalho executado em minas de subsolo no deve exceder de seis horas dirias ou trinta e seis semanais, computando-se como servio efetivo o tempo gasto no deslocamento entre a boca da mina e o local de trabalho e vice-versa. d) Os operadores cinematogrficos e seus ajudantes devem trabalhar por, no mximo, seis horas dirias, das quais cinco horas ficam reservadas ao labor consecutivo em cabina (durante o funcionamento cinematogrfico) e uma hora, no mximo, destinada limpeza e lubrificao dos aparelhos de projeo ou reviso dos filmes. e) Os tripulantes de embarcaes da marinha mercante nacional esto sujeitos jornada de oito horas dirias, que deve ser prestada de modo contnuo ou Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
intermitente, nesse ltimo caso com durao mnima de 01 hora, entre 0 e 24 horas, de acordo com o critrio definido pelo comandante.

(AFT MTE ESAF 2003) 43. Tendo em vista a jurisprudncia sumulada do Colendo TST, aponte a opo correta. a) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, sem prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. b) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de doze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. c) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, todavia sem o respectivo adicional. d) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. e) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de dezoito horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional.

(AFT MTE ESAF 2006) 44. O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno: a) Ser computado na jornada de trabalho quando o local no for servido de transporte pblico e o empregador fornecer a conduo. b) Ser computado na jornada de trabalho quando o local for de difcil acesso e o empregado se deslocar por meios prprios. c) Ser computado na jornada de trabalho, salvo quando o empregador fornecer a conduo. d) Ser devido como hora extra in itinere.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
e) Ser computado na jornada de trabalho dependendo do meio de transporte utilizado.

(AFT MTE ESAF 2006) 45. Quanto ao intervalo intrajornada, correto afirmar que: a) os digitadores esto sujeitos ao regime legal de intervalo de 10 minutos de descanso a cada 90 de trabalho consecutivo, no computado na jornada de trabalho. b) os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, constituem benefcio adicional e no so computados na jornada diria. c) o intervalo intrajornada legal no pode ser suprimido por clusula de conveno coletiva. d) o intervalo intrajornada legal do bancrio, de 15 minutos, computado na jornada de trabalho. e) o intervalo intrajornada legal no pode ser ampliado por clusula de conveno coletiva.

(AFT MTE ESAF 2006) 46. Quanto ao turno ininterrupto de revezamento, correto afirmar que: a) o turno de revezamento tem adoo restrita aos petroleiros. b) a adoo de turno ininterrupto de revezamento na empresa depende de negociao coletiva. c) o intervalo intrajornada descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento. d) o intervalo para descanso semanal descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento. e) mediante negociao coletiva, vlida a fixao de jornada superior a seis horas para turno ininterrupto de revezamento.

(AFT MTE ESAF 2006) 47. Quanto jornada de trabalho, correto afirmar que: a) as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de dez minutos, observado o limite mximo de vinte minutos dirios, no so computadas como jornada extraordinria.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
b) o chefe de departamento que recebe gratificao de funo de 30% sobre o salrio efetivo est excludo do regime legal de durao do trabalho. c) para apurao da jornada de trabalho do menor somam-se as horas de trabalho nos diferentes empregos que tiver. d) o registro de ponto manual, mecnico ou eletrnico obrigatrio em todos os estabelecimentos. e) a lei no autoriza prorrogao de trabalho noturno.

(AFT MTE ESAF) 48. Julgue as seguintes assertivas: (questo adaptada) I (AFT MTE ESAF 2003) A interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal descaracterizam o turno de revezamento com jornada de 6 horas previsto no art. 7, inciso XIV, da Constituio da Repblica de 1988. II (AFT MTE ESAF 2006) Como os mdicos e os engenheiros pertencem a categorias diferenciadas, tm direito jornada reduzida, respectivamente, de quatro e seis horas dirias. III (AFT MTE ESAF 2006) nus que decorre de obrigao legal a manuteno, pelo empregador que tem mais de dez empregados em seus quadros, de registros dos horrios trabalhados, no sendo vivel a prassinalao do intervalo. IV (AFT MTE ESAF 2006) O empregado exercente de cargo de confiana est excludo das regras pertinentes ao cmputo e pagamento de horas extras, mesmo quando submetido a rigoroso controle de horrio.

(AFT MTE ESAF 2010) 49. Marque a opo correta. a) Acaso o trabalhador, durante a semana, no observe os requisitos da frequncia, faltando injustificadamente ao servio, e da pontualidade, por iniciar ou terminar o expediente fora do horrio estabelecido, perder o direito ao descanso semanal e sua respectiva remunerao. b) Na hiptese de empregados com jornada de seis horas, em razo de cumprirem turnos ininterruptos de revezamento, iniciado o expediente s 23h e encerrado s 7h30min, o direito ao adicional noturno se circunscreve ao perodo compreendido entre 22h e 5h, e, quanto s horas extras, devero ser computadas a partir de 5 horas. c) Quando o empregado exerce a funo de vigilante, na condio de folguista, no tem direito jornada reduzida de 6 (seis) horas, mesmo que trabalhe em Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
vrios turnos durante a semana, isso porque a natureza do seu servio no equivale ao conceito de turno ininterrupto de revezamento, motivo pelo qual as horas extras s podero ser computadas a partir da 8 (oitava diria) e 44 (quadragsima quarta) semanal. d) O motorista de caminho que cumpre jornada predominantemente externa no destinatrio das regras pertinentes limitao da jornada de trabalho, ainda que sofra rgido controle de horrio pelo empregador, porque, nesse caso, h apenas a adoo de postura discricionria por parte do contratante dos servios. e) Observando a alterao legislativa promovida em 1994 (Lei n. 8.966), versando sobre os empregados que no esto abrangidos pelas normas de limitao da jornada de trabalho (art. 62 da CLT), no mais se considera requisito essencial configurao do exerccio de gerncia a prova do encargo de gesto, com investidura por meio de mandato legal.

(AFT MTE ESAF 2010) 50. Assinale a opo correta. a) A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de duas, mediante acordo escrito ou tcito entre empregador e empregado, ou por contrato coletivo de trabalho. b) Os empregados sob o regime de tempo parcial podero prestar horas extras desde que haja prvia autorizao do Ministrio do Trabalho. c) Os estabelecimentos com mais de dez trabalhadores tero obrigatoriamente sistema de anotao da hora de entrada e de sada, em registro manual, mecnico ou eletrnico, devendo haver diariamente assinalao do perodo de repouso, a cargo do trabalhador. d) No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios. e) De acordo com a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, a concesso do intervalo para repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para descanso semanal, descaracteriza o sistema de turnos ininterruptos de revezamento previsto na Constituio.

(AFT MTE ESAF 2010) 51. Certo empregado celebrou, com o respectivo empregador, acordo escrito de compensao de jornada. Entretanto, aps a pactuao, o acordo foi reiteradamente descumprido, diante da prestao habitual de horas extras, inclusive acima do limite previsto no acordo, sem que houvesse qualquer compensao de horrio.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
Considerando as normas relativas jornada de trabalho, a situao hipottica descrita e a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opo correta. a) O acordo de compensao de jornada poderia ter sido firmado tacitamente entre empregado e empregador, o que no afetaria sua validade. b) A prestao habitual de horas extras descaracteriza o acordo de compensao de horrio, tendo o empregado direito ao pagamento como horas extraordinrias das que ultrapassarem a durao semanal normal. c) requisito de validade do acordo de compensao de jornada a previso de que, em caso de no-compensao das horas excedentes, o empregado ter direito a perceb-las com o adicional de no mnimo 75% (setenta e cinco por cento) do valor da hora normal de trabalho. d) O acordo individual de compensao de horrio invlido, exigindo a legislao pertinente a celebrao via conveno ou acordo coletivo de trabalho. e) Em caso de fora maior para atender realizao ou concluso de servios inadiveis, poder o empregador exigir horas extras do empregado, alm do limite legal, contratual ou convencional, desde que haja previso nesse sentido em conveno ou acordo coletivo de trabalho.

(AFT MTE ESAF 2010) 52. Assinale a opo correta. a) A legislao considera trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a vinte horas semanais. b) De acordo com a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, inexistindo instrumento coletivo fixando jornada diferente, o empregado horista submetido a turno ininterrupto de revezamento tem jus ao pagamento apenas do adicional das horas extraordinrias trabalhadas alm da 6 diria. c) O adicional noturno, inclusive quando pago com habitualidade, detm natureza indenizatria, tendo em vista que tem por objetivo compensar o desgaste do trabalhador que se ativa em horrio biologicamente destinado a descanso. d) O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. Para esse fim, considerase de difcil acesso o local de trabalho quando h mera insuficincia de transporte pblico. e) Para os empregados que trabalham por dia, semana, quinzena ou ms, a remunerao do repouso semanal corresponder de um dia de servio, computadas as horas extraordinrias habitualmente prestadas. Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

(Juiz do Trabalho TRT da 7 Regio ESAF 2005) 53. Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. Os trabalhadores no setor ferrovirio podem ser submetidos aos regimes de sobreaviso e de prontido. A especial diferena entre tais regimes situa-se no grau de disponibilidade pessoal conferida ao trabalhador, sendo mais atenuada no regime de sobreaviso, quando o empregado poder aguardar o chamado da empresa em sua residncia. Disso resulta que no regime de prontido a escala no poder ser superior a 12 horas e essas sero contadas razo de 2/3 do salrio, ao passo que a escala de sobreaviso no poder ser superior a 24 horas, que sero contadas razo de 1/3 do salrio. II. O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. Havendo, porm, transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, no sero devidas horas in itinere pelo deslocamento da residncia ao trabalho e vice-versa, nos termos do entendimento jurisprudencial pacificado no Tribunal Superior do Trabalho. III. A mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas in itinere. Havendo, porm, incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular, sero devidas as horas in itinere, conforme entendimento pacificado no mbito do Tribunal Superior do Trabalho. IV. A jurisprudncia pacificada do Tribunal Superior do Trabalho considera irrelevante, para consagrar o direito percepo das horas in itinere, o fato de o empregador cobrar, parcialmente ou no, importncia pelo transporte fornecido para local de difcil acesso ou no servido por transporte regular. a) So verdadeiras as duas primeiras proposies e falsas as duas ltimas. b) So verdadeiras as proposies I, III e IV, sendo falsa a segunda. c) So falsas as duas primeiras proposies e verdadeiras as duas ltimas. d) So falsas as trs primeiras proposies e verdadeira a ltima. e) So falsas as proposies I, II e IV e verdadeira a terceira.

(Juiz do Trabalho TRT da 7 Regio ESAF 2005) 54. Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. A regra prevista na lei que disciplina o regime de trabalho dos empregados nas atividades de explorao, perfurao, produo e refinao de petrleo, possibilitando a mudana do regime de revezamento para horrio fixo, constitui alterao lcita, no violando o disposto nos artigos 468, da CLT, e 7, inciso VI, da Constituio Federal, segundo jurisprudncia pacificada do Tribunal Superior do Trabalho. Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
II. Adotando os contraentes, de modo tcito, a compensao de jornada, o empregador no est obrigado a repetir o pagamento das horas excedentes da jornada normal diria, desde que no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional, nos termos da jurisprudncia uniformizada no mbito do Tribunal Superior do Trabalho. III. Corolrio do fenmeno da flexibilizao das normas trabalhistas, tem validade diploma coletivo que estabelea limites de horrio de trabalho, dirio e semanal, superiores aos consagrados na Constituio Federal. IV. As variaes de horrio no registro de ponto que no excederem de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios, no so computadas como jornada extraordinria. V. A validade de acordo coletivo ou conveno coletiva sobre compensao de jornada de trabalho em atividade insalubre prescinde da inspeo prvia da autoridade competente em matria de higiene do trabalho, segundo entendimento jurisprudencial prevalente no mbito do Tribunal Superior do Trabalho. a) H apenas uma resposta falsa. b) H apenas duas respostas falsas. c) H apenas trs respostas falsas. d) H apenas quatro respostas falsas. e) Todas as respostas so falsas.

(Advogado IRB ESAF 2006) 55. Assinale a afirmao incorreta. a) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a 25 (vinte e cinco) horas semanais. b) Entre duas jornadas de trabalho haver um perodo mnimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso. c) Os intervalos de descanso intrajornada no sero computados na jornada de trabalho. d) Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras. e) No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de 10 (dez) minutos, observado o limite mximo de 20 (vinte) minutos dirios.

(Juiz do Trabalho 1 Regio 2008) 56. Analise as proposies abaixo e assinale, a seguir, a resposta correta com relao durao do trabalho: Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
I os servios de quarto nas mquinas, passadio, vigilncia e outros que, consoante parecer mdico, possam prejudicar a sade do tripulante sero executadas em perodos no maiores e com intervalos no menores a 4 (quatro) horas. II no exceder de 40 (quarenta) horas semanais o servio prestado em trfego nos portos. III a durao normal do trabalho efetivo em minas no subsolo poder ser superior a 8 (oito) horas dirias, mediante acordo coletivo de trabalho, observado o limite semanal de 40 (quarenta) horas. IV o trabalho dos operadores cinematogrficos ter durao normal de 5 (cinco) horas na cabine de projeo, ao passo que para os ajudantes deles a durao do trabalho ser de 6 (seis) horas, sendo uma destinada lubrificao dos aparelhos de projeo. V para os empregados sujeitos a horrios variveis em empresa que explora o servio de telefonia, a durao mxima de trabalho ser de 7 (sete) horas dirias e 17 (dezessete) horas de folga, deduzindo-se deste tempo 20 (vinte) minutos para descanso, de cada um dos empregados, sempre que se verificar um esforo contnuo de mais de 3 (trs) horas. a) as alternativas I e V esto totalmente corretas. b) as alternativas I e IV esto totalmente corretas. c) as alternativas II e III esto totalmente corretas d) as alternativas III e V esto totalmente corretas e) as alternativas I e II esto totalmente corretas. (Juiz do Trabalho 1 Regio Cespe 2010) 57. Quanto aos repousos do trabalhador, assinale a opo correta. (A) Caso um empregado tenha sido contratado para prestar servio como auxiliar de escritrio, recebendo salrio mensal no valor de R$ 824,00, o empregador no ter a obrigao de pagar-lhe de forma discriminada o repouso semanal remunerado. (B) O empregado que trabalhe em regime de turno ininterrupto de revezamento, tiver seu repouso semanal remunerado regular e que, oito horas aps o encerramento do repouso, assumir nova escala de seis horas de durao no ter direito a horas extras. Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, apesar de representarem tempo disposio da empresa, no so remunerados como servio extraordinrio se acrescidos ao final da jornada. (D) O intervalo a ser concedido ao digitador que cumpra jornada de sete horas deve restringir-se ao intervalo intrajornada correspondente a uma ou duas horas.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
(E) Considere que um empregado que trabalha das 8 s 17 horas, e goza, regularmente, de uma hora de intervalo, tenha tido, entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, intervalo correspondente a trinta minutos, devido a volume de trabalho excepcional naquela semana. Nesse caso, como o intervalo computado na jornada de trabalho no tem natureza indenizatria, restou incabvel o pagamento de adicional sobre o tempo de intervalo.

(Juiz do Trabalho 1 Regio Cespe 2010) 58. A respeito da jornada, do horrio de trabalho, da durao e das jornadas especiais, assinale a opo correta. (A) Considere a seguinte situao hipottica. Em julho de 2009, o salrio de Mauro correspondia a R$ 2.700,00, e, a partir de 1/8/2009, alm desse salrio, Mauro passou a receber gratificao de R$ 810,00, devido ao fato de ter sido promovido a gerente geral, com plenos poderes para representar o empregador, podendo, at, admitir e dispensar empregados. Em decorrncia disso, Mauro passou a permanecer nas dependncias da empresa, regularmente, de segunda a sbado, das 8 s 18 horas, com intervalo de duas horas. Nessa situao hipottica, Mauro no tem direito percepo de horas extras. (B) Empregado que trabalhe como ascensorista de prdio comercial desde 18/3/2008, cumprindo jornada de segunda-feira a sexta-feira, das 9 s 17 horas, com uma hora de intervalo, no tem direito percepo de horas extras. Mdico empregado, que trabalhe no ambulatrio de uma empresa, cumprindo jornada de seis horas, com quinze minutos de intervalo, tem direito percepo de duas horas extras dirias. (D) Considere a seguinte situao hipottica. Fbio, contratado em 29/6/2007 para prestar servios como auxiliar operacional de servios diversos, firmou, diretamente com o empregador, acordo escrito para prestar servio em jornada das 7 s 17 horas, com uma hora de intervalo, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7 s 16 horas, tambm com uma hora de intervalo, s sextas-feiras, sem jornada de trabalho aos sbados. O instrumento coletivo de trabalho da categoria de Fbio nada diz acerca de acordo de compensao. Nessa situao hipottica, o acordo individual vlido. (E) No tem validade a clusula de instrumento coletivo de trabalho que estabelea jornada de oito horas para os empregados que cumpram jornada em turno ininterrupto de revezamento e que possuam jornada mxima de seis horas.

(Juiz do Trabalho 2 Regio 2010) 59. De acordo com disposio legal e atual jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, em relao s horas em trajeto, tambm denominadas como horas in itinere, est correto afirmar que: A) Elas sero sempre devidas quando o local de trabalho for de difcil acesso.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
B) Elas sero devidas, bastando que o transporte pblico no seja suficiente. C) Se houver transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, sero remuneradas apenas as horas despendidas no trecho no servido pelo mencionado transporte. D) No sero devidas quando o transporte, embora fornecido pelo empregador, seja pago, ainda que parcialmente pelo empregado. E) A incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular no se constitui em circunstncia que gera o direito s horas in itinere.

(Juiz do Trabalho 3 Regio 2009) 60. Jos exerceu, no Banco Democrtico, cargo de confiana bancria com efetivos poderes de fiscalizao, em jornada de 8 s 12 horas e de 13 s 18 horas, de segunda a sexta-feira. Recebia gratificao legal de 1/3, embora a Conveno Coletiva da categoria previsse seu pagamento como sendo de metade da remunerao. Dispensado sem justa causa, ajuizou reclamao trabalhista para postular o pagamento das diferenas de gratificao e, cumulativamente, da stima, oitava e nona horas como extras. Assinale a opo que for mais correta, segundo a jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, considerando provadas as alegaes: a) Jos ter todos os direitos reconhecidos: diferenas de gratificao e horas extras. b) Jos ter parcialmente os direitos reconhecidos: gratificao e stima e oitava horas extras dirias. c) Jos ter parcialmente os direitos gratificao e nona hora extra diria. reconhecidos: diferenas diferenas de de

d) Jos ter parcialmente os direitos reconhecidos: todas as horas extras. e) Jos no ter direito reconhecido, porque exerce cargo de confiana bancria. (Juiz do Trabalho 8 Regio 2009) 61. Sobre a durao do trabalho, correto afirmar: a) A durao do trabalho do aprendiz no exceder de 6 horas dirias. vedada a prorrogao e a compensao de jornada, salvo na hiptese de aprendiz que j tenha completado o ensino fundamental.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 b) permitida a prorrogao da durao normal diria do trabalho do menor, at mais duas horas, independentemente de acrscimo salarial, mediante conveno ou acordo coletivo, desde que o excesso de horas em um dia seja compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. c) O empregado sob o regime de tempo parcial poder prestar horas extras, mediante opo manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociao coletiva. d) Nas atividades insalubres, somente poder haver prorrogao de jornada de trabalho na ocorrncia de necessidade imperiosa, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. e) O desrespeito ao intervalo mnimo interjornadas de 11 horas consecutivas atribui ao trabalhador o direito remunerao do perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% sobre o valor da remunerao da hora normal, devendo-se pagar a integralidade das horas que foram subtradas do intervalo, acrescidas do respectivo adicional. (Juiz do Trabalho 8 Regio 2011) 62. A propsito de regimes de prorrogao e compensao de jornada de trabalho, CORRETO afirmar que: a) O regime de trabalho de 12 por 36 horas, quando amparado em conveno coletiva de trabalho, amplamente reconhecido em atividades que no exigem esforo constante e intenso, devido s vantagens que proporciona ao trabalhador, a saber, descanso de 36 horas entre as jornadas, menor nmero de deslocamentos residncia-trabalho-residncia e durao do trabalho semanal inferior a 44 horas. Em tal hiptese, no h pagamento de horas extraordinrias a partir da oitava diria, observado o limite pactuado. b) O acordo individual de prorrogao de jornada, previsto no art. 59 da CLT, de forma tcita ou escrita, contempla a possibilidade de prorrogao de jornada at o limite de doze horas dirias, desde que no ultrapasse 44 horas semanais. c) A jornada de seis horas em turnos ininterruptos de revezamento, desde que negociada coletivamente, conforme jurisprudncia sumulada do TST, poder ser elastecida at dez horas, sem qualquer acrscimo salarial a partir da oitava hora trabalhada.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 d) Na hiptese de resciso contratual, o trabalhador submetido ao regime de compensao anual ou banco de horas, far jus ao pagamento das horas extraordinrias no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao da poca da prestao do trabalho, acrescido de juros e de correo monetria. e) Pelo texto consolidado, permitido prorrogar habitualmente o trabalho do menor, mediante compensao, atravs de conveno ou acordo coletivo, desde que observado o limite dirio de dez horas e o limite semanal de 44 horas. (Juiz do Trabalho 9 Regio 2009) 63. Considere as seguintes proposies: I. A jurisprudncia uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que o empregado, sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas, e a orientao jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho da 9 Regio no sentido de que no caso de prorrogao de jornada por empregado comissionista misto ser devida a hora normal acrescida do adicional de horas extras sobre o salrio fixo e somente o adicional de horas extras sobre o salrio varivel. II. Somente a atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho pode excluir o empregado do regime geral de durao do trabalho e, no caso do motorista, a orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que a utilizao de tacgrafo suficiente para demonstrar o controle da jornada de trabalho em sua atividade externa. III. A jurisprudncia uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que a insuficincia de transporte pblico enseja o pagamento de horas in itinere, mas no a incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os horrios do transporte pblico regular, sendo que neste caso o tempo de percurso que extrapola a jornada legal considerado como extraordinrio e sobre ele deve incidir o adicional respectivo. IV. O simples fato de o empregado portar bip, pager ou telefone celular, mesmo quando fornecido pelo empregador, no capaz de configurar regime de sobreaviso, ainda que o empregado permanea em sua residncia aguardando, a qualquer momento, convocao para o servio. V. As frias so hiptese de interrupo do contrato de trabalho, j que cessa a obrigao do empregado de prestar servios, mas persiste a
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 obrigao do empregador de remuner-las, ainda que de modo diferido, e so devidas proporcionalmente em caso de pedido de demisso. a) somente as proposies I, II e IV esto corretas b) somente as proposies III e IV esto corretas c) somente as proposies I, II e V esto corretas d) somente as proposies III, IV e V esto corretas e) somente as proposies I e V esto corretas (Juiz do Trabalho 21 Regio 2010) 64. Miguel foi admitido pelo Banco S Dinheiro S/A para exercer a funo de caixa. Passados 04 anos, em face de seu desempenho, Miguel passou a desempenhar a funo de caixa executivo, atendendo apenas aos clientes especiais. Diante da nova funo, passou a perceber uma gratificao no valor equivalente a 50% de seu salrio. Tendo em vista que, aps assumir a funo de caixa executivo, Miguel passou a trabalhar em jornada diria de 09 horas, correto afirmar: a) no faz jus hora extra por exercer funo de confiana remunerada com gratificao superior a 40% do seu salrio; b) faz jus a 1 (uma) hora extra diria, posto que exerce funo de confiana e percebe gratificao superior a 1/3 do salrio, sujeitando-se jornada de 8 (oito) horas; c) faz jus a 3 (trs) horas extras dirias, uma vez que no exerce funo de confiana, estando sujeito jornada de 6 (seis) horas; d) faz jus a 1 (uma) hora extra diria, pois no exerce funo de confiana e percebe gratificao superior a 1/3 do salrio, sujeitando-se a jornada de 8 horas; e) faz jus a 1 (uma) hora extra diria, por exercer funo de confiana remunerada com gratificao superior a 40% do seu salrio. (Juiz do Trabalho 21 Regio 2010) 65. Maria trabalha para a empresa Casa das Vendas Ltda., na cidade de Natal/RN. Maria foi contratada para uma jornada de 44 horas semanais e com intervalo intrajornada de 02 horas, laborando de segunda a sbado. Por ser Chefe do Setor de Pessoal, inicia habitualmente seu labor em mdia 5 (cinco) minutos antes da hora designada para o incio de sua jornada, uma vez que seu encargo ativar o sistema de ponto eletrnico. Maria tambm costuma encerrar suas atividades por volta de 17 (dezessete) minutos aps o horrio previsto para o trmino da jornada de trabalho na empresa, pois s pode desativar o sistema de controle de ponto aps o

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 ltimo empregado registrar a sua sada. Considerando essa situao, correto afirmar: a) Maria ter computados, na sua jornada diria, os minutos excedentes e, como tal, inque-los com acrscimo de, no mnimo, 50% ( inquenta por cento); b) Maria no ter computadas, como labor extraordinrio, as fraes de hora que antecedem e extrapolam a sua jornada diria; c) somente o perodo que ultrapassa o limite de 10 (dez) minutos, antes ou depois de sua jornada, considerado para efeito de aferio de jornada suplementar; d) os perodos laborados antes e depois da jornada somente so nela computados se previstos em clusula de acordo ou conveno coletiva; e) Maria ter direito a computar apenas 17 (dezessete) minutos na sua jornada de trabalho. (Juiz do Trabalho 24 Regio 2008) 66. Assinale a alternativa CORRETA: a) O empregador no poder suprimir o trabalho extraordinrio quando este for habitual, pois importaria na reduo do montante remuneratrio do trabalhador, com a excluso de parcela salarial incorporada de forma definitiva em seus ganhos. b) Entende-se como jornada de trabalho to-somente o lapso temporal dirio que o trabalhador efetivamente presta servios ao empregador. c) De acordo com o entendimento da SBDI-1 do Colendo TST, invlida a compensao de horrio quando a jornada adotada alterna a prestao de trabalho de 48 (quarenta e oito) horas em uma semana e 40 (quarenta) horas na semana subseqente, por violar o limite constitucional de horas trabalhadas na semana, ainda que tal regime compensatrio tenha sido entabulado mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho. d) De acordo com o entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, todas as horas extraordinrias trabalhadas sero remuneradas com o acrscimo do respectivo adicional. e) Conforme Smula da jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, o clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar a mdia fsica de horas efetivamente prestadas.
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

(AFT MTE ESAF 2003) 67. Assinale a opo correta considerando a jurisprudncia sumulada do Colendo TST. a) O pagamento das frias, integrais, no gozadas, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, no se sujeita ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. b) O pagamento das frias, integrais ou proporcionais, no gozadas, mesmo antes da vigncia da Constituio da Repblica de 1988, sujeitavase ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. c) O pagamento das frias, integrais ou proporcionais, gozadas ou no, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, sujeita-se ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. d) O pagamento das frias, proporcionais, no gozadas, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, no se sujeita ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. e) O pagamento das frias, proporcionais, no gozadas, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, somente sujeita-se ao acrscimo do tero das frias previsto em seu artigo 7, inciso XVII, desde que requerida por escrita ao empregador.

(AFT MTE ESAF 2003) 68. Na forma da jurisprudncia sumulada do Colendo TST, aponte a opo correta. a) Ainda que caracterizada a hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, desde que completo o perodo aquisitivo de doze meses. b) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses. c) Ainda que configurada a hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 d) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho, com mais de um ano, sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, desde que completo o perodo aquisitivo de doze meses. e) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho, com mais de um ano, sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses.

(AFT MTE ESAF 2006) 69. Relativamente s frias, correto afirmar que: a) a obteno da mdia de comisses que integram a remunerao do trabalhador prescinde da correo monetria. b) durante o perodo correspondente, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. c) mesmo que indenizadas, devem ser computadas para clculo do FGTS, o qual observa todo o montante percebido pelo empregado no ms de referncia. d) rompido o contrato de trabalho, as vencidas devem ser remuneradas de forma indenizada, observando-se a evoluo salarial do trabalhador durante o perodo aquisitivo. e) salvo nos casos de demisso por justa causa ou pedido de demisso, so devidas de forma proporcional, com o acrscimo do 1/3 constitucional, mesmo que o pacto no tenha perdurado por perodo superior a 12 meses. (AFT MTE ESAF) 70. Julgue as seguintes proposies: (questo adaptada) I (AFT MTE ESAF 2003) Os dias de frias, gozados aps o perodo legal de concesso, sero remunerados de forma simples. II (AFT MTE ESAF 2010) Para o clculo das frias, deve ser considerada a mdia dos salrios fixos apurada durante o perodo aquisitivo, com integrao, tambm, pela mdia duodecimal, de outras parcelas de carter salarial recebidas habitualmente. III (AFT MTE ESAF 2010) As faltas ou ausncias decorrentes de acidente do trabalho no so consideradas para os efeitos de durao de frias, salvo se o trabalhador tiver percebido da Previdncia Social
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 prestaes de acidente do trabalho ou de auxlio doena por mais de seis meses, embora descontnuos. IV (AFT MTE ESAF 2010) A remunerao percebida pelo empregado poca da propositura da ao na Justia do Trabalho serve de base de clculo para as frias no concedidas no tempo oportuno. (AFT MTE ESAF 2010) 71. Acerca do instituto das frias, correto afirmar: a) a depender da livre convenincia do empregador e da necessidade do trabalho, sero as frias concedidas em dois perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. b) o abono de frias concedido na forma da lei, bem como o decorrente de clusula do contrato de trabalho, do regulamento empresarial, de conveno ou acordo coletivo de trabalho integraro a remunerao do empregado, independentemente do valor e para todos os fins. c) independentemente do tempo de servio, havendo cessao do contrato de trabalho, qualquer que seja sua causa, ser devido ao empregado a remunerao em dobro correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido. d) a concesso das frias suspende o contrato de trabalho, de forma que o perodo respectivo no computado como tempo de servio. e) podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores, e os empregados contratados h menos de 12 (doze) meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo.

(Advogado IRB ESAF 2004) 72. Acerca do direito s frias, aponte a opo incorreta. a) Quando no tiver faltado ao servio por mais de cinco dias ao longo do perodo aquisitivo, o empregado ter direito a gozar 30 dias corridos de frias. b) Permanecendo em gozo de licena, com a percepo de salrios por perodo superior a 30 dias, perder o empregado o direito ao gozo de frias.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 c) As frias podero ser concedidas, excepcionalmente, em duas ocasies anuais, uma das quais no poder ser inferior a 10 dias, salvo nos casos dos trabalhadores com idade inferior a 18 anos ou superior a 50 anos, em que as frias devero ser concedidas de uma s vez. d) Ao empregador compete definir a poca de fruio das frias, salvo nos casos de trabalhadores menores de 18 anos (que devero goz-las com as frias escolares) e daqueles que, trabalhando no mesmo estabelecimento ou empresa, integram a mesma famlia (aos quais fica assegurado o direito, se no houver prejuzo ao servio, de goz-las no mesmo perodo). e) No concedidas as frias no perodo de doze meses seguintes aquisio desse direito, fica obrigado o empregador a conced-las imediatamente, com adicional de 50% sobre o salrio devido ao empregado e sem prejuzo do adicional de 1/3.

(Juiz do Trabalho TRT da 7 Regio ESAF 2005) 73. Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. Os trabalhadores sujeitos ao regime de tempo parcial tm assegurado o direito a frias aps 12 meses de vigncia do contrato de trabalho, porm em quantidade inferior a trinta dias. Havendo faltas injustificadas ao trabalho em nmero superior a sete durante o perodo aquisitivo, o trabalhador sujeito ao aludido regime de trabalho perder o direito s frias. II. O perodo em que o empregado permanecer preso preventivamente no ser considerado falta ao servio para desconto dos dias de frias, quando for ele absolvido no processo criminal. III. No perder o direito s frias o empregado que, no perodo aquisitivo, deixar o emprego e for readmitido quarenta e cinco dias aps a sua sada. IV. O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para o servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de quatro meses da data em que se verificar a respectiva baixa. a) Todas as proposies so falsas. b) Somente as proposies I, II e III so falsas. c) Somente as proposies II e III so falsas. d) Somente as proposies I e IV so falsas. e) Somente a proposio II falsa. (Advogado IRB ESAF 2006)
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 74. Assinale a afirmao incorreta. a) No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo, permanecer em gozo de licena, com percepo de salrio, por mais de 30 (trinta) dias. b) Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 ( inquenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. c) O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter o direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. d) As frias coletivas anuais podero ser gozadas em trs perodos, desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. e) O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. (Analista Jurdico SEFAZ/CE ESAF 2007) 75. Marque a opo correta acerca da disciplina legal pertinente s frias. a) A concesso das frias ato do empregador, mas que depende da concordncia do empregado. b) O empregado que se demite antes de completar 12 (doze) meses de servio no tem direito a frias proporcionais. c) Consoante expressa previso legal, o empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. d) O empregado que, durante o perodo aquisitivo, tiver 30 (trinta) faltas injustificadas ao servio perder o direito de gozo das frias. e) A concesso das frias, e respectivo pagamento da remunerao devida, devero ser efetivados 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo.

(Juiz do Trabalho 1 Regio Cespe 2010) 76. Em cada uma das opes abaixo, apresentada uma situao hipottica relativa a frias, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta. (a) Lucas, nascido no dia 25/7/1958, trabalha como engenheiro em uma construtora desde 11/3/1996. Nessa situao, Lucas pode, no ano de 2010, gozar frias de dois perodos de quinze dias cada um.
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (b) O perodo concessivo de frias a que Jos tinha direito iniciou-se no dia 28/4/2009, com final em 27/4/2010. O empregador concedeu-lhe frias de trinta dias de 1/4/2010 a 30/4/2010. Nessa situao, Jos ter direito percepo de vinte e sete dias de forma simples e trs dias de forma dobrada, acrescidos os trinta dias de um tero. Carla, nascida no dia 14/4/1992, foi contratada, no dia 17/5/2008, para prestar servio como auxiliar de escritrio. Quando completou doze meses de trabalho, ela cursava o ltimo ano do ensino fundamental. O calendrio escolar da entidade de ensino frequentada pela empregada indicava frias entre 1/7/2009 e 30/7/2009 e entre 15/12/2009 e 31/1/2010. Nessa situao, Carla poderia ter exigido de seu empregador que as frias do trabalho coincidissem com as frias escolares de julho de 2009. (d) Mrcio, engenheiro, e Marina, arquiteta, so casados, e trabalham na mesma empresa h mais de quinze anos. O casal tem um filho de doze e outro de dez anos de idade. Nessa situao, assegurado a Mrcio e Marina o direito de tirar frias no mesmo perodo, o qual, considerando-se a idade dos filhos, deve, necessariamente, coincidir com as frias escolares. (e) Lauro, que trabalha em jornada em tempo parcial desde 22/4/2009 e cumpre regime de dezoito horas semanais, no teve nenhuma falta injustificada durante o perodo aquisitivo de frias. Nessa situao, Lauro tem direito ao gozo de somente dezoito dias de frias. (Juiz do Trabalho 2 Regio 2009) 77. Sobre as frias anuais remuneradas, est correto afirmar que: a) Quando o salrio for pago por hora com jornadas variveis, apurar-se- a mdia dos ltimos trs meses do perodo aquisitivo, aplicando-se o valor do salrio na data da concesso das frias. b) Os adicionais por trabalho extraordinrio, noturno, insalubre ou perigoso sero computados no salrio que servir de base de clculo da remunerao de frias. c) Quando o salrio for pago por percentagem, comisso ou viagem, apurar-se- a mdia percebida pelo empregado nos ltimos seis meses que procederam concesso das frias. d) Caso reste ultrapassado o perodo concessivo sem o efetivo usufruto do perodo de frias respectivo, cabe ao empregador optar pelo pagamento em dobro da respectiva remunerao sem o afastamento do empregado ou o pagamento de forma simples com o afastamento do empregado pelo dobro do perodo de descanso a que teria jus.
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 e) faculdade do empregador a escolha da poca de concesso das frias, bem como a converso de 10 dias do perodo de frias em abono pecunirio.

(Juiz do Trabalho 8 Regio 2008) 78. Com relao a frias INCORRETO afirmar: a) Tem os mesmos fundamentos de cunho biolgico, social e econmico aplicados ao repouso semanal remunerado. b) A ocorrncia de sucesso de empregadores, de per si, jamais afetar a contagem do tempo do perodo aquisitivo. c) O perodo de afastamento em suspenso preventiva como resultante de inqurito administrativo, considerado como falta ao servio para efeito de reduo do nmero de dias de gozo das frias. A mesma consequncia jurdica incorre o empregado preso preventivamente, desde que impronunciado. d) As ausncias que implicam na perda do direito a frias so consideradas ausncias derrogatrias. Perde o direito a frias o empregado que, no curso do contrato, permanecer em gozo de licena remunerada, no interesse do empregador, por mais de 30 (trinta) dias. e) O empregado que durante o perodo aquisitivo houver faltado 18 (dezoito) dias far jus a 18 (dezoito) dias de frias. (Juiz do Trabalho 24 Regio 2008) 79. Chico Bento foi admitido como empregado pela pessoa jurdica Turma da Mnica Gastronomia Ltda. em 03.03.2005. Sofreu acidente de trabalho em 10.07.2005 e em decorrncia deste infortnio ficou afastado do servio, em gozo de auxlio-doena acidentrio, no perodo de 26.07.2005 a 25.11.2005. Retornou ao trabalho em 26.11.2005, porm, no se sentindo apto para trabalhar, requereu novo afastamento em 02.12.2005. Constatada pelo rgo previdencirio a permanncia da inaptido para o trabalho, em decorrncia do acidente, foi restabelecido o benefcio previdencirio no perodo de 02.12.2005 a 05.03.2007. Cessada a inaptido, o empregado retornou ao trabalho em 06.03.2007 e em 14.08.2007 entrou em gozo de auxlio-doena previdencirio, sem relao com a causa de afastamento anterior, retornando ao trabalho em 10.03.2008. Foi despedido sem justa causa em 29.04.2008, dispensado do cumprimento de aviso prvio. Aps a formalizao da homologao da resciso contratual, no tendo recebido pagamentos a ttulo de frias e tero constitucional, o empregado ingressou com ao trabalhista
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 pleiteando as frias integrais e proporcionais de todo o perodo de vigncia do vnculo empregatcio. Assinale a alternativa CORRETA: a) Tem direito ao recebimento das frias integrais 2005/2006 e 2006/2007, ambas em dobro, 2007/2008, de forma simples e das frias proporcionais 2008/2009, razo de 2/12, todas acrescidas do tero constitucional. b) Tem direito ao recebimento das frias proporcionais dos perodos aquisitivos 2005/2006 razo de 05/12, 2007/2008 razo de 05/12 e 2008/2009, razo de 03/12, todas acrescidas do tero constitucional. c) Tem direito apenas ao recebimento das frias integrais do perodo aquisitivo 2005/2006 e 2006/2007 e das frias proporcionais 2008/2009, razo de 03/12, todas com acrscimo do adicional de 1/3, pois a ausncia do empregado ao servio por motivo de acidente de trabalho no prejudica a aquisio do direito de frias. d) Tem direito apenas ao recebimento de frias proporcionais 2008/2009, razo de 03/12, com acrscimo do adicional de 1/3. e) Tem direito ao recebimento das frias integrais do perodo aquisitivo 2007/2008, de forma simples, e das frias proporcionais 2008/2009, razo de 02/12, todas acrescidas do adicional de 1/3.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 GABARITO 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 D A E B D A C E C I Errada; II Errada; III Errada; IV Errada E D B E B A E A A D C C E A E C A E C B B I Errada; II Errada; III Correta; IV Correta E E D D C B B C D

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

QUESTES COMENTADAS
TPICO 4: DURAO DO TRABALHO (JORNADA E DESCANSOS) (AFT MTE ESAF 2003) 39. A propsito da jornada de trabalho, assinale a opo correta. a) Os titulares da relao de emprego podem pactuar livremente a durao da jornada de trabalho, desde que observem parmetros de razoabilidade e proporcionalidade. b) Os limites legais da jornada de trabalho podem ser alterados pelos contratantes, ainda que em prejuzo do trabalhador, mas, nesse caso, dever ele estar assistido por seu sindicato profissional. c) As negociaes coletivas podem estabelecer regras relativas durao do horrio de trabalho, mas a aplicao dessas disposies aos contratos individuais de trabalho est condicionada concordncia expressa de trabalhadores e empregadores, sob pena de ineficcia da clusula normativa correspondente. d) A jornada de trabalho fixada em lei pode ser objeto de ampliao mediante ajuste entre empregado e empregador, desde que respeitado o mximo de duas horas dirias, as quais devero ser pagas com adicional mnimo de 50%. e) Em casos excepcionais, em que a preservao do contrato dependa da dilao horria sem a remunerao correspondente, pode o trabalhador renunciar ao crdito resultante desse labor. Comentrios: Alternativa a: Errada. A durao do trabalho limitada por norma de ordem pblica, tendo em vista que visa proteger a sade do trabalhador. Assim, ao fixar a durao normal do trabalho em 8h dirias e 44h semanais, o art. 7, XIII, da CRFB/88, limita a autonomia da vontade dos contratantes. Alternativa b: Errada. Alm do quanto mencionado no comentrio assertiva anterior, importante salientar que a Constituio permite a negociao coletiva da
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 jornada, porm apenas nas hipteses expressamente previstas (como, por exemplo, na jornada para os trabalhadores que se ativam em turnos ininterruptos de revezamento art. 7, XIV, CRFB), bem como nas hipteses em que a alterao do limite seja benfica ao trabalhador (como, por exemplo, nos chamados plantes de compensao, que encontram fundamento no art. 7, XIII, CRFB). Alternativa c: Errada. Desde que as regras tenham sido negociadas dentro dos limites materiais impostos negociao coletiva (princpio da adequao setorial negociada), valem erga omnes, ou seja, para toda a categoria, tendo em vista que o sindicato representa os interesses de toda a categoria profissional, inclusive daqueles empregados no sindicalizados. Da mesma forma, os empregadores se obrigam em relao s normas negociadas pelo sindicato representante da categoria econmica. Alternativa d: Correta. A assertiva trata da possibilidade de prorrogao da jornada normal de trabalho. Com efeito, o inciso XVI do art. 7 da CRFB prev a remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinquenta por cento do normal. Logo, a Carta permite a realizao de horas extras. A regulamentao de tal dispositivo dada pelo art. 59 da CLT, que exige o acordo de prorrogao e limita o tempo de trabalho extraordinrio em duas horas. Alternativa e: Errada. Em regra os direitos trabalhistas so irrenunciveis, tendo em vista o princpio da indisponibilidade. E assim ocorre com os direitos relativos remunerao do trabalhador. Frise-se que todas as disposies remunerao extraordinria do trabalho em percentual inferior a 50% do valor foram recepcionadas pela CRFB/88, e constitucional vigente. celetistas que previam a no suplementar, ou sua remunerao da hora normal de trabalho, no devem ser lidas luz da ordem

Assim, por exemplo, o trabalho extraordinrio em virtude de fora maior deve ser remunerado com, pelo menos, 50% a mais que o valor da hora normal de trabalho, no se aplicando o disposto no art. 61, 2, da CLT.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 GABARITO: D (AFT MTE ESAF 2003) 40. Sobre as hipteses de prorrogao e compensao da jornada de trabalho e seus efeitos, assinale a opo correta. a) Mediante acordo individual firmado entre trabalhador e empregador, lcita a adoo de regime de prorrogao e compensao da jornada, de tal sorte que no seja suplantado o limite semanal mximo previsto em lei. b) O acordo tcito celebrado entre empregado e empregador, destinado a viabilizar a adoo de regime de prorrogao e compensao de jornada, apenas ser vlido se no for suplantado o limite semanal mximo previsto em lei. c) O limite dirio para a dilao da jornada diria de duas horas, razo por que eventuais horas excedentes desse limite, embora devam ser pagas, no podero ser computadas para fins reflexos sobre o FGTS. d) A adoo de regime de prorrogao e compensao de jornada concomitantemente prestao habitual de horas excedentes perfeitamente vlida, apenas sendo devido o pagamento dessas ltimas, no alcanadas pelo acordo celebrado. e) Apenas por acordo e conveno coletivos de trabalho possvel prever regimes de prorrogao e compensao da jornada para as trabalhadoras mulheres. Comentrios: Alternativa a: Correta. A possibilidade de prorrogao da jornada de trabalho mediante acordo individual decorre do disposto no art. 59, caput, da CLT. A compensao intrassemanal, por sua vez, tambm pode ser firmada por acordo escrito entre empregador em empregado, nos termos do art. 59, 2, da CLT, c/c a Smula 85 do TST. Entende a jurisprudncia que a compensao intrassemanal pode ser firmada por acordo individual visto que mais benfica ao trabalhador. Ressalte-se que a grande controvrsia, que perdurou por anos, dizia respeito ao acordo autorizador da compensao de horas alm da semana (banco de horas), sendo que atualmente a questo encontra -se pacificada pelo item V da Smula 85, segundo o qual o regime

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 compensatrio na modalidade banco de horas somente pode ser institudo por negociao coletiva. Alternativa b: Errada. No existe a possibilidade de acordo tcito de compensao de jornada, ao passo que a lei (art. 59, 2, da CLT) exige acordo escrito. Logo, o acordo deve ser expresso. Alternativa c: Errada. Consoante a teoria das nulidades aplicvel ao Direito do Trabalho, o trabalho proibido (lcito, porm vedado em lei, normalmente visando proteo do trabalhador) deve ser remunerado, com todos os reflexos legais. No caso especfico da prestao de horas extras, claro que o empregador que prorrogou a jornada de trabalho alm do limite mximo dirio deve pagar todo o tempo trabalhado, bem como os reflexos da decorrentes, pois a ningum dado se beneficiar da prpria torpeza. Neste sentido, a Smula 376 do TST. Alternativa d: Errada, pois a prestao habitual de horas extras descaracteriza o acordo de compensao. Com efeito, este tem por objetivo respeitar o limite de jornada da semana, por exemplo, ao passo que aquela extrapola tal limite. Logo, as figuras so incompatveis. Imagine-se o seguinte exemplo: o empregado firma acordo individual de compensao de horas, de forma que trabalhe 8h48min de segunda a sexta-feira, e folgue sempre no sbado e no domingo. No obstante, o empregador sempre lhe exige a prestao de horas extras habitualmente, sendo que, na prtica, o empregado trabalha sempre 10h dirias. Neste caso, o acordo de compensao no tem qualquer sentido, pois o trabalhador labora 50h por semana, extrapolando o mdulo semanal previsto na Constituio. Nesta hiptese, aplica-se o item IV da Smula 85 do TST, segundo o qual a prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal devero ser pagas como horas extraordinrias e, quanto quelas destinadas compensao, dever ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinrio.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

Alternativa e: Errada, tendo em vista a ausncia de previso legal neste sentido. Ademais, a CRFB/88 assegura a igualdade entre homens e mulheres em direitos e obrigaes. GABARITO: A (AFT MTE ESAF 2003) 41. A propsito do regime de trabalho em turnos ininterruptos de revezamento, aponte a opo correta. a) Por ser prejudicial sua sade, ao trabalhador lcito contratar o labor em regime de turnos de revezamento ininterrupto, desde que a jornada fique limitada ao mximo de 08 horas dirias. b) Em caso de necessidade imperiosa, resultante do incremento de seus negcios, pode o empregador determinar o labor em turnos ininterruptos de revezamento. c) O labor em turnos ininterruptos de revezamento apenas pode ser implementado mediante prvia previso em negociao coletiva. d) A concesso de folga semanal ou a interrupo da atividade empresarial aos domingos descaracteriza o regime de turnos ininterruptos de revezamento. e) Ainda que a atividade empresarial seja explorada de forma ininterrupta, a vinculao do trabalhador a um turno especfico de trabalho descaracteriza o regime diferenciado, afastando as regras especiais correspondentes. Comentrios: Alternativa a: Errada. A durao do trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento de seis horas, salvo negociao coletiva, hiptese em que pode ser a jornada fixada em at 8h dirias. Neste sentido, o art. 7, XIV, da CRFB, c/c a Smula 423 do TST. Todavia, importante ressaltar que o TST no admite o ajuste coletivo retroativo, o qual visa legitimao de situao pretrita. Neste sentido, a OJ 420, recentemente editada:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
OJ-SDI1-420 TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO. ELASTECIMENTO DA JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA COM EFICCIA RETROATIVA. INVALIDADE. (DEJT divulgado em 28 e 29.06.2012 e 02.07.2012) invlido o instrumento normativo que, regularizando situaes pretritas, estabelece jornada de oito horas para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento.

Alternativa b: Errada. O labor em turnos ininterruptos de revezamento circunstncia mais gravosa sade do empregado, razo pela qual a alterao contratual de turno fixo para turno ininterrupto ilcita, nos termos do art. 468 da CLT. Observe-se que o contrrio admitido pela jurisprudncia, ou seja, a alterao de turnos ininterruptos para turno fixo. Alternativa c: Errada. Pode ser implementado desde que a atividade da empresa assim o exija, e desde que no haja alterao contratual prejudicial. Somente a fixao da jornada, nesta circunstncia, em mais de seis horas, depende de negociao coletiva. Alternativa d: Errada. A jurisprudncia do TST remansosa no sentido de que a interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal, no descaracteriza o turno de revezamento com jornada de 6 (seis) horas previsto no art. 7, XIV, da CF/1988 (Smula 360 do TST). Alternativa e: Correta. O que caracteriza o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento a constante alterao do relgio biolgico do trabalhador, levada a efeito mediante a constante alterao do horrio de trabalho, de forma que ora trabalhe durante o dia, ora durante a noite. Se o turno do trabalhador fixo, no h se falar em trabalho em turnos ininterruptos de revezamento. Em consonncia com este entendimento, a OJ- SDI 360 do TST. GABARITO: E

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (AFT MTE ESAF 2003) 42. Sobre as regras que definem a durao das jornadas especiais de trabalho, assinale a opo incorreta. a) A jornada dos bancrios, sujeita ao limite dirio mximo de 06 horas, deve ser prestada entre o perodo de 07h s 22h, assegurado o intervalo dirio de 15 min de intervalo para refeio. b) Os jornalistas profissionais devem trabalhar por, no mximo, 05 horas noturnas e 06 horas diurnas, facultada a ampliao da jornada em uma hora diria, com o pagamento suplementar correspondente. c) O trabalho executado em minas de subsolo no deve exceder de seis horas dirias ou trinta e seis semanais, computando-se como servio efetivo o tempo gasto no deslocamento entre a boca da mina e o local de trabalho e vice-versa. d) Os operadores cinematogrficos e seus ajudantes devem trabalhar por, no mximo, seis horas dirias, das quais cinco horas ficam reservadas ao labor consecutivo em cabina (durante o funcionamento cinematogrfico) e uma hora, no mximo, destinada limpeza e lubrificao dos aparelhos de projeo ou reviso dos filmes. e) Os tripulantes de embarcaes da marinha mercante nacional esto sujeitos jornada de oito horas dirias, que deve ser prestada de modo contnuo ou intermitente, nesse ltimo caso com durao mnima de 01 hora, entre 0 e 24 horas, de acordo com o critrio definido pelo comandante. Comentrios: Alternativa a: Correta, nos termos do art. 224 da CLT. Alternativa b: Errada. Dispe o art. 303 da CLT que a durao normal do trabalho dos jornalistas no dever exceder de 5h, tanto de dia quanto noite. No tocante prorrogao, o art. 304 da CLT permite a prorrogao da durao do trabalho do jornalista para at 7h, mediante acordo escrito e pagamento suplementar, alm da fixao de intervalo para repouso ou refeio.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Alternativa c: Correta, conforme artigos 293 e 294 da CLT. Alternativa d: Correta, nos termos do art. 234 da CLT. Alternativa e: Correta, consoante dispe o art. 248 da CLT. GABARITO: B Observe-se, a respeito desta questo, que o contedo programtico do edital do concurso de 2003 era, no que se refere jornada de trabalho, idntico ao do concurso de 2009/2010, sendo que no se especificou a possibilidade de cobrana de disposies especiais sobre durao do trabalho (Ttulo III da CLT). Logo, preciso estudar tambm este Ttulo na preparao para AFT. A questo acima mostra, entretanto, que basta conhecer a literalidade dos dispositivos legais.

(AFT MTE ESAF 2003) 43. Tendo em vista a jurisprudncia sumulada do Colendo TST, aponte a opo correta. a) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, sem prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. b) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de doze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. c) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, todavia sem o respectivo adicional.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 d) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. e) No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de dezoito horas, com prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. Comentrios: Alternativa a: Errada. Nos termos da Smula 110 do TST, devem ser remuneradas como extraordinrias as horas trabalhadas em seguida ao RSR, com prejuzo do intervalo interjornadas. Alternativa b: Errada, porque o intervalo interjornadas de onze horas, e no de doze. Alternativa c: Errada, porque tais horas devem ser pagas com o respectivo adicional, nos termos da Smula 110. Alternativa d: Correta, nos termos literais da Smula 110. Alternativa e: Errada, tendo em vista que o repouso semanal de, no mnimo, 24h consecutivas. Este um exemplo atpico de questo da ESAF, que mais se parece, na verdade, com uma questo da FCC (quatro alternativas nada a ver, com

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 algum termo do dispositivo legal ou verbete alterado, e a transcrio literal na assertiva correta). Questo pobre. GABARITO: D

(AFT MTE ESAF 2006) 44. O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno: a) Ser computado na jornada de trabalho quando o local no for servido de transporte pblico e o empregador fornecer a conduo. b) Ser computado na jornada de trabalho quando o local for de difcil acesso e o empregado se deslocar por meios prprios. c) Ser computado na jornada de trabalho, salvo quando o empregador fornecer a conduo. d) Ser devido como hora extra in itinere. e) Ser computado na jornada de trabalho dependendo do meio de transporte utilizado. Comentrios: Alternativa a: Correta, conforme dispe o art. 58, 2, da CLT. Trata-se das chamadas horas in itinere ou tempo de percurso. Alternativa b: Errada, porque o tempo de deslocamento do empregado somente computado na jornada de trabalho se a conduo fornecida pelo empregador, gratuitamente ou no. Alternativa c: Errada, porque o fornecimento de conduo pelo empregador , como dito anteriormente, condio para o cmputo do tempo de deslocamento na jornada de trabalho.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Alternativa d: Errada, tendo em vista que tal tempo devido como hora in itinere, desde que atendidas as condies legais, e somente ser remunerado como hora extra se o total de tempo trabalhado mais o tempo de percurso ultrapassar a jornada normal de trabalho. Alternativa e: Errada, porque, atendidos os requisitos legais, no interessa o meio de transporte utilizado. Pode ser, por exemplo, carro, nibus, trem, moto taxi. GABARITO: A (AFT MTE ESAF 2006) 45. Quanto ao intervalo intrajornada, correto afirmar que: a) os digitadores esto sujeitos ao regime legal de intervalo de 10 minutos de descanso a cada 90 de trabalho consecutivo, no computado na jornada de trabalho. b) os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, constituem benefcio adicional e no so computados na jornada diria. c) o intervalo intrajornada legal no pode ser suprimido por clusula de conveno coletiva. d) o intervalo intrajornada legal do bancrio, de 15 minutos, computado na jornada de trabalho. e) o intervalo intrajornada legal no pode ser ampliado por clusula de conveno coletiva. Comentrios: Alternativa a: Errada. O art. 72 da CLT (aplicvel aos digitadores por analogia, conforme Smula 346 do TST) dispe que o intervalo de 10min (a cada 90min de trabalho consecutivo) dos trabalhadores em servios permanentes de mecanografia no deduzido da durao normal do trabalho. Logo, significa dizer que tal intervalo computado na jornada de trabalho.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

Alternativa b: Errada. Os intervalos trabalhistas tm por objetivo a manuteno das condies de higidez fsica e mental dos trabalhadores, mediante o estabelecimento de pausas durante a jornada de trabalho e entre duas jornadas consecutivas. Atravs de estudos cientficos concluiu-se que o tempo mnimo necessrio para tal desiderato aquele fixado pela legislao, tanto assim que tal tempo varia conforme a atividade do empregado (v. g. empregados em geral e digitadores). Desse modo, se o empregador concede ao empregado outros intervalos no previstos em lei, o faz por convenincia do servio, e no propriamente em benefcio do trabalhador, razo pela qual tal tempo ser considerado como tempo disposio do empregador, devendo ser remunerado normalmente, como tempo de trabalho extraordinrio. Neste sentido, a Smula 118 do TST. Alternativa c: Correta. A autonomia negocial coletiva limitada pelas normas que constituem o chamado patamar civilizatrio mnimo das relaes de trabalho. Neste grupo se inserem as normas que limitam a durao do trabalho e instituem os descansos trabalhistas, tendo em vista que visam proteo da sade do trabalhador. Em consonncia com este entendimento, antiga OJ-SDI-1 342 do TST, recentemente cancelada e incorporada Smula 437 do TST:
SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...) II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva.

Alternativa d: Errada. A regra geral a deduo do intervalo intrajornada da durao do trabalho. Somente quando a lei dispuser expressamente em sentido contrrio (v. g. art. 72, CLT). No caso do bancrio, o art. 224, 1, da CLT, no contempla qualquer previso neste sentido.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Esclarea-se que nada impede, e isso comum na categoria dos bancrios, que norma coletiva estipule condies mais favorveis que o padro legal, por exemplo, impondo o cmputo do intervalo na jornada de trabalho. Alternativa e: Errada. O intervalo intrajornada pode ser ampliado at mesmo por acordo individual entre empregado e empregador, conforme dispe o art. 71, caput, da CLT. Assim, quem pode o mais pode menos. Se o simples acordo individual pode ampliar o intervalo, obviamente a norma coletiva tambm poder faz-lo. GABARITO: C

(AFT MTE ESAF 2006) 46. Quanto ao turno ininterrupto de revezamento, correto afirmar que: a) o turno de revezamento tem adoo restrita aos petroleiros. b) a adoo de turno ininterrupto de revezamento na empresa depende de negociao coletiva. c) o intervalo intrajornada descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento. d) o intervalo para descanso semanal descaracteriza o turno ininterrupto de revezamento. e) mediante negociao coletiva, vlida a fixao de jornada superior a seis horas para turno ininterrupto de revezamento. Comentrios: Alternativa a: Errada, por absoluta ausncia de previso legal. O art. 7, XIV, da CRFB, no faz qualquer restrio neste sentido. Alternativa b:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Errada, pois a adoo de regime de turnos ininterruptos de revezamento se insere no mbito do poder diretivo do empregador, cabendo observar somente a limitao de jornada a seis horas, sendo vlida a prorrogao, at o limite de oito horas, mediante negociao coletiva. Alternativa c: Errada, nos termos da Smula 360 do TST. Alternativa d: Errada, tambm conforme a Smula 360 do TST. Alternativa e: Correta, em consonncia com o disposto no art. 7, XIV, da CRFB/88. GABARITO: E Observe-se que, em relao aos turnos ininterruptos de revezamento, as questes se repetem, pois o assunto simples. Logo, seu estudo atento ponto garantido na prova.

(AFT MTE ESAF 2006) 47. Quanto jornada de trabalho, correto afirmar que: a) as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de dez minutos, observado o limite mximo de vinte minutos dirios, no so computadas como jornada extraordinria. b) o chefe de departamento que recebe gratificao de funo de 30% sobre o salrio efetivo est excludo do regime legal de durao do trabalho. c) para apurao da jornada de trabalho do menor somam-se as horas de trabalho nos diferentes empregos que tiver. d) o registro de ponto manual, mecnico ou eletrnico obrigatrio em todos os estabelecimentos. e) a lei no autoriza prorrogao de trabalho noturno.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

Comentrios: Alternativa a: Errada. O limite mximo dirio do tempo residual de dez minutos, conforme 1 do art. 58 da CLT. Alternativa b: Errada. A excluso dos gerentes, diretores e chefes de departamento do regime legal da durao do trabalho est condicionada percepo de salrio pelo menos 40% superior ao do cargo efetivo, nos termos do pargrafo nico do art. 62 da CLT. Alternativa c: Correta, nos termos do art. 414 da CLT. Exemplo: se o menor trabalha seis horas em um emprego, ele s poder trabalhar outras duas horas em eventual segundo emprego, posto que as jornadas de ambos devam ser somadas, bem como que, em regra, vedada a prorrogao do horrio de trabalho do menor (art. 413, CLT). Alternativa d: Errada. O controle dos horrios de entrada e sada dos empregados (controle de ponto) obrigatrio somente para os estabelecimentos que contem com mais de dez empregados, nos termos do art. 74, 2, da CLT. Alternativa e: Errada, porque no existe vedao legal neste sentido. Ao contrrio, a CLT dispe que as horas trabalhadas em prorrogao do trabalho noturno devem ser remuneradas como horas noturnas (art. 73, 5, CLT). GABARITO: C

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (AFT MTE ESAF) 48. Julgue as seguintes assertivas: ( questo adaptada) I (AFT MTE ESAF 2003) A interrupo do trabalho destinada a repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para repouso semanal descaracterizam o turno de revezamento com jornada de 6 horas previsto no art. 7, inciso XIV, da Constituio da Repblica de 1988. II (AFT MTE ESAF 2006) Como os mdicos e os engenheiros pertencem a categorias diferenciadas, tm direito jornada reduzida, respectivamente, de quatro e seis horas dirias. III (AFT MTE ESAF 2006) nus que decorre de obrigao legal a manuteno, pelo empregador que tem mais de dez empregados em seus quadros, de registros dos horrios trabalhados, no sendo vivel a pr-assinalao do intervalo. IV (AFT MTE ESAF 2006) O empregado exercente de cargo de confiana est excludo das regras pertinentes ao cmputo e pagamento de horas extras, mesmo quando submetido a rigoroso controle de horrio. Comentrios: Assertiva I: Errada, por contrariar a inteligncia da Smula 360 do TST. Assertiva II: Errada. A jurisprudncia pacfica (Smula 370 do TST) no sentido de que as Leis que regulam as profisses de mdicos e engenheiros no estipulam jornada reduzida, mas to somente fixam o salrio mnimo profissional para as jornadas de quatro horas para mdicos e seis horas para engenheiros. Assertiva III: Errada. Dispe o art. 74, 2, da CLT, que os estabelecimentos que contem com mais de dez empregados devero registrar os horrios de entrada e sada dos trabalhadores, devendo haver a pr-assinalao do horrio destinado ao intervalo.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Assertiva IV: Errada. O art. 62 da CLT exclui os gerentes, diretores e chefes de departamento do regime da limitao da durao do trabalho mediante a presuno de que tais trabalhadores no se sujeitam a controle de horrio. No obstante, tal presuno apenas relativa, admitindo prova em sentido contrrio. Desse modo, se h efetivamente controle de horrio, o trabalhador far jus proteo do captulo celetista respectivo.

(AFT MTE ESAF 2010) 49. Marque a opo correta. a) Acaso o trabalhador, durante a semana, no observe os requisitos da frequncia, faltando injustificadamente ao servio, e da pontualidade, por iniciar ou terminar o expediente fora do horrio estabelecido, perder o direito ao descanso semanal e sua respectiva remunerao. b) Na hiptese de empregados com jornada de seis horas, em razo de cumprirem turnos ininterruptos de revezamento, iniciado o expediente s 23h e encerrado s 7h30min, o direito ao adicional noturno se circunscreve ao perodo compreendido entre 22h e 5h, e, quanto s horas extras, devero ser computadas a partir de 5 horas. c) Quando o empregado exerce a funo de vigilante, na condio de folguista, no tem direito jornada reduzida de 6 (seis) horas, mesmo que trabalhe em vrios turnos durante a semana, isso porque a natureza do seu servio no equivale ao conceito de turno ininterrupto de revezamento, motivo pelo qual as horas extras s podero ser computadas a partir da 8 (oitava diria) e 44 (quadragsima quarta) semanal. d) O motorista de caminho que cumpre jornada predominantemente externa no destinatrio das regras pertinentes limitao da jornada de trabalho, ainda que sofra rgido controle de horrio pelo empregador, porque, nesse caso, h apenas a adoo de postura discricionria por parte do contratante dos servios. e) Observando a alterao legislativa promovida em 1994 (Lei n. 8.966), versando sobre os empregados que no esto abrangidos pelas normas de limitao da jornada de trabalho (art. 62 da CLT), no mais se considera requisito essencial configurao do

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 exerccio de gerncia a prova do encargo investidura por meio de mandato legal. Comentrios: Alternativa a: Errada, pois se o empregado no frequente ou impontual durante a semana perde o direito remunerao do DSR, mas no a folga. Neste sentido, o art. 6 da Lei n 605/1949. Mencione-se que o parecer da ESAF referente ao julgamento do recurso que atacou esta assertiva incluiu, uma vez mais, a lio do Min. Godinho Delgado. Por isso eu tenho recomendado sempre, aos desafiados pela ESAF, ateno redobrada doutrina do ilustre jurista. Vejamos: A assertiva clara quanto s consequncias, cumulativas, que elenca, quais sejam: perda do direito ao descanso semanal e perda da remunerao que lhe seja correspondente. Tal no procede. Como cedio, a perda ocorre apenas em relao remunerao, e no ao direito ao descanso, que envolve norma relacionada medicina e segurana do trabalho. Veja-se, a propsito, a lio de Maurcio Godinho Delgado: ... se o obreiro no cumprir tais requisitos, perder o direito ao efetivo descanso? A resposta negativa no perder o direito ao efetivo descanso (como seus demais colegas empregados), embora perca, sim, o direito remunerao correspondente ao mesmo descanso semanal. Ateno, portanto: ainda que no cumprido o par de requisitos para a remunerao do correspondente dia de repouso (frequncia e pontualidade), a efetiva fruio do descanso semanal ser sempre obrigatria atada que a consideraes de sade e segurana laborais (Curso de direito do trabalho. 7. ed., So Paulo : Ltr, 2008, p. 945) . Alternativa b: Errada, pois o adicional noturno aplicvel s prorrogaes do horrio noturno, consoante o art. 73, 5, da CLT, bem como entendimento jurisprudencial consolidado na Smula n 60 do TST. Alm disso, em face da hora noturna reduzida a jornada normal do empregado termina antes de gesto, com

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 das 5h, razo pela qual tudo que for trabalhado alm das seis horas noturnas dever ser remunerado como hora extra. A respeito da aplicao da hora noturna reduzida tambm ao empregado que labora em regime de turnos ininterruptos de revezamento, a OJ 395 da SDI-1 do TST. Alternativa c: Errada, porque no interessa, para enquadramento no regime de turnos ininterruptos de revezamento, com jornada normal de 6 horas, a natureza da atividade em si, nem se esta atividade , por sua natureza, ininterrupta. Neste sentido, a OJ n 360 do TST. Alternativa d: Errada, pois o motorista somente dispensado, em princpio, do controle de jornada, nos termos do art. 62, I, da CLT, dada a dificuldade de controle do horrio de trabalho. No obstante, se existe efetivamente tal controle pelo empregador, obviamente que este controle tambm dever ser documentado mediante controle de ponto. Para que voc possa se familiarizar com o raciocnio esafiano, veja o parecer sobre a assertiva: Quanto ao item considerado incorreto da questo, pertinente realidade do motorista de caminho, envolve a aplicao do disposto no art. 62 da CLT. No caso, os motoristas, quando exercem atividade eminentemente externa, que impossibilita o controle de jornada, no so destinatrios de horas extras, e, portanto, das regras pertinentes ao controle de jornada. Na verdade, a norma geral que deve servir de ponto de partida para o raciocnio a da Constituio da Repblica, que estabelece limite em oito horas dirias e quarenta e quatro semanais para os trabalhadores em geral, com pagamento de horas extras, acrescidas de 50%, em caso de excesso. O art. 62 da CLT constitui regime especial, e, portanto, exceo estabelecida ao preceito constitucional. A exceo deve receber interpretao restritiva. Por isso, apenas naqueles casos em que a atividade externa impossibilita o controle que no h submisso s regras pertinentes limitao da jornada de trabalho.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Havendo trabalho eminentemente externo, pode-se presumir a impossibilidade de controle. Todavia, optando o empregador em realiz-lo, o que, alis, se coaduna com a norma geral da Constituio, o consectrio lgico o do pagamento das horas extras. Observe-se que a Lei n 12.619/2012 dispe, in verbis:
Art. 2 So direitos dos motoristas profissionais, alm daqueles previstos no Captulo II do Ttulo II e no Captulo II do Ttulo VIII da Constituio Federal: (...) V - jornada de trabalho e tempo de direo controlados de maneira fidedigna pelo empregador, que poder valer-se de anotao em dirio de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, nos termos do 3 do art. 74 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, ou de meios eletrnicos idneos instalados nos veculos, a critrio do empregador.

A mesma lei acrescentou o art. 235-C CLT, o qual trata da limitao da durao do trabalho do motorista, o que pressupe, por bvio, o controle de ponto. Alternativa e: Correta. A Lei n 8.966/1994 alterou o art. 62, II, da CLT, a partir do que a doutrina passou a entender que a exceo legal veiculada pelo dispositivo passou a prescindir do poder de representao, o qual formalizado pelo instrumento de mandato. A antiga redao do art. 62 corrobora este entendimento, ao passo que dispunha no sentido de que se consideravam gerentes os que investidos de mandato, em forma legal, exeram encargos de gesto. Atualmente, para que o empregado se enquadre na exceo do art. 62, II, da CLT, basta que tenha poderes de gesto, dispensado, entretanto, o poder de representao. A ESAF, uma vez mais, usa Godinho Delgado como paradigma doutrinrio, conforme parecer: A assertiva de fato verdadeira. Antes da alterao legislativa mencionada, havia interpretao restritiva quanto s hipteses de gerncia que afastavam a incidncia das normas pertinentes limitao da jornada. Exigia-se no apenas o encargo de gesto, mas tambm a investidura atravs de mandato legal. Aps a mencionada alterao, no entanto, outros gerentes, chefes e similares foram includos na exceo que retira os trabalhadores das regras pertinentes limitao da jornada de trabalho, justamente

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 porque no mais se exige a investidura atravs de mandato legal ou prova da representao. Segundo a doutrina de Maurcio Godinho Delgado: a lei nova silenciou a respeito do anterior requisito da funo de representao. Em consequncia da omisso, a nova regra ampliou, em mais um aspecto, as possibilidades de incidncia do tipo legal do cargo de confiana. No h mais, desse modo, o requisito da concesso de poderes de representao, seja por outorga unilateral, seja por mandato. Contudo, claro que a presena da representao, em si, ser indcio de reforo nos poderes detidos pelo obrei ro (Curso de direito do trabalho. 8. ed., So Paulo : Ltr, 2009, p. 336) . GABARITO: E (AFT MTE ESAF 2010) 50. Assinale a opo correta. a) A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de duas, mediante acordo escrito ou tcito entre empregador e empregado, ou por contrato coletivo de trabalho. b) Os empregados sob o regime de tempo parcial podero prestar horas extras desde que haja prvia autorizao do Ministrio do Trabalho. c) Os estabelecimentos com mais de dez trabalhadores tero obrigatoriamente sistema de anotao da hora de entrada e de sada, em registro manual, mecnico ou eletrnico, devendo haver diariamente assinalao do perodo de repouso, a cargo do trabalhador. d) No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios. e) De acordo com a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, a concesso do intervalo para repouso e alimentao, dentro de cada turno, ou o intervalo para descanso semanal, descaracteriza o sistema de turnos ininterruptos de revezamento previsto na Constituio.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Comentrios: Alternativa a: Errada, pois o acordo de prorrogao de jornada deve ser necessariamente escrito, jamais podendo verbal, e muito menos tcito. Neste sentido, o art. 59, caput, da CLT. Cuidado, pois a questo recorrente em provas da ESAF. Alternativa b: Errada, pois os empregados sob o regime de tempo parcial (art. 58-A da CLT) jamais podero prestar horas extras (art. 59, 4, da CLT), sendo que inexiste previso legal de autorizao do MTE para tal. Alternativa c: Errada, pois o horrio de repouso (intervalo intrajornada) deve ser apenas pr-assinalado, conforme dispe o art. 74, 2, da CLT, no havendo necessidade de assinalao diria pelo empregado. Alternativa d: Correta, nos termos da literalidade do art. 58, 1, da CLT. Trata-se do chamado tempo residual. Advirta-se para o fato de que, excedido o limite mximo legal, todos os minutos excedentes devero ser computados como tempo trabalhado. Alternativa e: Errada, porque contraria o disposto na Smula n 360 do TST, no sentido de que a concesso de intervalo dentro de cada turno, ou descanso semanal, no descaracteriza o sistema de turnos ininterruptos de revezamento. GABARITO: D

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (AFT MTE ESAF 2010) 51. Certo empregado celebrou, com o respectivo empregador, acordo escrito de compensao de jornada. Entretanto, aps a pactuao, o acordo foi reiteradamente descumprido, diante da prestao habitual de horas extras, inclusive acima do limite previsto no acordo, sem que houvesse qualquer compensao de horrio. Considerando as normas relativas jornada de trabalho, a situao hipottica descrita e a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opo correta. a) O acordo de compensao de jornada poderia ter sido firmado tacitamente entre empregado e empregador, o que no afetaria sua validade. b) A prestao habitual de horas extras descaracteriza o acordo de compensao de horrio, tendo o empregado direito ao pagamento como horas extraordinrias das que ultrapassarem a durao semanal normal. c) requisito de validade do acordo de compensao de jornada a previso de que, em caso de no compensao das horas excedentes, o empregado ter direito a perceb-las com o adicional de no mnimo 75% (setenta e cinco por cento) do valor da hora normal de trabalho. d) O acordo individual de compensao de horrio invlido, exigindo a legislao pertinente a celebrao via conveno ou acordo coletivo de trabalho. e) Em caso de fora maior para atender realizao ou concluso de servios inadiveis, poder o empregador exigir horas extras do empregado, alm do limite legal, contratual ou convencional, desde que haja previso nesse sentido em conveno ou acordo coletivo de trabalho. Comentrios: Alternativa a: Errada, pois o acordo de compensao de jornada deve ser firmado expressamente, e por escrito, conforme art. 59, 2, da CLT. Alternativa b:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Correta, nos termos da Smula 85, IV, do TST. Observe-se que se tivesse havido a compensao, em relao s horas trabalhadas alm da jornada normal a este ttulo deveria ser pago apenas o adicional de 50%. Alternativa c: Errada, por ausncia de previso legal no sentido do adicional mnimo de 75%. Com efeito, dispe o art. 59, 2 e 3, da CLT, que as horas no compensadas devero ser pagas como extraordinrias, mas no h meno a adicional superior ao mnimo legal, qual seja, de 50%. Nada impede, entretanto, que se estipule algo neste sentido mediante negociao coletiva. Alternativa d: Errada, pois vlido, de forma pacfica, o acordo individual para compensao intrassemanal. Neste sentido, a Smula n 85 do TST. Como a assertiva no mencionou a modalidade de compensao, est includa tambm a compensao intrassemanal. Quanto ao acordo para implantao da compensao alm da semana (banco de horas), atualmente a posio pacfica da jurisprudncia (item V da Smula 85 do TST) no sentido da exigibilidade de negociao coletiva. Alternativa e: Errada, pois em caso de fora maior as horas extras podem ser compulsoriamente exigidas pelo empregador, independentemente de qualquer acordo prvio ou previso em norma coletiva, nos termos do art. 61, caput, da CLT. Trata-se das chamadas horas extras obrigatrias. GABARITO: B

(AFT MTE ESAF 2010) 52. Assinale a opo correta. a) A legislao considera trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a vinte horas semanais. b) De acordo com a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, inexistindo instrumento coletivo fixando jornada

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 diferente, o empregado horista submetido a turno ininterrupto de revezamento tem jus ao pagamento apenas do adicional das horas extraordinrias trabalhadas alm da 6 diria. c) O adicional noturno, inclusive quando pago com habitualidade, detm natureza indenizatria, tendo em vista que tem por objetivo compensar o desgaste do trabalhador que se ativa em horrio biologicamente destinado a descanso. d) O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. Para esse fim, considera-se de difcil acesso o local de trabalho quando h mera insuficincia de transporte pblico. e) Para os empregados que trabalham por dia, semana, quinzena ou ms, a remunerao do repouso semanal corresponder de um dia de servio, computadas as horas extraordinrias habitualmente prestadas. Comentrios: Alternativa a: Errada, pois o artigo 58-A da CLT define o trabalho como tempo parcial como sendo aquele cuja durao no exceda a 25 horas semanais. Alternativa b: Errada, por afrontar o entendimento dominante no TST, consubstanciado na OJ n 275 da SBDI-1, segundo o qual, neste caso, o empregado faz jus ao valor da hora trabalhada alm da 6 diria, mais o respectivo adicional. Alternativa c: Errada, pois o adicional noturno tem natureza salarial (salrio-condio). Neste sentido, a Smula 60 do TST. Alternativa d:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Errado, por afrontar o disposto na Smula n 90 do TST. Para o cabimento das horas in itinere no basta mera insuficincia de transporte pblico, exigindo-se que o local no seja servido por transporte pblico. Alternativa e: Correta, pela literalidade do art. 7, a, da Lei n 605/1949. No mesmo sentido, a Smula 172 do TST. GABARITO: E

(Juiz do Trabalho TRT da 7 Regio ESAF 2005) 53. Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. Os trabalhadores no setor ferrovirio podem ser submetidos aos regimes de sobreaviso e de prontido. A especial diferena entre tais regimes situa-se no grau de disponibilidade pessoal conferida ao trabalhador, sendo mais atenuada no regime de sobreaviso, quando o empregado poder aguardar o chamado da empresa em sua residncia. Disso resulta que no regime de prontido a escala no poder ser superior a 12 horas e essas sero contadas razo de 2/3 do salrio, ao passo que a escala de sobreaviso no poder ser superior a 24 horas, que sero contadas razo de 1/3 do salrio. II. O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. Havendo, porm, transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, no sero devidas horas in itinere pelo deslocamento da residncia ao trabalho e vice-versa, nos termos do entendimento jurisprudencial pacificado no Tribunal Superior do Trabalho. III. A mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas in itinere. Havendo, porm, incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular, sero devidas as horas in itinere, conforme entendimento pacificado no mbito do Tribunal Superior do Trabalho. IV. A jurisprudncia pacificada do Tribunal Superior do Trabalho considera irrelevante, para consagrar o direito percepo das

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 horas in itinere, o fato de o empregador cobrar, parcialmente ou no, importncia pelo transporte fornecido para local de difcil acesso ou no servido por transporte regular. a) So verdadeiras as duas primeiras proposies e falsas as duas ltimas. b) So verdadeiras as proposies I, III e IV, sendo falsa a segunda. c) So falsas as duas primeiras proposies e verdadeiras as duas ltimas. d) So falsas as trs primeiras proposies e verdadeira a ltima. e) So falsas as proposies I, II e IV e verdadeira a terceira. Comentrios: Proposio I: Correta. A assertiva contm as figuras do sobreaviso e da prontido, previstas no art. 244 da CLT. O enunciado delimita bem a distino entre os institutos. Proposio II: Errada. A primeira parte da assertiva est correta, constituindo reproduo literal do 2 do art. 58 da CLT. Trata-se das chamadas horas in itinere, ou ainda horas de deslocamento. Todavia, se houver transporte pblico regular em parte do trajeto entre a residncia do trabalhador e o local de trabalho, ser devido como hora in itinere o tempo despendido na parte do trajeto no servida por transporte pblico regular. Em relao parte servida por transporte pblico, a sim no so devidas as horas in itinere, independentemente do fornecimento de conduo pelo empregador. Neste sentido, o item IV da Smula 90 do TST: IV Se houver transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, as horas in itinere remuneradas limitam-se ao trecho no alcanado pelo transporte pblico. Proposio III: Correta, conforme itens II e III da Smula 90 do TST. No transporte pblico irregular os horrios so intermitentes, no apresentando regularidade nas sadas (conduo passa apenas algumas vezes por dia, por exemplo, com vrias horas de intervalo entre uma e outra viagem). O transporte pblico insuficiente, por sua vez, aquele em que h regularidade de horrios, porm que no atende suficientemente demanda, gerando filas, superlotao, etc.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Enfim, o transporte pblico insuficiente foi, de certa forma, institucionalizado pelo Estado, no gerando o direito s horas in itinere, ao contrrio da hiptese em que o transporte pblico irregular. A incompatibilidade do horrio de trabalho do empregado com os horrios do transporte pblico regular ocorre, normalmente, em relao aos trabalhadores que se ativam de madrugada, quando em geral no h corridas de nibus de transporte coletivo urbano. Transcrevo exemplo Esquematizado: retirado do meu livro, Direito do Trabalho

mencione-se a hiptese de um garom que trabalha em uma churrascaria localizada em posto de abastecimento, s margens de uma rodovia, ainda no permetro urbano da cidade. Imagine-se que, apesar de o local ser servido por transporte pblico regular, o ltimo nibus passa s 23h, sendo que o prximo somente passar s 5h do dia seguinte. Se o horrio de trabalho do garom se estende at as 2h e o empregador fornece conduo para que ele volte para casa, ser-lhe- devido o tempo in itinere referente ao deslocamento da volta (percurso trabalho/casa). Proposio IV: Correta, conforme literalidade da Smula 320 do TST. GABARITO: B (Juiz do Trabalho TRT da 7 Regio ESAF 2005) 54. Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. A regra prevista na lei que disciplina o regime de trabalho dos empregados nas atividades de explorao, perfurao, produo e refinao de petrleo, possibilitando a mudana do regime de revezamento para horrio fixo, constitui alterao lcita, no violando o disposto nos artigos 468, da CLT, e 7, inciso VI, da Constituio Federal, segundo jurisprudncia pacificada do Tribunal Superior do Trabalho. II. Adotando os contraentes, de modo tcito, a compensao de jornada, o empregador no est obrigado a repetir o pagamento das horas excedentes da jornada normal diria, desde que no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional, nos termos da jurisprudncia uniformizada no mbito do Tribunal Superior do Trabalho.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 III. Corolrio do fenmeno da flexibilizao das normas trabalhistas, tem validade diploma coletivo que estabelea limites de horrio de trabalho, dirio e semanal, superiores aos consagrados na Constituio Federal. IV. As variaes de horrio no registro de ponto que no excederem de cinco minutos, observado o limite mximo de dez minutos dirios, no so computadas como jornada extraordinria. V. A validade de acordo coletivo ou conveno coletiva sobre compensao de jornada de trabalho em atividade insalubre prescinde da inspeo prvia da autoridade competente em matria de higiene do trabalho, segundo entendimento jurisprudencial prevalente no mbito do Tribunal Superior do Trabalho. a) H apenas uma resposta falsa. b) H apenas duas respostas falsas. c) H apenas trs respostas falsas. d) H apenas quatro respostas falsas. e) Todas as respostas so falsas. Comentrios: Proposio I: Correta, nos termos do item II da Smula 391 do TST. Proposio II: Correta, conforme item III da Smula 85 do TST. Na hiptese, como no h elastecimento do mdulo semanal (44h, como regra), no cabe o pagamento da hora em si (j remunerada no salrio mensal do trabalhador), e sim apenas do adicional pelo trabalho extraordinrio. Vejamos um exemplo: O empregador passou a exigir que seus empregados trabalhassem 8h48min de segunda a sexta-feira, concedendo-lhes folga no sbado. Entretanto, no foi firmado qualquer acordo expresso (muito menos escrito) neste sentido. No caso, os empregados continuaram trabalhando 44h por semana, as quais j so remuneradas pelo salrio mensal. Assim, em relao ao trabalho extraordinrio (48 minutos dirios, 4 horas semanais), no so devidas as 4 horas trabalhadas, mas to somente o adicional de horas extras (4h x 50% = 2h).

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Proposio III: Errada. negociao coletiva dado flexibilizar as condies de trabalho apenas nas hipteses expressamente previstas na Constituio, quais sejam: Reduo de salrios (art. 7, VI); Compensao de horrios (sistema de plantes, p. ex.) ou reduo de jornada (art. 7, XIII). Neste caso, a jurisprudncia admite a majorao da durao normal do trabalho dirio (ex. jornada 12x36), porm como forma de compensao, mantendo-se o limite de durao semanal, notadamente conferindo alguma vantagem para o trabalhador; Elastecimento, at oito horas, da jornada em turnos ininterruptos de revezamento (art. 7, XIV).

Proposio IV: Correta. Trata-se do tempo residual previsto no 1 do art. 58 da CLT. Lembre-se sempre que, excedido tal limite, todo o tempo excedente deve ser remunerado como extraordinrio. Proposio V: A proposio era correta na poca em que a questo foi cobrada, tendo em vista a vigncia da Smula 349 do TST. Entretanto, tal verbete foi cancelado recentemente, na reforma da jurisprudncia do TST levada a efeito em maio/2011. Portanto, atualmente vale, notadamente para concursos pblicos, a literalidade do art. 60 da CLT, no sentido da imprescindibilidade da inspeo prvia do Ministrio do Trabalho para a prorrogao de jornada em atividades insalubres. GABARITO: A

(Advogado IRB ESAF 2006) 55. Assinale a afirmao incorreta. a) Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no exceda a 25 (vinte e cinco) horas semanais. b) Entre duas jornadas de trabalho haver um perodo mnimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 c) Os intervalos de descanso intrajornada no sero computados na jornada de trabalho. d) Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras. e) No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horrio no registro de ponto no excedentes de 10 (dez) minutos, observado o limite mximo de 20 (vinte) minutos dirios. Comentrios: Assertiva a: Correta, conforme art. 58-A, caput, da CLT. Observe-se que, embora a questo do trabalho sob regime de tempo parcial seja pouco relevante na prtica, inexplicavelmente prestigiada pelas bancas examinadoras, inclusive pela ESAF. Assim, necessrio conhecer o art. 58-A, o 4 do art. 59 (proibio de prestao de horas extras sob regime de tempo parcial) e o art. 130-A (frias para quem trabalha sob regime de tempo parcial), todos da CLT. Assertiva b: Correta, ante a literalidade do disposto no art. 66 da CLT. Trata-se do intervalo interjornadas. Assertiva c: Correta. Esta a regra, sendo que o intervalo somente computado na jornada (ou no deduzido, o que a mesma coisa) se expressamente previsto em lei (p. ex., art. 72 da CLT). Observe que o fato de existir excees no invalida a regra mas, antes, a confirma como tal, pelo que este tipo de argumento no levado em considerao pelas bancas examinadoras quando dos recursos. Assertiva d: Correta, conforme 4 do art. 59 da CLT, cujo estudo foi, inclusive, recomendado acima.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 claro que se a lei estipula um regime diferenciado (com frias inferiores ao padro celetista, por exemplo) para quem trabalha em regime de tempo parcial, no poderia admitir a prorrogao da jornada de trabalho, sob pena de desnaturao do instituto. Assertiva e: Errada. O tempo residual que a CLT no considera computvel na jornada de trabalho, nem passvel de desconto, de at cinco minutos na entrada e de at cinco minutos na sada, totalizando at dez minutos dirios. GABARITO: E

(Juiz do Trabalho 1 Regio 2008) 56. Analise as proposies abaixo e assinale, a seguir, a resposta correta com relao durao do trabalho: I - os servios de quarto nas mquinas, passadio, vigilncia e outros que, consoante parecer mdico, possam prejudicar a sade do tripulante sero executadas em perodos no maiores e com intervalos no menores a 4 (quatro) horas. II - no exceder de 40 (quarenta) horas semanais o servio prestado em trfego nos portos. III - a durao normal do trabalho efetivo em minas no subsolo poder ser superior a 8 (oito) horas dirias, mediante acordo coletivo de trabalho, observado o limite semanal de 40 (quarenta) horas. IV - o trabalho dos operadores cinematogrficos ter durao normal de 5 (cinco) horas na cabine de projeo, ao passo que para os ajudantes deles a durao do trabalho ser de 6 (seis) horas, sendo uma destinada lubrificao dos aparelhos de projeo. V - para os empregados sujeitos a horrios variveis em empresa que explora o servio de telefonia, a durao mxima de trabalho ser de 7 (sete) horas dirias e 17 (dezessete) horas de folga, deduzindo-se deste tempo 20 (vinte) minutos para descanso, de cada um dos empregados, sempre que se verificar um esforo contnuo de mais de 3 (trs) horas. a) as alternativas I e V esto totalmente corretas.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 b) as alternativas I e IV esto totalmente corretas. c) as alternativas II e III esto totalmente corretas d) as alternativas III e V esto totalmente corretas e) as alternativas I e II esto totalmente corretas. Comentrios: Proposio I: Correta. Literalidade do 2 do art. 248 da CLT. Proposio II: Errada, pois o limite de 30 (trinta) horas semanais, conforme dispe o art. 249, 2, da CLT. Proposio III: Errada. A durao normal do trabalho em minas de subsolo de 6h dirias e 36h semanais (art. 293 da CLT), podendo a jornada ser prorrogada a at 8h dirias e 44h semanais (art. 295, CLT, luz da CRFB/88), mediante acordo individual, desde que a prorrogao seja previamente autorizada pelo MTE. Observe-se que a referncia ao limite semanal de 48h deve ser relida luz da ordem constitucional vigente. Proposio IV: Errada. A jornada limitada a seis horas tanto para os operadores cinematogrficos quanto para seus ajudantes, sendo 5h consecutivas de trabalho em cabine, durante o funcionamento cinematogrfico, e at uma hora para limpeza, lubrificao dos aparelhos de projeo ou reviso dos filmes. Neste sentido, o art. 234 da CLT. Proposio V: Correta. Transcrio literal do art. 229 da CLT. Inclu esta questo na aula tendo em vista que a ESAF j cobrou, ainda que no tenha especificado o ponto no edital, as normas especiais de tutela do trabalho da CLT (art. 224 e seguintes), razo pela qual recomendo cautela quando do estudo. Questes sobre este Ttulo da CLT exploram, invariavelmente, a literalidade dos dispositivos legais (ou, no mximo,

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 verbetes de jurisprudncia, no caso dos bancrios, p. ex.), razo pela qual basta estud-los com ateno. GABARITO: A

(Juiz do Trabalho 1 Regio Cespe 2010) 57. Quanto aos repousos do trabalhador, assinale a opo correta. (A) Caso um empregado tenha sido contratado para prestar servio como auxiliar de escritrio, recebendo salrio mensal no valor de R$ 824,00, o empregador no ter a obrigao de pagar-lhe de forma discriminada o repouso semanal remunerado. (B) O empregado que trabalhe em regime de turno ininterrupto de revezamento, tiver seu repouso semanal remunerado regular e que, oito horas aps o encerramento do repouso, assumir nova escala de seis horas de durao no ter direito a horas extras. (C) Os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, no previstos em lei, apesar de representarem tempo disposio da empresa, no so remunerados como servio extraordinrio se acrescidos ao final da jornada. (D) O intervalo a ser concedido ao digitador que cumpra jornada de sete horas deve restringir-se ao intervalo intrajornada correspondente a uma ou duas horas. (E) Considere que um empregado que trabalha das 8 s 17 horas, e goza, regularmente, de uma hora de intervalo, tenha tido, entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, intervalo correspondente a trinta minutos, devido a volume de trabalho excepcional naquela semana. Nesse caso, como o intervalo computado na jornada de trabalho no tem natureza indenizatria, restou incabvel o pagamento de adicional sobre o tempo de intervalo. Comentrios: Assertiva a: Correta, tendo em vista que o empregado mensalista j tem, embutida no salrio contratual, a remunerao do DSR. Neste sentido, o art. 7, 2, da Lei n 605/1949. Assertiva b:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Errada, pois inclusive no regime de turnos ininterruptos o empregado tem o direito ao intervalo interjornadas, alm do descanso semanal. Desse modo, sero devidas como extras as horas no concedidas do referido intervalo. Neste sentido, a Smula 110 do TST. Assertiva c: Errada, por contrariar o entendimento jurisprudencial consubstanciado na Smula 118 do TST. Assertiva d: Errada, pois o intervalo de 10min a cada 90min consecutivos de trabalho, e este tempo no deduzido da jornada. Neste sentido, o art. 72 da CLT, aplicvel ao digitador por analogia, conforme Smula 346 do TST. Assertiva e: Errada. Em caso de no concesso do intervalo intrajornada, devido o pagamento da hora normal correspondente, acrescida do adicional de 50%, nos termos do art. 71, 4, da CLT. Observe-se que, nos termos da antiga OJ 307 da SDI-1 do TST, atualmente convertida na Smula 437, a no concesso parcial do intervalo intrajornada implica no pagamento total do perodo correspondente, acrescido de 50%.
SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao. II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. III - Possui natureza salarial a parcela prevista no art. 71, 4, da CLT, com redao introduzida pela Lei n 8.923, de 27 de julho de 1994, quando no

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
concedido ou reduzido pelo empregador o intervalo mnimo intrajornada para repouso e alimentao, repercutindo, assim, no clculo de outras parcelas salariais.

GABARITO: A

(Juiz do Trabalho 1 Regio Cespe 2010) 58. A respeito da jornada, do horrio de trabalho, da durao e das jornadas especiais, assinale a opo correta. (A) Considere a seguinte situao hipottica. Em julho de 2009, o salrio de Mauro correspondia a R$ 2.700,00, e, a partir de 1/8/2009, alm desse salrio, Mauro passou a receber gratificao de R$ 810,00, devido ao fato de ter sido promovido a gerente geral, com plenos poderes para representar o empregador, podendo, at, admitir e dispensar empregados. Em decorrncia disso, Mauro passou a permanecer nas dependncias da empresa, regularmente, de segunda a sbado, das 8 s 18 horas, com intervalo de duas horas. Nessa situao hipottica, Mauro no tem direito percepo de horas extras. (B) Empregado que trabalhe como ascensorista de prdio comercial desde 18/3/2008, cumprindo jornada de segunda-feira a sextafeira, das 9 s 17 horas, com uma hora de intervalo, no tem direito percepo de horas extras. (C) Mdico empregado, que trabalhe no ambulatrio de uma empresa, cumprindo jornada de seis horas, com quinze minutos de intervalo, tem direito percepo de duas horas extras dirias. (D) Considere a seguinte situao hipottica. Fbio, contratado em 29/6/2007 para prestar servios como auxiliar operacional de servios diversos, firmou, diretamente com o empregador, acordo escrito para prestar servio em jornada das 7 s 17 horas, com uma hora de intervalo, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7 s 16 horas, tambm com uma hora de intervalo, s sextas-feiras, sem jornada de trabalho aos sbados. O instrumento coletivo de trabalho da categoria de Fbio nada diz acerca de acordo de compensao. Nessa situao hipottica, o acordo individual vlido. (E) No tem validade a clusula de instrumento coletivo de trabalho que estabelea jornada de oito horas para os empregados que cumpram jornada em turno ininterrupto de revezamento e que possuam jornada mxima de seis horas.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Comentrios: Assertiva a: Errada. Em primeiro lugar, o gerente no abrangido pelas regras de limitao da durao do trabalho apenas se a gratificao de funo for, no mnimo, igual a 40% do salrio do cargo efetivo, nos termos do pargrafo nico do art. 62 da CLT. No caso, a gratificao recebida por Mauro era de apenas 30% de seu salrio anterior, razo pela qual no se lhe aplica o disposto no art. 62, II, da CLT. Em segundo lugar, a limitao do trabalho no se aplica aos gerentes se efetivamente no existe o controle de horrio de trabalho. Se, no caso, o horrio era controlado, Mauro faria jus proteo celetista, ainda que percebesse gratificao de funo igual ou superior a 40% do salrio do cargo efetivo. Assertiva b: Errada. A jornada dos ascensoristas (cabineiros de elevador) fixada em 6h pela Lei n 3.270/1957, sendo vedada a prorrogao. Logo, o empregado mencionado na assertiva tem direito percepo de horas extras, pois trabalha 7h dirias. Assertiva c: Errada. pacfico na jurisprudncia que o mdico no tem jornada diferenciada, sendo que a meno a quatro horas de trabalho dirio, pela Lei n 3.999/1961, diz respeito ao salrio profissional para tal nmero de horas trabalhadas. Neste sentido, a Smula 370 do TST:
SUM-370 MDICO E ENGENHEIRO. 3.999/1961 E 4.950-A/1966 JORNADA DE TRABALHO. LEIS NS

Tendo em vista que as Leis n 3.999/1961 e 4.950-A/1966 no estipulam a jornada reduzida, mas apenas estabelecem o salrio mnimo da categoria para uma jornada de 4 horas para os mdicos e de 6 horas para os engenheiros, no h que se falar em horas extras, salvo as excedentes oitava, desde que seja respeitado o salrio mnimo/horrio das categorias.

Assertiva d: Correta. O art. 59, caput, da CLT, dispe que a durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de duas, mediante acordo escrito entre empregador ou empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 No mesmo sentido, a jurisprudncia consolidada do TST, consubstanciada no item II da Smula 85 do TST: o acordo individual para compensao de horas vlido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrrio. Observe-se que o acordo individual no vlido para instituio do banco de horas (item V da Smula 85). Assertiva e: Errada. A prpria Constituio (art. 7, XIV) admite a flexibilizao, mediante negociao coletiva, da jornada em regime de turnos ininterruptos de revezamento. No mesmo sentido, a Smula 423 do TST: estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociao coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento no tem direito ao pagamento da 7 e 8 horas como extras. GABARITO: D

(Juiz do Trabalho 2 Regio 2010) 59. De acordo com disposio legal e atual jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, em relao s horas em trajeto, tambm denominadas como horas in itinere, est correto afirmar que: A) Elas sero sempre devidas quando o local de trabalho for de difcil acesso. B) Elas sero devidas, bastando que o transporte pblico no seja suficiente. C) Se houver transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, sero remuneradas apenas as horas despendidas no trecho no servido pelo mencionado transporte. D) No sero devidas quando o transporte, embora fornecido pelo empregador, seja pago, ainda que parcialmente pelo empregado. E) A incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular no se constitui em circunstncia que gera o direito s horas in itinere.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Comentrios: Assertiva a: Errada, pois h outros requisitos, notadamente o fornecimento da conduo pelo empregador. Assertiva b: Errada, pois a jurisprudncia pacfica no sentido de que a mera insuficincia do transporte pblico no gera o direito s horas in itinere. Neste sentido, a Smula 90, III, do TST. Assertiva c: Correta, conforme a Smula 90, IV, do TST. Exemplo: percurso dura uma hora e meia, sendo que na primeira parte do trajeto, que dura uma hora, h transporte pblico regular. Neste caso, apenas meia hora computada na jornada, ou seja, considera-se hora in itinere. Assertiva d: Errada, pois o fato de o empregador cobrar, parcialmente ou no, importncia pelo transporte fornecido, para local de difcil acesso ou no servido por transporte regular, no afasta o direito percepo das horas in itinere (Smula 320 do TST). Assertiva e: Errada, por contrariar o entendimento jurisprudencial consubstanciado na Smula 90, II, do TST: a incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que tambm gera o direito s horas in itinere. GABARITO: C

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (Juiz do Trabalho 3 Regio 2009) 60. Jos exerceu, no Banco Democrtico, cargo de confiana bancria com efetivos poderes de fiscalizao, em jornada de 8 s 12 horas e de 13 s 18 horas, de segunda a sexta-feira. Recebia gratificao legal de 1/3, embora a Conveno Coletiva da categoria previsse seu pagamento como sendo de metade da remunerao. Dispensado sem justa causa, ajuizou reclamao trabalhista para postular o pagamento das diferenas de gratificao e, cumulativamente, da stima, oitava e nona horas como extras. Assinale a opo que for mais correta, segundo a jurisprudncia sumulada do Tribunal Superior do Trabalho, considerando provadas as alegaes: a) Jos ter todos os direitos gratificao e horas extras. reconhecidos: diferenas de

b) Jos ter parcialmente os direitos reconhecidos: diferenas de gratificao e stima e oitava horas extras dirias. c) Jos ter parcialmente os direitos reconhecidos: diferenas de gratificao e nona hora extra diria. d) Jos ter parcialmente os direitos reconhecidos: todas as horas extras. e) Jos no ter direito reconhecido, porque exerce cargo de confiana bancria. Comentrio: A jornada especial do bancrio estipulada pelo caput do art. 224 da CLT, que a fixa em 6h contnuas nos dias teis, com exceo dos sbados, perfazendo um total de 30 horas por semana. Excepcionalmente, o 2 do art. 224 prev que a jornada especial no se aplica aos bancrios que exercem funes de direo, gerncia, fiscalizao, chefia e equivalentes, desde que o valor da gratificao seja, no mnimo, 1/3 do valor do salrio do cargo efetivo. Neste caso, vale como durao normal do trabalho a jornada padro, de 8h dirias. Na hiptese da questo em anlise, Jos trabalhava 9h por dia, e recebia gratificao de 1/3. A CCT estipulava gratificao de 50%, mas o enunciado no menciona que a norma coletiva tenha vinculado o percebimento da referida gratificao de 50% ao limite de jornada do bancrio.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

67 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Logo, Jos tem direito diferena de gratificao, em virtude do descumprimento da norma coletiva, bem como 9 hora como extra. No mesmo sentido, a Smula 102, VII, do TST: VII - O bancrio exercente de funo de confiana, que percebe a gratificao no inferior ao tero legal, ainda que norma coletiva contemple percentual superior, no tem direito s stima e oitava horas como extras, mas to somente s diferenas de gratificao de funo, se postuladas. GABARITO: C (Juiz do Trabalho 8 Regio 2009) 61. Sobre a durao do trabalho, correto afirmar: a) A durao do trabalho do aprendiz no exceder de 6 horas dirias. vedada a prorrogao e a compensao de jornada, salvo na hiptese de aprendiz que j tenha completado o ensino fundamental. b) permitida a prorrogao da durao normal diria do trabalho do menor, at mais duas horas, independentemente de acrscimo salarial, mediante conveno ou acordo coletivo, desde que o excesso de horas em um dia seja compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. c) O empregado sob o regime de tempo parcial poder prestar horas extras, mediante opo manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociao coletiva. d) Nas atividades insalubres, somente poder haver prorrogao de jornada de trabalho na ocorrncia de necessidade imperiosa, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja para atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto. e) O desrespeito ao intervalo mnimo interjornadas de 11 horas consecutivas atribui ao trabalhador o direito remunerao do perodo correspondente com um acrscimo de no mnimo 50% sobre o valor da remunerao da hora normal, devendo-se pagar a integralidade das horas que foram subtradas do intervalo, acrescidas do respectivo adicional.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

68 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

Comentrios: Assertiva a: Errada. Dispe o art. 432 da CLT que so vedadas a prorrogao e a compensao de jornada do aprendiz, e no h exceo. A exceo, no caso do aprendiz que j tenha completado o ensino fundamental, diz respeito durao do trabalho, que pode ser de at 8h dirias, desde que nela sejam computadas as horas destinadas aprendizagem terica (art. 432, 1). Assertiva b: Errada, pois lcita apenas a compensao do mdulo semanal de jornada (44h) do menor. Neste sentido, o art. 413, I, da CLT. Portanto, vedado submeter o menor de 18 anos a regime de compensao denominado banco de horas. Assertiva c: Errada, pois os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras (art. 59, 4, da CLT). Reitere-se que este assunto recorrente em provas de concursos, inclusive naquelas elaboradas pela ESAF. Assertiva d: Errada. A questo da prorrogao de jornada em atividades insalubres tratada pelo art. 60 da CLT, e no passa pela avaliao da ocorrncia de necessidade imperiosa, a qual tratada pelo art. 61. At ento o entendimento jurisprudencial, consubstanciado na Smula 349 do TST, era no sentido da possibilidade de permisso da prorrogao da jornada em atividade insalubre mediante negociao coletiva, contrariando o comando literal do art. 60 da CLT em nome da prevalncia dos instrumentos coletivos de trabalho. No obstante, em recente reviso de sua jurisprudncia, levada a efeito em maio/2011, o TST cancelou a supramencionada Smula 349, pelo que voltou a ser exigvel a licena prvia do MTE para prorrogao de jornada em atividade insalubre.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

69 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

Assertiva e: Correta. Inteligncia da OJ 355 do TST. GABARITO: E

(Juiz do Trabalho 8 Regio 2011) 62. A propsito de regimes de prorrogao e compensao de jornada de trabalho, CORRETO afirmar que: a) O regime de trabalho de 12 por 36 horas, quando amparado em conveno coletiva de trabalho, amplamente reconhecido em atividades que no exigem esforo constante e intenso, devido s vantagens que proporciona ao trabalhador, a saber, descanso de 36 horas entre as jornadas, menor nmero de deslocamentos residncia-trabalho-residncia e durao do trabalho semanal inferior a 44 horas. Em tal hiptese, no h pagamento de horas extraordinrias a partir da oitava diria, observado o limite pactuado. b) O acordo individual de prorrogao de jornada, previsto no art. 59 da CLT, de forma tcita ou escrita, contempla a possibilidade de prorrogao de jornada at o limite de doze horas dirias, desde que no ultrapasse 44 horas semanais. c) A jornada de seis horas em turnos ininterruptos de revezamento, desde que negociada coletivamente, conforme jurisprudncia sumulada do TST, poder ser elastecida at dez horas, sem qualquer acrscimo salarial a partir da oitava hora trabalhada. d) Na hiptese de resciso contratual, o trabalhador submetido ao regime de compensao anual ou banco de horas, far jus ao pagamento das horas extraordinrias no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao da poca da prestao do trabalho, acrescido de juros e de correo monetria. e) Pelo texto consolidado, permitido prorrogar habitualmente o trabalho do menor, mediante compensao, atravs de conveno ou acordo coletivo, desde que observado o limite dirio de dez horas e o limite semanal de 44 horas.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

70 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Comentrios: Assertiva a: Correta. A assertiva ilustra o entendimento jurisprudencial dominante sobre a matria, fundado no disposto no art. 7, XIII, da CRFB. Registre-se que recentemente a questo foi consolidada no mbito do TST, conforme Smula 444:
SUM-444. JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. valida, em carter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas.

Assertiva b: Errada. Em primeiro lugar, a CLT exige acordo escrito, no valendo acordo verbal, e muito menos tcito. Em segundo lugar, a prorrogao limitada a duas horas alm da durao normal do trabalho, o que resulta em jornada de at 10h dirias, considerada a jornada padro de 8h. Cuidado para no confundir o acordo de compensao (pelo qual se admite a instituio dos plantes, por exemplo) com acordo de prorrogao. Pelo primeiro, no h propriamente horas extras, posto que as horas trabalhadas alm da jornada normal so compensadas em outro dia. No segundo, por sua vez, o trabalhador presta horas extras, devendo ser devidamente remunerado por elas (adicional mnimo de 50%, conforme CRFB). Assertiva c: Errada, pois a jornada em turnos ininterruptos de revezamento pode ser ampliada, mediante negociao coletiva, para at 8h dirias, sem acrscimo salarial a partir da sexta hora. Art. 7, XIV, da CRFB, c/c a Smula 423 do TST. Assertiva d:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

71 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Errada. Na hiptese, o trabalhador faz jus s horas no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso (art. 59, 3, CLT). Assertiva e: Errada. A assertiva capciosa, pelo que o candidato deve ter ateno. O limite de prorrogao da jornada de trabalho em horas prorrogadas, e no em horas dirias. Assim, o limite de duas horas para compensao, no caso do menor, se aplica apenas se sua jornada normal for de oito horas. Nada impede, entretanto, seja a jornada pactuada, por exemplo, em 6h, pelo que o limite dirio de 10h corresponderia a 4h suplementares, o que contraria o limite legal previsto no art. 413, I, da CLT. GABARITO: A

(Juiz do Trabalho 9 Regio 2009) 63. Considere as seguintes proposies: I. A jurisprudncia uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que o empregado, sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, tem direito ao adicional de, no mnimo, 50% (cinquenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas, e a orientao jurisprudencial do Tribunal Regional do Trabalho da 9 Regio no sentido de que no caso de prorrogao de jornada por empregado comissionista misto ser devida a hora normal acrescida do adicional de horas extras sobre o salrio fixo e somente o adicional de horas extras sobre o salrio varivel. II. Somente a atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho pode excluir o empregado do regime geral de durao do trabalho e, no caso do motorista, a orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que a utilizao de tacgrafo suficiente para demonstrar o controle da jornada de trabalho em sua atividade externa. III. A jurisprudncia uniformizada do Tribunal Superior do Trabalho no sentido de que a insuficincia de transporte pblico enseja o pagamento de horas "in itinere", mas no a incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os horrios do transporte pblico regular, sendo que neste caso o

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

72 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 tempo de percurso que extrapola a jornada legal considerado como extraordinrio e sobre ele deve incidir o adicional respectivo. IV. O simples fato de o empregado portar bip, pager ou telefone celular, mesmo quando fornecido pelo empregador, no capaz de configurar regime de sobreaviso, ainda que o empregado permanea em sua residncia aguardando, a qualquer momento, convocao para o servio. V. As frias so hiptese de interrupo do contrato de trabalho, j que cessa a obrigao do empregado de prestar servios, mas persiste a obrigao do empregador de remuner-las, ainda que de modo diferido, e so devidas proporcionalmente em caso de pedido de demisso. a) somente as proposies I, II e IV esto corretas b) somente as proposies III e IV esto corretas c) somente as proposies I, II e V esto corretas d) somente as proposies III, IV e V esto corretas e) somente as proposies I e V esto corretas Comentrios: Proposio I: Correta. Combinao da Smula 340 do TST e da Orientao Jurisprudencial 29 da 3 Turma do TRT da 9 Regio . claro que as orientaes jurisprudenciais dos TRTs somente devem ser conhecidas, na pior das hipteses, para os concursos da Magistratura do Trabalho. Proposio II: Errada. Alm da atividade externa incompatvel com o controle de horrio (art. 62, I, CLT), o exerccio da funo de gerente, diretores e chefes de departamento ou filial, desde que percebam gratificao de, no mnimo, 40% (art. 62, II e pargrafo nico, CLT), tambm exclui o empregado do regime geral da durao do trabalho. No tocante aos motoristas, o TST entende que o tacgrafo, por si s, sem a existncia de outros elementos, no serve para controlar a jornada de trabalho de empregado que exerce atividade externa (OJ 332). Proposio III: Errada, pois as hipteses esto invertidas. A mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas in itinere" (Smula

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

73 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 90, III), ao passo que a incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que tambm gera o direito s horas in itinere (Smula 90, II). Em sendo devidas as horas in itinere, se o tempo de percurso extrapolar a jornada normal, dever ser remunerado como hora extra. Proposio IV: Errada, pois a limitao do direito de ir e vir do empregado caracteriza o sobreaviso. A jurisprudncia do TST sempre foi firme no sentido de que o simples fato de o empregado portar bip, pager ou telefone celular, por si s, no configuram sobreaviso, exatamente porque, neste caso, o empregado no tem limitada a sua liberdade de ir e vir. Neste sentido, antiga OJ 49, convertida na Smula 428, qual foi dada nova redao na 2 Semana do TST:
SUM-428 SOBREAVISO. APLICAO ANALGICA DO ART. 244, 2 DA CLT (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - O uso de instrumentos telemticos ou informatizados fornecidos pela empresa ao empregado, por si s, no caracteriza o regime de sobreaviso. II - Considera-se em sobreaviso o empregado que, distncia e submetido a controle patronal por instrumentos telemticos ou informatizados, permanecer em regime de planto ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio durante o perodo de descanso.

Observe-se que, embora tenha sido mantido o entendimento da antiga OJ 49, o TST evoluiu na anlise da matria, estendendo aos teletrabalhadores que permanecem de planto atravs de equipamentos telemticos ou informatizados, o instituto do sobreaviso. Proposio V: Correta. Com efeito, as frias constituem hiptese tpica de interrupo contratual. Diferido aquilo cujo pagamento anual comea ao trmino de um certo prazo. Assim, como as frias so devidas quando de sua concesso que, por sua vez, deve ocorrer em perodo posterior ao de aquisio, diz-se que sua remunerao diferida. GABARITO: E

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

74 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (Juiz do Trabalho 21 Regio 2010) 64. Miguel foi admitido pelo Banco S Dinheiro S/A para exercer a funo de caixa. Passados 04 anos, em face de seu desempenho, Miguel passou a desempenhar a funo de caixa executivo, atendendo apenas aos clientes especiais. Diante da nova funo, passou a perceber uma gratificao no valor equivalente a 50% de seu salrio. Tendo em vista que, aps assumir a funo de caixa executivo, Miguel passou a trabalhar em jornada diria de 09 horas, correto afirmar: a) no faz jus hora extra por exercer funo de confiana remunerada com gratificao superior a 40% do seu salrio; b) faz jus a 1 (uma) hora extra diria, posto que exerce funo de confiana e percebe gratificao superior a 1/3 do salrio, sujeitando-se jornada de 8 (oito) horas; c) faz jus a 3 (trs) horas extras dirias, uma vez que no exerce funo de confiana, estando sujeito jornada de 6 (seis) horas; d) faz jus a 1 (uma) hora extra diria, pois no exerce funo de confiana e percebe gratificao superior a 1/3 do salrio, sujeitando-se a jornada de 8 horas; e) faz jus a 1 (uma) hora extra diria, por exercer funo de confiana remunerada com gratificao superior a 40% do seu salrio. Comentrios: A questo se resolve atravs do entendimento jurisprudencial consubstanciado na Smula 102 do TST, cujo item VI prev, in verbis: VI - O caixa bancrio, ainda que caixa executivo, no exerce cargo de confiana. Se perceber gratificao igual ou superior a um tero do salrio do posto efetivo, essa remunera apenas a maior responsabilidade do cargo e no as duas horas extraordinrias alm da sexta. Logo, no caso so devidas as 3h extras dirias ao trabalhador. GABARITO: C (Juiz do Trabalho 21 Regio 2010) 65. Maria trabalha para a empresa Casa das Vendas Ltda., na cidade de Natal/RN. Maria foi contratada para uma jornada de 44 horas

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

75 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 semanais e com intervalo intrajornada de 02 horas, laborando de segunda a sbado. Por ser Chefe do Setor de Pessoal, inicia habitualmente seu labor em mdia 5 (cinco) minutos antes da hora designada para o incio de sua jornada, uma vez que seu encargo ativar o sistema de ponto eletrnico. Maria tambm costuma encerrar suas atividades por volta de 17 (dezessete) minutos aps o horrio previsto para o trmino da jornada de trabalho na empresa, pois s pode desativar o sistema de controle de ponto aps o ltimo empregado registrar a sua sada. Considerando essa situao, correto afirmar: a) Maria ter computados, na sua jornada diria, os minutos excedentes e, como tal, receb-los com acrscimo de, no mnimo, 50% (cinquenta por cento); b) Maria no ter computadas, como labor extraordinrio, as fraes de hora que antecedem e extrapolam a sua jornada diria; c) somente o perodo que ultrapassa o limite de 10 (dez) minutos, antes ou depois de sua jornada, considerado para efeito de aferio de jornada suplementar; d) os perodos laborados antes e depois da jornada somente so nela computados se previstos em clusula de acordo ou conveno coletiva; e) Maria ter direito a computar apenas 17 (dezessete) minutos na sua jornada de trabalho. Comentrios: Embora seja chefe do setor, Maria no est excluda do regime celetista da durao do trabalho, pois tem a jornada de trabalho controlada, como qualquer outro empregado. No tocante aos minutos residuais, o 1 do art. 58 os limita a 5min antes e 5min depois do horrio normal de trabalho, de forma que o tempo residual de Maria ser computado em sua jornada de trabalho. O entendimento jurisprudencial aponta no sentido da remunerao de todos os minutos trabalhados alm da jornada, em caso de extrapolao do limite do art. 58, 1. Neste sentido, a Smula 366 do TST. Logo, devero ser remunerados como hora extra os 22 minutos (considerada a entrada antecipada em 5 minutos) que Maria labora diariamente alm da jornada normal de trabalho. GABARITO: A

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

76 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (Juiz do Trabalho 24 Regio 2008) 66. Assinale a alternativa CORRETA: a) O empregador no poder suprimir o trabalho extraordinrio quando este for habitual, pois importaria na reduo do montante remuneratrio do trabalhador, com a excluso de parcela salarial incorporada de forma definitiva em seus ganhos. b) Entende-se como jornada de trabalho to-somente o lapso temporal dirio que o trabalhador efetivamente presta servios ao empregador. c) De acordo com o entendimento da SBDI-1 do Colendo TST, invlida a compensao de horrio quando a jornada adotada alterna a prestao de trabalho de 48 (quarenta e oito) horas em uma semana e 40 (quarenta) horas na semana subsequente, por violar o limite constitucional de horas trabalhadas na semana, ainda que tal regime compensatrio tenha sido entabulado mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho. d) De acordo com o entendimento sumulado do Tribunal Superior do Trabalho, a prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, todas as horas extraordinrias trabalhadas sero remuneradas com o acrscimo do respectivo adicional. e) Conforme Smula da jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, o clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar a mdia fsica de horas efetivamente prestadas. Comentrios: Alternativa a: Errada. O adicional de hora extra parcela tpica de salrio condicional, pelo que no se incorpora ao salrio. No obstante, o TST assegura indenizao ao trabalhador, pela supresso total ou parcial das horas extras habitualmente prestadas, nos termos da Smula 291. Para receber a indenizao o empregado deve ter pelo menos um ano de prestao habitual de horas suplementares, e a indenizao de um ms das horas suprimidas, por ano ou frao igual ou superior a seis meses de horas extras habitualmente prestadas.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

77 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 O clculo observar a mdia das horas suplementares nos 12 (doze) meses anteriores mudana, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. Estude atentamente o texto da Smula 291 do TST, pois grande a probabilidade de cobrana em provas futuras, ante a recente alterao do verbete. Alternativa b: Errada, pois tambm computado na jornada de trabalho o tempo em que o trabalhador permanece disposio do empregador (art. 4 da CLT), bem como o tempo de trajeto, observadas as condies previstas no art. 58, 2, da CLT. Alternativa c: Errada, por contrariar o entendimento consubstanciado na OJ 323 do TST: vlido o sistema de compensao de horrio quando a jornada adotada a denominada semana espanhola, que alterna a prestao de 48 horas em uma semana e 40 horas em outra, no violando os arts. 59, 2, da CLT e 7, XIII, da CF/1988 o seu ajuste mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. Alternativa d: Errada, pois a prestao de horas extras habituais realmente descaracteriza o acordo de compensao, mas em relao s horas compensadas devido apenas o adicional, consoante o entendimento jurisprudencial consolidado na Smula 85, IV, do TST. Alternativa e: Correta, conforme Smula 347 do TST: O clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar o nmero de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salrio-hora da poca do pagamento daquelas verbas. GABARITO: E

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

78 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

TPICO 5: FRIAS (AFT MTE ESAF 2003) 67. Assinale a opo correta considerando a jurisprudncia sumulada do Colendo TST. a) O pagamento das frias, integrais, no gozadas, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, no se sujeita ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. b) O pagamento das frias, integrais ou proporcionais, no gozadas, mesmo antes da vigncia da Constituio da Repblica de 1988, sujeitava-se ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. c) O pagamento das frias, integrais ou proporcionais, gozadas ou no, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, sujeita-se ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. d) O pagamento das frias, proporcionais, no gozadas, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, no se sujeita ao acrscimo do tero previsto em seu artigo 7, inciso XVII. e) O pagamento das frias, proporcionais, no gozadas, na vigncia da Constituio da Repblica de 1988, somente sujeita-se ao acrscimo do tero das frias previsto em seu artigo 7, inciso XVII, desde que requerida por escrita ao empregador. Comentrios: Assertiva a: Errada. Todo e qualquer pagamento de frias, integrais (gozadas ou no) ou proporcionais se sujeita ao acrscimo do tero constitucional. Neste sentido, a Smula 328 do TST. Assertiva b: Errada, pois o tero constitucional direito assegurado pela CRFB/88. Assertiva c: Correta. A assertiva reproduz literalmente a Smula 328 do TST.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

79 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Assertiva d: Errada, pois contraria a inteligncia da Smula 328. Assertiva e: Errada, tendo em vista que o direito no depende de qualquer requerimento, nem de qualquer outra condio. Havendo pagamento de frias, dever tambm ser pago o tero constitucional. GABARITO: C

(AFT MTE ESAF 2003) 68. Na forma da jurisprudncia sumulada do Colendo TST, aponte a opo correta. a) Ainda que caracterizada a hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, desde que completo o perodo aquisitivo de doze meses. b) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses. c) Ainda que configurada a hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses. d) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho, com mais de um ano, sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias proporcionais, desde que completo o perodo aquisitivo de doze meses. e) Salvo na hiptese de dispensa do empregado por justa causa, a extino do contrato de trabalho, com mais de um ano, sujeita o empregador ao pagamento da remunerao das frias

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

80 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 proporcionais, ainda que incompleto o perodo aquisitivo de doze meses. Comentrios: Assertiva a: Errada. Completo o perodo aquisitivo de doze meses, as frias tornam-se direito adquirido (em relao ao perodo completo), e so devidas inclusive ao empregado dispensado por justa causa. Entretanto, as frias proporcionais no so devidas em caso de dispensa por justa causa, assim como tambm no o o dcimo terceiro proporcional. Resumo do direito s frias: Art. 146 => frias simples ou em dobro so devidas em qualquer hiptese, por se tratar de direito adquirido. => frias proporcionais aps 12 meses de servio: todos tm direito, menos os demitidos por justa causa Art. 147 => frias proporcionais antes de 12 meses de servio: apenas em caso de dispensa sem justa causa e trmino de contrato Smula 171 => frias proporcionais, independentemente do tempo de servio: devidas a todos, menos aos demitidos por justa causa. Pedido de demisso tambm gera direito a frias proporcionais (Smula 261). Assertiva b: Correta, pois corresponde transcrio literal da Smula 171 do TST. Assertiva c: Errada, pois contraria o entendimento cristalizado na Smula 171, segundo o qual a dispensa por justa causa implica da perda do direito s frias proporcionais. Assertiva d: Errada, pois, nos termos das Smulas 171 e 261 do TST, as frias proporcionais so sempre devidas, exceto na dispensa por justa causa, independentemente do tempo de servio do empregado.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

81 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Assertiva e: A meu ver esta alternativa tambm est correta. Errei esta questo no meu concurso, e at hoje no entendo porque ela foi mantida pela ESAF. Afinal, quem pode o mais pode o menos. Se o empregado com menos de um ano tem direito a frias proporcionais, aquele que tem mais de um ano tambm ter, e a questo no diz que somente com mais de um ano o empregado teria o direito. GABARITO: B (AFT MTE ESAF 2006) 69. Relativamente s frias, correto afirmar que: a) a obteno da mdia de comisses que integram a remunerao do trabalhador prescinde da correo monetria. b) durante o perodo correspondente, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo. c) mesmo que indenizadas, devem ser computadas para clculo do FGTS, o qual observa todo o montante percebido pelo empregado no ms de referncia. d) rompido o contrato de trabalho, as vencidas devem ser remuneradas de forma indenizada, observando-se a evoluo salarial do trabalhador durante o perodo aquisitivo. e) salvo nos casos de demisso por justa causa ou pedido de demisso, so devidas de forma proporcional, com o acrscimo do 1/3 constitucional, mesmo que o pacto no tenha perdurado por perodo superior a 12 meses. Comentrios: Assertiva a: Antes de qualquer coisa, lembre-se que prescinde = dispensa. O termo comumente encontrado em provas de concursos, exatamente em virtude da confuso de alguns candidatos em relao ao sentido da palavra. A assertiva est errada, por contrariar o disposto na OJ 181 do TST, segundo a qual o valor das comisses deve ser corrigido monetariamente para em seguida obter-se a mdia para efeito de clculo de frias, 13 salrio e verbas rescisrias.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

82 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Assertiva b: Correta, conforme item I da Smula 159 do TST (enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, inclusive nas frias, o empregado substituto far jus ao salrio contratual do substitudo). Assertiva c: Errada, pois as frias indenizadas no compem a base de clculo do FGTS. Neste sentido, a OJ 195 do TST. Assertiva d: Errada. Rompido o contrato de trabalho, as frias vencidas devem ser indenizadas conforme a remunerao devida na data da extino do contrato (art. 142 da CLT, c/c a Smula 7 do TST, segundo a qual a indenizao pelo no deferimento das frias no tempo oportuno ser calculada com base na remunerao devida ao empregado na poca da reclamao ou, se for o caso, na da extino do contrato. Assertiva e: Errada, pois apenas na dispensa por justa causa o empregado no faz jus s frias proporcionais. O empregado demissionrio tem direito s frias proporcionais, conforme Smulas 171 e 261 do TST. GABARITO: B (AFT MTE ESAF) 70. Julgue as seguintes proposies: (questo adaptada) I (AFT MTE ESAF 2003) Os dias de frias, gozados aps o perodo legal de concesso, sero remunerados de forma simples. II (AFT MTE ESAF 2010) Para o clculo das frias, deve ser considerada a mdia dos salrios fixos apurada durante o perodo aquisitivo, com integrao, tambm, pela mdia duodecimal, de outras parcelas de carter salarial recebidas habitualmente. III (AFT MTE ESAF 2010) As faltas ou ausncias decorrentes de acidente do trabalho no so consideradas para os efeitos de durao de frias, salvo se o trabalhador tiver percebido da

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

83 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Previdncia Social prestaes de acidente do trabalho ou de auxlio doena por mais de seis meses, embora descontnuos. IV (AFT MTE ESAF 2010) A remunerao percebida pelo empregado poca da propositura da ao na Justia do Trabalho serve de base de clculo para as frias no concedidas no tempo oportuno. Comentrios: Proposio I: Errada. Os dias de frias gozados fora do perodo concessivo devem ser remunerados em dobro, conforme Smula 81 do TST. Isso vale inclusive para as frias concedidas parcialmente fora do perodo concessivo, sendo estes dias remunerados em dobro. Proposio II: Errada, por afronta ao disposto no art. 142 da CLT. Com efeito, a remunerao das frias , basicamente, aquela devida na data da concesso. Consoante dispe o 6 do art. 142, se, no m omento das frias, o empregado no estiver percebendo o mesmo adicional do perodo aquisitivo, ou quando o valor deste no tiver sido uniforme ser computada a mdia duodecimal recebida naquele perodo, aps a atualizao das importncias pagas, mediante incidncia dos percentuais dos reajustamentos salariais supervenientes. Proposio III: Correta, conforme art. 130, c/c o art. 131, III, c/c o art. 133, IV, todos da CLT. A respeito desta proposio, a ESAF se manifestou nos seguintes termos, em sede do julgamento dos recursos (conforme Pareceres):
Acerca de outro item, certo que a Smula n 46 do Tribunal Superior do Trabalho estabelece que as faltas ou ausncias decorrentes de acidente do trabalho no so consideradas para os efeitos de durao de frias e clculo de gratificao natalina. Todavia, a ressalva, correta, contida no item da questo decorre do previsto no art. 133, item IV, da CLT. O item da questo est assim redigido: as faltas ou ausncias decorrentes de acidente do trabalho no so consideradas para os efeitos de durao de frias, salvo se o trabalhador tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente do trabalho ou de auxlio doena por mais de seis meses, embora descontnuos.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

84 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
O tema, portanto, envolve compreender, de maneira conjugada, a smula do TST com o disposto em preceito legal. Desse modo, as ausncias decorrentes de acidente do trabalho no sero consideradas para a durao de frias, salvo nas hipteses em que houver percepo de auxlio previdencirio por mais de seis meses, ainda que descontnuos. A referida percepo de benefcio previdencirio afeta a durao mesma das frias, isso porque no haver gozo naquele que seria, normalmente, pelo tempo de vigncia do contrato, o perodo concessivo. Perder o direito s frias, em determinado perodo, equivale a atingir sua durao. A distino pretendida em sede recursal entre perda do direito e durao das frias no possui embasamento legal, doutrinrio ou jurisprudencial, tanto que, neste particular, a pea de insurgncia no indica fundamento especfico. A assertiva , portanto, correta e no incorreta, ao contrrio do que se defende em mbito recursal.

Proposio IV: Correta, nos termos da Smula 7 do TST.

(AFT MTE ESAF 2010) 71. Acerca do instituto das frias, correto afirmar: a) a depender da livre convenincia do empregador e da necessidade do trabalho, sero as frias concedidas em dois perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. b) o abono de frias concedido na forma da lei, bem como o decorrente de clusula do contrato de trabalho, do regulamento empresarial, de conveno ou acordo coletivo de trabalho integraro a remunerao do empregado, independentemente do valor e para todos os fins. c) independentemente do tempo de servio, havendo cessao do contrato de trabalho, qualquer que seja sua causa, ser devido ao empregado a remunerao em dobro correspondente ao perodo de frias cujo direito tenha adquirido. d) a concesso das frias suspende o contrato de trabalho, de forma que o perodo respectivo no computado como tempo de servio.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

85 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 e) podero ser concedidas frias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores, e os empregados contratados h menos de 12 (doze) meses gozaro, na oportunidade, frias proporcionais, iniciando-se, ento, novo perodo aquisitivo. Comentrios: Assertiva a: Errada, porque as frias devem ser concedidas, em regra, em um nico perodo, conforme art. 134 da CLT. Apenas excepcionalmente admite-se a concesso em dois perodos, quando ento correto dizer que um deles no poder ser inferior a 10 dias corridos. Assertiva b: Errada, porque o abono de frias (converso de parte das frias em pecnia) tem natureza indenizatria, desde que limitado ao valor correspondente a vinte dias do salrio, razo pela qual no integra a remunerao do empregado para quaisquer fins. Neste sentido, o art. 144 da CLT. Assertiva c: Errada, pois as frias somente so devidas em dobro quando vencidas, e no quando simplesmente adquiridas, mas ainda no gozadas, nas hipteses em que a cessao do contrato de trabalho se d antes do fim do perodo concessivo. Art. 146 da CLT. Assertiva d: Errada, porque as frias configuram hiptese tpica de interrupo contratual, em que no h prestao de servio, mas h remunerao e contagem do tempo de servio. Este cmputo do perodo destinado ao gozo de frias como tempo de servio expressamente previsto no art. 130, 2, da CLT. Assertiva e: Correta, conforme combinao dos artigos 139/141 da CLT. GABARITO: E

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

86 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

(Advogado IRB ESAF 2004) 72. Acerca do direito s frias, aponte a opo incorreta. a) Quando no tiver faltado ao servio por mais de cinco dias ao longo do perodo aquisitivo, o empregado ter direito a gozar 30 dias corridos de frias. b) Permanecendo em gozo de licena, com a percepo de salrios por perodo superior a 30 dias, perder o empregado o direito ao gozo de frias. c) As frias podero ser concedidas, excepcionalmente, em duas ocasies anuais, uma das quais no poder ser inferior a 10 dias, salvo nos casos dos trabalhadores com idade inferior a 18 anos ou superior a 50 anos, em que as frias devero ser concedidas de uma s vez. d) Ao empregador compete definir a poca de fruio das frias, salvo nos casos de trabalhadores menores de 18 anos (que devero goz-las com as frias escolares) e daqueles que, trabalhando no mesmo estabelecimento ou empresa, integram a mesma famlia (aos quais fica assegurado o direito, se no houver prejuzo ao servio, de goz-las no mesmo perodo). e) No concedidas as frias no perodo de doze meses seguintes aquisio desse direito, fica obrigado o empregador a conced-las imediatamente, com adicional de 50% sobre o salrio devido ao empregado e sem prejuzo do adicional de 1/3. Comentrios: Assertiva a: Correta, conforme art. 130, I, da CLT. Assertiva b: Correta, nos termos do disposto no art. 133, II, da CLT. Assertiva c: Correta, conforme art. 134 da CLT.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

87 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Assertiva d: Correta, conforme art. 136 da CLT. Assertiva e: Errada, pois a assertiva mistura o conceito de remunerao de frias vencidas, as quais devem ser pagas em dobro, com a remunerao das horas extraordinrias ou a compensao pelos intervalos no gozados. No caso de concesso de frias fora do prazo legal (perodo concessivo), os dias devero ser remunerados em dobro, sem prejuzo do tero de frias, e no com adicional de 50%. GABARITO: E (Juiz do Trabalho TRT da 7 Regio ESAF 2005) 73. Analise as proposies abaixo e assinale a opo correta. I. Os trabalhadores sujeitos ao regime de tempo parcial tm assegurado o direito a frias aps 12 meses de vigncia do contrato de trabalho, porm em quantidade inferior a trinta dias. Havendo faltas injustificadas ao trabalho em nmero superior a sete durante o perodo aquisitivo, o trabalhador sujeito ao aludido regime de trabalho perder o direito s frias. II. O perodo em que o empregado permanecer preso preventivamente no ser considerado falta ao servio para desconto dos dias de frias, quando for ele absolvido no processo criminal. III. No perder o direito s frias o empregado que, no perodo aquisitivo, deixar o emprego e for readmitido quarenta e cinco dias aps a sua sada. IV. O tempo de trabalho anterior apresentao do empregado para o servio militar obrigatrio ser computado no perodo aquisitivo, desde que ele comparea ao estabelecimento dentro de quatro meses da data em que se verificar a respectiva baixa. a) Todas as proposies so falsas. b) Somente as proposies I, II e III so falsas. c) Somente as proposies II e III so falsas. d) Somente as proposies I e IV so falsas. e) Somente a proposio II falsa.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

88 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Comentrios: Proposio I: Errada. A primeira parte est correta, tendo em vista que o trabalhador sujeito ao regime de tempo parcial tem o perodo de frias proporcional ao nmero de horas trabalhadas por semana, nos termos do art. 130-A da CLT, sempre em perodo inferior a 30 dias. No obstante, a parte final da assertiva est incorreta, ao passo que a ocorrncia de mais de sete faltas injustificadas ao longo do perodo aquisitivo no retira do empregado o direito s frias, mas to somente reduz metade o perodo a que ele teria direito. Neste sentido, o pargrafo nico do art. 130-A. Proposio II: Correta. H que se tomar cuidado com a hiptese em referncia. O perodo em que o empregado permanece preso preventivamente constitui hiptese de suspenso do contrato de trabalho, em que no h prestao de servios, pagamento de salrio, nem contagem do tempo de servio. Todavia, tal circunstncia no se confunde com faltas ao trabalho, as quais tm o condo de reduzir o nmero de dias de frias do trabalhador. Neste sentido, o art. 131, V, da CLT. Proposio III: Correta, conforme art. 133, I, da CLT. Trata-se da questo da accessio temporis, que, na prtica, no mais se justifica. Isso porque atualmente sempre que o trabalhador pede demisso, independentemente do tempo de servio, faz ele jus indenizao das frias proporcionais. Logo, se for readmitido no teria direito contagem do perodo aquisitivo anterior, sob pena de enriquecimento ilcito. No obstante, as bancas examinadoras no se atentam para este aspecto realidade, e insistem em cobrar a literalidade dos dispositivos legais, ainda que desprovidos de eficcia jurdica e social. Proposio IV: Errada, pois o prazo para comparecimento do trabalhador para retomar suas atividades, depois da baixa do servio militar, de 90 dias, sob pena

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

89 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 de perda do perodo aquisitivo anterior ao encargo. Neste sentido, o art. 132 da CLT. Importante: no confunda este prazo, do art. 132, com aquele outro, do art. 472, 1, da CLT. Trata-se de situaes absolutamente distintas. No primeiro, o prazo para reincio da prestao de servios, e importa para a manuteno do perodo aquisitivo anterior de frias. No segundo, por sua vez, o prazo para que o empregado comunique o empregador acerca de sua inteno de permanecer no emprego, hiptese em que seu contrato continuar em vigor. GABARITO: D

(Advogado IRB ESAF 2006) 74. Assinale a afirmao incorreta. a) No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo, permanecer em gozo de licena, com percepo de salrio, por mais de 30 (trinta) dias. b) Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. c) O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter o direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. d) As frias coletivas anuais podero ser gozadas em trs perodos, desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. e) O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. Comentrios: Assertiva a: Correta, conforme art. 133, II, da CLT. Assertiva b: Correta, nos termos do disposto no art. 134, 2, da CLT.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

90 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Assertiva c: Correta, conforme art. 136, 2, da CLT. Assertiva d: Errada. Consoante dispe o 1 do art. 139 da CLT, as frias podero ser gozadas em dois perodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a dez dias corridos. uma questo ESAF com carinha de FCC... Assertiva e: Correta, conforme literalidade do 1 do art. 143 da CLT. GABARITO: D (Analista Jurdico SEFAZ/CE ESAF 2007) 75. Marque a opo correta acerca da disciplina legal pertinente s frias. a) A concesso das frias ato do empregador, mas que depende da concordncia do empregado. b) O empregado que se demite antes de completar 12 (doze) meses de servio no tem direito a frias proporcionais. c) Consoante expressa previso legal, o empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares. d) O empregado que, durante o perodo aquisitivo, tiver 30 (trinta) faltas injustificadas ao servio perder o direito de gozo das frias . e) A concesso das frias, e respectivo pagamento da remunerao devida, devero ser efetivados 2 (dois) dias antes do incio do respectivo perodo. Comentrios: Assertiva a: Errada, pois a concesso das frias no depende da concordncia do empregado, tendo em vista que se insere no mbito do poder diretivo do empregador (organizao do ambiente de trabalho e da produo).

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

91 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Neste sentido, os artigos 134, caput, da CLT, e 136, caput, tambm da CLT. Observe que mesmo na hiptese das frias de membros de uma mesma famlia (1 do art. 136 da CLT), o direito concedido condicionado ausncia de prejuzo para o servio, pelo que depende de ato do empregado, a quem cabe julgar tal circunstncia. Assertiva b: Errada. Embora a CLT contenha dispositivos neste sentido (art. 146, pargrafo nico, c/c o art. 147), a jurisprudncia do TST remansosa no sentido contrrio, qual seja, entende-se que so devidas as frias proporcionais mesmo para o empregado que se demite antes de completar doze meses de servio. Em consonncia com este entendimento, as Smulas 171 e 261 do TST. Assertiva c: Correta, ante a literalidade do 2 do art. 136 da CLT. Assertiva d: Errada. Nos termos do art. 130, IV, da CLT, o empregado que, durante o perodo aquisitivo, tenha faltado at 32 vezes injustificadamente, tem direito a 12 dias corridos de frias. Somente aquele empregado que falta injustificadamente mais de 32 vezes durante o perodo aquisitivo perde o direito s frias. Assertiva e: Errada. Concesso das frias e pagamento da remunerao respectiva so atos distintos, sujeitos a prazos diferentes. Com efeito, o prazo para comunicao da concesso das frias de, no mnimo, 30 dias antes do incio do gozo das frias (art. 135, caput, da CLT). O prazo para pagamento da remunerao das frias, por sua vez, de at dois dias antes do incio efetivo do gozo (art. 145, caput, da CLT). GABARITO: C

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

92 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 (Juiz do Trabalho 1 Regio Cespe 2010) 76. Em cada uma das opes abaixo, apresentada uma situao hipottica relativa a frias, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta. (a) Lucas, nascido no dia 25/7/1958, trabalha como engenheiro em uma construtora desde 11/3/1996. Nessa situao, Lucas pode, no ano de 2010, gozar frias de dois perodos de quinze dias cada um. (b) O perodo concessivo de frias a que Jos tinha direito iniciouse no dia 28/4/2009, com final em 27/4/2010. O empregador concedeu-lhe frias de trinta dias de 1/4/2010 a 30/4/2010. Nessa situao, Jos ter direito percepo de vinte e sete dias de forma simples e trs dias de forma dobrada, acrescidos os trinta dias de um tero. (c) Carla, nascida no dia 14/4/1992, foi contratada, no dia 17/5/2008, para prestar servio como auxiliar de escritrio. Quando completou doze meses de trabalho, ela cursava o ltimo ano do ensino fundamental. O calendrio escolar da entidade de ensino frequentada pela empregada indicava frias entre 1/7/2009 e 30/7/2009 e entre 15/12/2009 e 31/1/2010. Nessa situao, Carla poderia ter exigido de seu empregador que as frias do trabalho coincidissem com as frias escolares de julho de 2009. (d) Mrcio, engenheiro, e Marina, arquiteta, so casados, e trabalham na mesma empresa h mais de quinze anos. O casal tem um filho de doze e outro de dez anos de idade. Nessa situao, assegurado a Mrcio e Marina o direito de tirar frias no mesmo perodo, o qual, considerando-se a idade dos filhos, deve, necessariamente, coincidir com as frias escolares. (e) Lauro, que trabalha em jornada em tempo parcial desde 22/4/2009 e cumpre regime de dezoito horas semanais, no teve nenhuma falta injustificada durante o perodo aquisitivo de frias. Nessa situao, Lauro tem direito ao gozo de somente dezoito dias de frias. Comentrios: Assertiva a: Errada. Lucas tinha, em 2010, mais de 50 anos, razo pela qual vedado o fracionamento das frias, nos termos do disposto no art. 134, 2 da CLT. Assertiva b:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

93 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Correta. Os dias de frias concedidos alm do perodo concessivo devem ser remunerados em dobro, conforme Smula 81 do TST. No caso, portanto, os dias 28 a 30 devem ser remunerados em dobro. Quanto ao tero constitucional, este calculado sobre a remunerao efetivamente paga, incluindo a remunerao dobrada. Assertiva c: Errada. Como o perodo concessivo de frias de Carla terminou no dia 16.05.2010, poderia o empregador conceder a ela as frias entre 17.04.2010 e 16.05.2010, hiptese em que a empregada j teria atingido a maioridade (18 anos) e, portanto, no poderia exigir a coincidncia das frias com o perodo de frias escolares, nos termos do 2 do art. 136 da CLT. Assertiva d: Errada. Dispe o 1 do art. 136 da CLT que os membros de uma famlia, que trabalharem no mesmo estabelecimento ou empresa, tero direito a gozar frias no mesmo perodo, se assim o desejarem e se disto no resultar prejuzo para o servio. Assim, em primeiro lugar h o direito de tirar frias no mesmo perodo, salvo a exceo (se resultar prejuzo para o servio). Em segundo lugar, a idade escolar dos filhos em nada interfere na poca das frias dos pais, tendo em vista que a CLT assegura o direito de fazer coincidir a poca do gozo das frias com as frias escolares ao empregado menor que estude (art. 136, 2), e no aos empregados em razo das frias escolares de seus filhos. Assertiva e: Errada. Nos termos do art. 130-A, III, da CLT, quem trabalha a tempo parcial entre 15h01min e 20h tem direito a 14 dias de frias. importante relembrar a tabela de frias conforme o nmero de horas trabalhadas sob regime de tempo parcial:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

94 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Durao do trabalho semanal (d) 22h < d 25h 20h < d 22h 15h < d 20h 10h < d 15h 5h < d 10h d 5h N de dias de frias 18 16 14 12 10 8

Dica: lgica para memorizar a tabela acima: at 5h semanais => 8 dias de frias; a partir da segunda faixa (em ordem crescente), os intervalos so de 5h (5-10, 10-15, 15-20), e o nmero de dias de frias varia sempre de 2 em 2; h uma quebra na lgica (em relao durao semanal) nas duas ltimas faixas (em ordem crescente), com a mudana de 20-22 e s depois de 22-25. At 7 faltas -> nenhuma reduo 8 faltas ou mais -> reduo metade GABARITO: B

(Juiz do Trabalho 2 Regio 2009) 77. Sobre as frias anuais remuneradas, est correto afirmar que: a) Quando o salrio for pago por hora com jornadas variveis, apurar-se- a mdia dos ltimos trs meses do perodo aquisitivo, aplicando-se o valor do salrio na data da concesso das frias. b) Os adicionais por trabalho extraordinrio, noturno, insalubre ou perigoso sero computados no salrio que servir de base de clculo da remunerao de frias. c) Quando o salrio for pago por percentagem, comisso ou viagem, apurar-se- a mdia percebida pelo empregado nos ltimos seis meses que procederam concesso das frias. d) Caso reste ultrapassado o perodo concessivo sem o efetivo usufruto do perodo de frias respectivo, cabe ao empregador optar pelo pagamento em dobro da respectiva remunerao sem o afastamento do empregado ou o pagamento de forma simples com

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

95 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 o afastamento do empregado pelo dobro do perodo de descanso a que teria jus. e) faculdade do empregador a escolha da poca de concesso das frias, bem como a converso de 10 dias do perodo de frias em abono pecunirio. Comentrios: Assertiva a: Errada. No caso, apura-se a mdia de todo o perodo aquisitivo, aplicandose o valor do salrio na data da concesso das frias (art. 142, 1). Assertiva b: Correta. Literalidade do 5 do art. 142. Assertiva c: Errada. A mdia dos doze meses que precederam concesso das frias (art. 142, 3). Observe-se que aqui a regra diferente: enquanto no salrio pago por hora ou por tarefa utiliza-se a mdia do perodo aquisitivo, se o salrio pago por percentagem, comisso ou viagem, a mdia dos ltimos doze meses anteriores concesso. Assertiva d: Errada. Se vencidas as frias so devidas em dobro (art. 137, caput, CLT), e naturalmente o empregado as gozar normalmente. Assertiva e: Errada. A poca de concesso das frias realmente prerrogativa do empregador (art. 136 da CLT), mas a converso de at um tero em abono pecunirio direito potestativo do empregado (art. 143 da CLT). Observe-se que o direito do empregado de converter 1/3 de frias em abono pecunirio depende de requerimento feito at 15 dias antes do trmino do perodo aquisitivo.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

96 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 GABARITO: B

(Juiz do Trabalho 8 Regio 2008) 78. Com relao a frias INCORRETO afirmar: a) Tem os mesmos fundamentos de cunho biolgico, social e econmico aplicados ao repouso semanal remunerado. b) A ocorrncia de sucesso de empregadores, de per si, jamais afetar a contagem do tempo do perodo aquisitivo. c) O perodo de afastamento em suspenso preventiva como resultante de inqurito administrativo, considerado como falta ao servio para efeito de reduo do nmero de dias de gozo das frias. A mesma consequncia jurdica incorre o empregado preso preventivamente, desde que impronunciado. d) As ausncias que implicam na perda do direito a frias so consideradas ausncias derrogatrias. Perde o direito a frias o empregado que, no curso do contrato, permanecer em gozo de licena remunerada, no interesse do empregador, por mais de 30 (trinta) dias. e) O empregado que durante o perodo aquisitivo houver faltado 18 (dezoito) dias far jus a 18 (dezoito) dias de frias. Comentrios: Assertiva a: Correta. Entende-se que sob o ponto de vista biolgico o empregado repe suas energias e descansa; sob o ponto de vista social, convive com sua famlia e com a comunidade qual pertence; e sob o ponto de vista econmico as frias propiciam melhor produtividade, pois o empregado est descansado. Assertiva b: Correta, pois a sucesso de empregadores no altera o contrato de trabalho, conforme artigos 10 e 448 da CLT. Assertiva c:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

97 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Errada, por contrariar a literalidade do art. 131, V, da CLT. Com efeito, em tais hipteses o tempo de servio para o efeito de frias no computado (pois se trata de suspenso contratual), mas no se considera falta para fins de fixao do nmero de dias de frias conforme critrios do art. 130. Assertiva d: Correta. Derrogar significa suprimir, desfazer, invalidar. Neste sentido, pode-se dizer que as ausncias previstas no art. 133 da CLT so derrogatrias. Dentre elas, a hiptese em que o empregado permanece em licena remunerada por mais de 30 dias (art. 133, II). Assertiva e: Correta, conforme art. 130, III, da CLT. Relembrar quadro: N de faltas injustificadas At 5 De 6 a 14 De 15 a 23 De 24 a 32 Dias de frias 30 24 18 12

A fim de facilitar a memorizao do quadro acima, observe a lgica do mesmo: - simplesmente memorize a primeira linha: at 5 faltas, permanece o direito a 30 dias de frias; - a partir da, observe que cada intervalo de faltas tem, ao todo, nove faltas (por exemplo, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14); - a cada intervalo de faltas, diminui em 6 dias o perodo de frias (306=24; 24-6=18; 18-6=12). GABARITO: C (Juiz do Trabalho 24 Regio 2008) 79. Chico Bento foi admitido como empregado pela pessoa jurdica Turma da Mnica Gastronomia Ltda. em 03.03.2005. Sofreu acidente de trabalho em 10.07.2005 e em decorrncia deste infortnio ficou afastado do servio, em gozo de auxlio-doena acidentrio, no perodo de 26.07.2005 a 25.11.2005. Retornou ao trabalho em 26.11.2005, porm, no se sentindo apto para

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

98 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 trabalhar, requereu novo afastamento em 02.12.2005. Constatada pelo rgo previdencirio a permanncia da inaptido para o trabalho, em decorrncia do acidente, foi restabelecido o benefcio previdencirio no perodo de 02.12.2005 a 05.03.2007. Cessada a inaptido, o empregado retornou ao trabalho em 06.03.2007 e em 14.08.2007 entrou em gozo de auxlio-doena previdencirio, sem relao com a causa de afastamento anterior, retornando ao trabalho em 10.03.2008. Foi despedido sem justa causa em 29.04.2008, dispensado do cumprimento de aviso prvio. Aps a formalizao da homologao da resciso contratual, no tendo recebido pagamentos a ttulo de frias e tero constitucional, o empregado ingressou com ao trabalhista pleiteando as frias integrais e proporcionais de todo o perodo de vigncia do vnculo empregatcio. Assinale a alternativa CORRETA: a) Tem direito ao recebimento das frias integrais 2005/2006 e 2006/2007, ambas em dobro, 2007/2008, de forma simples e das frias proporcionais 2008/2009, razo de 2/12, todas acrescidas do tero constitucional. b) Tem direito ao recebimento das frias proporcionais dos perodos aquisitivos 2005/2006 razo de 05/12, 2007/2008 razo de 05/12 e 2008/2009, razo de 03/12, todas acrescidas do tero constitucional. c) Tem direito apenas ao recebimento das frias integrais do perodo aquisitivo 2005/2006 e 2006/2007 e das frias proporcionais 2008/2009, razo de 03/12, todas com acrscimo do adicional de 1/3, pois a ausncia do empregado ao servio por motivo de acidente de trabalho no prejudica a aquisio do direito de frias. d) Tem direito apenas ao recebimento de frias proporcionais 2008/2009, razo de 03/12, com acrscimo do adicional de 1/3. e) Tem direito ao recebimento das frias integrais do perodo aquisitivo 2007/2008, de forma simples, e das frias proporcionais 2008/2009, razo de 02/12, todas acrescidas do adicional de 1/3. Comentrios: Vejamos esquematicamente a hiptese ftica:

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

99 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Admisso: 03.03.2005 Afastamento (AT): 26.07.2005 a 25.11.2005 Afastamento (AT): 02.12.2005 a 05.03.2007 Afastamento (AD): 14.08.2007 a 10.03.2008 Dispensa (I11 com API): 29.04.2008 1 perodo aquisitivo seria 03.03.2005 a 02.03.2006. Neste perodo o empregado permaneceu por mais de 6 meses recebendo prestaes do INSS, pelo que perdeu o perodo aquisitivo de frias. Iniciado novo perodo aquisitivo em 06.03.2007 (retorno ao trabalho, cf. 2 do art. 133 da CLT), com trmino previsto para 05.03.2008. Como o empregado esteve afastado recebendo prestaes do INSS novamente por mais de 6 meses, perdeu tambm o perodo aquisitivo em referncia. Iniciado novo perodo aquisitivo quando do retorno ao trabalho, ou seja, dia 10.03.2008, permaneceu trabalhando at 29.04.2008, tendo sido demitido com aviso prvio indenizado. O aviso prvio indenizado se projetou, portanto, at 29.05.2008. Logo, o empregado ter direito s frias proporcionais do perodo de 10.03.2008 a 29.05.2008, o que corresponde a 3/12. GABARITO: D

I1 o cdigo de informao CEF e Previdncia Social (GFIP) para dispensa sem justa causa.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

100 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

CONSIDERAES FINAIS Caso voc no domine o contedo desta aula, esquea o concurso para AFT! Calma, no leve isso to ao p da letra, mas considere como um aviso de amigo e, principalmente, de quem se importa com a sua aprovao. Se o assunto em referncia representa aproximadamente 20% da prova de uma das duas principais matrias do concurso (seno a principal, dependendo do peso que ser dado a SST), foroso que o candidato o conhea com segurana, sob pena de ter que tirar o atraso em matrias secundrias. difcil eleger os pontos mais importantes destes dois tpicos do programa. Com efeito, como so cobradas muitas questes por prova, vrios pontos so explorados. Assim, comecemos por um roteiro bsico do estudo da durao do trabalho e das frias, isto , o que voc precisa entender para memorizar os inmeros dispositivos legais e verbetes sobre estes assuntos: Voc deve ter a noo de que as normas que tratam da durao do trabalho possuem natureza cogente (normas de sade); Tempo remunerado = tempo trabalhado + tempo disposio; Controle da jornada de trabalho (caracterizao das excees => jornadas no controladas); Limitao legal => durao normal do trabalho / jornadas especiais (estudo da legislao seca) / turnos ininterruptos de revezamento; Prorrogao de horrio => acordo de prorrogao; horas extras obrigatrias; efeitos sobre a remunerao; limites; Compensao de horrio => acordo de compensao (exigncia de negociao coletiva para instituio de banco de horas); limites; Durao do trabalho do menor => especificidades; Trabalho sob o regime de tempo parcial => conceito e especificidades; Trabalho noturno Intervalos => cmputo ou no na jornada; efeitos da no concesso; especificidades da mulher, do menor e do rurcola; DSR => requisitos; remunerao; efeitos da no concesso; Feriados Durao das frias (ateno para as regras atinentes aos contratos sob regime de tempo parcial); Perodo aquisitivo e perodo concessivo de frias; Hipteses de perda das frias;

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

101 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02 Critrios para fixao da poca de gozo das frias (ateno para as excees) Remunerao das frias e abono pecunirio; Frias na cessao do contrato. Quanto s fontes de estudo que devero ser memorizadas para a prova, preste ateno especial aos verbetes de jurisprudncia afetados pelas recentes alteraes da jurisprudncia do TST, os quais transcrevo abaixo:
SUM-124 BANCRIO. SALRIO-HORA. DIVISOR (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I O divisor aplicvel para o clculo das horas extras do bancrio, se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado, ser: a) 150, para os empregados submetidos jornada de seis horas, prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 200, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT. II Nas demais hipteses, aplicar-se- o divisor: a)180, para os empregados submetidos jornada de seis horas prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 220, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT.

SUM-428 SOBREAVISO. APLICAO ANALGICA DO ART. 244, 2 DA CLT (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - O uso de instrumentos telemticos ou informatizados fornecidos pela empresa ao empregado, por si s, no caracteriza o regime de sobreaviso. II - Considera-se em sobreaviso o empregado que, distncia e submetido a controle patronal por instrumentos telemticos ou informatizados, permanecer em regime de planto ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio durante o perodo de descanso. SUM-431 SALRIO-HORA. EMPREGADO SUJEITO AO REGIME GERAL DE TRABALHO (ART. 58, CAPUT, DA CLT). 40 HORAS SEMANAIS. CLCULO. APLICAO DO DIVISOR 200 (redao alterada na sesso do tribunal pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. Para os empregados a que alude o art. 58, caput, da CLT, quando sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

102 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02

SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao. II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. III - Possui natureza salarial a parcela prevista no art. 71, 4, da CLT, com redao introduzida pela Lei n 8.923, de 27 de julho de 1994, quando no concedido ou reduzido pelo empregador o intervalo mnimo intrajornada para repouso e alimentao, repercutindo, assim, no clculo de outras parcelas salariais. IV - Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, devido o gozo do intervalo intrajornada mnimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o perodo para descanso e alimentao no usufrudo como extra, acrescido do respectivo adicional, na forma prevista no art. 71, caput e 4 da CLT. SM-438. INTERVALO PARA RECUPERAO TRMICA DO EMPREGADO. AMBIENTE ARTIFICIALMENTE FRIO. HORAS EXTRAS. ART. 253 DA CLT. APLICAO ANALGICA - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. O empregado submetido a trabalho contnuo em ambiente artificialmente frio, nos termos do pargrafo nico do art. 253 da CLT, ainda que no labore em cmara frigorfica, tem direito ao intervalo intrajornada previsto no caput do art. 253 da CLT. SM-444. JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. valida, em carter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas. OJ-SDI1-235 HORAS EXTRAS. SALRIO POR PRODUO (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 16.04.2012) Res. 182/2012, DEJT divulgado em 19, 20 e 23.04.2012.

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

103 de 104

Curso de exerccios de Direito do Trabalho para AFT Prof. Ricardo Resende Aula 02
O empregado que recebe salrio por produo e trabalha em sobrejornada tem direito percepo apenas do adicional de horas extras, exceto no caso do empregado cortador de cana, a quem devido o pagamento das horas extras e do adicional respectivo. OJ-SDI1-420 TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO. ELASTECIMENTO DA JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA COM EFICCIA RETROATIVA. INVALIDADE. (DEJT divulgado em 28 e 29.06.2012 e 02.07.2012) invlido o instrumento normativo que, regularizando situaes pretritas, estabelece jornada de oito horas para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento.

At a prxima! Abrao e bons estudos! Ricardo Resende

Prof. Ricardo Resende

www.estrategiaconcursos.com.br

104 de 104

Vous aimerez peut-être aussi