Vous êtes sur la page 1sur 14

Pag.

1 / 14

Dzimo
uma prtica comum no meio cristo evanglico e consiste na doao mensal, direo da igreja, de 10% de toda a renda bruta, fruto de toda e qualquer atividade financeira, quer seja do emprego formal ou informal ou da atividade empresarial. Embora muitas faces crists digam que o dzimo no obrigatrio, ficando a critrio do membro dar ou no o dzimo, o sermo dos pastores de qualquer uma delas no to flexvel assim. O texto bblico mais utilizado para constranger o crente a dar o dzimo o seguinte: Roubar o homem a Deus? Todavia vs me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dzimos e nas ofertas aladas. (...) Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs tal bno, que dela vos advenha a maior abastana. (Malaquias 3.8-10). Pense no efeito psicolgico que ser chamado de ladro pelo prprio Deus e, ao mesmo tempo, ter a promessa de fartura. O grande problema dos dizimistas desconhecer as origens desta prtica e se basear naquilo que os lderes pregam, ou por ignorncia ou com m inteno, se utilizando de textos bblicos isolados para convencer os crentes de que o dzimo traz benos, ou infortnios para quem no o pratica. Mas MALAQUIAS 3:8-10 NO PARA VOC!
O leitor atento notar que Malaquias 3:8-10 pertence a um grande texto com incio no captulo 2 verso 1 estendendo-se at o verso 18 do captulo 3. (Faz-se necessrio ler todo o texto para se captar o contexto). Atente para o primeiro verso do captulo 2. Para quem a dura mensagem? Para os sacerdotes, claro! Agora, sacerdotes, este mandamento para vs. A mensagem era para os sacerdotes e no para ns. Eles que estavam roubando a Deus, e ainda eram bem hipcritas. Mesmo o trecho vs a nao toda (Mal. 3:9) dirigida a eles. uma hiprbole, uma figura de linguagem que Malaquias usou querendo dizer: T todo mundo roubando.
(https://sites.google.com/site/dodavidbezerragospel/assuntos-que-o-sistema-religioso-nao-quer-que-voce-saiba/dizimo-a-mentira-dos-sacerdotes-de-o ntem-e-de-hoje-texto-de-beny-pharisien)

H pelo menos 5 razes encontradas na prpria Bblia que anulam os efeitos do dzimo e isentam qualquer pessoa a pratic-lo nos dias atuais: 1. O dzimo obrigatrio parte da lei de Moiss que visava o sustento da tribo de Levi que no podia ter posses e era encarregada de todo trabalho religioso (Levtico 27.30-32; Nmeros 18.21-32; Deuteronmio 12.1-19; 26.12-15). Tal lei era aplicada exclusivamente ao povo de Israel: ... o livro da lei de Moiss, que o Senhor

Pag. 2 / 14

tinha ordenado a Israel. (Neemias 8.1). Porm a maior autoridade crist disse: A lei e os profetas vigoraram at Joo; desde ento anunciado o evangelho do reino de Deus.... (Jesus, em Lucas 16.16) . Portanto qualquer texto bblico que expresse obrigao quanto ao dzimo, que parte da lei de Moiss, no deve ser aplicado a mais ningum desde o dia em que Joo batista morreu. 2. O prprio livro de Malaquias estabelece seus limites logo na introduo: A palavra do Senhor a Israel, por intermdio de Malaquias(Malaquias 1.1). Uma segunda passagem confirma o que foi dito na introduo: Pois eu, o Senhor, no mudo; por isso vs, filhos de Jac, no sois consumidos. (Malaquias 3.6). Jac e Israel so a mesma pessoa conforme Gnesis 32.18, e s aos descendentes dele o livro de Malaquias, assim como toda a lei de Moiss, deve ser aplicado. 3. Embora alguns textos bblicos no relacionados com a lei citem o dzimo, nenhum deles estabelece qualquer obrigatoriedade acerca desta prtica. Em Gnesis 14. 18-20, por exemplo, Abrao aparece dando o dzimo espontaneamente daquilo que havia conquistado em uma guerra, e s, no houve estabelecimento de uma freqncia, nem houve inteno de estender o dzimo s suas posses. Em Gnesis 28.22, Jac prometeu ao seu deus dar o dzimo em troca de segurana, mas tambm o fez espontaneamente. Outro texto muito utilizado pelos pregadores so as palavras de Jesus em Mateus 11.42: Mas ai de vs, fariseus! Porque dais o dzimo da hortel, e da arruda, e de toda hortalia, e desprezais a justia e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas . Esta passagem aparentemente demonstra que Jesus aprovava a prtica do dzimo condicionando-o ao no esquecimento da justia e do amor. Mas com noes bsicas de interpretao de textos e conjugao verbal fica claro que o que Jesus estava fazendo era uma dura crtica aos fariseus que, como os pastores atuais, supervalorizavam a prtica do dzimo e desprezavam a justia e o amor fazendo caridade com obras tmidas, muito aqum do que arrecadavam. Quanto conjugao verbal, Jesus diz que a importncia do dzimo estava no passado ao falar importava fazer.Ora, o que importava no importa mais, os fariseus perderam a oportunidade de fazer o correto, pois a lei expirou (Lucas 16.16). O livro de Hebreus, no Novo Testamento, tambm muito utilizado pelos pregadores evanglicos para apoiar a prtica do dzimo no cristianismo, mas seu autor explica que fala sobre o dzimo no para aprovar sua prtica, mas para mostrar que Jesus podia ser sacerdote mesmo sendo da tribo de Jud, pois pela lei de Moiss s os descendentes de Levi poderiam ser sacerdotes. O autor de Hebreus argumentava que Jesus era da ordem sacerdotal de Melquisedeque, sacerdote a quem Abrao deu o dzimo antes mesmo de Moiss ter nascido.
Mas note que: Abrao deu o dzimo do excedente que ele tinha conquistado na guerra. (Hebreus 7:4). Muitas das posses que ele recuperou pertenciam a L (Gnesis 14:16). A maior parte dos despojos pertencia aos reis de Sodoma e Gomorra (Gnesis 14:11) Nada pertencia a Abrao, que se recusou a tomar qualquer coisa para si. (Versos 21-24) Para que o dzimo de Abrao tenha o mesmo significado dos dzimos cobrados hoje pelas igrejas, ele teria que ter ficado com os outros 90% dos despojos da guerra. Que dizimista este que d 10% para o Sumo Sacerdote e os outros 90% para um rei pago, descontando apenas o custo operacional da guerra?

Se Abrao deu o dzimo a Melquisedeque, era porque o reconhecia como sacerdote legtimo, e se o patriarca da nao de Israel reconheceu tal sacerdcio, toda a nao deveria reconhecer Jesus como

Pag. 3 / 14

um sumo sacerdote capaz de levar o povo a Deus. Observe que o autor de Hebreus revela seu objetivo quando diz Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos cus direita do trono da Majestade (Hebreus 8.1). De fato Hebreus 7.18 afirma que a lei da qual o dzimo faz parte era fraca e intil. 4. No h nenhuma referncia, tanto bblica quanto histrica, sobre os apstolos e seus sucessores recebendo o dzimo dos membros da Igreja at a reforma protestante iniciada por Martinho Lutero. Esta falta de registro explicada pelo fato dos cristos no terem dvida de que o dzimo era uma lei abolida no cristianismo e, quando vigente, isentava os trabalhadores assalariados, sendo aplicada somente aos donos de negcio. Como a maioria dos cristos era de origem judia e pobre, este era um assunto que no lhes interessava e muito bem compreendido, o que eliminava qualquer necessidade de textos escritos para orient-los. Quando esta noo foi perdida atravs do tempo, os reformadores, se valendo da ignorncia popular, instituram o dzimo mais de mil anos depois aos cristos. A lei de Moiss era clara que somente os agricultores, pecuaristas e produtores de quaisquer vveres dariam o dzimo, o qual no era em espcie (dinheiro), mas em forma de produto, quer gado, quer produtos agrcolas ou beneficiados. Por no haver uma desobrigao direta para os cristos, mas somente geral, a proibio da lei de Moiss (Atos 15.1-29), os lderes cristos de hoje aproveitaram bem a lacuna documental. Outro fato interessante que o dzimo era dado especificamente em Jerusalm, no templo que hoje est destrudo (Deuteronmio 12.11). O dono de um negcio que, por algum motivo, ficava impedido de ir at l na poca determinada, poderia opcionalmente vender o dzimo e usar o dinheiro para comprar produtos e consumir ele mesmo com os levitas e pessoas necessitadas do povo (Deuteronmio 14.24-29). Todos os relatos neotestamentrios de doaes na igreja primitiva so de ofertas voluntrias sem valor preestabelecido, para ajudar necessitados, evangelistas e pastores na sua sobrevivncia, nunca em forma de dzimo, nem para construo de templos ou para quaisquer outros fins (Romanos 15.26; II Corntios 9;etc.) 5. Uma ltima observao que comum os pregadores defenderem o dzimo dizendo que a pessoa abenoada ao d-lo ou amaldioada ao negligenci-lo, mas, segundo o Novo Testamento, quem permanecer na lei de Moiss (que contm o dzimo) amaldioado (Glatas 3.10,11). Entretanto lgico que se a lei foi cumprida por Jesus (Mateus 5.17) e depois substituda pelo Evangelho (Lucas 16.16), tanto as bnos quanto as maldies previstas nela no tm mais efeito e perde dinheiro quem d o dzimo.

Pag. 4 / 14

Dizimo, a mentira dos sacerdotes de ontem e de hoje


O famoso texto de Malaquias 3:8-10: "Roubar o homem a Deus? Todavia vs me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dzimos e nas ofertas aladas. Com maldio sois amaldioados, por que me roubais, vs a nao toda. Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs uma bno tal, que dela vos advenha a maior abastana" Talvez seja este o texto mais distorcido da Bblia. Embora quase que universalmente aceito, contm muitos erros de interpretao. Vejamos: O povo de Israel era governado por vrios tipos de leis: O dzimo se enquadra unicamente na lei do Templo. Como o regime do Templo no existe mais hoje, pois no temos mais O Templo em Jerusalm, ento no temos como cumpri-las. Tome cada passagem bblica sobre dzimo e observe que os contextos sempre contm instrues cerimoniais do Templo. Agregados aos dzimos l esto as ofertas aladas, os bodes, os sacerdotes, os levitas, o templo, etc. Mas, algum poderia argumentar que o termo roubar o homem a Deus? faz Malaquias 3:8-10 se enquadrar no oitavo mandamento da lei, no furtars. Entretanto, cada vez que um judeu quebrava algum mandamento do Templo tambm pecava contra a lei. A ligao intrnseca. Veja alguns exemplos: a) Se um sacerdote rapasse os cantos da barba ou fizesse incises no corpo estaria pecando contra a lei, pois eles deveriam ser santos ao Senhor e no profanar o Seu nome (Levtico 21:5). Estaria tambm automaticamente pecando contra a lei do terceiro mandamento, no tomars o nome do Senhor teu Deus em vo (xodo 20:7) b) Se a filha de um sacerdote se casasse com um estrangeiro e comesse das ofertas das coisas sagradas estaria pecando contra a lei (Levtico 22:12 em ligao com Malaquias 2:11) e ao mesmo tempo pecando tambm contra o quinto mandamento da lei, honra a teu pai e a tua me para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te d (xodo 20:12) No era esta desobedincia um vexame e uma desonra para um pai sacerdote? c) Se um judeu, ao invs de sacrificar animais ao Senhor erguesse um altar a Baal, estaria pecando contra a lei tanto em adorao como de carter. Os animais da lei do Templo sacrificados a um outro deus implicaria tambm em pecado contra o primeiro mandamento da lei que diz No ters outros deuses diante de mim. (xodo 20:7). d) Se um israelita furtasse alguma coisa de algum que j tivesse morrido e no encontrasse um parente prximo para pagar uma compensao estaria sob o rigor da lei. Deveria fazer plena

Pag. 5 / 14

restituio com acrscimo de vinte por cento diretamente ao sacerdote trazendo um carneiro para fazer expiao deste pecado. (Nmeros 5:6-8).Um procedimento ritualstico para um pecado contra o oitavo mandamento da lei: No furtars. (xodo 20:15) e) Quando um judeu cometia um homicdio culposo pecava contra o sexto mandamento da lei que diz no matars. Mas tinha que cumprir um ritual do cdigo civil fugindo para alguma cidade de refgio onde o vingador do sangue no o poderia atacar. Os vrios tipos de leis interligadas. f) Quando uma mulher casada adulterava ou estava sob suspeita de adultrio (pecado contra a lei ) o marido a trazia ao sacerdote para um longo ritual. (lei). Oferta de farinha de cevada, oferta de cereais de cimes, gua de purificao num vaso de barro misturada com p do cho do Tabernculo. A mulher ento soltava o cabelo, punha a mo sobre a farinha e bebia a gua amarga fazendo juramentos perante o Senhor. (Levtico5:11 a 31 principalmente o verso 29). Novamente uma lei de carter moral e a uma lei de carter ritualstico do templo andando juntas. vimos que as leis so ligadas entre si. Tome sua Bblia e leia atentamente os trs primeiros captulos de Malaquias e veja que o contexto inteiro est fundamentado na lei do templo. CAPTULO 1 VERSO 7: Pes imundos sobre o altar. CAPTULO 1 VERSO 8: Animais cegos, coxos e doentes sobre o altar. CAPTULO 1 VERSO 10: Fogo estranho no altar do Senhor. CAPITULO 1 VERSO 11: Incenso e oblao pura. CAPTULO 1 VERSO 12: Mesa impura e comida desprezvel. CAPTULO 2 VERSO 3: Esterco do sacrifcio. CAPTULO 2 VERSOS 4 e 8: Aliana com Levi. CAPTULO 2 VERSO 13: Altar do Senhor com lgrimas e choro. CAPTULO 3 VERSO 4: Ofertas de Jud como nos dias antigos. CAPTULO 3 VERSO 8: Dzimos e ofertas aladas. CAPTULO 3 VERSO 14: Andar em luto. Como podemos agora tomar o texto de Malaquias, extrair a poro contida nos versos 8-10 do captulo 3 e fazer uma aplicao de roubo de dinheiro para as pessoas de nossa poca? Os ladres do livro de Malaquias so outros e eles no esto roubando dinheiro! MALAQUIAS 3:8-10 NO PARA VOC! O leitor atento notar que Malaquias 3:8-10 pertence a um grande texto com incio no captulo 2 verso 1 estendendo-se at o verso 18 do captulo 3. (Faz-se necessrio ler todo o texto para se captar o contexto). Atente para o primeiro verso do captulo 2. Para quem a dura mensagem? Para os sacerdotes, claro! Agora, sacerdotes, este mandamento para vs. A mensagem era para os sacerdotes e no para ns. Eles que estavam roubando a Deus, e ainda eram bem hipcritas. Veja as ligaes do contexto:

Pag. 6 / 14

a) Em que nos amaste? (1:1) b) Em que desprezamos? (1:6) c) Em que te havemos profanado? (1:7) Em que o enfadamos? (2:17) e) Em que havemos de tornar? (3:7) Em que te roubamos? (3:8) Mesmo o trecho vs a nao toda (Mal. 3:9) dirigida a eles. uma hiprbole, uma figura de linguagem que Malaquias usou querendo dizer: T todo mundo roubando. Entretanto, mesmo que toda a nao estivesse roubando a Deus, a responsabilidade ainda era dos sacerdotes conforme declarado no verso 8 do captulo 2: Mas vs vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropear na lei. A Bblia contm mensagens especficas para determinadas pessoas. No podemos tom-las e sair por a aplicando-as s nossas vidas. Imaginemos um crente sincero chegando em casa aflito depois de um sermo. Ento veementemente conclama a esposa e aos filhos para arrumarem as malas, pois tero que mudar daquela casa, daquele bairro, daquela cidade j! Para onde iro? Para onde Deus mostrar! Por qu? Ordem bblica: Sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei (Gnesis 12:1). Isto no seria uma loucura? bom que fique bem claro que esta ordem foi dada por Deus especificamente ao patriarca Abrao. Ele deveria se mudar de casa, de cidade, de pas. Ele e no ns. Se aplicarmos o mesmo raciocnio para a ordem que Deus deu a Moiss logo, logo veremos alguns cristos loucos conversando com pedras, pois Deus lhe disse: Fala Rocha (Nmeros 20:8). para ns este mandamento? Devemos sair por a dialogando com os rochedos? Ou deveria algum comear a construir uma arca s porque a Bblia ordenou a No Faze para ti uma arca de madeira (Gnesis 6:14)? Quando Deus fala com Abrao com Abrao. Quando Ele fala com Moiss com Moiss. Com No, No. Com sacerdotes, sacerdotes. claro que a Bblia est repleta de grandes conselhos que podemos e devemos tomar para ns, mas precisamos submet-los aos princpios hermenuticos adequados. Dizer que Malaquias 3:8-10 uma mensagem para os crentes do sculo XXI uma fraude exegtica. Deus estava dizendo que os sacerdotes eram ladres! Mas afinal, o que eles estavam roubando? OS DZIMOS DE MALAQUIAS SO ALIMENTOS O dzimo citado em Malaquias 3:8-10 no dinheiro. alimento. Em coerncia com todos os demais textos bblicos sobre o assunto, dzimo aqui MANTIMENTO.

Pag. 7 / 14

O povo trazia animais perfeitos para a casa do tesouro e, provavelmente os sacerdotes corruptos estivessem roubando os animais sos e oferecendo em seu lugar animais defeituosos. Malaquias afirma categoricamente que os animais eram roubados! (Mal. 1:8 e 13). Como o dzimo tinha trs utilidades bsicas: ser consumido pelo prprio dizimista perante o Senhor (Deut. 14:23), sustentar o clero (Num. 18:24) e socorrer os necessitados (Deut. 14:28,29), todos saam perdendo. Os sacerdotes estavam roubando a adorao Deus. Impediam ao povo cultuar a Deus conforme as instrues contidas na Lei de Moiss. Eles estavam roubando a glria de Deus. (Mal.2:7-9). O ritual dos dzimos estava diretamente ligado liturgia, aos procedimentos de culto e adorao. No momento em que os sacerdotes desqualificaram o culto, eles e a nao toda mergulharam no obscurantismo religioso. Sem luz os outros pecados eram uma questo de tempo. Desonestidade (2:10); hipocrisia (2:13); adultrio (2:14,15 e 16); roubo (1:13). Advertncias ao clero aparecem em outros trechos da Bblia. Em Ezequiel 34:1-10 lemos: Ser Humano, profetiza contra os pastores de Israel... Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos. No apascentaro os pastores as ovelhas? Comeis a gordura e vestis-vos de l. Degolais o cevado, mas no apascentais as ovelhas. A fraca no fortalecestes, a doente no curastes... a desgarrada no tornastes a trazer e a perdida no buscastes, mas dominais sobre elas com rigor e dureza... As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes... Portanto, pastores, ouvi a palavra do Senhor... Precisamos compreender que sacerdote corrupto sempre existiu! As mais duras mensagens da Bblia so para eles e no para ns. At o texto de Apocalipse 3:14-22 mal interpretado. O endereamento da advertncia claro: Ao anjo da igreja de Laodicia. Ao anjo da igreja. Aos administradores ou lder ou lideres da congregao de Laodicia. Roubar o homem a Deus? Dinheiro no! Ningum est roubando o dinheiro de Deus quando se abstm de dar para a igreja dez por cento de seus salrios. Os que adoram a Deus hoje o fazem em esprito e em verdade. Quem deixa de entregar igreja dez por cento de sua renda no est cometendo nenhum furto. No existe esta possibilidade! O texto de Malaquias 3:8-10 foi completamente distorcido para se chegar a uma teologia to esdrxula. A casa do tesouro estava sem mantimento porque era administrada por sacerdotes desonestos. A casa do tesouro, um enorme compartimento do Templo destinado armazenagem da comida santa, passava por problemas administrativos. Malaquias ento se levanta e envia uma dura mensagem ao clero judaico da poca. Roubar a Deus deixar os rfos, as vivas e os pobres sem comida. Malaquias coloca estes criminosos no mesmo patamar dos feiticeiros e adlteros. (Mal. 3:5). Os dzimos do Senhor estavam sendo desviados das bocas destes excludos para as contas bancrias dos sacerdotes corruptos.

Pag. 8 / 14

Por isso a ordem: Trazei todos os dzimos. Uma boa parte no estava chegando ao Templo e o Senhor dos Exrcitos enviaria as maldies.

A IGREJA NO A CASA DO TESOURO Os defensores da doutrina do dzimo interpretam muito mal o texto de Malaquias 3:10 afirmando que Casa do Tesouro corresponde Igreja (Associao) e que os dzimos so dez por cento de nossas rendas. A contextualizao feita da seguinte forma: DZIMO = DEZ POR CENTO DOS SALRIOS. CASA DO TESOURO = IGREJA MINHA CASA = IGREJA (ORGANIZAO) MANTIMENTO = COMIDA (DINHEIRO) Mas, no se pode tomar um versculo bblico e aplicar tcnicas de contextualizao em apenas parte dele. Se DZIMO, CASA DO TESOURO e MINHA CASA foram contextualizados logo MANTIMENTO tambm precisa sofrer a mesma regra.. Ou deixamos o texto inteiro na sua forma literal ou contextualizamos tudo. por isso que MANTIMENTO em Malaquias 3:10 contextualizado significar A PALAVRA DE DEUS, EU O SENHOR NO MUDO (Mal. 3:6) . Os homens tentaram modificar a palavra de Deus, mas note que inserido no prprio texto do profeta Malaquias, antes das instrues dizimistas dos versos 8 a 10 do captulo 3, Deus declara que Ele no muda. Uma importante advertncia aos que pretendem modificar o sentido da mensagem adaptando-a a interesses financeiros. Deus no muda porque os dzimos em Malaquias continuam tendo ligao com agricultura, com os frutos da vide, com o mantimento. Mas, para os obedientes, a beno. Beno detalhada no verso 11 do captulo 3. Observe bem a descrio bblica. A beno prometida queles que trouxessem os dzimos casa do tesouro (e a quem deixasse de roub-los). Toda a bno de conseqncia agrcola. Repreenderei o devorador, para que no vos consuma o fruto da terra. A vossa vide no campo no ser estril, diz O Senhor dos Exrcitos. O que fazem os dizimistas? Tomam a ltima parte do verso 10 que antecede o texto acima e mudam o sentido da beno. E depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar uma bno tal, que dela vos advenha a maior abastana. Ora, abrir as janelas dos cus oferecer boas condies climticas, chuvas, para que a colheita fosse farta. Era um assunto especificamente destinado aos dizimistas agricultores. Pessoas ligadas a terra!

Pag. 9 / 14

Os outros profissionais judeus, pescadores, carpinteiros, padeiros, guardas, nada tinham a ver com esta briga! Como ento dizer que o devorador aqui o diabo? Que o fruto da terra so nossos empregos? Que a abastana dinheiro, prosperidade? triste a situao daqueles que sempre do dez por cento de seus salrios para a igreja e ficam aguardando indefinidamente pela beno da abastana. Quando ela no vem, eles re-interpretam o texto dizendo que a abastana citada por Malaquias sade, paz, amor e esperana. Uma cadeia de equvocos interpretativos, pois quando lemos estes quatro versos com a devida ateno fica claro que o contexto de bnos materiais e no espirituais. Abastana! Colheita farta! Frutos na vide! Sem devorador! Sem gafanhotos destruindo as lavouras. O tema beno material e no sade, paz, amor e esperana! Deus no muda e uma desiluso hermenutica poder levar a outros erros em srie. O fim ser uma forte decepo com a religio e com Deus que nenhuma culpa tem neste processo. Mudaram o texto. Distorceram as palavras de Malaquias! Mas o nosso Deus continua sempre o mesmo! ADVERTNCIA FINAL J que os lderes religiosos querem tomar para si a aplicao do texto de Malaquias, sugerimos que absorvam primeiramente a grande mensagem contida no captulo 2 verso 7: Ki shfti Kohen ishmer Da'at v'Tor ivakshu mipih ki malach Adonay Tzvaot h. Porque os lbios do sacerdote devem guardar o Conhecimento e a Tor, pois da sua boca devem os homens procura-las, porque ele mensageiro do Senhor dos Exrcitos. A superstio criada pela doutrina do dzimo no condiz com a mensagem da verdade. A crena de que seremos amaldioados se no dermos dez por cento de nossos salrios igreja um engodo e tanto. Superstio. Simplesmente um ERRO. A superstio uma ferramenta perfeita nas mos de lderes religiosos. Sempre foi assim. Na idade mdia as pessoas acreditavam que comprando indulgncias escapariam do purgatrio indo diretamente para o cu. Quanto dinheiro o clero medieval no amealhou durante sculos explorando a crendice supersticiosa de milhes de sinceros! ABRAO E O DIZIMO indiscutvel que o patriarca Abrao nos deixou um grande exemplo. F, altrusmo, companheirismo com Deus. Abrao era um grande latifundirio. (Gnesis 13:10, 14 e 15). Centenas (Gnesis 14:14) de servos trabalhavam para o fazendeiro Abrao, que alm de muitas terras, possua muito gado, muito ouro e muita prata (Gnesis 13:2). Os filhos oficiais de Abrao foram oito. Isaque nascido de Sara. Ismael nascido de Hagar e mais seis rapazes nascidos de Quetura (Gnesis 25:1 e 2). As filhas e os outros filhos de concubinas no

Pag. 10 / 14

so citados por nome. So estatsticas genricas (Gnesis 25:6).Mas observe que antes de morrer, Abrao tomou todas as suas riquezas, terras, gado e transferiu tudo para o nome de Isaque. O filho predileto e o filho da aliana de Deus tornou-se herdeiro nico e legtimo herdeiro. Aos outros irmos couberam indenizaes, ou melhor, compensaes de direito, conforme narrado em Gnesis 25: 5-6. Abrao ainda teve o cuidado de envi-los para outros lugares todos os seus filhos de sua casa, mandando-os para o Oriente o lugar mais distante (Gnesis 25:6), para que Isaque no tivesse problemas com irmos mais tarde. Nos tempos bblicos o espao de tempo entre uma gravidez e outra era determinado pelo perodo da amamentao. Abrao precisaria de pelo menos 20 anos de procriao para gerar estes outros seis filhos de uma mesma mulher. Em pocas remotas, quando as vacinas BCG ainda no existiam para garantir a imunidade do beb, o leite materno era a principal fonte de vida e sobrevida. Por isso a me amamentava a prole durante anos. O pai colaborava abstendo-se de relaes sexuais com a mulher-lctea, isto porque, uma nova gravidez encerraria o fluxo leiteiro. Um desastre para o beb e uma catstrofe social nas comunidades nmades adversas mortalidade infantil. E quanto ao dzimo de Abrao? Observemos atentamente o contexto histrico: Fim de viagem! Depois de uma grande jornada e muitas experincias pelo caminho. Depois do Egito, Neguebe e Betel Abrao fixa acampamento e ergue um altar ao nome do Senhor. Afinal, chegamos!. Mas o gado era muito e os pastores de L brigavam com os de Abrao. Eles conversam e pacificamente decidem pela separao. Abrao escolhe trs amigos e se faz vizinho deles. So os senhores Mamre, Escol e Aner. Trs irmos amorreus donos de carvalhais nas terras de Cana. L, por sua vez, estende sua fazenda para o lado do oriente at os limites de Sodoma. Lindas e bem regadas campinas do Jordo. Tudo estava indo muito bem. At que estoura uma guerra. Cinco reis cansados de servir por doze anos a um tal de Quedorlaomer, rei de Elo, resolvem se rebelar no dcimo-terceiro ano. Quedorlaomer prepara a reao. Convoca outros trs reis amigos e saem para sufocar os rebeldes. Em (Gnesis 14:1-17) chama este evento de A Guerra de Quatro Reis Contra Cinco. Os reis rebeldes eram trapalhes. No tinham muita logstica de combate. Dois deles caem em poos de betume e os outros trs fogem para salvar a prpria pele. Sua majestade, o rei Quedorlaomer, vem no dcimo-quarto ano consolidar a vitria. Os reinos derrotados Sodoma, Gomorra, Adm, Zeboim e Zoar so subjugados impiedosamente. Tudo e todos so levados cativos. Homens, mulheres, crianas, gado, alimentos. Os quatro reis tomaram todos os bens de Sodoma e Gomorra, e todo o seu mantimento, e se foram (Gnesis 14:11). Assim, L, um homem muito rico, morando nas vizinhana de Sodoma, no lugar errado, no momento errado, cai nas garras de Quedorlaomer, que lhe confisca todos os bens. L nos carvalhais de Mamre, Abrao toma conhecimento dos fatos. Confabula ento com seus amigos Mamre, Escol e Aner. Criam uma tropa de elite com trezentos e dezoito bravos guerreiros.

Pag. 11 / 14

Todos criados em sua casa. E saem em perseguio a Quedorlaomer. A vitria esmagadora.homens, mulheres e o povo, Todos os cativos, (Genesis 14:16) so libertados. Todos os despojos recuperados. Acontece ento uma cena impressionante. Melquisedeque, rei de Salm, aproxima-se de Abrao e o abenoa. Melquisedeque (Melchi - Tzedek meu rei da justia) era (Cohen El Elion) Sacerdote do Deus Altssimo, um smbolo do Messias. Um Sumo Sacerdote do Deus verdadeiro, sado de onde no sabemos! At a nenhuma novidade. Mais tarde outras escolhas deste tipo aconteceriam. (Balao, por exemplo, um gentio era um profeta de Deus, sendo ele mesmo um amonita). Melquisedeque abenoa a Abrao. Traz-lhe po e vinho. E diz: B aruch El Elion (Bendito seja o Deus Altssimo), que entregou os teus inimigos nas tuas mos (Gnesis 14:20). Abrao ento organiza os despojos recuperados. Contabiliza tudo. Parte dos despojos pertencia aos reis de Sodoma e Gomorra. Uma outra parte a L e uma outra parte se referia ao custo operacional da guerra. Os reis de Sodoma e Gomorra sugerem a Abrao ficar com os bens materiais e devolver apenas as pessoas seqestradas por Quedorlaomer. Abrao recusa a proposta. Devolve tudo aos seus legtimos donos. Mas, antes de faz-lo, calcula o dzimo sobre o valor destes despojos e paga ao Sacerdote Melquisedeque. Pagar um termo muito pesado. O texto bblico diz que Abrao deu o dzimo de tudo. No do seu patrimnio, mas dos despojos recuperados na guerra. (Ver Hebreus 7:4). Ningum pode afirmar que Abrao vivia sob alguma forma de lei que o obrigava a ser um dizimista. Nem to pouco pode afirmar que Deus exigia dele, sob mandamento, dez por cento de sua renda. O dzimo na era patriarcal no era obrigatrio! Muito menos sistemtico. A sazonalidade do dzimo estava ligada a fatos especiais que traziam mudanas de rendas. Destas receitas extras dava-se o dzimo. A obrigatoriedade dizimista s comearia a existir na era levitica. (Veja o contraste das expresses contidas em Levtico 27:30-33; Nmeros 18:24; Deuteronmio 14:22-29). Quem usa o exemplo de Abrao como fiel dizimista, no est atento a vrios detalhes: Abrao deu o dzimo do excedente que ele tinha conquistado na guerra. (Hebreus 7:4). Muitas das posses que ele recuperou pertenciam a L (Gnesis 14:16). A maior parte dos despojos pertencia aos reis de Sodoma e Gomorra (Gnesis 14:11) Nada pertencia a Abrao, que se recusou a tomar qualquer coisa para si. (Versos 21-24) A lei dos dzimos (Levtico 27:30-31) exigia dzimos em forma de coisas produzidas pela terra: gros, gado. Em nenhuma parte fala para dizimar despojos de guerra. Aps a guerra, Abrao ficou com o mesmo patrimnio que possua antes. No houve acrscimo de renda. (Gnesis 14:24). Portanto ele deu o dzimo perfazendo um caminho

Pag. 12 / 14

inverso da orientao teolgica apresentada em nossos dias, que manda dizimar rendas, ganhos e lucros. Os despojos de guerra incluam serem humanos, escravos capturados do exrcito inimigo. Para que o dzimo de Abrao tenha o mesmo significado dos dzimos cobrados hoje pelas igrejas, ele teria que ter ficado com os outros 90%. Que dizimista este que d 10% para o Sumo Sacerdote e os outros 90% para um rei pago, descontando apenas o custo operacional da guerra? Yeshua (Jesus) nunca recebeu dzimos. Melquisedeque simbolizava ou era o Messias, por que no encontramos relatos de pessoas dando dzimos a Yeshua (Jesus) durante Seu tempo aqui na Terra? No Ele o Sumo Sacerdote da Ordem de Melq de Melquisedeque? Como ousam os lderes religiosos hoje exigir dzimos aos seus fiis na qualidade de sacerdotes sucessores de Melquisedeque, se o nosso Sumo Sacerdote no fazia assim?

DESPOJOS DE GUERRA Dzimo sobre despojos no so nico neste caso de Abrao. Dois outros exemplos so apresentados na bblia. O primeiro em xodo 3:21-22; 11:2-3; 12:35-36, quando os Israelitas ganharam dos Egpcios pouco antes de sarem para o deserto. Est bem claro que eles no deram (to pouco pagaram) qualquer dzimo. Interessante notar que o texto justifica esta ddiva afirmando que aquilo era uma compensao salarial pelos muitos anos de trabalho escravo. Esta massa de salrios atrasados, esta indenizao trabalhista paga na despedida, deveria ser luz da teologia moderna, cem por cento dizimvel. Entretanto isto no acontece. Mas, a seu bom tempo, meses mais tarde, parte desta fortuna oferecida liberalmente, de todo o corao, no por tristeza ou por necessidade, mas com prazer, em forma de ofertas voluntrias para a construo do Tabernculo. Deus ama quem d com alegria! (Ver xodo 35:5,20,21; 36:3,5,6) O segundo exemplo traz detalhes sobre os procedimentos das ofertas aplicados aos despojos de guerra. O texto encontra-se em Nmeros 31. Houve uma guerra com os Medianitas. Um quinhentos-vos da metade dos despojos destinada congregao deveria ser oferecido como oferta ao Senhor (verso 27 e 28). Um cinquenta-vos da outra metade deveria ser oferecido pelos soldados ao sacerdote Eleazar (Verso 29). Nenhum sistema de dzimo aplicado a estes despojos. E saber que toda aquela matemtica de diviso de ofertas dos despojos, inclua bois, jumentos, ovelhas. (Versos 9, 26-31). Exatamente as mesmas unidades monetrias utilizadas no clculo do dzimo da era levitica.

Pag. 13 / 14

Assim, podemos afirmar que Abrao deu o dzimo a Melquisedeque sem estar obedecendo alguma lei que o obrigasse a faz-lo. mais fcil afirmar que ele estava seguindo uma tradio de sua poca. Costumes religiosos da cultura de seus dias. Ele deu o dzimo sobre valores de coisas roubadas. Coisas roubadas, recuperadas e devolvidas aos seus legtimos donos (Gnesis 14:21-23). Deu tambm o dzimo sobre o salrio alheio. Sobre a parte que se referia ao pagamento dos homens que foram com ele para a guerra. Os trezentos e dezoito valentes e seus amigos Aner, Escol e Mamre. (Gnesis 14:24). Aqueles que buscam em Abrao um exemplo de fiel dizimista deveriam explicar sua prtica de dar o dzimo. Explicar o pagamento de um dzimo feito a um sumo - sacerdote "desconhecido". Quem eram seus sacerdotes? Como era composto seu clero? Ser que o evangelho foi pregado primeiramente aos Jebuseus, em contraste ao que afirmado em Glatas 3:8: Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela f os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abrao, dizendo: Em ti sero benditas todas as naes. Para Abrao o princpio de dar dzimos no lhe era estranho. Tabletes cuneiformes comprovam esta prtica entre os povos da Mesopotmia. Os caldeus e os babilnicos sustentavam seus templos, seus deuses com dzimos.
(Veja W. von Soden, He Ancient Orient, Eerdmans, 1994, pp. 188-198. Tambm A. e W. Eichrodt, Theology of He Old Testament, SCM, 1987, Vol. I, pp. 141-177 e Harris, Archer, Waltke, Theological Wordbook of He Old Testament, Moody Press, 1980).

Conclumos ento que Abrao no um exemplo de dizimista para nossos dias. Em nenhuma parte da Bblia ele apresentado como um dizimista sistemtico, regular. Suas prticas de dzimos em nada se parecem com as requeridas hoje em dia pelos lideres religiosos. Abrao dizimou justamente riquezas que no lhe pertenciam. Riquezas que ele devolveu (90%) aos seus legtimos donos. Abrao estava seguindo um costume de sua poca. Costume dos povos da Antiguidade. Abrao deu seu dzimo a um sacerdote - E ele abenoou Abrao e sua prtica dizimista. Se Deus abenoou o sistema de dzimo de Abrao, como algum ousaria mudar todo o contexto e fazer aplicaes distorcidas para sustentar uma teologia moderna de espoliao a crentes sinceros, pessoas simples que so induzidas a dar dez por cento de suas rendas a lderes religiosos completamente desassemelhados a Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altssimo, o recebedor e abenoador do dzimo especial de Abrao? [] Esta a histria de um Deus que ama queles que lhe do ofertas voluntrias. Sem imposio. Sem coao. Sem ameaas de maldio. Sem supersties. Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrao numa viso, dizendo: No temas, Abrao, Eu sou teu escudo; sua recompensa ser muito grande. (Gnesis 15:1). Baruch at Adonay Maguen Avraham (Bendito sejas tu Adonay escudo de Abrao) E quanto a voc, ainda teme ser amaldioado, caso decida parar de sustentar um lider religioso financista vido por receber taxas e mensalidades que eles insistem em chamar de dzimos?

Pag. 14 / 14

Pense bem! Deus o seu escudo, e o seu galardo ser grande. Liberte-se hoje de todas estas supersties denominacionais, financistas e mentirosas e o Senhor far de voc uma verdadeira beno! texto de Beny Pharisien

O carro do pastor, da mulher do pastor, do filho do pastor e do dizimista

Sneca (ca. 5 AEC - 65) A religio vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como til.

Vous aimerez peut-être aussi