Vous êtes sur la page 1sur 21

ENERGIA ELICA

HISTRIA DA ENERGIA ELICA


Desde, h muitos sculos, que a energia elica aproveitada atravs da utilizao de moinhos de vento. Um moinho de vento, em sentido restrito, um moinho que usa hlices como elemento de captao e converso da energia elica para outro tipo de energia apropriada para movimentar outros mecanismos. essa a utilizao tradicional da energia do vento, em terra, em Portugal e noutros pases mediterrnicos. Em sentido lato, chama-se moinho de vento a qualquer motor movido a energia elica, quer este motor esteja contido num edifcio, como nos moinhos holandeses, que no so propriamente moinhos e sim bombas de gua, quer seja apenas um sistema de ps montado no topo de uma torre, como nas modernas turbinas elicas, geradoras de electricidade para movimentar as bombas centrfugas. A partir de 1970 os moinhos de vento na Holanda foram sendo

substitudos, no bombeamento da gua, por motores elctricos que accionam bombas tipo Parafuso de Arquimedes. As primeiras referncias conhecidas a moinhos de vento datam do sc.X. Cr-se que aparelhos movidos a vento eram utilizados no Tibete em rituais e prticas oratrias. No Oriente este tipo de estrutura metlica comeou por ter aplicao prtica para facilitar o trabalho do homem, sendo utilizada para a elevao (ou bombagem) de gua. No Ocidente, ter sido inicialmente aplicada pelos Persas moagem de cereais. Na Europa, o mais antigo moinho de vento conhecido trabalhava em Inglaterra em 1185.

Cr-se que os primeiros moinhos de vento possuiriam uma tipologia de eixo vertical com velas dispostas em seu redor. Contudo, essa tipologia acabou por ser substituda pela de eixo horizontal que hoje conhecemos. Em Portugal a sua existncia citada num documento de 1303, contudo de admitir que a sua introduo tenha sido anterior a esta data. Os moinhos de vento podem ser aplicados elevao ou bombagem (bombeamento) de gua. Neste caso, a energia que chega base do moinho atravs do seu eixo central utilizada para fazer rodar um Parafuso de Arquimedes. Uma engrenagem colocada no eixo central ligada a um parafuso colocado no interior de um tubo cilndrico ou semi-cilndrico oco, posicionado num plano inclinado na diagonal com a extremidade mais baixa colocada abaixo da linha de gua. Eles foram muito utilizados na Holanda com esta finalidade para drenagem dos polderes (terras baixas). Actualmente a maior parte das bombas tipo parafuso so accionadas por energia elctrica em vez da energia elica. A rotao e disposio do parafuso fazem com que o movimento de rotao arraste um volume de gua ao longo do tubo at ao topo, onde captada na extremidade mais elevada. Os moinhos de vento podem ser aplicados gerao ou produo de energia elctrica. Neste caso, a estrutura apenas composta por uma armao metlica ou haste oca, no topo do qual se encontra uma turbina. As ps so de grande dimenso, atingindo em aparelhos modernos entre 40 a 90 metros de comprimento e rodam lentamente. O equivalente ao mastro do moinho de vento 4

at aqui descrito encontra-se directamente ligado a um elemento gerador (em geral um alternador ou dnamo) capaz de converter a energia cintica de rotao em energia elctrica que ajustada ou rectificada e depois canalizada para a rede comum de

fornecimento de energia elctrica.

ENERGIA ELICA
A energia produzida pelo vento um recurso energtico natural que pode ser aproveitado com um investimento reduzido, especialmente rentvel em locais com muito vento. Um gerador elico caseiro algo possvel de fazer sem custos muito elevados. As diferenas de presso atmosfrica causadas pelo aquecimento diferencial terrestre provocam deslocao de massas de ar (vento), a deslocao destas massas de ar so influenciadas pelas condies atmosfricas (intensidade e direco) por obstculos e condies do solo. O aproveitamento da energia cintica do vento efectuado atravs de turbinas elicas acopladas a geradores. A este conjunto turbina-gerador habitualmente chamado

Aerogerador. Existem vrios tipos de turbinas elicas cujas diferenas incidem essencialmente na direco do eixo de rotao (vertical e horizontal), forma e nmero de ps que constituem o rotor. Quando exposto a vento suficiente, um aerogerador produz corrente alternada (CA). Depois de rectificada (CC) esta corrente usada para carregar baterias e posteriormente convertida em 5

corrente alterna. Todos os aerogeradores vm com o seu prprio sistema de controlo de carga. Tal como a energia solar, a energia elica uma energia limpa, a sua incluso em reas ventosas em ambientes domsticos pode rapidamente trazer o retorno do investimento efectuado. Pode funcionar em simultneo com mdulos energticos solares. O seu funcionamento no difere substancialmente, a energia captada por um aerogerador carrega um conjunto de baterias.

Equipamentos Necessrios para a Montagem de Sistema


Aerogerador ou Gerador elctrico Um parque elico formado por aerogeradores (tambm chamados de turbinas elicas, geradores elicos, mquinas elicas e cata-ventos), que so modernos moinhos de vento que mais parecem uma enorme hlice de avio. Os aerogeradores transformam a energia dos ventos, em energia elctrica. Esta energia gerada pode ser distribuda na rede ou utilizada em sistemas isolados. Quando exposto a vento suficiente, um aerogerador produz corrente alternada (CA). Depois de rectificada (CC) esta corrente usada para carregar baterias e posteriormente convertida em corrente alterna. Quase todos os aerogeradores vm com o seu prprio sistema de cotrole de carga.

Inversor um componente principal que converte a corrente contnua de 12,24, ou 48 volts da bateria numa corrente de uma C.A. de 230 volts, a mesma que a rede pblica fornece para luzes, tomadas e dispositivos. A maioria dos circuitos domsticos solares usa uma C.A. de 230 volts produzida pelo inversor. Alguns circuitos da C.C. so adicionados geralmente onde usando dispositivos de CC podem ser directamente utilizados, regas automticas, bombas de gua, sistemas de iluminao. Quando aparece uma fase de um nmero de dias consecutivos sem luz do sol, o proprietrio, deve verificar as suas baterias. Se o nvel da carga for baixa, um gerador ou aerogerador dirigido deve recarregar as baterias a fim de manter o funcionamento ptimo so sistema.

Mdulos ou Painis Solares So instalados em grupos, conforme a necessidade do sistema, instalados no telhado de um edifcio, ou sobre um suporte (p) metlico. Os custos do sistema e o clculo das clulas so fundamentais para que a eficincia do sistema seja elevada.

Controlador de Carga ou Regulador de Carga Tem como finalidade controlar a carga das baterias, evitando que

sobrecarreguem, o controle da carga corta automaticamente a carga quando as baterias ficam com a carga completa. Um controle da carga pode ter interruptores de controlo manual e pode ter

medidores ou luzes para mostrar o estado das baterias no processo de carga.

Baterias Recebem e armazenam a energia elctrica da C.C. e podem imediatamente fornecer electricidade armazenada segundo as necessidades.

Inversor/Carregador um inversor que tem tambm um carregador de bateria e um rel de transferncia interno. Quando os terminais da entrada de um inversor/carregador recebem energia de uma fonte exterior de C.A. verificam se existe carga disponvel nas baterias, se no existir carga suficiente passam directamente a energia da rede pblica carregando

simultaneamente as baterias.

COMPONENTES DE UM AEROGERADOR

Gndola Contm todos os componentes do aerogerador servindo como cpsula na parte traseira. Tem dois elementos muito importantes; o cata-vento e o anemmetro. Tambm tem uma porta para transportar as ferramentas desde o cho gndola por um guindaste de elevao com uma roldana e uma corda. Normalmente so de metal.

Ps do Rotor As ps do rotor tm a misso de captar a energia do vento e converter o seu movimento rectilneo em giratrio, que mais fcil de aplicar ao eixo do gerador.

Cubo O cubo segura nas ps e proporciona a proteco necessria para que o sistema mecnico de rotao das ps funcione correctamente.

Multiplicador Consiste num sistema mecnico composto por vrias engrenagens de dimetros diferentes. Sendo o disco do eixo de baixa velocidade maior que o aplicado no eixo do gerador, consegue-se que este ltimo gire a uma velocidade angular maior, recebendo por este motivo o nome de eixo de alta velocidade.

Disco de Travagem No eixo de baixa ou de alta velocidade, dependendo dos modelos, coloca-se um travo de disco Sobre este disco actuam umas pastilhas accionadas por uma vlvula

hidrulica elctrica que trava o sistema, ou por avaria, ou quando as condies atmosfricas estiverem fora dos limites de velocidade do vento aproveitvel, tanto por defeito como por excesso.

Mecanismo de Giro So motores elctricos que actuam sobre uma coroa dentada com o fim de orientar as ps atravs do sinal que recebem do cata-vento.

Controlo

electrnico Existe igualmente um componente

electrnico que considerado o crebro do sistema, processando toda a informao proveniente dos sensores (vento, cata-vento, velocidade do rotor).

Sistema Hidrulico Formado por uma bomba e um circuito que abastece o leo a alta presso para accionar os traves e cilindros hidrulicos.

Torre Serve para elevar e manter a gndola a uma altura que haja mais hiptese de arranjar vento. Tem uma porta que o pessoal de manuteno utiliza para chegar gndola.

Anemmetro e Cata-Ventos So dois sensores electrnicos que fornecem informaes da velocidade dos ventos ao

aerogerador. Se for detectado um acrscimo de velocidade ou diminuio, o sistema ser travado. O cata-vento fornece o dado da direco do vento que permitir uma orientao correcta da gndola e das ps.

10

Como capturada e transformada a energia?


O aproveitamento da energia elica para produo de electricidade feito recorrendo aos aerogeradores de grande dimenso, os quais podem ser implantados em terra ou no mar e estar agrupados em parques ou isolados (um s). A sua constituio uma torre metlica com uma altura que pode ir de entre 25 a 80m e por turbinas com duas ou trs ps, cujos dimetros de rotao se situam em valores idnticos altura dos postes. As turbinas de ltima gerao tm uma capacidade de produo e energia de 1.62MW, encontrando-se em fase de teste turbinas de 5MW. A velocidade mnima do vento necessria para entrarem em

funcionamento ronda os 10-15Km/h e a velocidade de cruzeiro de 50/60Km/h. Em caso de mau tempo as ps e o rotor so automaticamente travados quando a velocidade do vento for superior s 90Km/h. Uma vez travado, o aerogerador pode suportar velocidades de 200Km/h sem sofrer danos. Possuem ainda proteco contra raios e microprocessadores que permitem o ajuste continuado do ngulo das ps s condies de vento dominantes. Existem tambm sistemas hbridos de mdia

dimenso, onde se combinam os aerogeradores elicos com sistemas foto voltaicos, diesel ou hdricos, podendo ou no possuir sistema de armazenamento de energia. So apenas usados para pequenas redes ou para aplicaes especiais tais como bombagem de gua, carga de baterias, dessalinizao, etc. A sua capacidade de cerca de 10-200kW.Os sistemas elicos isolados, com potncia

11

entre 25W e 150W, so dos mais bem sucedidos comercialmente, sendo usados para carga de baterias, aquecimento, bombagem de gua, etc.

IMPACTOS AMBIENTAIS
Os seus impactos ambientais, eventualmente desfavorveis,

traduzem-se num aumento do rudo nas suas proximidades e no considervel efeito visual e paisagstico proporcionado pelas elevadas dimenses das torres e das ps dos aerogeradores. Contudo, mesmo este eventual seno, pode ser minorado se houver o cuidado de fazer a sua integrao com a instalao do projecto. A maior parte das pessoas que vivem nas imediaes dos parques elicos acham-nos atraentes, tornando-se muitas vezes atraces tursticas e um smbolo elegante e esteticamente reconfortante de um futuro melhor. Outros factores negativos, como interferncias electromagnticas que podem perturbar os sistemas de telecomunicaes, efeito de sombras em movimento e mortalidade de aves em zonas de migrao causada pelas ps em movimento, podem ser muito atenuados ou inexistentes se for correcta a planificao da sua localizao. Um parque elico com 20 aerogeradores ocupar em mdia um quilmetro quadrado. No entanto, ao contrrio de outras centrais elctricas, apenas 1% ocupado pelas estruturas. Se os terrenos forem de aptido agrcola esta actividade poder

desenvolver-se at s bases das torres e quando o perodo e vida 12

til dos aerogeradores termina (cerca de 20anos), podem ser facilmente removidas todas as estruturas, devolvendo o local ao seu uso original ou outro estabelecido no plano de explorao o parque. Os parques elicos so tambm os sistemas mais seguros de produo de energia elctrica, tendo-se registado apenas raros casos de pessoas feridas por pedaos partidos de ps ou por pedaos de gelo.

O aspecto fundamental a ter em conta na realizao de uma instalao elica o conhecimento exacto das

potencialidades de vento na zona escolhida para este projecto. Estes dados podem ser obtidos por alguns

estudos ou sistemas de sensores (anemmetros) que recolhem a velocidade do vento, ao longo de 12 meses. Sendo estas medies imprescindveis nos locais escolhidos para a instalao de aerogeradores e, deste modo,

esclarecer qualquer dvida antes de investir num local determinado; os custos destas medies no so muito elevados. 13

ASPECTOS QUE PERMITEM CONHECER CARACTERSTICAS PRINCIPAIS NA ZONA ESPECFICA:

Distribuio das frequncias da velocidade do vento Distribuio das frequncias da direco do vento (rosa-dosventos)

Distribuio das velocidades mdias anuais Variaes do vento com a altura Influncia da topografia Estatsticas de ventanias; valores extremos

No entanto, estes factores no sero suficientes, dado que para um determinado perodo necessitmos ter ou construir curvas de densidade de probabilidade em perodos diferentes (mensal, estaes, anual, ou mesmo intervalos maiores). Ou seja,

determinar previamente o potencial elico de um local. Nesse sentido, deveremos obter a curva anual da durao do vento( em funo da densidade da probabilidade acumulada) que representa o nmero de horas por ano em que a velocidade do vento pelo menos igual a uma predefinida. Esta velocidade ser diferente para cada local, perodo

14

Sendo aconselhvel utilizar o mximo de dados histricos, que seja possvel recolher do Instituto de Meteorologia ou outras entidades competentes. Quando temos os dados necessrios para ter conhecimento da curva da actividade do vento ou curva de durao do vento, assim como, a direco e velocidade que possa ter ao longo de uma ano ( rosa-dos-ventos ), aliaremos esta informao, referente curvada potncia de um aerogerador do qual pretendemos saber a energia anual que capaz de produzir no local onde o estudo foi efectuado. Neste sentido, deveremos tomar em considerao:

Quando instalarmos vrias turbinas elicas ser obrigatrio conhecer as direces predominantes para evitarmos perdas energticas produzidas pelo estorvo de uns aerogeradores sobre os outros.

A partir da curva da durao do vento e da curva de funcionamento do aerogerador conhecermos a energia anual que pode gerar a turbina se trabalharmos com 100% de disponibilidade

Topografia do terreno tem bastante importncia por causa do nvel diferente de atrito do ar sobre o terreno, que do origem variao de velocidades

A dimenso do aerogerador de relevncia vital, uma vez que, e pode afastar as ps da zona de turbulncia.

15

CLCULOS ENERGTICOS
Variao da velocidade do vento em relao distncia (altura do cho). Esta variao na teoria segue uma forma baseada na seguinte frmula: V = Vo ( h/ho)n V Velocidade do vento que deve haver a uma altura h relativamente ao solo Vo H Velocidade do vento registada por um anemmetro Altura a que deve ficar o centro do rotor do aerogerador e da que pretendemos calcular velocidade do vento Ho Altura em que est situado o anemmetro (habitualmente 10 metros) N Coeficiente de rugosidade existente no local

VALORES DO COEFICIENTE PARA DISTINTOS TIPOS DE TERRENOS


TIPO DE TERRENO Liso (mar, areia, neve) Moderadamente rugoso (relva curta, campos de trigo) Rugoso (bosques, bairros) Muito rugoso (cidades, vilas, edifcios altos) H 0,10 - 0,13 0,13 - 0,20 0,20 - 0,40 0,27 - 0,40

APROVEITAMENTO DA ENERGIA DO VENTO PELA MQUINAS ELICAS.

16

Atravs da seguinte frmula sabemos qual a energia elica disponvel:

P=

G.A.V 2

P G A

Potncia disponvel em watts Densidade do ar no local da medio rea transversa direco do vento formado pela rotao do motor

Velocidade do vento incidente sobre o motor

Mas devido s caractersticas tcnicas e construtivas das mquinas, a potncia aproveitvel ligeiramente inferior disponvel. Sendo assim, a potncia mecnica no centro do rotor determinada pela seguinte equao:

Pa =

G.A.V. Cp 2

Cp = um coeficiente dependente do tipo de mquina, com a relao entre a variao da velocidade perifrica das ps e a velocidade do vento. Este coeficiente constitui a parte da potncia mecnica que podemos extrair do rotor do aerogerador a partir do total disponvel.

ENERGIA CAPTADA POR UM AEROGERADOR

17

Esta energia proporcional rea coberta pelo seu rotor e a energia anual aproximada que possvel gerar por cada metro quadrado de rotor est determinada pela equao: E = 2,5 (V)3

ONDE: V E Velocidade mdia anual ( m/s ) Energia captada anualmente por unidade de superfcie do rotor (kwh/m2 x ano)

Se compararmos os aerogeradores de 50KW e 200KW respectivamente, com as mesmas margens de operao e colocados no mesmo local com a mesma velocidade mdia do vento, obteremos as mesmas concluses da tabela seguinte, na qual se pode observar que se os dois aerogeradores tiverem a mesma proporo REA/POTNCIA, a energia gerada por cada kw de potncia instalada ser igual, independentemente do tamanho do aerogerador e da velocidade mdia do vento.

COMPARAO DA ENERGIA EXTRAVEL


Potncia do aerogerador Dimetro do rotor Relao rea/potncia (m2/kw) Energia anual por unidade de superfcie Energia anual obtida pelo Potencial elico extravel

18

(kwh/m2 xa) Para v=8 m/s

aerogerador (kwh/kwxa) (kwh/a)

50 200

12 24

2,26 2,26

2,011 2,011

227,243 909,755

4,545 4,545

19

POTNCIA INSTALVEL NUM LOCAL J DETERMINADO


Energia Potncia Comprime nto do local do aerogerad or (kw) Dimetro do rotor (m) Distncia entre rotores (2 x dimetro) N de aerogerador es instalados Potncia total instalada elctrica (Mwh/a) Anual extr. no local,v=8 m/s

576 576

50 200

12 24

24 48

16 8

800 1600

2,316 4,632

No entanto, podemos encontrar um aerogerador com uma proporo REA ROTOR/POTNCIA inferior ao valor referido na tabela anterior, pelo que deveremos ter cuidado, uma vez que com a mesma disponibilidade e margens de operao do aerogerador poderemos obter:

PROPORO REA Interessante POTENCIAL NOMINAL

>2,2- Muito

PROPORO interessante

REA

<2,2- Pouco

POTENCIAL NOMINAL

20

Quando aumentarmos o tamanho da torre e do dimetro do rotor de um aerogerador poderemos conseguir uma maior velocidade mdia do vento, gerando assim mais energia por metro quadrado de rotor (nos aerogeradores grandes).Por essa razo, so utilizados, normalmente, distintos tamanhos de torre para o mesmo dimetro do rotor, alm de alinhamentos de aerogeradores de uma mesma potncia a alturas diferentes. Quanto maior for o tamanho das

mquinas, maior ser a potncia instalvel (tabela de potncia instalvel) numa plataforma com um comprimento determinado, sempre com a separao entre aerogeradores apropriada para evitar perturbaes. igualmente habitual haver separaes entre rotores de duas ou trs vezes o seu dimetro embora possam ser inferiores, mas ser

aconselhvel que para efectuar um clculo realista se faa previamente um bom estudo. Uma vez determinado o rotor das mquinas e o comprimento das plataformas, o nmero de aerogeradores ser obtido atravs da seguinte operao:

N x d x (n+1)C
ONDE: C N d N Comprimento da plataforma Nmero de mquinas a instalar Dimetro do rotor Separao entre rotores (n de vezes o seu dimetro)

21

Vous aimerez peut-être aussi