Vous êtes sur la page 1sur 2

Roteiro: Pendulo de toro.

Teoria: Em resistncia dos materiais temos que mdulo de toro de uma barra igual a:

D igual ao mdulo de toro, G igual a constante elasticidade ao cisalhamento (ou modulo de cisalhamento), I o momento de inrcia da barra cilndrica dada por I=/2(R4) (R=raio), e L o comprimento da barra. Sabendo que torque a fora responsvel pela toro da barra, pode ser definida como: = (2)

(1)

Onde o ngulo de toro e o torque aplicada. Substituindo (1) em (2), temos: = (3)

Este ento o torque necessrio para torcer uma barra cilndrica. Torque, por definio, resultado de um fora aplicada a uma distncia x do eixo de rotao. = (4)

Onde F um fora perpendicular a direo definida pela distncia x. Substituindo (4) em (3), temos: =

Que podemos reescrever em: = ou =

De posse desta formula podemos fazer diversos estudos sobre o comportamento da toro da barra, e sua dependncia com a geometria da barra e material que a compe. Dados teis: G(cobre)=38X109N/m2rad G(alumnio)=24X109N/m2rad G(ao)=76X109N/m2rad G(lato)=32X109N/m2rad

Roteiro: Pendulo de toro. Experimento: PARTE 1: Objetivo: descobrir o material que compe a barra. 1234Prenda a barra do dispositivo. Escolha um posio x, para aplicar a fora. Aplica a fora, anote a medida da fora e o ngulo de toro efetuado. Repita este procedimento no mnimo trs vezes. Repetindo o ngulo de toro produzido. 5- Realize pedida de raio e comprimento da barra. 6- Calcule, para cada ensaio, o valor G da barra usada. Calcule a mdia. (Lembre que calcular o erro associado ao calculo da mdia) 7- O Valor encontrado para G coincide com o valor terico? Discuta possveis fontes de erro. PARTE 2: 1- Usando as barras de alumnio que tem o mesmo dimetro. 2- Escolha um valor fixo de x. 3- Com a primeira barra realize de trs a cinco medidas de fora e ngulo de toro. Lembre que agora o valor de ngulo deve variar, e logo o valor da fora aplicada. 4- Realiza o passo 3 com as outras barras. Lembre de usar o mesmo valor de x, escolhido no passo 2. 5- De posse desses dados, monte um grfico de fora por ngulo de rotao. Lembre que cada barra representar um conjunto de dados, logo seu grfico deve, ao final, apresentar 3 linhas (uma para cada barra). Qual o valor de coeficiente angular e linear? Caso no haja um valor fixo, qual a formula que os define? 6- Discuta a relao entre a inclinao da reta com o dimetro da barra, e responda: O que podemos concluir da analise do grfico? PARTE 3: 1- Usando as barras de alumnio que tem o mesmo comprimento. 2- Escolha um valor fixo de x. 3- Com a primeira barra realize de trs a cinco medidas de fora e ngulo de toro. Lembre que agora o valor de ngulo deve variar, e logo o valor da fora aplicada. 4- Realiza o passo 3 com as outras barras. Lembre de usar o mesmo valor de x, escolhido no passo 2. 5- De posse desses dados, monte um grfico de fora por ngulo de rotao. Lembre que cada barra representar um conjunto de dados, logo seu grfico deve, ao final, apresentar 3 linhas (uma para cada barra). Qual o valor de coeficiente angular e linear? Caso no haja um valor fixo, qual a formula que os define? 6- Discuta a relao entre a inclinao da reta com o comprimento da barra, e responda: O que podemos concluir da analise do grfico?

Vous aimerez peut-être aussi