Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Vice-Reitoria Executiva de Relaes Internacionais EDITAL 372 / 2013

Dando continuidade ao Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, a VRERI/USP anuncia a abertura do Edital para seleo de estudantes de graduao da USP, com um bom rendimento acadmico, para o Programa de Mobilidade Estudantil CINDA Centro Interuniversitario de Desarrollo (http://www.cinda.cl/). As Universidades Estrangeiras envolvidas so:

Universidad Nacional de Quilmes Universidad Nacional de Cuyo Universidad Nacional de San Martn Universidad Privada de Santa Cruz de La Sierra Universidad de Concepcin Universidad de Tarapac Pontificia Universidad Catlica de Valparaso Universidad de Talca Pontificia Universidad Javeriana Universidad del Norte Universidad del Valle Universidad de los Andes Universidad de Costa Rica Escuela Superior Politcnica del Litoral Universitat Oberta de Catalunya Universidad Carlos III de Madrid Universidad de las Islas Baleares Universitat de Barcelona Universitat Politcnica de Catalunya Universit Degli Studi di Genova Instituto.Tecnolgico y de Estudios Superiores de Monterrey Universidad Autnoma Metropolitana Universidad de Panam Universidad de Lima Pontificia Universidad Catlica del Peru Universidad del Pacfico Universidad Peruana Cayetano Heredia Instituto Tecnolgico de Santo Domingo Pontificia Universidad Catlica Madre y Maestra Universidad Simn Bolivar Universidad Centroccidental Lisandro Alvarado
Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil

ARGENTINA ARGENTINA ARGENTINA BOLVIA CHILE CHILE CHILE CHILE COLMBIA COLMBIA COLMBIA COLMBIA COSTA RICA EQUADOR ESPANHA ESPANHA ESPANHA ESPANHA ESPANHA ITLIA MXICO MXICO PANAM PERU PERU PERU PERU REP. DOMINICANA REP. DOMINICANA VENEZUELA VENEZUELA

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Vice-Reitoria Executiva de Relaes Internacionais

Este programa destina 25 (vinte e cinco) vagas para estudantes com um bom rendimento acadmico de cursos de Graduao da USP.

1. DOS REQUISITOS GERAIS:

Para participao no referido programa, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanncia definitivo no Brasil, matriculado na USP como aluno regular de graduao. Quando de sua inscrio, o candidato deve ter concludo, cumulativamente, ao menos dois (02) semestres e 20% do total dos crditos do curso ativo em que est atualmente matriculado. O candidato dever ter bom desempenho acadmico, verificado atravs de Histrico Escolar; O candidato deve comprovar nvel de conhecimento da lngua exigido pela instituio, confirmado por certificado de proficincia em lngua estrangeira; Espera-se do candidato o conhecimento da lngua estrangeira equivalente ao Nvel B2 do Quadro Europeu Comum de Referncia para Lnguas , nos casos em que a instituio estrangeira no exige um certificado de lngua especfico;

A critrio da VRERI, o estudante poder ser convocado para entrevista, destinada a avaliar a maturidade acadmica e a capacidade de expresso oral na lngua da universidade de destino. A VRERI indicar os especialistas que comporo a banca para esta entrevista;

O candidato dever satisfazer a todas as outras exigncias que no estejam especificadas neste edital e que sejam exigncia da instituio estrangeira, conforme divulgado em sua pgina na internet, ou exigncias da Unidade USP de ensino. de responsabilidade do estudante fazer esse levantamento. Atravs deste programa, o oferecimento de cursos em cada Universidade est disponibilizado no site http://cinda.pucp.edu.pe/05plazas.php

2. DAS INSCRIES:

As inscries devero ser realizadas entre 19 de setembro a 02 de outubro de 2013, por via online, atravs do Sistema Mundus.

Leia cuidadosamente as orientaes acerca do intercmbio no site desta VRERI/USP e no incio do formulrio de inscrio on line. A esse formulrio devero ser anexados os seguintes documentos:

Cpia do Plano de Estudos em Portugus, no formato disponibilizado pela VRERI, devidamente assinada e

carimbada pelo coordenador do curso ou presidente da Comisso de Graduao da unidade;

Cpia do certificado de proficincia em espanhol. Ser aceito qualquer um dos seguintes documentos:

i. Certificados vlidos internacionalmente (DELE ou CELU), com o nome completo do candidato, atestando nvel B2 ou Intermedirio.

Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Vice-Reitoria Executiva de Relaes Internacionais ii. Certificados de escolas de lnguas brasileiras que contenham as seguintes informaes: nome completo do candidato; nvel de conhecimento da lngua intermedirio ou avanado; nmero de horas cursadas em instituio brasileira (mnimo de 130 horas); nome, cargo e assinatura do professor responsvel. No sero aceitos certificados emitidos por professores particulares ou comprovantes de cursos com carga horria inferior especificada. iii. Certificados de escolas de lnguas estrangeiras que contenham as seguintes informaes: nome completo do candidato; nvel de conhecimento da lngua intermedirio ou avanado; nmero de horas cursadas em instituio estrangeira (mnimo de 90 horas); nome, cargo e assinatura do professor responsvel. No sero aceitos certificados emitidos por professores particulares ou comprovantes de cursos com carga horria inferior especificada.

Cpia do passaporte vlido (pgina onde apresentada a validade do documento) ou protocolo de

renovao do passaporte.

O estudante deve providenciar, tambm, uma carta de recomendao fornecida por docente da USP,

preenchida no Reccomendation Form da VRERI-USP disponibilizado para este fim. Essa carta dever ser entregue diretamente para a banca no dia da entrevista pessoal.

O candidato poder se inscrever em at cinco (05) universidades do presente edital e dever apresentar um plano de estudos para cada universidade, que devero ser convertidos em um nico arquivo (formato pdf) e anexados no formulrio online.

Leia atentamente as orientaes precedentes ao formulrio de inscrio. Inscries incompletas ou efetuadas erroneamente no sero validadas.

3. DO PROCESSO SELETIVO:

O processo seletivo ocorrer em trs (03) etapas:

I.

Pr-Avaliao: anlise de desempenho acadmico baseada no histrico escolar e na mdia normalizada.

i. ii.

Os candidatos sero classificados em ordem decrescente, considerando a mdia normalizada; Sero convocados para entrevista os 40 candidatos mais bem classificados;

A divulgao do resultado da pr-avaliao (convocao para a entrevista) ser feita em verso retificada deste edital. II. Entrevista: na entrevista pessoal, o candidato dever fundamentar o plano de estudos proposto e responder s arguies, em Portugus ou Espanhol, da Banca Avaliadora constituda pela VRERI.

O aluno receber, com base na entrevista, uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) pela apresentao e defesa do plano de estudos.
Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Vice-Reitoria Executiva de Relaes Internacionais

A nota final ser calculada pela mdia aritmtica entre a mdia normalizada e a nota normalizada da defesa do projeto. A proficincia em lngua estrangeira ser eliminatria (apto/no apto). A classificao final ser realizada em ordem decrescente da nota final, conforme o oferecimento de vagas de cada instituio estrangeira.

Ser desclassificado o candidato que no comparecer ao local, data e horrio marcados. Os alunos dos Campi do interior sero entrevistados por meio de vdeo conferncia e devero se apresentar em local e horrio especficos, a serem divulgados junto ao resultado da pr-seleo.

Caso a VRERI julgue conveniente, a entrevista ser realizada em lngua portuguesa. Neste caso, os certificados emitidos por escolas de idiomas recebero uma nota fixa de 7.0 (sete) e os certificados de proficincia vlidos internacionalmente recebero uma nota fixa de 10.0 (dez). A VRERI poder efetuar outras avaliaes, descritas em edital atualizado, caso julgue necessrio.

Sero indicados, no mximo, 2 (dois) estudantes por Universidade.

4. DA DOCUMENTAO

Dever ser entregue nesta VRERI-USP somente pelos alunos APROVADOS neste edital os seguintes documentos:

I.

Plano de Estudos original, em espanhol, devidamente assinado e carimbado pelo coordenador do curso ou presidente da Comisso de Graduao;

II. Histrico Escolar SUJO (com reprovaes), na l ngua da instituio de destino; III. Currculo pessoal na lngua da instituio de destino; IV. Cpia do Certificado de Proficincia; V. Cpia do passaporte vlido (pgina onde apresentada a validade do documento); VI. Demais documentos exigidos pela instituio estrangeira. O aluno responsvel pela pesquisa sobre a documentao adicional (o candidato deve acessar a pgina da instituio estrangeira na internet, a fim de obter informaes acerca dessa documentao complementar, inclusive a necessidade de certificado de proficincia de lngua, formulrio da Instituio Estrangeira ou outro documento exigido pela Instituio)

Os estudantes que no entregarem a documentao completa na data prevista neste edital sero eliminados do processo seletivo. A resposta final sobre aceitao para perodo de intercmbio dada pela instituio estrangeira , aps a anlise dos documentos do candidato. O estudante admitido receber uma carta de aceitao emitida pela instituio de destino. Apenas aps o recebimento de tal documento, o aluno dever iniciar as providncias relacionadas a visto, compra de passagem area etc. 5. DAS CONDIES PARA OCUPAR A VAGA:

Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Vice-Reitoria Executiva de Relaes Internacionais PERODO: 1 semestre de 2014

O intercmbio dever ocorrer no perodo determinado, no sendo possvel a transferncia para semestres posteriores, salvo se solicitada pela instituio de ensino. A impossibilidade de inici-lo nesse perodo acarretar a transferncia para outro candidato. 6. DOS BENEFCIOS:

Os convnios mantidos entre a USP e as Universidades estrangeiras isentam os alunos de pagamento de taxas acadmicas.

7. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO:

De 19 de setembro a 02 de outubro de 2013 03 de outubro de 2013 08 de outubro de 2013 11 de outubro de 2013 11 de outubro de 2013 16 de outubro de 2013

Perodo de inscries online Divulgao de inscries aceitas Resultado da Pr-seleo Entrevista: local e horrio a serem divulgados junto ao resultado da pr-seleo Resultado a partir das 19h00 Entrega da documentao

Ressaltamos que o Programa CINDA no determina o nmero de estudantes que cada universidade pode aceitar. Portanto, a resposta final sobre aceitao para perodo de intercmbio dada pela instituio estrangeira aps a anlise da candidatura. O candidato ter um prazo de 02 (dois) dias teis (a partir da data da publicao do resultado) para apresentar recurso contra o indeferimento da candidatura, contra o resultado da Pr-Seleo ou contra o Resultado Final, por meio de uma carta que dever ser entregue VRERI para este fim. Recursos recebidos aps esse perodo no sero analisados. A VRERI/USP poder alterar as datas do processo seletivo de acordo com as necessidades dos avaliadores. Todos os candidatos devem consultar periodicamente o edital diretamente no site do sistema Mundus (no faa download) para cincia de eventuais mudanas, que sero atualizadas no prprio edital. As dvidas relacionadas a este edital sero respondidas atravs do Fale Conosco Sistema Mundus.

Rua do Anfiteatro, 197 Cidade Universitria 05508-060 So Paulo, SP Brasil

Vous aimerez peut-être aussi