Vous êtes sur la page 1sur 4

ESCOLA SECUNDRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES ANO LECTIVO 20102011 Disciplina: 3 Ano Curso Profissional

Professor: Amlia Taveira

Fsica

Qumica

Mdulo F. 4: Circuitos elctricos


Maro, 2011

Guio de Estudo Revises de Noes de Electricidade O termo electricidade foi utilizado historicamente para designar a propriedade que certas substncias adquirem de, quando friccionadas, atrarem pequenos corpos leves. Essa propriedade foi, inicialmente, constatada com o mbar amarelo (resina fssil), designada em grego por elektron. Um pndulo elctrico constitudo por uma haste de suporte e por um fio de seda com uma bola de medula de sabugueiro ou outro material adequado na sua extremidade. Permite realizar experincias electrostticas.

O electroscpio de folhas basicamente constitudo por um frasco de vidro e duas leves folhas metlicas presas a um basto metlico em ligao com o exterior da garrafa. Permite realizar experincias electrostticas.

1. O que a electrosttica? 2. Que experincias podem ser realizadas para comprovar a electrizao por frico? TENTA EXPLICAR todos os passos tomados. 3. O que corrente elctrica? Circuito elctrico o trajecto seguido pela corrente elctrica, que no seu movimento ir encontrar um conjunto de elementos com funes bem determinadas. Para que se possa executar um circuito elctrico necessitamos de alguns dos seguintes elementos: Gerador - cria e mantm uma diferena de potencial (elctrico), d.d.p, (por exemplo uma pilha, uma bateria, etc.). Fonte de alimentao - dispositivo onde existe (apenas mantm) uma d.d.p ou tenso. Receptor - utiliza a energia elctrica, transformando-a noutra forma de energia: calorfica - aquecedores, luminosa - lmpadas, mecnica motores elctricos e Qumica - cromagem de metais. Fios condutores - indispensveis para conduzir a corrente ao longo do circuito. Aparelhos de segurana - fusveis ou disjuntores para evitar curtocircuitos. Aparelhos de manobra - interruptores, que permitem fechar ou abrir o circuito. Instrumentos de medida - ampermetro e voltmetro. Pesquisa e desenha o smbolo de: 4. Pilha ou gerador 5. Lmpada 6. Motor 2

7. Interruptor 8. Ampermetro 9. Voltmetro 10. Desenha um circuito que inclua todos os itens anteriores. 11. Qual o aparelho que se liga em srie? 12. qual o aparelho que se liga em paralelo? 13. O que significa em srie? 14. O que significa em paralelo?

15. Quais as unidades SI em que vm expressas as seguintes grandezas fsicas: a) Intensidade de corrente elctrica b) diferena de potencial c) Resistncia 16. Qual a Lei fsica que relaciona estas 3 grandezas? Nomeia e enuncia:

Os efeitos da corrente elctrica: Efeito Efeito Efeito Efeito Efeito luminoso; trmico; magntico; qumico; fisiolgico.

Efeito luminoso da corrente elctrica. Efeito trmico da corrente elctrica: A passagem de corrente elctrica 3

em determinados condutores provoca um aquecimento deste, originando o efeito trmico. Efeito magntico da corrente elctrica: Quando ocorre a passagem de corrente elctrica num condutor criado um campo magntico na zona envolvente. Efeito qumico da corrente elctrica: A corrente elctrica pode provocar uma reaco qumica. Efeito fisiolgico da corrente elctrica: Este o efeito verificado quando a corrente elctrica percorre o corpo de um animal (contraco dos msculos e queima dos tecidos vivos). As correntes com intensidade superior a 100 mA podem provocar danos irreparveis no corpo humano. 17. D, pelo menos, um exemplo para cada um destes efeitos.

Vous aimerez peut-être aussi